quarta-feira, 18 de julho de 2018

Investimentos Julho/2018

Este post marca o retorno das postagens de divulgação dos investimentos. Quem é velho de blogosfera deve se lembrar que lá nos primórdios de 2012 quando houve o primeiro boom de criação dos blogs de finanças (o meu inclusive) praticamente todos os blogueiros divulgavam a carteira, incluindo o valor. Isso era quase sempre para poder participar do interessantíssimo Ranking do Pobretão, onde todos os meses nosso amigo Pobreta (que Deus o tenha, rsrs) narrava como ninguém a corrida do milhão. Bons tempos...

O tempo passou e muitos pararam com esse tipo de postagem, eu inclusive. O fato é que a divulgação de dados referentes à carteira é importante não só para matar a curiosidade da galera que acompanha os blogs mas também para manter a disciplina do blogueiro. Digo sem sombra de dúvidas que se eu tivesse continuado a divulgação mensal, mesmo sem os valores, eu teria muito, mas muito mais dinheiro hoje. Infelizmente me enfiei num gap tempos atrás onde simplesmente parei de acompanhar meus investimentos, o resultado foi desastroso. Mas isso tudo serviu de experiência e hoje estou aqui de volta com a divulgação.

Infelizmente não divulgarei valores, sei que muitos podem e ficarão decepcionados comigo mas a realidade é que não me sinto confortável com esse tipo de divulgação. Por isso divulgarei apenas métricas, porcentagens e gráficos que com certeza me serão úteis para acompanhar minha evolução como investidor e também para quem está na mesma trilha.

Algumas coisas são legais de serem expostas já agora:

1- Não possuo ainda investimentos em renda variável que não sejam FIIs, nada de ações, ETFs, fundos de ações, nada disso... Minha carteira é bem simples. O caminho natural é ter alguma sofisticação no futuro, mas isso é futuro.

2- Meus investimentos são totalmente focados em fluxo de caixa. Tenho uma parcela pequena de investimentos que não geram fluxo de caixa ou não possam gerar de alguma maneira (como CDBs diários que podem ser parcialmente sacados, "realizando" o lucro). No meu ver, ter trocentas ações XYZ que crescem 100% ao dia não faze muito sentido se você não realiza lucro de alguma forma, ou vendendo parte dos papéis ou recebendo dividendos.

Isto posto, vamos lá... começando pela distribuição da carteira:

Percebam que a % de participação de imóveis físicos na carteira é gigante, e já foi bem maior antes da venda do imóvel micado. Meu objetivo é diminuir cada vez mais essa participação, inclusive muito em breve teremos novidades nesse sentido. 

Gosto muito de imóveis físicos mas não sou imbecil ao ponto de não querer ver os inúmeros contras que esse tipo de investimento tem, infelizmente tenho que desapegar um pouco desse gosto porque imóveis físicos fazem cada vez menos sentido dentro do meu estilo de vida. Desde que cheguei em Portugal minha cabeça vem passando por um processo de amadurecimento e organização como nunca vi antes e isso faz parte do jogo. Aguarde um post futuro onde destrincharei mais minha antiga e atual estratégia com imóveis assim como o destino do dinheiro do aluguel.

Os CDBs são na sua maioria diários porém todos acima de 100% do CDI, alguns são CDBs menores com altas rentabilidades comprados através de corretora. A média da rentabilidade dos meus CDBs é em torno de 115%. Gosto de CDBs por não possuírem volatilidade de valores, serem práticos e no caso dos diários, poderem ser usados para fundo de emergência ou para pôr um dinheiro que ainda não se sabe ao certo o que fazer (como o dinheiro do apartamento micado).

Todos os títulos do tesouro que tenho em carteira são do tipo que distribuem proventos, novamente ter fluxo de caixa é importante pra mim, mesmo que a distribuição seja semestral e não mensal. Os proventos tem sido reinvestidos no próprio Tesouro normalmente no título com distribuição semestral mais atrativo no momento. Tenho aproximadamente 20% de pré-fixados e 80% de IPCA.

Vamos agora aos FIIs:

Essa é a distribuição dos papéis atualmente. Os proventos recebidos desse último mês foram 0,80% do valor investido. Valores esses alocados em NSLU, SDIL e MXRF.


Quero ver as discussões sobre a carteira de FIIs, tenho certeza que surgirá muita coisa interessante, gente que concorda com a distribuição, gente que discorda, dicas, etc. Fique a vontade para argumentar. Pretendo também ao longo de agosto fazer posts sobre cada FII, falando um pouco sobre os critérios de entrada e alocação, etc. Acho que essa volta às origens pode ser muito interessante à blogosfera.

