domingo, 13 de novembro de 2016

A Nova Blogosfera de Finanças

Comecei o blog no início de 2012 inspirado principalmente por 3 pessoas: o Parar de Trabalhar, o Pobretão e o Viver de Renda. Desses somente o grande VR está entre nós. Além desses, poucos colegas contemporâneos sobreviveram entre eles o Além da Poupança cuja planilha de rentabilidade criada por ele se tornou o padrão brasileiro, sinto saudades diárias da Ostra cuja contribuição (no pouco espaço de tempo que se fez presente na blogosfera) foi algo fora de série (acredito que ela ainda está entre nós nem se for como expectadora). Nesse meio tempo vi blogs vindo e indo mas o resumo disso tudo é um só: tenho muito orgulho de fazer parte da maior rede de evangelização da educação financeira e investimentos que o Brasil já viu!

Companheiros de blogosfera, a verdade é uma só: SOMOS FODAS! Sim, somos muito bons no que nos propomos a fazer, claro que sempre rola uma treta aqui, outra ali, mas isso é inerente da natureza humana. Juntos criamos uma rede de informação intrincada que pode mudar a vida de muita gente de maneira positiva. Qualquer cidadão que quiser pode aprender muito coma gente, desde como não ser pobre até como se tornar rico, rsrs!

Fiquei alguns meses off-line e quando retornei vi que temos vários novos colegas, aliás acho que temos uma blogosfera paralela tamanho o número de blogs novos que recebemos em 2016. É uma saudável renovação de conteúdo, inovação em linguagem e histórias. Isso é muito, muito legal! Acredito que falta uma integração entre nós, os veteranos, e o pessoal da nova geração (porra, me senti um velho falando assim!) porque navegando pelos blogs novos percebi que vários não possuem sequer um blog veterano em seu blogroll, existe um ranking de rentabilidade entre eles, etc. Não é ciúmes, inveja, nada disso, é somente fato. A blogosfera está crescendo exponencialmente assim como aconteceu lá em 2012 quando comecei, lembro-me que na semana que iniciei o blog vários outros surgiram e o mesmo está acontecendo agora.

Diariamente vejo gente aparecendo nos comentários pedindo pra passar em seus blogs e adicionar no meu blogroll. Infelizmente não consigo visitar o blog de todos e também não tenho critérios concretos para adicionar no meu blogroll, por esses motivos não adiciono todo mundo. Desculpe! Dou uma sugestão, alguém poderia criar uma página ou uma ferramenta, anyway, alguma coisa que pudesse concentrar todos os links dos blogs e que fosse divulgado em todos os blogs, facilitando dessa forma o conhecimento do que há de novo.

Uma coisa muito interessante que percebi ultimamente é a profissionalização de alguns blogs, destaque pro nosso companheiro UB com seu excelente Abacus Liquid, o Viver de Construção e a novata Gatinha Investidora, esses dois últimos escritores compulsivos com tanto (bom) conteúdo que se torna quase impossível de acompanhar! É nítido que a quantidade de informação, os debates e dados contidos na blogosfera podem transformar a vida de ao menos pequena parte da população. Hoje só não controla sua vida financeira quem não quer.

Fico muito contente por compartilhar meu conhecimento e fico extremamente alegre quando alguém comenta que mudou pra melhor algo em suas vidas devido algum texto que escrevi. Não pretendo profissionalizar meu blog, ele passou somente por uma mudança de layout (bem no comecinho, por sugestão de leitores que não curtiam ler com fundo preto), tem aspecto primitivo e amador, não controlo números (só sei que tenho cerca de 600 a 1300 visualizações por dia), enfim, sou amadorzão mesmo, rsrs! Pretendo continuar assim até porque com o número de acessos que tenho hoje consigo interagir com todo mundo, responder os comentários, não atraio tantos haters, etc.  Gosto de coisas simples e assim deve ser meu blog. O intuito inicial do meu blog era falar sobre investimentos, logo isso se dissipou e comecei a colocar outros assuntos, de acordo com o momento da minha vida. Ele se tornou mais um compilador do que passa na minha cabeça que outra coisa. Os leitores acompanharam esse ritmo e cá estou, quase 5 anos na internet. Infelizmente não posso escrever sobre vários temas que tenho vontade, também não posso ser tão transparente como queria porque muita gente não tem maturidade pra discutir temas polêmicos. Percebi no decorrer desses anos que polêmica não é comigo...

