sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Chilique Nosso de Cada Dia

Disclaimer: não sou analista de investimento, não tenho sequer conhecimento médio sobre política e economia, sou somente um Zé Ninguém falando merda na internet, portanto leve esse post somente como uma opinião e não como tentativas de empurrar a "verdade", ok?

Os dividendos serão tributados e isso será o armagedom dos investimentos brasileiros, vamos todos guardar dinheiro na renda fixa porque não vai compensar o risco de investir em ativos de renda variável que terão yield reduzidos drasticamente do dia para a noite.

Tenho visto muita gente desesperada com a tributação dos dividendos, provavelmente as mesmas pessoas que adotam outras modinhas da vez como tomar banho gelado e acordar às 5 da manhã além, é claro, de comprar ouro e falar sobre estoicismo.

Engraçado que se você já estudou alguma coisa sobre estoicismo deveria ser o primeiro a cagar pra essa treta da tributação dos dividendos. Se você ler meia página de qualquer matéria que trate sobre o assunto tributação de dividendos verá que esse assunto não é novidade, já foi proposto zilhões de vezes no passado, verá que o Brasil é um dos poucos países que não tributa dividendos, verá que o governo está dando tiro para todos os lados em busca de aumentar a arrecadação, o fantasma da CPMF está aí também assombrando a todos (acredito que grande parte da galera que frequenta aqui ainda se lembra dela), etc. O que você, Pacato Cidadão da Silva, pode fazer para controlar isso? PORRA NENHUMA!!! Isso aí amiguinho, você não tem controle sobre absolutamente nada disso, então por que caralhos fica bravinho? Ligue o foda-se e faça aquilo que está ao seu alcance.

Ah, Corey, mas evitar investir em ativos que possam ser tributados está ao meu alcance. Será que isso é certo? Se os dividendos de ações e FIIs forem tributados obviamente o yield deles cairão, logo deixarão de ser interessantes e é melhor investir em outro lugar. Onde? Na renda fixa com juros decrescentes e que em breve deve chegar aos 5% o que se traduz em uma rentabilidade de 0,40% menos IR num TD Selic ou CDB 100%? Você acha que as ações e FIIs deixarão de ser interessantes devido à tributação? Acho que não.

Veja bem, sou um cara cagão pra caralho, que deixou de ganhar rios de dinheiro por ficar fora da renda variável simplesmente por não achar que tinha expertise o suficiente para entrar. Sou um Average Joe que mesmo tendo ganhado a vida como empreendedor, não consegue entender direito a complexidade envolvida em análise de balanços de empresas e isso sempre me afastou da bolsa. Mesmo eu, cagão que sou, sei que agora não dá mais pra se manter fora da renda variável e sei também que se você não quer jogar no nível hard brasileiro com sua total imprevisibilidade, deverá estudar maneiras de investir no exterior. É esse o caminho que estou seguindo. Quando os dividendos forem tributados (e digo QUANDO e não SE forem tributados) vou ficar puto da vida porque o governo como sempre jogará uma Scania de merda nas nossas cabeças porém a vida seguirá, com retorno inferior mas seguirá.

Pessoal, vamos deixar de ter Síndrome de Pitbull e achar que somos fodões, pontos fora da curva e que porque lemos A Bola de Neve somos capazes de superar o mercado, analisar relatórios com perfeição sendo que a maioria de nós nem consegue interpretar uma receita de bolo de fubá. Eu devo ser muito burro mesmo porque vejo analistas de internet o tempo todo discutindo sobre números de relatórios, como se fosse a coisa mais fácil do mundo para se interpretar. Acho que para Zé Ruela como eu e você se dar bem no mundo dos investimentos o caminho é um só: constância, cagar pra coisas intangíveis como valuation e coisas do tipo "se eu tivesse investido 5k em Magazine Luíza no passado hoje seria milionário", se achar viável pagar algum tipo acessoria ou casa de research para auxiliar o processo, não tentar reinventar a roda (já me fodi muito na vida por tentar saídas mirabolantes) e ver as notícias ruins de maneira racional.

