segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Cryptofebre

Sempre me pedem para falar minha opinião sobre criptomoedas, então aí vai...

Disclaimer: entenda que esse post assim como todos os outros do blog se trata da MINHA OPINIÃO. Isso é um blog, logo os posts refletem a opinião do criador do blog (isso é óbvio mas é sempre bom repetir).

Pra começar a falar sobre criptomoedas é necessário dizer que não, Bitcoin e seus primos não são investimentos. Não existe a possibilidade de serem investimentos pelo simples fato que eles não possuem VALOR e porque são coisas dificílimas de entender, perceba que tudo o que realmente é investimento são coisas simples de serem entendidas e explicadas, além de terem valor facilmente perceptível:

1- Ações são partes de empresas, o valor está na valorização da empresa ou no ganho de dividendos provenientes do lucro que essa empresa obtém. O mesmo pensamento serve para quem é empreendedor (se bem que tem muito empreendedor de PEGN que acredita ser empresário de sucesso mesmo tendo empresa que só dá prejuízo, mas isso é papo pra outra hora)

2- Imóveis são coisas físicas que podem ser tocadas, o valor vem da valorização do imóvel, do ganho de aluguéis ou da diferença no trade entre preço de compra e preço de venda. Imóveis são úteis para morar, trabalhar, plantar comida e criar bicho. O mesmo pensamento se aplica à FIIs.

3- Você investe em Tesouro Direto, empresta dinheiro ao governo. Investe em CDB, empresta dinheiro ao banco. As instituições te retornam com juros. Simples.

Percebam que INVESTIMENTO é algo que você coloca dinheiro porque existe VALOR. Bitcoin não tem valor e não me venha dizer que esse é o futuro porque não é.

Países imprimem dinheiro da maneira que julgarem melhor porém esse dinheiro tem valor pelo simples fato de fazer a economia girar, pessoas de todas as classes sociais entenderem o funcionamento do sistema e usarem essa mesma moeda para comprar uma paçoca ou um avião, logo Reais, Dólar, Euro, Guarani e Pesos possuem VALOR porque até o pinguinha reconhece esse valor ao comprar um Corote.

Ok, estou longe de ter o nível de conhecimento sobre economia que muitos colegas de blogosfera tem, sou um tonto nesse assunto, porém tenho sido inteligente o suficiente para gastar menos que ganho e investir a sobra de maneira que hoje tenho uma situação financeira confortável, logo me considero no meio do caminho entre o economista e o mendigo do Corote e mesmo estando no meio do caminho não consigo de maneira alguma entender como que essas criptomoedas podem ter algum valor! BTC não é uma "tecnologia disruptiva" (nice words, rsrs!), ninguém aceita BTC, o que acontece é uma conversão da moeda local para BTC. Criptomoedas só servem pra alguma coisa quando convertidas para alguma moeda e é isso que você deveria fazer. Ter um pendrive cheio disso é tão útil quanto uma mala de dólares na ilha de Lost.

Uma coisa pode não ter valor porém isso não significa que deve ser abolida, muito pelo contrário. Bilhetes de loteria, fichas de roleta e baralhos também não possuem valor algum e diariamente várias pessoas ficam milionárias usando esses objetos. O mesmo pensamento serve para as criptomoedas. Não vou ser hipócrita, queria muito ter comprado Bitcoins lá no começo quando custava merreca e TER VENDIDO QUANDO ATINGIU R$ 75K, porque, novamente, Bitcoins não são investimentos, são ferramentas de especulação. Se você tem um monte dessas coisas e não vendeu quando estava em 75k das duas uma: ou você deixou de ganhar dinheiro pra cacete ou ainda vai ganhar muito mais o que é completamente diferente de dizer: "tenho uma carteira com X BTC". BTC NÃO É INVESTIMENTO, PORRA!