Como disse, estou passando por um processo de amadurecimento geral e isso com certeza se reflete na minha carteira, muita coisa aí provavelmente vai mudar nos próximos meses e essa postagem servirá para acompanhar isso. Sei que minha carteira é boring e a divulgação sem números fica um pouco xôxa, mas é isso que tenho pra hoje.

Recebi várias sugestões de quais dados divulgar nessa postagem. Alguns serão implementados no próximo mês, tive pouco tempo para fazer essa postagem e tive que deixar algumas coisas de fora. Outras infelizmente não conseguirei atender ou porque pode levar à exposição do valor da carteira de alguma maneira ou porque simplesmente não sei como fazer. Tento manter tudo o mais simples possível na minha vida, logo não fico me preocupando com números que não terão utilidade.

No mais, aguardem mais posts sobre investimentos num futuro próximo, acredito que ninguém mais aguenta me ouvir falar sobre Portugal e como tirei Agosto como mês para organizar de vez meus investimentos, esse tema estará bem recorrente aqui no blog. Esse final de julho poderá ter menos postagens devido às férias de verão, Bia e eu teremos alguns dias (mesmo sem ter direito, por lei) e pretendemos queimar um pouco de gasolina pelas estradas da Europa. Abraço a todos!


40 comentários:

  1. Corey,

    Vc já deve ter respondido mas eu não achei a resposta: pq vc não se sente confortável em postar valores ? Segurança ? Medo de sequestro ? Mesmo estando em Portugal ? Sem querer falar valores exatos, vc não poderia dar um range , tipo está entre 5-7 Milhões. Nos que somos leitores do seu blog ficamos curiosos com essa informação.
    Outro dúvida, qual o valor medio de compra dos seus Fiis ?

    Abs.,

    IRF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM dos FIIs fica pro mês que vem.

      Excluir
    2. anon se eu não tiver errado é só fazer regra de 3,ex BBPO se 0,98 cent ( renda de julho) =0,86% é só multiplicar 100*0,98/0,86=113,95 ?!? Acertei CoreY?

      Excluir
    3. Dessa carteira de FII
      so não tenho o FAED, FVBI,XPCM,HGBS,MFII.
      o HGBS vendi e depois a cota decolou e não consegui comprar mais .
      o MFII quero entrar mais preciso escolher quem sai pois tenho 25 FII e sigo uma regrinha de manter 4% de alocação em cada. Esquema BARONI dos primórdios do TETZNER...
      ABRAÇO achei muito boa sua alocação

      Excluir
    4. Quase isso, R$ 113,56 (tem os arredondamentos)

      Eu só vendo qd o fundo fica muito ruim, como o HTMX, VLOL e EDGA. Não tenho muita regra não, não coloquei aí na postagem mas esse mês comprei mais um, ABCP, porém não pretendo aumentar muito o número de papéis pq fica difícil pra acompanhar. MFII é um que faz cócegas mas não pretendo aumentar posição.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Muito boa a sua média de rendimentos dos FIIs, comprou na época da baixa... minha carteira é parecida com a sua mas a média do retorno fica em 0,62%. Sendo SDIL 0,62%, HGBS 0,52%, HGLG 0,66%, NSLU 0,61% e RNGO 0,57%. Como vc pode ver entrou muito bem nos FIIs (ou eu entre mal), agora só falta se livrar da jaca que é ter um imóvel para alugar!rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a carteira em 2013, poderia ter sido ainda melhor se tivesse comprado o grosso um ano depois qd houve uma grande queda.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  3. Olá Corey,

    Sobre sua carteira, FAED e BBPO já estiverem em minha mira. Mas preferi AEFI e FIIB. Só não lembro os motivos rs

    Já tive NSLU e me arrependo de ter vendido. Vendi por causa do imbróglio com o inquilino. Depois refleti e vi que foi besteira minha.

    MFII e SDIL são os únicos que compartilhamos. E por falar em SDIL, ele está com planos de expansão. Acho que vem coisa boa ai...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a tendência de arriscar e enfrentar as notícias ruins que quase sempre são menos piores do que parece, por isso dificilmente vendo cotas, só qd o histórico começa a ficar realmente ruim e más perspectivas pro futuro.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Corey bom dia.

    Diga-me, como consegue CDB diário a 115% do CDI ?

    Outra : tens dois ou três apartamentos?

    Abraços e boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, diário tenho 101%, a média sobe devido os não diários.

      Sobre os apartamentos, post específico em breve.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey,

      A Xp tem fundos com liquidez diária que estão pagando 115% de CDI.

      Abs.,

      IRF

      Excluir
  5. Fala Corey!

    Achei sua carteira muito atrelada ao mercado imobiliário, que na minha avaliação não é um segmento de baixo risco como grande parte dos investidores consideram. Imóveis no estilo "buy and hold" são um hedge caro (custo de oportunidade), com pouca liquidez e muito dependente de política econômica para alcançar ganho real (PIB, circulação de crédito, taxa de desemprego, etc...). Acredito que o melhor hedge para o seu caso é a diversificação de portfólio, preferencialmente em produtos neutros ou com menos volatilidade no mercado europeu (para obter ganho em moeda local).

