quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 e Planos para 2016

2015 foi um ano tenso, não vou falar aqui sobre as merdas da economia e política porque todos já sabem e outros já explicaram muito melhor que eu. Sinceramente eu sou um completo alienado quando o assunto é política e economia. Minha dieta de informação me impede de me inteirar desses assuntos, afinal por mais que eu tente entender não conseguirei por não ter o background necessário, logo prefiro saber somente as informações picadas que chegam aos meus ouvidos e olhos. No fim das contas pouco me importa o que Cunha faz ou deixa de fazer, o que Dilma cagou ou deixou de cagar. O que importa é minha vida e saber que o governo sempre vai tentar me foder, logo tenho que tentar escapar disso da maneira que for possível. Como não consigo entender o que se passa me protejo do jeito que dá, um deles é me manter fora da bolsa ou mesmo evitar ter dinheiro parado em banco. No dia de hoje, a única grana que tenho em instituições financeiras são meus FIIs. Não quero discutir se essa estratégia é fundamentada ou não, certa ou errada, apenas estou fazendo o que acho melhor, no momento atual não confio em ter grana em banco, tenho esse receio por pura intuição.

Se tem uma coisa que aprendi em 2015 é que pra viver no Brasil você não pode querer ser o certinho, o seguidor das regras. Você tem que dançar conforme a música, se adaptar e infelizmente usar muito do jeitinho brasileiro pra sobreviver. Isso é fato! Perdi saúde, tempo e dinheiro tentando escapar dos jeitinhos, fazer as coisas da maneira correta até me dar conta que as coisas no Brasil não foram feitas para funcionar do jeito certo. Viver no Brasil é jogar no modo hard! A partir da hora que me dei conta disso as coisas começaram a fluir melhor e eu me estressar menos. O ódio de fazer as coisas pelo "modo jeitinho" é muito menor que o de querer fazer pelo jeito certo e me frustrar.

Iniciei 2015 cheio de planos e ilusões a respeito da emigração. Terminei desapontado e com a realidade esfregada na minha cara que as coisas não são simples do jeito que imaginei. Ainda continuo com os planos de morar ao menos um período no exterior, mas como mamãe me disse: "seus planos só darão certo quando você calar sua boca". Portanto não comentarei mais a respeito aqui no blog. O que posso dizer é que minha primeira opção, de ir aos EUA com visto L1 é completamente inviável. É impossível de manter uma empresa aqui no Brasil enquanto estiver nos EUA, sem contar que o ingrediente principal dessa equação, a grana, está cada dia mais difícil. Não por ser difícil de ganhar (o que definitivamente não é problema no Brasil) e sim devido a conversão para o dólar.

Falando em blog, 2015 foi um ano ambíguo na blogosfera. Se por um lado tivemos discussões enriquecedoras, novos companheiros surgiram e tivemos textos de excelente qualidade, por outro lado tivemos uma invasão de haters, pessoas polarizadas, gente que não respeita opinião alheia, que se acha o dono da verdade. Acredito muito em troca de energia, lei da atração, essas coisas, portanto acredito que essa galerinha do mal traz mal fluídos a blogosfera. Sem mi mi mi ou vitimismo, mas acredito que essa carga de coisas negativas possa ter me influenciado negativamente e me ajudado a fazer cagadas. Meu objetivo para o blog em 2016 é mante-lo sem compromisso, afinal estou e continuarei trabalhando bastante logo o tempo é escasso, mas fugir de assuntos polêmicos (aprendi que jamais devo tocar no assunto mulher, casamento e filhos) e principalmente não compartilharei planos futuros. Vocês saberão o que acontece na minha vida porque acho isso válido, estou tomando atitudes diferentes (fora da caixa, como sempre), mas saberão com delay, ou seja, quando já tiver acontecido. Infelizmente quem mais perde com isso sou eu mesmo porque deixarei de discutir planos e ter opiniões de terceiros, mas acho necessário para evitar os "seca pimenteiro" da vida...