Certa vez comprei uma loja cujo faturamento era de 20 dinheiros, enquanto minha outra loja fazia 300 dinheiros. Essa lojinha tinha despesa muito similar à minha lojona, mesmo tendo um faturamento muito menor. Ela não iria me dar lucro e se desse seria tão pouco que não compensaria mante-la. Por que comprei? Comprei porque já tinha uma pessoa pra quem vende-la e na mão dessa pessoa a lojinha seria lucrativa (por diversos motivos que não vem ao caso). Ao compra-la, eu pessoalmente fui trabalhar nessa loja, erguer o movimento, dar um tapa no visual. Resumo da ópera, aumentei o faturamento para 30 dinheiros, vendi a loja à prestação e com juros e o comprador está feliz e satisfeito faturando 40, 45 dinheiros, pagando minhas prestações e todos foram felizes para sempre. O que quero dizer: fiz um trade, entrei no negócio sabendo que não seria vantagem mante-lo, porém sabia que podia fazer um dinheiro em cima com o negócio certo. Jamais encarei essa loja como um investimento ou como parte do meu negócio. Muitas coisas na vida são assim e não há nada de errado em aproveitar essas oportunidades.

Fuçando na internet me deparei com vídeos de gente montando "minas" de criptomoedas, os comentários dos vídeos são os mais divertidos possíveis: gente admirada de quanto dinheiro o cara consegue fazer, gente metendo o pau e dizendo que não compensa porque gasta X de energia pra obter Y de moedinhas. Isso me lembra a eterna discussão: Uber dá dinheiro? Jogue isso na pesquisa do YouTube e você vai se deparar com N vídeos com opiniões completamente contraditórias, o resumo da ópera é que aquele cara que encara o Uber de maneira profissional, como perfil empresarial, consegue sim ter bons resultados, enquanto o amador que faz Uber X de Vectra 2.2 gasolina fica de mi mi mi reclamando que não dá dinheiro. Tudo na vida é uma questão de como se encara isso, se você pretende minerar moedinhas encare de maneira profissional e com certeza as chances de sucesso serão maiores.

Ganhe seus milhões com moedas digitais, mas pelo amor de Deus, saque isso em alguma moeda de verdade. Não, brother, o mundo não será movido à BTC, você não vai abastecer seu carro com isso. É uma tecnologia complexa demais pra ser prática, encare a realidade, não é porque você é nerd que todos serão, conheço gente que não sabe que 1000g é igual à 1kg, você acha realmente que o povão vai abraçar isso?

Então novamente, vamos encarar criptomoedas como apostas, porque não passam disso. Sorte de quem conseguir fazer dinheiro com isso, se você se interessa pelo assunto, vá em frente, compre, venda, fique rico e seja feliz. Oportunidades estão aí para serem aproveitadas porém devem ser entendidas da maneira correta para que não ocorra arrependimentos. Como não entendo porra nenhuma, não consigo enfiar na minha cabeça a ideia que computadores resolvendo quebra cabeças podem gerar algum valor, prefiro ficar de fora.

56 comentários:

  1. "Ok, estou longe de ter o nível de conhecimento sobre economia que muitos colegas de blogosfera tem, sou um tonto nesse assunto"

    Não é MESMO! Sua abordagem sobre Ações, FIIs, Imóveis e Tesouro Direto está corretíssima!

    As criptomoedas possuem uma tecnologia valiosíssima: blockchain. Isto não significa que as criptomoedas em si tenham esse mesmo valor. O frenesi que nos rodeia nos últimos meses é justamente por conta da valorização absurda. Mas não significa que as criptomoedas são investimentos! Não mesmo!

    Pode dar certo? Sim. Mas mesmo no melhor cenário possível, as criptomoedas ainda vão ser apenas... moedas. Não vão produzir nada. Não vão construir nada. Vão ser apenas meios de troca.

    Você foi perfeito, Corey.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pode dar certo? Sim. Mas mesmo no melhor cenário possível, as criptomoedas ainda vão ser apenas... moedas. Não vão produzir nada. Não vão construir nada. Vão ser apenas meios de troca."

      Exatamente, ainda não sabemos como será o futuro disso mas uma coisa é certa: isso não vai revolucionar meios de pagamento algum.

      Excluir
  2. Cara que diz que moedas digitais tem valor geralmente faz malabarismo. Ainda é tudo a nível especulativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a gente sempre tenta achar justificativa pra explicar o que fazemos. Acho que o mais simples nesse caso é encarar como especulação e fim de papo.

      Excluir
  3. Também não sou especialista no tema, mas pra mim essa "febre" se deve unicamente a chance de ganhar dinheiro fácil.

