segunda-feira, 4 de junho de 2018

O Fim do Grande Projeto? Mais ou menos...

Sei que devo satisfação aos meus leitores, estou alardeando, estilo João Kleber, uma porra de Grande Projeto que mais parece metrô do ABC de São Paulo, nunca sai.

Esse post não é sobre o tal grande projeto mas sim como parte dele acabou degringolando completamente e foi abandonado pelo bem da humanidade.

Uma das coisas envolvidas nesse tal projeto seria o lançamento de um blog profissional, com domínio próprio, criação em Wordpress e os cacete todo que um blog profissional tem direito. Devo nesse momento agradecer a ajuda do VdC que deu umas dicas importantes para me ajudar a concretizar o tal site. Planejei o blog, acabei atrasando a execução por motivos pessoais mas enfim chegou a hora de fazer saporra funcionar...

Assisti trocentos vídeos sobre Wordpress e mesmo achando que fazer uma neurocirurgia deve ser menos complexo que construir um site, acabei tocando o projeto. Ignorando meu feeling comprei o domínio e a hospedagem, instalei o tal WP e fui à guerra.

Achei um template minimalista, bem minha cara. O intuito era fazer o blog o mais simples possível, sem firulas, sem poluição visual e dificuldades de navegação que grande parte dos sites atuais possui (penso que as pessoas querem enfeitar demais e acabam por cagar na navegabilidade dos sites). Instalei plug-ins, configurei widgets e já estava me achando um expert em WP quando consegui colocar uma tela brega de coming soon:

Tá, eu sei, isso é brega, mas até que foi divertido
Nesse momento grande parte dos leitores devem estar dando risada, afinal fazer um site é algo quase que natural para muitos de vocês. Sei que grande parte dos leitores são da área de informática e que configurar sasporra é mamão com açúcar. Porém considere que sou uma pessoa xucra nesse aspecto. Mesmo com 30 e tantos anos de idade, fui ter meu primeiro email em 2003, não vejo graça nessas piadinhas de internet discada simplesmente porque mal usei isso, comprei meu primeiro computador em 2006 e embora me vire extremamente bem com computadores, estou longe de ser um expert.

Encontrei grandes dificuldades na formatação do site, calculo que entre vídeos que assisti, sites que li e o trabalho que realizei no site em si foram cerca de 100 horas investidas nesse projeto, que no fim das contas até que não ficou ruim:


Na tentativa de criar um site leve e próximo do padrão blogger, fiz questão de incluir um blogroll, ferramenta que acho de extrema importância em qualquer blog, não só de finanças. É através do blogroll que conhecemos outros blogs, e através do blogroll desses outros blogs conhecemos outros e assim vai... Conhecimento se propaga exponencialmente. Na nossa comunidade de finanças então, o blogroll é maravilhoso, leva à sites excelentes. Pois bem, a criação do tal blogroll no WP é algo bizarramente difícil (assim como tudo no WP), requer trocentas instalações, lançamento dos links na mão e no fim das contas não conta com uma ferramenta básica e indispensável: colocar os sites do blogroll organizados por data de postagem, Vai tomar no cu Wordpress, você quer me foder ou o quê?!?!

Se não bastasse a novela blogroll também tive muita dificuldade com algo fundamental e talvez a razão de "Wordpressiar" um site: monetização. Puta que o pariu, como é difícil colocar códigos de Adsense, as ferramentas automáticas não funcionam direito e os anúncios não aparecem.

Desisti.

Não quero mais brincar com isso. O blog sempre foi fonte de prazer na minha vida, através dele nesses últimos 6 anos conheci muita história legal, pessoas interessantes e adquiri uma carga preciosíssima de conhecimento. Cheguei à conclusão que profissionalizar é um grande erro, meu blog deve permanecer amadorzão mesmo, grande parte dos sites que acompanham são extremamente toscos e amadores, porém o conteúdo é muito bom. Vejo isso no YouTube também, há canais que o cara só se preocupa em ter a câmera mais foda, com o melhor microfone e edições rebuscadas porém o conteúdo é uma bosta, por outro lado há pessoas que gravam com a câmera frontal do celular e arrebentam na qualidade de informação. Prefiro ser feio e útil que perder tempo e passar raiva pra fazer um site rebuscado em busca de alguns trocados.