Meu objetivo para 2015 era expandir os negócios visando somente lucro, nada de mi mi mi de "propósito", "mercado", "paixão por empreender", nada dessas frescuras, o objetivo era grana e ponto final. No começo do ano eu disse: "medo eu tenho, mas quando eu não ligava pra essa história de política eu arriscava muito mais e ganhava muito mais, meus negócios dependem mais de mim que da política e economia do país." Isso se mostrou verdade. Arrisquei pra caralho em 2015, colocando inclusive minha saúde em risco, fiz negócios malucos, coisas que não recomendo nem pessoas experientes fazer. Deu certo, muito certo, bem mais certo que o esperado (olhando do ponto de vista financeiro). Obtive retornos espetaculares mas insustentáveis no longo prazo. Tem muita coisa acontecendo nesse sentido, mas como disse, compartilharei quando tiver passado. Para 2016 o plano é seguir capitalizando do jeito que der.

Infelizmente não consegui viajar em 2015, mas não estou triste por isso, não dá pra ter tudo na vida. Consegui muita coisa esse ano, então estou de boa... Provavelmente 2016 será a mesma coisa. Não progredi muito no inglês, mas acredito que ao menos consegui manter o nível, culpa da falta de tempo e também da preguiça. O que fodeu de vez foi a saúde. Devido a carga altíssima de trabalho não consegui manter um ritmo legal de exercícios, e principalmente relaxei na alimentação. Comida é meu ponto fraco, gosto de comer porcarias. Agora no fim do ano voltei a andar de bike o que tem me ajudado ao menos a não engordar mais, o que já é um progresso. Em 2015 engordei alguns bons quilos, tive um princípio de infarto, fui parar no hospital, ou seja foi uma bosta completa. Hoje entendo o porquê da grande maioria dos executivos e empresários terem suas saúdes fodidas e esse é mais um motivo pelo qual não quero ser assim. Melhorar a saúde é o principal objetivo que tenho para 2016.

Eu gostaria muito de compartilhar meus planos para 2016 de maneira mais concerta, mas como disse acima, não farei isso. Aguardem os próximos meses, garanto que terá muita informação legal pra quem pensa fora da caixa e não faz questão de seguir a manada. Abraço!

42 comentários:

  1. Isso ai Corey, tenho me inspirado em algumas ações que você tomou pra conquistar sua tranquilidade financeira!!, é uma pena não saber quais serão seus passos daqui pra frente, pois é interessante analisar de perto mesmo estando no anonimato.

    Casamento é um assunto que é TABU tenso na blogosfera de finanças, penso em nem comentar também, nem a meu respeito, quanto mais opinião sobre isso...bom...2016 vamos capitalizar e ja era!sucesso!!

    Pobre de Merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre, eu gostaria tanto de abordar certos temas aqui na blogosfera, mas infelizmente não rola... Não sou melhor que ninguém mas acho que algumas pessoas não estão preparadas pra entender opiniões muito diferentes que aquelas impostas pela sociedade.

      Excluir
  2. No dia que eu publiquei que tinha comprado um poçante os haters caíram matando no meu blog rs. Imagina o dia que eu disser que juntarei as escovas! Infelizmente muitos que nos leem tem uma visão engessada e míope dos diversos assuntos do cotidiano. Há aqueles que se arriscam a dizer o que pensam e há aqueles que preferem evitar esse tipo de confronto que cá entre nós, é desnecessário. Entendo sua situação.

    Quem perde é a blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Centavos!

      Acompanhei o que aconteceu com vc, é ridículo, o povo não entende que carro pode ser um ativo não só financeiro mas sim pela qualidade de vida. Infelizmente a blogosfera perde mas nós tb perdemos pq não podemos discutir coisas que pdoeriam nos ajudar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Olá, Corey!
    Infarto? Não brinca, colega. Você deve ter a mesma idade ou um pouco mais jovem do que eu. Cada um sabe onde a coisa aperta, mas a saúde e o bem-estar físico são o que nos dão sustentação. Mente sã, corpo são. Quando estamos bem fisicamente, e mentalmente, tudo fica mais fácil: ganhar dinheiro, aprender inglês, pensar e agir sobre emigração, etc.
    Tenho certeza que isso é tudo sabido por você, mas às vezes é preciso refletir e refletir a respeito para que possamos agir.
    Comida? Estou sentido uma falta de umas belas pizzas brasileiras que você nem imagina:)
    É isso, um bom ano de 2016 para você, espero com muita saúde e mais paz de espírito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Soul!

