terça-feira, 2 de outubro de 2018

Receitas e Despesas Setembro/2018


Esse mês decidi desmembrar a renda da Bia entre ordenado proveniente do trabalho e os extras que ela faz, assim dá pra visualizar melhor. Lembrando que o ordenado dela contempla os duodécimos referentes ao subsídio de natal e de férias (em PT-BR, o salário inclui 1/12 do 13º e das férias, algo que a legislação portuguesa permite), já o meu não, é só o ordenado do mês mesmo. Fiz algumas horas extras mais eficientes (à noite e de fim de semana) o que me levou à um rendimento melhor.

As despesas foram dentro do esperado, tirando uma manutenção no carro no valor de € 90,00 que contempla troca de velas e cabos de velas e sua respectiva mão de obra. Em outubro o bicho vai pegar porque tenho uma viagem programada onde gastarei com aluguel de carro e Airbnb, sem contar dentista que com certeza não escaparei. Ando gastando "muito" dinheiro com restaurante e combustível e isso continuará assim: comer e viajar são praticamente nosso lazer, não há porque diminuir isso, pelo contrário. 

Continuo com preguiça de escrever e acompanhar a blogosfera, sem previsão de volta às postagens habituais. Bia e principalmente eu estamos numa fase bem complicada da adaptação, acabei por subvalorizar isso e estou quebrando a cara, ando com saudade até do trânsito de São Paulo, rsrs! Dizem que após o primeiro ano isso passa, vamos ver...

Bom outubro à todos e àqueles que estão no Brasil: 17.

35 comentários:

  1. O candidato mais preparado pra assumir o Brasil é Henrique Meirelles. Articulado, experiente.

    Bolsonaro não tem o preparo que Meirelles têm. Vai ter a chance dele, porque provavelmente vai ganhar. Henrique infelizmente é voto perdido, não ganha.

    Então vai de Bolsonaro mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Por que você não investiu em NANO em maio de 2017? 400 reais seriam suficientes pra você chegar em janeiro desse ano com 4 milhões de reais, vendendo as moedas.

    Você poderia ter vendido antes, por 20 dólares, ainda sim teria mais de 2 milhões.

    A moeda valia menos de 1 centavo a bateu 34 dólares. Incrível.

    E você podia muito bem ter colocado uns mil reais. 10 milhões de lucro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não investiu por que esqueceu de ligar bola de cristal dele.

      Excluir
  3. Tenta entrar no grupo do Visto D7 no facebook.
    Tem muita gente boa já em Portugal (ia escrever a sigla do Partido das Trevas e resolvi apagar) que se reúne em diversas regiões do país.
    Deve ser bom para fazer boas amizades.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma irresponsabilidade você não investir em bitcoin em 2010. Não adianta falar que não conhecia ou que não acreditava.

    As duas coisas demonstram ignorância. Iria morrer se investisse 100 dólares?

    Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais sem noção o seu comentário! Suponho que você seja do comentário anterior sobre a nano. Primeiro que criptomoeda é especulação, não um investimento, pegue um dicionário e veja o significado das duas coisas.
      Segundo, o dinheiro é dele, ele faz oque quiser. Se ele quiser queimar a nota o problema é dele, não seu. Você deve ficar sonhando em ter comprado nano e/ou bitcoin e não o fez e agora está querendo falar dos outros ? Que coisa mais chata. Eu me arrependo um pouco de não ter comprado uns bitcoins em 2012, mas advinha só ? Isso é problema MEU.

      Com esse tipo de comentário eu duvido que isso que falarei funcione, mas tenho que falar: TOME NOÇÃO DO RIDÍCULO.

      Desculpa Corey, fiquei incomodada com um comentário tão sem noção.

      Excluir
    2. As duas são sem noção. Se incomodar por um troll. Olha a que nível esses macacos chegam.

      Excluir
  5. Corey aguente firme a barra aí.
    Aqui no BR estão matando gente igual à gato.
    Se o PT ou o Ciro levar isso aqui no segundo turno você nunca mais vai querer voltar, vai ficar ainda mais caótico do que já é.

    Se o Bolsoestado ganhar, talvez ele faça umas reformas acanhadas e com muita resistência, o país vai ter uma sobrevida de uns 6 anos.

    Procurem fazer algum hobby, entrar num clube, fazer um esporte, uma academia, aula de remo, de vela, qualquer coisa pra preencher o dia e que seja prazerosa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal, esses 6 anos de sobrevida pode ser uma janela de oportunidade pra muita gente, sem querer peguei a janela do PT e me dei bem.

