terça-feira, 3 de março de 2015

"Foda-se a motivação, o que você precisa é disciplina"

"Foda-se a motivação, o que você precisa é disciplina" é um artigo muito interessante do também interessante site Papo de Homem, que recomendo a todos, não só a homens. Tomei a liberdade de usar o título nesse post porque tem tudo a ver com o que vou falar.

Infelizmente somos bombardeados por mantras todos os dias, um desses mantras diz que é necessário sempre buscar motivação pra realizar as tarefas chatas: "motive-se pra academia", "motive-se pra estudar", é isso que indiretamente boa parte dos artigos sobre organização tentam enfiar em nossas cabeças, acontece que motivação é algo passageiro e nem sempre funciona. Um exemplo idiota: as gostosas da academia podem te motivar a treinar, mas será que é todo dia que elas realmente te motivarão? E aquele dia que você está com tanto problema que nem pensa em mulher (ah, tá, você é o comedor e pensa em sexo o tempo todo... tá bom...)? Motivação passa, mas se você cria uma disciplina, tudo será realizado de maneira mais eficaz e com a vantagem de disciplina se fortalecer a cada dia, ao contrário da motivação.

Assim como grande parte das pessoas, sou um procrastinador nato, estou sempre empurrando de barriga tarefas chatas sejam elas em casa ou no trabalho. Já cheguei a um ponto de acumular tanta coisa que foi necessário criar vergonha na cara, parar uma semana, só pra resolve-las. Meu maior meio de perder tempo é sem dúvidas a internet. Quando me interesso por determinado assunto fico compulsivo, passo 2 ou 3 dias só buscando informações sobre aquilo, um site leva pra outro, que leva pra outro, que leva pra outro e quando menos espero estou a 4 horas na internet e pior, muitas vezes já até esqueci sobre o que estava buscando. Sorte que não tenho Facebook, mas tenho Whatsapp e trocentos grupos dos mais variados assuntos com pessoas chamando o dia todo. Já consumi mais pornografia, mas mesmo assim é impossível não perder um tempinho todos os dias com isso...

Decidi dar um jeito nisso, ser mais produtivo sem abrir mão do que gosto de fazer. Fazem 8 semanas que estou seguindo um disciplina rigorosa nos meus afazeres, está dando muito certo e acredito que isso se deve a simplicidade do método. Até cheguei a ler sobre métodos de organização, mas me pareceu tudo muito complicado. Sempre tento fazer as coisas da maneira mais racional, simples e objetiva possível, acredito que a complicação só serve pra empacar as pessoas, por outro lado a partir da hora que você começa a fazer uma coisa de maneira simples e vê resultado, acaba sofisticando o método de maneira natural com o tempo. Por exemplo, a 2 anos atrás quando voltei a estudar inglês, investir 1 hora do meu dia estudando era massante, o tempo passou, fui aumentando o tempo e melhorando a maneira de estudo, fui vendo progresso, e hoje minha vida toda está em inglês (gadgets) e passo pelo menos 4 horas por dia em contato com o idioma (inglês é o idioma principal de busca na internet, só busco em português quando o assunto é relacionado ao Brasil).

Corey, como você conseguiu esse progresso e disciplina? Simples, muito simples. Estabeleci uma rotina de afazeres regrada e pouco flexível. Meu método antigo de organização de afazeres era um caderno onde escrevia tudo o que tinha que fazer, como uma lista, e ia riscando as tarefas cumpridas. Aquilo era frustrante porque sempre havia tarefas que simplesmente não desapareciam da lista, seja porque eram chatas demais e eu procrastinava ou porque não dependiam de mim pra serem solucionadas. Isso sem contar a bagunça que aquilo virava. Hoje estou fazendo bem diferente, no domingo a noite faço uma dessas listas com tudo o que devo resolver durante a semana que está por vir, então crio páginas no caderno pra cada dia da semana (como uma agenda), então distribuo as tarefas durante a semana. Por exemplo, se eu tenho que dar banho no cachorro na quarta, não me preocupo com isso na terça. É como se aquela tarefa não existisse, por estar anotada na quarta eu não tenho que ficar olhando pra ela todo o tempo. É mais psicológico que outra coisa, mas a gente tem que ser capaz de enganar nosso próprio cérebro em prol de um objetivo.

