domingo, 16 de agosto de 2015

Haters e Projeto Novo

Após algumas semanas fora estou de volta. Como disse no último post estou me dedicando a um projeto novo e como tudo na minha vida é 8 ou 80, estou a "80" mergulhado nesse projeto que descreverei mais a baixo, mas antes gostaria de comentar algo que me incomodou nessas semanas que estive ausente.

Mesmo ausente da blogosfera procurei entrar com certa frequência no blog a fim de liberar os comentários, sei o quento é desagradável comentar num site e não ver o comentário publicado, por isso fiz questão de achar 2 minutinhos a cada 2 ou 3 dias na minha rotina de 16 horas de trabalho por dia pra liberar os comentários, peço desculpa por não ter conseguido responder a todos (aliás, acho que não respondi a ninguém...). É legal entrar no blog e ver comentários de pessoas incentivando, desejando sorte no novo projeto, pessoas curiosas sobre o que se trata, etc. Agora o que é desagradável demais é ver a quantidade enorme de comentários de haters, comentários estúpidos, agressivos, mal educados, fora de contexto, xingamentos, etc. Coisas totalmente desnecessárias e que prefiro achar que foram feitas por crianças de 11 anos que não tem mais o que fazer. É estranho como de tempos em tempos os haters aparecem todos de uma vez tentando poluir meu blog (não sei se isso acontece com os outros colegas blogueiros, por favor digam nos comentários). Esse tipo de coisa desanima, tento fazer um blog interessante, falar um pouco sobre empreendedorismo, um assunto tão mal discutido no Brasil; falar um pouco das minhas opiniões que vão contra o senso comum e assim estimular discussões saudáveis. Não sou dono da razão, meu conhecimento sobre finanças (assunto principal da blogosfera) é limitado, meu conhecimento sobre empreendedorismo é empírico e cheio de erros... preciso e quero aprender muito mais que ensinar! Agora essa gentalha que vem aqui só pra encher o saco não agrega em nada e só me faz perder tempo pra apagar comentários... Como sabem, não aceito provocação, não publico comentários ofensivos, esse blog não é democrático, não quero ibope, a mais de um ano minhas visualizações dificilmente saem de 1200 por dia, pra mim está de bom tamanho. Quero qualidade, não quantidade, não preciso de gente idiota frequentando minha página, prefiro deixar espaço para o pessoal de alto nível intelectual que contribui com discussões saudáveis.

Bom, deixando o xoxorô, vou falar do que interessa: meu novo projeto.

Quem acompanha o blog sabe que estou de saco cheio das minhas lojas que embora me proporcionem uma renda bacana, me trazem muita dor de cabeça, a maioria provocada por nosso querido governo intervencionista. Faz algum tempo que iniciei o que chamo de "operação sangue suga" que nada mais é que tirar o máximo de lucro possível das lojas e depois vende-las. Então dentro dessa realidade pode parecer contraditório mas,,, eu comprei outra loja! Sim, entrei de cabeça em outra loja, mesmo com essa avalanche de problemas que as outras lojas já estavam me dando, procurei sarna pra me coçar... Acontece que empreendedorismo é igual crack, uma vez que você prova e gosta, dificilmente vai largar. É tipo jogo, o cara é viciado em blackjack e não consegue parar de jogar, só que no meu caso a chance de retorno é muito maior.

No meio do mês passado fui procurado por um velho conhecido que estava com problemas pessoais e precisava de dinheiro rápido, decidira vender uma de suas lojas. A loja é pequena, não está quebrada, mas também não está no auge, há uma certa margem de melhora. Está bem cuidada, relativamente bem estocada, com uma equipe de funcionários razoável, ou seja, um negócio fácil de tocar, que não exige muito trabalho. Foi tudo muito rápido, negociamos como cavalheiros, acordamos tudo no bigode e em 2 dias eu já estava assumindo a loja (calma, a papelada já está feita, rsrs). Paguei a vista, usei a grana que estava aguardando na poupança e meu carro (estou sem carro pela primeira vez em 15 anos!), estou descapitalizado, mas é questão de poucos meses pra tudo voltar a normalidade.

