segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dicas de Comerciante: Máquinas de Cartão

Estamos passando por uma revolução digital que veio pra ajudar muito o comerciante. As máquinas de cartão independentes tipo Moderninha do PagSeguro chegaram pra esmagar a cara da Cielo e Rede, as empresas mais malditas do mundo das grande do setor. O custo de maquininhas de cartão é um estupro e deve ser raspado ao osso.

Como você já deve ter visto nas propagandas, as maquininhas independentes são compradas e não alugadas. Existem diversas no mercado mas a mais famosa é a Moderninha do PagSeguro. A propaganda diz: "com 6 meses do aluguel das outras você compra a Moderninha e se livra do aluguel" Isso não é totalmente verdade porque ao custo de 12x 69,90 você paga o equipamento com apenas 3 meses de aluguel de uma Cielo ou Rede sem fio cujo aluguel sem negociação gira em torno de 130,00. Ok, ponto positivo, mas a outra inverdade não é tão saborosa: você não consegue se livrar totalmente do aluguel: a Moderninha e suas parentes não aceitam A PORRA DO CARTÃO ELO DÉBITO.

Essa desgraça do cartão ELO é mais uma daquelas sacanagens criadas pra foder com vida dos outros em troca de lucro. (Falei igual um socialista agora, rsrs! Que fique claro, eu corroboro com a posição totalmente capitalista e livre da Cielo em criar algo onde possa explorar e ganhar dinheiro mas isso não quer dizer que eu vá acariciar a ideia). É óbvio que a Cielo criou essa porra pra não perder espaço no mercado de maquininhas uma vez que depois que a aceitação de Visa/Master passou a ser possível tanto na máquina da Rede quanto da Cielo (por volta de 2009) eles devem ter perdido mercado já que vários comerciantes que tinham 2 máquinas passaram a cancelar uma delas reduzindo custo. Inicialmente o Elo era aceito somente na Cielo o que forçava o comerciante a ter a maquininha deles já que grandes bancos como Bradesco e Caixa passaram a emitir Elo como sua bandeira principal. Atualmente o Elo também é aceito na Rede e GetNet porém ainda não é aceita pelas Moderninhas e suas parentes...

Algumas outras bandeiras específicas também não são aceitas pelas Moderninhas, mas essas são de nicho como cartões de benefício e tickets refeição o que acaba não sendo grande transtorno porque quase sempre esses cartões possuem outros meios de captura como URA (via telefone).

Após feedbacks positivos de colegas comerciantes decidi embarcar nessa onda das maquininhas compradas e não alugadas e momento não poderia ser melhor, comprei Moderninhas Pró na semana do lançamento. A grande vantagem desse modelo é a possibilidade de imprimir comprovante o que as demais não fazem. Estou muito contente com o desempenho delas, são rápidas por conectarem via WiFi (além de terem chip de celular integrado), a transferência de valores da conta do PagSeguro para a conta da empresa é grátis porém os valores demoram em torno de 2 a 3 dias pra cair (poderia ser de um dia para o outro), eles tem um gerenciador que pela primeira vez na vida consigo saber quanto tenho pra receber, quanto paguei de taxa por operação, etc. A Rede está engatinhando nesse quesito com um gerenciador que embora "usável" tem um delay de 2 dias, ou seja, não serve pra muita coisa. As taxas do PagSeguro são muito melhores que a concorrência e a transparência dos custos é o grande ponto forte.

Existem várias outras maquinas semelhantes como as do Mercado Pago mas nenhuma imprime comprovante o que ainda é importante pra muita gente, principalmente idosos.

Hoje a Moderninha é a principal, seguida pela Cielo ou Rede pra aceitar a merda do Elo. Uma semana depois que comecei a usar a Moderninha recebi ligações da Cielo e Rede perguntando o porquê minhas vendas despencaram. Ahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!! Parece que o jogo virou, não?! Pra resumir: cancelei as Cielo e consegui taxas melhores com a Rede (na verdade um pacote pré pago onde pago 200 conto por mês incluindo aluguel e taxas até um limite de uso). Viva a concorrência, a tecnologia e o mundo digital.

Não ganhei nada do PagSeguro pra escrever esse post. Se parece propaganda é porque o produto é bom mesmo (toda vassoura nova varre bem, vamos ver depois...). Paga nóis PagSeguro!

