terça-feira, 1 de setembro de 2015

Resumo - Agosto/2015

Tá foda! Isso resume muito bem o mês de agosto. Acho que nunca trabalhei tanto na minha vida, a terceira loja está me sugando tempo, já que estou no operacional para poupar uma grana com funcionários. Ao menos o faturamento está interessante, consegui aumentar 20% nesse primeiro mês completo. Isso que estou fazendo é algo pra curto prazo, não tem como fazer isso pra sempre. Estou na ativa durante 17 horas por dia de domingo a domingo. Espero que no fim das contas esse esforço seja recompensado.

Falando em funcionários esse mês dei uma limpa nos funcionários das lojas, despedi os que estavam chorando demais ou causando algum tipo de problema, fiz um remanejamento entre os restantes e no fim das contas percebi que eu tinha gente demais e o que faltava era uma organização melhor. O choro é livre, mas se chorar enxugue suas próprias lágrimas. Isso faz parte da estratégia sangue suga.

Devido a essa rotina maluca não estou tendo tempo para minhas coisas pessoas como escrever para o blog, academia e inglês. Infelizmente o prognóstico para os próximos meses é o mesmo. No pain, no gain, já diria a velha frase...

As demais lojas estão estabilizadas, ainda não senti diretamente a crise no bolso, mas posso sentir de maneira indireta. Acredito que ainda segurarei a barra até o fim do ano porque daqui pra frente o faturamento historicamente sobe, mas não sei como será esse Natal nem o ano que vem. A imprevisibilidade é sem dúvida o pior risco que o empreendedor tem que enfrentar. É impossível fazer planos pra longo prazo, por isso vou levando um dia de cada vez e aproveitando as oportunidades que aparecem. Muitas vezes o que aparece não é bem aquilo que queríamos para aquele momento, porém, é o que tem pra hoje... Não dá pra esperar o cenário ideal, o negócio ideal... Tem que abraçar aquilo que aparece.

Tá foda mas não tá ruim, pelo contrário, a grana está pra quem tem coragem de busca-la. Mais uma vez eu repito: se sua vida é uma merda, levante essa bunda obesa e flácida do sofá e vá para o mundo real correr atrás do dinheiro e de melhores condições de vida. Quisera eu ter mais dinheiro no momento atual, abro o OLX e vejo dezenas de bons negócios em potencial a venda, agora é a hora que separa aventureiros de profissionais e esse segundo grupo pode ganhar muito dinheiro em cima do primeiro. O que vejo de empresinhas de 70/80k de preço e que podem gerar 4/5k de lucro líquido por mês... Se eu tivesse mais grana agora era a hora...

25 comentários:

  1. Fala corey!
    Em outro post vc podia dar exemplos dessas empresinhas e do pq elas gerariam tanto lucro.
    Fica a sugestão.

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz algo sobre isso no começo do blog, vou fazer novamente pq agora a realidade econômica é outra, abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Ao terminar de ler o post, eu ia comentar exatamente isto. Por favor fazer um post sobre isto Corey. Ainda mais vc que tem uma visão empreendedora e empresarial (já que atualmente é um).

      Excluir
    3. Essa repostagem será interessante. No aguardo.
      Abraços

      Excluir
  2. Corey

    Parabéns pelo alto nível dos seus artigos.

    Que oportunidades vc enxerga no olx? que ramo de negócio? lanchonete, restaurantes?

    Abraços

    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!

      Vejo bons negócios em diversos ramos. Tem muita gente enforcada com o custo que só aumenta e o faturamento que tende a cair com a crise, aí surgem oportunidades pra quem tem grana e vontade de trabalhar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Corey também sugiro que faça um post sobre as empresinhas de 80k que faturam 5k líquido. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Corey eu gosto muito de uma coisa que eu escutei de um velho amigo do trabalho... 'Pra quem sabe fazer é fácil, para quem não sabe é muito difícil', quando você fala das oportunidades de empresas no OLX eu estou extremamente de acordo, mas esse lucro de 5k será realizado de maneira mais rápida por uma pessoa experiente como você, as pessoas que não dominam o riscado vão ter ralar bastante e até estar preparadas para alguns prejuízos para obter o conhecimento necessário para fazer as empresas rodarem, o que no fim vai de encontro com o final do seu post, quanto mais tempo você demorar para levantar a bunda da cadeira, mas difícil vai ficar para você ter o conhecimento necessário para conseguir agarrar as oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista!

      Vc está 100% certo, é isso mesmo, pra quem sabe fazer é fácil o que pode se tornar uma imensa fonte de dor de cabeça pra quem não tem experiência, mas como tudo na vida sempre há um começo e de alguma forma a pessoa deve começar. Eu mesmo já relatei aqui no blog como foi difícil meu começo de vida com empreendedor, perdi dinheiro que nem sei quanto, etc.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  5. E aí Corey, beleza?

    É a pura realidade, estamos em um momento onde muita coisa "se desvaloriza" e onde podemos comprar a preço de bananas..

    Teus textos são demais!

