quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A Importância do Anonimato

Além da Brasileira, acompanho a blogosfera Americana e sabe qual a maior diferença? Por lá ninguém (ou quase ninguém) é anônimo, a grande maioria dos blogs americanos tem foto do blogueiro, do carro do blogueiro, do cachorro do blogueiro... Mas sabe qual outra grande diferença entre nós e eles? Nós entramos em assuntos polêmicos, nós discutimos nos comentários, nós falamos sobre ideias politicamente incorretas, a gente fala palavrão, a gente dá dicas FODAS para os outros... E sabe por quê? Porque somos anônimos e por não nos expormos podemos dar um passo a frente e nos colocarmos em situações fora da zona de conforto, o anonimato nos protege.

Poucos blogs americanos saem da lenga lenga de "melhores investimentos pra 2017", "como economizar margarina", "como me aposentei em 5 anos ganhando mil dólares por mês", etc. Os blogs americanos são todos profissionalizados, com design bacana e claro, muitos anúncios e posts de isenção duvidosa. É óbvio que grande parte dos blogueiros busca somente grana com cliques (sabe-se lá como isso funciona) ou vendendo cursos dos mais variados gêneros. Não tiro o mérito de excelentes blogs profissionais que temos aqui no Brasil, muito pelo contrário, acho bacana quem faz isso, quem busca uma fonte de renda com o blog e quem o deixa com cara mais profissional, mas a diferença é que mesmo esses são muito melhores aqui no Brasil que lá fora. A grande cartada da blogosfera brasileira é o amadorismo, a aparência feia e underground da maioria dos blogs (incluso o meu), coisa que não existe lá fora.

É nítido que o blogueiro médio brasileiro faz isso por tesão, ele sente prazer em escrever, com compartilhar seu conhecimento oriundo muitas vezes de perdas financeiras. Veja que coisa maravilhosa é isso: eu me fodo, perco uma grana lazarenta, venho aqui na internet, escrevo sobre a cagada que fiz, aponto meus erros e vejo o que poderia ter feito certo, isso me faz aprender ainda mais com a bosta que aconteceu porque tudo que é registrado você aprende melhor e você, leitor, vem aqui e pega toda essa informação DE GRAÇA! Caralho, se for somar todo dinheiro enfiado no cu por nós blogueiros e que foi revertido na forma de conhecimento gratuito com certeza dará alguns milhares senão milhões de reais!!!

Claro que assumir cagadas e contar seus erros em rede nacional não é fácil, por isso o anonimato é importante e é aqui que quero chegar. Recentemente perdemos mais um colega de blogosfera, o Doutor Honorários porque pelo que tudo indica teve sua identidade revelada. (Uma coisa bizarra aconteceu entre o DH e eu: por algum motivo o blog dele sumiu do meu blogroll e fiquei meses (anos?) sem encontra-lo, o que acabei fazendo recentemente, sorry DH). Assim como DH perdemos MUITOS companheiros de blogosfera devido a identificação, veja que estou aqui desde 2012 e todo ano vejo essa triste história se repetir...

A atitude de deletar o blog é perfeitamente plausível e provavelmente é o que eu faria nessa situação. Entenda que a grande maioria de nós não ganha 1 real pra manter uma produção de conteúdo fantástica e aí vem algum filho-de-um-puta cidadão e revela nossa identidade. Portanto minha mensagem aqui é a seguinte: se você gosta de ler os blogs de finanças, se aprendeu algo conosco ou mesmo se sua vida mudou drasticamente após conhecer nossos blogs (todos os dias vejo gente dizendo isso e acredito que seja verdade), se você por algum motivo descobrir a identidade de um blogueiro faça somente uma simples e singela coisa que não exige nada, absolutamente nada: FIQUE NA SUA, CALE SUA BOCA, CONTROLE SEUS DEDOS NO TECLADO E JAMAIS CONTE A NINGUÉM, NEM PRA PESSOA IDENTIFICADA. Simplesmente ignore isso e toque em frente, isso é o mínimo que você pode fazer, o mínimo de pagamento que você pode nos dar por todo o conhecimento foda que por anos nós te demos de graça. Perceba que não queremos dinheiro em troca de conteúdo (e aqui me sinto a vontade de falar em nome dos outros blogueiros), queremos somente nosso anonimato. A blogosfera depende do anonimato e você, descobridor de identidades, não é bem vindo entre nós.

62 comentários:

  1. Tb sempre falo isso, de que gosto da atmosfera underground da blogosfera pq aqui podemos falar (ao menos em teoria) o que pensamos. O que seria equivalente a isto aqui por lá seriam os tópicos do reddit sobre finanças, mas não é a mesma coisa. Se eu descobrisse a identidade de alguém eu só avisaria pra pessoa pra ela poder apagar os rastros dela.

    PS: vc tá muito blogador esses dias. Estou gostando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!

      Boa sugestão: avisar o cara pra apagar os rastros, isso aí! Tô blogador pq ando com um pouco mais de tempo...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Corey, tudo bem?

    Discordo de você.

    Inicialmente, me cite o nome de vinte blogs americanos que você segue e que o levaram a tecer tal argumentação.

    Os blogueiros brasileiros são medrosos, por isso, são anônimos.

    É muito fácil tratar de temas polêmicos sob o manto do anonimato.

    Dar a cara a tapa é pra quem tem coragem.

    Muitos dos blogueiros anônimos usam o espaço para difundir os seus posicionamentos que estão escondidos no fundo do seu ser, mas que não o fazem no dia-a-dia por medo de perder a sua imagem imaculada junto aos seus pares, assim, a blogosfera está infectada de seres enrustidos, por isso, são anônimos.