      Pois é cara, esse ano foi tenso, mas agora estou agindo pra resolver esses problemas o que me deixa bem mais tranquilo melhorando minha saúde indiretamente.

      Com certeza pizzas estão entre as qualidades brasileiras, abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Sou executivo. Minha saúde foi para o espaço após anos de stress violento, jogos políticos intensos e agora a economia indo ao buraco.
      Também, tive problemas de saúde sérios ... Ainda estou tendo.
      O que você disse é verdade há muitos executivos e empresários totalmente ferrados, o stress é um assassino que vai lhe matando ano após ano ...

      Excluir
    3. O stress mata pouco a pouco, minha sorte é que não consigo ficar estressado, ou seja, fico estressado devido ao stress, rsrs! Aí acabo me dando conta disso e consigo diminuir.

      Excluir
  4. Ansioso pelos próximos posts , será que não tem nem uma prévia do que aconteceu nesses ultimos meses que voce ficou sem postar? Ou esses projetos ainda estão em andamento ?

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tem prévia sim, só olhar os posts anteriores dá pra ter uma ideia do que está rolando.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. A galera por aqui costuma pregar pragmaticamente a não posse de um carro? Essa é minha opinião sobre isto: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6582551318931048634#editor/target=post;postID=2678106964385339985;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=5;src=postname

    ResponderExcluir
  6. Ola Corey, uma pena vc não compartilhar seus planos. Gostaria que vc ignorasse os haters(modere os comentários) e postasse suas ideias e projetos. Seu blog tem conteúdos muitos bons(eu já li todos os posts que tem a tag empreendedorismo/empresa) . Seu blog junto com o do Rover considero os melhores da blogosfera.

    Sobre saúde, recomendo que vc leia um livro chamado: "A semente da vitória" - Nuno Cobra. Tem um linguagem simples e direta sobre como ter saúde, fala como se alimentar, como se exercitar. É muito bom! Nuno é um preparador físico de celebridades(Senna, Mika Hakkinen, Abilio diniz e outros).

    Acredito que vc irá gostar, pois é um método simples que ele passa no livro, voltado especialmente para pessoas 'normais'.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu pela dica, vou procurar esse livro, a tempos estou procurando algo assim pra me ajudar, abraço!

      Excluir
  7. Ola Corey. Eu disse tambem sobre isto, nao existe ser correto no Brasil.

    Para ligar agua na obra, tenho que pagar por fora.

    Para aprovar alguma documentacao, sempre tem que ter o 'cafezinho'.

    Aprendi a dancar conforme a musica.

    Aqui estamos no anonimato, entao aqui conto muita coisa por este motivo.

    Mas algumas eu mantenho ocultas: Quando me acionaram na vara trabalhista, esperei 1 mes antes de postar, pois sabia que muitos torceriam contra ...

    Nao desanima que 2016 sera melhor.

    Abraco

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VDC!

      Tenho contato com uma pessoa que trabalha com construção e ele me relata a mesma coisa, que é preciso molhar a mão de todo mundo pra conseguir as coisas com rapidez. Não tiro sua razão, tb tenho que fazer coisas que não gostaria pra manter meu negócio funcionando.

      AbraçO!

      Corey

      Excluir
  8. Fala Corey


    Ano complicado esse 2015. Parece que foi o contrário para nós. Pra vc foi financeiramente positivo e na parte da saúde foi ruim. Pra mim foi financeiramente ruim e na parte da saúde foi bom.


    Sua mãe tem razão, a minha tbm fala a mesma coisa. Não fique comentando seus planos com os outros. Principalmente em relação à imigração. O Brasil é igual uma cadeia. Quando vc pretende fugir dela, vc nao conta o plano pra todos os presos, pois a chance de "melar" a fuga se torna maior.