O comerciante deve ficar esperto com as oportunidades de reduzir custo. Uma coisa que estou namorando é a contabilidade digital que promete reduzir 5 vezes os custos contábeis. Mas isso é assunto pra outro post.

62 comentários:

  1. Esse praga de Elo veio para atrapalhar, minha mãe é correntista do BB e o cartão de débito dela é da Elo, ela não consegue trocar de jeito nenhum !!! Corey, eu add seu blog na minha lista, como meu blog é novo, recém criado, se você puder colocar o meu na sua lista eu agradeço, nem que seja temporariamente !! valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, manda o link pra eu olhar seu blog.

      Excluir
    2. http://stiflerpobre.blogspot.com.br/ obrigado

      Excluir
  2. Ola Corey,

    Que dicas boas, vou enviar para meu cunhado gente boa que tem algumas lojas.

    Evite Mercado Livre, a possibilidade de ter a conta bloqueada e nao ter um atendimento correto existe.

    Ja vi comerciantes digitais que ficaram com valores bloqueados e ficaram sem caixa para movimentar, e como nao tem atendimento direto prejudica bastante.

    Este cartao Elo è bem ruim rsrs

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC!

      Sempre vendi uns cacarecos pelo ML e minha única queixa é terem abaixado minha qualificação devido a um fdp que desistiu de uma compra, ou seja, me fodi sem ter nada a ver com isso...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Trabalho com varejo online e vendo pelo ML. Em 6 meses não tive nenhum problema.
      Pelo que noto, geralmente quem tem problema é quem não segue as regras ou presta um serviço medíocre.

      Abraço,
      Luan

      Excluir
  3. Salve Corey!

    Viva a tecnologia, que nos permite sermos mais produtivos e com um custo menor. Já ouvi sobre contabilidade digital, sobre automação e terceirização offshore em uma palestra da DHL logística, a mesma busca o melhor custo benefício no mundo e isso permite focar-se em seu core business, aumentar a qualidade, aumentar o lucro e diminuir se preço.

    Tudo graças a concorrência, agora imagine um mercado livre, desregulamentado e sem burocracias, seria um orgasmo para nós empreendedores.

    Mais um fato, esses dias estava assistindo o "The profit", o Marcus Lemonis registra e começa a comercializar um produto em questão de dias, aqui no amado Brasil demora quase um ano.

    Como dizia o saudoso Thomas Jefferson: "O curso da história mostra, que quando o governo cresce, a liberdade diminui."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, com certeza com um governo menor as coisas seriam mais fáceis por ter menos burocracia e permitir o surgimento de novos padrões de negócios. Por outro lado uma maior concorrência ditaria o fim de muitos negócios que se amparam de alguma forma na legislação ultrapassada e burocrática. Eu mesmo seria um que não aguentaria. Meu modelo de negócio não funcionaria nos EUA, por exemplo. Meu diferencial é o que falta nos concorrentes grandes e me amparo em detalhes legislativos pra tocar meu negócio (gostaria de ser mais claro mas não da).

      The Profit é um puta programa, claro que tem mil e uma situações montadas mas é legal pra ver como as coisas funcionam rápido por lá.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Caro Corey,

      Acredito que isso é melhor para os consumidores finais, o que decreta o progresso é liberdade aos empreendedores. Pelo que conheço de você, não seria isso que te derrubaria, você teria que ter muita criatividade e vantagens em relação aos concorrentes, assim como, os seus fornecedores melhorariam para contigo. Você apenas iria mudar o seu diferencial.

      Saudações.

      Excluir
    3. Sem dúvidas dentro desse cenário quem tem criatividade e paciência se supera, o que não é meu caso. Não tenho saco pra inovações e meu diferencial é muito simples: atendimento e preço razoável. Qq corrente me bate se tiver um preço um pouco melhor aliado com atendimento ok porque no meu ramo o que impera é o atendimento porco onde parece que estão fazendo um favor ao cliente.

      Excluir
    4. Corey, então vc defende o "atraso" e as "burocracias" do Estado pro seu negócio se manter? Mas cadê sua veia liberal-capitalista? rsrsrs



      Anon PSOL 50

      Excluir
    5. Não defendo, mas me aproveito. Se existem ineficiências por que não ganhar dinheiro em cima delas? Não sou hipócrita como o pessoal da esquerda...