Uma coisa importante é aprender com caras tipo Barsi e Buffett mas sem jamais esquecer que eles criaram fortuna numa época pré-internet onde informação era escassa e havia poucos players. Não me conformo quando nêgo que tem 50k de ações quer seguir estratégia de valuation porque o Buffett o faz. Caralho, o Buffett comprava 1 dólar por 50 cents quando não havia site informação ao investidor e as informações tinham que ser garimpadas e mesmo o Buffett parece estar um pouco perdido, vide o tamanho do caixa da Berkshire Hathaway e investidores azedos devido à isso. Brother, valuation não faz muito sentido, aportar com frequência faz. Obviamente que se você conseguir comprar mais barato, vai ajudar, mas ficar esperando fundos é burrice, cague nisso e siga a vida. Pare de querer fazer aquilo que poucos conseguem fazer e siga o caminho da média, você provavelmente terá retornos medianos o que já é muito bom.

Por hoje é isso, compartilhem suas opiniões sobre os chiliques da internet e sobre a treta da tributação dos dividendos. Grande abraço!

46 comentários:

  1. Também sempre fui cagão em investimentos. Na época da renda fixa mais forte investi em LCI, mas com a morte da RF somos praticamente obrigados a tentar outras coisas e a RV aparece como principal opção, já que imóveis tem barreira de entrada alta e muitas vezes ficam empacados.
    O duro é a especulação e a política e suas repercussões na RV. Uma verdadeira monetanha russa.
    Exemplo disso é disputa comercial EUA x China cada dia aparece uma noticia diferente, quando é boa é bolsa rumo aos 120k, quando é ruim é recessão mundial fodida e bolsa a 80k com sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito, não dá mais pra se manter de fora das ações e o passo a seguir é o exterior.

      Sou burrão e não consigo entender metade dessas notícias.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Tá ai uma coisa que não ligo, acho tributação complicado demais por isso não vendo meus fIIs nem mecho com ações , deveria ser tipo comprei vendeu deu lucro a corretora já separa o dinheiro e paga o governo TIPO irpf já sai direto no holerite.
    Esses últimos assisti vários videos sobre estoicismo,tem coisas realmente que não estão em nossa esfera de influencia mas tem outras coisas que estão numa área cinzenta, por exemplo politica maioria dos ativistas políticos são um zé ninguém sem influencia nenhuma ,mas vario zé ninguém tem força de influenciar varias ações do governo.
    Esse ponto no estoicismo que gera duvida o que realmente está sobre nossa influencia e o que não temos poder nenhum de mudar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece eu, minha primeira venda com lucro foi FVBI, fiz e paguei a Darf e agora estou me cagando qd for declarar o IR ano que vem e dar alguma merda.

      "everia ser tipo comprei vendeu deu lucro a corretora já separa o dinheiro e paga o governo TIPO irpf já sai direto no holerite." - tão simples! Se fosse assim o governo arrecadaria mais e os investidores estariam mais tranquilos. Pessoa física não deve tratar dessas tretas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Olá, Corey.

    Concordo contigo. Mudanças acontecem e não podemos fazer nada sobre essas coisas que não estão ao nosso alcance.
    Aportes constantes em renda variável em empresas boas vão garantir um bom dinheiro no futuro. o problema é que o pessoal é imediatista e faz cagadas, pois quer ficar rico rápido.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Cara, essa questão de tributação em qualquer nível é complicada. Creio que a tributação das FIIs, caso passe, será igual as das ações na bolsa.

    O bom investidor irá fazer uma análise de rentabilidade para ver se compensa ou não manter o investimento.