O pulo do gato do negócio foi o valor da compra, deflacionado em torno de 30% sobre o valor a vista. Por exemplo: o valor do negócio no praxe seria 100 bananas (sendo 50 bananas de entrada e 10 prestações de 5 bananas), o valor a vista seria 80 bananas, mas acabei pagando em torno de 55 bananas. Já conhecia a loja, inclusive os números, então a avaliação foi muito tranquila, sem mistérios e pegadinhas, foi um negócio preto no branco, o vendedor sabia que precisava abrir as pernas pra vender rápido, eu tinha a grana, portanto foi tudo redondinho.

Os plano inicial pra essa loja é o seguinte: melhorar o faturamento em 30%, fazendo o valor venal subir para 150 bananas (no meu ramo quanto maior o faturamento, maior a precificação, além disso colocarei minha marca o que agregará ainda mais valor a loja), depois vende-la por 200 bananas num negócio fora do praxe, ou seja, sem entrada, parcelamento maior, um negócio de irmão. Já tenho um comprador em potencial. Se tudo correr como o planejado o negócio será concluído até o final do ano com os seguintes números:

Valor de compra da loja: 55 bananas
Valor investido na loja (estoque, pequena reforma): 5 bananas
Custo total: 60 bananas

Valor de venda da loja: 200 bananas
Lucro de 5 meses trabalhados: 50 bananas
Lucro bruto: 250 bananas

Lucro líquido: 190 bananas

Esse é o plano. Vai ser realizado? Não faço ideia... mas se for me trará uma boa rentabilidade a troco de uma boa dose de trabalho também. Vou manter a loja com o mínimo de funcionários possível, intercambiarei alguns com as outras lojas, abaixarei o custo operacional o máximo possível. Aqui é treidi mermão, vou treidar com essa loja e realizar um lucrinho maomeno!

NÃO RECOMENDO ESSE TIPO DE NEGÓCIO!!!!!!!! AS CHANCES DE QUEBRAR A CARA SÃO ENORMES, LEIA BEM ESSA PORRA!!!!! ISSO NÃO É NEGÓCIO PRA AMADOR, ISSO É NEGÓCIO PRA GENTE MALUCA COMO EU, PORTANTO NÃO TENTE ISSO EM CASA!!!!!

Estou cansadão, trabalhando pra caralho, agora são 3 lojas pra administrar sem contar que estou no operacional dessa loja nova (doravante chamada "loja pequena"), coloquei a Bia pra cuidar de algumas coisas, tenho treinado-a nas últimas semanas e esse é o motivo da ausência do blog. Espero que a partir dessa semana ela consiga assumir algumas funções e me desafogar. Vamos ver...

É aquilo que estou falando desde o começo do ano: enquanto uns reclamam da crise, outros ganham dinheiro com ela. Enquanto uns choramingam esperando mãe Dilma ajudar, outros trabalham e vão pra cima. Se você está insatisfeito sugiro uma coisa: saia dessa porra de Facebook, pare de se lamentar por estar no Bostil, pare de reclamar da esquerda... Pare de frescura, vire "homi" (como diria minha vó) e faça o que homens devem fazer: trabalhar, aproveitar oportunidades e vencer. O Brasil é e sempre será uma merda, todo mundo reclamando de 2015, mas nunca ganhei tanto dinheiro, nunca tive um ano tão bom na vida... Será que sou o único? Acho que não...

47 comentários:

  1. "Já conhecia a loja, inclusive os números, então a avaliação foi muito tranquila, sem mistérios e pegadinhas"

    Como vc conhecia os números da loja?

    Engraçado é que qdo um blogueiro reclama dos haters, todos reclamam ao mesmo tempo. A horda aparece sempre junta. Veja o BBB nas últimas postagens e veja os comentários que falam deles.

    Vc quer aumentar o faturamento da loja colocando sua marca nela, ok. Mas e o futuro comprador? Ele vai tirar sua marca e deixar uma genérica/desconhecida, correndo o risco de perder o fator marca?