      Excluir
  4. Contabilidade digital funciona. Uso Contabilizei há 1 ano e reduzi meus custos mensais (que já eram baixos) de 230 para 49,00/mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em fazer um teste com contabilidade online... meu medo é que muita coisa que preciso pra tocar o negócio é na base do "jeitinho" e nesses momentos a pessoa certa é fundamental. infelizmente é assim!

      Excluir
    2. Se for mesmo só para emitir guias, deve ser mais em conta mesmo. Sou Téc Contabil, e isso desvaloriza um pouco a categoria. Mas em contra partida recebemos mais e temos mais tempo para as empresas que realmente querem uma contabilidade correta e pontual.

      Excluir
    3. Tem tipos de negócios que podem usar a contabilidade simplificada, outros não... Tenho dúvidas se o meu se enquadra nisso.

      Excluir
  5. Nada como uma boa concorrência não é mesmo?!!! kkk

    O velhinhos adoram um comprovante mas vou ser sincera eu gosto também porque faço acompanhamento ferrenho em minhas finanças então pego os comprovantes e passo as informações para a planilha, mas sei que há métodos melhores, como cadastrar número de celular e receber os dados, o que evita aquele monte de papel na bolsa e perdas, confusão, este post me alertou para isto.

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      Odeio papel, rsrs! Ultimamente não faço mais um controle tão acirrado então sempre recuso e grande parte das pessoas tb recusam mas os idosos não!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. A sandra tem certa razão, eu também controlo meus gastos pelos comprovantes, e creio que seja melhor do que através das mensagens, e com o mínimo de organização você não perde nenhum, eu só deixo na carteira e quando junta muito eu ponho em um envelope que fica guardado em casa, e sempre bate com o registro do banco.

      ps: não sou velho, sou até bem novo.

      Excluir
    3. Não é difícil se organizar, basta um pouco de atenção.

      Excluir
    4. O Corey está certo. Pelo Código de Defesa do Consumidor, não pode haver distinção entre preço a vista e a prazo. Dar esse desconto nada mais é que distinguir a forma de pagamento.

      Excluir
    5. O código de defesa do consumidor somente o prejudica com essa regra.

      Excluir
  6. Corey,

    Certa feita um primo meu estava comprando um produto de 800 pilas, queria pagar à vista e conseguir um desconto. O vendedor não queria vender com desconto e insistia para que a compra fosse feita parcelada. Daí meu primo disse: "Cara, se eu te pagar à vista vocês não precisarão pagar taxa de cartão, sem dizer que melhoraria o fluxo de caixa receber uma quantia dessas logo...". Depois o vendedor disse que o problema é que a loja tinha um negócio com a operadora de cartão, que precisava atingir certo número de reais para manter o plano, um negócio assim...

    Eu não entendi o que seria isso, você sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, existem empréstimos PJ garantidos por recebíveis de cartão, o cara tem que receber X por mês pra poder manter determinada taxa. Pode ser isso...

      Na minha loja é justamente o contrário, mesmo sendo ilegal (sim, é ilegal) eu dou desconto pra quem paga em cash.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, por que é ilegal dar desconto em dinheiro? Por desestimular a economia? Não acredito que seja isso.

      Petry

      Excluir
    3. Sim, é ilegal, pq na cabeça de bosta do governo pagamento com cartão seja ele débito ou crédito é a vista, portanto não podemos diferenciar valores.

      Excluir
  7. Fiquei preocupado agora. Acho melhor vender mias ações da Cielo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs! Vejo um futuro problemático pra Cielo assim como para os grandes bancos...

      Excluir
  8. As taxas que constam no site deles são bem mais altas das que eu pago para cielo e rede atualmente. 2,39% à vista no debito e 3,19% à vista no crédito, 30 dias. Suas taxas são menores Corey? Não chegou a negociar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora minhas taxas da Rede empataram com as da Moderninha, a Cielo tem taxas melhores ainda mas como consegui isenção e depois desconto no aluguel preferi ficar com a Rede. No frigir dos ovos compensa mais.

      Excluir
  9. estava cogitando fazer a troca vou colocar a moderninha e me livrar da rede ,elo nunca aceitei oriento o cliente procurar o banco e trocar a bandeira kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso me dar o luxo de recusar o Elo...

