sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Aportando em FIIs

Hoje venho aqui mais uma vez pedir ajuda dos leitores, dessa vez é para sugerir em que FIIs eu poderia aportar.

Desde que vendi as lojas, a maioria do dinheiro que venho recebendo está sendo destinado à renda fixa: CDBs, LCIs, TD. Tenho um CDB vencendo esta semana e decidi que aportarei esse valor em FIIs. Algum tempo atrás disse aqui no blog que não iria mais colocar dinheiro novo nessa modalidade, porém como não estou achando opções interessantes na renda fixa (o melhor que encontrei foi um CDB 119%), decidi investir um pouco mais de fé nessa modalidade. Sei que não estamos no melhor momento de comprar FIIs mas como nosso amigo Viver de Construção diz: "preço pouco importa". Não gosto de ficar esperando momento ideal pra fazer as coisas porque ele nunca chega, a hora sempre é agora.

O valor que terei é de aproximadamente 130k, decidi que esse valor uma vez investido em FIIs deve obter o maior rendimento mensal possível. Isso pode parecer óbvio mas poderia, por exemplo, ter escolhido fundos que pagam um pouco menos porém possuem mais solidez, mas não foi isso que decidi, então assumo um pouco mais de risco. Por que disso? Uai, porque eu quero assim! Rsrs! Após analisar alguns papéis de maneira bem Corey (com extrema objetividade e boa dose de superficialidade) cheguei à seguinte distribuição:




BBFI: tijolo, escritório. Motivo principal: Possui 2 imóveis sendo que um deles está vago gerando possibilidade de valorização e aumento da distribuição.

CPST: (virei tão peão que coloquei CTPS na tabela, rsrs): fundo de papel. Motivo principal: Tenho poucos fundos de papel, há espaço para aumento de exposição.

FAMB: tijolo, escritório. Motivo principal: Embora seja um FII de um único imóvel, este é locado para a Caixa. Boa distribuição.

FIXX: fundo de papel. Motivo principal: Boa rentabilidade. É um fundo esquisito, de pouco liquidez. Acho que cai na categoria "aposta".

FIGS: tijolo, shoppings. Motivo principal: Tenho pouca exposição à shoppings (um pouco de HGBS) e porque tem RMG até 4/19. Fundo para ficar monitorando mês a mês possivelmente me desfazer antes da RMG. Mais uma aposta de risco.

XPCM: tijolo, escritório. Motivo principal: Tenho um pouco desse papel e acredito poder aumentar mais a exposição, contrato parece ser firme.

MFII: tijolo, misto. Motivo principal: gosto muito desse fundo, a maneira como faz dinheiro é bem interessante e simples: compra barato e vende mais caro. Também já tenho na carteira e o aumento de posição o faria ser um dos mais presentes da minha carteira.

Na verdade eu gostaria de colocar 10 papéis nesse aporte mas também gostaria de ficar com rendimento acima de de 0,75%, então não achei nada muito mais interessante que isso aí. Gostou da minha seleção? Sugere outros papéis? Coloque nos comentários! Obrigado!

64 comentários:

  1. Salve, Corey!

    Não entendo de FII, mas vou te dar uma dica: Já considerou emprestar a juros camaradas esses 130k? Você pode diluir entre comerciantes que você conhece ou amigos, garanto que a rentabilidade será maior que os FIIS.

    Pensa nisso, corey.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz isso, não faço mais. Essa grana vai pra FII mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Corey..não seria melhor comprando aos poucos? Voce vai comprando sem necessidade de colocar toda a grana neles. 90% dos preços de fii estao bem esticados. Acredito que ano que vem perto das eleicoes vao cair muito o valor deles....

    Outra coisa... pensou em entrar na subscrição de MFII? Se nao me engano ainda terá mais um neste ano. 25 cotas por 2750 reais (110 reais cada) no mínimo de compra.

    Em relação a sua carteira, so tenho o MFII. Já pensou no ABCP? Apesar do yield baixo, penso no potencial deste shop. As cotas custavam 19 reais e chegaram a cair a 12,17 reais mes passado com o leilao. Hoje está na faixa de 16. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar aos poucos é uma boa ideia, porém tenho receio de acabar me perdendo no meio do caminho, me conheço e sei que sou instável.

      Vou verificar a subscrição do MFII, valeu a dica.

      O ABCP é um excelente empreendimento, o melhor da região, ter algo que conheço é uma boa ideia porém a rentabilidade é realmente muito baixa e não sei se subirá...

