segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Planejando 2020

Atenção: meu teclado está com problemas e não consigo usar algumas teclas (mesmo no teclado virtual do windows), portanto peço o favor de ignorarem erros, principalmente acentos.

São 3 da manhã, a insonia me pegou. Ao menos consegui dormir 6h. Daqui a pouco vou trabalhar. Lá fora está 10 graus e um pouco nublado, a previsão para a semana inteira é de chuva e frio, com mínimas de 6 graus na quarta. Esse inverno promete!

2019 tem sido talvez o ano que está passando mais rápido em toda minha vida, também é o ano mais complicado, seja por causa da saúde mental que vai de mal a pior, seja pela constatação que mudar para Portugal não foi nem de longe o que eu esperava. De qualquer maneira 2020 está batendo na porta e alguma coisa deve ser planejada para que seja um ano melhor.

Em dezembro sairei do meu trabalho, em janeiro farei uma viagem aqui pela Europa mesmo. Até fevereiro Bia tem compromissos profissionais, depois disso teremos que tomar uma decisão que tem basicamente duas alternativas:

1- Permanecer em Portugal durante 2020, ela focada no trabalho e eu vagabundando com foco em melhorar a saúde, seja física ou mental. Talvez arranjaria um part-time qualquer para complementar a renda mas meu foco seria desenvolvimento pessoal, manter o peso, melhorar meu ingles e criar vergonha na cara e aprender o básico de italiano.

2- Voltar para o Brasil. Bia tocaria o business dela lá o que mesmo não rendendo tão bem como aqui poderia ser uma maneira de ter grana pra viajar e ela ocupar a cabeça com algo que gosta e dá dinheiro. Eu iria procurar uma loja pra comprar, sem pressa, aproveitar a vantagem que a renda passiva me proporciona. Já deu no saco a brincadeira de ser empregado, foda-se que vou ganhar pouco ou nada no princípio mas acho que voltar a empreender me daria um norte, um objetivo de vida e como estou cheio de ideias novas acredito que teria um sucesso muito bom no longo prazo.

Coisas que já não me atraem mais e são planos abortados:

1- Validar meu diploma aqui em Portugal. Tanta coisa dando errada nesse processo que só pode ser um sinal dos céus para eu cagar pra essa ideia. A verdade é que eu gosto sim de trabalhar na minha área porém aqui em Portugal mesmo com diploma validado e com excelentes condições de trabalho eu continuaria trabalhando de empregado, não há chance de empreender nessa área aqui (aliás empreender como um todo aqui é complicadíssimo, devo um post sobre isso, me cobrem).

2- Ir para uma cidade maior, menos pacata como essa onde vivo. Dobrar as despesas de moradia do dia pra noite e continuar no mesmo marasmo profissional não me parece boa ideia. A principal coisa que gosto em morar aqui é justamente o fato da cidade ser pequena, sem transito, chegar aos locais rapidamente, aluguel barato e bem localizado. Perderia tudo isso indo para o Porto ou Lisboa.

3- Voltar a estudar. A verdade é uma só: não tenho saco nem o mínimo tesão em voltar a estudar, começar a faculdade do zero, etc. Quero continuar estudando coisas que julgo serem importantes pra mim como idiomas e coisas relacionadas aos projetos futuros.

2020 provavelmente será mais um ano de sangria das finanças e zero realizações mas seja qual for o caminho tomado será para me melhorar como pessoa, nunca na vida senti tanta necessidade de cuidar de mim mesmo, seja tirando um sabático pra ficar no quarteto alimentação boa/academia/acompanhamento médico/estudos; seja para voltar ao Brasil e empreender novamente. Obviamente mesmo voltando ao Brasil o foco na saúde continuará, inclusive tenho vontade de caçar o melhor psiquiatra que conseguir arranjar e cuidar dos meus problemas mentais que eu sempre soube que tive, ignorei a vida toda e agora foram exarcebados (me cobrem também um post sobre isso). Também acho que independente se vai acontecer em 2020 ou mais pra frente, o objetivo real mesmo é voltar a empreender.

