segunda-feira, 26 de setembro de 2016

"E sobre o sonho de morar no exterior? Morreu?"

"E sobre o sonho de morar no exterior? Morreu?", eu já aguardava essa pergunta após meu último post e ela foi feita pelo companheiro "Simples e Prospero". Nesse post vou responde-la de maneira objetiva.

Venho a muito tempo falando sobre meu desejo de morar no exterior, boa parte dos posts do blog são relacionados de alguma maneira com isso, repito que o Brasil está longe de ser um bom lugar pra se viver e que existem N países melhores, etc, etc... Por que caralhos justo agora que tenho uma situação financeira confortável eu ainda não me mandei?

É preciso entender que estamos num momento fantástico para o flipping de comércios, ou seja, comprar um negócio ruim, levanta-lo e vender com um baita lucro. É justamente isso que sei fazer melhor, é isso que me atrai no empreendedorismo, essa é minha experiência... Tem um monte de excelente comércios por aí esperando um pouco de investimento pra decolar. Por que não aproveitar essas oportunidades? Você acha que grandes empresários gostam de morar na China, Índia ou Angola? Você acha que eles aprendem falar chinês porque acham um idioma bonito? É claro que não! Nêgo se submete a morar nesses buracos do mundo porque são verdadeiras minas de ouro esperando pra serem exploradas, um mundo de oportunidades. Brother, em última instância dinheiro é o que importa, não existe excesso de dinheiro, dinheiro compra quase tudo nessa vida...

Perante esse cenário Bia e eu decidimos ficar mais um tempo e ganhar mais dinheiro, decisão que tem se mostrado muito sensata. Não sei se teremos outro momento tão favorável a esse tipo de negócios, então o ideal é aproveitar enquanto dá. Agora que estou de cabeça fresca, sem muita pressão, tudo parece ser mais simples e fácil. O negócio que estou fazendo agora pode me render em menos um ano dinheiro suficiente pra um ano sabático em outro país. Por que eu não aproveitaria isso?

Enquanto tenho que ficar por aqui vou levando uma vida simples e desencanada. Não me preocupo mais com coisas sobre as quais não tenho controle, não tenho que me preocupar em traçar um plano de negócios a longo prazo para a empresa porque afinal de contas em breve ela será vendida, enfim, tudo está mais fácil.

Respondendo a pergunta: não, o sonho de morar no exterior não morreu, pelo contrário, está mais forte do que nunca, porém sou um cara que gosta de aproveitar as oportunidades que a vida traz.

34 comentários:

  1. Corey, vamos trocar uns emails. Tenho grana pra investir.
    Posso mandar meu e-mail pra vc ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer investir nos meus negócios? Não, obrigado, não tenho sócios.

      Excluir
  2. Boa sorte na sua empreitada, já sigo seu blog há algum tempo e espero que você consiga sair daqui.

    Sobre os EUA é algo incrível mesmo, já vi muitos empreendedores pequenos fazendo muito dinheiro, vi uma empresa de 2 irmãs que fizeram um produto de limpeza a base de vinagre, bem fundo de quintal mesmo, compraram uma máquina para encher os produtos e vendiam nos bairros locais para pequenos comerciantes e estavam faturando 400 mil dólares anuais, se elas morassem no Brasil já tinham fechado as portas ou estavam batendo a cabeça tentando comercializar.

    Brasil não é bom para pessoas que produzem, o objetivo do Governo é nivelar a população lá pra baixo, na zona da pobreza.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o Pobreta, certo?

      A burrocracia brasileira é o que mais atrapalha, as vezes o cara tem um bom produto e consumidores mas a papelada trava o negócio.

      No meu caso já sei onde a burocracia aperta então já sou preparado. Mesmo assim é frustrante.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. RAPAZ, com a internet o cara mora até no Pólo Norte e ganha dinheiro. A tecnologia ajudou muito os verdadeiros capitalistas, os que buscam mais grana.

    Como vc fala, dinheiro compra 98% dos prazeres mais importantes da vida. E as poucas coisas que ele não compra não me interessam.rsss


    Por curiosidade, vc acha que consegue sair do Brasil com 2M US$? Acho que dá uns R$ 6M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra sair do Brasil é necessário somente passaporte e uma passagem.