    Surgiram diversas moedas desse tipo, ninguém sabe quem criou, se vai durar muito tempo ou não, se tem lastro etc. O que vale é aproveitar a oportunidade de ganhar dinheiro.
    Eu não investir nessas moedas, prque sou cagão demais pra isso e por não levar fé que isso dure.
    Não recrimino quem investiu, afinal a oportunidade era e é tentadora.

    Interessante notar como pessoas tidas como minimalistas, (não me refeiro a você Corey) se apressaram em saber como investir, detalhes sobre as moedas etc. No entuito de aproveitar o momento.
    O minimalismo e falta de apego a bens materiais sumiram nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O que vale é aproveitar a oportunidade de ganhar dinheiro." - com certeza!

      Minimalismo não tem a ver necessariamente com desprendimento material e sim com viver com menos. A pessoa pode ter muito e viver com pouco e ser feliz, veja o caso do Buffett, porém entendi o que vc quis dizer.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Gostei, bom ouvir opniões diversas. Eu encaro como investimento. Hj mesmo to comprando mais aproveitando essa baixa. Mas é sempre bom ouvir vários lados. Abc

    ResponderExcluir
  5. Dias atrás li em um blog sobre finanças que atualmente existem mais de 1000 (MIL) "tipos de moeda digital" (ou sei lá como define). Claro, o BTC foi o pioneiro e é o que é hoje graças a isso.

    Achei cômico a ação da Reserva (marca de roupas) que teve orgulho em lançar na rede a informação de que é a primeira empresa da América Latina a aceitar BTC... Grande MERDA! Só para se dizer pioneira.

    Admiro muito seus posts e compartilho grande parte de seus pensamentos. Acho às vezes que foi até meu alter ego que escreve aqui em um mundo paralelo :D

    Moedas digitais não são lastreadas; fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de não serem lastreadas e sequer existir algo físico que as represente (o dólar tb não é mais lastreado mas existe fisicamente algo que dê valor) já complicam e a conta não fecha.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Corey, permita-me discordar.

    Concordo que não é investimento, é especulação. Da mesma forma que comprar dolar não é investimento, é especulação.

    Dito isso, quanto a valor, criptomoedas possuem valor sim. Vc prefere fazer uma remessa pro exterior pagando spread + cambio turismo e demorando 20 dias pra ver seu dinheiro ou fazendo uma transação via Bitcoin ou outra moeda mais barata pagando taxas irrisórias? Tenho amigos que trabalham pra fora e fazem a remessa pra cá via BTC. Constantemente há anos.

    As criptomoedas JÁ SÃO uma realidade. Você consegue comprar MUITA coisa com criptomoedas. Hoje em dia, praticamente tudo. Seja pagando diretamente ou indiretamente (você consegue pagar um boleto bancário com btc hoje, por ex). Elas também são usadas como reserva de valor. Qual o real valor do ouro? Seja Bitcoin para compras grandes ou outras moedas para compras menores, você já consegue comprar muita coisa com isso. Obviamente, se formos comparar proporcionalmente, a porcentagem de pessoas/estabelecimentos que negociam usando a tecnologia são ínfimas, mas tudo tem um começo.

    A tecnologia é disruptiva sim. Pela primeira vez na história a humanidade consegue transacionar valores entre si sem depender de um banco ou de um papel-moeda emitido por um governo. Na prática, cortam-se os intermediários. Você tem noção de quão disruptivo é transacionar valores com rapidez e segurança sem depender do governo ou do banco?

    Enfim, entendo seu ponto como uma pessoa leiga no assunto, como você mesmo disse no início do post. Também respeito sua opinião. Entretanto, recomendo abrir um pouco mais a mente e tentar entender a questão olhando para o big picture.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quando você acha que essas moedas serão usadas sem serem criminalizadas?
      Não vejo futuro nisso, posso estar errado, mas a tendência é tudo isso passar a ser ilegal.

      Excluir
    2. Com certeza comprar Dolar é especulação porém Dolar existe fisicamente, pessoas utilizam diariamente pra compar pães, carros e... BTCs...

