segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Fiz Merda, Preciso de Ajuda

Em 1998 (96?) meu pai pegou um Video Cassete em um dos muitos rolos que fazia... Tratava-se de um modelo básico da Sanyo, de 4 cabeças e que me lembro como se fosse hoje, custou 500 Reais!

Modelo parecido com esse
Aquilo era o máximo de tecnologia que eu tinha acesso na época e logo comecei a torrar dinheiro com fitas virgens para gravar coisas da TV. Uma fita VHS custava na época em torno de 5 Reais e comprei centenas delas com o dinheirinho que meu pai me dava de mesada e também com o que ganhava ajudando consertar bicicletas.

Assim foi todo o final da década de 90: gravar coisas aleatórias da TV era meu hobby favorito. A febre passou mas continuei guardando aquele monte de fita como um verdadeiro tesouro, sabia que aquilo tinha um grande valor histórico...

Levei aquelas fitas pra casa mesmo depois de casar até que aquelas caixas começaram a incomodar. Após muita pesquisa no Google decidi eu mesmo digitalizar aquela joça e me livrar das fitas. Arrumei um outro hobby: digitalizar vídeos e grava-los em DVD, mas não sem antes limpar uma a uma as fitas que naquela ocasião estavam todas mofadas. Apesar do trabalho sujo e árduo, e com a ajuda do meu velho notebook e uma plaquinha de captura USB, consegui terminar a tarefa.

Foi uma dessas que fez o milagre

As fitas foram jogadas no lixo e agora eu tinha apenas uma caixa de sapatos com DVDs dentro, muitos DVDs... Aquilo começou a incomodar novamente, não gosto de juntar tranqueira. Finalmente em 2015 tive a sábia decisão de jogar tudo aquilo pra nuvem e me livrar dos DVDs. Como fazer isso era um tanto óbvio: vou subir pro YouTube. E assim foi, meses depois tudo estava no YouTube e pude me livrar da caixa de DVDs dando por encerrado a parte física desse hobby que consumiu meu tempo por 20 anos.

Decidi que talvez aquele material fosse interessante para alguém e deixei os vídeos públicos, criando até um nome pro canal, mas foi só isso, não fiz absolutamente mais nada. Após concluir o trabalho esqueci completamente do assunto até hoje quando me lembrei de um vídeo e fui atrás do canal para assisti-lo. Ao logar na conta me deparo com esses dados:
  
Puta que Pariu!


Sim amigos, tenho um canal no YouTube com 19.000 inscritos quase dois milhões e meio de visualizações! Fiquei chocado e imediatamente me veio na cabeça o quanto de dinheiro deixei de ganhar nesse tempo... Fui correndo na aba de monetização e vejo o seguinte:
Claro que eu teria problemas com direitos autorais, tenho uma caralhada de vídeos da Globo, musicais, etc. Fui ver e meus vídeos são uma verdadeira bagunça: vários com publicação suspensa, outros com flags, enfim, uma zona completa.

Então o resumo da ópera é que não posso monetizar esse canal, mas e agora o que fazer? É aqui que preciso da ajuda de vocês, peço àqueles que possuem algum conhecimento nisso que me ajudem. Que caminho devo seguir para tentar salvar isso e começar a ganhar uns centavos com isso?

Meu plano é baixar os vídeos com mais visualizações (um específico tem 400 mil visualizações), publicar num segundo canal vinculado à minha conta do Adsense e excluir do canal original. Pensei em fazer um vídeo-texto explicando a migração para o canal novo, assim quem sabe resgataria parte dos 19.000 inscritos. Na verdade até já iniciei esse processo e descobri que preciso de 10.000 visualizações no canal novo para poder ter o Adsense ativado. O plano é usar somente os vídeos que não tiveram strikes e deixar os com problema no canal original como privado, para que somente eu possa ver. O que acham? É factível? Alguma ideia melhor?

Agradeço à todos que se dispuserem a me ajudar, abraço!

43 comentários:

  1. Fala Corey!

    Eu trabalho com esse ramo (não só youtube, mas incluído) . Supondo que todos os vídeos fossem monetizados e você nunca tivesse tido flags, vídeos suspensos, etc, acredito que com esse número de views você teria gerado algo em torno de 700 a 1000 dólares americanos.

    Só por comparação, eu tenho um canal também que criei na mesma época e que está 'abandonado', com um total de 960.000 visualizações (todos vídeos monetizados e sem suspensões) , gerei um total de 316 dólares, e publiquei nele pouco.

