sexta-feira, 20 de março de 2020

Corona

Cadê todo mundo? Espero que todos os companheiros de blogosfera esteja bem, tanto do cornonavirus mas também das consequências econômicas que já estão aparecendo.

Eu vou bem na medida do possível, sem querer sai de Portugal um pouco antes do estouro da bomba e agora estou na fase de adaptação à nova vida nova. O psicológico anda bem baqueado por inúmeros motivos, mas no geral vou indo.

Percebi que todos desapareceram daqui, acredito que não exista muito o que ser dito sobre o assunto finanças nesse momento de desespero mundial, mas espero que todos estejam bem, que ninguém tenha desfeito posições de maneira prematura.

Falando sobre bolsa, eu estava programando alguns aportes em ações para o final do ano mas antecipei devido às primeiras quedas da bolsa. Iniciei minha carteira com 50k que hoje valem cerca de 35k. Estou tranquilo, tenho mais dinheiro mas não quero mexer nele nesse momento de balbúrdia e esgotamento mental. Comprei entre outras ITSA, IRBR, TRPL e WEGE.

No momento atual fico imaginando o que aqueles que pregam ideias progressistas e matematicamente racionais como não ter imóvel, não ter reserva de emergência, não se preparar para cenários possivelmente ridículos, se aposentar aos 40 anos estarão pensando. Será que a segurança de ter um imóvel é uma bobeira como muitos pregam? Será que ter certa quantia em dinheiro guardada em casa é besteira? Não sei... gostaria de ouvi-los. Estou tranquilo em relação a isso.

Os prepers que são quase sempre ridicularizados devem estar dando risada em seus bunkers caseiros recheados de comida, água e armas. Riam da cara deles.

Vamos sobreviver mas com certeza muita coisa vai mudar, ou ao menos deveria mudar, na nossa maneira de ver o mundo. Certa vez fiz um post sobre o que você levaria se fosse preciso fugir, muitos deram risada. Hoje parece fazer mais sentido.

Bora pra frente pessoal, fiquem bem e protejam-se. Um grande cumprimento de cotovelo pra vocês.

79 comentários:

  1. Boa noite Corey

    Só passando pra avisar que estou construindo mais um prediozinho composto de 7 AP.

    Ando aportando tudo nele, retirei toda minha poupança. Espero finalizar até o meio de 2021 e depois me "aposentar"

    Viver de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VdA!

      Bom te ver por aqui, agora que estou de volta "definitivo" a ideia de construir pra alugar tem me tentado bastante.

      Abraço

      Corey

      Excluir
    2. Voltou ao Brasil? Se sim, vai voltar a empreender?

      Excluir
    3. Não sabia que tinha voltado.. que ótima noticia companheiro. Vamos a luta !

      Excluir
  2. Tudo tranquilo por aqui, Corey. Você voltou para o BR então? Imóvel é uma coisa que cedo ou tarde todos iremos precisar e na minha opinião faz parte da noção de dignidade humana.

    Boa sorte na readaptação!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ter um teto faz sim parte de ter dignidade.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  3. Fala Corey.

    Toma conta do psicológico. Não é importante "apenas" ter reserva de emergência, imóvel, bunker etc. É fundamental estar bem emocional e psicologicamente falando, é nosso estado mental que dá sentido a vida.

    Vamos passar por 2 ou 3 meses atípicos e não sabemos ainda, embora haja projeções, como estarão as coisas depois que esse vírus cumprir seu ciclo ou encontrarem medicamentos e tratamentos mais eficazes ou mesmo uma vacina.
    Mas certamente pelo lado da economia devem sim haver consequências consideráveis, mas a maior urgência mesmo é lidar com esse vírus da maneira mais eficiente possível.

    Pelo que entendi voltou ao Brasil, se sim, boa readaptação, logo estará se entindo em casa novamente e as coisas tendem a começar a fluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas cuidar do psico é fundamental. Minha ideia era chegar e ir atrás disso, mas vai ser necessário esperar mais um pouco.

      Obrigado!