      "Vc prefere fazer uma remessa pro exterior pagando spread + cambio turismo e demorando 20 dias pra ver seu dinheiro" - isso não existe mais. Acredito que usando esse seu exemplo e justificativa, Transferwise é muito mais "disruptivo" que BTC. Jamais usaria BTC pra fazer uma transferência internacional. E se comprar BTC aqui no BR à 35k BRL e quando "sacar" em USD tiver uma cotação mais baixa? A própria volatilidade disso inviabiliza esse tipo de operação.

      "Qual o real valor do ouro?" - extrapolo meu ponto de vista de BTC para o Ouro, não vejo sentido tb. Tudo o que vc compra com BTC é convertido na moeda local, nunca vi um anúncio cobrando digamos, 1 BTC e sim por X BRL, X USD, X EUR e que aceita BTC, ou seja, há conversão. (posso estar enganado, o que disse é que nunca vi).

      "Você tem noção de quão disruptivo é transacionar valores com rapidez e segurança sem depender do governo ou do banco?" - ao menos que alguém esteja lavando dinheiro ou coisa assim não vejo tanto valor em conseguir fazer isso. Sou libertário mas não radical.

      Ainda não me convenci, mas o objetivo do post é justamente trocar ideia, obrigado!

      Corey

      Excluir
    3. Não acho que serão criminalizadas porém acabarão sendo reguladas e não tenho opinião se isso é ruim ou bom.

      Excluir
    4. "Transferwise é muito mais "disruptivo" que BTC." - com a diferença que a receita federal bate na porta da TransferWise recolhe todo seu histórico de movimentação.


      "E se comprar BTC aqui no BR à 35k BRL e quando "sacar" em USD tiver uma cotação mais baixa? A própria volatilidade disso inviabiliza esse tipo de operação." - essa variação é "ilusória". Por exemplo: de ontem pra hoje o BTC variou coisa de um pouco mais de 1%. O dolar, segundo o Uol, variou 0,92%. Coloco ilusória entre parênteses por que temos eventos específicos que trazem variações mais bruscas. Como temos também em moedas normais (com menos frequência e menos intensidade)

      "nunca vi um anúncio cobrando digamos, 1 BTC" - http://classificadosbitcoin.com/ batendo o olho por baixo vi uns 300 anúncios. Obviamente, como disse ainda é ínfimo, mas existe.

      "Sou libertário mas não radical." - Também não sou radical. Os problemas aqui são 1) monopólios e cartéis bancários que prestam serviços horríveis e cobram taxas absurdas. 2) a capacidade de um governo de emitir papel-moeda e influenciar na economia de modo artificial. 3) o big brother de os governos e bancos terem nossa capivara financeira completa.


      Reitero que meu objetivo não é te convencer, apenas argumentar e contra-argumentar para nos aprofundarmos no assunto.

      Abraços

      Excluir
    5. Se tem medo da receita é pq fez alguma coisa errada. Isso é igual ter medo da polícia te parar numa blitz, é irracional.

      Excluir
    6. Onde você leu que eu tenho medo da Receita? Eu só quero ter o direito a privacidade. Por que o governo precisa saber o quanto eu ganho e gasto?

      E nem venha falar de coibição a lavagem de dinheiro pois se isso tivesse algum resultado hoje em dia não haveria tráfico de drogas, por exemplo.

      Excluir
    7. Enquirecendo, concordo com vc no que tange à privacidade, capacidade de emitir papel moeda, big brother do governo, etc. Tudo isso é lindo porém na prática, no dia-a-dia só me importo em tocar minha vida de maneira mais simples possível. Sinceramente tô cagando e andando se o governo me bisbilhota ou não... Vou levando a vida e não tenho a menor vontade de mudar tudo isso, mesmo não concordando. O ponto em que quero chegar é que isso tudo q vc disse são sim razões a favor do BTC porém na prática não passam de justificativas, coisas que usamos para justificar nossas ações.

      "essa variação é "ilusória". Por exemplo: de ontem pra hoje o BTC variou coisa de um pouco mais de 1%. O dolar, segundo o Uol, variou 0,92%." - olhe o BTC em novembro e veja se essa variação é irrisória, olhe o Dólar em 20 anos e veja que tipo de variação ele teve. Desculpe, mas não dá pra comparar.

      No exemplo dos anúncios, como essa negociação é feita? Como é feita a transferência de recursos, se eu comprar essa fazenda com BTC como vou registra-la, declarar no IR? Não é um ataque, não sei mesmo como isso é feito.

