domingo, 27 de novembro de 2016

Como a Cadeira Está Destruindo Sua Vida

Esse objeto está te matando
lentamente
Albert Hawman é um maquinista de locomotivas a vapor aposentado, essa semana comemorou 104 anos de idade e deu os seguintes conselhos aos jovens:

"O trabalho era duro mas me fez manter a forma e acho que essa é a razão por eu estar vivendo tanto"
"Eu sempre tentei cuidar de mim mesmo e vivi uma vida limpa"
"Poucas pessoas da geração atual gosta de fazer trabalhos pesados mas mesmo assim ele irão pagar pra ir a uma academia e se exercitar"
"Eu nunca tive que ir a uma academia na minha vida, sempre me exercitei através do meu serviço pesado e acho que mais pessoas deveriam fazer o mesmo"

As palavras do Sr Hawman parecem óbvias mas poucas pessoas se dão conta disso. Tenho certeza que a grande maioria das pessoas que acompanham esse blog trabalham sentados numa cadeira o dia inteiro e isso está mantando-as aos poucos. Trabalhar sentado é na minha opinião uma das maiores causas de stress e irritabilidade relativo ao trabalho, explico: veja que a grande maioria das pessoas que trabalham sentadas são as que cumprem o horário padrão de 9 as 17 de segunda a sexta, ou seja, o sonho de consumo de muita gente, mesmo assim reclamam de maneira absurda. Por outro lado pessoas que trabalham de pé ou se movimentando bastante como vendedores e pessoal do comércio trabalham em fins de semana, madrugada, horários malucos e parecem ser mais felizes e principalmente saudáveis.

Nunca trabalhei sentado por muito tempo, tenho uma relação pessoal com meus funcionários e cumpro diariamente praticamente todas as funções da loja, ensino pelo exemplo (até porque não tenho paciência de explicar coisas, fazer reuniões, etc, as pessoas que aprendam me vendo trabalhar), logo estou sempre me movimentando, fico de pé o dia inteiro e raramente sento pra fazer alguma coisa. Não tenho problema algum em ficar de pé 12, 14 horas por dia. Cansar é óbvio que cansa mas nada que uma noite de sono não resolva. Por outro lado uma das coisas mais estressantes pra mim é ter que viajar de avião e ficar sentado 10, 12 horas, puta que pariu, isso me arrebenta fisica e psicologicamente.

Sr Hawman era maquinista de locomotiva a vapor e podemos imaginar o quão pesado esse serviço era. O ambiente era péssimo, um calor do caralho vindo da fornalha e vento/chuva/neve vindo do ambiente. Barulhos por todos os lados, responsabilidade por estar com a vida de várias pessoas em suas mãos, comandos totalmente mecânicos, nenhuma ajuda eletrônica... Enfim, dá pra imaginar como era foda esse trampo. E o cara tem 104 anos de idade! Porra, será que ficar sentadinho numa sala climatizada é o melhor pra sua saúde? Hoje vemos uma geração de gente doente, crianças com caralhadas de alergias e intolerâncias alimentares que a 5 anos atrás ninguém nem conhecia (isso é motivo pra outro post). Internações são frequentes e vistas como algo comum, todo mundo toma ao menos meia dúzia de comprimidos por dia, antidepressivos são consumidos como bala 7 belo. Tem alguma coisa errada aí...

Já frequentei academia (até fiz um post meio polêmico aqui no blog), já tentei crossfit, já me matei correndo... Bullshit! Nada disso seria necessário se a gente colocasse exercícios na nossa rotina diária, assim como o maquinista indiretamente fazia. Veja como pedreiros costumam ser fortes e quase nunca pegam doenças mesmo abusando da cachaça e gordura. Um tio-avô morreu aos 102 anos de idade segurando a enxada, fumava desde os 10 anos, tomava cachaça diariamente e comia porco da lata (costume espanhol de conservar carne de porco mergulhada numa lata de querosene cheia de banha de porco). Meu tio-avô nunca soube o que era ar condicionado...

