segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Minimalismo e Alívio de Janeiro

Feliz ano novo!

Passei o ano novo com um grupo de amigos, papo vai, papo vai, papo vem veio a tona o assunto mais manjado de janeiro: as despesas de começo de ano.

Um dos meus amigos, 30 e poucos anos, casado, com filho pequeno, começou a calcular as despesas que teria em janeiro:

IPVA dos 2 carros (popular e intermediário): R$ 4.000,00
Seguro e licenciamento dos 2 carros (o seguro dos 2 vence em janeiro!): R$ 4.500,00
IPTU do apartamento (95m² em bairro classe média da grande São Paulo): R$ 1.900,00
Matrícula e material escolar do filho: R$ 1.000,00
Anuidade do conselho de classe do casal: R$ 950,00
Total: 12.530,00

Meu amigo estava feliz e aliviado por, pela primeira vez na vida, ter provisionado essa grana durante o ano, chegando agora em janeiro com todo o dinheiro disponível para pagar tudo a vista obtendo desconto e sem se apertar. Isso é sem dúvida louvável, eu mesmo sempre fiz isso e por esse motivo janeiro é um mês como outro qualquer. Se você tem uma despesa anual nada mais óbvio que dividir o valor por 12 e provisionar mês a mês.

Meu amigo é mais inteligente que a média mas vamos parar pra pensar um pouquinho? Ele e a esposa tem uma renda somada de R$ 7.000,00, o valor provisionado mensalmente foi em torno de R$ 1.050,00 o que representa 15% da renda do casal somente para pagamento de tributos, seguros e despesas escolares do moleque. Posso estar errado mas considero 15% muita coisa pra ser gasta com esse tipo de coisa. Na minha opinião eles possuem uma vida superior a aquela que deveriam levar, os carros estão financiados, o apartamento também assim como os móveis e eletrodomésticos. Dizem não possuir dívidas vencidas mas estão longe de ter uma vida folgada. Brincam com Bia e eu a respeito de nossas viagens e refeições em restaurantes, dizem que somos ricos. Agora vejam as minhas despesas de começo de ano:

IPVA do carro (21 anos de idade): R$ 0,00
IPVA da moto (simples, sem frescura): R$ 90
Licenciamentos: R$ 600,00
Seguros: R$ 0,00
IPTU do apartamento próprio: R$ 0,00 (pago pelo inquilino)
IPTU do apartamento onde moramos: R$ 500,00
Anuidade dos conselhos de classe: R$ 0,00 (não pagamos porque não exercemos, sabemos que será necessário regularizar um dia)
Total: R$ 1.190,00

Ok, nós somos meio extremos e levamos uma vida com poucas posses. Nosso carro é velho mas nos serve muito bem, numa outra realidade de vida ele não nos serviria, mas mesmo se precisasse de um carro melhor eu não compraria um que tivesse IPVA de R$ 2.500,00 e seguro de R$ 2.000,00. Moramos num imóvel que nos serve muito bem, não precisamos de mais, não precisamos pagar IPTU por espaço não utilizado. Nossa despesa de começo de ano é aproximadamente 1/12 da despesa deles.

A renda de casa é maior que R$ 7.000,00 mas caso eu fosse empregado invés de comerciante nossa renda seria aproximadamente a mesma que a desse casal de amigos. Mesmo ganhando mais levamos uma vida inferior a deles, perceba como o estilo de vida minimalista já me faz largar na frente ainda em janeiro, por isso eu digo que o minimalismo é o melhor amigo de qualquer pessoa pragmática. Fico extremamente aliviado em não ter essas preocupações financeiras de começo de ano.

Se você pretende ter uma vida mais tranquila e com mais dinheiro, considere diminuir suas despesas, levar uma vida frugal e com menos posses, menos dor de cabeça e menos stress.

34 comentários:

  1. Um carro em uma casa já é algo danoso, dois carros então nem se fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pos é UB, e pior que no meu ponto de vista eles poderiam muito bem se virar com um carro só!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Thomas!

      Vc é um excelente exemplo do que estou falando. Devido a suas despesas baixas vc consegue vi ver de renda passiva no dia de hoje. Ótimo que vc tem consciência que não pode deixar rolar pq a inflação vai corroer sua renda.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Oq? Um casal com renda somada de 7k? Filho? Dois carros? Imovel?
    E que porcaria é essa de anuidade de conselho de classe???
    Gostei muito desse post-realidade. Eu queria ter escrito um desses por vivenciar pessoalmente uma realidade dessas, mas "a minha volta" ninguém tem assumido oq esse casal colega seu assumiu.
    Vá nos atualizando sobre esse casal apenas com fins de aprendizado para servir como uma "experiência" humana social. Rs... (Zuando...)
    Rezar para ninguém perder o emprego! Já pensou? Tenho certeza que eles não...
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mineiro!