      "1) monopólios e cartéis bancários que prestam serviços horríveis e cobram taxas absurdas." - que tipo de serviço horrível e taxas absurdas vc se refere? Hoje podemos ter contas correntes sem pagar taxas, contas em moedas estrangeiras sem pagar taxas, fazer transferências sem pagar taxas (ou taxas ínfimas), tudo isso instantaneamente pela internet. Talvez isso faria sentido 3 anos atrás mas em 2018 não faz mais. Pelo menos vejo assim.

      Seguindo o pensamento do anônimo, retruco sua pergunta: "Por que o governo NÃO precisa saber o quanto eu ganho e gasto?"

      Excluir
  7. Vish Corey, mexeu com religião agora...se prepara para a onda de haters

    ResponderExcluir
  8. Estava lendo o livro do Benjamin Grahan e a parte inicial sobre investimento x especulação me fez entender muita coisa sobre todo esse mercado.

    Não se você já teve a oportunidade de ler esse livro, Corey. Deve fazer referência a essa onda das moedas digitais também.

    Abraços e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a ler anos atrás mas achei muito complexo e confuso e acabei parando.

      Excluir
    2. "Comecei a ler anos atrás mas achei muito complexo e confuso e acabei parando"

      Finalmente uma opinião que corrobora com minha constatação.. Estou a meses tentando ler esse livro mas não rende, cada página, cada capítulo que passa, é tudo muito confuso, são poucas as passagens que são de fácil compreensão, o resto parece muita informação jogada sem muito nexo..

      Excluir
    3. Exatamente, extremamente confuso. Não sei se foi algum problema de tradução ou se o livro é técnico mesmo, mas é praticamente impossível entender.

      Excluir
    4. Esqueci de mencionar qual foi o livro, foi "O Investidor Inteligente"

      Excluir
  9. Olá Corey,

    Concordo com seu ponto de vista. Eu coloquei menos de 1k em algumas moedas, mas só para especular mesmo. A volatilidade é muito alta e no meu ponto de vista a transferência é prejudicada com isso.

    Esse negócio que transferência de dinheiro demora é balela. A tecnologia é diferente, mas o canal é o mesmo (a internet). A transferência com o Bitcoin hoje é lenta e cara, e há outras criptomoedas bem mais rápidas e baratas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy!

      Sim, a volatilidade é assustadora, não dá pra usar uma ferramenta assim no dia-a-dia, depender desse dinheiro pra pagar aluguel e comprar comida, por exemplo.

      Uma transferência pela transferwise demora 2 dias, e tb não sei o pq deve ser mais rápido, é o tipo de coisa que não precisa de urgência e se for preciso deve-se usar outros meios como Western Union.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Definir investimento ao meu ver seria colocar seu dinheiro em algo que espera obter rendimento.
    Pode dar certo e pode dar errado. Se tem representação física ou não, ou se tem lucro ou prejuízo, ou se tem lastro ou não , nada disso interessa.
    Comprei ITUB e MMX como investimento. No primeiro tive lucro, no segundo mifú. Mas é investimento
    Se comprei BTC a 5k e espero que um dia ele chegue a 100k é investimento.... é de caráter especulativo mas é algo que coloquei dinheiro porque acredito e pensando em obter lucro. Tal qual ITUB, que aliás também converto em reais para realizar lucros
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São questões de ponto de vista e definir nomenclatura.

      "Pode dar certo e pode dar errado. Se tem representação física ou não, ou se tem lucro ou prejuízo, ou se tem lastro ou não , nada disso interessa." - concordo com vc, o que me pego é a maneira que algumas pessoas estão querendo fazer buy and hold ou all in em criptomoedas achando que isso é investimento.

      Excluir
  11. Demora nada, aqui nos eua custa 5 dolares para remesssa para o brasil, chegam em 24 hr no br. E outra 5 dolares independente quanto se envie.
    Voces estao mal i formados falando que demora 20 dias uma remessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviar remessa internacional de outro país como Canadá ou Austrália por exemplo, se envia a moeda local AUD ou CAD e ela é convertida pra USD e depois convertida novamente pra BRL. Se paga spread de câmbio nas 3 operações, as taxas são altas, pois alguns bancos no BR ainda cobram uma porcentagem pra "sacar" o dinheiro na conta, sem contar no INFAME IOF. A transação demora 2 dias no máximo.