    Acho que no médio longo prazo isso será um tiro no pé, pois dependendo da rentabilidade, muitos investidores irão desistir e deixarão de alimentar esse tipo de investimento, o que irá prejudicar os investimentos das FIIs.

    Quanto ao Buffet, ele faz inúmeras doações para os institutos de caridade como forma de abater o imposto de renda norte americano, por lá a tributação é bem mais elevada do que por aqui.

    Quanto ao estoicismo e ligar o foda-se por não ter controle, eu não concordo muito, é verdade que não temos controle de muitas coisas, principalmente a naturais (chuva, sol, vento, terremotos, insetos, etc.), mas em muitas outras (sociais) podemos contribuir de alguma forma, vide a questão do impeachment da Dilma em 2016, é verdade que não temos controle da corrupção, mas se o pessoal não fizesse nada, não teríamos o afastamento e provavelmente estaríamos numa situação bem pior.

    Não concordo com a visão estóica de mundo, creio que ela leva a tendências depressivas, afinal, se nada podemos fazer, por qual motivo nos esforçamos?

    Por enquanto, é isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um tiro no pé e pode foder com um mercado muito promissor e não só isso, pode prejudicar a economia como um todo pq os FIIs são importantes para o crescimento.

      O problema com o estoicismo do jeito que vem sendo tratado principalmente por canais gringos no YT é o de sempre: extremismo. Tem gente que com certeza vai usar o estoicismo pra tirar o corpo fora de muitas situações. Particularmente eu pego algumas coisas que me servem e deixo as outras.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Ah ai concordo, investir no exterior. Não dá pra chamar essa gangorra brasileira de renda variável quando todos investidores do mundo fogem dos emergentes como diabo foge da cruz. Só este ano brasil perdeu mais de 20 bi em capital estrangeiro por que só maluco pra pensar em investir no BR. E ainda tem nego deixando todo seu patrimonio aqui. Não aprendem mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E ainda tem nego deixando todo seu patrimonio aqui. Não aprendem mesmo". Como está distribuído o seu patrimônio?

      Excluir
  6. O problema da FII é ficar recebendo cartinha toda hora, e assim como ações a dor de cabeça que é o imposto de renda, se fosse tudo automático igual renda fixa, não pensaria duas vezes em aportar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para quem compra e mantém os FII não tem dificuldade alguma com IR.
      Faço o meu em meia hora. Tenho 20 FIIs, TD, ações, PPÇ etc.

      Excluir
    2. Verdade. Quem sabe a reforma tributaria nao resolve essa pendenga e facilita a vida de quem quer investir em RV e FII

      Excluir
    3. preencher declaração de IR pra renda variável é um saco mesmo. o anônimo das 10:06 faz em meia-hora... meia-hora por dia, desde o primeiro dia até o dia da entrega, isso sim.

      Excluir
    4. As cartinhas são um porre mesmo mas estão longe de serem probelmas.

      Ano que vem provavelmente vou procurar um contador especialista em investimentos. Tem coisa que não quero fazer sozinho e prefiro pagar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, se os dividendos ficarem pouco atrativos as empresas do Brasil farão como nos EUA, reduzindo yield e aumentando geração de valor ao acionista através de programas de recompra.

    Isso naturalmente pras empresas que dão algum valor ao minoritário.

    Essa histeria da tributação de dividendos parece o pânico de não investir em FII porque se acontecer algum desastre o cotista pode ser chamado a aportar mais do que o investido. O pessoal acha que tem 1k em cota de FII e vai precisar aportar 1MM...

    Abraços,

    IOTR

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que provavelmente vai acontecer, mas isso atrapalha quem gosta de ver um fluxo de caixa previsível e não se desfazer de papéis.

      Acho que a maioria pensa que fator de risco é somente queda de cotação.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Acho que não precisa ser fodão pra bater o mercado.

    Faz assim: vê o que tem no índice Bovespa. Abre qualquer site que compila balanços (por exemplo, Eduardo Cavalcanti, occeans 14 etc). Compra todas as ações do índice exceto aquelas de empresas que dão prejuizos sempre.