O segundo passo, logo após distribuir as tarefas pelos dias da semana é organiza-las durante o dia. Eu faço assim: estabeleço um prazo de tempo pra fazer cada tarefa e escrevo no caderno, no dia correspondente como farei. Nisso incluo também aquelas tarefas diárias como ir pra academia e estudar inglês, veja por exemplo como foi meu dia de ontem (cada dia da semana é diferente do outro:

06:00 - acordar e tomar café
06:30 - academia
08:30 - verificar emails das lojas e fechamentos do dia anterior
09:30 - revisão para a aula de inglês
10:00 - aula de inglês (gramática, Skype com professor da Austrália)
11:00 - estudo de inglês (história dos EUA)
12:00 - preparar almoço, almoçar, lavar a louça
13:30 - cochilo
14:30 - ir pra loja antiga
17:30 - ir pra loja nova
(tenho uma lista de tarefas do que fazer nas lojas)
21:00 - supermercado
22:00 - internet (livre)
23:00 - dormir

Tenho conseguido seguir essa rotina porque levo muito a sério a questão dos horários, como disse, é tudo questão de disciplina, se eu seguir a risca, será possível fazer. Note que há uma margem de tolerância pra todas as tarefas, prefiro fazer tudo com calma e ter tempo sobrando que sobrecarregar e não conseguir cumprir. Se acaso não consigo fazer algo da agenda, coloco para o próximo dia e ataco essa tarefa logo no começo, pra me livrar logo. É uma rotina quase militar, mas tem funcionado pra mim, como disse, é algo simples de ser colocado em prática, por isso funciona.

Acredito que se um dia eu não conseguir cumprir esse tipo de rotina é porque tenho tarefa demais pra tempo de menos, portanto terei que cortar tarefas em prol de conseguir fazer tudo o que preciso. Vejo pessoas sobrecarregadas porque trabalham mais do que deveriam, e o fazem porque precisam de mais dinheiro do que deveriam pra gastar mais do que deveriam... Ou seja, o problema não é falta de tempo, o problema é excesso de tarefas... Eu, por exemplo, não abro mão dos meus exercícios e do meu tempo de estudo, se amanhã estiver sobrecarregado no trabalho, darei um jeito de diminuir as tarefas do trabalho. Simples assim! Automação de processos é algo que ajuda muito, coisas simples como contas em débito automático, softwares que fazem coisas sozinhos, ou seja, usar a tecnologia a nosso favor ajuda demais a otimizar o tempo.

A disciplina ajuda a fazer as coisas no sentido que não preciso estar motivado pra fazer algo, eu só preciso saber o que fazer, quando fazer e durante quanto tempo fazer. O relógio ajuda a não ultrapassar os prazos das tarefas o que me obriga a fazer as coisas de maneira eficaz, sem perder tempo. Uma coisa leva a outra, é um ciclo positivo.

Percebam que a maior parte do tempo é gasto comigo mesmo, com coisas para desenvolvimento pessoal. Trabalho entre 6 e 8 horas por dia nas lojas, 4 dias por semana e só! Sou fodão? Sou o rei da eficiência? Não, claro que não, eu simplesmente priorizo as coisas. Analiso da seguinte forma: as lojas tem funcionários, tenho gerentes, tenho maneiras de controlar fraudes (não que elas não possam existir, mas consigo ao menos minimizar), as lojas estão rodando de uma maneira viável e dando lucro. Por que caralhos vou me matar, abri-las as 7 e fecha-las as 22 todos os dias? Eu não! Faço o meu trabalho, dou orientação aos funcionários e vou cuidar da minha vida. Minha saúde é mais importante que minhas lojas, por isso frequento academia 4 a 5 vezes na semana por 1 hora e meia, por isso preparo minha própria comida todos os dias e por isso faço o possível pra me manter num baixo nível de stress. Meu desenvolvimento pessoal é mais importante que minhas lojas, por isso estudo diariamente inglês e busco conhecimentos gerais na internet, é isso que vai fazer meu futuro mais feliz. Minha vida não é nem nunca será meu trabalho.

55 comentários:

  1. Parabéns pelo metodo e pela disciplina. Muito legal a postagem , principalmente no final do texto quando voce aborda o trabalho. Eu vejo muito disso: as pessoas trabalhando muito mais do que precisariam e deixando de lado saude, familia, lazer, etc... Quando converso com as pessoas qaul o motivo delas estarem trabalhando de sabado, domingo, horas extras diarias e entrando em disputas no empresa para conseguir subir de cargo .... elas me dizem que querem ter dinheiro para viajar, para curtir a vida, etc...