    Se o brasileiro fosse um povo corajoso, com certeza daria a cara a tapa, colocaria o nome real e foto, entretanto, o brasileiro só tem coragem na internet e com a proteção do anonimato, preferem se utilizar do politicamente correto no cotidiano, mas na internet "mostram" a sua verdadeira face.

    No mais, não vejo problemas em ter um blog com o perfil real e abordar temas polêmicos, veja o Leandro Ávila do clube dos poupadores, ele demonstra como a previdência privada é ruim, perdendo, inclusive, para a poupança e está na ativa, tem o Rafael Seabra que faz um excelente trabalho, o Guilherme do valores reais, o Alexandre do abacus, o Cleiton do resenha virtual, enfim, existe uma infinidade de blogueiros não anônimos que prestam um excelente serviço no tocante a educação financeira, enfrentando temas polêmico com coragem.

    Não vejo problema em abordar temas polêmicos com o meu perfil real, afinal, o blog é meu, desde que eu não incentive o ódio ou crimes, não entendo o motivo de você afirmar que para se abordar temas polêmicos deve-se utilizar do anonimato, se a pessoa concordar comigo beleza, caso não concorde, procure outro blog, afinal, não existe interesse financeiro, apenas o prazer em escrever.

    O problema dos anônimos na blogosfera de finanças consiste no fato de que muitos advêm dos redutos "realistas", sendo que estes redutos têm como o objetivo disseminar o ódio, sob o manto do anonimato, mas afirmando defender a honra masculina.

    Por isso, gosto dos vlogs e discordo da sua afirmação, creio que os blogueiros corajosos se apresentam ao mundo, os medrosos se escondem como anônimos.

    O conteúdo dos temas financeiros dos blogs anônimos é bem inferior ao dos blogueiros reais, talvez, no caso dos anônimos exista um pouco mais de pessoalidade, pois apresentam supostas situações do cotidiano, mas não é a regra.

    Quanto ao doutor honorários, a perda do blog dele é inestimável, mas creio que ele tomou a decisão por estar contando um caso particular, a fábrica de salsichas, pois se o cliente descobrisse poderia processá-lo, em virtude do dever de sigilo da profissão, creio que se ele não estivesse contando o causo, não teria deletado o blog, afinal, como advogado, ele está acostumado com a publicidade.

    Essa é a minha opinião, não sei se você aprovará o meu comentário, mas é a forma como penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      Não é questão de medo, vou falar por mim: no dia a dia quero passar desapercebido, detesto holofotes, portanto é um direito meu me manter anônimo.

      "Dar a cara a tapa é pra quem tem coragem." - ou não, tb é pra quem gosta de aparecer. De qq maneira não vejo problema algum em ser medroso.

      "Muitos dos blogueiros anônimos usam o espaço para difundir os seus posicionamentos que estão escondidos no fundo do seu ser, mas que não o fazem no dia-a-dia por medo de perder a sua imagem imaculada junto aos seus pares, assim, a blogosfera está infectada de seres enrustidos, por isso, são anônimos." - desculpe, duvido que vc seja exatamente como quer ser, que vc não faz política da boa vizinhança, que vc divulga seu patrimônio pra qq pessoa que passar na rua, etc... Não se trata de "imagem imaculada", se trata de sociedade, a gente tem que ter certo padrão perante os outros, caso contrário não vive de maneira saudável.

      "preferem se utilizar do politicamente correto no cotidiano" - mas é claro! No dia a dia eu sou politicamente correto sim, tenho que ser, tenho que passar desapercebido, não vejo vantagem alguma de expor minhas opiniões contraditórias pra qq um. Não há crime nisso!

      Como disse no post, tiro o chapeu pro pessoal que não é anônimo e de maneira alguma acho que são melhores ou piores. Não se trata de uma briga entre anônimox vs não anônimos. Pq tudo tem que ser polarizado hoje em dia?

      "O problema dos anônimos na blogosfera de finanças consiste no fato de que muitos advêm dos redutos "realistas", sendo que estes redutos têm como o objetivo disseminar o ódio, sob o manto do anonimato, mas afirmando defender a honra masculina." - essa galeirnha não tem vez no meu blog pq não os deixo crescer aqui dentro.

      "O conteúdo dos temas financeiros dos blogs anônimos é bem inferior ao dos blogueiros reais, talvez, no caso dos anônimos exista um pouco mais de pessoalidade, pois apresentam supostas situações do cotidiano, mas não é a regra." - ok, então o que vc faz aqui, já que sou um anônimo medroso de baixa qualidade?

      Sobre os blogs gringos não vou citar 20 pq não acompanho 20, mas vc pode ver alguns aqui do lado no meu blogroll.

      A propósito, se mostrar a cara é tão importante pq vc não comentou logado ou mesmo colocou o link do seu blog/site/facebook/email/telefone?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. K.O.!

      Só queria acrescentar é que esse é o pensamento típico de quem sofreu/sofre lavagem cerebral nos meios acadêmicos/midiáticos, evocando a guerra de classes em tudo que vê.

      Não ser politicamente correto fora do meio virtual é declarar a morte de sua vida social, profissional e amorosa.

      Sem falar que, o governo é o maior fabricante de criminosos que existe, basta passarem uma lei sobre x assunto que da noite para o dia milhares de pessoas entram na vida do crime, pois mesmo que algo seja moral, deixou de ser legal.

      Abraços!

