segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Updates

A falta de vontade de escrever no blog até que está passando mas fiquei tanto tempo longe da blogosfera que me sinto um tanto perdido. Pobretão não tem mais blog, VR reapareceu, tem umas tretas rolando... Enfim, não sei se vou pegar o bonde... Preciso de ideias de postagens.

Eu vou bem, obrigado! Trabalhando bastante, usando toda a experiência que acumulei nos últimos tempos num novo e audacioso projeto. Vai dar certo? Sinceramente não sei, dessa vez não posso dar certeza, mas se rolar do jeito esperado será um ótimo money maker de médio prazo. A vida é assim, meus amigos, você arrisca, você fica com o cu na mão, você se chateia, você tem altos e tem baixos. 

Acredito que o Brasil está passando por um excelente momento para o empreendedorismo nu e cru, o empreendedorismo sem frescurite, sem palco, sem start-up, sem BNDES, sem Sebrae. O empreendedorismo que visa única e exclusivamente ganhar dinheiro, afinal é pra isso que as empresas servem. Quer satisfação pessoal? Vai fazer trabalho voluntário, não abrir uma empresa! O fato é que está ocorrendo uma quebradeira de empresas provocado quase sempre por queda de faturamento devido a crise (ou medo do consumidor em gastar) e principalmente por má gestão. Pequeno empresário não pode ter dívida, ponto final. Porém a grande maioria dos comerciantes vivem alavancados e pior, alavancam na PJ pra gastar na PF. O resultado disso é catastrófico, um monte de comércio bom está quebrando, outro tanto está a venda por preços baratos. Comércios antes negociados a partir de 4 vezes o movimento estão sendo vendidos a 3, as vezes até 2 vezes e com prazo ainda por cima. É um excelente momento pra quem faz flip com negócios. Veja um exemplo real de uma loja anunciada do OLX:

2014: faturamento: 50 mil, preço anunciado 250 mil (vendedor inflexível, empresa endividada porém pagando tudo em dia)
2016: faturamento: 30 mil, preço anunciado 70 mil (vendedor aceita carro, financiamento, carta de crédito, cheques, duplicatas..., empresa com dívida em diversas instituições)

Bom, como eu venho dizendo, não vou divulgar exatamente o que estou fazendo da vida, ainda mais depois da onda de haterismo que aparentemente vem acometendo a blogosfera, mas dá pra vocês terem uma ideia...

Carro Velho

Faz um ano que tomei a decisão de andar de carro velho, muita gente pediu pra eu falar como está sendo essa experiência, então vai:

Acredito que tudo é uma questão de sorte, eu tive sorte! Meu carro de 20 anos de idade é ótimo. Ok, ele me deixou na mão duas vezes mas isso não tira o brilho do velhinho. Nesse 1 ano andei cerca de 10.000 km com ele, o custo de manutenção foi em torno de R$ 1.000,00, além disso gastei somente gasolina, nada de seguro, nada de IPVA. Tenho em mente que precisarei de 2 pneus novos em breve mas isso faz parte...

Andar de carro velho é libertador: você não se preocupa com encostões e ralados, não fica bitolado com revisões periódicas e caras (desde que o freio e suspensão esteja em ordem, o resto você só arruma quando quebra), ninguém te oferece coisas no farol (afinal se você tem um carro velho você é automaticamente um fudido quebrado), vizinhos não crescem o olho, você fica invisível! É ótimo ser invisível!

Moradia

Bia e eu mudamos novamente de apartamento. Na verdade o atual é bem maior que o antigo, porém custa 1/3 do valor, a atual localização faz mais sentido pra nossa realidade atual, por isso da decisão. Morar de aluguel é algo fantástico, você se adapta às necessidades do momento e não o contrário, novamente digo: não me vejo morando num imóvel próprio novamente (a não se que morar em um dos nossos imóveis seja o melhor pra aquele momento).