      Corey

      Excluir
  4. A alguns meses eu fiz um comentário no blog do além da poupança de que estava vendendo toda minha carteira de ações e fii's pq considerava que a bolsa estava descolada tanto dos fundamentos brasileiros quanto do cenário externo, cada vez mais adverso.
    Eu achava que uma crise viria em 1 ou 2 anos, mas não poderia imagina que poucos meses depois a bolsa iria desabar tanto. De sexta passada pra cá coloquei 400k na bolsa, 300 em ações e 100 em fii's. 18 ações e 11 fii's na carteira. Coloquei 30% da minha carteira de ações no setor que mais sofreu: commoditties. Petr,vale, enat, jbss, prio. Minha maior exposição individual foi em itsa, preço médio de 9,13, comprei 6k ações.
    Ainda tenho 30k em caixa e 200k no TD. Se a Bolsa cair muito e chegar a 50k vou investir tudo na carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte em parte. O cenário internacional já dava sinais de deterioração.
      E internamente uma alta que não se justifica quando levamos em conta o cenário político incerto, as contas públicas e nossa economia cronicamente doente.
      Quando a bolsa passou de 100k eu resolvi sair esperar. Eu achava que demoraria de 1 a 2 anos, mas que teria uma correção. Não esperava que fosse tão cedo e tão brutal.

      Excluir
    2. Amigo Anon 20 de março de 2020 21:42, você usou análise de algum tipo de escola ou corrente econômica para chegar as suas conclusões? Ou somente analisou os indicadores (não sei se isso é possível sem ter estudado alguma escola)?

      Excluir
    3. Eu estudo a muitos anos a escola austríaca de economia. Mas o que me levou a vender toda minha carteira foi o sentimento de que havia algo muito errado.
      Veja, o cenário internacional vem já algum tempo dando sinais de desgastes. E aqui um governo, que eu ajudei a eleger, mostrando wur não tem habilidade para fazer as reformas necessárias e nem as privatizações prometidas.
      Aliado a isso tinha o fato de que minha margem de lucro estava muito alta. Vendendo as ações eu fiquei com uma reserva de mais de 70 salários. A bolsa na máxima, juros na mínima.
      Um conjunto de fatores. Eu achava que uma correção viria ou por fatores externos ou internos, mas que viria em 1 ou 2 anos.
      Considerando o número de ações, comprei em algumas empresas o triplo de minha posição anterior.

      Excluir
  5. MALUF PREFEITO QUANDO TIVER ELEICOES20 de março de 2020 22:02

    Onde está esse post que vc mencionou Corey? Com "o que você levaria se fosse preciso fugir", gostaria de ler e tbm ver os comentários qdo foi feito...rs

    Saúde e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://coreyinvestidor.blogspot.com/2017/09/e-se-voce-precisasse-fugir-do-furacao.html

      Excluir
    2. tudo depende hehe, nem sempre dá tempo de pegar algo pra levar

      Excluir
  6. tudo bem até agora
    o importante é estar vivo
    um teto é essencial
    voltou ao brasil ou continua na europa?


    abs!

    ResponderExcluir
  7. Eu na verdade estou na contra mão do seu pensamento.
    Tenho imóveis de aluguel e sinceramente quero vender todos. Essa segurança que imóvel físico pode dar a alguns não tem me dado ultimamente diante da chatice que está sendo lidar com inquilinos.
    Imóveis alugados eu tenho há 2 anos. No entanto, meus pais tem há 15 anos e hoje eu que gerencio para eles.
    Em relação aos meus, hoje eu ficaria bem mais confortável psicologicamente com eles na bolsa, mesmo se tivesse entrado na casa dos 110k. Pois sei que a poeira vai baixar.
    E se não baixar não adianta, ao meu ver, ter imóvel locado também não, pois inquilino é um saco para pagar.
    Vou falar da minha realidade. Imóveis residenciais na casa dos 110k com aluguel em torno de R$600,00 em região periférica e com alto índice de violência e morte.
    Tenho lojas tbm, aluguel de R$300,00 cada.

    Ai me falam, mas é pq sua região é periférica e tudo, se tivesse em área melhor seria diferente.

    Seria sim, imóvel custando acima de 500k e aluguel no máximo 1,5k, uma bosta na minha visão.

    Novamente temos que estar tranquilos com o que gerenciamos. E eu hoje me veria mais feliz com a bolsa e patrimônio total nela caindo do que indo ser o Sr. Barriga cobrando alugueis.

    Fora o sofrimento de alguns inquilinos para pagar. Isso me abala. Gente pobre tem dificuldade para tirar 600,00 por mês, infelizmente.