Quanto ao planejamento financeiro, 2020 será um ano de aportes zero. Tenho uma reserva de € 10k que caso permaneça em Portugal será rapidamente queimada porque pretendemos fazer algumas viagens (embora eu não tenha lá muita vontade de viajar pela Europa mas já que estamos aqui...) e também porque não estarei trabalhando. Provavelmente será necessário usar a renda passiva do Brasil para cobrir parte do rombo. Se voltar ao Brasil usarei minha reserva de mais ou menos R$ 50k para me reestabelecer e queimarei a renda passiva pelo tempo que for necessário até achar uma loja bacana, estabiliza-la para aí sim comçar a tirar um pro-labore.

Ter uma renda passiva legal é fundamental na vida, sem ela não teria coragem de me mudar pra cá, sem ela não me sentiria confortável em sair do meu trabalho ou mesmo voltar e recomeçar do "zero" novamente. Mais um ponto para o que digo sobre a importancia do fluxo de caixa nos investimentos. Se toda minha grana estivesse em empresas de crescimento ou renda fixa com prazo de vencimento longo, não poderia usar a vantagem de ter um bom dinheiro a meu favor. Temos que pensar a IF como uma ferramenta para ser usada diversas vezes na vida e não somente durante a aposentadoria. De nada adianta ter um caminhão de dinheiro pra usar daqui 10, 15, 30 anos, seu dinheiro deve te ajudar durante todas as fases da vida. Coma os ovos e não as galinhas, ou seja, use os dividendos, alugueis e juros e deixe o principal lá. Se houver chance deixe alguns ovos virarem pintinhos mas jamais deixe de comer uma omelete se tiver fome ou mesmo vontade. Falo isso mas reconheço que encontrar esse equilíbrio é difícil pra caralho, cada mes que não reinvisto os dividendo sei que prejudica meu futuro mas ao mesmo tempo sei que posso utiliza-lo que mes que vem terei mais.

Repito: nesses quase dois anos em Portugal aprendi mais sobre eu mesmo que durante os 30 e tal anos anteriores, tem sido uma experiencia tão foda e tão difícil que nem sei se gostaria de passar por isso novamente. A ignorancia as vezes é uma benção e o conhecimento, assustador. Vamos ver o que 2020 nos espera.

Off Topic: li o relato do primeiro ano do Rover nos EUA aqui e fiquei muito contente pelas realizações dele. Esse cara é foda, o blog que mantinha era um dos melhores e recomendo que todos leiam. Não gosto dessas comunidades de "Real" porque na minha opinião boa parte dos frequentadores possui uma visão muito limitada da vida porém não posso negar que assim como igrejas evangélicas acabam por tirar muitos jovens dos pensamentos de merda, mesmo que no fim também fiquem pensando outras merdas (menos fedidas).

61 comentários:

  1. Salve, Corey.

    Atualmente me encontro em um ano sabático e o tédio começa a tomar conta de mim. Contigo foi assim? O que você pretende estudar, caso tire um tempo para você?

    Abc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bate a depre, não tem jeito. Pretendo voltar a praticar inglês e estudar italiano.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  2. Corey,

    "nesses quase dois anos em Portugal aprendi mais sobre eu mesmo que durante os 30 e tal anos anteriores,"
    Mesmo se você voltar ou não ao Brasil, acho que o grande aprendizado conquistado valeu a pena.

    Pensei que empreender em Portugal fosse mais fácil...

    Boa semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida tem valido a pena, estou aprendendo na porrada mas está sendo válido.

      Devo um post sobre empreender aqui.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  3. Continua bem educado ! kkkk Contar a quantidade de foda, foda-se e outros palavroes...pessoal que tem este blog no roll precisa rever o endorso ao mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu praticamente não uso palavrões em meus comentários e pouco os uso no cotidiano, mas amigo, se a liguagem lhe ofende não frequente o blog.
      Querer sugerir que os demais blogueiros o excluam? Tá exagerando não?