      Excluir
  4. A maior parte do meu intervalo passo olhando muitos blogs .. Dentre eles o seu o do " Corey" é um deles .. tinha também o " vida ruim de pobre que acabou deletando o blog. De vez enquando olho o Doutor Honorários... Mas eu tenho a vontade de sair do país o problema é que quero sair com Dinheiro .. bastante dinheiro para não voltar nunca mais ... Investir em algum país europeu e cair fora disso aqui! Tem visto especial .. mas a grana terá que ser alta ! Para mim tenho que sair para sempre .. Vejo muitas pessoas prosperando no exterior .. mas muitas tbm quebram a cara .. Então para não quebrar a cara quero sair com Dinheiro ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não necessariamente é necessário muita grana. Em Portugal por exemplo vc consegue um visto de investidor com 5 mil euros e ainda consegue usar esse dinheiro, 7 anos depois vc se torna cidadão português o que significa poder morar em qq lugar da Europa. Dinheiro tb não é sinônimo de sucesso nesse caso...

      Excluir
    2. Olá Corey,

      Pode me passar o nome do visto?
      Dei uma pesquisada aqui, e o mínimo que achei foi o de 250 mil euros para investimento em imóveis com mais de 30

      Obrigado
      Luan,

      Excluir
  5. Sou farmacêutico ... E tem gente que me diz .. Porque você não coloca uma Farmácia ? Cara se você acha burocrático montar a tua empresa aí .. não tem noção da papelada a mais que precisa para montar uma Farma ... muita fiscalização ... A margem de lucro é alta ... Só que não tem como acompanhar os outros preços das grandes redes ... As de bairro sobrevivem vendendo controlado sem receita e da cadeia ... Muitas compram produtos roubados ... Enfim é muita pilantragem nesse meio !!! Existe o empresário que trabalha certinho ? Claro que sim !!! Farmacêutico tem que ter 24 horas por dia dentro de farmácia ... O cara vira escravo do negócio .. Fora que tem que pagar 24℅ de imposto do simples nacional .. dentre outros gastos .. Me vejo investindo meu Dinheiro em Letras de Crédito Agronomiario ( LCA) , LCI ... Economizar ao máximo ... Comprar terrenos como investimento .. enfim ... Pagar o mínimo de imposto possível !!! Eu falo de pagar o mínimo de imposto ... Governo não te dá nada em troca ... Realmente admiro a sua coragem Corey de ser empresário ! Parabéns para mim não rola !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Setor regulado é uma faca de dois gumes: uma mina de ouro pra quem tem experiência e sabe como driblar a burocracia ou um inferno pra quem mete as caras sem saber ao certo o que está fazendo. Porém é um ramo daqueles que sempre digo: sempre deu dinheiro e sempre dará, sofre menos com crise e há espaço pra pequenos que possuem atitude profissional.

      Excluir
  6. Corey,

    Aproveite essas oportunidades de negócios. Mas morar no Brasil, para quem quer crescer e ter um ambiente que lhe respeite, é complicado... Hoje mesmo estava vendo uma reportagem sobre a prisão de uma quadrilha que comandou o assalto e a morte de um empresário, detalhe, o empresário tinha 100 milhões de reais. Quando vejo histórias como essa fico cada vez mais tenso... é muita insegurança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o negócio é se passar por pobre, jamais ostentar principalmente na empresa e se mandar assim que possível.

      Excluir
  7. Ola Corey, apos vc ter dito que ultimamente tem aparecido excelentes oportunidades de negocios eu fui dar uma olhada por aqui , dei uma garimpada e encontrei o seguinte negocio.
    Lanchonete Fast Food
    - Aluguel (R$ 800,00)
    - Fogão industrial com 6 bocas
    - 2 chapas a gás
    - Sistema de exaustor
    - TV 32 polegadas LCD
    - 1 freezer horizontal
    - 1 freezer vertical
    - 1 freezer balcão expositor
    - 1 balcão
    - 1 fritadeira eléctrica
    - 1 forno Elétrico
    - 1 microondas
    - 1 sistema Self-Service para mesa
    - Todos utensílios para lanchonete
    - Proximo a escolas e faculdades ...esta pedindo 35k e disse que o faturamento medio mensal é de 25k sendo 4k de lucro com possibilidade de dobrar... esse seria uma boa possibilidade? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faturamento de 25K e preço em 35k? tem coisa errada aí... O preço desse comércio deveria ser de no mínimo 80k. Quanto ao lucro, está ok mas poderia ser melhor.

      Excluir
    2. Poxa corey, investir 80k ou 35k e lucrar 4k, não seria melhor colocar o valor no tesouro?