    Uma das respostas mais frequentes é exatamente ter dinheiro para viajar ... e ai eu pergunto para a pessoa para onde ela gostaria de viajar e mostro que com muito menos do que ela imagina é possivel e mesmo assim as pessoas não colocam o plano em prática. Tenho conhecidos que querem viajar desde os 40 anos e hoje estão com 60 anos e ainda nao foram para onde queriam - mas trocaram de apto, de carro, etc...

    Uma questão de prioridade e de autoconhecimento. Tem de saber o que te faz feliz e o que voce quer da vida; e a maioria das pessoas não sabem.

    Gostei bastante do artigo e da forma como abordou o tema - parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Executivo!

      Verdade! A maioria das pessoas se dedica muito mais ao trabalho que a vida pessoal, é aquele velho ditado: "perde saúde pra ganhar dinheiro depois perde dinheiro pra tentar recuperar a saúde". E o pior que esse tipo de atitude é tido socialmente como o certo a ser feito. Muitas pessoas sonham em viajar após aposentar, eu prefiro viajar agora que tenho saúde e disposição.

      Vc tem razão, as pessoas querem viajar pra torrar dinheiro e esquecem que é possível viajar de maneira frugal e mesmo assim se divertir muito. Como vc disse, a vida é questão de prioridades.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Quando morei em São Paulo notei uma coisa muito interessante....as pessoas sentem praticamente um orgasmo por sair do trabalho as 22 horas e estar lá as 8 no outro dia.
      Nunca consegui entender isso, ainda bem que consegui sair de SP e vir morar no litoral de SC, aí eu vivia como um ET.

      Excluir
    3. Verdade! No meu prédio moram muitos executivos e sempre ouço conversas assim nas áreas comuns, tem um cara que mora no interior, passa a semana inteira aqui e só vai pra casa nos fds, o cara tem esposa e filhos... Pqp! Pode ganhar muito bem, mas não se dedica a família!

      Excluir
  2. Muito bom, a tempos venho me esforçando para seguir a risca, sem distrações, tudo é disciplina. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Você agora deveria estar fazendo a revisão da aula de inglês, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem leu né: "cada dia da semana é diferente do outro"

      Excluir
    2. O Anônimo já respondeu: cada dia tenho uma rotina diferente.

      Excluir
  4. Texto sensacional Corey, parabéns!

    Chimpa

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela disciplina Corey
    Assim como você mencionou eu também sou um procrastinador nato. Meu método de combate a esse mal se assemelha ou seu e tem funcionado pra mim também.
    Ao longo da minha jornada pela vida eu percebi uma coisa muito interessante. Eu percebi que se a dedicação que temos para com o nosso trabalho fosse a mesma para com nós mesmos com certeza estaríamos melhor do que estamos hoje. No seu caso acredito que a dedicação que tem para consigo mesmo supera a do trabalho, logo o sucesso profissional e pessoal é questão te tempo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mestre!

      Isso mesmo, se as pessoas se dedicassem a suas vidas pessoais tanto quanto ao trabalho com certeza seriam mais felizes, teriam mais saúde e fariam todos ao seu redor melhores. Trabalho em excesso mata qq homem.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Excelente maneira de gerenciar o tempo Corey,

    Mas ainda acredito que precisamos de motivacao, mas ela seria aquele empurraozinho no comeco, que faz a gente se movimentar, depois disso, soh dedicacao e forca de vontade para continuar.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Estagiário!

      Sim, a motivação é eficiente, como vc disse, o empurrãozinho pra começar, é como um motor de arranque, porém achar que a motivação estará sempre presente e que sempre dará certo é perca de tempo, por isso muita gente não sai do lugar.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, pelo que você descreveu, seu nível de inglês era básico quando você fez a primeira viagem para os EUA, correto?

    É tranquilo se virar lá com inglês básico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Básico não, era péssimo mesmo, rsrs! Se vc for pra uma cidade turística tipo Miami e NY e conseguir enrolar um portunhol, poderá se virar bem, mas veja bem, eu disse SE VIRAR, isso quer dizer pagar vários micos, passar constrangimentos, não obter aquilo que vc quer exatamente do jeito que quer, gastar mais que o necessário, etc. Mas é possível sim!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Gerencio meu tempo exatamente como você. Dá pra usar a Matriz de Eisenhower para auxiliar na distribuição das tarefas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço ideia do que é Matriz de Eisenhower, sou um pouco cético com metodologias pra fazer coisas que não são complexas...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Muito bom, Corey. Enquanto lia o texto, lembrei de uma matéria muito boa sobre neurociência que li há pouco tempo (não lembro a fonte agora, mas vou tentar achar o link). Segundo os neurocientistas, decidir realizar uma tarefa sem planejamento é mentalmente mais cansativo e diminui a eficiência na realização, já que o cérebro vai procurar manter seu estado de conforto ou buscar o prazer. A conclusão científica era que os quadros de horários e tarefas seguidos com disciplina comprovadamente "desoneram" o cérebro do processo decisório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel!

