segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Classe Média, iPhone e Tesla

E, nó que somos conscientes financeiramente, podemos dizer que um casal que ganha mais de 20k por mês e não é milionário é uma dupla de imbecis completos. Trabalho com PÓS DOUTORES que são analfabetos financeiros e não sao milionários.

A classe média é um antro de otários.
O comentário acima foi postado no meu último post sobre a cesta básica (observação: não me canso de dizer que o nível das pessoas que comentam por aqui é altíssimo, mesmo com um hater ou outro a grande maioria das pessoas contribui para uma discussão saudável e agregadora, assim como ocorreu no último post. Como membro da classe média brasileira, sou obrigado a concordar com o anônimo.

Vamos ser justos, esse lance de classe média ser burrona e fazer cagada financeira em cima de cagada não é de hoje e não é exclusividade de Brasil, até onde me recordo, sempre foi assim. Lembro-me muito bem que 20 anos atrás, o Corey pré-adolescente estudante de escola particular ouvia histórias horripilantes do tipo:

1- Meu próprio pai estava desempregado (a palavra correta seria desocupado porque o velho nunca teve um emprego, sempre foi empreendedor) e devendo até as cuecas nos cartões de crédito, ao conseguir se desfazer de um terreno (provavelmente perdendo dinheiro na negociação) invés de quitar suas dívidas achou melhor dar entrada num carro zero quilômetro e em outro terreno, ou seja, ganhou mais 2 dívidas. Algum tempo depois estávamos a pé novamente e o tal segundo terreno foi tomado pelo antigo proprietário. Conclusão: o status de andar de carro zero era mais importante que não ter dívidas.

2- O pai de um amigo da escola, conhecido picareta da cidade, tinha uma "empresa" de transporte de cargas (?), cansado de andar de Kombi foi na concessionária Chevrolet mais próxima e comprou uma Silverado top de linha (250k em dinheiro de hoje?) em provavelmente 87426732653263 prestações. Meses depois meu amigo reclamava que o banco malvado-porco-capitalista tomara a tal caminhonete do pai dele. Meu amigo jamais deixou de usar roupas de marcas.

3- Um parente próximo, então com 20 e tantos anos, ganhou uma empresa da mãe. Ali estava seu futuro, a tal empresa está lá até hoje firme e forte porém o rapaz achou melhor vende-la e torrar a grana com maconha, farinha e turbo pro Gol Gti. Esse deu sorte, duas tentativas de suicídio depois, conseguiu se formar numa faculdade que presta e trabalha na área ganhando seus 10k.

Hoje em dia pouca coisa mudou, o que mudou mesmo é o acesso à informações e os ingredientes da receita de fracasso da classe média, indubitavelmente um dos principais alicerces da quebra classe-mediana mundial chama-se iPhone. Amigo leitor proprietário de iPhone, desculpe a sinceridade mas a simples decisão de ter um aparelho desses é sim um elemento que chama atenção para os reais objetivos da sua vida.

Não existe motivos para alguém comprar um aparelho de telefone que custa MIL DÓLARES, MIL DÓLARES, MIL DÓLARES, MIL DÓLARES!!!  Mil dólares é dinheiro pra C-A-R-A-L-H-O nos EUA!!! Mil dólares é absurdamente muito dinheiro no Brasil!!! Se você tem um iPhone, ok, não condeno, cada um compra o que quer, faz o que quer com o seu dinheiro porém pelo amor de Deus, não tente justificar, não existe justificativa racional além do simples "tenho porque quero ter". Essa é a melhor resposta que você pode dar...

Sim, sou radical. Você pode explicar que o tal aparelho tem um processador XYZ que de tão foda é capaz de rodar 6235235734 aplicativos ao mesmo tempo, que tem uma câmera capaz de fazer um vídeo em cinemascope, qualidade de áudio suficiente pra tocar um baile funk no posto de gasolina de Heliópolis. Não adianta, tudo isso não muda o fato de você carregar o valor de um carro dentro do bolso quando existe opções muito competitivas por 1/10 do preço e repito: isso diz muito sobre o cuidado que você tem com seu dinheiro.


Mas se olhando a classe média brasileira e seus iPhones já é um estudo de caso de psicologia humana interessante, tudo fica ainda pior quando você olha a classe média americana.

O americano médio é nada mais nada menos que uma pilha de dividas, o cara já nasce fudido, se endivida mais ainda durante a faculdade (com os college loans) e quando está com seus 30 e poucos anos, ganhando six figures e com dívidas de seven finalmente atinge seu ápice e compra o maior símbolo da torra de dinheiro já inventado pelo homem:
Por apenas USD 75k, na concessionária Tesla mais próxima



Sim, um Tesla é está para o americano como o iPhone está para o brasileiro. É um símbolo de status de classe média que tenta justificar a todo custo o porquê de ter uma porra dessas. Claro que você precisa de um Tesla, ou você vai ficar queimando petróleo e destruindo o mundo? O carro é extremamente econômico, o custo por milha é ínfimo (não importa o quanto você pagou pelo carro) e o Musk vai salvar o planeta dessas empresas antiquadas que vendem carros a gasolina. A Tesla é a empresa mais valiosa do mundo (foda-se que nunca deu lucro, vende um produto só e tem concorrentes por todos os lados), etc, etc, etc.

Se você chegou à esse blog é possível que, assim como eu, você seja capitalista, porém como sempre digo não é porque você é a favor do capitalismo que se afundará nele. Fique do lado capitalista que ganha dinheiro, não do que gasta. Admiro muito Apple e Tesla, são empresas sensacionais quando o assunto é evangelização, diria que são duas das igrejas mais poderosas do mundo. Não seja fiel delas, não seja tonto! Deixe-os ganhar dinheiro com quem é pobre, deixado-os mais pobres. Pare com essa besteira de trocar coisas por modelos mais novos, aceite pequenas imperfeições nas coisas (leia sobre wabi-sabi), troque quando quebrar, compre na medida que você precisa...

A classe média é sim muito besta, é possível e muito possível viver muitíssimo bem abrindo mão desses símbolos de status idiotas que só servem para arrancar dinheiro do seu bolso. Se você quer ser rico, esqueça Teslas e iPhones, foque em ganhar e investir em ativos. Isso que estou falando é muito óbvio porém as vezes o óbvio está na frente de nossos narizes e não enxergamos, faça parte de uma elite, a elite que tem tranquilidade financeira, que pode se dar ao luxo de perder o emprego, de trocar de carreira, de país e mesmo assim não afetar a vida. Esqueça coisas, esqueça essas tranqueiras todas que seus colegas de trabalho, a internet, o Facebook tenta te enfiar a qualquer preço, gaste dinheiro com coisas que prestam: ativos, educação, experiências de vida. Não torre com porcarias caras. Não é fácil ser rico, mas é muito simples não ser pobre.

Voltando ao comentário do anônimo: um casal que ganha 20k pode e deve ser milionário em pouco tempo. Um casal que ganha 20k vive MUITO bem com 7k, investe 13k em 10 anos... Faça suas simulações.

187 comentários:

  1. 20 k por mês deve dar uns 15k líquidos por mês, ou 200k por ano.


    Para ficarem milionários deve demorar uns bons 10 a 15 anos, mas se organizando conseguem.

    Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10, 15 anos não é nada se comparar com uma vida inteira de quebradeira.

      Excluir
    2. Exato. 20k vira 15k, tira 7k sobra 8k e não 13 como postado. Ainda dá para ser milionário, só leva um pouco mais de tempo. Mas o fato é que quanto mais as pessoas ganham, mais o padrão de vida eleva-se e consequentemente os gastos explodem. Sem falar no próprio custo de vida e a inflação. De todo modo, sabendo organizar as finanças dá para guardar uma bela grana.

      Excluir
    3. Demora se guardar na poupança. Quanto mais dinheiro melhores oportunidades de investir, além da questão da mentalidade. Ao invés de comprar iPhones o gajo vai comprar terrenos e outros ativos financeiros.

      Excluir
  2. Genial man!
    Mostrei esse comentário pra uma colega de trabalho. Ela + marido possuem renda mensal acima de 40k. Ela ficou injuriada com o comentário. Disse que algumas pessoas decidem por viver o presentes; outras, o futuro. Detalhe: ela reclama da prisão do trabalho frequentemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata de trocar presente pelo futuro, sou o primeiro a dizer que não devemos nos privar de ter uma boa vida hoje, mas se trata de ter controle, dá sim pra ter uma ótima vida com menos da metade desse valor e investir o restante. 40k e reclamando do trabalho?

      Excluir
    2. Aproveitando o presente e reclamando do trabalho?

      Eu, hein!?

      Excluir
    3. Eh aquele lance que incremento de grana não corresponde necessariamente ao aumento de felicidade. O trabalho, ainda que bem remunerado eh em uma prisão de vidro e alumínio (prédio modernoso e inteligente estilo Faria Lima) em uma zona portuária horripilante; para almoçar tem que se desviar de merda humana nas calçadas, quando não é desenteria... mijo e lixo espalhados. O trabalho há anos eh preencher planilha e apertar enter.
      Da pra passar uma vida inteira assim?

      Excluir
    4. Cara, na boa.

      Quem são vocês que relatam que sabem o quanto o colega de trabalho ganha e ainda ficam mostrando frasezinha de blog pro coleguinha para causar reação.

      Sério, NA BOA, ou ficam inventando fake story para tentar validar seu ponto, ou tem que seriamente pensar em cuidar de suas próprias vidas.

      Não consigo nem imaginar a cena: o cara chega no meio do trabalho e manda "dããã olha só esse comentário da classe média dããã amiguinha que ganha bem vc vai ficar puta dããã.

      PAS

      Excluir
    5. Quando o roteiro do filme VIPS (dirigido por Toniko Melo com Wagner Moura como protagonista) estava sendo escrito, uma questão surgiu entre os produtores: como transportar para a tela as ações vividas pelo golpista Marcelo, vulgo "filho do dono da Gol". Muitos fatos vividos pelo Marcelo tiveram que ser suprimidos ou modalizados. Por quê? Porque, na tela, a vida do Marcelo ficaria inverossímil e o filme, naufragaria.

      Faz tempo, prezado(a) PAS, que a realidade ultrapassou a ficção!

      O alcance do nosso olhar, ou seja, o quanto o meu ou o seu mundo podem ser classificados como vasto ou restrito, tem sido impactado fortemente pelas tecnologias de interação como as redes sociais. E isso gera uma quantidade absurda de leitores de Facebook com os quais nos deparamos diariamente. Esse grupo humano - o de leitores de Facebook - pode ser reconhecido pelas seguintes competências: i) domínio de poucos adjetivos como legal, show, 'di boa'; ii) domínio de algumas onomatopeias como kkkk, rsrs entre outras e, iii) domínio da conjugação de um único verbo: curtir.

      Todas as três habilidades dominadas por esse grupamento humano, por sua vez, se caracterizam pelo seu uso intensivo, ad nauseum.

      Por favor, desconsidere minha réplica caso você seja uma pessoa menor de idade.

      Fique em paz!

      Excluir
  3. Mais de 20k pra um casal foge muito da classe média brasileira. Pros padrões, são ricos em renda. 1% da pirâmide. Espero chegar lá, só que com patrimônio. No entanto, isso também é o normal, tem pesquisa mostrando que os mais endividados são os que ganham mais (funças alto escalão, médicos etc). A mentalidade não mudou, apenas a capacidade de tomar dívida que foi ampliada.