O Blog do Corey continuará sendo o mesmo de sempre. A plataforma do Blogger permite ter um site de maneira simples, sem frescuras, de graça e ainda por cima remunera umas moedinhas pelo Adsense, o que mais eu preciso?

(Aguarde updates do Grande Projeto, essa merda de profissionalização também atrapalhou isso)

O Corey voltou, abraço a todos!


63 comentários:

  1. Corey, me tira uma dúvida: Um boleto de 290,00 cuja multa é de 5,80 após vencimento, possuí mora de 0,47 centavos por dia,
    ao final de 23 dias de atraso, qual o valor que deverá ser pago?

    290+5,80 da multa= 295,80
    0,47 centavo de mora*23 dias de atraso= 10,81

    295,80+10,81= 306,61. Seria esse o valor?

    ResponderExcluir
  2. Corey, estou passando vergonha. Estou com pouco mais de 40k hoje.

    Enquanto isso, 80% dos brasileiros tem mais de 500 mil reais em patrimônio, contando imóveis próprios, já quitados.

    Pega ai jogadores de futebol, atrizes de novela, you tubers, todo mundo nadando em dinheiro, multimilionários em pouquíssimo tempo.

    Me esforço pra passar essa vergonha como investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk esse mano continua comentando nos blogs da vida.

      Deve ser alguma brincadeira interna, não é possível.

      Excluir
    2. "Enquanto isso, 80% dos brasileiros tem mais de 500 mil reais em patrimônio, contando imóveis próprios, já quitado"

      Mermão, perdi alguma coisa do teu comentário??? Tu tá falando sério ou tá zoando? Se tiver falando sério, onde que fica esse Brasil com 80% de brasileiros com mais de R$ 500k de patrimônio? Vou pra lá agora. O salário médio por aqui é R$ 1,2k, com coeficiente de gini uma porcaria e uma galerona que zera na redação do ENEM e não sabe a tabuada de 2, mas todo dia aparece um educador/filósofo/sociólogo ou qualquer outra coisa assim que quer fazer a mesma turma que zera a redação do ENEM e não sabe a tabuada de 2 estudar Hegel, Hume, Kant... pra ter "cosmovisão". Em um País de "Minha Casa, Minha Vida" tudo entregue já detonado, onde estão esses 80% de brasileiros nessas condições. O patrimônio, se muito, é um televisão dividida em 842.576 vezes pra assistir a Copa na TV nova (e um IPhone XKG Plus adquirido do mesmo jeito).

      Excluir
    3. Esse aí é um malucão que de vez em quando dá as caras por aqui. Rezo pra ser zoeira...

      Excluir
  3. E ai corei, bem vindo de volta. Acha que é melhor arrumar namorada quando o cara tiver uma certa quantia em patrimônio?

    Antes dos 100k realmente fica difícil arrumar namorada. Não se tem renda passiva suficiente, não que ele será usada pra namoro, mas é um parâmetro de tranquilidade.

    Só se o cara ganhar 10 mil por mês, ai chega rapidinho numa quantia de 500k por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor bater punheta até a morte!

      Excluir
    2. Existe gp pra que? Pra bonito?

      Excluir
  4. Já passou da hora de vc fazer um concurso cultural no blog. Premie a melhor resposta com um celular, notebook, relógio, tênis, valor em dinheiro.

    6 anos nas costas de blog e ainda não fez isso.

    Perdoe me a dureza, mas isso já é acomodação/incompetência.

    ResponderExcluir
  5. What do you really want out of life? What things make life most worth living?