    Sobre dinheiro em casa eu recomendo. Não tenho reserva do emergência grande. Porém sempre tenho 10k em casa em cash para qualquer situação que possa ocorrer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que citei no texto sobre imóvel é para moradia, minha crítica é para ao pensamento puramente financeiro que alugar é melhor que ter um imóvel pra morar (embora eu mesmo tenho feito isso por anos).

      Tb me desfiz de imóveis de investimento justamente pelos motivos que vc citou porém há sim maneira de fazer isso de maneira profissional (como o Viver de Aluguel faz) e ter retornos muito acima de 0.5%.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  8. Olá Corey.

    Sou um leitor de longa data do seu blog e fico feliz que esteja postando com mais frequência.

    Gostaria de saber de você que atuou como empresário por tantos anos no Brasil sobre o que considera que pode acontecer com as pequenas e médias empresas do país nesse cenário de COVID-19, como você acha que isso pode impactar? Acha que vai rolar uma quebradeira? Quanto tempo você acha que os pequenos e médios podem aguentar?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qq coisa que eu disser será mera especulação, ninguém sabe o que vai acontecer, temos que pagar e esperar pra ver.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  9. Fala Corey,

    Bem vindo de volta ao br. E assim como você, também acho que as coisas vão mudar por causa desse vírus (ao menos deveria)

    Espero que o mundo repense seu sistema de saúde, pois o corona mostrou que o sistema de saúde é um belo de calcanhar de aquiles.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "pois o corona mostrou que o sistema de saúde é um belo de calcanhar de aquiles."

      É verdade, mas tb é verdade que o SUS não é tão ruim quanto pensamos.

      Excluir
    2. Sim, o SUS não é tão ruim não. A gestação da minha mulher foi inteira lá e podemos dizer que fomos bem atendidos.

      Minha filha também passa pelo SUS e até agora nada a reclamar.

      O problema do SUS é se você precisa de algo especifico e não mortal, ai o bicho pega

      Excluir
    3. Exatamente! Agora que conheci um pouco dos sistemas de saúde europeus vejo que o SUS não é tão ruim assim, em Portugal que tem um dos melhores da Europa tb é bem complicado, na Inglaterra nêgo morre por qq coisa. Sem contar que o nível dos profissionais médicos brasileiros é muito melhor.

      Excluir
    4. Na verdade segundo uma avaliação do Global Health Security Index o Brasil com seu SUS é nada mais nada menos que 22º país do mundo (entre 195) melhor preparado para enfrentar essa pandemia logo atrás das grandes potencias, mas ainda a frente até de alguns países de primeiro mundo. SR. FODA LOW COST https://www.ghsindex.org/

      Excluir
  10. Reserva de emergência sempre! Mas imóvel eu só tenho vontade de ter um que não pague condomínio, como um sítio ou casa em cidade pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condomínio é algo relativo, os meus imóveis pagam condomínio mas não é um absurdo.

      Abraço

      Corey

      Excluir
    2. Agradeço todo dia o santo condomínio que pago mensalmente.
      É o melhor dinheiro que gasto no mês. Por meio dele tenho gas e água a vontade. Não limpo quintal. Tenho piscina, gramado, quadra e parquinho limpo e pronto para uso.
      Abraço!

      Excluir
    3. Pois é, ter portaria 24h, limpeza e conservação são coisas que custam dinheiro e muitas vezes o valor do condomínio é barato perto dos benefícios.

      Excluir
  11. Relaxa, corey.
    É só acordar 5h da manhã e tomar banho gelado que o coronavirus nao te pega. Kkkkkk
    IM

    ResponderExcluir
  12. "Percebi que todos desapareceram daqui"
    Isso não tem nada a ver com o corona mas sim a seus últimos posts. Perdeu total credito na blogosfera e só mostrou como é desequilibrado. Só continuarão acessando aqui alguns poucos malucos tradicionais mas a maioria já removeu o corey dos rolls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Aqui" leia-se blogosfera e não meu blog. Interpretação de texto mandou lembranças

      Excluir
    2. Só continuarão acessando aqui alguns poucos malucos tradicionais hahhaahahaha
      sou um maluco tradicional

      Excluir
    3. Concordo com o anon ai. Já era !

      Excluir
    4. Perfeito. O blog do Corey caiu demais desde que ele se mostrou um desequilibrado, e passou a postar bem menos (e posts desinteressantes, quase que como obrigação).