      Excluir
    3. Paulo Silva Santos5 de janeiro de 2017 11:53

      "A propósito, se mostrar a cara é tão importante pq vc não comentou logado ou mesmo colocou o link do seu blog/site/facebook/email/telefone?"

      Não coloquei o link do blog/site/facebook pois não os tenho, não coloquei email e telefone uma vez que não vejo necessidade de colocar nos comentários.

      "ok, então o que vc faz aqui, já que sou um anônimo medroso de baixa qualidade?"

      Em momento algum eu disse que você é medroso e que seu conteúdo é de baixa qualidade, eu errei em generalizar, deveria ter escrito que alguns blogs, não todos, mas na minha opinião, o conteúdo da maioria dos blogs anônimos é inferior, principalmente no tema financeiro, em outros pontos, como relações pessoais não, mas nem por isso vou deixar de ler os posts.

      Entendo a questão de você querer ficar longe dos holofotes, de ser um homem cinza, principalmente por conta do minimalismo, creio que fui um pouco rude no meu comentário.

      Me entristece muito saber que pessoas com más intenções estão, aos poucos, destruindo a blogosfera de finanças, pois o ambiente é divertido, por isso, eu digo que os blogueiros deveriam apresentar o perfil real, para que o problema não ocorresse.

      No mais, respeito o seu posicionamento.

      Abraço.

      Excluir
    4. Tem uma grande diferença entre os blogueiros anônimos e os não-anônimos, inclusive no conteúdo.

      A maioria dos não-anônimos são os que tentam, de algum modo, rentabilizar o blog. Rafael Seabra e Leandro Ávila vendem livros e cursos. Guilherme do Valores Reais é anônimo (a única coisa que sabemos é que ele "chama" Guilherme). O Alexandre tem projetos de ganhar dinheiro com isso. Geralmente eles são educadores financeiros e/ou coaches ou vendedores de cursos/livros. Nenhum deles aborda temas polêmicos ou pessoais.

      Qual desses não-anônimos fala "Cara, eu não sei se tô satisfeito com minha vida." ou "Eu não SOU empresário, eu ESTOU empresário", ou "Quero sair do Brasil, isso aqui não é pra mim não"? Nenhum! São todos corretinhos ou impessoais.

      OBS: Preciso deixar isso aqui, antes q falem merda: Não tenho nada contra ganhar dinheiro com blog/livro/curso e nada contra informação impessoal.

      Por fim, achei ótima a ideia de criticar o anonimato sendo um anônimo. Genial.

      Excluir
    5. PS:

      A polarização forçada é uma das coisas que mais me incomodam hoje em dia. Se vc diz que não gosta de azul entende-se automaticamente que vc adora o verde e vice-versa. Chato pra kct! Concordo com vc, as pessoas viram criminosas do dia pra noite devido a canetadas do governo.

      Paulo:

      Menos mal que vc percebeu o tom do seu comentário.

      Anônimo:

      Vc pegou o que quis dizer com o post, a gente que é anônimo fica mais a vontade pra dizer o que pensa e mandar a real. Tb não tenho nada contra quem ganha dinheiro com o blog.

      Abraço a todos

      Corey

      Excluir
    6. Quero ver um não anônimo divulgar o patrimônio e o valor investido (quais ações comprou e quanto etc), muitas vezes experiências reais ensinam muito mais que teoria abstrata.

      Excluir
    7. Paulo Silva Santos5 de janeiro de 2017 15:10

      Pobre sonhador: "Não ser politicamente correto fora do meio virtual é declarar a morte de sua vida social, profissional e amorosa", sinto muito, mas desde que você fundamente corretamente, não ser politicamente correto não significa suicídio social, você não precisa fingir ser quem você não é para agradar outrem, não deve ser superficial.

      Anon 11:57 "A maioria dos não-anônimos são os que tentam, de algum modo, rentabilizar o blog." Quase todos os blogueiros anônimos já utilizaram o adsense, a maioria desistiu, uma vez que não era tão rentável quanto pensavam que seria.

      "Nenhum deles aborda temas polêmicos ou pessoais".

      Rafael Seabra: "Após refletir bastante, cheguei à conclusão que o dinheiro compra, sim, a felicidade." https://queroficarrico.com/blog/2015/01/29/dinheiro-compra-felicidade/
      "O que você achou deste artigo? Concorda plenamente? Discorda totalmente? Sei que este é um tema polêmico e que pode provocar boas discussões. Por isso queria muito saber sua opinião sobre o assunto"

      Leandro Ávila: "Na verdade, muitos desejos escravizam as pessoas, tiram o foco das coisas importantes. Devemos lembrar que consumimos para viver e não o contrário".... "Olá Lucas, não tenho nada contra você ter produtos da Apple. Aproveitei as enormes filas que foram noticiadas para falar sobre este assunto que envolve o desejo daquilo que todos desejam. Estas filas são parte do jogo de marketing"....Leia texto completo em: www.clubedospoupadores.com/consumo/voce-precisa-do-iphone-6.html

      Geração Valor: "Quando eu tinha 19 anos de idade, morava na periferia do Rio de Janeiro e gastava 4 horas por dia num transporte público lotado, fiz a maior descoberta de minha vida:

      Aprendi que não dependia de um salário, não dependia do governo, não dependia de sindicato, não dependia da economia (na época o Brasil tinha 86% de inflação ao mês), não dependia de nada a não ser de mim mesmo" http://geracaodevalor.com/blog/para-pensar/

      Flavio Augusto http://geracaodevalor.com/blog/gvcast-045-sera-que-voce-sabe-tudo-sobre-trajetoria-de-flavio-augusto/

      São alguns exemplos que lhe dou acerca de posicionamento e bate papo com o leitor. Muitos dos blogueiros não anônimos expõem os seus pensamentos acerca de temas polêmicos, mesmo que não o façam em todos os artigos, se você lesse os textos e os comentários, constataria que os autores expõem as suas opiniões, mas creio que para você as opiniões válidas são aquelas acerca de que o país está uma merda e que é melhor ir embora, entre outros.

