segunda-feira, 13 de julho de 2020

A Verdade Sobre se Aposentar Cedo

Não, isso não aconteceu somente comigo.


29 comentários:

  1. Pra mim a aposentadoria aos 36 foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Estou há alguns anos com 100% do tempo livre, feliz com meus hobbies e minha família.

    Continuem na batalha da renda passiva, VALE A PENA!!

    ResponderExcluir
  2. Do que adianta ser FIRE abaixo do padrão de vida que vc quer viver? Lógico que vai ter que trabalhar novamente ou se sentir "produtivo".
    Enquanto o casal não se aposentar não rola. Um trabalha e o outro fica em casa de boa. Lógico que o cara iria se sentir um lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver esse negócio do casal, a quarentena tem provado que convívio 24h por dia pode ser ruim até para os casais mais unidos. Digo por experiência própria.

      Excluir
  3. Pois é, esse negócio de querer aplicar a mesma "fórmula" para todo mundo nunca irá funcionar. Alguns se sentem bem trabalhando até o ultimo suspiro de suas vidas, outros gostam do conforto de saberem que não precisão ser escravos do trabalho porém continuam trabalhando por prazer, enquanto alguns simplesmente não gostam dq fazem e sonham com o dia que irão chutar o balde. Tem pra todo tipo de gente nesse mundo, o difícil é encontrar oq te faz feliz de verdade... só acho que o casal exagerou ao chamar aposentadoria antecipada de scam.

    Sr.IF365
    Podcast do Sr.IF365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É scam sim. Não tem como ter dados concretos pq são poucas as pessoas que chegam lá, mas acredito que a maioria se enquadra no perfil do casal (q tb é o meu).

      Excluir
  4. Olá, Corey! Legal o vídeo do casal. Acho que é bem isso aí. Eles são bem jovens, e nós temos grande satisfação quando encontramos maneira de ser produtivos ou de ajudar outras pessoas. Bom para eles que perceberam esse aspecto da psique humana, ainda bem jovens.
    No mais, meu amigo, espero que esteja tudo bem contigo e sua esposa!
    Peço também o favor de adicionar o meu novo site em seu blogroll, seria uma bela ajuda.
    https://mundosoul.com/
    Obrigado!

    Soulsurfer

    ResponderExcluir
  5. Papo reto,

    Corey você fez cagou em suas escolhas e agora quer apontar/encontrar culpados. O culpado é você mesmo. Com essa loucura tupiniquim de imigração em busca de sei lá o que, ou "qualidade de vida".

    Acompanho desde sempre pelo blog. Você sempre foi uma cara sangue nos olhos em seus empreendimentos. Seu trabalho te fazia sentir vivo, em movimento, fazendo o mundo girar...e é lógico pela recompensa financeira como ponta final.

    Você não soube lidar com seu próprio sucesso. Toda sua grana ao invés de te fazer bem, fica claro que por suas escolhas te fez mal.

    Mas e dai? Você ainda pode voltar para o Brasa, e fazer aquilo que acha correto para sua Vida. Mesmo que isso custe, algum dinheiro, esposa talvez... Sempre é hora de recomeçar meu amigo...

    Vida Loka de SP ---> Interior de Portugal

    Empresário ---> Funcionário

    Vivência(pessoas, fornecedores, Caos Brazil, etc) ---> Monotonia

    Esqueça essa parada de apontar IF/ER ou qualquer coisa dessa natureza como culpados.

    ResponderExcluir
  6. Como já dizia um grande empresário brasileiro

    " Observem os grandes empresários, pessoas influentes, você ve algum desses aposentados? estão tudo trabalhando!! aposentadoria não existe.

    Existe uma coisa no trabalho, que é dificil de ser explicada! Somente Deus mesmo para explicar.

    O Fato, que o trabalho, dá dignidade, propósito ao homem! Eu recentemente descobri o meu propósito de vida com meu trabalho, fiz um post em meu blog sobre isso.

    Percebi que quanto mais faço um bom trabalho e ajudo pessoas, mais com tesão de viver eu fico!

    Meu pai hoje está com 46 anos, se aposentou com 40.. ele tá trabalhando la na fazenda dele.. mas ele próprio reclama que tá "Sem sentido", ele não encontrou o propósito dele ainda!

    Para mim, o propósito se baseia em algo que você faz, não pensando em você e sim pensando no próximo!

    Barão de Mauá já dizia " Não vejo sentido de ter dinheiro se não for para aplicar em um empreendimento"

    Olha um cara igual o Luciano Hang.. o cara ta todo dia na luta, ele tem um propósito, ele não quer mais dinheiro.

    ele quer AJUDAR PESSOAS, GERAR EMPREGOS, INFLUENCIAR TANTOS OUTROS, e está conseguindo. Está cumprindo seu propósito.