    2 - Enquanto tiver dívida, não é seu, é do banco. As pessoas têm dificuldade de entender algo tão simples quanto isso. O sujeito não tinha grana pra comprar e, de repente, acha que já adquiriu a posse? Confundem uso com posse.

    A subsídio Tesla vai sofrer uma puta baixa quando a próxima bolha estourar. Lembrem disso.

    Sobre o iPhone, se o sujeito tivesse 350k de patrimônio, em um mês o próprio patrimônio pagaria o apetrecho. Gosto desse raciocínio kiyosakiano. Poderia se dar a esse luxo. Agora qual o patrimônio de quem compra? Na maioria das vezes, zero. É direito deles pagar isso com o suor do trabalho, do uso do escasso tempo gasto pra obter renda. Alguns compram ativos, outros preferem os passivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 20k é bastante, mas mesmo trazendo pra 10k, é sim possível viver bem com metade disso se o casal abrir mão das besteiras que a classe média compra.

      Verdade, qto mais o cara ganha, mais se endivida. A pessoa sempre quer ter um padrão de vida muito além daquele que pode, enquanto o certo seria viver um degrau abaixo.

      Durante uma época da minha vida meu "patrimônio" era enorme porém todo do banco, demorou um pouco pra ficha cair...

      Gosto desse tipo de pensamento, se o cara quer um mimo, que sua renda passiva compre.

      Excluir
  4. Post interessante, para reflexão pessoal

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Corey, acompanho sempre que posso suas postagens e, mais uma vez, ótimo relato.

    Eu estou num dilema há algum tempo sobre a troca do meu imóvel. Moro no Rio e aqui eh tudo complicado. Nao quero mais morar no meu bairro atual. Coloquei meu imóvel a venda na ideia de torrar minhas reservas (300k) e ainda contrair outro empréstimo. Isso para pegar um imóvel de 1,2kk!!

    Não me conformo de empatar uma grana dessas nesse país, estado e cidade. Ao mesmo tempo, morro de medo de nossa insegurança financeira. Eh fácil para a mulecada que não tem família/filhos e não tem ideia do que eh uma retenção da poupança.

    Hoje planejei um meio termo mudando um pouco o foco do bairro que quero. Mas o racional vai ficando cada vez mais difícil de ser seguido, a vida eh muito curta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou em aluguel? Na minha opinião é muito mais racional, ainda mais se tratando de um imóvel desse valor.

      Excluir
    2. O cara reclama da cidade, do estado e do país e quer fazer dívida para comprar imóvel de 1,2M?? É doido? E o IPTU? E o condomínio??

      Vou morar em cidade pequena com praia, pagarei o aluguel com dividendos e dinheiro de de RF e FIIS. A cada 6 meses poderei morar numa cidade. Sem filhos, sem dívidas.

      Excluir
    3. "Fique do lado capitalista que ganha dinheiro, não do que gasta" Uma das melhores frases da História da Humanidade.

      Uns camaradas se dizem capitalistas, mas não sabem poupar, nem investir. Só sabem comprar Iphone...é piada?

      Excluir
    4. Anônimo de 13:26, aqui eh o anônimo de 1:05... Agradeço seus nobres conselhos mas, para minha condição, são impraticáveis. Não tenho como sair do Rio por motivo familiar e de trabalho. Aqui, morando em área nobre vc ouve tiros imagina num local mais barato... Ficar com medo de arrastão toda vez que vai buscar a filha na escola tem um preço bem mais alto que um IPTU, se acontecer algo então, impossível de calcular.

      Lógico que penso em partir para o aluguel, mas meu receio, como disse, eh a insegurança que reina neste país. Preciso ter a sensação pelo menos de um refúgio se algo ser errado. Quando a gente conta com a casa dos pais eh mole, o problema eh quando a sua casa eh a casa dos pais.

      Excluir
    5. Refúgio e segurança é $$. Mas se vc quer tanto um imóvel, alugue o seu atual e acha um do mesmo valor ou mais barato para morar de aluguel. Aí vc terá imóvel, 300mil, e não terá dívidas. De nada.

      Excluir
  6. Corey, tenho observado que o status é tudo para a classe média. Certa vez uma amiga que passava por dificuldades me pediu conselhos na área financeira. A mesma possuía 2 filhos em escola particular, trabalhada ganhando um salário de uns 7k, recebia uns 5k de pensão e tinha um belo ap em bairro nobre de DP. Quando ela falou das dificuldades, para mim a solução parecia simples. Alugue ou venda seu ap no bairro nobre e vá morar num bairro mais simples, coloque seus filhos em escola pública e pague bons cursinhos pré-vestibulares. Quase fui exorcizado pelas sugestões. Para ela o mais importante erá manter aquele padrão. Tenho um negocio próprio sendo tocado por minha mulher, e presto serviços a uma instituição financeira. Tenho um carro bem velhinho e reluto muito para comprar um novo, pois considero carro a forma mais rápida de se perder dinheiro. Alguns amigos chegam a dizer que estou trabalhando para deixar o dinheiro para para outros aproveitares, que não sei viver a vida, que eu merecia um carro bem melhor. E bla bla bla. Sei que mesmo com a crise, vejo meu patrimônio crescer, e enquanto não atingir a independência financeira, vou continuar nesta toada. Hoje, mesmo perdendo o emprego tenho condições de, nos gastos atuais, me manter por uns 10 anos. Quando eu adquirir segurança para uns 30 anos, terei atingido minha meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola particular na minha opinião é um bom investimento, aliás digo que é obrigatório. Não se trata tanto da qualidade de ensino mas sim de tirar a molecada do convívio do povão. Sempre estudei em escola particular e com absoluta certeza o real motivo para meus pais se foderem pra pagar escola pra mim foi sim o status, acho que eles não saberiam explicar pra sociedade o porquê de me tirar de lá e colocar na pública. Por fim acabou sendo bom pq tive uma qualidade de estudo muito melhor, convivi com pessoas diferentes, etc.

      Você está no caminho certo, se blinde das bocas torradoras de dinheiro da classe média e seus objetivos serão atingidos. Viva o pau véio!!!

      Excluir
  7. Um casal que ganha 20k pode confortavelmente viver com 10k e investir 10k por 10 anos. E depois passar a viver com os 20 e só reinvestir.
    Eu até entendo que tem renda alta e um bom patrimônio gastar com bens de consumo. Eu mesmo espero daqui a alguns anos poder usar 100% do meu salário pra manter um alto padrão de vida. Mas no momento minha prioridade é formar um patrimônio que me dê segurança e tranquilidade financeira.
    Se eu tivesse alguns imóveis e uma boa grana aplicada, gastaria meu salário com roupas, viagens, restaurantes, um carro legal (não trocaria todo ano que acho maluquice), etc. Iphone eu não compraria por que não enche meus olhos.
    Eu comecei a poupar com propósito com 26 anos e hoje tenho 33. Espero chegar aos 40 com relativa independência financeira. Ao invés de parar de trabalhar como é o sonho de muitos na blogosfera financeira eu pretendo continuar trabalhando mas pra poder bancar um bom padrão de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nada contra comprar bens de consumo mas como vc disse isso deve ser secundário. Se vc tem vontade de ter um super carro (até pq embora custe muito mais que um iPhone, comprar um Porsche da vida faz mais sentido que um telefone) e coisas supérfluas, siga nesse objetivo mas com consciência.

      Uns querem IF pra parar de trabalhar (já fui assim e depois de atingi-la virei CLT), outros querem pra ter tranquilidade, outros pra ter bens materiais. Cada um tem seu objetivo e deve correr atrás.

      Excluir
  8. Parabéns Corey pelo post.

    Conheço gente que nem é classe média que tem iphone ou similares do mesmo preço.

    Eu tenho colegas aqui no trabalho que o salário do casal é de uns 12k, mas eles ficam reclamando que o dinheiro não sobra, mas o problema é que eles são gastadores e não admitem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho colegas de trabalho que ganham 2k e possuem iPhone, não entra na minha cabeça...

      Excluir
    2. Vejo gente comentando de pessoas que ganham 10, 15k ou casais que juntos ganham mas de 20k e qua já tem alta renda a algum tempo.
      As vezes me pergunto o que essas pessoas fazem pra viver endividadas.
      Sei que a reposta é querer viver acima do que pode.
      Mas um casal com mais de 20k/mês tem alta possibilidade de atingir a IF no médio prazo. Como não enxergam isso e se afundam em dívidas?

      Excluir
    3. Não enxergam, não compreendem o poder desse salário.

      Excluir
    4. Está surpreso com 2k? Pago um salário mínimo para uma de minhas funcionárias e ela tem um iphone 7. Sendo um pouco sádico, a vantagem é que ela se mantém dependente do emprego e anda na linha rs
      Abs!

      Excluir
    5. Não é sadismo não, vc tá certo em pensar assim!

      Excluir
    6. Não é sadismo, é darwinismo. Só a seleção natural explica...

      Excluir
  9. Olá,

    Estou com essa renda há 5 anos, mas tenho dois filhos. Viver com 7 e guardar 13 é impossível.
    Em dezembro chegarei a 500k.
    A meta é tentar manter 100K por ano, contando com os rendimentos.
    Demora 10 anos pra chegar no 1º milhão. Não acho que seja rápido.
    É tudo o que eu tenho conseguido fazer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com filho é mais difícil mas mesmo assim não deixa de ser possível, 20k é muito dinheiro.

      Excluir
  10. Eu saí da corrida dos ratos apenas com poupança e investimento. Pra classe média baixa/pobre que fui a maior parte da vida, isso é coisa pra caramba. Tenho até receio de não saber justificar minha grana, como se tivesse a obrigação caso algum governo questione, por que apenas tentei sair do sistema esmaga-sardinha a vida toda e nada além disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs! Já pensei a mesma coisa, rsrs! Como justificar que tenho o que tenho e foi ganho honestamente? Nossa cabeça é algo bizarro!!!

      Excluir
    2. Justificar o que? Vc é duro, está trabalhando como operário, não tem IF e que pagar de esperto, vai arrumar o que fazer. Duvido se ganhasse 20 mil por mês se mudaria para Portugal.

      Excluir
    3. "está trabalhando como operário" - cabecinha preconceituosa detected!

      Excluir
    4. O comentário do anon parece daquelas antas de personagem das novelas da Globo.

      Você tem razão anon, e deve ser mais esperto que eu, mas sua vida é horrível.

      Excluir
    5. Só faltou gritar: "eu sou ryca!!!"

      Excluir
    6. Compartilho o pensamento de vcs, apesar do pouco que conquistei, também fico nessa de como justificar o que ganhei rsrs

      Excluir
    7. O anonim está certo, o cara não tem IF, tem que continuar a trabalhar e ser operário é uma merda em qualquer lugar do mundo, quando se fala em gente independe e com bom padrão de vida se pensa em empresários, médicos, advogados.
      Esse negocio de sair do Brasil para viver em qq emprego no exterior e querer querer catar goma e Coisa do exterior, vai falar que o sonho da galera é ir para Portugal trabalhar de carpinteiro e a esposa de atendente de lanchonete! Faça o favor!

      Excluir
    8. Corey sou eu que postei, ser politicamente correto é muito legal, mas fingir que é e de certa forma querer omitir seus preconceitos, falar que sair do Brasil para ser operário é bacana, é um pouco demais, ele quis ótimo, ninguém tem nada a ver com isso, mas dai querer dar conselhos e se portar como vencedor é uma distância grande! Agora imagina uma pessoa que treina o sotaque para não parecer brasileiro querer não ser preconceituoso.
      Por fim, de uma lida em seus posts Corey, tem muitos preconceitos, contra escola pública, pobres, vizinhos, colegas de trabalho e até contra casamentos fechados.
      Antes de chamar alguém de preconceituoso e cabeça pequena, faça uma autoavaliação.

