sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ode ao Fim de Semana

Esse é um post tapa buraco, hoje era pra sair o esperado post sobre Empreender em Portugal porém fui lê-lo antes de programar a postagem e vi que estava uma merda. Dei umas viajadas na maionese, ficou todo desconexo, decidi cancelar... Terei que escrever outro do zero entretanto como hoje é sexta (na verdade é quinta a noite, mas deu pra entender né?!) e o fim de semana está batendo na porta não ia dar tempo. Aí veio a ideia de louvar o fim de semana, vocês entenderão o porquê logo abaixo.

Bia e eu trabalhamos a vida inteira nos fins de semana. E quando digo "a vida inteira" quer dizer "a vida inteira" mesmo, não é figura de linguagem. Trabalhar sábado, domingo e feriado é completamente normal aos comerciantes e nas profissões que Bia e eu nos formamos, logo sempre tivemos que trabalhar... Quando eu tinha as lojas trabalhava a maioria dos fins de semana para poder dar folga aos funcionários, como Bia também trabalhava, estava ok e folgávamos nos dias úteis. Na verdade haviam várias vantagens como não pegar filas nos lugares, pagar mais barato em churrascaria e cinema, balada mais vazia, etc. Trabalhar fim de semana na verdade nunca trouxe muito problema pra gente e sequer incomodava muito porém com certeza ao longo dos anos isso contribuiu muito para nossa dificuldade em manter amizades porque isso acaba com socialização, nunca entendemos o tal do "sextou" e a tal "depressão do domingo a noite", porque pra gente os dias eram todos iguais.

Pra falar a verdade, tenho a opção de trabalhar de sábado e domingo e se for, é muito bem pago, mas no geral não costumo ir porque cheguei numa fase que não preciso disso e descobrimos que folgar fim de semana é uma delícia!!! Isso pode soar estranho, afinal para a maioria das pessoas isso é normal, mas pra gente é novidade. O fato é que folgar sábado e domingo, ainda mais no verão europeu, é completamente diferente que folgar durante a semana, a vibe é completamente diferente.

O que quero dizer é o seguinte: valorize o fim de semana, você não faz ideia que uma grande parte da população não tem e nunca terá esse benefício. Há uma horda de gente que tem somente o tal "um domingo no mês", que não sabe o que é folgar de sábado porque é dia mais movimentado, essa gente tem muitas vezes que fazer mil tramoias de troca de folgas ou mesmo pagar um colega para ir ao seu lugar simplesmente pra conseguir ir à um casamento. Seja educado sempre, mas principalmente no sábado quando for ao McDonalds comprar uma casquinha, faça questão de sorrir e dizer um boa tarde para o atendente. O mesmo pensamento se aplica para aqueles que trabalham na madrugada, evite fazer barulho seja qual for a hora do dia, você nunca sabe se tem um enfermeiro tentando descansar às 3 da tarde, esse mesmo enfermeiro pode ter que cuidar do seu filho num plantão da vida... E não se esqueça que ter dois dias de folga seguidos é um luxo que muita gente também não consegue ter.

A idade vai chegando e tenho dado cada vez menos valor à tranqueiras materiais e muito mais valor à coisas singelas da vida, o fim de semana é algo divino, isso que alguém um dia inventou de trabalhar 5 dias e descansar 2 é fabuloso, bem mais que você imagina. Lave a boca com sabão antes de reclamar da sua rotina segunda à sexta das 9 às 18h...

Bom fim de semana à todos!!!

29 comentários:

  1. "Lave a boca com sabão antes de reclamar da sua rotina segunda à sexta das 9 às 18h"

    Corey, o problema nem sempre é a rotina, pois quando se trabalha em algo que você não gosta só pra ter como pagar as contas, isso se torna a pior coisa do mundo, sem falar que os bancos não abrem nos fins de semana e muitos trabalhadores têm que "aproveitar" o horário de almoço para resolver as pendências, sem falar nas repartições públicas, ou seja, os trabalhadores da iniciativa privada têm o direito de reclamar.