Desde que comecei a levar o minimalismo de maneira mais séria tenho parado pra refletir sobre as coisas que fazemos de maneira automática sem considerar uma alternativa. Academia é uma dessas coisas que eu achava indispensável e que hoje vejo como algo totalmente inútil. Veja que tudo parte do princípio que eu quero apenas me exercitar, manter meu corpo em movimento, força-lo a se cansar, etc. Eu não quero ficar musculoso, com barriga tanquinho e trapézio deformado, nada contra quem tem esses objetivos mas isso definitivamente não é pra mim, eu quero é ter a ótima sensação "pós treino" mas sem treinar, entende? Uma das maneiras que encontrei de obter isso é tão idiotamente simples que tenho até vergonha de falar: andar a pé.

Você sabia que num passado não muito distante as pessoas não tinham carros, metrô, aviões, não sabiam como domar cavalos e então pra se locomover usavam uma coisa chamada "perna"?! Parece incrível essa descoberta! Sim meus amigos eu me mantenho fisicamente ativo andando a pé! Simples assim! De casa pra loja são 4km, ou seja, 8km por dia que cumpro em 35, 40 mim each way. Não estou falando de bike (que por sinal adoro), estou falando de algo muito mais simples e acessível: andar a pé! Porra, é óbvio, por que não?! Caminhar não requer investimento algum, não tem gasto algum a não ser o energético, não existe exercício mais minimalista que esse.

Ah, já sei, a turma do "você-precisa-de-um-tênis-assim-assado-caso-contrário-vai-destruir-seu-pé" vai aparecer argumentando que é preciso investir sim, afinal não existe tênis com tecnologia própria pra caminhada diária por menos de 500 reais. Bullshit 2! Um conhecido caminhou ida e volta pro trabalho durante 20 anos usando bota de firma com bico de aço. Sabe o que aconteceu com ele? Se aposentou e foi morar na praia, vendendo coco, empurrando um carrinho de 7985489765465 quilos na areia fofa, com chinelo havaiana durante 8 horas por dia.

Se você não consegue ir a pé para o trabalho e fica o dia inteiro sentado talvez precise mesmo apelar pra academias como ferramenta pra ter um mínimo de preparo físico, mas se você tem a possibilidade de agregar exercício no dia-a-dia do seu trabalho, mermão, faça-o e não se arrependerá. Tente ficar mais tempo em pé, se você trabalha em casa monte seu home office de maneira que você consiga ficar confortavelmente de pé. Considere mudar totalmente seu trabalho, mudar de atividade mesmo, de maneira a colocar mais exercício na sua rotina e associar o ato de ganhar dinheiro com o de ficar saudável. Procure hobbies que te destruam fisicamente... Enfim, existem várias maneiras. Talvez você não consiga ter a mesma saúde de maquinista de locomotiva a vapor mas com certeza terá uma vida menos podre que seus pares.

Assim como ecologia, saúde é um assunto muito modinha e cheio de dogmas idiotas, necessidades estúpidas que só levam a consumismo idiota (em breve um post sobre como ser um capitalista com personalidade socialista). Você não precisa torrar horrores de dinheiro pra fazer as coisas, exercício muito menos! O corpo humano foi feito pra se exercitar, não precisa gastar dinheiro com isso!

65 comentários:

  1. Incrivel, eu e minha esposa estavamos discutindo isso ontem.
    Estamos implantando algumas coisas em nossa rotina pra melhorar a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como colocar tudo dentro de uma rotina:

      http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2015/03/foda-se-motivacao-o-que-voce-precisa-e.html

      Excluir
    2. Coincidência mesmo, ontem vi uma entrevista de um cara que trabalha em pé, e ele trabalha com computador, rs. Criou toda uma sistemática para isto funcionar.
      Abraço!

      Excluir
    3. Tem muita gente adotando isso, um conhecido fez isso a 3 anos e não voltou atrás.

      Excluir
  2. Olá Corey! Muito bom o Post!