      Excluir
  11. Seu post se auto responde.
    O cidadão de classe média descontrolado financeiramente, muitas vezes é "induzido" a gastar mais por conta do meio em que vive, seja pra não ficar pra trás de colegas de trabalho, vizinhos, pra tentar não ser visto como fracassado pelas mulheres, ou no caso das mulheres para demonstrar poder perante outras mulheres e homens também.
    Lógico que nem toda classe média é assim, mas não são poucos que são.
    Entre a classe média baixa só não acontece exatamente a mesma coisa, porque a classe média baixa tem limitações maiores de renda e acesso a crédito, além de geralmente conviver com pessoas de nível financeiro parecido e mesmo quando convive com pessoas que possuem condiçã financeira melhor, suas limitações financeiras mais severas servem como um freio.

    No fim das contas esse comportamento é comum entre as pessoas a classe social não é determinante, o que é determinante é vaidade, baixa auto estima, competitividade exagerada entre outras coisas, que leveam uma pessoa a se importar deais com a opinião alheia, usar compras como terapia ou mesmo acreditar que o consumo agrega valor a sí mesmo como pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "o que é determinante é vaidade, baixa auto estima, competitividade exagerada entre outras coisas" - sim, é essa a minha conclusão! Diria mais, digo que a lavagem cerebral que as pessoas fazem umas nas outras é determinante pra isso.

      Excluir
  12. Realmente, classe media endividada comprar um iPhone ou Tesla nao faz sentido. Mas ja nao fazia sentido ter se endividado para qualquer outra coisa sem ter possibilidades de pagar (carro, faculdade, casa (desculpa ae MCMV), roupas de marca, etc)...

    O que falta mesmo eh educacao financeira.... nao ficar querendo apitar regra do que as pessoas podem ou nao comprar. Se o cara ta tranquilo financeiramente e quer comprar a porra de um iPhone, ou aquelas porcarias caras da KitchenAid pra dar pra esposa/mae sei la, ou qualquer coisa que seja, pode fazer isso. Por mais que vc pareca ser da igreja contra iPhones/coisas "caras", nao faz sentido vc controlar o CxB de tudo na sua vida quando vc ja juntou seus milhoes. Agora se vc me disser que esse artigo eh APENAS uma critica a classe media endividada OK. Apesar de parecer que vc tem uma certa raiva de quem tem esses luxos ai.

    Sobre bom motivo pro cara comprar um iPhone (sendo um pseudo fodido): pq eh desenvolvedor (ganha mais dinheiro assim um dev Android normalmente), logo transforma essa enorme porcaria num ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MCMV ainda vai... Como sempre digo se o cara vai ser um fudido a vida inteira, que se foda pra pagar um teto... De resto é como vc disse, enfia dinheiro em coisas sem sentido.

      Não estou cagando regra, entenda que o exemplo do iPhone/Tesla foi pra ilustrar, embora ache ambas péssimas compras (com similares mais baratos, eu não compraria ambos independentemente da renda que tivesse).

      "Sobre bom motivo pro cara comprar um iPhone (sendo um pseudo fodido): pq eh desenvolvedor (ganha mais dinheiro assim um dev Android normalmente), logo transforma essa enorme porcaria num ativo." - mas aí se torna uma ferramenta de trabalho e faço uma analogia: vc precisa de uma furadeira pra colocar umas prateleiras em casa, compra uma de 100 reais. Vc trabalha colocando prateleiras nas casas dos outros, compra uma profissional de 500 conto e não o contrário.

      Excluir
    2. Quem compra Iphone deve ser criticado até o fim dos tempos, é burrice. Como aplaudir otários que jogam dinheiro no lixo por causa de marketing?
      A classe média pode fiar milionária em menos de 10 anos, mas gasta feito dementes em nome do status babaca e escroto.

      A classe média é o fim do mundo.

      Excluir
  13. Vc pegou leve.
    E oq falar dos macacos q gastam milhares por ano em shows so pra acompanhar o/a amigo/a q tem dinheiro e só pra falar "que foi".
    Lady gaga, paul McCartney, red hot (até curto), roberto carlos e bla bla bla....
    Foda-se.
    Me preocupo com paulo McCartney igual ele se preocupa comigo: ou seja, to cagando e andando!! Ele não é nada pra mim!! Isso mesmo.. NADA!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Tenho um conhecido que deve gastar uma fortuna com shows pq vai em todos. Se não bastasse o valor absurdo desses ingressos ainda tem o gasto no dia do show: uber/estacionamento, comida, bebida... Deve ultrapassar fácil o valor do ingresso. Não vou! Rsrs!

      Excluir
    2. Eu, particularmente, detesto shows. Não vou nem de graca. Mas você já parou pra pensar que seu amigo pode adorar aquilo? Tenho colega que gasta indo a jogo de futebol. Eu não vou ao campo tem no mínimo uns 5 anos. Lazer, prazer, etc. é muito particular. Cada um gosta daquilo que gera prazer. Pare de achar que vc é o certo.

      Excluir
    3. Quem busca a IF valoriza o dinheiro em primeiro lugar. Os dividendos e os juros a favor.


      De outro lado, só imbecis compram Iphone por status, como se um apaarelho torna-se alguém menos idiota.

      Ver shows bobos para postar no facebook é outra demência que consome grana forte. Esse dinheiro seria melhor usado na compra de bons fiis.

      Excluir
    4. Depois que inventaram essa merda de Facebook e Instagram muitas pessoas vão no show e torram a maior grana só para postar. Se tivesse uma proibição de postagem te garanto que nem iriam no show.

      Excluir
  14. O que mais vejo no meu redor é devedores de classe média se fazendo de ostentadores. Tenho um amigo que tem um honda civic. Salário dele já cai no cheque especial, respondendo 4 processos na justiça (penhora de carro e outros bens), fez emprestimo com a SIMPLIC (juros de 20% ao mes) e ainda sim gosta de postar fotos no face como se tudo estivesse bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí precisa de tratamento psiquiátrico. Viciados em compras precisam tomar antidepressivos para parar com as dívidas.

      A classe média é um lixo que ama Honda Civic para colocar as fotos no facebook. É coisa de retardados otários mesmo.

      Ostentar é babaquice.

      Excluir
    2. Pior é nêgo achando que abafa de Civic enquanto não passa de um carro popular em qq país decente.

      Excluir
    3. E um carro de 20 anos em qualquer país decente é coisa de mendigo.
      Como vivemos no Brasil, e essa é nossa realidade, ficar fazendo paralelo com outro país é idiotice.

      Excluir
    4. Tem algum anon bem raivoso que não gosta de vc em Corey... kkkkk será inveja?

      Excluir
    5. Mas esse corey é um pé no saco mesmo puta cara chato.

      O cara gosta de cagar regra pra todos: pobres, classe média, religiosos, torcedores de futebol, pessoas que vão em shows, pessoas que têm iPhone/Tesla.

      Se deixar ele faz 10 artigos sobre o mesmo fato. A vida desse cara deve ser muito infeliz.

      Esse corno se acha o sabichão detentor de todo o conhecimento do universo.

      Excluir
  15. muito legal, é isso aí mesmo!

    Se puder me add ao blogroll
    https://senhorbufunfa.blogspot.com.br

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Fala Corey! Perfeito! Esses seus exemplos aconteceram, acontecem e acontecerão... Infelizmente...

    Sobre o tesla, lendo a respeito vi algo intrigante. Vários países estão colocando metas para usar carros elétricos em x anos. Já vi várias pessoas questionando se a poluição não será maior devido a necessidade de utilizar usinas termelétricas. E também se haverá energia para tanto carro

    Voltando ao texto, complemento as besteiras da classe média com decoração (móveis, pinturas e etc). Já vi galera acabar de pintar a casa toda, e de um dia para o outro, pintar novamente pq estava "fora de moda"

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gastar muito com decoração é outra babaquice escrota. Caceta, como tem gente que joga dinheiro no lixo com essas porras.

      Prefiro comprar ação e vender opção.

      Excluir
    2. Verdade, decoração é uma das babaquices mor! Gastar dinheiro com coisa pra enfeitar coisa é demais, o mesmo serve pra capinha de 500 reais pro tal iPhone, rsrs!

      Excluir
  17. Sou o anon que escreveu sobre o casal que ganha mais de 20k LÍQUIDOS!!!. Devem ser uns 23K. Os dois têm IPHONEs....

    A Classe média é o lixo do mundo. Têm dinheiro e não fazem 1M. São burros pra caralho.

    20k ao mês permitem que se viva com 10k e coloca-se 10k na RENDA FIXA nem precisa se preocupar com bolsa, ações.

    12 x 10k = 120k ao ano, sem contar os juros. Como 13º serão mais 10k, deixando os outro 10 para viagem de fim de ano. Total = 130k por ano.

    130k x 8 anos = 1040k. Com direito a retirar uns 9k de juros por mês.


    Só otários compram Iphone.

    A classe média é a maior reunião de imbecis da História.

    ResponderExcluir
  18. Muitas moças evangélicas pobrinhas classe c se prostituem com coroas "bonzinhos" para ganhar Iphone. É um mundo de aparência e marketing desgraçados.

    ResponderExcluir
  19. Falou tudo e mais um pouco. Meus amigos, quanto fica para tatuar esse post nas costas ?

    Tirando a brincadeira, falou tudo! Estou aqui com meu smartphone de R$ 600,00 comprados a 4,5 anos atrás e estou de boa com ele, claro, tem alguns defeitos, mas funciona pra ligar e pra enviar whatsapp, ta ótimo!

    Infelizmente com carro é outro problema da classe média, atualmente faço faculdade federal e trabalho ( na contra mão de 99% do pessoal da faculdade) e meus pais me pressionam direto pra poder comprar um carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, comprei ano passado 2 celulares (pra mim e pra Bia) pq o meu pifou e o aproveitei pra trocar o dela. Paguei 900 reais nos 2 e ainda vendi o dela por 100. Funcionam perfeitamente, mesmo com uns apps mais barra pesada...

      Excluir
  20. Eu acho engraçado que muita gente critica o gasto com iPhone, mas esse gasto nem é tão relevante assim. Há gastos muito muito piores do que um telefone de quase 4 mil reais.

    Vamos lá: barzinhos. Uma ida besta a um barzinho não sai por menos de 100 reais por pessoa nem a pau. Conte o transporte (gasolina) e verás que 100/pessoa ainda é pouco.

    Daí o sujeito sai 3, 4 vezes por mês, gastando pra lá de 700 pilas.

    Some a isso restaurantes, roupas... enfim. Morre 1000/mês fácil

    Só isso já dá 12000 por ano + juros de custo de oportunidade.

    12000 daria para comprar quase 4 iPhones por ano. O iPhone é um telefone absurdamente caro e uma compra idiota para o que ele entrega, mas se você fizer as contas, vai ver que um telefone desses, que dura digamos 3 anos, custa o mesmo por ano que o cara gasta com restaurantes/barzinhos em 1 mês.