      "Por fim, achei ótima a ideia de criticar o anonimato sendo um anônimo. Genial"

      Meu nome está descrito acima, o escrevi em todos os comentários.

      No mais, vejo que a maioria se sentiu ofendida pelo fato de que eu disse que os anônimos são medrosos, levaram para o lado pessoal ao invés de refletir sobre, entendo que as pessoas não gostam de críticas, afinal, no mundo atual todos são especiais e são deuses, estão acima das críticas.

      É isso, não irei mais comentar aqui, apenas redigi este comentário uma vez que senti necessidade de explicar melhor, mas creio que acabei ofendendo não só o dono do blog como os demais leitores.

      Abraço.

      Excluir
    8. "No mais, vejo que a maioria se sentiu ofendida pelo fato de que eu disse que os anônimos são medrosos, levaram para o lado pessoal ao invés de refletir sobre, entendo que as pessoas não gostam de críticas, afinal, no mundo atual todos são especiais e são deuses, estão acima das críticas."

      Não vi ninguém se sentindo ofendido, levando pro pessoal ou se achando especial/deus. Na verdade, a única pessoa que levantou isso foi vc. Agora discutir, trocar ideia, perguntar, ter opinião diferente da de outrem é se ofender?

      Assinado: José Henrique Silveira

      Excluir
    9. Ser politicamente incorreto pode não significar a morte da sua vida social mas com certeza te atrapalhará de sobremaneira sem retorno algum. Não vale a pena discutir certas coisas mesmo que "você fundamente corretamente". Ser superficial é uma ferramenta social importante e que não pode ser ignorada.

      "Quase todos os blogueiros anônimos já utilizaram o adsense, a maioria desistiu, uma vez que não era tão rentável quanto pensavam que seria." - não sei se foi isso que o anon quis dizer mas na minha opinião não se trata de adsense e sim vender cursos, livros, dar palestras, etc. Vc já viu o Cerbasi entrar em temas polêmicos ou afirmar opiniões fortes?

      Paulo, não entendi os exemplos que vc deu. Foram pra comprovar sua tese que os blogueiros não anônimos são mais profundos, sério?

      "Meu nome está descrito acima, o escrevi em todos os comentários." - desculpe, brother, mas seu nome além de extremamente comum não quer dizer que vc está "exposto" com suas ideias e opiniões num blog, portanto escrever um nome não quer dizer se expor.

      "No mais, vejo que a maioria se sentiu ofendida pelo fato de que eu disse que os anônimos são medrosos" - falo por mim: SOU MEDROSO E ESSA É A RAZÃO DE MANTER O ANONIMATO. Há algo de errado com isso? temos que ser todos destemidos?

      José Henrique:

      Vc tem razão somente ele levantou essa hipótese.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    10. O anonimato pra mim é fundamental. Eu não divulgo nem pra minha família nem pra minha namorada o quanto eu tenho, e também uso o blog para desabafo e troca de idéias de experiências pessoais que não abriria de jeito nenhum se mostrasse minha cara aqui.

      Claro que existem sim blogs de conteúdo bem ruim com pessoas anônimas que se utilizam disso para trollar, encher o saco e falar merda em posts e comentários, mas é a minoria, boa parte da galera quer trocar idéia e formar uma comunidade bacana na blogosfera.

      Lembrando também que moramos no Brasil e não é muito saudável colocar seu nome aqui e dizer que tem meio milhão de patrimônio pra todo mundo saber.

      De resto é isso aí que já foi comentado, quem dá a cara a tapa é gente que quer ganhar dinheiro vendendo e-books, cursos e palestras (nada contra, pelo contrário). Os anônimos como nós geralmente possuem empregos ou pequenas empresas fora da área.


      Excluir
    11. Felizmente os trolls são minoria e a maior parte dos anônimos agregam muito ao conteúdo dos blogs.

      Excluir
    12. Excelente a discussão e o post.... Parabéns Corey......
      Eu gosto de escrever coisas pessoais, principalmente da vida de casado..... Falar da família gastadora e tals.. Ia dar uma treta geral se a família descobrisse...... Ou ia ser motivo de gozação..... "Olha lá o cara que transa 2 vezes por mês"....kkkkkkkkkk

      Mas o pior seria se meus parentes descobrissem quanto eu tenho no banco. No mínimo eu teria que socorrer todo mundo, e se não o fizesse seria taxado de ganancioso, mesquinho, sugador dos pobres....... e sei lá mais o que........

      Excluir
  3. Corey,

    Esse tema é polêmico mesmo, contudo, não sei você, mas eu tenho MUITA vontade de um dia poder conhecer alguns blogueiros, principalmente os das antigas...

    Como isso vai poder acontecer com o anonimato? É uma faca de dois gumes, eu sei, porém, se bilionários como o Barsi andam de metrô, por qual motivo nós não podemos revelar-nos um dia?

    Penso que não dá para levar tudo a ferro e fogo! É claro que se o blogueiro divulga o seu patrimônio para todo mundo isso não deve acontecer, mas fora disso não vejo tantos problemas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IL!