    Pra conseguir monetizar conteúdos com direitos autoriais, acredito que é bem difícil sem alterar o vídeo.

    O que você pode fazer é editar de uma forma que haja outras coisas na tela (tipo diminui a tela do vídeo, e poe em volta dela um fundo e uma logo, ou algo criado por você, tipo uma "moldura" e /ou alterar o áudio.

    MAS isso não é garantido de forma alguma, o youtube está cada vwz mais criterioso e eficaz em detectar essas coisas, pode funcionar ou não.

    Abraços! DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma lágrima escorreu do meu olho ao saber desse valor, rsrs!

      Não tenho muito saco pra editar esses vídeos com flags, até pq são vídeos que com certeza o YT detectaria, como novelas da Globo e filmes. Meu objetivo é usar o que não tem flags.

      Abraço e obrigado!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, eu ia comentar, mas de longe esse comentário do anon foi o melhor. Muitos canais fazem isso de dar uma editada no vídeo e funciona, tem vários filmes e séries inteiros no youtube usando esse artifício. Se eu fosse você, procuraria ver se isso da muito trabalho, acredito que não. Editava os vídeos e jogava de volta no YT, se colar colou. Talvez valhe a pena você fazer um outro canal de teste com uma outra conta de adsense pra não correr o risco de ser suspenso. Pode parecer trabalhoso, mas uma vez feito, TEORICAMENTE, esse vídeo ficaria te rendendo alguma grana eternamente. Mas fique atento porque tem uns casos em que o vídeo não toma flag, fica online, mas o dinheiro vai pro dono dos direitos.

      Excluir
    3. Editar vídeo é um saco! Até sei mexer um pouco no Sony Vegas mas acho uma tarefa bem desagradável, não sei como tem gente que trabalha com isso, rsrs! Infelizmente acho que se eu quiser tentar monetizar isso terei que partir pra edição mesmo...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Mas é uma edição simples, só tacar uma "moldura" no vídeo e/ou espelhar a imagem.

      Excluir
  2. Olá Corey, fiquei intrigado com esse tópico no seu blog pois estou com 17 anos e alguns meses atrás eu tive essa sacada que você teve, visando a ter capital para abrir ou comprar algum negócio quando terminar meu ensino médio em 2018, tenho um canal no youtube que nos últimos 28 dias ele me gerou algo em torno de US$480, mas respondendo sua pergunta igual o amigo acima havia dito para conseguir publicar sem a detecção do youtube você vai ter que editar os vídeos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, 480 Trumps é sonho de consumo pra mim!!!

      O lance não é publicar os vídeos barrados e sim ganhar alguns trocados com os que estão liberados.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Olá, Corey, uma dica.
    Mantenha o mesmo canal e monetize os vídeos que não estão com strike (vídeos que receberam advertência por causa dos direitos autorais). Como seu canal já tem 20k quase, começar do zero daria muito trabalho. Mudar o nome dele também é uma boa.
    Você pode fazer uma reivindicação manual dos seus vídeos que tomaram strike, porém isso leva um certo tempo, mas vale a pena, pois muitas vezes o algoritmo do YouTube fica bagunçado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a geração de receita está desabilitada... como eu faria isso? Reverter para privado todos os vídeos com strike liberaria o canal para monetização?

      Excluir
  4. Olá Corey, o YouTube só permite a monetização de vídeos autorais. Se seus vídeos não tiverem edição ou de alguma forma você não modificá-los para que aparentam serem próprios, dificilmente irá conseguir qualquer tipo de monetização. E se tentar e o YouTube descobrir, pode até ter a conta suspensa. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia desse detalhe... talvez me bloqueiem só por postar os vídeos baixados então... Valeu!

      Excluir
  5. Rapaz...
    Chego à conclusão que para a pessoa entrar no minimalismo (como vc) ela deve ter sido uma pessoa bem "maximalista" em outra época. Quanta tranqueira inútil vc guardava... veja hoje sua cabeça. Muita mudança....
    E 19000 inscritos? Porra... nao é pouco...
    Tomara que de certo.. mas esse negócio de migrar a conta, sei nao hein... veja se é necessario... pegar 19000 inscritos pode levar um tempo.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mineiro, já fui acumulador de tranqueiras... devo um post sobre isso!

      Excluir
    2. Isso deve ter alguma ligação sim. Cresci em um lar bagunçado e hoje sou super organizado.