    Então é um buraco no orçamento? Sem dúvida. Mas há verdadeiras crateras que a gente não costuma perceber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem é que gasta tanto em barzinho/restaurante ?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Teve uma fase da minha vida que cheguei gastar 1k por mês com balada e boteco. Burrice? Não sei... mas ainda acho melhor torrar dinheiro com cachaça e porção de fritas que com celular.

      Excluir
    3. Aqui voltamos ao ponto. A vida é paga, não é de graça senhores, é sério.

      Os chamo de "Doentes da IF", juntam/contabilizam cada centavo por essa "miragem de vida perfeita" após cruzarem a linha da IF.

      Cada um sabe o seu e tem suas prioridades... Para mim 1k por mês em balada é tranquilo. Minha renda líquida é 6k, moro com os pais.

      Socialização, risada, sinuca, experiências, contatos, mulheres, novidade, música...Abrir mão disso, para aportar mais, para mim não parece razoável. O quero dizer é que os "1k gastos" para mim são um investimento na vida no curto prazo. Ficar sabadão a noite em casa, para aportar mais? Nem fudendo.

      Com 40 é cacetada anos, não será o mesmo que "curtir" com os meus atuais 27 anos.

      Em suma: "Vivo o presente e sou diligente com meu futuro, não idealizo modos de vida, faço o que me faz bem".

      Abraços,
      Valeu Corey.

      Excluir
    4. Olá anon! Você está certo, tem que curtir mesmo! Só não esqueça do futuro...
      1k em lazer
      500 pila de ajuda na casa
      Te sobram 3,5k para aportar e 1k que dependendo do mês pode ir para aporte. Não esqueça do futuro!

      Excluir
    5. Muito bom o seu post! E concordo com o anon 18:47. Tenho o plano de IF a longo prazo, e não vejo porque adiantar por uma série de circunstâncias..Gasto mais de 1K mês de restaurante, mas é o que gosto de fazer. Mas ao mesmo tempo tenho celular lixo, não gasto com roupas, não gasto com carros, não gasto com casa...Tudo é uma questão de gostos e gastar com responsabilidade.

      Excluir
    6. Falou tudo anônimo 18:47. A galera economiza cada centavo desde os vinte anos de idade até os setenta, só pra ter "tranquilidade" na terceira idade. Esquecem de uma coisa básica: equilíbrio!
      Não é rasgar dinheiro e jogar fora, mas sim ter o mínimo de qualidade de vida e viver o presente jamais esquecendo do futuro. Em que fase da vida é importante vc correr na rua e jogar bola? E namorar e gastar com motel? E ter dinheiro pra escola particular do filho? Vai fazer o quê? Ignorar as etapas e guardar tudo pro final da vida? Aí já não precisa mais. Falo isso porque vejo o exemplo em casa. Meu pai ganha muito bem, está com quase oitenta anos e não quer, nem tem forças pra viajar e conhecer o mundo. Muito menos andar de carrão (vendeu o que tinha, já que o reflexo não permite dirigir mais). Ir a show, nem pensar! O dinheiro sobra, literalmente. Fico pensando: não seria muito mais interessante esse dinheiro há trinta anos atrás? Poderia ter gasto mais. A aposentadoria dele cobre com tranquilidade os custos mensais. Agora, já foi, fica pra próxima.

      Excluir
    7. Tem que ter equilíbrio sim, mas na minha opinião é na juventude que devemos poupar, pra depois ter como bancar as coisas que só os ricos tem acesso, por exemplo? Não precisar trabalhar.

      Você pode comer filé mignon de vez em quando, mas não precisa comer todo dia. Não até ser bem rico.

      Excluir
    8. O discurso carpe dien é bonito, mas na prática vemos pessoas que nem aproveitam o presente e nem constroem algo para o futuro.
      Baladas, Iphone, carros de luxo, tudo isso tem sim o seu tempo e lugar, mas viver uma vida baseada nisso é pura ilusão: você consome, gasta, compra, fica com inúmeras mulheres, mas no outro dia você está mais solitário e vazio que nunca.

      Excluir
    9. O doentes da if também são vazios.

      O pobretao e muitos outros anons viviam criando posts sobre depressão, suicídio e etc.

      O vazio existencial independe de ser/ter uma if ou não.

      Excluir
  21. Comprar Iphone de 3k é atestado de idiotice.

    Pode-se comprar um Samsung ótimo por 1k e comprar 2k em fiis com o preço de um Iphone.

    Algumas pessoas vivem em função da merda do status, merecem virar mendigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que falo, existem N opções mais racionais, mas o cara quer o símbolo de status.

      Excluir
  22. hoje mesmo eu ouvi a frase que ouço com absoluta frequência das mais diversas pessoas: "você precisa aproveitar mais a vida", como se aproveitar a vida fosse ter a última versão do iphone e gastar descontroladamente como se não houvesse amanhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "como se aproveitar a vida fosse ter a última versão do iphone e gastar descontroladamente como se não houvesse amanhã! " - exatamente!

      Excluir
    2. Aproveitar a vida não é ter a última versão de nada. É dar o mínimo de qualidade de vida para si e para a família. É ter as mínimas condições de saúde, educação, etc. sem precisar de governo.

      Excluir
  23. Pois é, Corey! Uma frase que li há muito tempo e nunca me esqueço é "fique do lado que recebe os juros, não do que os paga...". Deixemos eles nos sustentar. Ajudo quem posso e quem me pede, mas quem quer continuar sendo analfabeto financeiro, nem ligo. Afinal, são eles que nos sustentam. Até em Bolsa penso assim: sou sócio há tempos de ITUB4 mas não sou cliente, pois tudo lá é muito caro. Deixe os clientes fornecerem meus dividendos...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, não é pq vc investe em empresa de cigarro que vc deve ser fumante, não é pq vc investe em FII de hospital que deve viver doente. É simples!

      Excluir
  24. Tenho um conhecido na família que se mudou, junto a esposa pra NYC pela empresa (ambos conseguiram transferência) e por 24 meses ganhavam horrores. Calculo que poderiam ter juntado 15 mil reais liquidos/mês só nesse período (que durou o contrato, época do dólar chegou a bater 4 reais). Mas não devem ter juntado nem 1/3. Viviam uma vida de conforto em Manhattan, com muitas compras e restaurantes..

    E é estranho, pq tem um apto financiado aqui no RJ, que já estaria praticamente liquidado a essas horas. Simplesmente não dá pra entender. As pessoas não projetam um futuro pessimista/realista, vivem para o "agora".



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, essas histórias me dão arrepios!

      Excluir
  25. Esse post tinha que ir pra um "the best of blogosfera financeira" ou no mínimo pra uma lista de post para iniciantes na blogosfera. Concordo com cada palavra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores de todos os tempos.

      Excluir
  26. Fetiche é a única razão para se gastar USD 1k num iphone (ou qualquer outro telefone). A pessoa que faz isso deve ter sonhos eróticos com o fantasma do Steve Jobs.

    ResponderExcluir
  27. Galera, um casal que recebe 20k por mês, movimenta 260k por ano. Qualquer dupla de idiotas fica milionária em 8 anos ou menos na RF.
    Mas são recalcados com ricos "pão duros". Acham-se poderosos por causa dos títulos acadêmicos, mas têm menos q o português da padaria.

    ResponderExcluir
  28. Bizarro como as pessoas gastam dinheiro para impressionar outras pessoas. Tem gente que vai trabalhar para o resto da vida para comprar coisas que não precisa. E o ser humano PRECISA de muito pouco. E viva o marketing. Afinal, "a vide é agora!"

    Ótimo post!
    Abraço

    ResponderExcluir
  29. Corey, vc disse tudo. Os casais que conheço que ganham acima de 20k já tem pelo menos 2 filhos, 2 carros de 80k por baixo, apartamento de 500 mil. E vivem reclamando de governo e imposto de renda.

    Os caras ganham uma grana preta mas estão lá, financiando carro e apê, pagando imposto de renda parcelado em 8 vezes, e por aí vai...

    Como diz o ditado: Deus dá asas pra quem nao sabe voar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo que ganha 20k e não é milionário é muito burro, é muito mais idiota que qualquer pobre. Torrar dinheiro em carro e Iphone é pra retardados.

      Excluir
  30. Olá Corey,

    A vida é feita de escolhas.

    Tem gente que acha que um iPhone é importante. Outro que o barzinho é importante para o convívio social. Outro que uma viagem para um país exótico é mais interessante.

    Não dá pra crimilizar todo mundo pelas escolhas que fazem. Claro que quando o consumo deixa a pessoa endividada e com bens tomados pelo banco, isso já se torna prejudicial a ela.

    A beleza da liberdade é essa. Cada um que assuma o risco das suas próprias decisões.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para criticar quem compra Iphone pois é dinheiro jogado no lixo. Essa crítica pode ajudar aqueles que estão aprendendo a formar patrimônio.

      Excluir
    2. Concordo! Não dá para criar uma regra e falar quem seguir o que eu digo está certo, quem não segue é burro!

      Excluir
  31. Corey o que salva a classe média ainda é o INSS (pois sao obrigados a pagar qd estão na CLT) e as previdências (que os "mais conscientes" fazem), o resto so se fode mesmo. Agora diferentemente vejo que o pobre de periferia, pai de familia e autônomo, geralmente qd ganha um dinheirinho ja pensa logo em bater a laje, aluga a parte de baixo e vai mora encima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A classe média é o maior conjunto de otários do mundo. A classe média joga dinheiro no lixo.

      Excluir
  32. A galera aqui adora julgar aqueles que ganham ou ganharam dinheiro. Um dá exemplo do amigo que ganha 20 k, o outro exemplifica com o caso do amigo que mudou pra Nova Iorque, e tudo dizendo que acha que daria pra economizar x, y, z. Oras, se vcs não passaram pela experiência de ganhar como dizer que calcula que daria pra economizar tantos x reais/mês? Quem é o burro mesmo? Quem ganhou e gastou ou quem nem tem capacidade de ganhar. É o famoso despeito!
    Galera invejosa, sem capacidade pra ganhar dinheiro. Outra coisa, vocês confundem classe média. O cara que vive com 2, 3 ou até 4 k mês não é classe média, o cara é classe pobre mesmo! O outro fala que deu conselho pra amiga tirar os filhos da escola particular e passar pra pública. Em que mundo ou país vc vive? Colocar um filho na escola da marginalidade? Só um sem noção mesmo! Sugiro que vcs não comprem celular, não saiam pra barzinhos, não comprem carros, não paguem motel, não metam, não tenham filhos, não façam nada que gaste o mínimo de dinheiro. iPhone então? Nem pensar! Um iPhone deve durar uns 4 anos ou mais, pagar 3 k para 4 anos de uso vai quebrar vcs! É muito significativo!
    Quando vcs falam do amigo que ganha 2 salários e tem iPhone, certamente , o cara é classe média! ( medianamente pobre)
    Julgar os gastos dos outros é fácil, difícil é criar sua própria IF. Corey, vc tem certeza que vc é independente? Será mesmo? Burrice pra mim é o cara ter imóvel de aluguel nos dias de hj. Quantos vc tem, Corey?
    Independência financeira é extremamente importante, mas viver com o mínimo de dignidade e qualidade de vida também é. Existe uma coisa chamada equilíbrio. Não estou falando do iPhone, digo isso pra tudo que nos cerca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dono de Iphone 10plus (com carro e casa financiados) "detected".

      Excluir
    2. É nótorio que a classe média que ganha muito e gasta muito é muito mais idiota que quem não conseguiu. Pois ter dinheiro e jogá-lo no lixo é sinal de insanidade, demência, caso para tratamento m,édico.