Enfim, esse post é mais um agradecimento aos companheiros de blogosfera por todos esses anos de parceria, agradeço por tudo que já aprendi e continuo aprendendo por esse canal maravilhoso e espero que isso dure muitos e muitos anos, se renovando e ficando melhor a cada dia. Parabéns pra gente!

57 comentários:

  1. ehehe Nós é que agradecemos !! e que venham mais 5, 10, 20 anos !!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Corey, então aqui vai um puxão de orelha por que você não me adicionou no bloghall ainda rsrsrs.
    Brincadeiras a partes, parabéns pra você também, você já influenciou muita gente nova que esta chegando agora (inclusive eu) .
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Corey!

    Que dure muitos e muitos anos! Seus relatos sobre como administra suas lojas são valiosíssimos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Tento preencher uma lacuna que é informação sobre empreendedorismo como ele realmente é.

      Excluir
  4. Grande Corey, a blogosfera tem crescido mesmo e tem muitos blogs novos com conteúdo relevante e bom.
    Eu já fiz o trabalho de colocar meu blogroll numa página separada, não sei se teria serventia para a sua ideia de ter um lugar centralizado com todos os blogs.
    http://elenaosurfanada.blogspot.com/p/blogroll.html

    Depois se quiser dar uma olhada como ficou... Vou pesquisar se consigo criar uma página estatíca que dá para colocar em outros blogs sem precisar carregar todo o layout do meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, faça isso, vamos ver quem aparece com a melhor solução e tentar que todos adotem.

      Excluir
  5. Excelente postagem Corey,

    O mais interessante é que essa iteração na blogosfera financeira estimula as pessoas a participar, comentar, expressar seus pensamentos, além de sentir que pode ajudar os outros de alguma forma. Este seu espaço traz um ponto de vista muito interessante para quem deseja empreender no Brasil.

    Esta é a razão de começar a escrever o meu blog (http://oaportadorfinanceiro.blogspot.com.br).

    Parabéns pelo blog, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso meso, as pessoas vão conversando por aqui pq na vida real não rola...

      Excluir
  6. Comecei na blogosfera em 2015 logo acredito pertencer a ala dos novatos rs. Continuo firme na blogosfera e gosto deste espaço porque é aqui que aprendo de tudo um pouco e filtro o que é de relevante para mim.

    Aprendi muito e continuo aprendendo com os blogs inclusive com o teu que tem um conteúdo muito bom.

    No decorrer do tempo vi e ainda vejo alguns amigos blogueiros fechando seus blogs pelos mais variados motivos ao passo que vejo novos entrantes também. É um ciclo que se renova a cada ano e isso faz bem para toda a comunidade leitora.

    Fazemos a diferença levando informação e experiências para a galera. Aprendemos uns com os oputros e evoluimos também. Hoje já sou diferente do que era a quase dois anos atrás. E assim espero que assim como eu todos evoluam ainda mais.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Centavos!

      Vc já é veterano, rsrs! Natural as pessoas encerrarem seus blogs, é normal perder o interesse nas coisas. Eu mesmo sou uma pessoa que perco o interesse muito rápido e não sei como consegui chegar até aqui.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Obrigado corey... vc é o primeiro blog que vejo! Depois vou para os outros e que venham mais anos pela frente

    ResponderExcluir
  8. Thank you
    https://islamguzelahlaktir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Grande Corey,

    Parabéns pelos anos de estrada, e tomara que você fique muitos anos conosco ainda. A ajuda que você traz na vida das pessoas através deste espaço não tem preço. Continue escrevendo, que eu continuarei lendo, e às vezes, comentando.