      Esse espaço virou quase que um "diário de um depressivo", só que o depressivo padece é de "rich people problems", ou seja, FRESCURA.

      Excluir
  13. Oi Corey, você poderia dar alguma dica para quem quer empreender começando do zero? Zero mesmo, sem dinheiro e herança?

    Quem deve estar menos preocupado são os mórmons. Quando eu estudava mais sobre a doutrina deles, via muita coisa sobre armazenamento de alimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim, claro. Meu conselho é NÃO COMECE EMPREENDER SEM DINHEIRO.

      Excluir
    2. Deixe me fazer uma parte.
      Ifood, sem dinheiro é possível mas é mais complicado bom seria ter algum pra fazer a primeira compra , vc vai faz a compra de casa e anuncia tudo no ifood se vender vc repõe, pra abrir uma conta no ifood só precisa de MEi inclusive vc pode anunciar coisa que vc nem tem e quando vender você passa no mercado compra e entrega ganhando volume vc começa a fazer seu próprio estoque em casa.

      Excluir
  14. Ah, o link do meu blog é:

    depressibleman.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Corey, o Estado terá que investir PESADO, praticamente um novo Plano Marshall em cada país pra amenizar, eu disse apenas amenizar a quebradeira geral.

    Com isso, não seria a oportunidade de apoiarmos a volta do BANESPA? Sei que tinha muito banco estadual fudido e que era usado pra estados caloteiros e falidos imprimirem dinheiro a rodo, mas o BANESPA era forte e poderoso, orgulho dos paulistas, colaborava com o crescimento do Estado. O que vc acha?

    Será que rola algum problema na utilização do nome antigo, visto que o Santander comprou o Banespa? Estatização das agências do Santander poderia ser uma possibilidade em último caso? Visto que esse banco já andou patrocinando exposição de criança tocando em homem pelado por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que vc acha isso relevante?

      Excluir
    2. Alguém vai ter que financiar o Estado de São Paulo...Afinal, aqui tudo é em maior grau, seja nas alegrias ou tristezas, lucros ou prejuízos torrenciais.

      Quem sabe agora SP pare de mandar fortunas pra Brasília e receber apenas 8% de volta.

      Excluir
    3. hahaha ainda reclama que perdeu audiencia tratando assim os poucos ratos que ainda visitam essa merda de blog. Caralho poe cara escroto esse corley!

      Excluir
  16. Os prepers que são quase sempre ridicularizados devem estar dando risada em seus bunkers caseiros recheados de comida, água e armas. Riam da cara deles.

    Muito pelo contrário meu amigo, a situação é de tristeza, devemos nos preparar sempre pra cenários de crise, torcendo para nunca precisar usar as nossas preparações.

    Mas a situação é propicia para convencer as pessoas ao redor sobre o sobrevivencialismo, mas sem gerar panico, sempre com o pé no chão, eu confesso que não possuo preparações suficientes e após isso vou iniciar uma despensa aqui em casa, mesmo com o olhar torto que posso sofrer.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Tb sempre me preocupei um pouco com preparações mas nada que realmente fosse sério. Daqui pra frente vou me dedicar mais a esse aprendizado.

      Excluir
  17. É Corey, apesar de ser pró-capitalismo (e inclusive empreender, muito inspirado em vc) eu sempre fui keynesiano e entendo que o estado é sim fundamental, desde que bem gerido - esse sim o desafio real.

    Neste momento de caos vemos o quão verdade isso é: banqueiros, grandes industriais, cadeias enormes de varejo etc esperando a ajuda do estado, em todo o mundo.

    Do ponto de vista micro, concordo com você e pela primeira vez na vida estou recorrendo à reserva de emergência, inclusive ajudando pessoas próximas que não se prepararam. Mas como todas crises a humanidade passará dessa e voltará a padrões parecidos aos anteriores.

    Deixo uma pergunta: Você acredita em alguma mudança sistêmica relevante derivado deste evento?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Você acredita em alguma mudança sistêmica relevante derivado deste evento?" - acredito sim. Acho que muita coisa vai mudar de maneira positiva daqui pra frente. Sou capitalista, de direita e um pouco conservador mas é óbvio que o estado terá papel fundamental daqui pra frente e que devemos sim rever nossas ideias sobre isso.

      Já começo a repensar o papel do estado e duvidar da mão invisível do mercado...