    ResponderExcluir
  6. Cara, se tivéssemos investido em bitcoin em 2008, imagina o quando teríamos em 2017.

    Por isso que a vida não tem graça se não pudermos controlar o tempo.

    Quem diz o contrário, não é racional e sim emocional.

    Voltar no passado e avançar no futuro e depois voltar, ir, voltar, assim pela eternidade.

    Vidas medíocres.

    ResponderExcluir
  7. Não aja como um radical/burro, contrate um cara especialista para te ajudar. Como você quer tudo muito simples, não vai lhe custar mais que 300 mangos. Lado a lado o cara e você, basta marcar em um lugar com wifi e já era.

    Um blogdocorey.com na plataforma WP ficaria show, o mundo avança...

    Rapidamente fica operacional, esqueça essa merd$#@# de Adsense para monetizar, só quem ganha com isso é quem produz conteúdo de massa(pornozão, filmes, imbecilidades gerais, etc).

    Criei uma página de Crowdfunding...sei lá, sem mendigagem, com o nome: ajude a manter esse espaço no online. Muitos leitores seus são cativos, eu pagaria tranquilamente 10 conto, para ler seus escritos, sem pressão alguma por geração de conteúdo.

    O MMM fez isso, depois mudou, depois "desmonetizou" geral...

    Abraço,
    FIRE de Herança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí que o anon falou. Na verdade, eu acho que as coisas mais chatas na criação de um site WP é comprar domínio e configurar hospedagem. O site em si é só você pegar um layout grátis ou pago, instalar uns widgets e deu.

      Paga 300 temers pra um sobrinho da vida e ta resolvido. Eu mesmo criei um site em WP do zero e bem minimalista, caso queira conferir é www.documentosecertidoes.com

      Excluir
    2. "O site em si é só você pegar um layout grátis ou pago, instalar uns widgets e deu."

      Pra um Nerd isso é extremamente fácil, pra um burrão de tecnologia é ciência de foguetes.

      Excluir
  8. Fala corey, verdade que se uma pessoa morrer e deixar dividias, os sucessores só podem pagar com aquilo que receberem de herança?

    ResponderExcluir
  9. bom, continuarei acompanhando, independente do endereço.

    gostaria de ver postagens de 2012 reeditadas, pois acho que seria interessante você comentar sua própria postagem depois de 6 anos.

    Isso também manteria o blog ativo sem consumir tanto do seu tempo.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Scant, a ideia de revisitar os posts é excelente, acho que adotarei.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Corey a questão é simples, você é um cara simples e dificilmente vai ter paciência pra lidar com coisas cheias de detalhes e afins.

    Faça da forma que você achar melhor, o importante é o conteúdo e as reflexões por ele provocadas como você mesmo disse.
    A blogsfera de uns meses pra cá está em baixa, muitos blogs semi abandonados e sempre houve falta de blogueiros empreendedores de fato e não teóricos.
    Nesse sentido seu blog ainda pode ser muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive afastado da blogosfera porém percebi isso ao voltar, que ficou devagar esses tempos... Mas isso aqui é cíclico mesmo, logo bomba novamente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Olá, Corey.

    Eu rolei de rir com essa história.

    Ter um blog profissional não é fácil. Exigente muito trabalho e consome muito tempo, a não ser que queira deixar o hobby e se profissionalizar.

    Como você, me deparo com muitos blogs simples e com excelente conteúdo. E em alguns percebe-se que o blogueiro toca o blog por prazer, puro hobby e vontade de compartilhar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande G65!

      Acho que a graça dos blogs brasileiros está justamente nisso, por gostarmos de publicar pelo prazer de publicar. Os blogs gringos são ótimos mas a maioria é mais do mesmo ou storytelling.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Corey, neste momento eu junto de toda a finasfera ecoamos um cântico em sua homenagem:

    https://www.youtube.com/watch?v=2GAKOhe7Ywg

    Nos atualize sem demoras, meu caro!