    Enquanto a pessoa trabalhar só para ter segurança e "ficar deboa" "viajar ao mundo" Ela terá uma vida sem brilho e sem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta baboseira. Vai trabalhar até morrer então play boyzinho

      Excluir
    2. "o trabalho dignifica o homem"

      Excluir
    3. Já dizia algum sábio ignoto: "O trabalho cansa os músculos e enriquece o patrão"

      Excluir
    4. eu concordo com o Peão Playboy. Eu só reduziria o - Ajudar as Pessoas-, pessoas não querem a vara, querem o peixe. Eu vejo o homem como Ser de Ação, ele precisa estar em movimento para manter o equilibrio.

      Excluir
  7. Eu quero 3 coisas:

    1. Fim do Corona
    2. Retorno do BANESPA
    3. MALUF PREFEITO 2020!

    ResponderExcluir
  8. Faça o que gosta e nunca precisará trabalhar na vida.

    ResponderExcluir
  9. Faça o que gosta e nunca mais precisará trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. Falo por mim. Estou longe de ser if, mas já possuo uma situação confortável e talvez em 5 ou 6 anos a renda passiva supere meu gasto médio mensal.
    Mas eu não tenho a menor pretensão de parar de trabalhar.
    O que eu busco é não depender de salário é não temer o desemprego. Mas eu gosto de ter um emprego, almoçar com o pessoal do trabalho, sair uma vez por semana pra tomar umas com os colegas, planejar as férias, etc.
    Eu só sairia do meu emprego com muitos milhões no bolso, o que está fora da minha realidade. Com 10 milhões e uns 500k anuais de renda passiva, aí eu realmente sairia do emprego. Mas arranjaria alguma atividade. Fazer faculdade, trabalho voluntário, me dedicar a um esporte. Ficar parado é que não é pra mim.

    Esse tempo em ksa em teletrabalho está me matando.

    ResponderExcluir
  11. Cara muita saudade desse blog! Queria vê-lo postando qualquer coisa. Acompanho, no mínimo, desde 2014.

    De fato cada um tem seu modo de ser feliz e de se encontrar "debaixo do sol". O conceito FIRE pode fazer sentido para muitas pessoas; no entanto, não para mim.

    Poderia ser bilionário que tal não se aplicaria, parece demagogia mas não é. Jamais me veria improdutivo, ser fazer algo útil e que faça sentido para mim e para meu entorno, sem ocupar meu tempo de forma laborativa e sim, sem gerar ainda mais renda.
    Observem como são ativos e ocupados os grandes bilionários como Jef Bezzos, Bil Gates, etc. O Peão Playboy falou um pouco sobre isso.

    Lógico que uma das presunções da FIRE, é a liberdade, e apesar do "RE" muitos sabem que isso não necessariamente significa uma aposentadoria precoce, mas sim a liberdade de ocupar seu tempo com o que quiser e como quiser. No entanto, prefiro trabalhar com a ideia LIBERDADE FINANCEIRA ao invés de Aposentadoria Precoce. Isso pra mim faz mais sentido.

    ResponderExcluir
  12. Você cagou sua independência financeira e hoje vive frustrado por suas escolhas erradas e quer colocar todo mundo no mesmo barco.

    Se toca, você se perdeu no tempo, está ultrapassado e tem que recomeçar para ser feliz!

    Sua receita de bolo de vida deu errado.

    ResponderExcluir
  13. NÃO VALE NADA TER DINHEIRO PRA VIVER TÃO SÓ SEM AMOR E PAZ.
    Talvez vc não goste da música, mas eu queria que vc ouvisse ao menos o refrão: https://www.youtube.com/watch?v=tzi6tkCbHBc

    Eu nao acho que e SCAM, eu tenho certeza que é SCAM.
    Há pessoas sonhando com FIRE e nunca vão conseguir, por motivos diversos. Estará, sem perceber, na corrida dos ratos querendo fugir dela (e isso é mais frustrante do que estar na corrida sem querer sair).
    É simplesmente o cachorro correndo atrás do próprio rabo.

    Dito isso, e com certa quantia na conta, eu tenho uma CERTEZA ABSOLUTA: O MAIS IMPORTANTE NA VIDA É SAÚDE!!
    É SAÚDE!

    Para mim, saúde é ter sono ininterrupto e sem remédios.

    E se o cara chegar na FIRE, meter o pé do trabalho e simplesmente passar noites em claro pensando "E SE, POR ACASO, ACONTECER UMA PANDEMIA? E SE, POR ACASO, MEU PAÍS SE TORNAR UMA VENEZUELA?" O cara pode ser FIRE, mas não tem paz! Não vale nada ser FIRE desse jeito.

    Acordem!! Saúde em primeiro lugar!! FIRE em segundo!!

    ResponderExcluir
  14. https://www.youtube.com/watch?v=MLK4JQglieM

    im

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou aqui para criticar ninguém.