Dinheiro

Independência financeira não tem nada a ver com parar de trabalhar mas tem a ver com tranquilidade pra fazer aquilo que você quer.

Grande abraço a todos!

67 comentários:

  1. "Na verdade o atual é bem maior que o antigo, porém custa 1/3 do valor, a atual localização faz mais sentido pra nossa realidade atual"

    Rapaz, que negoção hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Madruga!

      Nem tanto, eu preferia o outro apê, Bia e eu não precisamos de tanto espaço, o outro era perfeito em tamanho. Pra vc ter ideia um dos quartos e banheiro a gente nem abre.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Fala, Corey!

    Que bom que você voltou e está com vontade de escrever, seus textos são motivadores para nós que queremos empreender.

    Eu parei de acompanhar a blogosfera faz muito tempo... Os blogs que ainda vejo são o seu, do Além da Poupança e o do Pobreta, uma pena mesmo ele ter fechado, gostaria até de ter escrito umas palavras pra ele por lá mas fazer isso atrairia um público que eu não quero para o meu site, aqueles haters que encheram o saco dele.

    Como sei que ele lê aqui também com frequência, peço a permissão de deixar um recado:
    Pobretão, você foi e é muito importante para os investimentos nesse país, sua forma de falar do assunto de um jeito bem divertido e informal atraiu vários jovens para conhecer esse mundo, parabéns cara e não jogue fora o seu dom de escrever e impactar por causa de alguns invejosos e desocupados, acredito que todos nós que temos um site e nos expomos, estamos sujeitos a esse tipo de coisa.

    E Corey, seus textos são inspiração para minha vida, inclusive essa decisão de viver de aluguel também me fez refletir muito e se mostrou a melhor opção para meu estilo de vida, o ganho de mobilidade e desprendimento é incrível, obrigado!

    Fique com Deus, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande General!

      fazemos parte dos vovôs da blogosfera, rsrs! Realmente foi uma pena o Pobreta ter fechado o blog, polêmicas a parte ele é o responsável pela formação da blogosfera, a ideia do meu blog inclusive foi por causa dele.

      Fico contente em saber que continuo ajudando as pessoas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Não perde a vontade de escrever não meu amigo!
    Não podemos perder mais um exemplo na blogoesfera financeira ;)
    Quanto ao carro, tenho muita vontade de fazer o mesmo, mas ainda não tive coragem rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa decisão do carro não é pra qq um, se vc anda bastante e não tem outro transporte pode não ser bom begocio.

      Abraço

      Excluir
  4. Vc é independente financeiramente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Maneiro.
      Ou depende do que vc conceitua como indep financeira.
      O que seria isso em sua concepção?
      Parabéns!

      Excluir
    2. Tenho renda passiva superior aos meus gastos mensais.

      Excluir
  5. Corey,

    Ando por fora desses haterismos e tretas, do que você tá falando especificamente? Lá no blog está tudo tranquilo com relação aos comentários, está um papo bom. Como anda a vida fora do trabalho meu caro?

    Abs.,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VR!

      Então soube do pobretão e de alguns colegas blogueiros reclamando.

      Vou passar lá qq hora, abraço

      Excluir
  6. Fala Corey,

    Bom que você voltou … A blogosfera esta num desânimo danado, agora sem o Pobretão.

    Ao contrário do camarada aí de cima, General Investidor, eu escrevi no blog do Pobretão e acabei sendo inundado por haters, felizmente agora parece ter cessado.

    Eu também fiquei meio desanimado de escrever, falei sobre isto no meu último post inclusive.

    Você gasta seu tempo de graça aqui, e mesmo assim vem gente anônima te xingar.

    Mas, os blogs de finanças mesmo permanecerão.

    Engraçado sobre o carro velho, eu tenho a mesma impressão. Paro em qualquer lugar, não me preocupa com esbarrões, se alguém encostou perto, nem preocupo se ao manobrar eu vou encostar em algum outro carro. Isto é libertador mesmo.