      Valeu!

      Excluir
  4. Eu tenho alguns FII. HOJE sugeriria o HTMX11, que caiu 6%, um bom ponto de entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pulei fora do HTMX faz tempo... Nem sabia que ele ainda existia...

      Excluir
  5. Fala Corey,

    Entao, neste momento pra aportar em fundos mais "tranquilos" com renda perene voce nao conseguira mais do que 0,6% a estourando 0,65%.

    Sobre suas compras:

    BBFI esta pagando bem pois o contrato nao sera renovado. Atençao neste aqui, pois paga bem pelo risco e tem fim de vida decretado, nao no sentido que ira acabar, mas ficara sem inquilinos. O predio de Brasilia, apesar da otima localizaçao, necessita de reformas grandes internas e estruturais.

    MFII é um risco que vale a pena. Com as ultimas emissoes gordas conseguira pagar por varios meses a renda "fixa" de 1,17 sem muitos problemas.

    XPCM: Dificilmente a Petrobras sai, mas se sair, 80% do valor investido vai embora, vide XTED. Vale uma pequena grana aqui, mas como tomei trolha em XTED aprendi que a localizaçao e inquilino devem ser analisados com cautela neste caso mono inquilino.

    FIGS: Todo mundo tem este mesmo pensamento de vender proximo ao fim haha, nao deve ser assim. O FII de shopping esta melhorando as receitas, imagina ter um yield de shopping acima de 0,7%. Quem comprou antes esta aproveitando, a RMG reduz o PM e o yield ficara muito atrativo apos 2019. De qualquer forma da pra curtir bem uns meses ai.

    FAMB: Gostei muito da sua entrada. A localizaçao é boa, apesar do risco Rio de Janeiro, e ha uma açao em curso que provavelmente entregara um bom lucro aos socios. A açao é favoravel ao FII.

    FIXX: Este eu tenho. Para fundo de fundos, nao é la uma brastemp, mas Ok.

    CPTS: Excelente FII. Tenho em carteira.

    Bom, se eu fosse aplicar um montante maior, eu seria mais cauteloso, iria de HGRE, HGBS (apos reduzir a renda, ta pagando com caixa), HGCR, estes da Griffo. Bancos e bancos MBRF (risco maior, banco pequeno), BBPO, BBRC, SAAG, AGCX. Vejo boa entrada em ABCP apos este leilao, como disseram acima, mas caberia um pouco de PQDP, se nao olhar yield SHPH. FAED valeria uma entrada tambem, AEFI uma pimenta na carteira, mas em 2019 tem que ver como se dara o contrato. NSLU e HCRI teriam espaço na minha carteira. VRTA e BCRI top papelada. CXRI top fundo de fundos, e acho que ate um BPFF caberia, apesar da gestao BTG.

    Bom nao tenho acompanhado tanto quanto antes, mas estas seriam as minhas entradas.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem delongas, esse VdC é um monstro, obrigado.
      Se fizesse isso no blog dele, não receberia as críticas que recebe e "bateria de frente" com o Tetzner, Clube do FII, Nod Bastter e outros.

      Excluir
    2. VdC, nem sei como agradecer, vc arrebentou mesmo!

      Refiz a carteira baseado em algumas das suas sugestões, diminuí a rentabilidade porém diversifiquei, veja:

      BBFI 3 8.430,00 69,45
      CPST 100 9.830,00 75,00
      FAMB 2 9.640,00 74,00
      FIXX 100 8.890,00 74,00
      FIGS 45 4.028,40 37,35
      XPCM 0 0,00 0,00
      MFII 109 14.277,91 127,53
      HGCR 100 10.369,00 73,00
      MBRF 10 10.800,00 77,90
      SAAG 63 8.593,20 53,55
      AGCX 7 8.720,60 53,90
      HCRI 23 8.326,00 53,13
      VRTA 81 8.650,80 52,65
      BCRI 81 8.650,80 52,65
      BPFF 10 10.700,00 75,00
      129.906,71 949,11
      0,73%

      Excluir
    3. Ficou meio confuso mas é na ordem: PAPEL, QTD DE COTAS, VALOR DA CARTEIRA, VALOR DOS PROVENTOS

      Daria 949,00 de proventos, 0,73% o que ainda é bem interessante, menos que isso já prefiro colocar no TD.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    4. Lembrando Corey e isto é importante: Os FIIS de agencia bancaria serao FIIs de transiçao, mais proximo a renovaçao do contrato sera indicado reduzir exposiçao ou ate zerar, pois eles pagam bem por terem contratos atipicos, mas em contrapartida os preços de locaçao ficam muito acima da realidade ao longo do tempo, e na revisao podem sofrer um baque.