      Conselho de classe é CRM, OAB, essas coisas...
      Eles aparentam estar equilibrados, mas como vc disse, se um deles perder o emprego já era.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Ahh, conselho profissional... Pensei algo ligado à escola dos meninos.

    ResponderExcluir
  5. O que eu digo? Excelente Corey.

    Veja como o segundo carro que adquiri (tenho dois, estou vendendo este segundo mais caro, mas até agora nada) prejudicou minhas contas:

    IPVA do carro 1, que uso p/ passeio e trabalho:R$ 531,00 com desconto.
    IPVA do Carro 2 (despesa): R$ 1231,00 com desconto.
    Licenciamentos: R$ 300,00 (não sei o valor, mas dos dois carros não passa disto).
    Seguros: 150 (meu seguro da pick-up é associação, cooperativa, pago mensal).
    IPTU do apartamento próprio: R$ 734,00 (aumentou muito este ano, este valor é com desconto e já paguei).
    IPTU das casas e lotes: Não sei, mas não passa de uns 300,00 não.
    Anuidade dos conselhos de classe: R$ 0,00 (não pagamos porque não exercemos, sabemos que será necessário regularizar um dia)

    Felizmente também não tenho esta coisa de “Janeiro, mês de endividar, como sempre poupo, o dinheiro sempre sobra”. O mês que me preocupa é abril, do imposto de renda, este sim eu gasto muito.

    Este estilo minimalista é ótimo mesmo, imagina eu pagando 12.000 reais neste inicio de ano, com carros financiados, apartamento financiado, é desanimador.

    Meu erro que assumo é este segundo carro, comprei pro meu pai, sempre reforço, mas ele não quis e fiquei com este problemão ... Acho difícil vender antes de pagar a primeira parcela do IPVA, mas como to vendendo vou dividir, vai q eu vendo ate fevereiro ...

    Abraço




    IPVA do carro (21 anos de idade): R$ 0,00
    IPVA da moto (simples, sem frescura): R$ 90
    Licenciamentos: R$ 600,00
    Seguros: R$ 0,00
    IPTU do apartamento próprio: R$ 0,00 (pago pelo inquilino)
    IPTU do apartamento onde moramos: R$ 500,00
    Anuidade dos conselhos de classe: R$ 0,00 (não pagamos porque não exercemos, sabemos que será necessário regularizar um dia)
    Total: R$ 1.190,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é o equilíbrio, se o cara tem renda sobrando, ok, mas não é o caso. Esse casal passa apertado pra ter essa vida. É triste!

      Já tive 3 carros, sendo que o mais velho tinha 3 anos de uso, imagine minha despesa... Isso foi em outra época...

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Acho que é a primeira vez que eu deixo um recado no seu blog. Feliz ano novo pra vc. Nao entendi como seus amigos dizem que vivem sem dividas, se estão com tudo financiado? Casa, carro, até mesmo os móveis e eletrodomésticos...? Se isso não é viver com dívidas, o que seria? Desculpa, mas não entendi essa parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ficou confuso. Quer dizer que não possuem dívidas vencidas, ou seja, eles pagam tudo em dia. Obrigado por avisar, vou consertar.

      Excluir
  7. Corey, dá uma cópia do "Pai Rico, Pai Pobre" pro seu amigo, fala que é presente de natal atrasado. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madruga, eu dei o Casais Inteligentes Enriquecem Juntos no casamento deles, sempre faço isso com os amigos. Acho que não leram, rsrs!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  8. "conselho de classe de casal" que diabo é isso?

    ResponderExcluir
  9. Corey, o problema é que muitas das vezes eles necessitam do carro para trabalhar, pois pelo que voce mencionou eles pagam o Conselho profissional e entao devem ser profissionais liberais que muitas vezes trabalham em dois lugares...além do material escolar do filho....só o conselho de classe e o material escolar já dobrariam seu gasto Corey...
    Sem contar que com filho provavelmente eles tiveram que mudar para um apartamento maior ( o seu é de 1 quarto? conseguiria criar um filho em um apê de um quarto?) e as vezes proximo da escola do filho. Essas escolhas muitas vezes pesam muito no orçamento. Quero ver se consegue manter esse gasto mensal com 30 anos, filhos e uma carreira não consolidada (repare que se eles forem médicos e passaram cedo no vestibular, provavelmente conseguiram sair da residencia só com 28-30 anos...).
    Não faço esse comentário em tom de crítica, mas para mostrar que a realidade pode ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai a pé pro trabalho se quiser, mas prefere dirigir 2km pra ir e 2 pra voltar... Por isso disse aí em cima pro UB, eles poderiam ter um único carro, duvido que os dois carros somados andem mais de 800km por mês...