      Excluir
  10. Corey ja viu a vermelhinha da Getnet (eles estão em pareceria com o Santander), tem uma maquina sem fio por 30 mensal (pra quem tem conta no santander) e as taxas são as melhores do mercado, pelo menos as que comparei, rede, cielo,znet, sem contar que eles dividem em ate 12x com quase as mesmas taxas que uma venda em 6x (não chega a descontar 5% em uma venda de 12x por exemplo).
    Mesmo tendo que abri uma conta no santander, ficou muito mais em conta pra mim que as ofertas da cielo e da rede, e viva a este capitalismo malvadão que insiste em querer melhorar e baratiar nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu conheço e inclusive já usei, mas acaba sendo mais do mesmo porque até onde sei eles tb não aceitam Elo débito.

      Excluir
    2. Peguei essa maquina essa semana , agora esta aceitando corey.
      aceitam tudo ate os alimentações da vida.

      Excluir
  11. Coisa boa ver novos produtos chegando ao mercado para ajudar também os comerciantes!
    A concorrência faz bem sim!

    Esperemos q eles parem de cobrar taxas tão absurdas, pq isso reflete em benefícios para todos.
    Efim, bom saber dessa novidade.

    Ah! Visita o blog: https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/
    Já saiu a atualização mensal

    Abc!

    ResponderExcluir
  12. Grande corey!

    Como tem ido aquele planejamento de cortar os custos nas lojas que você tinha começado a aplicar, lembro-me que você havia escrito aqui que tinha diminuído a frequência de repintura das lojas e etc, como tem ido o plano e os resultados?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo, tudo dentro do esperado... Aquelas lojas já eram! Rsrs!

      Excluir
  13. Utilizo a maquina da pagseguro ha quase 3 e ha um mes tive o primeiro problema de fato preocupante. Um clienta contestou a compra e para minha surpresa a maquina simplesmente estornou o valor...perdi 120 reais, mesmo o produto sendo entregue. Entrei em contato com a maquina e disseram que eu teria que ira atras do cliente para tentar um acordo, pois foi o cartao e nao a operadora da maquina que estornou...????? Como fazer isso, ja realizei mais de 1500 operaçoes pela maquina, nao faço ideia de quem seja.... Agora imagina descobrirem isso e começarem a utilizar desse metodo 171.... nao sei como funciona nas outras bandeira...se tiver experiencia favor postar, sempre acompanho seu blog, abraço.

    Diego DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, aconteceu isso comigo hoje!!!!

      Entrei no site do Pagseguro e tinha uma compra de 30 reais cancelada pelo motivo "emissor recusou", não faço ideia do que aconteceu. olhei as outras operações e estão normais...

      Cara, não sei se passamos por isso nas outras máquinas e só agora nos damos conta porque temos como consultar em tempo real o que não acontece nas outras que costumam ter extratos obscuros, nunca dá pra saber o que estamos recebendo...

      Vamos ficar de olho!

      Corey

      Excluir
  14. Corey, me diz uma coisa, o que você acha de empresa que vende roupa?

    To pensando em abrir uma loja estilo outlet de roupas famosas, você acha uma boa? Se não, qual a melhor modalidade de venda de confecção, na sua opinião?

    Acha melhor vender roupa de marca para Classe A e B ou loja de confeção em bairro de classe C, D e E?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, essa não é minha área, não faço ideia... porém se vc quer um palpite aí vai: roupa se enquadra naquilo que sempre digo: comércio bom é comércio tradicional, que vende coisas que todo mundo precisa e compra.

      Excluir
  15. Corey,

    Bacana você compartilhar a sua experiência, porém, pelo o que eu vejo com os comerciantes, no quesito QUALIDADE, que é o que realmente importa, a Cielo é imbatível.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não vejo uma qualidade superior na Cielo, em 15 anos de comerciante minha experiência com Cielo e rede é bem semelhante. A Cielo só ganha no quesito aceitação de bandeiras mas isso não é relevante pra todo mundo.

      Excluir
  16. estou retornando a matrix sem ser mangina terei um patrimônio de vitoria vou vence-la sendo sua aliada .. gastar viver a vida e aportar os três juntos...

    http://retornandoamatrix.blogspot.in

    ResponderExcluir
  17. Prezado Sr. Corey, essa mensagem é um agradecimento devido aos seus posts a respeito da cultura americana. Ontem consegui tirar o visto americano e observava algumas pessoas sendo rejeitadas e parte do sucesso atribuo ao tempo despendido pelo Sr. em publicar matérias de cultura etc.