      Excluir
    2. Fui criado num ambiente onde catso era vírgula então desde sempre falei muito palavrão, talvez seja o traço mais marcante de italianos que tenho. Esse blog é onde me sinto a vontade para falar o que quiser, da maneira que quiser portanto é natural que eu fale assim.

      Sei que pode incomodar algumas pessoas mas em momento algum disse que esse é um blog família, portanto não posso me desculpar por isso e se o conteúdo que trato aqui é menos relevante que o uso de palavrões só posso pedir que não leia mais.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  4. A sua estadia em Portugal está tendo um efeito psicológico similar ao que uma longa viagem proporciona a algumas pessoas: Ver a própria vida do lado de fora, como um expectador.

    O fato de sairmo do nosso ctidiano até então usual e ao mesmo tempo não ter tanta conexão com utras pessoas, aprofunda ainda mais o convívio consigo mesmo e a partir daí possibilita reflexões mais aprofundadas que no seu caso foram ainda mais intensas devido ao problema emocional que vinha enfrentando.

    Agora é saber usar de forma positiva o que foi aprendido nesse período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É extamente isso que vem acontecido, com certeza estou aprendendo com toda essa maluquice.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  5. De tempos em tempos eu passo por essa fase que vc esta passando. O bom é que vc conseguiu descartar várias coisas, isso já ajuda a direcionar o pensamento, aumentando assim o foco e a produtividade.

    Quanto a parte do psicológico acho que todos temos esses fantasmas e amarguras, nos momentos bons eles ficam de lado e nos momentos "difíceis" eles voltam a nos assombrar.

    Uma coisa que aprendi nessas horas complicadas é olhar pra trás e ver de onde eu sai e onde eu cheguei. O caminho pra frente ainda é longo mas já andei uma maratona e sinto que a cada ano que passa estou conseguindo acelerar o passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riva, conseguir descartar opções tem me ajudado muito. Quanto mais opções temos, mais nos bloqueamos.

      Sou muito grato pelo que tenho a ponto de me sentir mal por as vezes rejeitar coisas boas que acontecem comigo porém tb não deixo de olhar pra frente e acreditar que mais coisas legais estão por vir. Sou uma pessoa que na média conseguiu muito mais do que perdeu.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  6. Corey, acho que já te falaram mas vou relatar meu caso pra vc...eu tinha sintomas de depressão como vc, falta de animo e apatia. Tenho 34 anos e fui fazer um exame de testosterona e ela era UM LIXO. Comecei a chamada TRT (terapia de reposição hormonal) e minha vida mudou MUITO e pra melhor! Todos os homens deveriam saber o quão é essencial a testosterona na vida de um homem, e o quão normal é uma reposição dela. Fica a dica meu amigo, faça um exame e se ela estiver abaixo de 300 ou até abaixo de 400 aconselho vc a começar uma reposição! Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cumpadi, tenho até medo de fazer exames agora, deve tá tudo descompensado. .. mas com certeza pro ano que vem vou atrás disso.