    Como sou da área de Ti, já sabe não? Sentado à maior parte do tempo. Então academia é um mal necessário para mim. E concordo em achar um hobby que te destrua. Eu adquiri o hobby de "mexer" no carro, mecânico amador rsrs Como sempre gostei de desmontar as coisas(provavelmente fruto da Lego), tá sendo divertido e com isso também tenho mais noção do trampo que é ser mecânico...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profissionais de TI são o clássico exemplo desse post, trabalham sempre sentados e destroem sua saúde com isso. Ótimo hobby que vc arrumou que além de te divertir tem um propósito útil na vida.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Mato a pau. Tapa na cara dessa juventude podre. Tem uma estagiária no meu trampo que pede ajuda para carregar duas resmas de papel sulfite. Morre de preguiça de colocar papel na impressora. Isso com 18 anos de idade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço casos assim tb, gente jovem que não aguenta ficar 2 horinhas de pé...

      Excluir
    2. Porra, a garota não consegue carregar duas resmas de sufite!? Ela é raquítica ou é só preguiça mesmo? Estagiária assim não tem muita esperança de ser efetivada (exceto se for bonitinha, daí vai ter muito velho babão dando recomendação).

      Excluir
    3. Brother, molecada é muito preguiçosa e reclamona...

      Excluir
  4. Corey você misturou muitos assuntos no seu post.
    Não tenho nada Academia, tatuagem e UFC são as "modinhas" de hoje. Não tenho nada contra frequentar academia, mas o argumento da maioria das pessoas que frequentam academia é uma piada, vão afirmar que fazem isso pela saúde, e afirmo com certeza que pelo menos uns 70% dos frequentadores de academia as frequentam apenas por estética.
    Academia vive da vaidade das pessoas, esse papo de saúde é papo furado. Se ao fazer musculação ou outro exercício em academia a saúde das pessoas se mantesse boa sem a mudança na aparência duvido que a maioria das pessoas permaneceria fazendo essas atividades.
    Vão dizer: "A mais auto estima é saúde". Então admitam que fazem essas atividades por vaidade.
    Conheço pessoas que vão e voltam para a academia de carro para caminhar ou correr na esteira.
    Porque não vão a pé? Se fizessem esse percurso a pé não precisariam de esteira. Mas aí a pessoa já coloca aquela selfie clássica e ridícula na frente do espelho para ganhar likes, selfie acompanhada com frases como "No pain, no gain" é claro.
    Engraçado que andar a pé no Brasil, mesmo que em curtas distâncias e mesmo em cidade pequena é quase um atestado que você é um fracassado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Tb não tenho nada contra, sou da opinião que cada um deve fazer aquilo que gosta, mas ao mesmo tempo acho que tudo deve ser feito com reflexão prévia.

      O q vc disse sobre saúde X estética é completamente verdade. Se fosse por saúde grande parte do pessoal não se entupiria de suplementos de necessidade duvidosa, faria dietas restritivas destruidoras e anti-naturais nem se arrebentaria fisicamente com séries de exercícios sinistras.

      "Conheço pessoas que vão e voltam para a academia de carro para caminhar ou correr na esteira." - eu mesmo já fiz isso e sinto vergonha, rsrs!

      "Engraçado que andar a pé no Brasil, mesmo que em curtas distâncias e mesmo em cidade pequena é quase um atestado que você é um fracassado." - usar busão então... nem se fala...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Olá Corey - o que voce comentou a respeito do onibus é uma puta verdade. Desde o inicio do ano, eu estou usando onibus para vir e voltar do trabalho ... economizo meia hora por dia, além de economizar grana também.

      Rapaz, mesmo com carga de liderança, as pessoas acham estranho ... ficam comentando: nossa, mas como ele vem de onibus ??? Ele é chefe e vem de onibus ???

      Muito estranho essa mentalidade; pois fora do Brasil é normal andar de transporte publico. Por isso, meu sonho é morar em Amsterdam.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Olá EP!

      Nem me fala, e eu que ando a pé, de bike ou qd uso carro ele é mais velho que alguns dos meus funcionários. Acho que dou um nó na cabeça das pessoas pq ao mesmo tempo que tenho um carro de 20 anos, viajo para o exterior com frequência, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. " pq ao mesmo tempo que tenho um carro de 20 anos, viajo para o exterior com frequência"

      Mas continua sendo um carro TOP e cheio de opcionais de conforto Corey...Fora que carro japonês sempre será sinônimo de status no BraZil.