    O negócio é dançar conforme a música, fazer o nosso melhor e tentar melhorar. Usar os buracos que nossa sociedade infelizmente possui pra tentar lucrar. Depender de governo pra qualquer coisa aqui é burrice mesmo.

    Te desejo um 2016 de mais saúde e tranquilidade, que vc continue tendo sucesso nos seus negócios e te desejo segurança, afinal moramos em Hell Paulo. E é claro, desejo tudo de bom pra sua esposa e familiares.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rover!

      Exato, foi bem o contrário, meu corpo tá uma bosta mas o bolso tá legal.

      Sua analogia com a cadeia está certa, estou fazendo isso, ficando calado. Só vou compartilhar minha história no futuro pq acho uma maneira de ajudar as pessoas (conforme conversamos naquele dia).

      Ótimo 2016 pra gente, abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Fala Corey,

    Comecei a acompanhar seu blog há pouco tempo mas o achei um dos melhores da blogosfera de finanças.
    Cara, se não for pedir muito, você poderia postar falando mais sobre empreendedorismo, no sentido de como você faz (tem a idéia, monta um plano de negócio, etc ou se já parte pra ação sabendo o que quer fazer, e também como busca capital pra começar).
    Estou querendo começar a empreender mas ainda me sinto muito inseguro e incapaz de dar o primeiro pontapé.
    Abraço e sucesso nos seus planos em 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, já falei bastante sobre isso mas basicamente é o seguinte: não faço plano de negócios, não fico desesperadamente buscando oportunidades, uso somente capital próprio ou alavancagem direta com o ex proprietário da empresa, nada de bancos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Acho que as postagens do marcador empreendedorismo vão ajudar bastante o colega, principalmente aquela que vocÊ explica como compra uma loja em funcionamento. Deixo minha dica de postagem par ao anônimo:
      http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2015/03/empresas-nanicas-x-grandes-escala.html

      Excluir
  10. Fala Corey!
    As vezes a gente precisa de novos ares.
    Eu no seu lugar pensaria e transformar alguns funcionários em sócios, repensar em expandir seus negócios em franquias e/ou procurar interessados na compra de seus empreendimentos.
    Ainda negociava como forma de pagamento ações da empresa compradora como segurança de uma possível quebra financeira, feito isso iria botar em pratica a emigração e fazer novos negócios internacionalmente.

    Costumo escutar muitos Podcasts sobre negócios, é muito inspirador ver outros compatriotas que conquistaram a IF e mesmo assim continuam trabalhando e pensando cada vez em expandir mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tudo isso que vc sugeriu é lindo na teoria mas um pesadelo na prática, além disso minha empresa é pequena, não existe viabilidade pra isso.

      Excluir
  11. Tem algumas situações que não dá pra deixar solto. Opiniões diversas é legal faz parte e acho que isso é onde esta o maior poder da internet, mas quando vc começa a perceber que algo está sendo colocado de forma provocativa aí talvez seja preciso alguma atitude mais enérgica.

    Melhor coisa para hater que eu faço é deletar.

    Qualquer um que post algo um pouco mais acalorado no meu blog é sumariamente deletado. Não tenho discussões do tipo por lá, não que elas não existam, mas que eu tento controla-las.

    Certa vez um me mandou mensagem dizendo que excluir os posts dele, que isso não era democrático. Eu só disse a ele que sim meu blog era como uma ditadura ou seja lá oq ele queira categorizar, mas que eu iria fazer o possível para manter a qualidade das discussões se ele queria compartilhar a opinião dele sem base alguma que ele faça isso lá no seu quintal. Xinga no Twitter reclama no facebook mas aqui não, quer criticar tenha pelo menos senso pra isso, não adianta chegar colocar duas frases provocativas e sumir.

    Eu assumo o meu blog como um registro de navegação onde vou tentando descrever os passos da minha caminhada rumo a IF nesse registro vão ter sucessos e falhas miseráveis isso tudo faz parte. Particularmente acho importante compartilhar essas tentativas/erros isso enriquece-nos como pessoas.

    No mais que venha 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD, tb costumo dizer que meu blog é uma ditadura e que não há democracia aqui, aliás não acredito que democracia do jeito que conhecemos é o melhor tipo de governo.