      Excluir
    3. Eu herdei essa mania de organização do meu pai, embora eu não seja minimalista. De tempos em tempos meu pai pegava um monte de coisa minha, do meu irmão e simplesmente jogava fora sem avisar porque sabia que se avisasse não ia nada fora. Hoje moro numa casa dos fundos com um casal de sogros acumuladores e bagunceiros. Tem dia que só falta eu explodir de tanta aflição!

      Excluir
    4. Cresci ouvindo meu pai dizer: "quem guarda o que não presta tem quando precisa" e assim fui juntando tranqueiras até que a ficha caiu e parei com as drogas, rsrs!

      Excluir
  6. Fala Corey,

    Mantenha o canal, não há como monetizar os vídeos passados, mas há muito que pode ser feito daqui adiante.

    19k inscritos, suba novos videos e monetize. Aproveite, faça um retrofit e por gentileza nos fale o nome do dito canal.

    A primeira coisa que me veio a mente foi: O Corey subiu vários videos da Banheira do GUGU, Programa H(tiazinha e feiticeira )...isso dá muitos views mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs! Se vc ver o conteúdo que tenho vai dar risada, infelizmente nada de Luíza Ambiel, rsrs!

      Divulgarei o nome do canal assim q decidir o que fazer com ele.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. This comment there is no direct relation with the corey's post.

    stoic defined by urban dictionary

    Someone who does not give a shit about the stupid things in this world that most people care so much about. Stoics do have emotions, but only for the things in this world that really matter. They are the most real people alive.

    recommended book : A Guide to the Good Life: The Ancient Art of Stoic Joy: William B. Irvine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The only rule is that you theoretically must have sufficient savings (or other assets) that you could live indefinitely off the passive income they provide, and these savings must give you the freedom to realize that any work you do is totally optional. You don’t actually have to live off the income, it just has to be there.

      A partir de hoje, exatamente hoje eu me considero um FIRE.

      Excluir
    2. El puede no haber hecho todo
      pero que hizo mucho nadie puede negarlo
      El no hizo todo, pero que hizo mucho
      por nuestro país, nadie puede negarlo!

      Excluir
    3. Porque que raios você COREY está permitindo está porcaria de SPAM?

      Excluir
  8. Olha Corey, acho que você não consegue monetizar esses vídeos não. E mesmo se conseguir, a chance de a Globo ou alguma emissora da qual você capturou os vídeos aparecer e querer te processar é grande.

    O Youtube não permite mais nem trechos de músicas em vídeos autorais. Imagina então um canal de cheio de vídeos copiados diretamente da televisão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vídeos da Globo estão todos com flag, mas tenho muita coisa que não é da Globo e está livre, com milhares de visualizações...

      Excluir
  9. sou um acumulador de tranqueiras organizado, pois gosto de colecionar.

    acho que o jeito é você começar a fazer vídeos comentando os vídeos que você já, pois seria um conteúdo legítimo e que não destoaria do conteúdo e orientação do canal.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To no mesmo barco, Scant! Mas to cada vez colecionando menos, atualmente só coleciono basicamente HQ´s e mesmo assim, to comprando cada vez menos e lendo mais digital.

      Excluir
    2. Já tive coleções e uma delas ainda está no porão da casa dos meus pais, mas parei com isso à mais de uma década.

      Excluir
    3. Corey colecionador? Merece um post, hein! Eu tenho um verme colecionador dentro de mim, mas ele está sob tratamento! hahaha

      Excluir
  10. Vamos lá então...
    O produtor do conteúdo audiovisual é o detentor legal da comercialização. O que você fez foi um ato de distribuição, só que se você distribuir o conteúdo sem a autorização e/ou lucrar com o material você estaria infringindo a lei.

    Lei Nº 9.610/1998 - trata sobre os direitos autorais
    Art. 87. O titular do direito patrimonial sobre uma base de dados terá o direito exclusivo, a respeito da forma de expressão da estrutura da referida base, de autorizar ou proibir:
    III - a distribuição do original ou cópias da base de dados ou a sua comunicação ao público;

    O que é algumas vezes tolerado pelos produtores de conteúdo é permitir a livre distribuição sem ter o direito sobre a comercialização.
    No seu caso, o que poderia ser feito é usar estes vídeos com altas visualizações e associá-los a outros conteúdos para serem alavancados. Use aqueles vídeos com alta capacidade de ter a atenção do público e os use para direcionar a outros conteúdos.
    Bem tem um cara chamado Mark Manson que fez um post excelente sobre o valor da atenção:
    https://markmanson.net/attention . Apenas leia, valerá a pena.