    "valorize o fim de semana, você não faz ideia que uma grande parte da população não tem e nunca terá esse benefício ..." é uma questão de escolha, visto que muitos trabalham nesses empregos por obrigação.

    "E não se esqueça que ter dois dias de folga seguidos é um luxo que muita gente também não consegue ter." Não creio que seja um luxo, pois nas cidades do interior, os domingos são para o descanso, nas cidades de médio e grande porte não, apesar de no sábado a iniciativa privada fazer meio período de expediente.
    Essa questão de ter 2 dias de folga normalmente se aplica a grande parte dos funcionários públicos, quem está na iniciativa privada trabalha de domingo a domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem trabalho administrativo em escritorio trabalha de segunda a sexta e emenda todos os feriados, meu caso, mas por outro lado é muito dificil pra eu ter férias longas… mais de 15 dias.

      Excluir
    2. Não achei relação entre trabalhar de segunda à sexta e ter um trabalho ruim, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Com certeza ter um trabalho em horário comercial te impede de fazer muitas coisas, porém cada vez mais essas coisas perdem relevância, caso dos bancos, por exemplo, quem vai ao banco hoje em dia? fazer o que? Por quê? Quem são? De que se alimentam?...

      Garanto que boa parte das pessoas que trabalham fds o fazem pq de uma maneira ou de outra acabaram caindo nisso e acabaram ficando. Mesmo aqueles que se colocaram nessa por conta própria, como médicos, sofrem em algum grau com o prejuízo que isso traz.

      Nada a ver iniciativa privada trabalhar de domingo a domingo. A esmagadora maioria dos escritórios de tudo quanto é coisa, de dentistaà advogados, de TI à importadores, são da iniciativa privada e trabalham de segunda a sexta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. A grama sempre vai ser mais verde do outro lado da cerca.... mas perdi a conta de quantos eventos familiares ou mesmo com os amigos eu já tive que abrir mão por assim como vc ter que trabalhar finais de semana e feriados. Faço isso desde o começo da minha carreira e não vejo a hora de poder ter uma vida normal, a sensação de acordar em uma segunda feira de folga louco para "curtir a vida" e ver todo mundo naquela depressão pós final de semana é muito ruim. Com o tempo fui criando a minha rotina de fazer tudo praticamente sozinho, vou em cinema, restaurante, academia, etc... o fato da minha namorada também trabalhar de final de semana só pioram as coisas. Ando pensando muito em largar meu emprego antes das festas de final de ano para poder celebrar a IF junto com a familia, mas abrir mão de mais 5 meses de salário vai penalizar meus planos. Enfim, só quem leva essa vida de trabalhar de final de semana sabe como é se isolar do resto do mundo.

    Bom final de semana p vc, pq eu estou indo trabalhar!

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem dito, Sr.IF, Realmente esse "vida normal" faz falta pra quem não pode usufruir. Tb faço parte desse grupo que em um mÊs todo dia é segunda e no outro todo dia é sábado. Mas estamos aí.

      Excluir
    2. 365, sua profissão é complicada, tem todo um glamour em volta mas poucos conseguem ver o preço disso tudo como ficar longe da família, trabalhar em horários e dias malucos, etc.

      "Enfim, só quem leva essa vida de trabalhar de final de semana sabe como é se isolar do resto do mundo." - perfeito!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. kkkk

    Corey, vc é uma figura. E sempre nos traz boas reflexões. Costumo dizer aquilo que é rotina na nossa vida costumamos dar pouca importancia ao inves de agradecer. Nunca trabalhei nos finais de semana, mas sempre soube abençoa-los. Tirar o sábado para fazer coisas que estão atrasadas e o domingo para descansar é realmente muito bom.