      Abraço

      Corey

      Excluir
    2. Foi muito relevante o papel do estado chinês em esconder informações.
      Muito relevante será o papel do estado em produzir medicamentos e aparelhos para tratar a doença.
      O estado é a solução pros problemas.

      Excluir
  18. VOTEI NO DORIA ME SALVA GOVERNADOR23 de março de 2020 17:13

    O bom dessa crise é que depois dela vamos poder alugar lugares top pagando 500, 600 reais. Tudo vai ficar uma mixaria pois com 40 milhões de desempregados, ninguém vai ter grana pra bancar os preços de hoje.

    Imagina ir no McDonalds e pagar 5 reais no combo? 3 reais no lanche que vc quiser? Porra, tudo vai ficar barato demais!!

    Só temos que passar por isso ilesos e trancafiados em casa pra não trombar com o Corona. Depois, quem conseguir manter seus empregos, vai ter acesso facilitado a coisas que antes eram bem caras ou inacessíveis.

    CHEGA de comprar em Atacadão, vou viver de queijos caros e chocolates importados que só tem no Pão de Açucar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha só tem gente louca por aqui. Esse e o cara do Banespa ali em cima mereciam um prêmio.

      Excluir
  19. Olá Corey ,
    Eu opero DayTrade e o q eu mais vi nesse meio de Bolsa é Holder zoando da nossa cara.
    Mas tem aquele ditado: "o mundo nao gira. ele capota"
    Agora vc imagina a vida do cara que aportou na bolsa tudo que ele ganhou nessa vida. Nao farei o mesmo e rir dele. Só é triste ver alguém ser tão cego pra um certo tipo d investimento e d repente ver muita coisa ruir.

    S&P
    http://simpleseprospero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Essa crise será um verdadeiro testes para os financeiramente independentes. Os lucros vão cair e os rendimentos de quem vive de dividendos vão desabar.
    Eu tenho um tio que tem 6 imóveis comerciais alugados, disse que está bastante preocupado com a situação, 2 inquilinos já informaram que não vão ter como pagar. Um funciona uma academia e o outro restaurante.
    Ele é aposentado pelo INSS, mas disse que a aposentadoria só paga o plano dele e da esposa.
    Pelo padrão de vida que ostenta, duvido que tenha grandes reservas financeiras.

    ResponderExcluir
  21. Fala Corey!!Vai fazer um post pra contar como foi a decisão de voltar para o Brasil??É definitivo?

    ResponderExcluir
  22. Eu acredito que o momento não é para “meias medidas”, ou o povo se une nas ruas EXIGINDO que nesse momento de caos os privilégios da classe política sejam cortados POR 10 ANOS para financiar a economia do pais durante a crise, garantindo que micro empresas não fecham e que empregos não se percam, e que profissionais liberais possam se manter ou então entraremos em um enorme buraco.
    Ou o governo corta os luxos e privilégios da classe política imediatamente e injeta um volume de pelo menos 1 trilhão de reais via banco central para garantir a economia funcionando por 3 meses (valor que em 5 anos de desconto dos privilégios da classe política se paga) ou o país vai entrar em uma grande depressão, além de recessão total!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ou o governo corta os luxos" anon utopista ingênuo

      os luxos nunca abandonarão a elite e a recessão só existe para os pobres

      Excluir
  23. Corey. Estava esperando notícias suas, graças a Deus vocês estão bem.
    Espero que você não tenha visto nada desesperador pelos lados da Europa.
    Está no BR?
    Por aqui vamos indo. Certos de que virá uma crise econômica por ai, mas ela já vinha sendo desenhada em minha opinião, porém foi antecipada e acentuada d+ pelo corona vírus.

    Sandra

    ResponderExcluir
  24. MALUF PREFEITO QUANDO TIVER ELEICOES27 de março de 2020 22:00

    Corey, nesse momento de pânico total e caos no sistema de saúde, ninguém se recorda, mas com Dr. Paulo no governo isso seria resolvido de forma muito mais fácil.

    Lembra do PAS? Em 1995, Dr. Paulo deu um chute no cool do SUS e da incompetência do Governo Federal: acabou com o SUS na Capital e implantou o PAS - Plano de Assistência à Saúde.