    Mr. Black

    ResponderExcluir
  10. corey, pensando neste port, criei este blog e ainda estou adicionado os sites:
    http://blogosferafinanceira.blogspot.com.br/

    abç

    ResponderExcluir
  11. Senti falta de mencionar o Troll

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ler blogs de finanças buscando sobre frugalidade no Google. Acabei chegando em um post do Pobretão no fórum do Clube do Pai Rico. Aí um link vai levando a outro, pesquisa vai e vem, e a gente vai se divertindo com as histórias e acompanhando as evoluções patrimoniais por meio dos rankings. O que eu acho mais legal na blogosfera é que cada um, com seu jeito, vai dando informações que são muito úteis pra vida, porque quando não falam de finanças falam de desenvolvimento pessoal. Até então a minha vida era trabalhar para sobreviver ao mês seguinte, eu tinha carro parcelado, não estudava e não tinha grana. Comecei a ser mais frugal e a aportar o dinheiro que sobrava. Vendi o carro, adotei um estilo de vida simples. Parei de ver TV e o tempo que sobra passo na internet lendo sobre coisas úteis. Fiz a primeira faculdade e comecei a segunda graduação nesse ano. A vida melhorou consideravelmente, já consegui realizar um sonho que era viajar para fora do país e juntei uma grana (ainda é pouco) mas já dá pra ver a possibilidade concreta de atingir a IF em 15 anos. IF que nunca tinha imaginado ser possível a alguém que nasceu em família pobre e sem educação financeira alguma.
    Não sei se você tem noção disso Corey, mas seu blog, assim como o Valores Reais, Uó, Finanças Inteligentes e agora a Gatinha Investidora (até mesmo o Pobreta que faz muita falta com os divertidos posts de beta pobre) acaba tendo função social, a de melhorar a vida das pessoas. E isso significa muito. Muitas pessoas melhorando suas vidas por meio do esforço pessoal ajuda a melhorar,mesmo que seja um pouco, esse nosso país tão cagado.
    Meus parabéns a todos os blogueiros de finanças que eu citei e não citei também. Essa rede é demais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela evolução anônimo. Que bom que você conseguir realizar alguns objetivos, tomara que consiga mais.
      O legal da blogsfera é isso mesmo, a possibilidade de aprender e trocar informações de forma direta e objetiva sobre alguns temas que nem sempre são explorados pela grande mídia.
      Alguns blogs acabaram, o que é normal já que manter um blog sempre atualizado e atrativo requer certa dedicação e as pessoas tem outros objetivos e/ou ocupações.
      Mas tem bons blogs no ar, tem alguns que partiram muito pra focar apenas o lado negativo das coisas e esse é o ponto negativo de alguns blogs.
      Mas de forma geral o ambiente é bom.

      Excluir
    2. Cara, é esse tipo de depoimento que nos fazem seguir em frente, é isso que me deixa feliz. Com certeza temos uma função social importante e o melhor disso é que é algo totalmente voluntário, como disse uma vez num post sobre caridade, fazer o bem atrai coisas positivas.

      "IF que nunca tinha imaginado ser possível a alguém que nasceu em família pobre e sem educação financeira alguma" - acredito que isso é realidade pra maioria das pessoas por aqui, eu inclusive.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Eu sou o dos novatos Corey. Já leio seu blog há muito tempo, aqui tem muita coisa boa. Pretendo escrever no meu blog por muito tempo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Realmente a Ostra era um super Blog.
    Estamos juntos desde 2012... porem alguns, como eu, resolvemos passar para anonimato, e graças a Deus alguns, como voce, resolveram postar sempre.
    Que ótimo...
    que venham mais anos...

    ResponderExcluir
  15. Grande Corey!

    Também estou na leva dos novatos! Blog iniciou em agosto/16 com a ideia de manter um diário (ou seria mensário?) de evolução patrimonial, junto com a troca de informações.

    Abrs

    ResponderExcluir
  16. Esta blogosfera é um incentivo e tanto para os pequenos investidores do país e também para as pessoas que estão despertando da Matrix, que estão começando a receber a educação financeira. É através dos blogueiros que as pessoas percebem que é possível, sim, conseguir a IF. Se muitas vezes nós não encontramos exemplos ou um lugar para desabafar as dificuldades da caminhada rumo à IF, aqui, na Finansfera, é o lugar propício para isso.

    E seus posts são muito bons, Corey. E você ainda tem um conteúdo um pouco diferenciado dos demais por abordar, além de finanças, questões de empreendedorismo e de minimalismo.

    Creio que ainda há vários investidores que apenas leem a Finansfera e ainda não criaram seus blogs (como eu), a comunidade ainda pode crescer bastante!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, tem muito mais gente que lê e não tem blog o que é saudável, não dá pra todos terem blog, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Opa!

    Acho que tem espaço para todos... amadores e profissionais. O importante é fazer a coisa com sinceridade e autenticidade.