      Cada pessoa é única no mundo. Nenhum indivíduo é, absolutamente, idêntico a qualquer outro. Cada um com suas dores, anseios e alegrias. O que funciona para um, pode, provavelmente, não funcionar para o outro.

      Como já escrevi em meu blog, basicamente, a lição mais importante para se alcançar a liberdade financeira é gastar menos que ganha. Não tem segredo. Você pode engendrar os planos mais mirabolantes, mas se você não seguir esta premissa básica, não terá sucesso.

      Mas, no meu sentir, a acumulação de patrimônio no longo prazo não é a questão mais complicada na busca pela independência financeira. Mas a busca pelo equilíbrio, tanto no aspecto monetário propriamente dito, quanto no uso do tempo.

      Com relação ao uso do dinheiro, de nada adianta poupar tudo que pode se você deixa de viver. Você pode, eventualmente, se tornar uma pessoa muito amargurada no futuro por se sentir arrependido de não ter feito coisas, vivido experiências, quando mais jovem. Lembremos que nem tudo pode ser realizado com 60/70 anos de idade. Você poderá ter o montante financeiro para VIVER, mas não terá mais saúde e/ou condições físicas/mentais para realizar aquilo que se propôs ao longo dos anos, após o atingimento da "aposentadoria".

      De igual maneira, tanto na fase de acumulação quanto no de fruição do patrimônio já alcançado, o nosso maior ativo é o TEMPO.

      Se, no momento de acumulação, você usou todo o tempo disponível para este único fim (o de fazer mais dinheiro a fim de aumentar o aporte), você, lá na frente, pode se arrepender desta decisão tomada.

      De igual modo, se depois do atingimento da meta financeira, você não aproveita o tempo da maneira devida, você pode sentir uma espécie de vazio existencial, imaginando qual foi a razão de ter vivido daquela maneira por tanto tempo e, no final das contas, continuar desgostoso com a vida.

      Encontrar aquilo que lhe traga felicidade/prazer pode vir do trabalho ou não. Do trabalho remunerado ou voluntário. Não é uma tarefa fácil.

      Em tese, pode ser bom imaginar passar todos os dias sem ter nenhuma obrigação. Mas será que no longo prazo funciona? Dizer que irá passar o resto da vida viajando, quando do momento da fruição, é algo realmente realista?

      Alguns imaginam que alcançar a liberdade financeira resolverá todas as suas angústias e medos. Mas ela é apenas o instrumento e não o fim em si mesmo. Você terá tempo e dinheiro para ser livre, tomar suas próprias decisões, fazer suas opções de vida, sem nenhum tipo de amarra.

      A questão é que existem pessoas que são insatisfeitas com tudo e com todos, independentemente do fato de ter R$ 10,00 ou 1 milhão de Reais na conta. Não estou dizendo que é o caso do Corey.

      Falo por mim. Já consegui fazer uma evolução patrimonial razoável desde o início da jornada, mas a infelicidade continua a me atingir. É uma luta constante. Pode ser pelo fato de não gostar do meu trabalho, mas não duvido que possa ser assolado por este sentimento quando estiver aposentado.

      Você tem que se conhecer internamente. Se, for o caso, procurar por ajuda especializada. Tentar descobrir algo que faça com que pensamentos negativos não prevaleçam.

      Sucesso!

      Abraço.

      Mente Investidora
      www.menteinvestidora.org

      Excluir
    2. Cara,
      que comentário top. Parabéns mesmo. Equilíbrio é tudo.

      Vc tem instagram? Inclusive printei seu comentário e postei no meu story.
      Parabéns.

      Excluir
  15. Eu acredito que cada pessoa tem o seu modo de se sentir realizada. O que eu acho que com certeza vai deixar (quase) qualquer pessoa maluca é ficar sem fazer ABSOLUTAMENTE nada. Aí não dá mesmo! Algumas pessoas sentem que "precisam" trabalhar para se sentirem úteis, mas o que impede que existam pessoas que se sintam úteis ocupando o tempo delas lendo bobagens na internet? Ou escrevendo um blog, ou fazendo um bacharelado em física, enfim.

    Acho que generalizar e dizer que "você NÃO vai conseguir ser feliz se ficar 40 anos sem trabalhar" é ser muito presunçoso.

    Abraço!

    http://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela coragem de assumir essa opinião Corey!
    A falta de propósito é a pior forma de frustração na vida, na minha opinião.
    Eu não imaginava que existiam pessoas como essas que vem aqui comentar no SEU blog de forma tão agressiva por um tema tão pessoal como esse.

    Eu só paro de trabalhar quando morrer.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Aposentar cedo é péssimo gente, disse o blogueiro que não depende há tempos de renda de salário e vive em Portugal. Acreditem!

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei pensando ,praticamente não tenho sonhos, então não tem uma coisa que quero, mas o que odeio é trabalhar,conversar outros assuntos que não me interessa dormir e levantar por obrigação então, pra mim a aposentaria é o maior sonho.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.