    E em relação ao fato da Bia estar com vc, gosto de ver como vc mudou sua forma de pensar. Mas, releia suas postagens antigas. Os riscos que vc mesmo dizia (lá no passado) de ter ela com vc ainda existem. Não tô rogando praga kkkkkkkk, mas acho que vai ser bom pra vc lembrar daquelas coisas pra reduzir as chances de dar errado.

    No mais, sucesso aí pra vc. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!

      Como eu disse, o ex proprietário é colega meu a muito tempo, conversamos muito sobre isso, além disso usamos o mesmo sistema operacional o que me permitiu fazer uma auditoria nos números. Tudo batendo até agora.

      É o que eu disse, parece que eles aparecem todos de uma só vez (se é que são mais de 1...). Preciso passar lá no BBB, o que houve?

      Se tudo correr como previsto o futuro comprador ficará com a marca.

      Bia e eu estamos indo devagar em relação a empresa, como disse num post recente, tenho mudado meu pensamento a respeito de marido e mulher trabalhando juntos. Até agora tem dado certo, vamos ver...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Grande Corey,

    Sobre os haters... A minha última postagem gerou mais ou menos em torno de 50 comentários haters... Não sobrou um. Deleto todos assim como você. Pessoas que não querem agregar valor a discussão, e que estão lá apenas para puxar você para baixo, no mesmo nível que o deles. Agora, o que eu vou dizer pra você é, aguenta... Quanto maior o sucesso, maior a quantidade de haters :)

    Sobre o negócio, meus parabéns... Adoro ver pessoas que dizem que estão atoladas e trabalho e pegam mais ainda, se viram do avesso e conseguem aumentar ainda mais o limite. De verdade, vibro aqui com isso, a cada amigo que diz que está melhor, em um novo emprego, com uma nova namorada, com projetos dando certo, mesmo que as vezes me sinta ficando um pouquinho pra trás, fico contente que eles estão subindo e crescendo, em meio a tanto joio, o trigo sempre se destaca.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Estagiário!

      Cara, então pelo jeito isso tá acontecendo com todos, ao menos serve de consolo que o problema não está comigo. Eu aguento sim, o blog me faz bem, mas que isso enche o saco, ahhh, enche!

      Obrigado pelas palavras, tb fico empolgado com o sucesso dos amigos, e isso me faz buscar ainda mais meu próprio sucesso. Podemos ficar pra trás num primeiro momento mas no fim das contas acabamos nos ajudando com isso.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  3. Já disse lá no BBB, vou falar pra vc. isso é coisa do troll, sempre que ele se torna mais ativo na comunidade isso acontece, sei que vcs já tiveram problemas, odeio a atitude destrutiva dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou acusar ninguém, nem sabia que esse sujeito estava ativo novamente, não me misturo com gente destrutiva.

      Excluir
  4. Corey

    Primeiro entendo sua situação com os haters, são um pé no saco mesmo. rss No meu blog o espaço para comentários está liberado e até então não havia tido problemas com eles. até ontem! Hoje publiquei um post sobre minha nova aquisição "comprei um carro" e o xoxorô ta rolando lá até agora. também tenho apoio e diria que está em 50/50. O fato é que ao que me parece o povo não quer nos ver evoluindo, comprando, crescendo, arrumam desculpas pra tudo é impressionante. rs mas não se deixe abater, faz parte do jogo.

    Quanto a sua nova loja deixo meus parabéns e desejo todo o sucesso do mundo pra você e pra bia. Ainda bem que você tem uma parceira ponta firme. Tomar conta de três empreendimentos requer muito foco e determinação, não é pra qualquer um não, admiro isso em você.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Centavos!

      Então essa corja tá em todos os cantos... No seu blog, no Estagiário, BBB, no meu... Bando de desocupados! Não me abato não, mas isso é chato pra kct. O blog me faz bem, vou mante-lo enquanto me trouxer bem estar.