    Só olho freio mesmo, motor, se esta tudo certo e boa!

    Seus textos são sempre bons e fazem falta, gosto muito desta veia empreendedora.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala vdc

      De vez em quando passamos por esse caso agudo de haters, mas logo diminui. A perda do pobreta foi uma bosta.

      Eu gosto de carros mas encara-los como condução somente é muito mais racional.

      Abraço

      Excluir
  7. Eu sempre entro no seu blog para ver as atualizações do blogroll, tanto dos blogs de finanças quanto os de minimalismo. É muito bom ver quando tem postagem nova sua. Sucesso no novo projeto e bons investimentos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Corey

    Tu andou muito sumido, eu cheguei até a ficar precocupado e estava pensando sobre isso esses dias dado a violência das grandes cidades. Ainda bem que você e a bia estão bem!

    Suas experiências e visão fazem grande falta a blogosfera.

    Qeu bom que está de volta!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Centavos!

      É foda ter que pensar nessas hipóteses...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  9. Cooorey mto bom ver vc devolta. O/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom poder ler tuas postagens mais uma vez. Esse Blog é um dos meus favoritos.
    "Na verdade o atual é bem maior que o antigo, porém custa 1/3 do valor" - Nossa que boca boa vc pegou hein?

    Essa história do teu carro é engraçada hehehheh.
    E sobre o sonho de morar no exterior? Morreu?

    Tô com um perfil no Instagram (@minha_independenciaf), se puder passar por lá eu me sentirei honrado. Nao precisa se identificar hehehe

    Abracos,
    S&P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E sobre o sonho de morar no exterior? Morreu?"

      Aguarde...

      Excluir
  11. Que bom que voltou Corey! Você é um dos blogueiros que mais me inspiram a continuar na luta da IF.

    Não se preocupe com os haters, eles só são atraídos por extremismos. Conteúdo mais cabeça afasta esse tipo de gente.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas mesmo assim eles enchem o saco.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Pegando o gancho sobre carros gostaria de fazer um comentario.

    Venho de familia classe media baixa e sempre tive carro velho por motivos óbvios.

    Fiz curso tecnico e uniesquina, ganho 3k brutos clt.

    Nos ultimos 3 anos comprei uns carros populares bem abaixo da tabela de pessoas endividadas e desesperados (apenas para eu usar) e isso acabou virando um complemento de renda.

    Ja comprei, usei e vendi 3 carros seminovos me dando boa margem de lucro.

    o ultimo foi um carro 1.6 2010 que paguei 17k fiz um polimento e higienizacao e vendi por 20k.

    Nao aparece isso toda hora, mas a cada trimestre aproximadamente aparece um com uns 5k de margem, estou me especializando nessa renda extra.

    Eu ja entendia um pouco de carros, trabalhando como auxiliar em lojas de consertos e instalacoes quando garoto e a questao de documentacao consulto o historico do carro em uma loja aqui perto e pago 100 reais pelo serviço.

    Esses blogs me ajudaram demais a ser um puco mais agressivo sem perder a inteligencia e cautela.

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! As oportunidades estão aí pra quem não tem preguiça, parabéns!

      Excluir
  13. Fico feliz com sua volta Corey.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Corey, quais são os seus ativos que lhe fazer ficar na IF?

    fiis? ações? Rf? Aluguéis? Ou um pouco de cada?
    Como vc vai tratar a questão do reinvestimento dos proventos?
    Está pensando em comprar tb ativos fora do Brasil?
    abraço˜!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou falar mais sobre isso, mas basicamente estou em FIIs e imóveis de locação. Tb estou fazendo um teste no exterior.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Quando puder,escreva sobre seu teste do investimento no exterior.