      Basta a outra pessoa aceitar BTC, pois se não tem que converter pra FIAT e aí perde toda a vantagem e comodidade da transferência, o problema no momento é a aceitação...

      BTC compensa imensamente pois é mais rápido, mais barato e o melhor de tudo, não paga imposto.

      IMPOSTO É ROUBO!

      Excluir
  12. Belo post corey achei que so eu pensava assim.
    Abraco.

    ResponderExcluir
  13. Provavelmente leu Mister Money Mustache - Why Bitcoin is Stupid
    e se sentiu inspirado a escrever algo. Lá ele foi bem mais consistente e técnico nas ponderações, que são bem pertinentes por sinal.

    Vou me ater a questão do "VALOR". O que lhe escapa, é que não existe "valor intrínseco", existem propriedades intrínsecas aos bens subjacentes.

    Exemplo: imóveis(algo físico), bitcoin(propriedades matemáticas).
    Ou seja, em si mesmo, o imóvel não tem valor algum, passa a ter depois que os indivíduos agindo livremente o valoram.

    Em outros termos, valor é subjetivo e está na mente de cada indivíduo e o instrumento prático é traduzir valor em PREÇO.

    Exemplo: Uma obra de Leonardo da Vinci pode ser extremante valorada por uns(chegando a valer milhões) e desprezível para outros.

    O mesmo ocorre na valoração/precificação do BTC. Particularmente não me parece inteligente desprezar o mercado inteiro de criptmoedas, por deficiências em uma ou outra.

    O free market vai fazer o trabalho(isso se o estado permitir), somente aquelas criptomoedas que realmente atendem demandas humanas prosperarão, tudo é muito novo, é melhor ficar esperto.

    Para além do BTC, existem criptmoedas que possuem um background de negócios/aplicações práticas formidáveis. Penso que é dar tempo ao tempo. Estamos "em processo de mudança", no fim é isso.

    Fui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MMM e Bob Living Stingy. Um imóvel e um quadro do Leonardo da Vinci são coisas muito diferentes, o valor do primeiro está no fato de existir com um propósito, o do segundo é meramente especulativo, assim como os BTC da vida.

      Não desprezo o mercado dessas moedas, porém acho que devem ser encaradas pelo que são: especulativos.

      Sim, sem dúvida muita coisa virá, isso não vai virar pó simplesmente...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Imóveis também são bens altamente especulativos. Por exemplo: as cidades fantasmas chinesas ou mesmo o boom imobiliário brasileiro, inflado pelo crédito estatal.

      Tudo que importa é a ação dos indivíduos, oferta e demanda, valoração subjetiva.

      Estou em linha com você, são ESPECULATIVOS, assim como é todo investimento(expectativa de retorno), o que podemos realmente diferenciar são os FUNDAMENTOS.

      Excluir
    3. OK, que seja fundamentos a palavra então.

      Excluir
  14. A verdade é que ninguém sabe o futuro, para onde é que isso vai, por enquanto comprar criptomoedas é de fato pura especulação, salvo raríssimas exceções, e entre essas exceções está quem compra Bitcoins, por exemplo, para lavar dinheiro ou cometer outros crimes, em razão do anonimato.

    Mas o fato é que, de alguma maneira, essa tecnologia pode vir a se tornar um meio de pagamento mundialmente aceito.

    Apenas para usar a mesma metáfora das ações, comprar criptomoedas é como comprar uma empresa pré-operacional, e é o que muitos compradores hoje acreditam, que estão investindo. De repente, você está comprando a Apple há 30 anos, ou pode ser que está comprando a OGX há dez.

    É algo semelhante ao que ocorreu com a bolha da Internet, ou ponto.com, há uns 20 anos. Investidores passaram a comprar indiscriminadamente ações de empresas que prestavam serviços na Internet, sem se preocuparem se eram boas ou más, apostando que, dessa forma, seria possível lucrar exponencialmente com algumas delas. Eu escrevi a respeito desse tema recentemente:

    http://antipoda.com.br/bolha-ponto-com-bitcoin-criptomoedas/

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresa pre operacional não tem valor. É especulação pura. Mesma coisa q moedas virtuais.