      Excluir
  5. Excelente post Corey,
    Além disso, vale lembrar a questão das lâmpadas e a emissão de luz azul. Resumidamente, troque as lâmpadas brancas pelas amarelas, pois não vai manter ativos os hormônios "modo acordado" no seu organismo!

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI!

      Verdade, tem isso tb. Como faço meu trabalho na loja, que tem luz fria, não tenho como fugir disso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Eu trabalho o dia inteiro sentado e não tenho como fugir disso, nas adoto alguns hábitos para minimizar os danos.
    Todos os dias pela manhã eu faço alongamento depois de tentar meditar por 5 minutos. Alongo os músculos do pescoço, braço, perna e costas. Fiz questão que a impressora ficasse longe da minha mesa, assim tenho que levantar toda vez que imprimo algo. Eu bebo muita água, levanto pelo menos a cada uma hora para beber água. Só uso o elevador para subir, pra descer só uso escada. Se for apenas 1 andar subo de escada.
    Não faço musculação, não tenho saco. Treino muay thai 3 vezes por semana, 1:30h de aula. Fora isso, moro a uns 2 km da praia e dia de sábado gosto de dar um mergulho de manhã bem cedinho. Vou andando, desço um ladeirão, dou um mergulho, nado um pouco, tomo uma água de coco e volto de busão.
    Tento cuidar tb da minha alimentação. Gosto de tomar cervejasss. Tento compensar comendo pouco carboidrato.
    E tb só bebo nos fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "e não tenho como fugir disso,"
      Será? Por que não? Sim, algumas profissões exigem como motorista de taxi, piloto de avião, mas talvez a maioria das profissões permitam isto, com as devidas adaptações.

      Excluir
    2. Anônimo, concordo com o UB. Será que não tem como mudar isso? O intuito do meu blog como um todo é forçar as pessoas a repensarem suas "verdades". Talvez seja sim possível vc modificar isso... De qq maneira vc pelo menos tenta se manter ativo o que com certeza te coloca na frente de muita gente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Grande Corey,

    Concordo, mas infelizmente algumas profissões (como a minha, TI), não permitem fugir de um trabalho sentado.

    O que eu faço é: Quando dá, vou a pé. Usando roupa social, não dá pra andar no sol escaldante, pois você fica todo suado e vira um mulambo de social.

    Academia para mim é algo que melhorou muito, a postura, tirou as dores de velho que comecei a sentir, além de me deixar magro.

    Acabei de postar, estou fora do Brasil (de novo), de férias, e andei uns 14 KM por dia, conhecendo a cidade ... Nunca andei tanto, e o tempo passa e você nem vê! Imagina ficar andando mais de 3 horas, olhando tudo ao seu redor? Cheguei no apartamento, e vi que nem cansei ... Andar é sim, muito bom, pena que a correria do dia a dia não nos deixa aproveitar mais esta opção.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BvD!

      Como disse ao anônimo acima, talvez seja sim possível vc colocar mais movimento na sua vida.

      Mais uma vez a roupa social se mostra como um grande vilão da qualidade de vida, rsrs!

      Sim, academia melhora a saúde além da estética, mas não é só ela que pode fazer isso. Vc vê que caminhar é muito bom!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Belo post,
    Eu trabalho sentado na frente de um computador o dia inteiro, felizmente sou autônomo e consigo dar paradas para alongamento e exercício.
    Encontrei a disposição pro exercício na horta, parece algo bobo, mas faço um belo esforço e ainda de quebra consigo comida saudável.
    Corey, gostaria de te mandar uma mensagem privada se possível. Tens um e-mail no qual posso te mandar algo?
    Abraço
    Guilherme Arpini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!

      Cara, se vc é autônomo talvez consiga implementar o trabalho de pé, o que pode te ajudar bastante...

      Gostaria de ter saco pra hortas e jardinagem mas não rola, rsrs! Tenho um vizinho com uma verdadeira floresta na varanda do apartamento, ele deve ter até pé de laranja lá, rsrs! Sinto inveja branca, rsrs!

      Mande para blogdocorey@gmail.com Se eu demorar pra responder me avise aqui nos comentários que tem email pra mim, é que sempre esqueço de olhar essa conta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Olá Corey,
      Só pra avisar, e-mail enviado.
      Quando puder, responda, sem pressa.
      Grande Abraço.