      Nao citei diretamente, mas pra mim gestao Itau é excelente (KNRI, KNIP mais novo, KNCR), faltou incluir HGLG quando disse Griffo).

      O Mestre dos Dividendos disse abaixo, a principio gostei de VISC shopping, pode ser uma boa aposta, mas tem que estudar. Ele sera um concorrente direto de HGBS se nao me engano.

      MAXR Max Retail ta andando redondinho agora, desde a contrataçao de uma empresa para cuidar do FII. Este nao conprei pela falta de liquidez, talvez em breve.

      Bom, sao tantos FIIs que falta dinheiro rs.

      Ao Anon acima, grato. Talvez no site novo eu consiga levar um conteudo melhor, meu blog é muito pessoal e se assemelha muito a mim: Nao passa de um blog mediano.

      Abraçao

      Excluir
    5. Banco e shopping são facas de 2 gumes por motivos opostos. Banco não será sustentável no longo prazo, não só pelo fim dos contratos atípicos mas tb pelo próprio mercado que está aos poucos migrando pro on-line. Shopping tem rentabilidade ruim porém em grande parte das vezes é sustentável.

      Tenho um pouco de KNRI e KNIP comprados mês passado, KNCR ainda não.

      Pensei em comprar um pouco de VISC pra experimentar, nunca comprei papel novo assim.

      MAXR já tentei comprar mas tb não rolou.

      Valeu VdC, não liga para quem mete o pau no seu blog.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Fala Corey, o rapaz acima manja de FIIs é uma dica a se considerar.

    Eu comprei o MFI11 na subscrição que teve vou pagar baixo por ele, eu entrei no FIGS11 justo quando o preço estava 81,15 hoje está em 89,34.

    Talvez para você que tenha outros investimentos e muito mais dinheiro do que eu, o mantra de preço não importa faça sentido, vai ter bons rendimentos mensais e é o que importa, para mim que não tenho lá essas coisas eu vejo o preço sim, pois eu imagino comprar com um preço alto e se precisar vender o preço estiver lá embaixo, ai não tem jeito, terá perda !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compro FIIs pra ficar, somente vendo quando para de fazer sentido, até hoje só desfiz 3 posições: VLOL, HTMX e EDGA, o que demonstrou serem boas decisões. Além disso não tenho muito tempo pra ficar acompanhando preço.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, não sei se vc conhece: http://www.desmistificandofii.com/

    Ele é muito bom e a ajuda que ele fornece com o relatório semanal se paga rapidamente, considero o preço dele muito baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia, vou assinar trimestral pra testar... Valeu!

      Excluir
    2. Corey, todas as minhas compras são baseadas no DesmistificandoFII. Minha carteira tá com rentabilidade de 20% em um ano.

      Abs

      Excluir
  8. lembrei desse post e talvez ajude:

    http://www.viagemlenta.com/2017/05/a-alocacao-de-ativos-ao-alcance-de-todos.html

    Sou leigo, mas não seria melhor deixar tudo em FII de tijolos somente por motivo de segurança?

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica! Prefiro tijolo porém vejo papel como alternativa para diversificação, não encaro esses papéis como investimento em imóveis e sim em papéis.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Olá Corey!
    Conheço somente 2 destes FIIs.
    MFII: não gosto pq é caixa preta. Além disso achei um tremendo conflito de interesses quando eles aprovaram a subscricao com votos dos administradores(coisa que a cvm proíbe exceto se os outros cotistas aceitarem). Eles estão vendendo as sobras de subscricao se tem interesse compre por algo como 110 reais procure o call Center da corretora.

    XPCM: único prédio, único locatário em macae. Muito risco, mas sua exposição pode ser compatível, talvez valha o risco.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MFII ainda me parece interessante, mandei email pra corretora, vou aguardar a resposta na segunda. XPCM já desisti, concluí que já tenho o suficiente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Corey, sei que quer fii's, mas já pensou em alocar uma pequena parte em bitcoin, pra diversificar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já até pensei, não pra diversificar e sim pra apostar mesmo. Mas como sempre acontece comigo, parece que perdi o timing.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Esquece agência para longo prazo, isso vai ser uma bomba relógio quando devolverem agência em 2022.