      Sinceramente não tenho essa vontade de conhecer o pessoal ao vivo, acho que pro propósito da blogosfera o contato através dos blogs é mais que suficiente, mas isso é questão pessoal.

      O Barsi anda de metrô mas eu na situação dele não andaria de maneira alguma ou melhor ainda, andaria sim pq seria (ou ao menos tentaria ser) desconhecido.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. A propósito IL, seu blog não estava no meu blogroll (o mesmo que aconteceu com o DH)...

      Excluir
    3. Corey,

      Entendi, cada cabeça uma sentença, rs.

      Beleza, obrigado por adicionar, vou retribuir a gentileza.

      Abraços!

      Excluir
  4. Corey,

    Às vezes me pego pensando: Por que raios eu gasto meu tempo escrevendo neste meu blog, onde eu poderia estar pesquisando coisas novas, fazendo coisas novas e ganhando mais dinheiro, e sendo uma pessoa oculta, passando despercebido ao olho de todos, principalmente de gente ruim.

    Aprendi coisa pra caramba aqui na Blogosfera, isto é inegável, mas eu não precisaria escrever, bastaria ser um anônimo, é muito mais fácil: Você seleciona os blogs preferidos, e vai perguntando e vai aprendendo.

    Eu deveria ter ido nesta linha de ser estes educadores financeiros que só vendem cursos mesmo, ...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC!

      As vezes me pego pensando nisso tb! No fim das contas eu acabo aprendendo mais por ter um blog, por registrar meus sentimentos e contribuo com minha parte pra sociedade, é isso que devemos pensar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Usamos do anonimato, pois os brasileiros são iguais a caranguejos, todos estamos em uma lata chamada brasil, quando um está pra sair vem outro e puxa de volta pra dentro.

    Como poderiamos mostrar a cara em um ambiente tão hostil quanto essa latrina? Sempre cheia de pessoas hipócritas e invejosas?

    Mesmo aqueles que resolvem mostrar a cara omitem grande parte de suas vidas. Tanto que vários desses consultores financeiros parecem ser apenas embustes, pois seus conselhos são tão vagos e ruins quanto o horóscopo.

    Abraços e sucesso financeiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PS!

      Isso mesmo, é igual o lance da piscina gelada, quem pula fica chamando os outros dizendo que tá "uma delícia", isso acontece pra tentar justificar as cagadas.

      O Brasil é muito hostil mesmo mas sinceramente mesmo se não fosse eu não mostraria minha cara pq isso não me atrai, gosto de passar desapercebido.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. "pois seus conselhos são tão vagos e ruins quanto o horóscopo"

      falou e disse!

      Excluir
  6. Acho FUNDAMENTAL o anonimato num país onde não há a mínima segurança, onde qualquer um que tenha mais de 10 mil no banco faz parte dos 1% e onde tudo conspira contra quem procura a prosperidade.

    Pensando dessa maneira, o simples fato de compartilharmos nossas experiências na internet é quase subversivo.

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IoTR!

      Isso mesmo, quem tem 10k no banco ou um cartão sem limite já é "rico" perante o povão.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Corey

    Eu também defendo o anonimato de nós blogueiros porque ambos sabemos que moramos no BRASIL, ou seja, já sabe né...

    Aqui não dá para confiar em qualquer um. Não dá para ter um blog com perfil real falando de dinheiro e investimentos e sair andando
    simplesmente pela rua. Principalmente para quem mora nas grandes capitais do país.

    No meu caso como moro no sul e em cidade de interior é mais tranquilo mas ainda assim não arrisco.

    No meu blog mesmo já recebi algumas ameaças mesmo não abordando temas polêmicos. É aquela máxima "Nem Jesus agradou a todos, imagina eu".

    O anonimato, serve para nos defender de alguns malucos e psicopatas que vivem escondido no meio da sociedade.

    Em um grupo de facebook esses dias mesmo eu li comentário de um usuário que estava revoltado com as pessoas que eram ricas e ele dizia querer ter a oportunidade de matar esse povo só porque eram abastados e ele não. Vê se tem cabimento uma coisa dessas.

    É por essas e outras que estamos bem assim! Na surdina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala MC!

      Exatamente, não dá pra mostrar a cara na internet, dizendo patrimônio, o que faz e deixa de fazer e simplesmente sair na rua, não é assim que funciona...

      Tb já ouvi coisa parecida com isso que vc leu no Face e é assustador. Por isso no dia a dia simplesmente concordo com todos e não exponho minhas opiniões.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Fala Corey,

    Acho interessante também o anonimato mais por questão de segurança de patrimônio. Vagabundo arranca sua cabeça pelo dinheiro do pão, o que dirá se souber através de alguém invejoso que você tem milhares de reais na conta?

    Além disso é bom afastar mulheres interesseiras e caçadoras de pensão. Sem falar na família toda saber que você é um potencial milionário?

    Tem ainda os "amigos" que te olharão com inveja. E o pessoal do serviço que vai te mandar embora na primeira oportunidade.

    Ou o chefe tetudo que te perseguirá, pois você é mais rico que ele.

    Ou quem sabe o flanelinha que exigirá de você os R$10,00 em dobro para olhar o carro.

    E tem também o garçom que exigirá gorjeta já que tem muita grana.

    Ou os vendedores de pirâmide que não saíram da sua porta.

    Tem o .......

    Viu só o porquê do anonimato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LI!

      Tudo que vc disse está certo, o que me preocupa mais nem é a questão de extorsão ou roubos e sim o fator psicológico. Sabemos que o ser humano é uma bosta e um monte de gente que se diz seu "amigo" na verdade te inveja e torce contra...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Ola Corey - tudo bem ?