      Abraço

      Coreyt

      Excluir
  7. Como já falei em outros comentários, eu sou um dos poucos que leu todos os posts do seu blog, então tenho autoridade para opinar sobre sua vida (sqn) kkk. Digo o seguinte, volte para o Brasil, o mais rápido possivel, volte a fazer oque você gosta de fazer que é empreender. Com dinheiro no Brasil se vive como um Rei ! não existe só São Paulo ou Rio de Janeiro , existem muitos lugares bons de se morar no Brasil, inclusive aquele onde sua familia e amigos estão geralmente é o melhor lugar de se viver. Se fosse pra te dar outro conselho, diria para você se aproximar mais de Deus ou do seu espirito ! A área espiritual também é importante na vida do ser humano, assim como a profissional, fisica e familiar ! Todas as pessoas bem sucedidas se desenvolvem nessa área praticando os 3 pilares ( Oração ou Meditação , Esmola ou doação , e Jejum) tente incrementar isso na sua vida que você verá por seus próprios olhos a melhora. Enfim.. acho que fortalecendo o seu espirito, as outras coisas já começariam a se encaixar, talvez um filho , dois e uma responsabilidade MAIOR para fazer sentido trabalhar, poupar e crescer na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Playboy, não acho SP ruim pra se viver, aliás é a cidade que mais gosto do mundo. SP me oferece família, amigos, trabalho, diversão ,etc. Por isso tb não vejo sentido voltar ao Brasil e ir viver nummlugartonde não conheço ninguém e que não me ofereça aquilo que gosto. Se for assim, melhor ficar aqui mesmo.

      Sobre o lado espiritual vc tem toda razão.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  8. O Grande erro da IF que você e outros jovens (40tões , 30tões , 50tões) cometeram foi ser talvez EGOÍSTA ! Sei que é uma palavra dolorosa, mas da mesma forma que viver só para agradar aos outros é prejudicial , viver para agradar somente a si, também é.

    Então essa idéia de se aposentar , viver de renda e ficar de frente a uma praia bebendo agua de cocô é Bulshitt !

    Acredito que essa não seja o equilibrio natural das coisas ! Talvez o equilibrio seja você cuidar de você mesmo, ao mesmo tempo que também ajuda outros pessoas . Quem você está ajudando quando saí por aí de férias "aproveitando a vida", acredito que esses momentos são importantes, mas quando em demasia, eles se tornam um grande problema.

    Então prosperar com o fim de ajudar sua comunidade, fazer doaçoes para pessoas carentes, dar uma vida melhor para seus filhos sem dúvida é importantissimo para que o ser humano se mantenha motivado e feliz em sua vida.

    Enfim , é só uma reflexão de um jovem que viu seu pai e seu tio nas mesmas situações e soube tirar um pouco de aprendizado da experiência deles para ser inteligente o suficiente para não cometer o mesmo em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a palavra egoista como algo somente pejorativo. Entendi perfeitamente o que vc quis dizer e sou obrigado a concordar. O que vc disse sobre crescer e levar gente junto tá no meu próximo post que está sendo escrito. Aguarde.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  9. Hoje o melhor Pisiquitra do Brasil, se chama Ítalo Marsili , a consulta dele é um absurdo e tem filas e filas de espera. A sua sorte, que ele tem um canal no Youtube, e com certeza irá te ajudar muito !

    Aproveite, a sabedoria contida nesse canal é de valor imensuravel

    https://www.youtube.com/channel/UCw21Y28Xt-VOBEfdX3LbuiQ

    ResponderExcluir
  10. Ola Corey, uma coisa que meu antigo chefe me disse quando pedi demissao para vir para o Canada: "aproveite enquanto é jovem, caso caia consegue se reerguer. A pior coisa na vida é se arrepender de algo que nao tenha feito".
    Voce arriscou, tentou. Se nao esta te fazendo bem, volte.
    Com certeza ter uma boa fonte de renda passiva torna essas decisoes muito mais tranquilas.
    Abs e boa sorte em qualquer escolha que tomar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, na idade q estou tenho muita lenha pra queimar e no fim das contas tudo isso seratmais conhecimento que me fortalecerá.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  11. Olá Corey. Acompanho o seu blog há algum tempo e achei que você estivesse gostando de morar na Europa. Eu sempre achei que fosse mais fácil abrir um negócio /empreender aí do que no Brasil. Eu estou longe da aposentadoria /independência financeira, mas não sei o que farei neste período Penso em algo na área social, não quero mais trabalhar por dinheiro em algo que eu não gosto. Quero morar em uma cidade pequena também. Cidade grande cansa e eu não preciso de tanta coisa disponível todo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz algum tempo qie tenho postado sobre a infelicidade aqui na Europa e sobre empreender aqui farei um post em breve.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  12. " eu vagabundando com foco em melhorar a saúde, seja física ou mental. " - melhor opção para mim
    mais tempo para pensar parece a opção mais barata e interessante
    planejamento é importante demais: não planejar é planejar falhar

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é uma ótima hipótese, vamos aguardar. ..