      Excluir
    3. Uma empresa dessa deixa entre 5 e 10% ao mês, me parece mais interessante que o tesouro...

      Excluir
  8. Fala Corey, beleza?

    Como voce calcula o valor de uma empresa? % do faturamento liquido?

    Gosto muito das suas analises, da vontade de comprar empresas pra revender, mas è cada um no seu quadrado, nao sei sobre isto rs.

    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC!

      Prazer em te-lo aqui. Então, lá no começo do meu blog tem uma série de postagens falando sobre precificação. Dá uma olhada. Basicamente é aplicado um fator de precificação em cima do faturamento bruto, por exemplo, 3 ou 4 vezes o movimento. Essa característica de ignorar rentabilidade, lucro líquido e demais variáveis na hora da precificação é que torna esse tipo de negócio atrativo. É fácil achar empresa subvalorizada por estar subtrabalhada.

      Excluir
    2. Bacana Corey, por acaso ontem li alguns posts seus antigos, lá de 2012, 2013, gostei muito! Você até postava valores, muito legal.

      Vou ir lendo seu blog todo aos poucos, seus posts são sempre bons, poste mais

      Abraço

      Excluir
    3. Fico contente em ter relevância, abraço!

      Excluir
  9. E ai Corey..... Caracas velho, queria muito ter este dom nos negócios.... Não sei se vc escreveu como vc começou... Vou dar uma procurada no seu blog... se não tiver artigo... nos diga como foi seu início no mundo do empreendedorismo..... Aposto que suas histórias são melhores do que a tal de Bel Pesce.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maluco, tem bastante coisa sim, dá uma olhada nos posts de 2012/13.

      Excluir
    2. Bz Corey, vou ler seu blog do início ao fim....... Valew.....

      Excluir
  10. Isso aí Corey não desista de seus sonhos. Se prepare, organize as coisas e não ligue para aqueles que dirão que não vai dar certo.

    ResponderExcluir
  11. Eu não viveria feliz no exterior, mas acho que vai de cada um.
    Corey, qd puder atualiza meu novo endereço aí.
    http://abacusliquid.com/
    Abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala UB!

      Prazer te-lo aqui, vou atualizar. Morar fora é uma decisão muito pessoal, cada um sabe onde o calo aperta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Para começar no mundo dos negócios você recomenda o estudo dos tópicos clássicos como contabilidade, administração, gestão de pessoas, direitos trabalhistas e etc ou você acha que é uma questão de habilidades inatas?
    Porque me deparei com a oportunidade de iniciar um projeto no médio prazo e para me preparar, além do conhecimento específico, estou buscando as habilidades necessárias para "tocar o negócio", é um negócio relativamente simples, que funcionaria basicamente com a velha fórmula do lucro (lucro=receita-custos) por ser um negócio que o que se produz tem saída imediata, as vezes com preços melhores as vezes piores, mas sempre estáveis e o mais importante, rentáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, conhecimento nessas disciplinas que vc citou com certeza vai ajudar mas não é tudo. O que vale mais mesmo é prática e matemática: 1+1=2 e pronto! Negócios mirabolantes que desafiam a matemática não são pra gente que é pequeno.

      Excluir
  13. Fala Corey,

    Obrigado pela honra de ter citado meu nome aqui no seu blog e pela sua resposta à minha pergunta.
    Eu entendo perfeitamente teu ponto de vista e oportunidades não podem ser ignoradas. Principalmente qdo elas tem tudo pra agregar na realização de nossos sonhos. E que no seu caso, é morar fora.

    A vdd é que aqui no Brasil os filhos de hoje são ensinamos a buscar passar no concurso e não é nem pelo dinheiro apenas mas principalmente pela "estabilidade".
    Brasileiro em sua maioria é preguiçoso. Muitos empresários até quebram por causa da preguiça em planejar e melhorar sua empresa pra atender melhor o cliente (estrutura, qualidade no serviço e no produto, etc).
    Aí é que entra fazendo sucesso o cidadão que não espera acontecer. Ele simplesmente faz acontecer.

    Abraços,
    S&P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala S&P!

      Que isso! Sempre gosto de citar os colegas de blogosfera.

      Sobre a preguiça do brasileiro eu assino em baixo e digo mais: eu sou preguiçoso pra kct tb, sei que deixei passar várias oportunidades boas por pura preguiça.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.