    Concordo em 100% com tudo o que voce disse. Cada blog tem a sua vertente e acaba sempre entrando em assuntos mais "sensiveis" ... o funcionario que nao esta satisfeito com a empresa ou que esta participando de processos seletivos, o empresario que nao emite NF para 100% dos produtos vendidos, o cara que enrola no trabalho ou que discutiu com um colega, etc... Todos esses pontos sao motivos justos para permanecer no anonimato.

    Mas, no meu ponto de vista, o principal motivo para buscar o anonimato é a questao da segurança. Veja que todos os blogueiros nao-anonimos nao divulgam patrimonio (e acho que eles estao corretos). Muito complicado alguem na rua poder saber que voce tem determinado valor na conta - no Brasil, mata-se por muito pouco.

    Infelizmente estamos em um pais violento e precisamos ter este cuidado. Nos EUA fala-se abertamento com amigos, vizinhos e colegas de trabalho sobre o seu patrimonio e rendimentos - lá isso não é um segredo. Porém, no Brasil temos de ter um pé atras - e por isso mesmo, estou pensando com mais carinho se vale a pena ficar divulgando o patrimonio. É um caso a se considerar com cuidado.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EP!

      Mesmo sendo anônimo eu deixo de falar muita coisa sobre empreendedorismo pq sei que trolls vão me encher o saco, que dirá se fosse não anônimo...

      Não perdi nada em deixar de divulgar meu patrimônio, muito pelo contrário. Acho que isso é mais um fetiche, uma curiosidade que um fato útil ao outro.

      Tenho uma história interessante pra contar sobre esse lance de americano falar abertamente sobre dinheiro, aguarde...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Fala Corey

    Poderia nos sugerir uns 4 ou 5 blogs americanos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guardião, tem alguns no meu blogroll (no segundo, na parte de baixo) e outros vc encontra acompanhando o http://rockstarfinance.com/ que todo dia coloca 3 sugestões de posts dos blogs americanos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Perfeito.

    Cara, quem descobre identidades normalmente é alguém (semi-conhecido/colega) que convive com a pessoa na vida real e lê blogs, assim quando algum fato é narrado no blog a pessoa faz a "ligação", e por se achar especial, um gênio porque somou 3+3 (uma grande porcaria, pois alguns fatos marcam... no caso do DH imagine que um dia na sua empresa surja um advogado dizendo que vai resolver um caso, pede uma reunião para salvar determinado processo... se vc soube da reunião ou participou dela, é óbvio que vai lembrar se olhar isso em um blog, pois não é algo comum).

    Esse descobridor de identidades provavelmente não é alguém mal-intencionado, mas na ânsia de querer ser o sabichão acaba revelando a identidade e abrindo brechas para verdadeiros bandidos, portanto achei perfeita a dica... descobriu, guarde para si!

    Na mesma linha, acho os blogs anônimos bem melhores, sobretudo porque não visam ganhar, mas sim desabafar, escrever... os posts costumam ser mais escassos (o que é bom, pois tenho mais o que fazer da vida também), porém são mais verdadeiros e com maior qualidade da informação... o blogueiro anônimo fala o que pensa, não quer ficar agradando ninguém (em regra). Não sei porque as pessoas ficam tão ofendidas com meras palavras...

    Por essas e outras que li no começo o VdC e a gatinha investidora, mas já enjoei... não estou falando se são bons ou ruins, apenas que não me agradam mais já faz um tempo... enfim... muitos blogs passam a sinceridade que vc raramente vê na vida, mesmo na vida "real" com conhecidos e amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho que a maioria dos "descobridores de identidade" não faz por maldade e tem alguma relação com o blogueiro, mas como vc disse acaba abrindo uma porta pra bandidagem só pra se sair como o Sherlock.

      Pois é, via de regra o anônimo é bem isso que vc disse, faz por gosto e qd tem vontade sem seguir diretrizes.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Já falei e vou falar novamente: não existe anonimato na internet.
    Quando ao Dr., ele está muito bem e cheio de projetos futuros.
    Para quem tem a veia da escrita é muito difícil ficar longe da máquina de escrever.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala UB!

      Não acho que é bem assim... uma coisa é fazer como vc faz outra coisa é ser anônimo. Quem será "descoberto" mais fácil?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Qualquer um pode ser descoberto.

      Excluir
  13. O anonimato pode servir para quem vai falar de assuntos polêmicos e não quer receber represálias por tal. Mas, acredito eu, o anonimato é essencial a quem quiser manter segurança. O nosso país não é seguro, se alguma pessoa má olha o patrimônio de algum blogueiro, sabe-se lá, mas há o risco dessa pessoa má intentar algo contra o blogueiro, seja roubando-lhe os bens ou, pior ainda, sequestrando sua família ou a ele próprio. Então, Corey e demais blogueiros, prezem por suas identidades ocultas.

    ResponderExcluir
  14. Bem no começo, lembro que sempre puxei assunto no blog do viver de renda para ele falar sobre formas de aprovetitar a grana. Pegar mais mulheres foi uma das opções que fizeram mais sucesso.


    ACHEI que combinar sexo e dinheiro seria maravilhos, afinal são duas coisas boas. Pessoas normais gostam...

    Apareceu o Senhor Pobretão, no começo falava de coisas interessantes para quem quer fugir do trabalho por meio dos investimentos. Outros vieram, era mais bobeira SAUDÁVEL sendo escrita . Depois vieram ZeMobral, maior de todois investidores.