    Provavelmente vai ter gastos com reformas monumentais e tudo pago integramente pelos cotistas, fora isso tenho conhecimento de agências com m2 sobre avaliado por causa dos contra atípicos entre 30% até 40% em relação alguns imóveis de mesmo porte na região, some este fator negativo com: migração dos bancos para agência digitais = Bomba

    O fundo mais antigo do BB até caiu elevador recentemente por falta de manutenção.

    http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7026688/elevador-predio-operacional-banco-brasil-cai-com-pessoas-banco-nega

    A bomba relógio esta plantada é questão de tempo!

    Melhores fundos para quem quer correr risco e obter maior renda: MFII , além disso saiu fundo novo de shopping que promete pagar uns 8% ao preços atuais Visci11.

    Fora estes dois pegue um pouco de fundo de papel: VRTA e KNCR. Não é novidade para ninguém no mercado que o fiscal fodido no governo vai pressionar a curva de juros no longo prazo, sem reformas o governo vai ter oferecer mais premio de risco para rolar a dívida pública.

    Logo as melhores opções são:
    MFII, visci, VRTA, KNCR = Qualidade é melhor que quantidade.

    Com esta estratégia se o fiscal for para saco você fica travado em papel que vai surfar com alta de juros e a volta da inflação, se não ocorrer você se beneficia no setor de varejo e incorporação.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre:

      Como disse acima pro VdC, tb não acredito em agências pro longo prazo e o principal motivo é a digitalização.

      MFII é mesmo bem interessante e talvez teste comprando um pouco de VISC pra ver como será (tenho pouco shopping na carteira).

      KNCR ainda não tenho, me parece interessante e com boa rentabilidade.

      VRTA já tenho bastante.

      Valeu pelas dicas e explicações. Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Sei que o foco do post são FIIs, mas gostaria de fazer um comentário mais generalista.

    Não acho um grande negócio pulverizar os investimentos.
    Vejo blogueiro com investimentos divididos em 8, 10 ações diferentes, Renda Fixa, Fundos etc...
    Primeiro que isso é um saco na hora de declarar IR.
    Segundo que você se perde na hora de acompanhar.
    Terceiro que isso tem alto potencial de diminuir os ganhos, já que fatalmente alguma ou algumas ações terão quedas consideráveis e puxaram as demais pra baixo.

    Acho muito mais negócio apostar em 2 ou 3 Ações e colocar uma quantia maior nelas.
    Ou se diversificar com RF, escolher apenas um investimento; LCI ou CDB ou LC etc. Não colocar parte em um e restante em outro, até porque as diferenças de rentabilidade de RF são pífias.
    Esse monte de investimentos só servem pra fazer gráficos multi coloridos na maioria dos casos.

    Enfim quanto mais simples e objetivo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de pulverizar os investimentos tem dois lados. Eu, sendo um cara que gosta de simplificar tudo e que leva uma vida minimalista, teria a propensão de fazer o mesmo com os investimentos, mas não o faço. Por quê?

      Acredito realmente que a diversificação é importante. Durante anos da minha vida eu tive praticamente todo o meu dinheiro alocado nas lojas, ou seja, não havia diversificação alguma, e isso me deixava muito incomodado. Até hoje ainda tenho um bom dinheiro pra receber delas e isso continua me incomodando, portanto diversificar papéis parece uma maneira de diminuir esse risco.

      Sobre a renda fixa o lance é colocar onde está pagando um pouco mais, pq como vc disse, é tudo praticamente a mesma coisa.

      Sobre o IR, jogo tudo na mão do contador.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Acho um grande erro focar nesses FIIs. Devia priorizar os de maior qualidade e porte como KNRI, FFCI, FIIP, HGLG, HGRE, entre outros. Mas desejo boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande erro está no racional do Corey: "maior rendimento mensal possível".

      Porque raios colocar uns trocados a mais no bolso no curto prazo e não ter consistência/solidez a longo prazo? Não faz sentido.

      "Quero assim, porque assim quero". Está cavando o buraco e vai pular dentro.

      Você está no risco da renda variável(FII) por 0,10%. Vai embarcar nessa, pense a long run, fique com o que o Anônimo acima disse fundos maiores, qualidade, perenes. Aí sim sua expectativa de retorno vai melhorar e vai compensar está no risco da RV.

      Naquele post 200k, sugeri 180k TD e 10k BitCoin e 10k Litecoin. E agora não considera colocar algum trocado em moedas digitais? Aquela velha história, perda limitada, possibilidade de ganho exponencial. Tudo a depender do perfil de risco e objetivos, vale ressaltar.