    Ars Diavoli

    ResponderExcluir
  6. Corey,

    Penso a mesma coisa! Abro a OLX e fico horas analisando tudo! Flats, terrenos, kitnets, comércios, lojas, postos de gasolina.
    Só queria ter dinheiro pra aproveitar tudo, mas só de ter uma mentalidade que busca esse tipo de coisas, já me orgulho de mim mesmo. Claro que é preciso agir pra se diferenciar, mas na hora certa eu irei fazê-lo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PR!
      No OLX, ML, ZAP, tem milhares de opções de maneiras de ganhar dinheiro desde que o cara pense fora da caixa e assuma algum tipo de risco. Sempre os melhores retornos estão naquilo que pouca gente se da ao trabalho de fazer.

      AbraçO!

      Corey

      Excluir
  7. Corey,

    "Falando em funcionários esse mês dei uma limpa nos funcionários das lojas, despedi os que estavam chorando demais ou causando algum tipo de problema".
    uma coisa que gosto muito neste blog é que os assuntos são tratados de maneira prática, tudo que você fala sobre empreendedorismo é prático e não no modo SEBRAE. A partir dessa sua citação relativa a funcionários, sugiro uma postagem a respeito do modo que você lida com eles. Você trabalha de maneira mais amiga? é o "chefe fdp"? dá feedback? O tema liderança é outro muito gourmetizado, queria ler uma abordagem pratica sobre o assunto.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um post exatamente com essa temática no forno, aguarde...

      Excluir
  8. Corey, vc tem alguma experiencia ou conhecimento por ouvir colegas comerciantes no ramo da alimentação?

    Explico, sou um "advolixo" como chamamos no blog do pobreta. A profissão para quem é novo e não tem contatos (nem jeito ultra-extrovertido fazedor de amigos e contatos) está MUITO ruim. Foram 5 anos de faculdade + passar na OAB para oferecerem salários de 1000, 1300, 1500 reais (cidade de Santos, tem uns 500k habitantes, o maior porto da américa latina, não é nenhuma cidadezinha, e em SP capital tá na casa de 2000-3000 pelo que vi).

    Na faculdade eu tinha a ideia de abrir um escritório, o problema é que não tenho clientes próprios e vejo que não terei muitos. Não sou o tipo extrovertido, apesar de não ser nenhum inapto social também. Não vejo muito futuro na profissão exceto virar um parasita concurseiro.

    Enfim, pensava então em empreender, o que fica complicado sem capital (moro sozinho e não sobra nada da miséria que ganho).

    Recentemente minha avó comentou por cima que querem vender a cantina de faculdade que ela e meu avô possuem. Ela disse que também pensava em arrendá-la. Pelo que ela falou cobraria um aluguel de 9-10 mil reais e ainda sobraria para o arrendador 7-8 mil, ou seja, o negócio deve dar algo entre 16-18 mil líquido por mês.

    Na hora não falei nada, ela falou por cima, apenas um comentário. mas fiquei interessado.

    O que você acha? Algum comentário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ser objetivos:

      1- São poucos os cursos universitários que realmente valem a pena no Brasil, a grande maioria é caça níquel, o aluno fica deslumbrado com as pseudo oportunidades pós faculdade, mas na prática poucos conseguem uma colocação decente pelo simples fato que são poucas vagas.

      2- Alimentação sempre foi e será um negócio viável. É o que digo, o dinheiro vem daquilo que sempre deu. Comida dá dinheiro, comida enfrenta crise relativamente bem, porém comida dá trabalho e exige muita dedicação do dono.

      Espero ter sido útil, abraço!

      Corey

      Excluir
  9. COrey, vc podia fazer um post com análise de empresas de verdade, tipo entrar em um desses sites e dar uma cavocada nas ofertas lá e selecionar duas ou três e dizer porque você compraria aquela, em quais condições, o que daria para fazer para lucrar quanto. Lógico que seriam cálculos aproximados, mas seria legal ver suas habilidades de análise de um comércio "na prática". Podia também escolher duas out três que fossem "frias".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz isso nos primórdios do blog, se vc fuçar vai achar, mas vou fazer novamente, abraço

      Corey

      Excluir
  10. O único lucro que eu tirei nessa crise foi de 60 reais. Comprei um PSP por 220 e revendi por 280,hahahaha.

    ResponderExcluir
  11. Lendo alguns artigos antigos, gostei muito de um que cita as "Pérolas do Empreendedorismo"

    Guilherme

    ResponderExcluir
  12. Corey, finalmente criei meu Blog ... Dá uma passada lá, e se puder indique aos colegas. Trabalho tipo o Pobretão (mesmo salário eu acho), mesma idade, e invisto em construção de imóveis, e agora com aportes p/ FIIs inicialmente, após ações e renda fixa ... Com paciência e tempo. Espero trocar ideias com você! Abraço

    ResponderExcluir
  13. Grande Corey,

    A situação da minha empresa está bem parecida com a sua.
    A crise passou reto e foi bater na porta do vizinho, mas o cenário é esse mesmo que você escreveu.

    Corey, você tinha 1 loja a pouco tempo atrás e agora está com 3, acho melhor você esperar consolidar bem elas antes de dar o próximo passo.
    Mas o que você disse é verdade, tem muito coisa boa surgindo por aí e acho que vai continuar surgindo por um bom tempo agora.

    Abraço

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.