    O PAS funcionava através de cooperativas particulares, onde o pobre não pagava NADA pra ser atendido. Todos tinham o cartão do PAS, e ao invés de hospitais sucateados recusando pacientes, tínhamos diversas cooperativas particulares, ao longo de todas as zonas da capital, torcendo pra atenderem mais e mais pacientes. Atendimento digno e de respeito ao trabalhador, pais e mães de família.

    Pena que o Pitta não soube dar prosseguimento ao sistema, e pra piorar a Martaxa acabou com o PAS entre 2000~2001. Hoje em dia, os hospitais públicos que nunca deram conta da dengue, que existe há décadas, penam com o Corona, sem sinal de solução e só esperando pelo colapso total do sistema.

    ResponderExcluir
  25. Da Reencarnação do Banespa ao Ressuscitação de Maluf, e pra piorar sua própria frase: "já começo a (...) duvidar da mão invisível do mercado" e o O SUS é melhor do que se imagina...

    Olha Corey, seu blog está na fossa. Uma pena para que postava coisas relevantes.

    Você sair de Portugal não fez nada bem ao blog.

    Sinceramente desejo que se recupere.

    ResponderExcluir
  26. Hello Corey! Acompanho seu blog já faz um tempo, mas nunca cheguei a comentar. Hoje resolvi passar para "dar uma força". Continue escrevendo, gosto de ler seus "choques de realidade". Adorei seu texto trazendo as verdades sobre Portugal (e a vida e o trabalho no exterior de um modo geral).
    A vida é feita de fases, algumas são melhores que outras. Se sua experiência em Portugal não foi como gostaria, ok, fica o aprendizado e você sempre pode recomeçar de outra maneira, em outro lugar, tentando diferente. Na vida virão muitos períodos de alegrias e alguns de preocupações. Acredito que você tenha idealizado a vida fora do Brasil e acabou se decepcionando. Também já passei por isso de idealizar a vida em determinado lugar fazendo determinadas coisas e me decepcionei. Faz parte do processo de amadurecer.
    Eu gosto de viajar, de conhecer lugares e culturas, já conheci diversos países e as pessoas sempre me perguntam se eu não quero morar fora. Sempre respondo que não. Porque não idealizo essa vida no exterior, acredito que é muito difícil viver e trabalhar em uma cultura, clima e idioma diferente. Morar é muito diferente de estar em um lugar por um período determinado apenas passeando. Recentemente comecei a me preocupar mais com a segurança no Brasil, ponto que me decepciona muito em relação à outros países que conheci. Mesmo morando no interior, em cidade pequena, não me sinto tão tranquila quanto passeando por algumas cidades grandes em outros países.
    Em relação à aposentadoria precoce, também concordo quando você fala que muitos idealizam essa vida e fazem muito mimimi. Não busco aposentadoria cedo, busco o que chamo de "tranquilidade financeira", isto é, ter recursos suficientes para não se preocupar com problemas da vida, de saúde, familiares e desemprego. No mais, o ser humano tem uma incrível capacidade de adaptação, é só fazer a tentativa e erro: não gostou de determinado emprego, aguenta um tempo até arrumar outro (mas se esforce para tal), etc.
    Espero que você fique bem e sua vida entre nos trilhos novamente. Passe um tempo com a família, encontre hobbies que você goste, leia bons livros e pense com calma em como tocar a nova fase. Vi muitos comentários hostis aqui no seu blog e lamento que as pessoas gostem tanto de criticar os outros ao invés de tentar verdadeiramente construir algo. Assim como vejo muita gente reclamando do Brasil, do emprego, do marido, sem fazer absolutamente nada para mudar a própria vida.
    Escrever para mim é terapêutico, então espero que ajude você também.

    ResponderExcluir
  27. Galera tava pensando aqui...

    Lembram quando o Brasil tinha uma inflação fudida? Tipo 1 dólar = 1000 cruzeiros?

    Aí o governo ia lá e pra salvar a Pátria cortava 3 zeros da moeda. Logo, volta a ser 1 dólar = 1 cruzeiro.

    Pq agora não fazemos isso de novo? Tudo bem que ainda o Real tá longe de ser 1000 reais pra 1 dólar, mas se agirmos agora, já ficamos bem na frente dos EUA. Observem:

    Hoje 1 dólar = R$ 5,20

    Se cortamos três zeros da moeda:

    1 dólar será igual a = 0,0052

    Ou seja, o real vai virar PIKA das moedas internacionais, todo mundo vai ficar de joelhos pro Brasil nessa bagaça!