    Sucesso,
    Maluco

    ResponderExcluir
  11. Cadê o post sobre empreendedorismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê, cadê Não é pq não tem mais empresa que vai parar de falar sobre isso

      Excluir
    2. Tô aguardando o post sobre concursos públicos!!

      Excluir
    3. Ele havia postado algo sobre empreendedorismo antes desse post, o link apareceu em outros blogs da blogsfera, mas o post foi retirado.

      Excluir
    4. Vai sair! Tinha me atrapalhado e publiquei sem querer... aguarde...

      Excluir
    5. Qual deles Corey? O de empreendedorismo ou concursos?

      Excluir
  12. MALUF GOVERNADOR 201819 de dezembro de 2017 22:47

    Corey, seu ínicio de post me deu tanta nostalgia...

    Ah, os maravilhosos anos 90!

    Tivemos Senna, Mamonas, tivemos enfim a estabilidade da moeda, uma enxurrada de carros importados entrando no país pela abertura econômica do Collor/Itamar (FHC bandido subiu as alíquotas logo que assumiu, com a desculpa bosta de "crise mexicana" e quebrou todas as importadoras, acabando com o sonho do BR de pagar preço justo em carros fodas completos)...

    E tínhamos o Sr. do progresso da cadeira de prefeito. Nada de Haddad ciclofaixa pra maconheiro da USP andar, nada de Martaxa taxando até o ar poluído, nada de Serra tapando buraco pro PSDBosta na prefeitura...Tínhamos ELE, QUE FEZ, FAZ E FARÁ!

    Que saudade dos anos 90...

    VOLTA ANOS 90! VOLTA DR. PAULO!

    PS: A palhaçada que a justiça fez hoje tem que ser revertida urgentemente. Enquanto as mídias se deleitam em acusar o homem que construiu o Estado mais rico e poderoso desse país, o Zé Dirceu taí, sossegado na casa dele depois de SAQUEAR o dinheiro do brasileiro, dando festa, postando no facebook e rindo da nossa cara. Malditos!

    Só pra lembrar:

    RJ, RS = Estados governados pelo comunista do Brizola, favelas, violência nas alturas (Do RJ não é novidade, mas andem nas ruas de Porto Alegre) pra verem tbm...Até mãe baleada na cabeça esperando a filha na porta da escola já tá acontecendo lá. Enfim, estados dominados pela corja PT e demais comunistas, tudo quebrado e fudido, dando calote e esperando que o Governo Federal os socorra e sustente.

    São Paulo = apesar dos anos de PSDB, quem teve/tem Maluf jamais estará desamparado. Estado mais rico do país, melhores rodovias (adivinha quem fez?), melhor estrutura, pólo industrial e agrícola também pelo interior...Marcas do homem a frente do seu tempo. E que se tudo der certo, voltará em 2018 pro Palácio dos Bandeirantes pra botar a ROTA na rua e uma piroca enorme no rabo do PCC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluf na ala dos idosos da cadeia, onde espero que apodreça após tantos roubos

      Excluir
    2. 21:49 = eleitor da Erundina e Martaxa

      Excluir
  13. por favor nos passe o canal corey assim podemos arquiva-lo não podemos perder coisas do tempo passado em que não havia a frescura do politicamente correto.

    arquivador zero

    ResponderExcluir
  14. Corei, gostaria de explorar sua experiência em empresas para tirar uma dúvida: sou gestor de uma área na minha empresa, mas tenho descoberto reiteradas vezes que o superior aborda Meus funcionários subalternos de forma a minhas por, bem como dar ordens em segredo. Para deixar claro, ele determina uma ação em ninharia ao subalterno, e explicitamente pede segredo.
    Realmente é algo que grita aos olhos de qualquer gestor primariamente formado! Obviamente esta pessoa não tem a capacidade de estar aonde está. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon

      Creio que o problema que está enfrentando é comum apenas entre gestores despreparados. Pelo o que eu entendi, o seu superior da ordem ao seus comandados sem que você saiba. E pior, além de não avisar ele pede segredo aos seus comandados. Nota-se que é um amador! Se ele não entende a importância da hierarquia numa corporação, está claramente num cargo errado

      Excluir
  15. Corey,
    Crie o canal do COREY com o mesmo conteúdo que vc posta aqui. Eu acho vc o NANDO MOURA da Blogosfera.
    Faça isso e vc terá canal de sucesso. Vai por mim.
    Abracos,
    S&P

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.