      Falou!

      Excluir
    2. Pelo que entendi ele já tem outros fundos mais robustos e decidiu colocar pimenta, por isso quer papéis com rendimento maior.

      Excluir
    3. Colocar uma pimenta de +- 0,18%. Para se expor a papéis mais arriscados, não, o racional não fecha. Como desse vez o Corey não mencionou necessidade de fluxo mensal, porque não ações?

      Excluir
    4. "Pelo que entendi ele já tem outros fundos mais robustos e decidiu colocar pimenta, por isso quer papéis com rendimento maior." - exatamente! Minha carteira tem rentabilidade em torno de 0,65%, então a razão para querer aportar em fundos com retorno maior é justamente pq já tenho fundos mais robustos.

      "Como desse vez o Corey não mencionou necessidade de fluxo mensal, porque não ações?" - não citei que quero fluxo mensal mas é subentendido qd digo que quero FIIs. Sobre ações é algo que ainda não tenho "as manha", portanto não vou entrar por enquanto. Mas de qq maneira, quais ações vc sugeriria e pq?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Acompanhe o radar de FIIs, tem outras boas opções...
    http://abacusliquid.com/fiis/radar/

    Sugiro também acompanhar o grupo da Suno no Face. Veja como foi o ultimo Suno Responde...
    https://www.youtube.com/watch?v=u7LeB4usSN8

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala UB!

      Preciso acompanhar mais o seu blog, material de excelente qualidade, parabéns!

      Valeu pelas dicas, abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Corey

    Não achei bom estes FIIs.

    Vou te contar os meus critérios:

    Tijolo
    Multi-imóvel
    Multi-inquilino
    Gestão ativa

    Com isso vc vai chegar a uma lista bem seleta. Desses que sobraram, eu tiraria o BRCR, pois não gostei do que o BTG queria fazer com ele e a BR Propreties.

    Acredito q estes criterios que eu te passei são os mais seguros pensando em uma carteira que tem o objetivo de sobreviver no longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigado pelas ponderações, critérios bem objetivos os seus.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Meu cunhado tem uma empresa de transporte com cerca de 40 caminhões. Emprestei pra ele mais de 200 K faz uns 3 anos a um juros mensal de mais de 1,6% ao mês (na época o juro do Brasil era alto mesmo)...
    Sempre me pagou certinho.
    Por isso estou relutando em investir o dinheiro que acúmulo junto com os juros recebidos em tudo o que renda menos do que isso...
    Obs: óbvio que sonego isso, o que equivale a 24% ao ano pagando 15% de IR...
    Se você tiver alguém que possa receber o empréstimo e tenha condições de pagar um juros bom, acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de negócio é excelente porém não é algo que da pra contar no longo prazo, tudo pode acontecer:

      1- calote
      2- não encontrar outra pessoa para fazer um empréstimo desses;
      3- não conseguir receber juros interessantes assim novamente...

      enfim... não se sustenta no longo prazo, mas que vale a pena, vale...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Também estou de acordo com o anônimo que recomendou fundos multi/multi, consolidados e bem administrados (KNRI, HGLG, FIIP etc).

    Não vale à pena trocar estes fundos por outros que vão lhe proporcionar um yield um pouco maior no curto prazo, mas que poderão lhe dar uma dor de cabeça muito maior no longo prazo.