      Excluir
    2. É Corey, mas aquela época era a da festa, Lula surfou na onda dos comodities e da China, o crédito farto e barato por aqui imperava, todo mundo consumia bem, mas no geral estavam fazendo dívidas. Agora que a situação fiscal tá apertada, 50% das PJs estão negativadas e 60% dos brasileiros estão endividados. O cenário tá bem pior do que em 2005-2010. Claro que se quiser empreender e com uma idéia boa dá pra lucrar com algo sim. Abraço!

      Excluir
  6. Já estão com um salário legal quase 1000 euros (4500 reais) cada um!

    O dinheiro que sobra também já é uma boa quantia 462 euros (2100 reias), e ainda dá para almoçar em restaurantes!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  7. Se viagem e comida é oque te deixa feliz não tem porque diminuir, a IF serve para nos proporcionar felicidade. Acredito que é importante se preocupar com o budget e manter a IF, porém se está dentro do que se pode pagar não tem porque não o fazer, afinal tempo é a única coisa que não podemos ter de volta e eu não quero ter uma vida de arrependimento por não ter feito coisas em minha velhice.

    ResponderExcluir
  8. Quando estive em Portugal minha saudade se manifestava em forma de comida: nunca desejei tanto pastel de feira. Fica mais um tempo aí, se o coração de vocês preferirem o Brasil, então voltem. Com certeza virão mais maduros e com uma visão mais abrangente das coisas. Ter estado fora do país me deixou bem melhor como pessoa, encaro nossos problemas como algo intrínseco ao país e não acho mais que somos o pior lugar do planeta. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Corey..qual a dificuldade de adaptação??Morei por 3 meses em Londres e cheguei a uma conclusão que para morar fora do Bostil precisamos ter um motivo MUITO importante. Afinal temos uma vida de classe média...e boa na medida do possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão complexo que nem sei te responder. Sim, pra quem tem uma vida de classe média no Brasil acaba sendo mais complicado pq bem ou mal temos uma boa qualidade de vida, pra quem vive fudido é mais fácil.

      Excluir
  10. Ta apertada a coisa ai hein corey! Volta pro BR agora com Bolsonaro isso aqui vai virar EUA !

    ResponderExcluir
  11. Corey, o que você anda lendo?

    anda praticando atividade física?

    como tem cuidado com a alimentação?

    como vai a saúde?

    abç!

    p.s.: Estou com endereço novo, já está adicionado amigo.

    https://acervost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Me responde ai, é possível se mudar pra Europa com 6 mil euros? Paga os custos iniciais até achar emprego?

    Falaram pra mim que 6 mil euros mal paga a passagem kkkk e que só devo ir quando juntar 1 milhão de euros. Vai entender.

    ResponderExcluir
  13. Como vc deixou no ar os motivos da dificuldade vou arriscar deixar o meu palpite também. Será que não é o emprego? Coma já comentei em um post no meu blog tomei a liberdade de usar vc como um exemplo de barista FIRE, ou seja tem grana suficiente para se dar ao luxo de poder trabalhar em um emprego mais simples e menos estressante. Vai ver que vc e sua esposa não estão curtindo esse emprego aí...

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas esse é um dos motivos. Ter um emprego simples é muito legal num primeiro momento, mas logo se torna um problema, a brincadeira perde a graça. Isso é algo que poucas pessoas passam e por isso ficam romantizando "após a IF serei caixa de super-mercado só pra ter algo pra fazer e ganhar uns trocos", porém se vc atingiu a IF cedo é sinal que não é simplesmente um cara comum, com toda certeza tem um diferencial intelectual e esse emprego "divertido" logo se torna chato por não ter onde utilizar seu potencial. É isso que estou passando hoje. Como mudarei? Ainda não sei...

      Grande abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Puta que o pariu



      Corey, agora vc falou tudo!

      Óbvio que vc não vai se lembrar, mas teve um post ai que eu disse que logo vc se cansaria de ser empregado em sub empregos, não que haja algo errado em ter um sub emprego, mas é claro exatamente pelos motivos que vc citou ai.

      Parabens brilhante explanação!

      Abçs

      Excluir
  14. Recebi duas propostas para trabalhar em Portugal, a primeira não quis continuar a conversa, nessa segunda estou pensando com carinho, gostaria de trocar ideias com outros que fizeram tal jornada.
    Passo a companhar o blog agora que criei o meu principalmente hehe, abraços

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Corey, tudo certo?

    Cara, mudando um pouco de assunto, e falando sobre empreendedorismo.

    Quando você tinha as lojas, você estipulava um salário para si, de cada uma delas?

    Tenho um amigo que tem 2 lojas, e ao fazer o investimento para abertura delas, ele pensou: Vou ter um pró-labore de R$3.000,00 de cada loja, independente se ela apresentar números excelentes, é ganho apenas um salário fixo.


    Será que as grandes redes fazem isso? Tipo um Abílio Diniz (É que hoje ele já está em outro nível), mas quando ele estava começando a abrir as lojas, será que o pensamento dele era assim? "Estou abrindo 5 hipermercados, e vou tirar um pró-labore de 50k de cada um deles.