    Tb concordo que é legal trabalhar 5 dias e descansar 2, se bem que gostaria de trabalhar 4 e descansar 3, seria melhor ainda. A galera que já atingiu a IF e tem 7 dias pra descansar ou curtir, como será que encara o fim de semana? Meu vizinho aposentado num domingo de manha perguntou se eu não iria trabalhar, ou seja, pra ele que é aposentado todos os dias são iguais.

    Meu receio com a IF é esse vazio que pode deixar ao longo do dia. O Bom mesmo é ter um bom patrimonio, ir acompanhando ele crescer e trabalhar de forma mais light, por prazer sem pensar no salario. É assim que me sinto produtivo, trabalhando.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov,

      Esse é um dos medos da IF. Acho que é devido a ele que vejo donos de empresa trabalhando, quem atingiu a if trabalhando...

      Quem é independente financeiramente precisa se livrar dessa "algema" que o trabalho coloca. Acredito que esse receio tem a ver com isso.

      Corey, um dos motivos de continuar a um bom tempo onde trabalho é ter os finais de semana livre. As vezes acontece de trabalhar um sábado. Mas é raro.

      E realmente precisamos agradecer em vez de reclamar...

      Abraço!

      Excluir
    2. Kspov, faz muito bem em saber abençoar os fds, muitos gostariam de ter isso e não podem.

      Olha, sinceramente esse lance de todo dia ser domingo no pós IF é uma coisa que ainda não sei como administrar, sinceramente acho pouco provável que a maioria das pessoas saibam como fazer isso. No fim das contas todos precisamos de algum tipo de rotina e se colocar em algo nem sempre agradável (como é o trabalho), faz parte do desenvolvimento humano. Ter uma vida de somente festa por décadas não deve ser legal. Esse é o principal motivo que me faz ter certeza que terei algum tipo de trabalho para o resto da vida.

      Inglês, "Quem é independente financeiramente precisa se livrar dessa "algema" que o trabalho coloca. Acredito que esse receio tem a ver com isso. " - isso é muito mais difícil do que parece!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Realmente não tem comparação entre folgar em dia útil e no fim de semana. No fim de semana o clima é outro, as pessoas estão mais felizes, as ruas estão mais calmas, ao invés de centros comerciais lotados de pessoas de roupa social tentando impressionar seus chefes temos os parques lotados de pessoas usando roupas casuais e curtindo seus amigos e famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esse lance de gente de roupa social é algo que notei uma diferença gritante aqui em Portugal, pelo menos na minha região não se vê gente de terno, não se vê gente de branco (como o pessoal da saúde), as roupas são sempre as mesmas, nem chinelo e camiseta, nem terno e gravata.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Meus pais que são aposentados odeiam final de semana, pois segundo eles, os lugares fecham e fica difícil de resolver as coisas. Para eles todos os dias são iguais, e o final de semana atrapalha a rotina deles. A verdade é as coisas mudam para quem é funcionário, patrão ou para quem curte a independência financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se esse é o caso, mas no geral as pessoas mais velhas reclamam de tudo mesmo, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Tem muita gente que se vicia em trabalho, no seu emprego, no seu status, na sua rotina...
    Cada pessoa tem um ritmo, tem suas preferências e aspirações pessoais e profissionais. Mas pra o workaholicismo é uma grande bobagem.