    Imagina 1 dólar valer MEIO CENTAVO DE REAL? Pq ainda ninguém pensou nisso? Se cortavam os zeros 30 anos atrás quando o cruzeiro, cruzado eram moedas extremamente fudidas, imagina agora que o real só tá desvalorizado um pouco (5,20).

    ResponderExcluir
  28. VOltou com o diário do depressivo maluco?! Voltou pras bananeiras tao difamas? Ué zoropa não é o bixo não? hahahahha

    ResponderExcluir
  29. Seja bem-vindo de volta ao Brasil. Sempre precisamos de pessoas com espírito empreendedor.

    ResponderExcluir
  30. Corey,
    VC apagou algumas Postagens? V q um post d out/2013 com o tema "A Polêmica Idiota da Independência Financeira" nao existe mais aqui no seu Blog. Percebi isso pq tenho esse texto ate hoje copiado pra um documento do Word.
    Gosto muito desse post.

    Abraços,
    S&P
    http://simpleseprospero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá, Corey!

    Já leio o seu blog e de diversos outros na blogosfera de finanças há algum tempo, e agora decidi tecer alguns comentários sobre minha busca pela IF criando um blog, também. Obrigado por servir de inspiração!

    Sobre o corona,o que vejo é que estamos diante de um possível divisor de águas na sociedade moderna. Acredito que haverá grandes mudancas de paradigmas, como as mecânicas de trabalho e mesmo de consumo. Que seja para o melhor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Fala corey, blz?

    Sou novo na finansfera, 2 meses, entrei pensando em criar um Blog pra gerar renda extra pra ajudar na facul mas descobri quão terapêutico é e como essa comunidade é gentil.

    Adorei seu apoio e sua visão de mundo, sigo aportando com o pouco dinheirinho, forças cara, saiba que cheguei aqui pelo Uó e estou me inspirando muito em você e que qualquer perrengue que tu passe, lembre que tu é a inspiração de alguém como eu ou de leitores futuros.

    Abraços - IR Finanças.

    ResponderExcluir
  33. Os raizesainda estão por aqui Corey kkkkk.

    Na verdade minha opinião sobre escrever o momento é diferente da sua. Acho que tem muita coisa a ser dita neste momento principalmente para aqueles que iniciaram há pouco.

    Com relação a imóvel, como investimento eiiii ainda acho que não vale se você não for do ramo e conhecer muito bem o que está fazendo. Estamos em 19 de abril e quem entrou em alguns ativos na queda de março, já fez bom lucro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. to aqui! desde 2014kkk

    ResponderExcluir
  35. "No momento atual fico imaginando o que aqueles que pregam ideias progressistas e matematicamente racionais como não ter imóvel, não ter reserva de emergência, não se preparar para cenários possivelmente ridículos"

    Oi
    O problema das pessoas é tomar as opiniões e dogmas como religião e não abrir mão por nada, como se parte da personalidade dela fosse junto embora. Qualquer estratégia de investimento só pode ser considerada certa ou errada depois que o cenário se apresenta. Há o fator cenário. Um exemplo: se ano passado alguém tivesse comentado aqui que estava usando todo o salário anual para comprar alcool em gel, ele seria rechaçado no dia e hoje seria chamado de visionário. Mas se o corona não tivesse aparecido, ele continuaria sendo o otário dos comments. O fator cenário é a última palavra para dizer se o investimento X ou Y funciona ou não. É coerente tomar uma posição agressiva nos investimentos quando uma equipe técnica capacitada e com apoio popular se apresenta no governo. Vai do perfil e objetivo da pessoa escolher o que fazer com o próprio dinheiro.

    Eu estou no meu último ano de serviço militar, durante os último 5 anos eu construí junto ao meu pai um prédio. São 9 apartamentos, 1100,00 o aluguel e temos 6 apt alugados. tá pingando 6.600 na minha conta todo mês e não estou endividado com a construção. Qualquer argumento, por mais técnico e estabelecido que seja, não bate os resultados que estou tendo HOJE. E olha, posso ter um revés mto grande a frente, não estou imune e eu sei, mas morar em algum lugar é condição básica da existência humana moderna e todos os meus inquilinos estão mto satisfeitos e elogiam o acabamento dos apts.