      Eu deleto os posts dos haters mas mesmo assim a presença deles me incomoda, além disso tento sempre publicar opiniões contrárias e as vezes fica difícil saber se eles querem argumentar ou simplesmente encher o saco. Infelizmente internet tem essas merdas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Se querem entrar na sua casa, comportem-se. Cada ambiente tem suas particularidades.

      Excluir
  12. http://www.marksdailyapple.com/

    Fica a dica Corey!

    Simples,fácil e ainda da pra treinar um pouco o inglês!

    ResponderExcluir
  13. Cara, seu blog está melhorando, sua postura de querer ganhar dinheiro e não se preocupar com governo é a melhor coisa.


    Não concordo com muita coisa que você fala, no entanto sua ideia de jejum de informação é uma maravilha.Funciona mesmo. Não me preocupo mais com os políticos malandros, da esquerda e da direita, que estão aparecendo toda hora na tv, posando de bonzinhos.Só quero saber dos balnços e dos proventos dos meus fiis.

    Entrei na bolsa para ganhar dinheiro, vou dedicar meu tempo para isso, minhas energias. Se desperdiçar com política, estarei fud....

    Quanto mais ideias a respeito de ganhar dinheiro houver, melhor para mim. Pretendo alugar um imóvel depois ler coisas favoráveis do Viver de Aluguel.

    Força e lucros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos que concordar com tudo, temos é que ver opiniões diferentes. Pois é cara, a dieta de informação literalmente salvou e salva minha vida. A carga de informação passiva que recebemos diariamente já é demais, não vejo sentido em buscar mais informação.

      O Viver de Aluguel é um excelente exemplo do que sempre disse, desde o começo do blog: o que dá dinheiro é aquilo que sempre deu. O negócio dele é um dos mais arcáicos que existem mas mesmo assim continua dando certo, não é preciso reinventar a roda.

      AbraçO!

      Corey

      Excluir
  14. Não deixe aqueles que não gostam e vêm azucrinar ditarem o que você deve ou não escrever.

    Coloque os assuntos, mesmo que polêmicos e filtre o que é crítica construtiva do que é provocação.

    Você que gosta de anônimos precisa aprender a conviver com eles. :)

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que não gosto de polêmicas e a carga negativa que uma polêmica trás não é saudável. Então evito polêmica não pelos outros e sim por mim mesmo.

      Excluir
  15. Olá Corey!! Muito dinheiro e saúde para todos em 2016!!!
    Já acompanho seu blog desde o ano passado, mas somente esse ano passei a comentar. Gosto muito das suas postagens e pegando o marcador empreendedorismo é possível perceber sua evolução como profissional durante os anos.
    Eu aprendi muita coisa sobre empreendedorismo na prática e isso refletiu tanto no meu trabalho quanto na ajuda que dou ao meu irmão que também possui estabelecimentos comercial. Além claro de além do seu blog e de outros que acompanho, ter reforçado as minhas ideias da importância de investimentos, economia e o controle de consumo excessivo.
    Infelizmente com quase todas as pessoas que tenho contato o ano de 2015, teve algum problema, seja de saúde, pessoal, social, profissional entre outros. Porém apesar do clichÊ com isso é possível ganhar aprendizagem, maturidade e atenção.

    Infelizmente assuntos que tocam no estilo de vida de cada um, geram bastante polêmica, isto se deve o fato de que muitas pessoas acham que seu estilo de vida é o mais correto e todos devem seguir aquilo e quem não segue tal coisa tem que ser massacrado, é um aprendizado diário conviver com as opiniões diferentes da gente e você está certo em bloquear os comentários ofensivos.
    Sobre a sua dieta de informação é uma excelente ideia eu mesma não procuro um entendimento muito grande de assuntos que não envolvam diretamente meu trabalho, pois sei que nunca vou ser expert em tudo e também não tenho poder para mudar as coisas, o que na maioria das vezes só causa frustração.
    Foque na saúde em 2016, pegue um texto que você escreveu da importância da disciplina e utilize, pois ela é a chave de tudo mesmo.
    E compartilhe suas conquistas depois que elas já estiverem certas, pois a discrição realmente é muito importante na fase inicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires!