      Valeu pelas palavras, realmente nada paga o companheirismo de uma esposa. Gostaria de falar mais sobre isso no blog, mas, novamente, os haters não deixam, não entendem que existem relacionamentos verdadeiros.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Boa sorte corey, espero que dê tudo certo. Definitivamente esse é o tipo de projeto que merece aquele aviso "crianças, não repitam isso em casa".
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Madruga!

      Isso não é pra qq um, tem que ser meio doido pra fazer.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. tbm vendi meu comercio essa semana mais so os equipamentos antigos e estoque que estava antigo .. agora recomprarei somente o necessario e usar equipamentos emprestados pelos fornecedores que vai diminuir meu capital imobilizado
    E legal esse negocio com a loja nova na hora que aparecer oportunidade vou criar pontos e vender . no ramo que atuo a precificacao gira entorno de 3x faturamento. Segue na luta que sera recompensado .. boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado, infelizmente não tenho essa opção, no meu ramo tudo é pago do próprio bolso, de vez em quando aparece algo consignado... Minha precificação fica entre 3 e 5x.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Deixa eu ver se eu entendi. Se um negócio rende 100 bananas por ano você avalia a compra entre 300 e 500 bananas por ano. É isto? Desculpe pela curiosidade. Eu tenho muita vontade de entender melhor esta parte de aquisições.

      Excluir
    3. Não é por ano, é por mês, se a loja vende 100k por mês o preço é entre 300 e 500k

      Excluir
    4. Entendi. É sobre o faturamento bruto mensal. Obrigado.

      Excluir
  7. Corey,
    Seu blog, o do Rover e do Soulsurfer são os que eu mais gosto.
    Como dizia um famoso banqueiro: quando houver sangue nas ruas compre os bens.
    Para quem poupa e investe estamos vivendo o melhor momento em anos.
    Titulos públicos pagando 14 a.a. Ações em baixa e imóveis desvalorizando. É a melhor época em anos para acumular ativos.
    Boa sorte com a loja nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa é a hora que muitos esperavam, mas agora que chegou (ou está chegando) poucos aproveitam.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Corey, Parabéns pela sua maré e espero que tudo de certo!

    Comprei uma empresa há 6 meses, mas a mesma não vai bem. Comprei ela já endividada (2x o faturamento de dividas com os credores), sendo que ela sequer empatada os custos com o faturamento.

    Não sei mais o que fazer, já cortei os possíveis custos, mas não tenho mais onde cortar e não consigo aumentar o faturamento.

    Você pode me dar uma dica?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, difícil falar alguma coisa sem detalhes. Vc comprou a empresa a vista? Pegou a troco da dívida? Parcelou os débitos com os fornecedores? Ela atingiu o auge?

      Excluir
    2. Comprei a vista... No meu ramo, as maioria dos fornecedores não reclama, embora tenha muitos ( minha empresa é uma prestadora de serviços terceirizada).

      Acredito que não atingiu o auge, é possível expandir e se tornar lucrativa, tem um potencial enorme, mas como crescer se nem os custos paga?

      Excluir
    3. Se não está no auge, se o ramo não está sofrendo muito com a crise provavelmente o problema maior é algo interno. Como está o vencimento dessa dívida? parcelado? Curto ou longo prazo? As parcelas podem ser encaixadas dentro do atual faturamento ou é superior?

      Excluir
  9. Uma pena que você não goste de ser empresário, pois inspira gente como eu, que um dia serei um. 3 empresas ao mesmo tempo é foda cara, parabéns pela coragem. Que você fique rico logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero ficar rico não, quero grana pra me mandar do Brasil e só. Abraço!

      Excluir
  10. Boa Corey, meus parabéns!
    Mais uma vez demonstrando enorme capacidade de análise de oportunidades e sangue frio nos negócios, como queria ter umas aulas com você, hehe.

    Sobre os comentários negativos, sim cara, infelizmente é o que mais acontece e em todo lugar que acompanho vejo crescendo os haters, não tem saída e não é só no Brasil viu, em blogs e youtubers gringos os haters também estão em grande presença.

    O importante é focar em quem curti o nosso conteúdo e bola pra frente, o seu blog é único e qualquer assunto que escreve me prende a atenção.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala General!