      Abcs

      Diegoo

      Excluir
  15. Corey, obrigado pelos texto inspiradores... tb moro de aluguel, e so tem uma coisa que me incomoda na mudanças, achar o local, arrumar tudo de novo e colocar me escritório em ordem novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chato mesmo mas quanto menos coisas vc tem, mais fácil fica. Minhas últimas mudanças foram feitas com pick-up de aluguel, Bia e eu. Temos poucas coisas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Muito legal ver que vc continua bem. E caminhando pra melhorar ainda mais!

    Acredito que nesse tempo todo que vc tem o blog vc mudou de opinião várias vezes. Acho que um post do tipo "eu pensava isso no passado e hj penso isso" seria interessante. Mas não sei se seria de interesse seu esse tipo de assunto.

    Só o q te peço é q não feche o blog. Tem muita informação boa aqui e que ainda pode ajudar mta gente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, já tem alguns posts assim no blog mas com certeza dá pra fazer updates nesse assunto.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Nem pense em fechar esse blog corey haha, é ótimo ler seus posts!

    ResponderExcluir
  18. Fala, Corey, vou confessar algo: Não gosto de 70% das suas ideias, para mim não têm serventia nenhuma.

    Mas os outros 30% são fantásticos, falar que pequeno empresário não pode ter dívida é simplesmente fantástico, melhor e mais inteligente que 90% dos nossos executivos com MBA. Outra de que gostei foi dizer que votar no Aécio é apenas trocar de ladrão, coisa óbvia, mas que muitos não aceitam. Sem contar o jejum de informação que é muito muito bom.

    Todas as pessoas mentalmente saudáveis querem ganhar mais dinheiro e melhorar a qualidade de vida. No meu caso pretendo ficar uns 5 anos sem trabalhar, na beira da praia,rss. Depois posso trabalhar numa corretora como faz um amigo, ou posso tentar fazer investimentos para comerciantes aposentados, jogadores de futebol e outras pessoas que têm grana mas não conhecem bolsa de valores.

    O certo é morar de aluguel e buscar sempre bairros melhores, cidades melhores.

    Força, o post foi bem bacana, continue.

    Fã das Gp´s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, as vezes nem eu concordo com minhas próprias ideias, rsrs!

      Já fiz um post sobre o mito das dívidas, eu até entendo o conceito de dívida ruim e dívida boa, já até entrei em dívida "boa" mas continuo achando que a ideia de dever dinheiro não tem como ser saudável.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Dívida = desgraça.rsss

      Excluir
  19. Buscar a riqueza é muito importante, não entendo nada de microempresas, prefiro ações. Mas ajuda a conhecer ideias de gente que ganha grana de outras formas.


    Já pensou em comprar fiis no exterior como fala o Investidor Internacional???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já pensei mas ainda não implementei.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  20. Muito legal ver sua volta, Corey !

    Sou bem novo - tenho menos de 20 anos de idade - há aproximadamente 1 ano que conheço o blog; deu pra aprender muita coisa bacana por aqui... Tô lendo os seus posts de 2012 pra acompanhar a evolução de ideais kkk

    ResponderExcluir
  21. Muito legal ver sua volta, Corey !

    Sou bem novo - tenho menos de 20 anos de idade - há aproximadamente 1 ano que conheço o seu blog; deu pra aprender muita coisa bacana por aqui... Tô lendo os seus posts de 2012 pra acompanhar a evolução de ideais haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela decisão de aprender!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  22. Imagino que muitos podem lucrar se pensarem aprender mais e mais sobre investimentos.

    Sua decisão de morar de aluguel e não ter filhos é fantástica.

    ResponderExcluir
  23. Que bom ver o seu retorno Corey, o Pobreta já fechou, por favor não feche também parceiro haha. Iam fazer muita falta.

    ResponderExcluir
  24. Bem vindo de novo corey, voltou em bom momento, agora que o Pobretão, que era o pilar dessa blogosfera nos deixou, a sua presença é essencial para preencher essa lacuna.
    E tenho que frisar, você voltou bem, com a mesma qualidade na escrita, e com ideias frugais e grandes projetos pelo projeto.
    Bem vindo de volta!