      Abraço

      Corey

      Excluir
  13. Fala Corey! Teve lados bons e ruins, você tem que ponderar bem. Mas aí é que é o problema, vc passou por momentos barras que fazem te perder a sanidade. O paia é que o bostil continua bostil, mas se está difícil trampo aí, não tem muito jeito. Só posso te desejar boa sorte! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paul, os remédios que estou tomando me ajudam a voltar à sanidade, hj consigo pensar melhor q meses atrás.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  14. Acho que nenhum, NENHUM homem teria problemas mentais/psicológicos se o seu membro fosse avantajado. A auto-estima que isso deve proporcionar "calaria a boca" de 99% dos problemas que criamos, nem esporro de chefe babaca com bafo de café tiraria nossa paz interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será cara? Com certeza deve ter homem bem dotado passando por outros tipos de problemas e sofrendo com isso.

      Excluir
    2. Então mano piroca grande só ajuda a você ''transar mais vezes'' com mulheres que tem fetiche / sente mais prazer com piroca grande... detalhe que primeiro que não são todas que realmente se importam e segundo que pra mina saber que você tem piroca grande você tem que pelo menos pegar ela, pra ela ter contato com seu membro... então a piroca grande não te da vantagem de saída.
      Mais importante que piroca grande é ter a ''chamada pegada'' que basicamente é transar com uma certa força e alto apetite sexual (como um ator pornô) vai te dar status de bom de cama com a mulherada. SR. FODA LOW COST.

      Excluir
    3. minha sugestão de psicólogo para quem pensa que sexo resolve tudo na vida ou qq um que queira um profissional dessa área

      http://www.anadaraujo.com.br/

      esclareço que nunca testei essa profissional, mas foi bem recomendada

      Excluir
  15. Grande Corey,

    Acho essas experiencias imensamente válidas.
    Já morei em Israel e nos EUA (Chicago). Eu mudei muito depois disso, me ferrei bastante nesses dois lugares e mesmo assim sou grato. Custa muito pouco, e considerando que vamos viver 85 anos, vale a pena se ferrar uns 3-5 pra aprender muita coisa e ser um humano melhor e mais capaz.

    Você pelo menos foi para a Europa. O Brasil vai mudar muito lentamente mesmo apesar do Bolsonaro. A mentalidade do povo brasileiro é aquela que vc já conhece bem, preguiçosa e golpista, mas é o que tem. Talvez vc saindo do emprego, lendo uns livros, frequentando bons blogs e etc tenha uma vida mental melhor, quem sabe tenha um tempo para pensar em como empreender em algo aí mesmo, não se limite a achar que não dá, pelo que li Portugal tá crescendo muito na parte digital, TI, finanças e etc.

    Eu iria sugerir vc arrumar um hobby aí pra vc pra desopilar.
    Como vai o cachorro? Você parou de falar nele.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal

      É verdade, se parar pra pensar se fuder uns anos é como um estágio considerando a expectativa de vida.

      Não manjo absolutamente nada de TI e tecnologia por isso não posso opinar, mas dentro do empreendedorismo raiz que é minha área posso dizer que as barreiras de entrada são enormes e que sem dúvida o Brasil tem muito mais oportunidades. Devo um post sobre isso.

      O cachorro vai indo, um dia de cada vez... valeu por perguntar.

      Grande abraço

      Corey

      Excluir
    2. Ô Frugal, liberda comentários anônimos no seu Blog.

      Excluir
  16. Que bacana sua história. Eu tenho muita vontade de sair do país mas não consigo não pensar em deixar família e o clima daqui. Odeio frio.