    Um leitor deixou este comentário no post http://abacusliquid.com/como-aumentar-o-trafego/


    " Eu gosto da atmosfera “underground” q a blogosfera tem. Acredito q é ela q permite aos participantes poderem se abrir em relação a suas vidas e finanças.

    Os sites maiores costumam ser puramente informativos e impessoais (não q isso seja um problema) mas os pequenos são mto mais aconchegantes. O blog do Corey, por exemplo, com aquele mesmo layout simples desde sempre, é sensacional. O do Doutor Honorários q usa aquele layout de biblioteca padrão do blogger passa uma sensação muito boa. O do AdP é feio, mas sensacional tanto em conteúdo qto em pessoalidade.

    Eu gosto dos blogs q postam pouco. Assim dá pra ler com calma e digerir a informação completa. Não gosto dos que só divulgam patrimônio, não faz mto sentido pra mim ficar lendo só números. Não gosto tb dos q postam demais, ou q se empenham em postar demais. Fica mta informação e não dá pra acompanhar.

    Enfim, crescer é bom. Quanto mais gente no país souber o que significa poupança (e não tô falando da conta poupança do banco) melhor pro país. Mas acredito q este sentimento de aconchegância só seja possível em ambientes menores e mais restritos."

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala UB!

      Perfeito esse comentário do seu leitor, a atmosfera underground realmente faz diferença, a informalidade na escrita, os palavrões fazem tudo mais natural, longe daquela frieza dos sites comerciais. Tb não consigo acompanhar os blogs que postam muito, o que é ruim pq posso estar perdendo muita coisa.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  18. Olá Corey,
    É um grande prazer fazer parte da blogosfera de finanças. O mais legal é a visibilidade que ela possui. Qualquer navegante que procure sobre investimentos no google e que caia em um dos blogs acaba tendo contato com os outros por causa da nossa integração dos blogrolls e nos comentários das postagens. Não só os leitores aprendem como nós aprendemos muito também. Aqui estamos abertos a falar sobre assuntos que no dia a dia são escassos.
    Enfim, é um enorme prazer fazer parte da blogosfera. Além disso, os novos blogueiros são muito bem vindos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AdP!

      Verdade, qq pessoa que busque algo relacionado a independência financeira, investimentos ou desenvolvimento pessoal invariavelmente cairá em um dos nossos blogs e link chama link.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  19. Olá Corey,
    Estamos juntos nessa jornada rumo à independência financeira.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Fala Corey.
    Gostaria de perguntar e ao mesmo tempo sugerir algo.
    Sei que você é empreendedor, aí eu te pergunto:
    É possível se tornar empreendedor, abrir uma empresa e não se tornar um "escravo" do seu empreendimento?
    Tem muitos empreendedores (comerciantes, industriais e autônomos que trabalham de segunda a segunda e mal tem vida própria). É possível entrar firme nesse universo sem chegar nesse ponto?
    Tem areas melhores e piores nesse sentido?
    Isso pode ser tema de um post inclusive, essa é minha sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta...

      Possível é porém improvável. Não tem como, no começo o cara deve se dedicar fulltime ao negócio caso contrário as chances de sucesso diminuem muito porém muitos caem na armadilha de não delegar por acharem que fazem melhor que o funcionário e acabam se tornando escravos.

      No momento atual onde o varejo como o todo deu uma caída isso se torna ainda mais real, quanto mais o dono trabalhar, maior o lucro e menor as despesas, dependendo da situação que o cara esteja isso pode ser a diferença entre quebrar e sobreviver.

      Outra coisa que acontece muito é o apego sentimental que algumas pessoas tem por seus negócios, suas lojas se tornam parte da família e isso é péssimo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Agradeço a resposta.
      Fiz a pergunta porque muitos empreendedores vão por esse caminho justamente numa expectativa de se tornarem mais independentes, e terem mais liberdade do que geralmente tem ou tinham como funcionários.
      Aí muitas vezes ocorre exatamente o contrário. Essa é uma das preocupações que eu tenho quando penso na possibilidade de empreender no futuro.
      Não quero ter um cotidiano cheio de estresse e preocupações, sei que não existe almoço grátis, mas acabar com a saúde pra ganhar mais, sendo que as vezes nem é muito mais também é complicado.