    Gastei 500k na construção dele. Paguei o engenheiro pra fazer a planta, fiz modificações conforme meu gosto e da mão de obra, gastei só pra fazerem o pesado que é a alvenaria. O restante meu pai e eu que fizemos.

    Já investi em bolsa, bitcoins, quase entrei em pirâmides, revenda de carros, vendi coisas da china, fiz faculdade e tranquei, tentei free lancers na área de design gráfico, entrei em furadas, dei aula de inglês e emprestei dinheiro. Tudo isso valeu a pena para a maturidade que tenho hoje. E claro, graças ao pobretão e ao corey que acompanho desde 2014, eu errei pouco e errei rápido. Sou mto grato e feliz por isso. 25 anos, não tenho filhos nem casei. Tenho 2 contatos que sempre me dão sexo qnd quero e dou um saláro de 350 pra cada uma por mês e elas vão lá em casa qnd eu chamo. Pra mim está perfeito. Caro msm é namoro.

    Obrigado COREY e obrigado POBRETA. Vcs foram meus guias na minha terna idade e hj estou colhendo bons frutos disso. Obrigado.

    Achei pertinente e me fez pensar a sua opnião ,Corey, sobre não parar de trabalhar. Eu gosto muuuuiiito do q eu faço hj. Construo, administro aluguéis no meu nome e faço dinheiro como eletricista industrial( autônomo e no começo ainda, mas bem competente, tenho toefl b1 e estou aprendendo a usar o google adsense pro marketing.)
    Nem passa na minha cabeça trabalhar hj pra parar daqui 10 anos. O meu mindset é: trabalhar hj pra ganhar dinheiro, dai eu guardo um pouco, reinvisto outra parcela e o restante eu gasto comigo mesmo, churrasco com amigos, com alguma gp top, ou sei lá, qqer coisa para o meu conforto e bem estar.

    porra me alonguei bastante, foi mal, kkkkk.
    Um forte abraço

    Anon safo

    ResponderExcluir
  36. Corey, concordo em praticamente tudo com você.

    O maior bem que podemos ter nessa existência é a nossa família. O amor de uma mãe e de um pai nada pode substituir...Morei muitos anos sozinho e longe da família. À medida em que envelhecemos, nossas prioridades e valores vão mudando.
    A aposentadoria precoce é uma ideia ridícula e egoísta. Imagina se todo o país pensasse igual? Será que haveria futuro? Não teríamos lojas, mercados, farmácias, nada funcionando, porque todos estão em casa, vivendo de renda. Não haveria empresas nas bolsas de valores.

    O ideal é que se tenha sim uma renda passiva no intuito de apoiar e ajudar a sua aposentadoria, mas parar de trabalhar é uma utopia. Quem prega essa merda e está aposentado precocemente, provavelmente é alguém com uma situação muito diferenciada, com um emprego diferenciado, família rica etc.

    ResponderExcluir
  37. Grande Corey!

    Guimarães por aqui, lembra de mim? Kkk acho que não, tanta gente né? Eu sou do tempo do pobretão, da ostra azul e etc...

    Enfim, qnt mudança cara. Qnt tempo.

    Li seus últimos post. Mudar de opinião, reconhecer que errou e principalmente reconhecer o apoio da família são, pra mim, virtudes! Muitas vezes essas virtudes são perdidas no encalço da IF. Vc tem razão em tudo que colocou nos posts!

    O próprio Tiago Reis, pra citar só ele, já afirmou que se aposentou com 30 e poucos e não aguentou. Hoje trabalha no que gosta e faz bem: na Suno.

    Por fim, vc falou que conhecia pessoas que eram felizes ganhando pouco e com filhos. Realmente a felicidade é um estado de espírito. Esses dias estavamos balançando eu e meu filho em uma rede com, o vento soprava forte pela janela, pegando em nossos rotos e eu pensava: como é bom isso! Acho que é felicidade!

    Abraço amigo, espero que essa mensagem encontre vc e sua família bem.

    ResponderExcluir
  38. Ter um teto faz parte da dignidade humana. Imagina você velho pagando aluguel, renegociando contrato, tendo que mudar de imóvel... é loucura.
    Eu falei sobre isso no blog, Abraços!
    Amarrado Almofadinha

    ResponderExcluir
  39. Muito bom conteúdo me ajudou muito parabéns

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.