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FI, prazer te-lo aqui.

      Sim, como disse no post imóveis estão perdendo a graça pra mim e a tendência é que me desfaça deles. Post a respeito em breve.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=X5rbeIJ5Hm8

      Excluir
  6. Em relação ao MFII tenho a dizer: micou

    18/07/2018 09:22 FII MERITO I (MFII) - Suspensao de negociacao

    FII MERITO I (MFII)

    Suspensao de negociacao

    Nota: Conforme deliberacao CVM N 795, de 18 de Julho de 2018, ficam suspensos a
    partir do pregao de hoje, 18/07/2018, os negocios com as cotas de emissao do
    Merito Desenvolvimento Imobiliario I FII - Fundo de Investimento Imobiliario.


    DELIBERACAO CVM N 795, DE 18 DE JULHO DE 2018

    Suspensao de Negociacao de Cotas de Fundo de Investimento Imobiliario, nos
    termos do art. 9, SS 1, inciso I, da Lei n 6.385, de 7 de dezembro de 1976.

    O PRESIDENTE DA COMISSAO DE VALORES MOBILIARIOS - CVM torna publico que o
    Colegiado, em reuniao realizada em 17 de julho de 2018, com fundamento no art.
    9, SS 1, inciso I, da Lei n 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e na Resolucao n
    702, do Conselho Monetario Nacional, de 26 de agosto de 1981, e considerando que
    a Superintendencia de Relacoes com Investidores Institucionais - SIN constatou
    que o Merito Desenvolvimento Imobiliario I Fundo de Investimento Imobiliario,
    administrado pela Planner Corretora de Valores S.A., vem atuando de forma
    irregular, incluindo o fato de que a sua atuacao se assemelha a de uma piramide
    financeira com indicios de fraude, considerando que:

    a) os rendimentos distribuidos pelo Fundo, aparentemente, nao refletem o
    resultado financeiro advindo da gestao de sua carteira;
    b) ha indicios de irregularidades da avaliacao dos ativos e contabilizacao de
    receitas;
    c) o valor auferido a titulo de taxa de ingresso e reconhecido como receita do
    Fundo, viabilizando o pagamento de rendimentos em patamar elevado, incompativel
    com os investimentos realizados, fato que gera uma crescente necessidade de
    atracao de novos cotistas;
    d) houve aprovacao em assembleia de uma nova emissao de R$225 milhoes, com uma
    taxa de ingresso de 20%, valor correspondente ao dobro da taxa de ingresso
    cobrada de novos cotistas na emissao anterior; e
    e) ha indicios de gestao fraudulenta da carteira do fundo, inclusive com a
    realizacao de investimentos em desconformidade com o disposto no art. 45, da
    Instrucao CVM 472/2008.

    DELIBEROU:

    I - determinar a B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcao, com fundamento no art. 9,
    SS1, I, da Lei 6.385/76 c.c. item a, da Resolucao n 702/81 do CMN a imediata
    suspensao, em todos os seus ambientes de negociacao, de operacoes que envolvam
    cotas do Merito Desenvolvimento Imobiliario I Fundo de Investimento Imobiliario,
    alertando que a nao observancia da presente determinacao a sujeitara a imposicao
    de multa cominatoria diaria, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), sem
    prejuizo da responsabilidade da PLANNER CORRETORA DE VALORES S.A. e MERITO
    INVESTIMENTOS S.A. por eventuais infracoes ja cometidas antes da publicacao
    desta Deliberacao;
    II - que caso as irregularidades apontadas sejam sanadas, a SIN devera submeter
    o caso ao Colegiado para nova apreciacao, o qual podera determinar a revogacao
    da suspensao referida no inciso I; e
    III - que esta Deliberacao entra em vigor na data de sua publicacao.

    Original assinado por
    Marcelo Barbosa
    Presidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma razão para esse tipo de postagem... Se não tivesse postado provavelmente demoraria alguns dias pra saber dessa notícia pq não acompanho os FIIs diariamente.

      Acredito que a CVM fez a coisa certa e tb acredito que deve haver algum tipo de trambique sim (sou da opinião que não existe negócio sem trambique e ponto final). Vamos aguardar o desfecho da coisa e ver o tamanho da ferida. De qualquer maneira é um FII onde não aportaria mais, acabou aumentando muito a participação na carteira devido às emissões mas foi justamente essa última possível emissão que me fez puxar o freio. Seja o que acontecer ficaremos sabendo ao certo como vai a saúde do fundo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. 0,8%am só de proventos dos FIIs ou conta tbm com valorizacao das cotas ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de proventos, a valorização fica pro próximo mês.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Legal Corey, acho que temos que discutir mais sobre isso.
    Essas carteiras com valores ou não são a alma da blogosfera. Eu divulgava a minha sem problemas e ainda mais os valores dos dividendos recebidos a cada mês, isso anima e dá incentivo a muita gente pra poupar ou investir, tenho certeza disso, pois quando vemos algo mais palpável nos animamos.