      Excluir
    3. Esse é o grande erro, o cara pensa que vai ter mais liberdade sendo empresário. ISSO NÃO EXISTE! O cara pode até ter tempo mais flexível mas as preocupações multiplicam por pelo menos 10x e vc JAMAIS deixa de se preocupar com sua empresa. Por mais que tente não dá pra desligar totalmente. Sou um cara totalmente desencanado e desapegado de tudo e mesmo assim sempre me pego pensando nos detalhes da empresa.

      Ter empresa só serve (ou deveria servir) pra uma coisa: ganhar mais.

      Excluir
  21. https://islamguzelahlaktir.blogspot.com
    Thank you

    ResponderExcluir
  22. Corey você é um dos caras que eu sempre gostei de acompanhar, apesar de pouco comentar...

    Criei o meu blog para ficar um registro, acho que seria legal eu abrir daqui uns 10 anos e ver o que pensava, e, principalmente, analisar meus 'prováveis' erros do passado, para evitar de errar no futuro..

    Grande abraço e claro, se puder me add em seu blogroll hehehe
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal ver como estava nossa vida e nossos pensamentos no passado, serve pra evitar cagadas no futuro.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  23. Grande Corey,

    É sempre uma honra ser citado em seu blog, do qual sou leitor assíduo.

    Às vezes dá preguiça e desânimo de ficar escrevendo (escrevo pois gosto mesmo), mas aí lembro de ensinamentos como o seu e volto a ter ânimo novamente.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  24. Corey, não acha que deveria se expor ao bitcoin? Andei lendo recentemente e fiquei impressionado como ele pode tomar parte do mercado do comércio eletrônico, paraísos fiscais, ouro e demais investimentos. Acho que, para tanto potencial (o pessoal da fintech só fala de bitcoin e blockchain atualmente), um valor de mercado de 11,5 bilhões de dólares é uma poeira ainda.
    Qual a sua opinião? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho opinião sobre bitcoins pq nunca parei pra estudar, o pouco que sei é controverso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  25. Grande Corey.
    Cheguei a pouco menos de um ano e parece que foi ontem.
    adicionei vc no meu blogroll faz tempo, mas fica tranquilo.

    Eu tenho que tirar um tempo pra ver seu blog desde a raiz.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Frugal!

      Já passei pelo seu blog e gostei bastante, acabei perdendo-o no meio dos outros, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  26. Grande Corey,
    Momento nostálgico....legal que conseguimos dar sequencia nas postagens!
    É sempre bom tê-lo por perto.

    ResponderExcluir
  27. Olá Corey, eu sou um tanto quanto antigo na blogosfera, tive um blog em 2012 que era vivendodedividendos, algo assim, mas acabei por excluir esse blog. Este ano resolvi voltar, com uma idéia similar, mas sem divulgar o valor da carteira, focando mais na renda passiva.

    Fico feliz de ver que a blogosfera cresceu tanto de lá pra cá...

    A propósito, se puder adicionar meu blog no blogroll, eu ficaria grato. Lhe adicionarei também. Divulgo um ranking de renda passiva, a minha renda passiva e opiniões informativas a respeito de fiis e algumas ações. Abçs

    ResponderExcluir
  28. Grande Corey!

    Que nostalgia, meu amigo, também tenho saudades dessa época e do amadorismo que os assuntos eram tratados.
    Para escrever hoje temos que fazer praticamente uma pesquisa científica, porque são tantos mestres por aí pra nos corrigir, hehe.
    Muitos blogs novos surgindo, não consigo acompanhar todos, os que você citou são os que leio quando posso, além do seu, claro.
    Tive o prazer de entrevistar a Ostra e gostaria de ter entrevistado mais gente antes que tivessem fechado seus blogs, os blogueiros se ajudavam muito, mas eu estava em começo de carreira e mal conseguia tempo pra escrever, trabalhando 12~14 horas por dia e viajando demais.
    Agora as coisas estão mais calmas e posso voltar a passar pelo blog dos amigos e das amigas, vamos levar essa educação financeira pelo Brasil!

    Meu palpite é que Bolsa em alta esse ano ajudou nesse impulso da blogosfera, como quando começamos, o que vale é ter mais gente boa querendo ajudar quem quer investir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Acho que o UO vulgo ábaco já catalogou todos os blogs da nossa rede fez até um artigo muito bom. Dá uma olhada aqui http://abacusliquid.com/como-aumentar-o-trafego/



    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.