    Tem gente que prefere ficar de papo furado no trabalho, fazendo fofoca ou politicagem do que tirar férias, não gostam de férias porque a vida deles se resume ao trabalho.
    Isso é muito comum e muitos tratam isso como algo bom. Não acho que seja bem assim, a pessoa que trabalha nesse esquema de 1 folga por semana e ainda tem que encarar trânsito ou tempo de transporte coletivo fica queiram ou não com a vida centralizada no trabalho.
    Vejam que muitas pessoas quando perdem o emprego ou principalmente quando se aposentam, perdem também sua identidade, a vida passa a fazer pouco sentido...
    Tudo isso em grande parte porque o trabalho e assuntos relacionados a ele centralizaram as ações e pensamentos dessas pessoas por anos a fio e por conta disso essas pessoas não se viram ou fizeram algo diferente, muitas vezes pouco conheceram ambientes profisssionais diferentes daquele que faziam parte.
    Só que isso é passageiro, é transitório e as pessoas ignoram esse fato se enxergando apenas como um determinado profissional e não como pessoa em seu sentido mais amplo.
    Acho que esse é o maior erro. Trabalhar por prazer, ok, mas quantos realmente o fazem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tem gente que prefere ficar de papo furado no trabalho, fazendo fofoca ou politicagem do que tirar férias, não gostam de férias porque a vida deles se resume ao trabalho." - isso me dá desespero. Não consigo nem ficar 1 minuto além do horário no trabalho, meu lugar é minha casa, o trabalho é somente onde vou para ocupar o tempo e ganhar dinheiro.

      Exatamente, quem trabalha com uma folga por semana e encara horas de trânsito ou condução acaba vivendo em função do trabalho.

      "Só que isso é passageiro, é transitório e as pessoas ignoram esse fato se enxergando apenas como um determinado profissional e não como pessoa em seu sentido mais amplo." - concordo! José vira Doutor José e assim é tratado em todos os lugares, não só no consultório, acho isso muito errado...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Antes de ser servidor público eu trabalhava no comércio, por um período trabalhava aos sábados normalmente e folgava aos domingos.

    Depois comecei a trabalhar sábado e domingos alternados, folgando um dia no meio da semana.

    Depois que virei funça, sempre tive folga sábados e domingos, realmente é uma coisa fantástica. Tenho muitos amigos que precisam fazer o que vc descreveu no texto para poderem fazer alguma social aos finais de semana.

    Abraço e bom final de semana! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí uma pessoa que entendeu o que estou a dizer. Poucas passaram dos 2 lados como nós e consegue enxergar a diferença.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Fim de semana é muito bom! Ainda mais no verão como está ai em Portugal, calor, sol, sem chuva (no verão não chove em Portugal).

    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, o verão europeu é algo muito diferente do verão brasileiro. Quero ver qd chegar o inverno.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Olá Corey,

    Eu não gosto de trabalhar no fim de semana. Para mim esses dias são sagrados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua que pode santificar esses dias, muitos não tem esse luxo todo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Um dia eu chego nesse nível Corey. Pra mim foi mais fácil pegar trabalho no fds faz mt tempo. Faz uns 10 anos que trabalho no fds, quem lê o meu blog sabe. Inclusive estou trabalhando hj e amanhã. É dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal, seu caso é outro complexo... Faz parte, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Quando trabalhei em posto fiscal trabalhava dia de sábado e domingo. No começo não gostava muito, depois acostumei, hoje em dia voltei ao horário normal. O ruim era que minha esposa na epóca trabalhava dia de semana e folgava final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qd consegue conciliar a folga do casal ainda vai, mas mesmo assim folgar o sábado e domingo é sensacional.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Corey não apareceu ainda pra comentar os comentarios de seus leitores. Acredito que estava curtindo fim de semana...rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adivinhou!!! Rsrs!

      Esse fds não saí da minha cidade mas não parei em casa, muita coisa pra fazer no verão português...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Bom dia Corey, te acompanho há anos..

    Aprendi várias coisas aqui, mas o que mais valorizo no seu blog, além de falar sobre "investimentos tangíveis", é a maneira de ver e levar a vida.

    A propósito, não sei se você pode revelar isso, mas sempre achei que você fosse formado em enfermagem.


    Abraços!


    Pretoriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretoriano, lembro de vc comentar tempos atrás, bem vindo de volta.

      Sim, tento levar a vida de maneira mais light e estou tendo um resultado excelente.

      Enfermagem é uma excelente profissão pra quem tem certa vocação, lembrando que vocação se trabalha, não é algo nato.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.