    Brincadeiras a parte, certo tempo você disse no blog que considerava uma empresa de médio porte aquela que faturava até 100k se fosse prestadora de serviço.

    Hoje, para uma empresa ser de médio porte, sendo prestadora de serviço, tem que faturar +- quanto na sua opinião para o dono bater no peito e falar: eu sou foda!?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela homenagem!!!

      Não me lembro de ter tocado em números, até pq serviço nunca foi meu foco e pouco sei dessa área.

      "Hoje, para uma empresa ser de médio porte, sendo prestadora de serviço, tem que faturar +- quanto na sua opinião para o dono bater no peito e falar: eu sou foda!?" - tem muito dono de buteco podrão de vila ganhando mais de 10k líquido por mês, enquanto grande parte dos franqueados de shopping lutam pra empatar. Tire suas conclusões.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Boa Corey, bom ter você de volta!

    Agora só falta o Madruga parar de dar uma de morto e voltar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o Madruga tá hibernando novamente, tomara que volte logo, ele faz muita falta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Melhor coisa que você fez.
    O que importa é conteúdo e não forma!
    Acho besteira profissionalizar blog de finanças aqui no Brasil pois o interesse é baixo e o público pequeno.
    Dá pra você ganhar uma grana por aqui mesmo.
    Sei lá, se o blog fosse a sua principal fonte de renda, falaria o contrário, mas como é um hobby, acho besteira perder tempo e se estressar no aprendizado.
    Bem, pelo menos valeu a experiência.
    Falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço pela grana, tanto que coloquei Adsense faz pouco tempo, nem um ano, e ainda sequer atingi o mínimo de pagamento. Entrei nessa pq vi um monte de gente dizendo que era dinheiro fácil de fazer e tals, mas não é pra mim...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Mais fácil que adsense é você colocar um apoia.se ou um patreon. Se vai dar grana aí são outros 500, mas pra tentar é de graça.

      Excluir
  15. Acredito que muitos poucos blogueiros consigam receber pelo conteúdo postado. Os que mantém são por hobby msm. Segue o jogo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio de ganhar dinheiro na Internet continua sendo igual cabeça de bacalhau, sei que existe mas nunca vi.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Olá Corey,

    100 horas de estudo e acabou desistindo?

    Por que não contrata alguém para deixar redondo?

    Um programador faz tudo isso que você quer num dia.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  17. Corey. Como relatei em meu blog li todo o seu blog recentemente
    e cara , acredito que seria um erro mesmo profissionalizar isso aqui.

    É só voce continuar com postagens mensais que ja esta de bom tamanho. É só ter um pouco de disciplina que da pra postar coisas interessantes do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por gastar seu tempo por aqui, espero ter sido útil.

      Na verdade vou postar bastante nos próximos dias, aguarde...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Concordo com tudo. WP é muito, muito complicado, demais, muito, muito demais. Não sei nem como aquilo ali ainda existe. Fica por aqui mesmo Corey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que era o único!

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Olá, pessoal! Depois de ler esse comentário tive que deixar uma resposta.
      Não dediquei tempo para pesquisa no Google, então fui na primeira opção que apareceu: http://blog.codeguard.com/state-of-the-web-q2-2015/
      Os dados são de 2015 e mostra como o WordPress como CMS (gerenciador de conteúdo) é o mais utilizado (82%), além disso também é a plataforma de ecommerce mais utilizada (68,1%).
      Criei o meu blog http://papaidosinvestimentos.wordpress.com a algumas semanas e de lá para cá pensei (e tentei) mudar para o blogger devido a maioria da "finansfera" utilizar essa plataforma, assim eu visava um melhor compartilhamento e facilidade na hora de comentar em cada um deles, por exemplo. Ledo engano! Não me adaptei de forma alguma ao blogger; e não foi uma coisa que achei ruim, mas sim várias.
      Porém para não levar a discussão para a guerra, vamos deixar explícito: em time que está ganhando dizem que não devemos mexer. Então que continuemos cada um com a sua plataforma :)
      Confesso que por trabalhar na área, não tenho dificuldades com o WordPress e tudo que precisei fazer até hoje sempre encontrei facilmente na internet através de tutoriais, vídeos etc. Enfim. Paz! :D

      Excluir
    3. "Confesso que por trabalhar na área, não tenho dificuldades com o WordPress"

      Essa frase explica tudo. WP deve ser moleza pra quem é da área mas pra quem foi descobrir um dia desses que essas funções laterais no site chamam widgets o buraco é mais em baixo.