      A ideia é poupar por alguns anos e atingir o primeiro milhão, coisa que vem tranquilamente com uns 8 anos sem grandes sacrifícios.

      Excluir
    3. Eu dei os exemplos do parente em NYC.

      Sim, eles são mais competentes do que eu profissionalmente, estão uns três degraus acima. Mas eles tem DÍVIDAS com o banco - apartamento financiado. E pra mim quem vive nas esbórnia tendo dívidas é UM IMBECIL. A gente não sabe o dia de amanhã. E, de certa forma, ocorreu com eles, porque o contrato era previsto para 36 meses mas terminou em 24, e tiveram que voltar pro RJ por seis meses, sem renda. hoje já estão bem, mas pior do que a vida em NYC (trabalham no RJ).

      Desculpe, mas trocar dois anos de restaurantes caros e vida de pseudo-magnata por quase quitar um imóvel, pra mim, é burrice.

      Excluir
    4. Kkk. Não devo um real a ninguém. Fui eu que postei logo abaixo dizendo que é burrice comprar imóvel!, pagando prestação da casa própria, achando que o imóvel é seu! Sou radicalmente contra financiamentos. Quanto ao iPhone, levo ele somente como exemplo pra diversas coisas. Inclusive, não sou do tipo tecnológico.
      Quanto à você, invejoso, sem grana detected

      Excluir
    5. "A ideia é poupar por alguns anos e atingir o primeiro milhão, coisa que vem tranquilamente com uns 8 anos sem grandes sacrifícios."

      Cara para de se auto-enganar, você precisaria ter uma renda de 6-8k para conseguir juntar 1 milhão, fora que você não vai ter vida porque vai ter aportar quase tudo.

      Veja o caso do Pobreta, tinha renda de 8k e ficou anos aportando e tendo uma vida lixo na esperança de um dia alcançar a IF, só que com o tempo ficou velho, gordo, careca e com baixa testosterona, fora os danos psicológicos de ter ficado anos passando os fins de semana no quarto tomando pinga e ouvindo Roxette.

      E outra 1 milhão não vai te dar uma IF por causa da inflação, parte dos juros vai ter que ser reaplicado novamente para não perder seu poder de compra, você vai ter que viver bem limitada.

      A blogesfera já existe há muitos anos e quem realmente atingiu a IF? Somente o Viver De Renda que tem um patrimônio de 5 milhões sendo que ele conseguiu isso com ajuda da família ( herança ).

      Esqueça essa porra de IF, isso é ilusão de pobre.

      Excluir
    6. Anon 8:49. Você tem razão ao dizer que IF milionária pra maioria é ilusão. Ganhando salários comuns, sem heranças oua lgo do gênero realmente é quase impossível.
      A não ser que o cidadão empreenda com sucesso ou seja um grande investidor com muito conhecimento e senso de oportunidade, mas esses são excessões.

      Mas é possível sim melhorar de vida e ter certa autonomia e esse deve ser o foco. Se não der pra chegar no milhão, que chegue nos 100k, 300k, 500k etc.
      Não é muito mas ter isso na conta já deixa qualquer um mais "rico" que a maioria dos brasileiros.
      É público que a maioria da populção vive endividada, logo um cara que tem 100k na conta sem dívidas já está num nível razoável financeiramente.
      Expectativas devem ser realistas.

      Por fim digo pra você que a maioria desses aprtadores/investidores, inclusive muitos aqui da blogsfera não estão se privando de viver, por não comprar carro 0 ou Iphone ou frequentar baladas.
      A maioria não faz isso porque não sente necessidade mesmo.
      O que faz a mior diferença nessa busca por aumento de patrimônio é a personalidade, o cara nunca gostou de baladas, não é apaixonado por carros, não gosta de chamar atenção, muitas vezes é introvertido, dessa forma não é sacrificante viver sem essas coisas.
      Se sentir que isso é um sacrificio ou que os prejuìzos são maiores que os ganhos não se comportem assim. Simples.

      Excluir
    7. Anônimo 08:49, você tem toda a razão sim. Primeiramente, o cara coloca o número mágico de um milhão como se isso fosse o número da IF. Não é. Vou mais longe que você. Um milhão não tá rendendo nem 6 mil na renda fixa. O cara que tem uma lci de 92% do cdi (8,25% ao ano) terá 0,63% ao mês, se o mês não tiver muito feriado, ou seja, 6 k. Se tiver poucos dias úteis cai pra 5 k ou menos. Descontando a inflação mal chega em 2,5 mil livres no melhor mês. Detalhe, o cara pra ter um milhão está acostumado a ganhar muito dinheiro. Ninguém junta um milhão com renda de 6 ou 8 k. Terá que ter renda de 15 k pra lá. Uma pessoa com uma renda dessas não terá IF com 2,5 mil, pois acostumou- se com 15 k. Mesmo que seja econômico e economize 8 k por mês, os 2,5 k não serão nada aos olhos dele. Essas propagandas desses consultores de internet, " junte um milhão economizando 500 reais por mês" bla bla bla, etc. é só pra eles ganharem curtidas e dinheiro com anúncios. Eles nunca mostram a realidade: junte esse milhão em 20 anos, porém, lá na frente, ele valerá 50 k, descontando a inflação! Aí, vem um monte de bobo que ganha menos de 5 k achando que atingirá a liberdade. Mais importante do que qualquer economia é você produzir muito dinheiro. Não que economia não seja importante, ela é. Porém, é só uma gota no copo. Se você não ganha bem, viva com dignidade, sem dívidas, junte o que der, porém, esqueça IF. É tão difícil atingir a IF que quem consegue vira consultor no país! Primo rico, Rafael Seabra, Nathalia, etc.

      Excluir
    8. Anon 08:49, só pra complementar , tenho uma planilha que simula a IF, de um consultor famoso. Simulei a minha IF e está indicando que conseguirei a IF com quase 60 anos, aportando o tanto que eu guardo mensalmente. Precisaria de mais de 3 kk. Detalhe, com 60 anos estarei aposentando com salário integral, já que sou fun público antigo. Se meu salário , hoje, permite que eu viva com dignidade e ainda aporte boa quantia, quando eu aposentar e tiver garantido o salário, não precisarei de IF. A IF não é justamente pra adiantar a aposentadoria? Aí pergunto: vivo muito bem hj ou guardo tudo pra ter IF lá no fim da curva? Lá, já terei a liberdade que a aposentadoria me dará.

      Excluir
    9. O anônimo de 23:11h fez uma explanação sólida e mostrou outro prisma do assunto, quem teve capacidade de ganhar 20 mil por mês é burro ou simplesmente está adotando o estilomde vida que ele deseja, enquanto adotamos o nosso.
      Por óbvio que não dá para falar o que eu faria se ganhasse 20k por que não tenho essa experiência, mas se ganhasse não gostaria de ter uma vida espartana, prefiro trabalhar até me aposentar e viver bem a ser independente e ter uma simples.
      Interessante como há vários prismas para enxergar o mesmo problema.

      Excluir

  33. "Não existe motivos para alguém comprar um aparelho de telefone que custa MIL DÓLARES, MIL DÓLARES, MIL DÓLARES, MIL DÓLARES!!!"

    Já ouviu falar de programador IOS? Para testar aplicativos e desenvolver aplicativos precisa ter um IPhone e um Mac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ferramentas de desenvolvimento oferecem a funcionalidade de simulação e emulação para o desenvolvedor, caso contrário cada programador teria que comprar um exemplar de cada modelo e versão de cada equipamento que use o SO para testar.
      Nesse caso a Apple nem precisaria dos consumidores para desovar o estoque.
      Sugiro pesquisar.

      Excluir
    2. Uma empresa séria tem sim todos os modelos disponíveis de Iphone para testes, muitos empresas alugam cases de IPhones prontos para conseguir testar. As ferramentas de desenvolvimento que emulam são ruins para testes ao vivo, no Android é a mesma coisa.

      Excluir
  34. Aposto que tem um monte de esperto, aqui, que acha burrice comprar o iPhone, porém paga prestação da casa própria. ( porque está pagando o que é seu, por 35 anos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também compra carro em 300 prestações e gasta quase todo o salário em jantares e saidas com namoradinha e esposinha

      Excluir
  35. Esse negócio de iPhone é falta de assunto do corey. Ele já escreveu a mesma coisa, anteriormente. Eu, na época, rebati dando exemplo de amigo que achou carro roubado rastreando o iPhone que ficou dentro do carro. Pros quebrados do blog que preferem andar com carro de 20 anos, que nem seguradora quer fazer seguro, aliás, vcs também não querem, deveriam analisar essa função do iPhone .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer celular tem essa função, não precisa ser iphone. celular com recursos arcaicos que a galera compra por causa de status!

      Excluir
    2. Qq android tem essa função tb...
      Fica a dica. Não precisa pagar 3k em telefone por causa disso.

      Excluir
    3. Produtos da Apple são superiores sim, tenho um Mac com 10 anos de idade e roda que é uma maravilha, não trava e não fica sofrendo quando roda coisas pesadas, até consegui instalar a última versão do sistema operacional da Apple, em contrapartida já tive que trocar meu notebook com Windows algumas vezes, o meu último era um da HP que durou 2 anos e a placa queimou porque o notebook esquentava igual uma churrasqueira.

      Iphone não é somente status, mas também qualidade, quem já usou o OS da Apple sabe que estou falando.

      Excluir
  36. Maledicência e julgamentos não fazem bem para você e para ninguém. Além do mais, atrai mais energia ruim. Cada um com suas limitações. Todos tentando evoluir. Criticar o comportamento de outros e julga-los definitivamente não fará de você uma pessoa melhor.
    Abraço!
    ps.: faça postagens mais positivas, construtivas e edificantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criticar as burrices de quem joga dinheiro no lixo é uma forma de aprendizado para acelerar o primeiro milhão e a chegada da IF. Aplaudir idiotas que anda na moda é prejudicial.

      Comprar um telefone apenas por marketing é babaquice extrema, pois esses dinheiro jogado no lixo pode muito bem render juros aplicado em boas ações e bons fiis.

      A classe média é objeto de desprezo dos ricos, pois eles sabem que os bobocas podem ser milionários mas torram em burrices.

      Excluir
    2. O mesmo que critica quem compra IPhone é casadinho e gasta horrores para agradar a esposinha ou gasta 1000 reais em uma noite em alguma balada fedorenta e só pega gordas.

      Excluir
  37. Ótimo post, Corey!

    E o engraçado é a galera comentando, com verdades absolutas. Um falando que é um absurdo gastar 700 reais por mês em barzinho. Queria entender onde esse cara gasta e com quem ele convive.

    Acabei de comentar no post do Buscando Primeiro Milhão. O segredo é o equilíbrio e o consumo com consciência. Comprar um iPhone e ficar com ele 3~4 anos faz sentido para uns e para outros não. O custo/benefício é muito particular. Agora trocar de iphone todo ano e ainda por cima parcelado, isso é burrice.

    O importante é sempre estar aportando, não entrar em dívidas e viver de forma consciente. Veio uma banda que vc gosta pra caramba e tá cobrando 500 conto o ingresso? Vai po, e a sua felicidade, tem preço? Agora ir em 1 show por mês, aí fica difícil...