      Excluir
  9. Ótimo post, Corey!

    Pois é, o povo tem vem vivendo a vida de maneira sedentária. Eu tento ir na contra-mão, tento fazer algumas atividades básicas que me mantenha ativo, coisas simples como varrer , cuidar do jardim, utilizar escadas em vez de elevador, regar o jardim com um regador em vez de mangueira (assim tenho que ficar sempre enchendo o regador), catar sujeiras do chão com as mãos no lugar de usar simplesmente a vassoura. Enfim, coisas simples que ajudam o corpo a se mexer.

    Outra coisa importantíssima é o sono reparador. Eu o prezo demais devido à insônia, a qual já me afetou bastante há alguns. E não falo de apenas dormir, falo do sono de qualidade, aquele que deixa o corpo relaxado e, ao acordar, o revitaliza por inteiro. Eu consegui tal sono com algumas mudanças de hábitos, tais como: dormir num determinado horário, acordar num determinado (isso independente do dia), não tomar nada estimulante quatro horas antes de dormir, diminuir o ritmo quanto mais se aproxima do sono, boa respiração, paz (sem isso não há sono reparador) e, por incrível que pareça, posição de dormir, tendo a deitar com as costas virada à cama, sem me mexer e com pernas e braços um pouco separados do tronco.

    Ah, e éu faço academia, mas por três motivos: estética, energia e saúde (a musculação te obriga a manter uma rotina saudável). Não sou chamativo (na verdade, justamente o contrário), mas gosto de ficar com o corpo mais definido, simétrico e musculoso, traz uma sensação de evolução, e isso com o passar do tempo é bacana porque a pessoa tende a "ficar acabada" com o passar do tempo, com várias "deformações" e fraquezas, mas a pessoa que faz musculação consegue manter certa constância com o passar da idade. Outro motivo interessante é a energia, ou fluxo dela; ao fortalecer o corpo, a tendência é que ele esteja cada vez mais preparado às atividades diárias, e o melhor, todo esforço fica mais fácil, acessível, a energia pulsa no corpo.

    Gostei muito do post. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo que foi escrito.

    Quando trabalhava como lojista em shopping de segunda a segunda pegando no pesado, ficando o dia inteiro em pé eu era muito mais feliz e desestressado. Fui mudar de profissão, atrás de mais grana e menos serviço e me ferrei. O serviço pode até não cansar fisicamente, mas é destruidor de mentes e pela mente está destruída você nunca consegue descansar o físico. A saúde vai pro brejo e não há nada que os médicos identifiquem. As vezes acham que é frescura, pois nenhum exame acusa nada. No dia seguinte é tudo quanto é junta estalando de novo. E sem falar que como todo mundo procura a "molezinha" do trabalho em escritório, sentado no ar-condicionado, apenas de segunda a sexta, o salário foi lá em baixo. Se não tivesse a influência da sociedade em procurar "algo melhor" provavelmente estaria hoje bem menos depressivo e pobre.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PS!

      Pronto, vc resumiu e exemplificou tudo o que pretendi dizer com esse post, nem tenho o que acrescentar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Excelente post Corey. Trabalho de segunda sexta, sou da área de TI e trabalho o dia todo sentado. Não gosto de academia, então jogo bola duas vezes por semana e ando um pouco para ir ao trabalho.

    Adicionei você na minha lista de blogs, se possível me adicione aqui também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy, se vc joga bola e vai a pé pro trabalho muito provavelmente não tem porque ir pra academia. Parabéns!

      Excluir
  12. Ótimo post! Isso me lembrou que a air micro tem um suporte para tela de computador que permite trabalhar em pé ou sentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor que ter uma cadeira de escritório confortável é não ter uma e trabalhar de pé.