    Não vai ser o buffet, mas a chance de bater o índice é boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é boa e faz sentido mas quem disse que o objetivo tem que ser sempre bater índice? Tem gente que, por exemplo, pode se contentar em ter papéis que paguem gordos dividendos mesmo que não batam índice.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Quem é Buffet?
    Quem é Barsi?
    To cagando...

    MSL.

    ResponderExcluir
  10. Eu penso que quando a tal tributação surgir os papeis irão desabar na mesma proporção para chegar ao mesmo DY ou perto disso. Por essa razão tenho diminuido e muito a percentuagem em fiis e na hora H teremos uma boa oportunidade de compras desses ativos ....my 2 cents

    ResponderExcluir
  11. Não sei se vc viu Corey, mas mesmo na Renda Fixa, Paulo Guedes está querendo tributar LCI/LCA, únicos da RF isentos de IR. Tão fechando o cerco mesmo pra tapar os buracos onde tão entrando água desse titanic naufragando chamado Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi, mas o Guedes é uma metralhadora que atira para todos os lados esperando atingir alguma coisa.

      Excluir
  12. "sou somente um Zé Ninguém falando merda na internet" Zé Ninguém sou eu !! rsrs você é o Corey !! kkkk

    ResponderExcluir
  13. show Corey . realidade nua e crua . Parabens.

    ResponderExcluir
  14. "provavelmente as mesmas pessoas que adotam outras modinhas da vez como tomar banho gelado e acordar às 5 da manhã além, é claro, de comprar ouro e falar sobre estoicismo." Pow Corey, eu estou nessa de tomar banho frio tem mais de ano =[
    Mas é bom mesmo, não é marmota não, recomendo =D

    Quanto aos chiliques, eu que sou novato nos investimentos já cansei de ver esses espertões (na blogosfera tem um monte) dando a receita de bolo pra tudo quanto é especulação. Uma coisa que eu notei foi que entra governo e sai governo e tem gente enricando, ganhando muito dinheiro porque foi na onda certa. Agora recentemente, mesmo no auge da crise no Brasil os caras tiveram ganhos espetaculares com bitcoin. Já quem demorou a pegar o bonde da manada acabou perdendo muita grana. O negócio é parar de reclamar e estudar pra fazer as coisas direitinho, e claro ter coragem pra agir e inteligência pra gerenciar os riscos.

    Quanto a tributação, é óbvio que o investidor mediano deve ser o último a se preocupar com esse ruído do "pode", porque esse disco é velho e todo ano se fala nessa possível taxação. É um exercício de lógica, se a gente só compra LCI justamente porque é isenta de IR, quando deixar de ser compraremos outra coisa, é muito simples, ninguém vai sair perdendo e nem ganhando, porque como vai diminuir a compra desses ativos nem o próprio governo ganha.

    No caso dos FIIs o caso é mais complexo porque pode haver desvalorização das cotas, então é importante antecipar esse movimento para não perder valor. O Diego R. comentou que também é possível esperar o valor cair e adquirir mais cotas, outra estratégia válida. Já nas ações eu também acredito que não vai mudar muita coisa, pois como você disse, onde raios as pessoas vão alocar seu capital? Num CDB ou tesouro selic? Nada disso, jovens. Keep calm and invest on.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo as vantagens de tomar banho gelado e acordar cedo mas o que mata são as modinhas, nêgo faz isso uma semana e sai vomitando que sua vida mudou e que agora é o rei da eficiência. Me poupe.

      O que vc disse sobre gente ganhando dinheiro independentemente de governo ou crise é a mais pura verdade. Quando a blogosfera começou a moda era dizer que havia bolha imobiliária. Ok, os preços estacionaram e alguns recuaram mas nada de bolha, enquanto isso muita gente fez a vida com imóveis.