    Abs

    ResponderExcluir
  38. Concordo em partes.
    O problema da ostentação e´o seguinte: ela, ao contrário do que vocês pregam, não tem custo algum. Talvez tenha. Algumas noites de sono. Experiência própria. Sempre guardei grana e vivi uma vida frugal. Hoje, tenho dois imóveis quitados e um certa segurança financeira. Todavia a maioria dos meus amigos viveu "na ostentação". E se divertiram mais do que eu. Viajaram mais do que eu. Tiveram carros melhores. Melhores mulheres. Camarotes em baladas. Eles não tem o que eu tenho e de vez em quando se apertam. Mas nunca deixaram de ser classe média. NUNCA. Quando a água bate na bunda o pai ajuda, vende um terreno, a avó doa uma grana e vai. Quem nasce classe média morre classe média. Nesse sentido que eu digo não tem preço. Por mais merda que o cara faça, a pirâmide social é tão imóvel (praticamente) que ele vai continuar onde ele está, ostentando ou não.

    ResponderExcluir
  39. A maioria aqui é sem noção nenhuma do que é ser classe média. Vocês acham que ter um milhao é ser milionário???? Na zona sul do rio um apartamento de 2 quartos tá isso. E não estou falando de bairros top como Leblon e Ipanema onde é mais. Um milhão aplicado hoje em bons fundos vai dar nem 7 mil por mês. Isso Bruto. Selic tá 8,25%. Tira a inflação e vc só poderá gastar uns 3 mil por mês. Isso é ser milionário??? Tô falando de renda fixa. Se for pra bolsa ou fii pode render mais ou menos. Mas é risco.

    ResponderExcluir
  40. Eae corey, tudo bem?
    Eu comprei um iphone 6 remanufaturado no mercado livre 1600 reais. Um normal deve custar 3000.
    Eu comprei só para pegar mulher pois esse celular gera muito status. Se algumas mulheres ficam com caras por causa do carro, pq não ficariam por causa de um celular? Quanto à hardware, funcionalidades, câmera e outras baboseiras...tudo bullshit. O celular é horrível até para colocar música e existem sim celulares com configurações sinistras e mais baratos. Se eu conseguir pegar 5 mulheres por causa desse celular já estarei no lucro.
    PS: tenho 22 anos e ganho 7500 por mês
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Truco!

      Imagine a mulher: "vou ficar com esse cara porque ele tem um iPhone"...

      Excluir
    2. Nestes casos tem utilidades mesmo. São mulheres lixos, porém, deve ser isso que vc quer mesmo. Só comer e pronto. Carros rebaixados e com som mesmo sendo um gol, também fazem sucesso com vadias da periferia. Aí compra uma roupa de marca e come rabudas funkeiras a rodo.

      Anon de Curitiba

      Excluir
    3. Porra se endividar pra pegar mulher sai mais barato que ir na zona?
      Claro que um carro vale mais que um iPhone, com o carro você pode ser o otário que dá carona de graça pra ela

      Excluir
    4. "tenho 22 anos e ganho 7500 por mês"

      "Eu comprei (iphone) só para pegar mulher"

      Mais fake que meu membro com 16cm!

      Excluir
    5. já que o anon 19 32 falou em pau, o meu tem 15cm empurrando muito a régua contra o osso.

      Quanto mede o de voces?

      Além disso o meu quando mole quase some, isso acontece com alguns aqui?

      ass Descomplicador

      Excluir
    6. 13cm, me sinto um merda carregando esse membrinho aqui, em tese estou na média, mas atualmente com a pornografia tendo invadido cada cm de nossas vidas as mulheres querem 18 ou mais. É deprimente saber que essa bosta não cresce como músculos, nem perco meu tempo em academia, do que adianta um corpo maravilhoso com uma piroquinha dessa, ao menos tenho altura mediana, se fosse alto seria até pior a desproporção.

      Excluir
  41. Meu esse blog está cada dia melhor. Parabéns!

    Sobre essa ilusão da classe média, concordo mais que plenamente.
    Eu e minha noiva, com uma renda conjunta de quase 6k + uns 1200 de vales (somados), já é difícil manter, sem termos dívidas, um carro popular, um aluguel num apartamento 'normal' em um bairro normal, uma viagem economica aqui e ali às vezes, + os outros gastos básicos e um aporte modesto.... E olha que somos as pessoas mais low profile que existe, nem costumamos sair pra comer e gastar mais de 50 conto p/ os dois, por exemplo.

    Quando nós vemos pessoas com renda menor que a nossa ou igual andando de carro de 60K, com Iphone, Ipad,Itudo, roupas novas caras a toda hora, apartamento de 400K financiado com móveis planejados, ficamos nos perguntando se essas pessoas estão na merda ou se elas sabem de coisas que nós não sabemos, pois a conta não fecha!

    Na suaexperiência, você acha que a coisa tá preta ou há algo a mais?

    Abraços! Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos vão dar a bunda para pagar apartamento de 400k financiado. Não dá para sustentar esses luxos com salário pequeno.

      Excluir
    2. Essa gente que vive acima do padrao que poderiam ter, são suicidas financeiros sem o minimo de entendimento sobre o dinheiro, mas eu sei como isso encomoda quem tem noção financeira, pois ficamos pensando como essas pessoas tem tudo isso.....e nos que trabalhamos e fazemos tudo certo nao temos nada.....!! ai esta !!! temos o que podemos ter! e o que temos é nosso!!!! o que os camicazes financeiros tem??? dividas??? e usam coisas que não sao deles! ignorando as merdas que a vida pode trazer! ou seja vivem com a corda no pescoço. E convenhamos, tem coisa mais feia que por exemplo andar de carrão e daqui a pouco aparecer de carro velho poruqe nao consegui pagar....

      Excluir
  42. Corey, excelente post!

    Como sugestão, tem um cara que eu comecei a acompanhar recentemente, ele é dono de negócios grandes e as ideias dele são bem parecidas com a que discutimos aqui, quando der dá uma olhada no canal dele (Felipe Torres)

    ResponderExcluir
  43. Corey, foi o melhor post do blog. Falou umas verdades fantásticas.

    A questão maior não é a burrice de ter um Iphone, o pior é ter grana, 23k mensais, e não ser milionário. Na RF um casal junta essa grana. Muita gente tem salário alto e não aporta um centavo, mas reclama da vida, do emprego, do governo.

    ResponderExcluir
  44. Ainda não li os comentários, mas você toca no ponto que o brasileiro e o americano tem em comum: a necessidade de status. Eu não gosto de parecer, eu quero ser. Mas ser não é necessariamente algo que precisa ter aparência. Um exemplo: eu gosto de uma boa peça de roupa porque são melhores e duram mais, mas não preciso acompanhar uma coleção, porque elas mudam periodicamente, eu preciso de uma boa camisa, fim. Sobre um casal que ganha 20k e podem se tornar milionários a coisa é mais difícil.Nem sempre os dois concordam com relação as finanças, sou casada com um homem ótimo, que não possui dívidas, mas que entende que deve ter sempre aquilo que deseja. E assim não faz uma poupança como eu acho que deveria. Faz muitas coleções enquanto eu só compro o que considero essencial. Enfim, algumas divagações para contribuir com a discussão. abs

    ResponderExcluir
  45. Caralho! Meu Palio 98 vale 6k e me leva pra onde eu preciso chegar. Logo, nem comento sobre Iphones.

    O que chamam de minimalismo eu já faço por obrigação mesmo.

    O que me fode a vida são os gastos com MERDAS ALEATÓRIAS: Reprovação em teste do Detran, Óculos, encanamento vazando, Dentes, Remédio, Conserto da Máquina de Lavar e etc...A lista é infinita.

    Não vejo voces falando sobre as MERDAS ALEATÓRIAS, parece que só ocorre comigo.

    Enfim, terminar o mês com dinheiro na conta pra mim é vitória e estou conseguindo e olha que apenas "sobrevivo" e não curto como muitos aqui.

    Anon de Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa é conseguir gastar menos que ganha.

      Para isso só há duas opções, ou gastar menos ou ganhar mais.

      Dos itens que você falou, alguns são previsíveis e estimáveis, como os dentes, óculos e remédios.

      Por exemplo, você pode ir mensalmente ao dentista (aparelho ortodôntico), ou a cada 6 meses fazer uma revisão, ou só ir quando tiver dor de dente. Depende do seu caso. Inclusive, caso não tenha que ir mensalmente, é possível marcar dentista pelo SUS economizando dinheiro. Extensível aos outros casos.

      Outras coisas são totalmente aleatórias como o vazamento no cano ou conserto de máquina de lavar, eventualmente ocorrem, tenha um dinheiro de segurança para isso.

      Por fim, você tem investimentos, que é o caso do reteste do detran, após conseguir passar no teste, estarás habilitado e não necessitará fazer novos retestes, apenas renovação da habilitação (que é previsível e você poderá se programar para tal).

      Em suma. A primeira coisa é listar as suas receitas e despesas e adequar o seu orçamento a essa realidade, procurando ganhar mais e gastar menos.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Porra, a tua visão é bem sistemática e prática.

      Pensando assim, a maioria das MERDAS ALEATÓRIAS podem ser provisionadas mensalmente.

      E eu não tinha pensado na CNH como investimento (até porque devo fazer mais por dirigir), apenas como custo.

      Valew, mudou minha visão para estes assuntos.

      Anon de Curitiba.

      Excluir
    3. Esse seu Palio é uma bomba, os primeiros tinham motor argentino, peças e manutenção caríssimos, fora que bebem mais que o Jeremias...No primeiro problema vai deixar as cuecas pro mecânico, economia burra e porca.

      Excluir
    4. Qualquer carro citado, sempre aparece alguém pra falar que é bomba, impressionante! Faz 10 por litro e como só uso final de semana está bom. Mecânico eu tenho um amigo que já disse que o carro é barato na manutenção. E sinceramente é um custo de algo que me ajuda bastante.

      Mais barato que o Iphone 8 que está para lançar.

      E você anos 19:30, anda do que?

      Excluir
    5. Você tocou em uma parte do assunto que quase ninguém fala, e que acontece muito!, mas não é falado porque a maioria é playboyzinho e é o papai que toma conta de tudo!, não sabem o que é chegar em casa e a maquina de lavar estar pifada, a secadora não esquentar, a geladeira ta com a borracha da porta fudida.A maioria aqui chora de barriga cheia e não entende nada da vida real! de quem ja vive na frugalidade e na merda por obrigação.

      Excluir
    6. o unico ponto fraco desses plaios é que gasta um pouco mais, mas é um tanque de guerra! muito pouco gasto e manutenção.

      Excluir
  46. Iphone é para otarios mesmo. Não tem como argumentar. Eu acabei de comprar o Moto G. Roda tudo e custou apenas 764 reais. E só comprei pq tinha o moto g1 que já estava derretendo.

    ResponderExcluir
  47. Corey, porque você não volta com os posts:

    1 - em inglês com uma periodicidade pelo menos mensal
    2 - aqueles em que Você Escreve o Corey Publica
    3 - Série curtinhas com vídeos interessantes
    4 - Empreendedorismo, você já está fora do game, mas certamente ainda acompanha muita coisa e tem algo a agregar

    Você já deveria ter monetizado esse espaço, sério mesmo. Sei que escreve por hobby, mas um hobby rentável pode ser bem melhor, concorda?

    Abraço,
    Orelha Seca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro corey, imploro que fale sobre empreendedorismo, especialmente orientações gerais e "causos", isso agrega muito conhecimento e experiência pra quem tá chegando agora ou mesmo que já tá no jogo.

      PS:Não monetiza, vai ser uma mixaria irrisória e que vai tirar um pouco da credibilidade do blog.