    Tudo bem com o carro aí?
    E uma bike? Não vai comprar não?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal, gostaria mesmo de divulgar a carteira com valores porém como estou divulgando coisas mais pessoais no blog, acho melhor não falar em valores. Acaba sendo mais útil.

      Carro está ótimo, fui pra Espanha novamente no domingo, 600kM, 18L de gasolina! Bike comprei na primeira semana aqui, hoje mesmo vou sair com ela.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Eu sei que a noticia logo chega, mas parece que deu ruim em MFII ai ein...

    ResponderExcluir
  10. Corey,

    "Os proventos tem sido reinvestidos no próprio Tesouro normalmente no título com distribuição semestral mais atrativo no momento."
    Interessante a sua estratégia.

    Em relação ao MFII11, o que acontece com quem comprou cotas?

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há muita magia qd se trata de TD, é tudo mais ou menos a mesma coisa, pra minha estratégia só se encaixam os que distribuem cupons, logo fica fácil escolher.

      Sobre o MFII a princípio só se sabe que as negociações estão interrompidas, não se sabe nada sobre distribuição de cotas e como tudo ficará. Temos que aguardar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. É ótimo ter um acompanhamento mensal da carteira (mesmo que seja pessoal) isso dá uma energia extra para ganhar mais dinheiro, poupar e aporte mais.

    Também acho importante que o investidor tenha um bom fluxo de caixa, pois em momentos que o mercado cai, dá uma sensação de segurança o dinheiro caindo na conta todos os meses, e ainda dá para aumentar o aporte mensal.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso e pq no fim das contas o que importa é ter dinheiro caindo invés de uma coleção de ativos que mesmo aumentando de valor não geram dinheiro útil.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Corey, muito legal sua postagem.
    Acho sempre muito interessante quando o pessoal fala sobre a estrategia de investimentos, pois da para ver como existem diversos caminhos para chegar "lá".
    Eu,me considero um investidor ainda muito novo, estou há 3 anos investindo e estudando. Então é legal ver alguém há mais tempo no mercado. Já na transição da acumulação para uma busca por um fluxo de caixa mais constante.
    Enfim, aguardo as próximas postagens e boa semana pra ti.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mineiro, com certeza é legal ver quem já tem mais tempo de investidor mas cada um é cada um... Eu mesmo ganhei mais dinheiro nos primeiros anos. Disciplina é tudo (coisa que não tenho muita).

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Corey, bem vindo de volta ao mundo dos investimentos. Como funciona agora a tributacao desses investimentos, uma vez que vc nao mora mais no Brasil ? Dividendo nao é tributado aqui mas é tributado em Portugal, aí vc declara o que recebeu aqui e paga aí ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://coreyinvestidor.blogspot.com/2018/06/declaracao-de-saida-definitiva.html

      Excluir
    2. Eu tinha visto esse post. Como nao entregou, continua tendo que declarar pro Brasil sua renda. Ao mesmo tempo, Portugal tambem quer ser dinheiro. Complicado, por isso fiquei curioso saber como vc está se virando.

      Excluir
  14. Bem diversificado, mas no seu lugar, aproveitando que está em Portugal, avaliaria investir em REIT. A corretora Degiro, que tem plataforma em português, tem custo bem baixo e amplo portfólio. Eu comecei o início do ano e estou gostando bastante.

    ResponderExcluir
  15. Corey,

    Tenho 23 anos e recebi de herança $3 milhões, montante que é meu patrimônio total. Gostaria de investir 50% em imóveis para locação, 25% em Fii e os outros 25% em rf. Vc acha que consigo ter um fluxo que de caixa para que eu não possa trabalhar nos próximos 5 anos vivendo em Portugal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, se você considerar que o dinheiro é algo que vem e volta, 3 milhões pode parecer que é suficiente para o investimento ambíguo no que diz respeito à capitalização dos fundos modernos pelo ponto de vista do investidor. Se 25% for um número semelhante à um quarto podemos logo concluir que 50% é metade e que quanto mais dinheiro você investir, mais metade desse dinheiro você terá, porém, todavia, portanto se você investir os 25% em rf logo eles não estarão investidos em rv o que nos leva à concluir que burros comem de pé.

      Espero ter ajudado, abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Sobre os aptos. Ainda bem que vc se livrou do mico pelo menos.

    Imagina se vc estivesse em Pt e ainda tivesse que lidar com o apto-mico.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.