    Eu até tenho fundos menores e mais arriscados em minha carteira (XPCM e MFII, por exemplo), mas o percentual é pequeno. O "grosso" da carteira é formado por fundos mais robustos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O "grosso" da carteira é formado por fundos mais robustos." - é exatamente o meu caso e por isso mesmo estou me dando "ao luxo" de pegar uns fundos mais arriscados.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Também gosto de FIIs são ótimos para gerar renda passiva, além dos seus proventos caírem na conta todo o mês.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIIs são ótimos porém estão longe de serem investimentos 100% passivos, precisam de muito acompanhamento.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  19. Na verdade verdadeira, nossa bolsa deveria ter mais opções de fundos, ultimamente está cada vez mais difícil filtrar FIIs e Ações. Quanto a escolha da carteira aportaria forte em MFII11 um pouco de KNCR11, BRCR11 apesar da vacância vale a pena o risco, e CTXT11 fundo está se valorizando e mudando de perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRCR tá muito caro, se abaixasse um pouco entraria com uma boa posição.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  20. Comentar os que conheço (e tenho inclusive)
    *MFII- fundo de desenvolvimento tem uma dinamica diferente dos demais, muitos consideram que por ter uma contabilidade meio obscura, uma pirâmide financeira enrustida, eles estão com uma subscrição agora, meu PM nele esta a 107 creio, assim se fosse pra subscrever ate valeria a pena, mas pra pagar mais de 130 nele acho ruim. (esta no meu portfólio como capital de risco, assim tenho bem pouco dele, se for pra correr risco melhor comprar ações-pensamento meu)
    *BBFI, apesar de estar alugado ao banco do brasil a maioria é de escritorio, gosto +- tem uma vacancia que realmente pode subir o valor do dividendo, na época vendi BBPO pra entrar nele, hj meio que me arrependo, o valor do yield mensal a mais nao compensa o risco dele, pois sao poucos imóveis ficando com um risco de vacancia maior, inclusive rencentemente em um dos predios teve um problema de um elevador, me parece que caiu por falta de manutenção, enfim, tb não indicaria compra. De agencia bancária o último que comprei foi AGCX (acho que no momento atual é o melhor pra compra)
    *FIGS, shopping, atualmente esta em RMG, ou seja quando terminar o prazo eles vao pagar o valor real por cota, se for fazer as contas acho que o valor do yield real esta na metade do que é distribuído, porém com a retomada da economia pode ser que qd acabar a RMG ele ja de pra pagar algo proximo do que paga atualmente. (compre se vc ve um futuro promissor no setor de shoppings como um todo)
    *Sobre fiis de papel- particularmente nao gosto, se for pra investir em renda fixa deixa que eu mesmo faço, agora se tu quer ja ter o valor investido como forma de receber um yield mensal ai acho válido.
    *Outros fiis que atualmente indico: Logísticos (HGLG, FIIB outros) acho que o setor vai ter melhora
    FAED, foi minha última compra, nada de extraordinário somente como diversificação, mas é um bom fii educacional que nao vejo problemas no curto medio prazo.
    Boa sorte na decisão.
    Procure o canal no youtube Viver de renda com fundos imobiliário do leandro, ele tem muita informação boa.
    Vídeo dele sobre o FIGS: https://www.youtube.com/watch?v=ymQHVrHq55U
    Ass: Baiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baiano:

      Estou verificando a subscrição do MFII, tenho um PM de 115 nele, o que acho bom.

      Concordo sobre o que vc escreveu do BBFI. Como disse não acredito no setor de agências no longo prazo mas acho que dá pra surfar no médio prazo com elas.

      FIGS, como tenho pouco shopping e esses possuem rentabilidade historicamente baixa porém consistente, acho que dá pra manter uma posição mesmo após o fim da RMG.

      O legal dos FIIs de papéis é que é possível atingir uma rentabilidade interessante que dificilmente conseguiríamos como "PF", além dos proventos mensais que podem ser reinvestidos em outra coisa.

      Tb acredito na melhora dos logísticos, bem ou mal é um setor que sempre será necessário e importante.

      FAED é uma das minhas melhores rentabilidades (PM 155, yield 0,92%).

      Valeu pelas dicas!

      Corey

      Excluir
  21. Olá Corey,

    "decidi que esse valor uma vez investido em FIIs deve obter o maior rendimento mensal possível. Isso pode parecer óbvio mas poderia, por exemplo, ter escolhido fundos que pagam um pouco menos porém possuem mais solidez, mas não foi isso que decidi, então assumo um pouco mais de risco. Por que disso? Uai, porque eu quero assim! Rsrs! "

    Após 9 anos investindo em FIIs, acho que essa é a pior solução. Opte pelos mais sólidos.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os comentários acima e entenderá o pq dessa minha decisão.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  22. voce é meio arrogantinho né amigo.. nao só por este post.. mas por todos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Obrigado por me acompanhar!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  23. eu entendei errado ou tu vai investir 130k pra ter um retorno de 0,75 ao mês??


    é por essas e outras que eu peguei todo meu dinheiro e fiz casas de aluguel para pobres, e se eu encontar qualquer terreno barato na minha regiao vou fazer mais, e mais, e mais.

    tu paga 100 paus em um 5x25 e faz 8 casas pra alugar entre 600 e 700 pila/mes.

    Nao da trabalho nenhum, mas se eu ficar de saco cheio pago 10% pra uma imobiliaria tocar pra mim.