      Excluir
  15. Tem muito blogueiro por aí que até então sempre pregou a frieza nos investimentos, nunca se apegar às empresas/fundos, ser investidor ao invés de torcedor.

    Começaram a comprar Bitcoin e desembestaram. Defendem isso como mão defende filho traficante em porta de delegacia.

    Eu espero do fundo do coração que todos tenham lucrado pra caramba, que já tinham liquidado essas posições e embolsado a grana.

    Eu tenho certos pensamentos sobre Bitcoin que não convém externalizar, e espero que me façam notar no futuro que eu sempre estive enganado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário ininteligível!

      Aponte o tal blogueiro, palavras ao vento não agregam grande coisa. Ora bolas, porque não convém? Enuncie sua opinião, vejamos seja ela é congruente/lógica/ponderada. Você mais parece um daqueles ressentidos...

      O Corey abriu o debate, vamos aos comentários.

      Excluir
    2. Eu não aponto ninguém porque discuto ações e ideias, não pessoas.

      No joguinho de flamewar de vocês eu não caio. ;-)

      Abraço!

      Excluir
  16. Fala Corey,

    Acho criptomoedas um lixo, uma idiotice sem fim, mas, com tanta gente comprando e entendendo que isto vai continuar, tenho lá meu aporte pra longo prazo nisto ...

    Mas, o que eu vi pelo menos neste mês de Janeiro: A festa acabou.

    Ficou bem mais difícil ganhar dinheiro nisto, é quase um cassino.

    Meus colegas usam 'traders' internacionais que dão "call de compra", aí a manada vai e compra ...

    Sou totalmente contra isto, investir baseado em tweets (Twitter) é a primeira vez que vejo rs.

    Só quero dinheiro das criptomoedas, nada mais.

    Pode ser bitcoin, largocoin, xoincoin, porcocoin, gatocoin, pouco importa rsrs

    Uma coisa que acho interessante: A maioria calcula as criptomoedas no patrimônio sem calcular as taxas de resgate do dinheiro e inclusive do imposto de renda sobre lucros, e os coitados que tem imoveis (mais de um) não podem contabilizar, pq não valem nada rs. Resumo: Moeda virtual vale, imóvel com tijolo não!

    Vai entender esta geração Y!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá vem você VdC querer polemizar a questão da contabilização dos imóveis.

      A sua forma está simplesmente ERRADA, o AdP já te deu a real, o Mestre também, vários anônimos com comentários irrefutáveis e você insiste nesse ponto.

      Critica e chama de manada, não obstante comprou, ou seja, faz parte da manada. E ainda no "time errado", pois conhece desde dos 2k e comprou na casa dos 30k.

      O mercado BTC nacional é bem manipulável, os "mãos-grandes" conseguem sim combinar e mover o preço. Basta acompanhar o book de ofertas.

      Excluir
    2. Vc acha criptomoedas um lixo mas colocou mais de 5 mil nesse mercado. Isso só prova que vc é um retardado mental VDC

      Engraçado que vc tá com raivinha porque não conseguiu quer ganhar nada com criptomoedas ( e nunca vai ganhar, afinal é burro ) sendo que nos seus posts você disse que estava na casa dos 5 milhões de patrimônio ( risos eternos ). Isso só prova que esses barracos fedorentos que você compra não vale milhões igual você pensa

      Esqueça VDC, você é o palhaço dos blogueiros de finanças. Ninguém te leva a sério.

      Excluir
  17. Bom dia Corey, como é esse negócio de operar empresa no prejuízo que você de vez em quando fala que o pessoal acredita ser possível?

    Tipo como grandes empresas operam no prejuízo durante anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresa grande tem financiamento grande. Empresa pequena na minha opinião não pode ter dívidas e se tiver q seja pouco. Logo deve operar no lucro desde o dia zero. Por isso jamais abri uma empresa do zero, sempre comprei empresas rm funcionamento que ao menos empatasse despesas e receitas.