      Tudo é um exercício de lógica e não se deixar influenciar por achismos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Excelente post, realmente tem hora que cansa esse chilique todo, a moda agora é investir fora do Brasil com o dólar batendo em R$4,15... sério que vc vai mandar dinheiro para fora justo agora que a economia do país deu uma reagida (de leve) e a especulação cambial está no topo? Não tem jeito, se o Brasil afundar quem acreditou e investiu aqui será chamado de otário, mas se o Brasil voltar a crescer quem acreditou e investiu aqui será chamado visionário... só o futuro dirá.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  16. Pois é Corey, você falou do chilique e do acordar às 5 da manhã:

    Agora na blogosfera tem um novo blogueiro hipster que intercala sua identidade de rentista com progressista. Adora as benesses do capitalismo, mas apoia ideias e grupos contrários a ele. É o típico socialista de iPhone.

    Acho que é preciso sim ter bom senso, a sociedade capitalista tem muitos defeitos e desigualdades que precisam ser minorados, além de nosso país está cheio de fanáticos de um presidente inadequado, mas também é hipocrisia ter milhares de reais em contas bancárias e dizer que é uma vítima do establishment.

    Mas, em relação ao assunto do post, penso o mesmo, ninguém sabe de tudo o tempo todo, é impossível você ler uma dezena de livros sobre finanças e querer ditar regra, até Warren Buffet já deve ter passado por seus momentos de dúvida e aflição, mas claro que ele não externou isso.

    É uma realidade impactante, mas o mercado financeiro não é uma modinha, não adianta reinventar a roda. Mas como nossa sociedade hoje adora uma modinha, fica amendrontada.

    ResponderExcluir
  17. Não lembro exatamente onde que ouvi mas era algo relacionado com "se você não pode controlar algo, por que está gastando energia com isso? simplesmente siga em frente". Penso que se algo passar a ser tributado, simplesmente irão repassar para o cliente final e no final da conta deve ficar no elas por elas..

    ResponderExcluir
  18. Fala Corey!

    Cara, quando entram nesse assunto me dá até preguiça de tentar explicar algo. Quem está preocupado com isso é porque merece mesmo.

    By The way, vi que meu blog não está relacionado na sua lista. Poderia relacionar o blog e o site de investimentos no exterior?

    Www.bomilhao.com
    Www.comoinvestirnoexterior.com

    Abraço camarada.

    ResponderExcluir
  19. Pois é Corey,


    Acredito que a Renda Fixa continuará nesse patamar, com tendência para a queda na rentabilidade. As contas do governo não param de crescer e a população está ficando mais velha. Eu vou investir em qualquer coisa que envolva terceira idade, é um grupo com mercado promissor.
    Renda fixa enfim vai se tornar algo para proteger a inflação, e não para enriquecer.
    Quanto aos dividendos, não acho nada assustador a tributação, o Brasil não tributar é uma exceção, não uma regra. Se fosse assim, dividendos só existiriam no Brasil.

    ResponderExcluir
  20. Corey

    Cada caso é um caso
    Hipoteticamente um cara c mais de 50 milhões em renda fixa no Brasil , Lci ou lca
    Que não vive disso é ainda aporta 150 mil por mês
    Acha q ele está errado em ter aversão ao risco e seguir a estratégia conservadora dele dos últimos 10 anos ???

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  22. olha só, fazia muuuito tempo que nao passava por aqui, muito tempo mesmo, aí me deu 5 min e lembrei do seu blog. Vc se mudou, que legal! Tb larguei o Brasil, ha quase 2 anos, vi que tem passado por um momento down, é normal viu? Não é facil deixar tudo que construimos e iniciar do zero, logo tera uma rede de amigos em Portugal e as coisas vao se acertando, mas é importante tentar se encaixar na comunidade local, isso ajuda demais
    Boa sorte na nova vida :)
    beijão

    ResponderExcluir
  23. Grande Corey,

    Depois de ficar 4 anos de lado na bovespa apesar de aportes cavalares, vendo rendimentos e dividendos pífios, resolvi sair da bolsa pra empreender como vc bem sabe. Cada um sabe onde aperta o calo. No meu caso eu tinha mais de 1 milhao investido e tinha mês que recebia 1500 reais de dividendos e ainda via o valor da carteira cair, é ridículo.