      Eu optei por não ter filhos, logo não terei esse gasto. SIm, eles moram num apê maior por causa do filho, eu posso morar numa kitnet sem o menor problema.

      É o ponto das escolhas que eu quero chegar: eles poderia ter escolhido coisas mais simples e estar menos enforcados: morar num apto menor (mesmo com filho), ter um só carro mais antigo (não usam muito mesmo)... Percebe onde quero chegar?

      Não são médicos, estão praticamente no topo da carreira.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, beleza, nao são médicos e estão no topo da carreira com R$ 7.000,00 ao mês???? R$ 3.500,00 então é a média desse casal no "Topo de Carreira"? Estes ae estão muito, mas muito enforcados, mesmo "parecendo" que sua saúde financeira está saudável!

      Excluir
  10. Boas,

    Eu também faço isso, divido as despesas fixas de começo de ano em 12 vezes e vou juntando ao longo do ano.

    Abraço :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluco, é um negócio tão simples... Não sei pq as pessoas complicam e se enrolam... Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Que gastos extremos! Acho que contando os gastos fixos, de manutenção e custos de oportunidade, o casal aí poderia economizar bem possuindo apenas um carro e se virando com Uber ou táxi, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, eles poderiam ter um carro só. Uber é um negócio que veio pra ajudar o controle financeiro das pessoas, é muito prático.

      Excluir
  12. Fala Corey

    Uso um indicador ultimamente que considero um dos melhores meios de controle financeiro.

    É o gastos/receita líquida...
    Procuro mantê-lo abaixo de 0,20

    Sou um cara com um estilo de vida bastante minimalista e realmente não me importo se colegas do trabalho levam uma vida totalmente diferentes da minha nesse sentido.
    Felizmente desde quando comecei a fazer o acompanhamento desse indicador, estou conseguindo cumprir essa meta...
    Acho interessante fazer um detalhamento para identificar possíveis pontos de melhora.
    No mês de dezembro, pra se ter uma ideia, o indicador ficou em 0,08 (efeito do 13º).

    Existem inúmeras formas de se fazer um controle. Na minha família, me pedem dicas de se organizar financeiramente, como se eles não tivessem a capacidade. Fico impressionado com isso.

    Enfim, já escrevi demais. O ponto é que um controle financeiro não é tão complicado quanto as pessoas acreditam ser.

    Forte abraço, Corey
    Parabéns pelo excelente post
    Um ótimo 2016

    InvestSP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc se organiza dessa maneira, ótimo! cada um deve achar uma maneira que se adeque a sua realidade. Como vc disse não é impossível nem mesmo difícil.

      AbraçO!

      Corey

      Excluir
    2. Percentual sinistro. Fiquei com inveja.

      Abc

      Excluir
  13. Conheço gente assim que depois ficam reclamando que não tem dinheiro e enchendo saco para vender seus "avons da vida"

    Adiciona ai:
    ofantasticomiseravel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito mesmo deste post.

    Confesso que me dá prazer ver eles se fodendo principalmente casadinhos com filhotes. Ganho mais que os dois juntos líquido e já acho que não conseguiria dar contar de família e aí me vem essa história pra eu ficar impressionado como tem gente nojenta e burra nessa mundo.

    Viver de contracheque em contracheque é a coisa mais terrível e idiota do mundo. Lembro quando eu estava na merda com ELPL4 caindo direto e direto e eu pensava que eu estava na merda e se perdesse emprego estaria fodido. Imagina esses dois?

    Nada paga a tranquilidade financeira. Agora que moro sozinho preciso ver essa bosta de IPTU mas vai ser baixo, acho que uns 400 ou 500. Não tenho carro então nem existe tal gasto pra mim.

    Realmente o pobretão way of life ou minimalismo como você fala é algo que só traz tranquilidade pra vida da pessoa. E tranquilidade é a principal coisa que precisamos buscar na vida tal qual a filosofia estóica diz e que hoje vejo que é a melhor coisa da vida.

    Por isso que digo, não casar e não ter filhos é a melhor coisa que se pode fazer financeiramente. Para quem é casado e não tem filhos ainda sim está menos pior pois se casou em separação total e a mulher trabalha, o divórcio tem efeito nulos no cara, a mulher é que fica com o cu na mão de perder a mamata.

    Excelente corey abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobreta!

      A vida é feita de escolhas, posso ter feito algumas escolhas ruins na vida, mas poderia ter sido muito pior, vejo muito cara enrolado por aí.

      Não seguir a manada já é meio caminho andado pro sucesso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Fala Corey,

    Gosto muito quando você faz posts mais autorais. Esse é excelente.

    Abs.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.