    Abraço, keep the Good work

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, obrigado vc pelo feedback, é legal saber que ajudamos indiretamente as pessoas, curta os EUA!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. "Por outro lado uma maior concorrência ditaria o fim de muitos negócios que se amparam de alguma forma na legislação ultrapassada e burocrática. Eu mesmo seria um que não aguentaria. Meu modelo de negócio não funcionaria nos EUA, por exemplo. Meu diferencial é o que falta nos concorrentes grandes e me amparo em detalhes legislativos pra tocar meu negócio"


    Na última postagem, vc falou que é JUSTO roubar troco de alguns clientes pra repassar pra outros

    Agora se aproveita do inchaço da máquina estatal pra explorar os clientes e contribuintes pagadores de impostos

    COMUNOREY!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roubo centavos de um cliente. Cliente me rouba centavos. É assim que funciona.

      "Agora se aproveita do inchaço da máquina estatal pra explorar os clientes e contribuintes pagadores de impostos"

      Você não faz ideia do que está falando. O capitalismo é aproveitar ineficiências e necessidades, simples assim. É isso que faço. Seguindo seu raciocínio o dono da funerária é um fdp por ganhar dinheiro com a morte alheia...

      Excluir
    2. "o dono da funerária é um fdp por ganhar dinheiro com a morte alheia"

      Tudo burguês safado! Sorte que o pessoal da FFLCH me fez enxergar a vida como ela é...

      Excluir
    3. Prefiro acreditar que é brincadeira...

      Excluir
    4. Vergonhoso vc ter feito USP e manter essa mentalidade reacionária capitalista tão século XX...

      Excluir
  19. Esta vida de comerciante não é fácil...
    Depois passa lá no Abacus para conferir os novos números da Finansfera...
    http://abacusliquid.com/blogs-de-financas/
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala UB!

      Tô sempre por lá dando uma olhada, site muito profissional e organizado, parabéns!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  20. Fala amigo Corey, tenho um blog de beta também. Dá uma força aí e adiciona no seu blogroll, estarei adicionando você também. Abraço!

    pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Corey, essas máquinas independentes são ótimas!
    Mas eu quero aproveitar o assunto e alertá-lo para um fato que aconteceu com minha esposa.
    Ela tem um salão de beleza e usa uma parecida com a que você tem. Acontece que a conta dela no PagSeguro foi invadida!
    Fizemos uma investigação (com BO também) e a única conclusão possível a que chegamos foi que algum funcionário do PagSeguro usa a conta dela pra comprar créditos em jogos digitais (aqueles que permitem você comprar acessórios pro seu personagem, armaduras, habilidades, etc).
    Quando minha esposa recebe no cartão, precisa se lembrar do horário da transação e se adiantar ao bandido e transferir rápido pra conta corrente dela. A polícia acredita ser um funcionário do PagSeguro porque não importa o que ela faça (trocar senha, usuário, criar nova conta, usar outro computador, acessar pelo celular, trocar a máquina de cartão, etc), sempre o bandido sabe os dados dela e entra na conta.
    Já entramos com um processo contra o PagSeguro, mas ainda não houve audiência. O PagSeguro disse que iria investigar a causa do problema, mas até agora não houve solução (nem restituição do $, uns 500 irreais, até agora).
    Essa situação é muito desagradável e desmotiva minha esposa de informar aos clientes que aceita cartão.
    Não quero criar pânico ou desmotivar você. Estou avisando pra que você se prevenir contra esse risco. Pesquise sobre essa fraude no Google e verá que há alguns casos assim.

    =^ Chapola Investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Valeu pela dica! Eu tiro a grana diariamente.

      Não seria mais tranquilo pegar outra máquina de outra operadora? (mercadopago, payeleven...)

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  22. Boa tarde... voce poderia por gentileza me adicionar à lista dos blogs? Coloquei o seu na minha também. Obrigado. http://milionarioadiado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Fala Corey.

    Cara, obrigado pela dica. Acho muito legal essas facilidades digitais. Pena que as regulamentações estatais já estão querendo atrapalhar.

    Abraço

    Robson

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.