      Excluir
  13. "Cansar é óbvio que cansa mas nada que uma noite de sono não resolva. Por outro lado uma das coisas mais estressantes pra mim é ter que viajar de avião e ficar sentado 10, 12 horas, puta que pariu, isso me arrebenta fisica e psicologicamente"

    Faço das suas palavras minhas, Corey. Cansaço físico é facilmente recuperável, basta dormir bem que na manhã seguinte está como novo. Cansaço psicológico, por outro lado, demora bem mais para se recuperar. Stress mental me impede de dormir, afeta meu físico também, o que leva a mais stress mental e entra num ciclo vicioso. Só consigo me recuperar bem de cansaço mental nos fds ou quando saio de férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é quando a pessoas está num emprego que já deu o que tinha que dar, mas não há outras boas opções no mercado ou a pessoa não tem coragem de arriscar uma mudança.
      Aí corre-se o risco de se ficar anos a fio reclamando do emprego, do salário, do chefe, dos colegas etc.
      Todo mundo já viu alguém que reclama do emprego mas continua lá por 10, 15, 20 anos.

      Excluir
    2. Cansaço mental acaba com a saúde da pessoa, como vc disse, não come bem, não dorme bem e logo está destruído. É uma espiral descendente.

      Conheço uma pessoa que está no mesmo emprego e cargo a 20 anos, reclamando diariamente... não entendo!

      Excluir
    3. Fiz o comentário 21:04.
      Isso de se permanecer num emprego que já foi tem vários motivos: baixa empregabilidade, idade pesa em alguns casos, comodismo, medo de arriscar entre outros fatores.
      Mas afirmo que a maioria das pessoas não está livre de se comportar assim, a rotina, o stress ou falta de motivação do ciclo vicioso que a pessoa está inserida acaba tirando a energia, motivação e positividade que a pessoas precisa pra mudar.
      Uma rotinia ruim o desgastante nos estudos, emprego, namoro, casamento etc pode nos tirar a força pra sair daquilo ou mudar aquilo.

      Excluir
    4. Sem dúvidas, ninguém está livre disso, digo mais as chances de todos nós passarmos por situação semelhante é quase que 100% porém cabe ser racional e dar a volta por cima.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Trabalho em pe o dia inteiro e ainda tenho profisão estilo pedreiro ou eletricista mas no fim da tarde ainda faço 9km de corrida dia sim dia nao.

    ResponderExcluir
  15. Olá Corey, também sou profissional de TI como o II e sempre tô procurando levantar da cadeira, fazer algo em pé, etc... Alivia muito a tensão sabe...

    Como sou adepto do minimalismo não gasto com academia, optei pela calistenia, uma forma de se exercitar sem pagar pra fazer força como ocorre nas academias...

    Abraços e Suce$$o!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha esposa está pesquisando sobre calistenia, se ela curtir talvez faça algo relacionado tb.

      Excluir
  16. Sobre a parte da bota eu uso uma todo dia vou andando para o trabalho ida e volta da 10 km, fazendo isso a cinco anos.

    ResponderExcluir
  17. Eu não concordo com algumas coisas que você postou, pois você está ignorando os diversos biotipos e limitações corporais que as pessoas tem. Conheço pessoas que ganharam varizes por trabalhar muito tempo em pé (pré-disposição genética), outras que adquiriram escoliose, por conta da sua estrutura corporal. São diversos casos de problemas de saúde e inclusive tenho um na família, por conta de trabalho em pé. É claro que o trabalho sentado também causa outros, comos os de pescoço ou posturais (a famosa curvatura fetal), mas como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental. Além disso, é muito importante ter conhecimento corporal.

    A academia de musculação normalmente é um tédio e a maioria das pessoas vão para fins estéticos somente, porém há diversos benefícios que ela pode traz, mesmo para quem já pratica alguma atividade. Eu, inclusive, sou "obrigado" a malhar por conta de uma operação que fiz no ombro e os resultados tem sido extremamente positivos (além da academia, também faço jiu-jitsu e jogo basket).

    A questão da musculação é que são poucos os professores que sabem trabalhar em cima da necessidade de cada aluno específico. Então todo mundo acaba fazendo tudo igual e a academia se torna um processo de repetição extremamente desmotivante e exaustivo. Quanto a questão do tênis, isso também de depende de fatores muito importantes: musuculatura da perna, peso em relação à altura, tipo de pisada, etc. Pode ser desnecessário para alguns, mas para outros pode ser extremamente benéfico.