      Excluir
    2. "Por isso jamais abri uma empresa do zero, sempre comprei empresas rm funcionamento"


      Cara como vc conseguiu grana pra adquirir seu primeiro emoreendimento??

      abç

      Excluir
    3. Tem post aqui no blog porém resumidamente eu tinha um dinheirinho, peguei empréstimo, refinanciei o carro e parcelei o restante. Fiquei no cheque especial por 2 anos até a ficha cair que não sairia daquilo jamais, demiti funcionários, trabalhei 16h por dia sem folgas mais de ano e recuperei a empresa zerando as dívidas. Foi uma loucura que acabou dando certo por diversos fatores como o boom da economia no período, mas é algo completamente contra indicado pra quem não tem experiência.

      Excluir
  18. Gente,
    blockchain veio para ficar. Será o futuro de operações financeiras e comerciais na internet. Fato aceitem que doí menos.

    O BTC em si...bem como está o tempo de transferência hoje?
    Estava demorando horas para completar no auge da loucura.

    Ainda, as taxas de resgate podem ser muuuito salgadas.

    Muita gente estava reclamando que não estava conseguindo sacar de corretoras relativamente conhecidas.
    Isso melhorou?

    Sabe aquela coisa. Na corrida do ouro quem realmente ficou rico é quem vendia pá e picareta.

    Pergunta de milhão de euros.
    Quais das mais de mil moedas virtuais vai pegar e sobreviver?
    Com certeza, a maior parte dessas moedas vai virar pó.

    Quem acertar essa pergunta vai ficar milionário.

    Acho que as moedas virtuais terão seu lugar ao sol e tem utilidade intrínseca.
    Anonimato, possibilidade de transferência de recursos com velocidade, segurança contra confiscos estatais.

    Só que eu vi pessoas que não tinham mil reais na poupança falando investir em bitcoin sem entender nada do que era.

    Lembrou a história do engraxate de Wall Street.

    ResponderExcluir
  19. Fala, corey. Concordo com sua posição sobre as criptos e tbm fiquei de fora desse oba-oba.

    Como estou ainda na fase inicial da construção do meu patrimônio, prefiro focar em "investimentos conservadores".

    ResponderExcluir
  20. fiz a tradução de um texto bem legal do Mr Money Mustache la no meu blog . depois dá uma pasada lá

    https://traducoesfinanceiras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo blog sr.traduçoesfinancieras,

      aguardo a parte 3 da tradução, a leitura das duas partes do texto do Mr Money Mustache foi muito esclarecedora.

      Obrigado por traduzi-lo.

      Excluir
  21. Corey, boa noite
    Estou analisando uma oportunidade de investir num CRI da Congesa, taxa de IPCA + 10% a.a., período: 7 anos.

    Os imóveis ficam em Campinas: o Wise Hotel e residencial Class

    O ponto positivo é a isenção de IR.
    Mas como não conheço o mercado em Campinas estou receoso.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom ler comentários diversos. Concordo com seu ponto de vista de encarar como um mercado especulativo, pois realmente não é nada além disso no momento.

    Sabe qual é o curioso sobre isso? É que hoje existe um turbilhão de pessoas, que sequer praticam o básico de finanças pessoais, levam uma vida frugal e sequer minimalista, e colocaram dinheiro nisso. Por um lado, ajuda o assunto a ser mais e mais comentado, mas por outro, como em qualquer cassino, se noticiam os sortudos, mas dos fracassados não se ouve falar.

    Algo que fomenta a importância que isso provoca, já comentado aqui, é sobre a blockchain. Sobre transacionar sem o dedo de algum órgão centralizador. Isso representa um enorme progresso, poucos se deram conta disso. Tanto que grandes brancos já avaliam usar desta abordagem para lidar com transações financeiras.

    Acompanho o andar das coisas, pois o mundo não pára. Pode não ser Bitcoin o futuro, pode ser shitcoin. Pode ser algo que ainda nem existe. Já ouviu falar sobre a Lightning Network? E sobre os recentes ataques ao Bitgrail?

    Eu coloquei miséria nesse mercado, pois quem sabe dou uma sorte. E é assim que encaro. Se perder tudo, não vai me fazer falta. Cuidado com palavras como "nunca", "sempre". Me desculpe, mas bitcoin possui valor, sim. Mas não pra mim, pra você, e pra ninguém pessoalmente, deve ser visto sobre como está tudo evoluindo em transacionar. Sem contar que, pra quebrar a criptografia de toda uma cadeia de transações, é necessário um poder computacional absurdo, do qual ainda não possuímos. Então, também por uma questão de segurança.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.