      Excluir
  48. AAAAA COREY, VSF BIXO, Toda vez q eu venho aqui é isso, aprendo algo novo, vejo uns comentários bacanas e me sinto sortudo por ter conhecido este blog que agregou mto valor em minha vida. Porra chego fico puto. KKKKKKKKK
    Brincadeiras a parte, acho q se eu pudesse dar um sub-título a este blog seria " A vida não examinada não vale a pena ser vivida" - Sócrates. O norte, a bandeira e o chão deste blog é basicamente: Se olhe no espelho, identifique o que vc não precisa, se desfaça disso. Obrigado por citar(cara só de vc citar isso eu ja mergulhei no google e já me trouxe enormes contribuições) sobre o Wabi-Sabi, e como troca te aconselho a ler o livro do Irvine - A guide to the good life.(pode pular o capitulo da hitória do estoicismo caso esteja com pouco tempo) Eu não me canso de recomendar este livro. Eu escrevi estas coisas pra vc mas vale para todos que estão lendo tbm, obrigado vc, leitor, ai por vir aqui e me ajudar agregando valor ao blog. E pra vc hater, obrigado tbm, vc é a imperfeição, a deficiência e a feiura deste blog, o q faz todos os praticantes do wabi-sabi terem uma oportunidade de te admirar.

    ResponderExcluir
  49. Sou casado, dois filhos pequenos (5 e recem nascido), apenas eu trabalho, tenho 26 anos e ganho em torno de 16k ha 1 ano e meio por ai. Ja ganhava bem antes, em torno de 9k mas sempre com um padrao elevado. Passei a ganhar essa grana e naturalmente subimos um pouco o padrao.

    Um ano apos, a unica divida que eu tinha era do carro que ja vinha de antes de ganhar isso, porem pouquissimos ativos. Uma merreca em poupanca (com a promessa de formar a tal reserva), uns emprestimos pessoais aqui e acola, mas nada signficativo.

    Decidimos entao, minha mulher e eu, reavaliar. Somos do interior, eu trabalho em casa, moravamos na capital. Resumindo: vimos que da pra viver muito bem gastando em torno de 5k a 7k e resolvemos tomar esse rumo: trampar mais uns 10 a 12 anos aportando agressivamente o que ganho e nos tornar milionarios. O plano da indo +- mas ta indo, agora e' manter o foco e esperar o futuro

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, acho que a IF é possível para qualquer pessoa com a sensatez de guardar uma parte do salário, independente do seu nível social. Eu parto da premissa que devo viver como um nível abaixo da classe social que realmente estou inserido. Isso alavanca meus aportes e não passo necessidades. Tenho uma renda de 7,5k bruto, líquido não chega a 6k, mas meu gastos não chegam a 1,5k, tudo bem que sou solteiro, moro com meus pais e não tenho filhos. Poderia estar andando de Corolla financiado e com apartamento na Lapa ou Tatuapé e viajando todo feriado pra Litoral Norte e etc, mas me contento andando com um 1.0 2010 sambado, visitando os pontos turísticos de São Paulo, frequentando os Sescs e ocasionalmente fudendo umas vadias no Tinder.
    Antes eu era pior, até os 25 anos queimava todo meu salário com supérfluos como eletrônicos, jogos e apostas em jogos de azar de casas clandestinas. Só a quatro anos quando conheci a blogosfera que sai da ilusão e comecei a estudar sobre investimentos e percebo que o caminho é muito longo pela frente ainda, mas pra mim a IF é completamente viável de acordo com minha frugalidade. Na verdade quando olho pra trás sinto raiva, pois parece que perdi tempo em não economizar, talvez se eu tivesse essa cabeça com 16 anos, época que comecei a trabalhar, com certeza meu salário seria o dobro e já estaria na casa dos 800k. Mas é isso, cada um vive como quer, eu respeito todos e acho uma desnecessidade criticar gratuitamente alguém pelo estilo adotado. Cada um cuida da sua vida.
    E sobre o casal, com 13k aportando mentalmente, com uma taxa de 0,65% ao mês, em menos de 6 anos teriam o primeiro 1kk.
    Ah seu ganhasse essa renda...
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ae, casal classe média que não fica rico é muuiiiito burro. É só aportar na Renda Fixa. Mas se comprar carro zero todo anoe a Iphone vai viver na mão das operadoras de cartãod e crédito.

      Excluir
  51. Sobre o Iphone, caramba, tem telefone por 1k com alta performance. Só a vontade de se mostrar explicaria tal compra.

    Já sobre aproveitar a vida, penso da seguinte forma: a maioria aqui tem 18~30 anos. Então aproveite (não comprando Iphone) uma parte e economize a outra. Você pensa que terá energia depois da juventude e te digo que nem tanto. Depois de um tempo você não vai querer sair tanto, nem curtir demais. Você sossega, eu garanto. Você não tem mais paciência de enfrentar a maratona de um grande show, não quer mais aquela música alta por horas na balada e nem aventuras onde terá que dormir em qualquer canto sem conforto, veja que digo conforto e não luxo.

    Quando mais idade se tem, mas você quer ficar em casa. Apenas comer sua companheira, comer algo bom e beber algo, descansando EM CASA! Isto mesmo, em casa.

    Portanto, lutem para ter mais tranquilidade financeira e para que possam trabalhar em algo mais tranquilo, mas não joguem fora esse tempo de juventude apenas guardando para os 40 anos, porque quando chegar lá, você não fará metade das peripécias que sonhou.

    ASS: BIG WHITE

    ResponderExcluir
  52. Acredito que o sonho de todos nós aqui é ter uma mulher que gostemos, que goste de nós, e que achemos minimamente gostosa e bonita. Você não precisa de muito pra ser feliz, mas tem que ter uma mulher ao lado e te digo que, sem o mínimo de aparência você não consegue nada que lhe interesse.

    Conheço alguns caras que financeiramente tem muito pouco, porém são mais felizes do que eu porque sempre estão com uma namorada bonita. Não adianta a hipocrisia de me chamar de mangina ou coisa similar, esta é a verdade nua a crua.

    Eu sou bastante gordo e careca. Isto me faz uma carta fora do baralho. Ou emagreço ou o dinheiro não me resolverá muitos problemas, pois as ditas putas não me satisfazem. É estranho, não consigo ter muito tesão com uma GP que acabei de conhecer. Mas as medianas que me empolgam apenas me vêem como um amigo "fofo".

    É aí que entra o tal Iphone. Aqui no Brasil, na ânsia de conseguir mulher, os caras embarcam nessa, o problema é que você somente atrairá putas interesseiras e, para mim, isto dá no mesmo que contratar GP's.

    Se você tem uma boa mulher ao seu lado para transar no sábado a noite, NÃO RECLAME da falta de grana ou por não ter IF ou do teu trabalho ruim, pois, você é mais feliz do que a maioria dos jovens honestos deste país.

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantes os comentários do Big White mais acima e o seu.
      Com relação a idade: É fato que as fases da vida passam e não voltam.
      Mas sinceramente não acredito muito que quem realmente gosta de baladas, festas, ostentar, sair etc, realmente abra mão disso por alguns anos pra juntar dinheiro.
      Quem não tem esses hábitos, não os tem geralmente por questões pessoais, são introvertidos, não gostam desses ambientes ou comportamentos, esses são os motivos principais e não a vontade de juntar dinheiro, a economia de dinheiro é consequência.
      Se a pessoa realmente gosta de tudo isso, dificilmente abandonará e acho que nem vale a pena abandonar totalmente a não ser por opção própria sem sofrimento posterior.
      Tenho 33 anos, não falta tanto pros 40, e realmente o tempo passar rápido (essa é a nossa sensação) nem parece que faz 13 anos que tinha 20.

      Com relação a mulher, concordo coma maior parte do comentário do anon 10:21.
      Sem idealizações, não existe homem perfeito ou mulher perfeita, mas a pessoa julga ter encontrado alguém com quem realmente valha a pena ter um relacionamento sério, acho completamente legítimo que se engate esse relacionamento, mesmo que a pessoa tenha uns 20 anos, você não sabe será terá outra oportunidade do mesmo tipo depois dos 30.

      Por fim, o que traz satisfação de verdade é o que as pessoas, coisas e situações significam pra gente, o dinheiro não trará a mesma satisfação se ele atrair pessoas e situações falsas pra nossa vida.
      Transar com uma mulher linda por dinheiro ou outro interesse material não dá a mesma satisfação de transar com uma mulher mediana que realmente sente algo por você.

      Excluir
    2. Rapaz, até o amor verdadeiro custa muita grana. Nunca existiu buça grátis no mundo.


      O correto é saber juntar dinheiro e saber viver.

      Excluir
    3. Concordo 100%. Isso tanto é verdade que um homem com uma mulher que ele ama e que acredita ser amado por ela(talvez não seja, mas enfim) vai pra guerra, trabalhar turnos e turnos em funções desgastantes e várias outras coisas impressionantes, agora, um homem que nunca teve uma mulher na vida, e delas só teve o desprezo, não tem motivação nem pra sair do quarto, fica apenas lurkando na internet esperando a morte. Buceta literalmente move o mundo, me lembro de quando novo ficar motivado por receber um sorriso feminino e por depois me afundar em tristeza por descobrir que aquele sorriso não levaria a nada e que não teve grandes significados.

      Excluir
  53. Amigo, tinha um celular comprado em 2014, esse ano troquei por um top de linha, xiomi no mix. Sinceramente, até agora tá a mesma coisa do outro.
    Não me endividei pois paguei a vista, mas mesmo assim fica a sensação que foi uma grana gasta a toa, poderia ter economizado.
    Minha renda é 2k é meu celular foi mais caro que isso kkkkkk Burrice.
    Eu era economico, hoje alguma coisa me empurra ao consumo, sei lá, parece que se eu não me agradar eu vou surtar. Tenho cedido as tentações é isso tem me prejudicado.

    ResponderExcluir
  54. Olá, Corey.

    Excelente post, como sempre.
    Sou da turma que acha que um luxo de vez em quando é necessário.
    É claro, você pode fazer o que quiser com sua renda passiva depois de alcançada a I.F., mas também acho que no caminho até ela não devemos nos privar de tudo. "Within reason" um gastozinho aqui e ali não fará tanta diferença; Pelo contrário, te fará manter a sanidade e os aportes frequentes.
    Poupar não pode e não deve ser um ordálio.

    Quanto a Iphones e Teslas: não me interesso nem condeno quem tenha - O que é ruim é o cara receber uma merreca e parcelar essas merdas com o único intuito de parecer algo que não é. Na última empresa que trabalhei, demitiram cerca de cinquenta funcionários da filial do Rio por conta de um suposto "corte de gastos." Uns meses antes todos os gerentes e diretores de todos os departamentos receberam como mimo da empresa Iphones 7 novinhos, na caixa. Não me pergunte o por quê...

    Também tenho minhas excentricidades e alguns interesses que enlouqueceriam poupadores extremistas. Quando a I.F. chegar e eu estiver bem longe do Brasil, por exemplo, comprarei um ou dois Rolexes, Omegas ou Jaeger Lecoutres. Acho que "investir" em joías de luxo é uma forma válida de diversificação de patrimônio, uma vez que comprar e vender sem nota é fácil e a liquidez é boa, dado que a procura é alta, pois há no exterior diversos grupos de entusiastas que pagariam caro por isso. E diferentemente de um tesla que desvaloriza com o tempo. Um rolex retem seu valor, ou pode triplicar em anos, se o modelo for escasso no mercado. Sem contar que se alguma merda grande acontecer, um relógio ou jóia você esconde no bolso, um carro não.