    O Brasil vive uma euforia com a bolsa nos 100k agora, tá todo mundo muito otimista e feliz. Quero ver qnd vier o urso louco se todo mundo vai continuar falando em bolsa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. No início do ano um grande amigo me chamou para explicar sobre FII achando que eu não conhecia. Mostrou gráficos e vários sites.

    fiz de conta que não conhecia e iria estudar melhor o assunto, pois até então só investia em CDB com liquidez diária.

    O que fiz: Comprei mais uma casa velha, derrubei, encomendei projetos arquitetônicos e estrutural, (Elétrico e Hidráulico eu mesmo faço com programas baratinhos).

    A construção está indo de vendo em poupa e em breve faço um post atualizando o andamento.

    Resumindo: Continuo investindo onde tenho domínio do fato, tenho lucro e baixíssima dor de cabeça.

    Fiz um outro negócio imobiliário que foi 10!

    2019 inciei investindo forte e movimentando a economia local.;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VdA!

      Bom te ver por aqui, volte com seu blog!

      Vc é um cara que tem culhão pra mexer com imóveis e da maneira que costuma fazer é realmente muito rentável, como já te disse algumas vezes seu modelo de negócio é simples e eficiente, é algo que penso em copiar caso volte para o Brasil.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  25. É Corey, não tem pra onde correr, depósitos e saques em dinheiro, além das transações eletrônicas serão tributadas pela nova CPMF:

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/09/10/governo-apresenta-proposta-de-imposto-sobre-movimentacao-financeira.ghtml

    ResponderExcluir
  26. Valeu Corey. Penso um dia conhecer Portugal. Tenho muita vontade de viver na Europa, mas acho complicado cuidar de tudo a distância, pois acredito que a chave do sucesso seja meu tino pra isso. Com outra pessoa pode dar problema.

    E vender tudo acho complicado.

    Como falei no blog do Vitinho. Penso em me "aposentar" no ano que vem. Morar numa área nobre bem centralizada para não ter mais carro próprio estudo ano fazer uma grande viagem para fora do país.

    ResponderExcluir
  27. Corey, visitando seu blog pela primeira vez. Excelente conteúdo e seu texto muito bom. Parabéns!

    Seguimos em frente apesar das tormentas!

    ResponderExcluir
  28. Acredito que mesmo taxando os dividendos (coisa dificil de acontecer dado que se caracterizaria dupla tributação), a RV ainda valerá a pena! No longo prazo é sempre a melhor opção!

    Aproveitando, Eu sou o Riquinho, voltei à postar (e agora com a força toda), mas mudei o nome do blog para Tubarão Investidor. Como sempre, você está no meu blogroll.
    Se puder atualizar meu site no seu blogroll eu agradeço!

    #TubarãoInvestidor #NãoSouSardinha #Rumoaomilhão

    Blog - www.tubaraoinvestidor.wordpress.com
    Instagram - @tubaraoinvestidor
    Twitter- @tubaraoinvest

    ResponderExcluir
  29. Fala grande Corey.
    Eu sou outro que estou de saco cheio de mimimi.
    E você falou TUDO sobre esse lance de ouro, estoicismo.. E as modas da internet. É f%#, viu?! A manada vai toda no pacote...
    Sobre a treta da tributação, uma hora isso vai acontecer.
    Mas não vou mudar minha estratégia. Vamos em frente.

    Depois dá uma moral aí do blog na blogroll, o seu já está por lá =)

    Grande abraço.

    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.