    Por fim, eu acho que você está corretíssimo ao promover a saúde aliada ao lazer ou até ao trabalho, mas isso exige um autoconhecimento corporal que a maioria das pessoas não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor!

      Infelizmente não tenho como fazer um estudo profundo ou colocar todas as exceções possíveis nos meus posts, por isso faço de maneira genérica voltado a maioria. É óbvio que ir e voltar a pé pro trabalho não serve pra todo mundo mas a ideia do post é despertar as pessoas para o fato que existem maneiras de colocar exercício físico de maneira gratuita dentro do dia-a-dia.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Corey, tudo bem?
    (In)felizmente percebi que a cadeira estava destruindo a minha vida durante o mestrado, quase tive um infarto, por conta da pressão em torno da produtividade acadêmica e do sedentarismo.
    Resultado, larguei o mestrado, mesmo contrariando a opinião de todos, dei uma reduzida no ritmo de trabalho e comecei a me exercitar.
    Melhorei muito.
    Gostei do texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já passei por apertos de saúde e sei como é. Aliás isso é algo que preciso trabalhar, arrisco demais a saúde em prol de outros objetivos. Estou completamente errado com isso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  19. oi Corey, gosto muito do seu blog!!! Concordo com vc, frequentava academia e nunca gostei do clima, hj prefiro as escadas do meu prédio, YouTube ta cheio de vídeos com exercícios bacanas tb,meus resultados estão melhores!! Muito bacana estes temas do cotidiano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sou adepto das escadas, esqueci de comentar no texto. Claro que não é sempre que as uso mas faço com frequência.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  20. Malho há mais de 15 anos e pretendo malhar até a véspera de morrer.

    Estou na academia por dois motivos, um deles é a saúde, o outro é BUÇ*. Como dizia o mestre Zé Nobral, outro marombeiro, peitorais abrem pernas.

    Uns podem dizer que é besteira, mas mais de uma mulher já disse que quis fod* comigo por conta do corpo.

    Se não trouxesse sexo para os homens e dinheiro para as mulheres, as academias estariam falidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente motivo pra malhar! Sério, sem demagogia. Acho extremamente inteligente usar de artifícios como corpo ou grana pra se dar bem com o sexo oposto. Não há nada de errado nisso, errado é nêgo com grana ficar chorando que não pega mulher mas tb não quer por a mão no bolso e comprar um carro. ou gordinho tetinha se entupindo de calorias e reclamar que ninguém olha pra ele...

      "Se não trouxesse sexo para os homens e dinheiro para as mulheres, as academias estariam falidas." - assino em baixo!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. A Academia bem ou mal obriga o cara a ir, pois se gastou grana tem de usar.

      A maioria pode caminhar, fazer flexões e abdominais em casa tranquilamente. Olhando nesse aspecto quase todo mundo pode fazer algo.

      O problema de malhar em casa é o bicho preguiça que comanda o cérebro e faz a pessoa só querer saber de facebook e videogames, aí já era.

      Excluir
    3. Não necessariamente, conheço gente que paga uma fortuna e não vai. Acho que é mais uma questão de disciplina q qq outra coisa. Colocar atividade física durante a rotina e não nas horas vagas já ajuda bastante.

      Excluir
  21. Estou nessa de caminhadas também, Corey! Desde o começo do ano tenho caminhado ao trabalho pelo menos 3x/semana, num trajeto que totaliza 8Km e quando preciso passar em algum lugar com desvio de trajeto, procuro utilizar a bike pra agilizar. Além disso, aquele futebolzinho no fds ajuda a manter o fôlego. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bike é um dos meios de transporte mais inteligentes que existem. Usei muito qd moleque e sempre que posso ainda uso (aliás, a mesma bike que já tem uns 25 anos).

      Excluir
  22. Corey,

    Escrevi um texto enorme, mas, pelo visto, acho que ele não chegou a ti. Enfim, vou tentar reproduzir um pouco do que falei.