      Excluir
  19. MALUF GOVERNADOR 2018!5 de junho de 2018 00:09

    Boa Corey...Mais vale um arroz com feijão bem-feito. Nunca perca a essência do seu blog!

    ResponderExcluir
  20. Entre trabalhar com WP ou fazer um layout do zero, acho que prefiro a segunda opção. WP é bizarro!

    Também acho que seria legal você revisitar antigos posts. Eu recentemente completei 1 ano de blogosfera. Tava relendo meus primeiros posts do ano passado e já reparei como certos objetivos mudaram e como certas ideias que eu tinha antes não fazem mais sentido hoje...

    É muito legal revisitar o passado e ver se tudo o que planejamos deu certo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "fazer um layout do zero", rapaz, se usar um pronto já é missão impossível, imagino criar do zero...

      Vou revisitar sim, sou muito volátil, estou sempre mudando de ideia então será um exercício interessante.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  21. Bem vindo de volta, você estava fazendo falta! O chique é ser simples e o importante é o conteúdo.
    Quanto ao sumiço dos blogueiros, devem estar envergonhados com o desempenho pífio de suas carteiras de investimentos nestes últimos meses. Algumas pessoas só gostam de aparecer para contar vantagem quando estão se dando bem! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser... as pessoas se empolgam mais pra falar daquilo que dá certo e não sobre as cagadas ou mesmo sobre as baixas naturais que são inerentes dos investimentos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  22. Porra corey!! WIX.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei no Wix porém ao pesquisar vi vários problemas com a colocação de anúncios então desisti, pq o único objetivo de profissionalizar é monetização.

      Excluir
  23. Olá Corey,

    Boa a sua volta. É melhor manter o blog como um hobby mesmo. O WP dá trabalho mesmo e ganhar dinheiro com blog não é tão fácil com dizem por aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Pensava que o grande projeto era a escrita de um livro sobre empreendedorismo, quem sabe numa próxima então. Quanto a mudança no blog, nunca liguei pro formato leio pelo conteúdo msm.

    ResponderExcluir
  25. Pensei que seu retorno ia um vídeo seu dirigindo uma carreta num estradão dos EUA, falando que o projeto foi a criação de uma empresa nos states e a consequente imigração. Largou de mão esse sonho?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria ruim, Corey, o novo Marcão do Vlog 18 rodas...

      Aguarde, AdP, aguarde..


      Abraço

      Corey

      Excluir
  26. Então o grande projeto era profissionalizar o blog?
    Pô, estava ansioso por um novo empreendimento.
    :(

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Eu li. Se parte do grande projeto é ter um blog no WP, se supõe que as outras coisas estão diretamente a isso. Como um livro, lojinha do corey, apoia-se corey, e diversas outras coisas ligadas a profissionalização de um blog. Enfim, o grande projeto é de coisas relacionadas a isso?

      Excluir
  28. Fala Corey,

    Usar o Wordpress é meio chato no início, mas você se acostuma.

    Eu uso um plugin pra inserir os anúncios e ficou bem mais simples no Informaremos.

    Você fez a parte mais chata, talvez um blog adicional, como eu fiz.

    Se precisar de ajuda, me manda email que falamos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VdC!

      Obrigado pela força, mas vou dar uma segunda chance ao WP num outro site que quero lançar (outro assunto, nada a ver com esse)

      Abraço

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.