    Adeus.

    ResponderExcluir
  55. Corey, o que você acha do aniversário Guanabara no Rio de Janeiro?
    Vale a pena ir pra economizar?

    ResponderExcluir
  56. Parabéns pela postagem Corey. Seus textos são muito claros e objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk. O cara acha que o outro é o guru da sabedoria! Só porque montou o blog se auto intitulando independente financeiramente, verdadeiro rei da Prússia ! Ou seja, ostentou que tem grana no bolso, que não depende de nada! Aí a galera puxa o saco e pede conselho até de qual fungicida passar no pé. Isso porque nem sabem se é verdade ou se é apenas um personagem! Imagino quando esses bobos vêem o cara do bmw na rua o tanto que não devem puxar saco, estender tapete vermelho, puxar a cadeira, pedir conselho, etc. e sem saber se a bmw tá no carnezinho ou não! Ainda ficam falando mal de quem ostenta! Mais kkk! Dinheiro não importa! Os burros da classe média, bla, bla, bla! E olha que o Corey engana os bestas dizendo que rala, acordando às seis da manhã, pra ganhar 3 k bruto, por gostar, sem necessidade! Kkk
      Realmente, a classe média é idiota! E o proletariado? Come cocô de tão burros!

      Excluir
    2. Meu comentário, anon de 08:33, foi pro Douglas Pedro!

      Excluir
  57. Corey e pessoal do blog, o que vcs acham desse pessoal que diz que é possivel viver de dividendos de empresas no bolsa de valores?

    Tenho pesquisado e vejo algumas pessoas na internet dizendo que é possivel ter uma boa renda com epresas que pagam dividendos.

    Sou bastente frugal e to com uns 100k em renda fixa (recisao e fgts de empregos passados + uns 3 anos de lucro de uma lci na alta da selic) alguém indica iniciar na bolsa e tentar receber dividendos ou é furada?


    Corey vc tem algum post sobre isso???

    vlw abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tinha entendido isso, mas lendo o BASTER na verdade o cara pra se manter com ações terá que aprender a "alugá-las" no mercado financeiro, algo do tipo, e outras operações também. É um pouco mais complicado, mas estou nesta análise também. E os dividendos no caso seriam um bonus, além da valorização da ação.

      Excluir
  58. A classe média tem de ser criticada todo santo dia para ver se aprende a investir. Os otários só querem se exibir no facebook.

    ResponderExcluir
  59. Corey,

    Muito legal seu blog, sábios posts com muito conhecimento! Acompanho a algum tempo, muito bons seus textos.

    Começei meu próprio blog de finanças e ele debate um ativo pouco explorado na finansfera.

    Já adiconei você no meu blogroll e ficarei contente se fizer o mesmo.

    um abraço.

    https://umativodiferente.blogspot.com.br/

    Um Ativo Diferente.

    ResponderExcluir
  60. Sou Carpe Diem e tenho 28 anos.

    Guardei 10k e deixo lá rendendo a inflação. Como garantia.

    tenho custos fixos baixos e torro o meu salário bem gostoso e sem dó.

    Como muito fast-food e não me exercito.

    Pego várias civis medianas e algumas GP de luxo vez ou outra.

    Viajo pra caralho.

    Enfim, faço tudo o que quero. Estarei um bagaço e sem patrimônio aos 40 anos.

    Aí vou ficar na rotina casa-trabalho-casa até o fim. Coisa que voces escolheram fazer agora para talvez fazer o que faço no futuro.

    Prefiro a minha ordem, prefiro a minha versão, prefiro a minha LIFE.

    Até mais, Carpe Sulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta "serto" kkk

      cada um é feliz como pode

      eu ja penso diferente e gostaria mesmo de nunca mais acodar muito cedo e nunca mais precisar me reportar a um chefe canalha em uma empresa canalha (nao estou generalizando, acredito que existam chefes gente boa e empresas honestas).

      Tudo o q faço é para principalmente ter liberdade financeira e fazer o q eu quiser a hora que eu quiser sem estresse

      Excluir
    2. Carpe Sulista, vc quer matar os caras do blog do coração? Kkk
      Eles pregando que o bom da vida é não ter carro, não pagar motel, não ir nunca a restaurantes, não ir ao cinema, não ter namorada pra não pagar conta e vem vc, zoando geral, na contramão da situação, jogando na cara que talvez eles façam isso um dia! E os caras achando o fim do planeta ter um iPhone!
      Vc exagerou um pouco, até para dar mais ênfase na situação, mas vc não está de todo errado não. Acho importante entender que a vida tem fases. Com 18 anos os interesses são diferentes de quando se tem 40. Temos que entender e aproveitar cada tempo. Agora, o equilíbrio é importante. Queimar tudo é bobagem. Temos que viver sim, porém não ter onde cair morto não compensa.

      Excluir
    3. Rapaz, graças a pessoas como vcs que aproveitam o hoje que eu e muitos acionistas do BBAS3 e da CIEL3 lucramos muito. Por favor, consumam bastante, gastem tudo e mais um pouco. Se atrasarem os juros melhor ainda. Meus dividendos agradecem.

      Excluir
    4. E tem um detalhe. Eu posso aproveitar pra caralho agora e no futuro também, mas talvez, aproveite numa intensidade menor.

      Neste caso, eu curtiria a vida inteira e não apenas uma parte como muitos aqui.

      Se der merda no futuro, vendo carro e todas as tranqueiras que tiver, pego minha micro poupança e alugo um quiosque pequeno em alguma praia do nordeste, e vendo picolé barato, água de côco e cerveja.

      E depois, ah depois eu morro pobre e voces morrerão ricos.

      Boa sorte a todos!!!

      P.S.: Não os condeno, é tudo questão de escolha e voces são mais racionais do que eu. Sigo instintos apenas... LoL

      Carpe Sulista

      Excluir
    5. Dei até um print no comentario do anon das 14:46

      Em tempos de juros baixos estou estudando forte sair da renda fixa e vou pra bolsa.

      Ja estou procurando empresas para me pagarem dividendos

      Excluir
    6. carpe sulista,desculpe a pergunta, mas qual é o seu salario que vc "torra todo?

      abç

      Excluir
  61. Com a selic em baixa onde vamos investir??

    Vamos ter que fazer o dinheiro trabalhar agora, com a selic em alta tive bons frutos mesmo em renda fixa.

    Corey, pensa em voltar a empreender??

    ResponderExcluir
  62. Tenho 33 anos, funça desde os 23. Funça de salário top desde os 29.

    Cheguei ao milhão esse mês. Sensação absurda de tranquilidade, serenidade e liberdade!

    Vale a pena o esforço!

    Abraço e parabéns pelo blog,
    Milionário aos 33

    ResponderExcluir
  63. Corey, sou eu novamente, o autor do antigo blog, Um Ativo Diferente, sobre aluguel de temporada. Sou seu fã, teu blog me ensinou muito e também me inspirou.

    Agora mudei o meu blog para ficar mais fácil de visualizar seguindo a dica do nosso amigo Uórrem Bife.

    viverdealugueldetemporada.blogspot.com.br

    Estou adicionando você no Blogroll e por favor, adicione o meu!

    Viver de Aluguel de Temporada

    ResponderExcluir
  64. Primeiro critica a classe media e os americanos, daqui a pouco estar defendendo o comunismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corey é favor do capitalismo e como ele disse, não precisa se afundar no capitalismo.

      E como disseram lá em cima:
      "Fique do lado capitalista que ganha dinheiro, não do que gasta".

      Os americanos vivem em um país baseado no consumo.
      A classe média vivem as custas dos status.

      Se você for na onda classe média padrão, será mais um rato na corrida durante muito tempo ou para sempre.

      Excluir
  65. Como as coisas mudam. Seguem, abaixo, palavras do corey, de tempos atrás:
    “Produtos de qualidade. Entre dois produtos de marcas, preços e qualidades diferentes eu sempre tenho a tendência de comprar o mais caro desde que a qualidade compense. Um exemplo tosco: café. Só compro café Pilão porque embora mais caro que a maioria, tem qualidade melhor. Por outro lado minha frugalidade não me deixa comprar cafés gourmet que na prática não possuem uma qualidade superior que justifique o preço. O mesmo pra vinhos, gosto dos sul-americanos de entrada, os chilenos na faixa de 20 conto costumam ser ótimos. Não pago mais de 25 numa garrafa de vinho, mas também não deixo de tomar vinho pra economizar. Não deixo de tomar meu bourbom, cerveja pouco mais cara como Heineken e Stela Artois, fumar um charuto bom (não compro mais cubanos, só nacionais ou de outros países do caribe, boicote a tudo da ilha do Fidel!!!). Compro carnes de primeira, as de segunda são boas, mas costumam render menos, então acho que não compensa. O mesmo pra frutas e legumes, prefiro lugares mais limpos e com produtos melhores, mesmo que isso signifique pagar mais caro. Gasolina só em posto conhecido (nesse caso economizo porque abasteço nos postos de supermercados). O que quero dizer nesse parágrafo é que não sou frugal a ponto de deixar de consumir produtos que gosto em prol de economizar dinheiro, também não diminuo a qualidade pra salvar alguns trocados”
    No mesmo post ele fala que mora em ap pequeno, aluguel caro, tipo de executivo classe média alta, ótima localização, por não querer periferia.
    De repente, a classe média deixa de prestar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente lembrança!!! Muito bom mesmo!!!

      As coisas mudam, meu amigo, não fico preso à paradigmas. Só pra completar ainda mais: parei de fumar, praticamente parei de beber (mas quando bebo ainda é Heinecken e vinhos chilenos), continuo comprando carne de primeira e frutas no Pão de Açúcar. Não moro mais no apto pequeno e caro pq não justifica a localização/despesa. A vida mudou e tudo mudou em volta. Sou uma metamorfose mesmo, o que hoje faz sentido, amanhã pode não mais fazer.

      Obrigado por trazer esse trecho do post antigo.

      Grande abraço!

      Corey

      Excluir
    2. O problema não é mudar de opinião. Eu também mudo sempre. Faz parte da vida, do momento que se vive.
      A questão é criticar chamando de bolha da classe média. Ontem, você era o certo por pensar de uma forma. Hoje, você não só continua o certo como critica quem pensa igual a você, ontem. Essa é a questão, é achar que sempre está certo, achar os outros sempre idiotas pertencentes a uma bolha. Sei que incomodo, pois é muito melhor pegar gente burra que não tem o mínimo de crítica, que concorda com tudo e dá parabéns do que alguém que te tira da zona de conforto e te mostra as incongruências postadas. Mas, agradeça por eu ter caído, sem querer, aqui! Sempre que comento tem sempre um monte de puxa saco te defendendo. Aumenta, consideravelmente, o número de coments. Caso não queira postar meu comentário, não tem problema. Você já leu mesmo!

      Excluir
    3. Não se trata de certo ou errado, se trata de lógica. O mote do texto é fazer as pessoas pensarem em como se gasta dinheiro com coisas sem sentido e como esses gastos podem atrapalhar as conquistas financeiras. Qd eu "era" classe média tb gastei dinheiro com coisas bestas, evoluí e percebi que errei. Isso chama-se evolução.

      Quanto à me criticar, se vc acompanha o blog a algum tempo sabe que sou totalmente aberto à criticas e que gosto muito delas pq me fazem ponderar muitas coisas.

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.