    Eu me atentei à dinâmica de manter o corpo ativo, de sempre colocá-lo em movimento. Portanto, procuro fazer algumas coisas no dia a dia, tais como: cuidar do jardim, varrer, utilizar escada em vez de elevador, apanhar alguns lixos com as mãos em vez de simplesmente os apanhar com a vassoura, pôr o controle distante de mim (assim tenho que levantar sempre que quiser mudar o canal), também ando bastante (cerca de um quilômetro para pegar o ônibus). São coisas simples que fazem com que nosso corpo aja.

    Mas eu também faço academia, e a faço por três motivos: saúde, estética e energia. A saúde é óbvia, a musculação nos ajuda em trocentas coisas, temos que nos alimentar bem para termos bons resultados, dormir bem e ela nos ajuda em questões físicas (postura, fortalecimento do corpo e etc).

    A estética me é interessante, pois eu a valorizo não só por causa de mulheres ou por estúpida vaidade, mas por achá-la bonita e por uma questão de auto-estima. Quando envelhecemos a tendência é a decadência física, com nosso corpo ficando feio e fraco. Mas, com musculação constante, os efeitos tendem a diminuir bastante e o sujeito consegue uma apresentação mais ok. Isso nos dar aquele "ar de satisfação consigo".

    A questão da energia, ou fluxo dela, é outra parte que me interessa. Quando seu corpo se adapta à rotina de treinos, ele se fortalece e se sente mais apto a enfrentar os desafios físicos do dia, o resultado é um corpo mais disposto e fortalecido, a sensação de vivência é enorme, você se sente "mais vivo".

    Outra que eu gostaria de abordar, mas que não tem ligação direta ao assunto é o sono. Um sono reparador é importantíssimo para qualquer ser humano, e não digo apenas dormir x horas, refiro-me àquele sono em que o sujeito consegue relaxar, simplesmente sentir o corpo adormecer confortavelmente e, quando acordar, ficar revitalizado, com energia para o dia inteiro. Isso é importante. Para quem já teve insônia sabe bem como é essa situação. Eu pude vencer a insônia com algumas atitudes, sendo algumas delas o ato de ter um horário fixo para dormir e acordar (independente do dia), não comer nada estimulante horas antes de dormir, evitar pixels momentos antes de dormir e, por incrível que pareça, a posição de dormir, quando eu passei a dormir com as costas virada à cama, a qualidade do sono melhorou, consegui descansar mais o corpo.

    Enfim, tentei resumir o que escrevera em outra oportunidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey, errata minha. O comentário foi posto acima do comentário do Pobre Sonhador. Eu não o tinha visto. Desculpa, rs!

      Excluir
  23. Muito bom, eu acho interessante alguém discutir uma questão como essa nos dias atuais, já que nos acostumamos tanto a andar de carro que nos esquecemos de coisas simples como essa. E mais, ainda faz muito bem para a saúde.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Bela lição. Sinto que trabalhar o dia todo sentado (apesar de ter cuidado de levantar e alongar as vezes) me deixa com a musculatura das costas e abdômen fraca. As vezes minhas costas ardem. Com certeza consequência de trabalhar sentado.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Corey,

    Essa questão de trabalhar 15, 20 anos no mesmo serviço ocorre muito com funcionário público, a insatisfação é grande, entretanto, ninguém quer largar o osso.

    PS: Sou funça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, deve ser chato mesmo 15 20 anos e tal...

      Mas aí eu penso: 10k mês pra bater carimbo?? Fueda-se huehuehuehuehue BR BR

      Excluir
  26. Corey, vc acha que casar com cubana é uma boa opção para conseguir Green Card?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra conseguir Green Card não sei, mas pra ser feliz: sim!

      Cubanas tem o calor do sangue latino correndo pelas veias, um sorriso bonito no rosto, uma pele bronzeada pelo melhor sol do mundo (Caribenho), fora que estão acostumadas a respeitar o homem como centro do Poder (Fidel)...Como a ilhota é miserável, são humildes e devem ser carinhosas, a procura de um bom partido (trocadilho rsrs) para amar e se dedicar.

      Cubanas >>> Bostileiras

      Excluir
  27. Se possível confrade Corey, leia o livro energia páleo (em PT de portugal, tem de graça em inglês pela net - Primal Blueprint) que confirma tudo o que vc disse e vai além.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.