    Infelizmente começou guerra de egos, começaram ataques bobos. O Pobretão começou a cometer diversos crimes.

    Mas ainda acho que sempre poderá haver espaço para discussão saudável entre pessoas que querem ganhar dinheiro e curtir a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tretas são inerentes da condição humana e muitas vezes os "tretadores" nem sabem pq isso começa. Eu mesmo já fui colocado em brigas sem saber do que se tratava...

      Excluir
  15. E ai, Corey!

    Sou o mesmo Pedro que disse pra tu ter filho. :)
    Buenas, o anonimato é util mesmo pra blogosfera.
    Continue assim.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Corey,

    Assino embaixo e tenho pouco a acrescentar aos ótimos comentários deste post.

    É simples: temos nossos blogs por uma necessidade (prazerosa) de discorrer sobre assuntos que não temos a oportunidade na vida real. E camuflar a identidade é fundamental para evitar que essa necessidade deixe de ser prazerosa e passe a gerar transtornos em nossa vida pessoal.

    Se fosse para criar um blog com a identidade real, talvez seria melhor começar a abordar finanças, frugalidade e demais assuntos com o padeiro, o barbeiro, o lavador de carros, os amigos do trabalho... e provavelmente todos de nós já tivemos experiências desagradáveis desse tipo.

    E mais uma: os blogueiros daqui normalmente são pessoas mais reservadas, ligeiramente introvertidas, que não gostam de holofotes e querem incomodar e serem incomodados o mínimo possível. Portanto, a camuflagem da identidade, que como o Uó disse não é bem um anonimato, faz todo o sentido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se fosse para criar um blog com a identidade real, talvez seria melhor começar a abordar finanças, frugalidade e demais assuntos com o padeiro, o barbeiro, o lavador de carros, os amigos do trabalho... e provavelmente todos de nós já tivemos experiências desagradáveis desse tipo." - concordo, os blogs são para conversar assuntos de maneira mais profunda e não superficialmente, nisso o anonimato ajuda muito.

      Sim, tb vejo que grande parte dos blogueiros é mais introspectiva, eu inclusive.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Excelente postagem Corey. Muito bom trazer este tipo de discussão para a comunidade.

    Acredito sim que o anonimato é melhor para a divulgação de ideias. Tem um livro chamado A Sabedoria das Multidões - James Surowiecki, que trata em resumo que a opinião de muitas pessoas vale mais que a de um especialista no assunto. Tenho um link com notas sobre o livro (https://sivers.org/book/WisdomOfCrowds).
    Duas características vantajosas que o anonimato fornece em comparação a identificação são: diversidade de opiniões e independência. Pois o anônimo não é punido por não agradar. Por exemplo, se amanhã eu ficar queimado na comunidade de finanças eu posso mudar o meu apelido de Maluco para algo mais másculo, tipo Bianca, e voltar do zero a comentar.

    Outro fator que eu adoro ler comentários e postagens de anônimos é que eles não são dotados de aparência. O anônimo ganha o leitor, no caso dos blogs, através da sensatez daquilo que escreve, não existe autoridade entre anônimos. Pode ter entre nós alguém que é doutor em finanças postando de igual para igual com alguém que acabou de completar o ensino médio. O que irá diferenciar um do outro não são os títulos e até mesmo a experiência, e sim o sentido daquilo que escreve.

    Para os colegas um recado, enquanto formos completos estranhos um ao outro a comunidade de finanças só tem a ganhar. Se quiserem exibir algo da sua vida está aí o link do Facebook (https://www.facebook.com).

    Tenham sucesso anônimos,
    Maluco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muluco, vc mandou muito bem, é isso mesmo: anonimato traz isenção e isso é ótimo para as discussões.

      "O anônimo ganha o leitor, no caso dos blogs, através da sensatez daquilo que escreve, não existe autoridade entre anônimos." - sim, aqui todo mundo é igual e o que faz diferença é conteúdo, é como seria a vida real se fosse perfeita.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Corey,

    Anonimato é importantíssimo para quem deseja divulgar valores, detalhes pessoais de sua vida ou desabafar sobre o dia a dia e sobre situações de sua vida. Além de importante, creio que também seja um direito. Quem decide sobre sua vida e sua aparição é você mesmo.

    Estou passando aqui para te convidar a acompanhar o blog que acabo de criar, chamado Vivendo de Internet. Primeiro queria dizer que nas férias de fim de ano acabei lendo seu blog de cabo a rabo rs. Sou fascinado por pessoas "roleiras", que tem o empreendedorismo da vida real na veia. Que sabem ganhar dinheiro e criam situações para ganhar dinheiro. Achei sua história sensacional. Você hoje vive a vida que eu gostaria de viver. Uma das inspirações para eu criar meu blog foi você! A um grosso modo, quero viver algo bem parecido com o que você vive, porém de forma online.

    Basicamente, meu blog tem como objetivo contar e acompanhar minha trajetória na internet. Estou criando projetos que vão servir de fontes de renda para mim, e vou documentar detalhadamente tudo no meu blog. Métodos, ganhos, custos, opiniões e pontos de vista.

    Ficaria honrado se você pudesse me adicionar em seu blogroll. Você já está adicionado ao meu!

    Acessa lá e comenta, vou ficar MUITO honrado em discutir com vc!