    Pois algo que me chama atenção, principalmente nos anúncios de comércios a venda, é que eles anunciam o lucro líquido do estabelecimento, mas será que já é o valor descontado do pró-labore dos sócios?

    É um tema interessante, pois a filosofia de fazer sobrar dinheiro é difícil, e pode tonar o proprietário muito perfeccionista e mesquinho, pois tem que ter lucro líquido, e caso tenha qualquer tipo de prejuízo, pode ficar aborrecido.

    Mas as vezes se embutir um pró-labore por loja, tudo se torna mais fácil, pois meio que foda-se o resultado, o importante é a loja conseguir pagar todos os custos, e o pró-labore, e "foda-se" o lucro líquido.

    Entendeu mais ou menos meu raciocínio?

    Abraços


    Att,
    Pretoriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretoriano, no meu caso eu fazia um "pool", ou seja, pagava as despesas de cada loja com o dinheiro de cada uma e o que sobrasse juntava num bolo só, aí tirava meu pro labore.

      A verdade é que 90% dos comerciantes sequer tem controle do que entra e sai, que dirá ter um controle mais severo disso...

      Nesses anúncios com certeza o lucro líquido refere-se ao líquido antes do pro labore, até pq a maioria das pessoas considera que todo lucro líquido é pró labore. Depois não sabem pq se enrolam.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Corey, e agora falando sobre a saudade do Brasil..

    A mente do ser humano é incrível, ela te faz esquecer as coisas ruins, e faz tempos antigos parecerem legais..

    Não que sua vida aqui não fosse legal, mas a mente faz você apagar os momentos ruins..

    Temos que cuidar com isso, pois uma vez que você pise aqui de novo, vai ficar uns dias, e logo vai pensar: É isso mesmo? Novela, futebol, trânsito infernal, ruas barulhentas, gente ignorante, serviços públicos péssimos...O que estou fazendo aqui?

    Agora, nada como você ter a IF, e em vez de morar fixo em Portugal, vá passar uns meses em cada país, Europa, EUA, Ásia, Brasil, e ficar repetindo isso.

    É que você optou por querer criar raízes em outro país..

    Viajar é bom, mas a melhor parte é quando a gente chega em casa.

    Mas o melhor de tudo é saber que a gente tem uma "casa", e talvez seja por isso que você está se sentindo um estranho no ninho, pois sua casa nesse sentido é o Brasil.

    Então talvez seja mais válido você viajar "morando no Brasil", assim você enganaria sua mente, pois quando batesse a saudade, você saberia que logo poderia voltar caso quisesse.


    Abraços


    Att,
    Pretoriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas o melhor de tudo é saber que a gente tem uma "casa", e talvez seja por isso que você está se sentindo um estranho no ninho, pois sua casa nesse sentido é o Brasil." - é bem isso mesmo!!!

      Excluir
    2. Corey, se me permite dar um pitaco:

      O valor que sobra da empresa - chamado de lucro liquido, normalmente é distribuído entre os sócios na modalidade chamada "distribuição de lucros".

      A maioria dos empresários faz isso pois não precisa pagar tributos em cima da distribuição de lucros, ao contrário do pró-labore (no pró-labore se paga INSS e outros tributos).

      Por isso, a maioria coloca um pró-labore baixo (1 salário) e a retirada grande faz por meio de distribuição de lucros.

      Abc.

      Excluir
    3. Em teoria sim, na prática nêgo tira o dinheiro, não faz nem pro labore nem distribuição de lucros. Aliás poucos comerciantes sabem o que significa essas coisas.

      Excluir
  17. Bons valores :)
    Analiso que vais/vão vivendo "bem" e na descontra por terras lusas, é bom sinal :D

    Boa continuação

    ResponderExcluir
  18. Cadê vc Corey? Não desiste de postar por favor

    ResponderExcluir
  19. Corey, você tem alguma experiência com conta offshore? Faz um post pra gente! Estou pensando há algum tempo sobre isso, e agora com o milico evangélico, é chegada a hora.

    ResponderExcluir
  20. "Estou conseguindo lidar melhor com os curto-circuitos cerebrais, caí na real que é assim mesmo e que não preciso necessariamente ter uma ação perante às ideias e coisas que passam pela minha cabeça." Melhor coisa q vc fez kkk, não tenho nem o q complementar por agora. Tem um blog chamado "mto além da mente" me ajudou mto, acho q pode ajudar vcs tbm.
    Tenho uma ideia mto fácil de ser recusada. Que tal a Bia postar 1 texto?
    forte abraço, te acompanho há mto tempo, não há filme ou série que eu goste mais do que a vida do corey investidor.
    forte abraço

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.