    Da ai uns 2 a 2,5% mes, sem risco, sem governo bandido, sem i.r, sem nada, só lucro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu modelo de negócio é excelente, mas não é pra todo mundo. Tenho muita vontade de fazer algo parecido, porém não se encaixa no meu perfil.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Mano, sobre alugar para uma uma parcela da população mais humilde.

      Sim, a rentabilidade é maior. Só que não dá trabalho??????

      Tu é loko. Tu coloca na imobiliária ok. Eles fazem uma parte do trabalho.

      Inquilino sai e deixa o imóvel detonado. Tu acho que a imob vai atrás de pedreiro para dar um tapa no imóvel?

      Tu pode não pagar IR, beleza, esse povo geralmente não declara e o Fisco não consegue cruzar os dados.

      Só que tem um lance se tu bota na mão da imobiliária com certeza vão te fazer depósito em conta não vão botar $$ vivo na sua mão.

      Valores pequenos sem problemas mas vai ficar 5/6 k por mês em conta sempre sem declarar?

      Exceto se tu for locador tipo Seu Barriga. Todo mês saí recolhendo dinheiro vivo dos inquilinos.
      Aí tem o risco de ser assaltado e o perrengue de lidar com os inquilinos pobres.

      A rentabilidade concordo principalmente se construir. Agora sem trabalho...

      Excluir
    3. ha ha ha

      amigo tenho conhecimento de causa, to falando pq eu tenho, e nao pq eu imagino que seja assim.


      "inquilino sai e deixa o imóvel detonado. Tu acho que a imob vai atrás de pedreiro para dar um tapa no imóvel?"

      o meu imovel fica na rua da minha casa, e eu acompanho tudo de perto, desde 2014 ainda nao tive este problema, alguma quebra de vidro, eu troco e o inquilino paga.

      "Só que tem um lance se tu bota na mão da imobiliária com certeza vão te fazer depósito em conta não vão botar $$ vivo na sua mão"

      Atualmente eu mesmo administro e recebo tudo em especie.

      construi em sociedade com meu irmao, 50% de cada, isto é 2,5 a 3k mes/cada, só deixo em conta o que eu ganho na clt, o que eu ganho de locaçao gasto tudo! Meu irmao e advogado, ele administra os contratos direto do escritorio dele e eu administro a manutençao, as atividades pequenas de manutençao eu mesmo faço.

      "Exceto se tu for locador tipo Seu Barriga. Todo mês saí recolhendo dinheiro vivo dos inquilinos.
      Aí tem o risco de ser assaltado e o perrengue de lidar com os inquilinos pobres."

      os inquilinos pagam alguns em minhas maos (alguns conhecidos que tem mais liberdade) outros no escritorio q fica no mesmo bairro do imovel, ninguem paga na mesma data, as datas alternadas ja foram previstas para evitar juntar altos valores no mesmo dia evitando risco de assaltos.

      Tudo foi minuciosamente estudado, quando pensamos no negocio e estamos nisso desde 2014

      E pretendemos fazer mais. Eu nao encontrei nada pra por o meu dinheiro que desse tal retorno por tao pouco trabalho.

      O maior trabalho é construir, ai da uma dor de cabeça e um trabalho danado, precisa pesquisar preços, comprar material no volume pra ficar mais barato, precisa de caminhonete pra buscar pequenos materiais rapidamente, pedreiros as vzs tentam te enrolar, levam materiais embora, etc.... construir da trabalho viu, mas depois de pronto, é só lucro.

      No futuro, penso em parar de trabalhar pra cuidar só disso.

      Abç e boa sorte nos negocios!




      Excluir
    4. Mano, foi o que eu disse.
      Rentabilidade ok. Pouco trabalho? Sei...
      Tu faz a manutenção das casinhas e seu irmão adv tem que administra os contratos e deve ter que entrar com despejo quando dá treta.

      Outra coisa. 2,5k ou 3 k em $ td mês e tu mora na mesma rua das casinhas de aluguel para os pobres?

      Ou tu é policia sangue nos olhos ou tá abençoado por Deus. Aqui no bairro, dono de mercadinho ou restaurante sofre com assalto e eles costumam ter em caixa menos que isso aí.

      Excluir
    5. Também compactuo do mesmo pensamento que você Anônimo,até comprei uma kitnet que conseguiria 2%de lucro fácil,porém. Tive que me desfazer para ter o sonho da minha casa própria. É uma boa idéia sim.

      Excluir
    6. "Ou tu é policia sangue nos olhos ou tá abençoado por Deus. Aqui no bairro, dono de mercadinho ou restaurante sofre com assalto e eles costumam ter em caixa menos que isso aí."