    Vou te adicionar na blogroll, poderia me adicionar também por gentileza?

    ResponderExcluir
  17. Oi Corey, é difícil o que você está passando, mas concordo com você, de nada adianta ter dinheiro se a saúde não estar bem. Cuide da saúde primeiro, desacelere, e depois pense em outras alternativas. Yuka.

    ResponderExcluir
  18. Cara, aceite que as empresas aumentam o patrimônio por conta dos lucros. Quanto mais aumentam os lucros, mais a cotação cresce.

    Malhe, vá para aacademia sabendo que está fazendo bem a você.

    Faça dieta, corte açũcar, carnes e frango, fique apenas com peixe e frutos do mar.

    Leia sobre Psicologia e Filosofia, esses livros ajudam a entender o mundo e a filtrar muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vidinha de merda uma pessoa com uma dieta dessas leva... troco 10 anos de vida por comer o que gosto de maneira equilibrada.

      Excluir
    2. Dieta sem carnes aumenta a potência sexual, meu caro. Para comprovar, assista ao documentário Dieta de Gladiadores no Netflix. Nela um médico urologista americano faz testes e mostra que a "ferramenta" do homem funciona melhor com uma dieta sem carnes

      Excluir
    3. E o colesterol necessário para produção de testosterona? E os tiozões matutos da roça que só comem carne e engravidam mulheres aos setenta anos? Nutrição é uma "ciencia" pouco confiável.

      Excluir
    4. Esse comentário dos homens mais velhos da roça é real, até um certo tempo atrás não eram raros homens com mais de 50 anos que se separavam e se juntavam com mulheres mais novas e tinham filhos.
      Ou mesmohomem nessa faixa etária que arrumavam amantes por aí.
      Sinal que a piroca tava funcionando.

      Excluir
    5. "Anônimo de 6 de novembro de 2019 13:58" acredita em qq doc do Netflix
      tristeza

      Excluir
    6. https://www.youtube.com/watch?v=tbXav_SE2S0

      Excluir
  19. Olá Corey!

    Acompanho seu blog no mínimo desde 2015. Fico feliz que vc é um dos blogueiros da velha guarda que continua ativo, com postagens cada vez mais interessantes! Vc tem um público fiel e gera muitos comentários quando posta. Por favor nem pense em encerrar o blog kkkkk
    Meu caro, eu tiraria aí uns 6 meses de 2020 como ano sabático pra cuidar da saúde, e apenas pra refrescar a cuca e consolidar os planos, mas tudo parece se encaminhar mesmo pro retorno ao Brasil e a volta ao empreendedorismo no país. A bagunça de SP parece lhe fazer falta. Empreender, por mais que vc tenha tentado fugir disso, parece estar na veia.
    Melhoras e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Chimpanzé, esse é o rumo que parece ser o mais racional.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  20. Corey, além do psiquiatra acho que seria útil pra você procurar um bom psicólogo que te ajude a se entender melhor e a traçar um caminho para a sua vida que te deixe feliz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Não sou o tipo nacionalista muito longe disso, mas fico impressionado como os brasa acham que tudo fora do Brasil é melhor e mais fácil… Europa é um mercado maduro de baixo crescimento, mercados consumidores pequenos, ou seja, com quase nenhum espaço para entrada de novos players… obvio que é muito mais dificil abrir e tocar um negocio por lá!! EUA também é extremamente dificil empreender, concorrencia imensa, margens baixas (empresario brasileiro acostumado com lucro Brasil até desiste), muita gente capitalizada que podem investir muito e simplesmente esperar uma década pelo retorno. Mas tem as exceções, os pequenos negocios que os nativos não querem!! Tipo aqueles mercadinhos tocado por imigrantes onde o cara até consegue tirar um troco pra se manter bem, no nível de uma familia de nativos de classe média, mas trabalham 14 horas por dia, 7 dias por semana no negócio!!