      Sangue frio faz milagres, rsrs! Pensar fora da caixa e fazer diferente do feijão com arroz pode trazer boas oportunidades.

      Infelizmente a raça humana está regredindo, as pessoas perdem tempo ofendendo outras enquanto poderiam estar se desenvolvendo, triste...

      Valeu pelas palavras, é por causa desse tipo de coisa que sigo em frente, grande abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Jamais imaginei que pudesse existir um trade de loja... rsrsrs
    Parabéns Corey !! estou acompanhando e torcendo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existir não existe, mas a gente dá um jeito, rsrs!

      Excluir
  12. Olá Corey,

    Parabéns pelo negócio.
    Fico feliz que esteja ganhando dinheiro, você o fez por merecer.
    Realmente a maioria só sabe reclamar, mas são poucos que fazem acontecer.

    Sobre os Haters, estou cansado deles.
    São uns inúteis que mesmo assim conseguem me irritar.
    Não acredito que seja somente um, tenho certeza de pelo menos dois, mas às vezes, dependendo do assunto, eles se multiplicam ainda mais.
    Perdi a minha paciência com eles por enquanto.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BBB!

      Valeu cara, vc sabe como as coisas funcionam...

      Dei uma olhada no seu blog, vi que tb teve problemas recentes com essa corja. Cara, não desanime não, a blogosfera é muito legal pra desistir por causa de meia dúzia de imbecis.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  13. Parabéns pela atitude empreendedora, mais uma vez.

    Não sei porque as pessoas se dão ao trabalho de ficar escrevendo besteiras no blog dos outros. Inveja é uma m****.

    1200 visualizações por dia? Que beleza. Ainda não tenho isso nem na história do meu blog, rs.

    Continue na luta. Não pare. Ignore os haters.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID!

      Tb não entendo isso, é aquela coisa, qto mais conheço o homem mais gosto do meu cachorro.

      Tenho isso de visualizações mas meu blog tem 3,5 anos, não é muito...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  14. Apesar de praticamente não comentar no blog ele é extremamente util pra mim.

    Parabens pela aquisição e pela coragem!

    E quanto a crise,quem trabalha direito ela(crise) não atinge. No máximo faz dar uns passo menores.

    Eu infelizmente estou descapitalizado ainda pra aproveitar oportunidades deste tipo,tive problemas de saúde na familia e tive que gastar economias,mas sigo estudando sempre.Evoluir sempre.


    abçs


    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!

      Pois é, alguns andam mais devagar, outros mais rápido. Tem que ter sangue frio pra investir na crise, mas na verdade o retorno tende a ser bem maior.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Nem sempre concordo com o que vc diz, mas o final foi fantástico, parem de reclamar e trabalhem para ganhar dinheiro. Essa é a mensagem mais inteligente do mundo. Lutar e ganhar dinheiro.

    Reclamação é bobagem, o certo é lucrar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tem que concordar mesmo, pessoas pensam de maneira diferente, o interessante é conhecer e tentar entender outras maneiras de pensar. Pois é, no fim das contas o que conta é grana.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Muito interessante as observações finais. Muito mesmo.
    Só vejo gente de mimimi por ai, mas arregaçar as mangas eu não vejo. Incrivelmente ou não, este tem sido meu ano com as finanças mais em dia.
    Pois estou aproveitando o momento para gerir de forma mais sábia minha vida, e a despeito de falarem em crise meus planos continuam firmes e fortes.
    Muito sucesso com o novo projeto. Seu blog é inspirador d+ porque na vida off line a coisa é difícil, vc encontra mais gente chorona que pessoas que motivam.
    PS.: Você que é empresário, poderia me tirar uma dúvida?
    Fui ao shopping esse final de semana e ele estava lotaaado, e gente com sacolas e mais sacolas.
    A crise não é tão grave assim, ou o povo é doido mesmo e continua comprando? kk

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      Exatamente, o povo reclama mas continua na mesma, poucos se mexem em busca de melhorias, tb vejo isso no meu dia a dia.