      Gosto muito dos seus comentários, sempre sensatos e moderados, legal é o fato de vc ser a única mulher (ou ao menos a única pessoa que se declara como tal) aqui no meu blog.

      Fico muito feliz em poder ajudar, esse é o objetivo do blog. Gosto de aprender pelos exemplos então tento colocar minhas experiências para que as outras pessoas aprendam algo.

      Vc tem razão, algumas pessoas acham que seus estilos de vidas são perfeitos e os mais certos e isso está longe da verdade. Por ter um estilo de vida bem particular consigo enxergar essas diferenças como algo saudável.

      A dieta de informação é algo maravilhoso, só faz bem e traz aumento da qualidade de vida. Mesmo sem querer somos bombardeados por informações todos os momentos, não tem pq procurar mais.

      Obrigado pelas palavras, abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Corey, parabéns por mais um ano de blog, sempre trazendo textos muito interessantes, sempre paro o que estou fazendo pra ler seus posts novos rsrs.

    Nossa blogosfera carece de maturidade para lidar com algumas questões mais polêmicas. Mesmo discordando de você em várias questões postadas aqui ao longo do ano, sempre achei ótimo a forma como você as apresenta, sem medo de polêmica. É bem chato mesmo quando alguém entra no seu blog pra falar merda ao invés de argumentar de forma civilizada, mas continue com o excelente trabalho, pra cada hater que comenta tem outros 50 visitantes que lêem e absorvem algo útil, mesmo não concordando.

    Feliz 2016! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nerd!

      Maturidade infelizmente anda em falta mesmo, mas não é só na blogosfera e sim na sociedade como um todo, o pessoal não teve um desenvolvimento intelectual interessante nas últimas décadas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Corey, desejo bons ventos em 2016 e muita saúde.
    O lance de saúde é complicado, esse ano eu havia me planejado para surfar mais, só que não consegui me organizar e tudo foi para o espaço, vou continuar tentando manter a saúde em ordem em 2016.
    Você já viu o site www.brasil1000.com.br? Eles anunciam alguns negócios, você tem algum outro sítio acerca desse assunto para recomendar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey, estou pesquisando bastante para comprar um negócio, vi algumas oportunidades com estacionamentos com lucro entre 4% e 5% em relação ao valor investido. Eu estou pesquisando negócios que demandem menos acompanhamento, para não precisar me desligar do meu atual emprego. Você acha que esses 4% de lucro em relação ao valor investido é realmente viável?

      Excluir
  18. Corey, comentei em um post antigo ai que nem lembro rs, o que você faria se os planos de emigração minguassem de vez, então segue mais do que penso.
    Continue trabalhando neste plano, mas pense com calma que estilo de vida você poderia ter aqui no Brasil mesmo que satisfizesse você e a Bia, ou seja uma cidade legal, o tipo de atividades, e claro viajar com alguma frequência, e porque digo isto? Porque as vezes detonamos nossos emocional, nossa mente, nossos anos de vida (que não voltam mais) aficionados em um objetivo, acreditando que tudo só fará sentido quando o alcançarmos, mas a verdade é que o relógio já está correndo. Não conheço sua realidade e quais os novos planos que você tem, então pode ser que esse comentário nem faça sentido para você, mas fica ai algo que tenho praticado, a resiliência; de uns tempos para cá eu comecei a me moldar as oportunidades e acontecimentos e como nunca, tenho andando tranquila. E por irônico que pareça, oportunidades de viver coisas que eu desejava tem surgido, por meio de caminhos diferentes daqueles que eu havia traçado.
    Grande abraço e que 2016 seja um ano de aprendizado e realizações para todos nós, e se der de quebra que tenha menos haters na internet rs, esse ultimo é mais difícil mas não custa desejar rs.

    Sandra

    ResponderExcluir
  19. O canadá oferece gtandes oportunidades. Pode ser melhor. Eles estao com um processo rapido e facilitado (express entry)

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.