    Abração,

    VDI - vivendodeinternet.com

    ResponderExcluir
  19. Corey,
    Ser anônimo é mais por segurança, veja no EUA o cara ganha na loteria sai nos jornais com o cheque na mão sorrindo e contam toda sua história.
    Aqui no Brasil quem ganha some do mapa até dos parentes, sabe pq? Pq aqui ate se souberem q vc tem 1mil reais na conta te roubam no dia seguinte.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima comparação, vou falar mais sobre essa diferença em breve...

      Excluir
  20. Oi corey,

    Primeiramente, parabêns pelo post!

    Alguns pontos são relevante e da para "concordar", mas não é preciso ser anonymous para reclamar, dar dicas ou algo do genero, o que vejo é que aqui no brasil, se eu n concordo com a opiniao do outro, o outro se sente agredido ..

    Muitos se acham donos da verdade, poucos são humildes para assumir sua ignorancia...

    Bom, m irei me estender, acabo de acorda!

    Eu, eu mesmo, não sou aninymous nesse mundo de financas e sempre q posso,dou minha opiniao, mas tentando manter o respeito..

    Já dei várias dicas de investimentos, critiquei e etc... se por mo google meu nome, será facil saber quem sou. E n cobro nada por isso..

    Muitos "gurus" que se rivem formadores de opiniào, fazem um pape de pastor.... levam syas ovelhas p pastar onde eles queremm .

    Muitos ganham p isso...
    Por empresas.. empresarios e etc....


    O segredo é vc mesmo correr atras do conhecimento. E n ser massa de manobra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser anônimo é uma opção e sim, é inegável que traz mais "segurança" em dar opiniões e entrar em discussões, isso é óbvio.

      Pra vc ser identificado não é relevante, provavelmente vc é uma pessoa extrovertida e gosta de se socializar, para outros não é assim que funciona...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Concordo que ser anonymous tem suas vantagens, não discordo..
      Mas no mundo da bolsa, é muito fácil dar pistas falsas, pegar essa galera que esta iniciando nesse mundo e direcion-las a um proposito pessoal....


      Já vi muitos blogs de anonymous fazendo analises, razas com argumentos de pseudo.profundidade que acabam sem querer direcionando os novatos p uma furada...

      Tb já vi, famosos gurus que fizeram o mesmo....

      O problema é saber distingui o q é ruim ou bom, nas informações expostas ao pubico..


      Quando o assunto é financas, eu prefiro ajudar com conhecimento tácito do que direcionado.

      Um exemplo de blog que curti é o investidor educador, o cara é anonymoys, mas explica coisas basicas p a galera e n fica dizendo o q tem q ser feito...


      Bom, estamos nesse mundo p agregar.

      "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." by Carl Sagan

      Excluir
  21. Os caras que ficam na caça da identidade dos blogueiros de finanças, são os mesmos de sempre, e andam até em grupos. São caras que caíram na blogosfera de finanças/desenvolvimento pessoal analisaram a vida dos blogueiros, compararam com as suas próprias e chegaram a conclusão: a minha vida é uma merda comparado com a desse cara, não é possível que ele viva no Brasil e tenha uma vida assim enquanto eu estou na merda. Aí esses caras começam a nutrir ódio velado, a cada mês vendo o patrimônio do blogueiro crescer e o dele na mesma, aí ele começa a trollar nos comentários, depois começa a caçar furos e quando descobre a identidade divulga pra ferrar a vida do cara numa esperança de se vingar do blogueiro que mostrou sem ao menos ter noção, que a vida do anon era uma merda.
    Resumindo, são caras doentes e invejosos crônicos sem nenhum tipo de disciplina, frustrados e vingativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tudo isso que vc disse faz sentido...

      Excluir
  22. Falei Corey, tudo bem?
    Eu li a postagem e deixei para comentar depois, mas vocês está muito blogador ultimamente, kkkk. Acabou que esta postagem ficou antiga.
    Excelente postagem. No meu caso sou anônimo porque posto meu patrimônio. Minha intenção é mostrar na prática que uma pessoa comum aportando valores nada imensos pode formar um patrimônio ao longo do tempo. Não vou ficar postando isso de forma não-anônima, né?
    Sobre a descoberta de identidades, isso é chato pra caramba. Todo ano alguém é descoberto. Lembra do Investir aos 40? Naquela época toda a blogosfera ficou com medo e perdemos alguns blogs, como por exemplo o da Ostra, que deixa saudades. Zé Mobral foi outro que foi descoberto. Dizem as más línguas que o Pobretão também foi e agora o Doutor. Uma pena.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AdP!

      Pos é, não tenho muito o que fazer esses dias, aí fico aqui caçando assunto, rsrs!

      Não vejo o porquê de nos revelarmos, acho totalmente desnecessário. A perda dos I40 e da Ostra foram das piores.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  23. Concordo contigo.

    E agente da blogosfera pode ter as desavenças de ideias mas acho que em alguns pontos devemos ser mais unidos.

    Lá no meu blog todo mês aparece ao menos 2 querendo saber quem eu sou.

    As vezes fico pensando oq faria se meu anonimato caise, não sei se deletaria o blog talvez fosse até melhor ligaria o foda-se de vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VD!

      O fetiche que as pessoas nutrem pra saber da vida dos outros é uma coisa doentia, não há necessidade prática disso, mas infelizmente devemos lidar com essas hipóteses.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  24. eu JR,

    Olá, com certeza esses que mostram a cara em seus blogs e sites. . . não divulgam quanto de dinheiro eles possuem, por isso é mais fácil se expor.

    Rafael Seara não divulga quanto de dinheiro ele possui, o mesmo faz o Leandro Àvila.

    Nos EUA não ha problema em relacao a sequestros. Por isso é mais fácil se expor.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.