      Olha, não sei de que região que vc é, mas por aqui os mercados estão as moscas, não há mais fila em caixas nem dificuldade pra estacionar. Espero que continue assim para seus lados.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Corey, parabéns pela atitude. Eu sei muito bem, que não é fácil, ser o maluco da história. As pessoas estão muito acomodadas, e infelizmente o maior culpado da história é o próprio trabalho. Em outras palavras, as pessoas ficam preguiçosas enquanto estão trabalhando, e não percebem a gama de oportunidades que passam por elas. Isso é algo muito paradoxal.
    A compra e venda de negócios é muito lucrativa. Torço demais por vc.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Catarrento!

      Bem por aí mesmo, o cara chora pq trabalha e trabalha pra chorar, fica em looping. Vamos ver como será esse negócio, compartilharei os resultados.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Por que você não se estrutura e passa a ganhar dinheiro franqueando? Pelo que eu li, você já tem uma marca consolidada e poderia ganhar dinheiro com venda de franquias.

    Hater Revoltado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nossa marca (tenho sócios no nome) não é famosa, mas a criamos pra dar uma cara mais profissional às empresas. Já pensamos em franquias, mas ainda não decidimos o que fazer.

      Excluir
  19. Tem um vendedor de cachorro quente da minha cidade que me contou que a crise é psicológica na nossa região. Em épocas de crise, ele tem troco fácil, pois o pessoal paga com mais trocados e moedas. Em épocas boas no mercado, só aparecem notas de 100 e 50, me mostrando que o caixa estava lotado e o faturamento não havia diminuído. Acredito que cada região é afetada de um jeito, aqui no sul normalmente demoramos mais para sentir.

    Parabéns pela sua coragem, suas postagens são ótimas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso realmente acontece, em épocas de crises ou mesmo fora de datas de pagamentos as pessoas usam mais trocados e menos débito. Vou fazer um post a respeito...

      Excluir
  20. Ola Corey
    Assunto não relacionado ao post, mas, pode me tirar uma duvida sobre inglês?
    Como você pronuncia o T e o D entre vogais?
    Eu li em sites que se pronuncia como o D de "daddy", mas pra mim soa como "dérí"
    Também vi em um vídeo de uma canadense falando que pra nós pode soar como R mesmo, mas ela não tem certeza
    O que você acha e como você fala lá fora?

    Obrigado e boa sorte no novo projeto, não deixe de atualizar pra nós

    Abraço, Luan =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou o Corey mas o que eu posso falar é que não tem a forma "oficial". Ingleses falam de um jeito diferente dependendo da região do país que a pessoa nasceu. Mesma coisa para americanos. Mesma coisa para os BR e o seu sotaque diferente dependendo da região.

      Quando tiver com dúvida em como pronuncia alguma coisa, verifica no site http://pt.forvo.com.

      Daddy: http://pt.forvo.com/word/daddy/#en (Aqui eles falam como déri. Tanto gente dos EUA quanto do Reino Unido falaram igual)

      Big Daddy's Crabshack & Oyster Bar: http://pt.forvo.com/word/big_daddy%27s_crabshack_%2526_oyster_bar/#en
      (Aqui o primeiro cara, do Reino Unido, fala Dédis)

      Excluir
    2. Como o anônimo disse, a pronúncia depende muito da região. Eu falo "déri", na Austrália acredito que deva ser algo como "dádi". A língua inglesa tem um formato diferente da portuguesa, as pronúncias variam absurdamente a ponto de parecer palavras totalmente diferentes, na prática os nativos pouco se importam com a pronúncia desde que possa ser entendido no contexto (isso segundo algumas pessoas que conversei, inclusive minha professora).

      Excluir
  21. Só tenho uma coisa a dizer: Você é muito doido Corey!!!

    Boa sorte nessa tua nova empreitada.

    Ps: O personagem do Richard Gere n'uma linda mulher fazia algo parecido com isso, comprar empresas baratas, levantar e vender.

    Anon Foda-se Foda-se Foda-se

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.