      Cara eu acho que vcs estao assistindo muito programa policial, ou entao tu mora em bairro muito violento mesmo kkkk

      Cara aqui nao tem nada disso nao, comercio ok, sim é assaltado as vzs, isso ocorre em todo o Brasil, mas dono de casas de aluguel? kkkk

      Se ta doido cara? kkk

      Ninguem aqui sabe que dia os moradores pagam e muito menos quanto isso aqui da de lucro, nao sabem qtos socios tem o imovel, nao sabem se eu só cuido da manutençao, ou se sou o dono tb kkkkk são informaçoes sigilosas, só veem eu passando com material, as vzs sujo e com roupas batidas, ninguem se liga q tu tira uns 2,5k ali nao.

      E outra cada um paga 700 pila de aluguel em dias alternados, nao tem isso de caixa igual mercado nao amigo kkkk

      Não tem dinheiro em caixa não, recebeu, levou, dividiu, gastou kkkkkkk

      bicho eu to rindo do seu comentario kkkk sério kkkk

      Mas claro ne véio, se a gente fizer mais (e esse e o plano) e eu começar a tirar um lucro mais alto, eu vou alugar ate a que eu moro e vou sair daqui neh bicho, é que por enquanto minha renda mensal nao é tao alta e eu vivo como um classe media baixa (exceto pelo carro que eu tenho) mas ai eu sempre afirmo que sao parcelas eternas kkkk.

      kkkkkkkk vcs falam cada coisa engraçada nos blogs kkkkkkkkkk

      Mas 130k pra tirar 0,75 3 complicado nenao?

      Excluir
  24. Fala Corey.

    Com bons pontos de entrada, acho que só FII de papel mesmo. Veja CPTS, VRTA e KNCR.

    Para recuperação cíclica eu ficaria de olho em HTMX, BRCR, KNRI e HGRE.

    Indicaria PQDP tb, mas esse está muito esticado, talvez seja uma boa acompanhar aguardando alguma queda pra entrar.

    Outros que gosto: RNGO, MFII e VISC.

    abraço

    ResponderExcluir
  25. Corey, eu também em breve pretendo investir em FII, gostei dos seus, esses pagam um pouco mais que a poupança, é bom e ao mesmo tempo isso me incomoda porque acho pouco de yield/dividendo. Mas enfim não tem almoço grátis, mais que isso o risco começa a apertar. Mas vale a segurança e FII é a minha cara pois gosto de imóveis. Muito bom as explicações de cada FII, vai me ajudar a escolher os meus.

    A propósito, acabei de postar no meu blog um Post bem interessante"Casa de Praia 3 em 1" acho que você vai gostar da leitura, apesar que obivamente não precisa concordar, por favor amigo fico muito agradecido se me colocar aqui no seu Blogroll. Você já está no meu. Um grande abraço.

    https://viverdealugueldetemporada.blogspot.com.br/

    VAT - Viver de aluguel de temporada.

    ResponderExcluir
  26. Corey, na real, eu gosto muito do BPFF e do FIXX são fundos de fundos. Voce compra e fica mais tranquilo do que estar atolado em muito dinheiro num fii só. A desculpa da taxa a mais da empresa do fundo de fundo, vc pode ver em qualquer site que as ditribuções e a rentabilidade deles dois foram muito boas mesmo assim. Eu quando voltar vou comprar muito deles. Tb gosto do HGRE, HGBS. Os da credit suisse no geral sao bons, relatorios bons tb. Parabens pela compra dos fiis. É muito legal ver esse dinheiro pingando. Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Corey, o FIXX nao eh fii de papel, ele eh um fundo que replica o ifix. Eu nao gosto de fundo de papel, acho que renda fixa é melhor tesouro direto. Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Oi Corey,
    Bacana compartilhar seus pensamentos sobre os FIIs, vou entrar com tudo neste mundo também...
    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Olá Corey, antes de tudo parabéns pela conquista. FIIs tem se mostrado um ótimo investimento para se ter.

    Escrevo pois sou novo na blogosfera de finanças e estava lendo alguns posts passados quando me bateu uma dúvida.
    Você possui imóveis alugados (e os considera um ótimo investimento), ao mesmo tempo em que mora de aluguel (o que também considera uma ótima opção). Gostaria de entender a ideia por trás disso. Para mim não parece fazer sentido, uma vez que parecem idéias contraditórias entre si, mas tenho certeza que você tem ótimos motivos para pensar assim.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.