    PS: Tem notícias do paradeiro do blogueiro de finanças félix investidor? Lembro dele divulgar o próprio blog aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Foram poucos os blogueiros de 2012 que resistem.

      Não me lembro do Felix...

      Excluir
  25. Caro Corey,

    Vc não deve dar importância aos imbecis que pululam aos milhões pelo Brasil - ainda mais na Internet. Inveja é uma merda. Fique triste se, quem você AMA, começar a te tratar mal. Aí, sim, você deveria se preocupar.

    Coloque filtro nos comentários, nem perca tempo com agressões.

    Use o Blog como seu diário de investimentos, não como rotina ou obsessão. Isto aqui não pode ser uma cachaça, pois não é...

    No mais, bom te ver. A carava passa, os cães ladram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala HM!

      Valeu cara, estamos juntos!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  26. "Quer satisfação pessoal? Vai fazer trabalho voluntário, não abrir uma empresa!"
    Teve um tempo que eu pensava assim, hoje descobri que você tem que trabalhar com o que gosta e isso te trara muita satisfação pessoal, aí tu faz as coisas com vontade e os resultados começam a aparecer é batata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes. Tem uma modinha de empreendedor de palco que abrem empresas para "mudar o mundo". Não concordo com isso!

      Claro que se vc deve ao menos tolerar a atividade da sua empresa, caso contrário não vai rolar mesmo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  27. ele está de voltaaa\O/

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Corey.

    Você (re)investe em estoques? Acho que um dos pontos mais fodas de prestação de serviços, é que é difícil investir no negócio.

    Parece que com comércio e indústria é mais fácil reinvestir, pegar o capital e comprar estoque (mesmo que fique parado um tempo maior, uma hora vai vender)

    No meu caso, me resta investir em ações e imóveis.

    Claro que investir no próprio negócio gera retornos imediatos, mas é complicado no setor de serviços, parece mais palpável em comércio.


    Abraços

    Pretoriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pretoriano!

      Minha loja é sempre estocada por um motivo simples: loja cheia atrai cliente. Só por isso. Do contrário não deixo dinheiro parado em estoque, até faço compras grandes qd tenho condições boas por parte do vendedor, mas é só.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  29. Corey, eu sei que serei motivo de chacota de todos aqui, mas você tem algum conselho para dar a quem tem medo de dirigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      Existem diversas escolas para habilitados, é só você entrar em uma.
      Tenho um parente que dá aulas do gênero e parece ser bem efetivo para os alunos.

      Luan,

      Excluir
    2. O "Anônimo25 de setembro de 2016 11:34" veio com essa de tomar remédio. Cai nessa não. Isso seria a última das últimas soluções.

      Excluir
  30. Nobre Corey, bem vindo de volta.
    Gosto dos seus textos lúcidos. Continue assim.

    Abraço.

    Avatar1971

    Para o Ano de 16:50, o seu medo é um transtorno de ansiedade chamada Fobia Específica. Tem tratamento medicamentoso e sugiro pra vc procurar um psicólogo cognitivo comportamental. A chance de vc voltar a dirigir é grande e é, como tudo na vida, muito dependente do que vc fizer com a ajuda que receber. Não precisa mais sofrer tanto, ok? Vá se ajudar que tenho alguns pacientes fóbicos que hoje estão muito bem. Todos nós temos problemas, mas não precisamos sofrer em excesso quando há tratamento.

    Torço pra que consiga alcançar sua saúde mental e financeira.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. COREY, não some não, seu blog é muito bom, e vc é um cara muito lúcido. Te ler faz um bem danado !!!

    SINOP

    ResponderExcluir
  32. Eu acompanhei a melhor época da blogosfera com dona ostra , mobral etc

    ResponderExcluir
  33. Eu acompanhei a melhor época da blogosfera com dona ostra , mobral etc

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.