    Corey ao voltar aqui pro Brasa para empreender tenha uma coisa em mente; a era de super-estimulo artificial do consumo via endividamento dos governos petistas is over!! Naquela época qualquer comerciante meia boca fazia dinheiro… Então meu velho mesmo a economia melhorando, não será mais aquela moleza… Estude bem o negócio que você vai entrar, e seja bem cauteloso se imagine e considere nos cenários mais pessimistas para o negócio, se ainda assim lhe parecer viável entre. SR. FODA LOW COST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande FLC!

      Matou a pau, é exatamente isso. Europa é madura, pessoas conservadoras e na média mais educadas financeiramente, EUA o pessoal é consumista mas o mercado é escancarado o que aumenta a concorrencia de maneira surreal e achata as margens. Brasil tem a grande vantagem da bagunça onde fica muito mais fácil se inserir, sem contar que grande parte dos pequenos comerciantes não sabe ao certo o que está fazendo e mistura PF com PJ facilitando o descontrole, logo quem tem um pouquinho de maturidade consegue se sair bem.

      Entendo isso sobre o estímulo do consumo, aliás a farra acabou já faz algum tempo, mesmo antes de vender as lojas eu já percebia isso. No fim das contas o Brasil caminha para um amadurecimento saudável.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  22. Não sei se todo ano falamos isso e seja clichê, mas lendo seu relato dá pra ver que 2019 tá sendo difícil pra geral pelo menos psicologicamente falando. Boa sorte com os próximos passos!

    K.T.

    thekronostrader.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vejo que os homens estão pirando, isso tá acontecendo com vários amigos e familiares.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  23. Corey, uma humilde opinião. Não leve a mal. Só cuidado com isso de "queimar x da reserva pra isso", "queimar y pra aquilo". Vc melhor do que eu sabe que quanto maior o bolo, maior a possibilidade da renda passiva. Ainda mais agora que estamos com juros diminuindo e sua rentabilidade provém do Brasil.
    Dito isto, não deixe de cuidar da sua saúde, e tirar um tempo pra refrescar a mente e consolidar os planos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falo em queimar caixa e sim renda passiva, claro que no futuro fará diferença mas é a ferramenta que tenho hoje e que pode me colocar numa situação mais confortável.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  24. Gostei da sua abordagem em substituir resoluções definitivas para se realizar no ano por cenários a talvez se implementar. Começarei a pensar nos meus planejamentos pessoais dessa forma.

    Abraço, melhoras aí com a insônia,
    Maluco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na loucura que minha vida é um ano ainda é muito tempo para se planejar, pior que passei minha vida toda fazendo planejamento a longo prazo que nunca foi realizado.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  25. Ah sim, analisando sob esse aspecto, faz total sentido.

    ResponderExcluir
  26. Olá Corey, sigo seu blog a um tempão, as vezes com mais frequência, as vezes menos.. não sou muito participativa em comentários mas sempre tirei uma dica ou outra que me foi válida em seu blog. Por isso, se posso agora eu lhe dar uma dica seria: siga no Instagram o psiquiatra Italo Marsili @italomarsili, também o psiquiatra Saulo Barbosa @saulopbarbosa, e os Psicologos: Thiago Andrade @thiagoandradevieira_ e o Rafael de Abreu @psi.raeldeabreu não falo nem em marcar consulta com nenhum, sugiro apenas que conheça. Acompanhe os stories deles diariamente se puder, eles respondem duvidas e talvez a questão de outros poderá ser a sua e as respostas que dão poderá lhe ajudar pelo menos de inicio antes de começar terapia. O Dr. Italo Marsili em especial tem um canal no YT com muitas lives sobre temas diversos que vale a pena conhecer. Espero que lhe ajude. também luto com a saúde mental e os dilemas da vida. Abraços. Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, obrigado pela ajuda. Confesso que não tenho instagran mas vou procurar no yt.

      Abraço

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.