      Faz todo o sentido, quando planejamos e automatizamos as coisas a tendência é fazer tudo mais rápido e de maneira mais eficaz, ao mesmo tempo que se gasta menos energia. É a mesma coisa que dirigir, conforme temos prática não pensamos mais pra trocar de marcha.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Corey, não tem nada a ver com o texto, mas faz dias que estou pra te perguntar. No começo do blog vc falava muito de frugalidade, dava dicas, fazia orçamentos, de uns tempos pra cá percebo que vc deixou um pouco isso de lado, parece estar gastando mais em produtos e experiências diferenciadas. Isso procede? Vc deixou a frugalidade de lado? Não estou trolando, é uma dúvida que tenho porque eu deixei isso um pouco de lado tb, percebi que gastar dinheiro com coisas boas me faz mais feliz do que poupar cada centavo. Grato se puder responder. Ass> Buiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é sim e não. Sim pq deixei de ser tão talibã com esse lance de frugalidade, não fico mais contando cada centavo como fazia antes, não que isso seja errado (não é), mas percebi que investia tempo demais nisso sem retorno algum. Não porque continuo sendo frugal no ponto de vista que uso tudo o que compro até o final, não desperdiço nada, penso muito antes de comprar alguma coisa, etc. O fato é que consumo produtos hoje que não consumia no passado, mas isso tem mais a ver com a qualidade superior que com luxo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. melhor que o pobreta que só se faz de vítima!! aoieoaieoea

    ResponderExcluir
  12. Fala Corey,

    Putz, minha agenda é bem mais simples.
    Trabalho das 8:30h às 19:00h, nem preciso de cronograma kkkkkkk
    Depois, as atividades são parecidas: inglês e academia.
    A chave que liga esses três componentes com certeza é a disciplina.

    Com relação ao trabalho, meu caso é um pouco mais complicado pois tenho um sócio, não dá para cada um trabalhar a hora que quer senão provavelmente iria gerar brigas e por isso ambos cumprimos horário.

    Abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BBB!

      Esse é um dos problemas e motivos pelos quais eu não quero ter sócios. Sócio é um patrão e não estou te criticando, acho que deve ser assim mesmo, um prestar contas ao outro. As vezes eu trabalho o dia inteiro, das 7 as 22, mas é esporádico. Aconteceu agora no carnaval, como detesto esse época fiz média com um dos gerentes e dei folga pra ele todos os dias.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  13. Corey,

    Acabei de gazetar a academia pra vir pra casa por motivo algum, simplesmente preguiça. Fiquei refletindo inclusive no caminho de casa, me perguntando o que eu poderia fazer pra me motivar mais e faltar menos.
    Ler esse seu post abriu minha mente pra parar de procurar motivação e simplemente agir.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no mesmo barco. Na falta da motivação vou apelar pra disciplina mesmo. Boa sorte.

      Excluir
    2. Isso aí, se vc tem uma disciplina, se sabe que deve ir pra academia naquele determinado horário, vc acaba indo pra seguir tabela, bem ou mal vai fazer alguma coisa. Melhor que ficar em casa sentado no sofá.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Corey,

    Como você abordou a questão de colocar a tecnologia a seu favor, em vez de utilizar caderno para anotações, eu tenho utilizado o Evernote. Um programinha que lhe permite criar cadernos de anotações e etiqueta-las. Tenho ele no computador e no celular, toda vez que lembro de algo pra fazer, logo passo para o Evernote e apago da minha cabeça, depois vejo as anotações e as etiqueto com o local de execução (se interno ou externo), a duração da tarefa e sua prioridade, entre outras etiquetas que criei. Na sexta faço toda minha programação da semana seguinte com base nessas tarefas e suas prioridades. Tem funcionado bem pra mim.

    Se assemelha ao método GTD (Get Things Done) do David Allen, só que do meu jeito.

    No mais, muito bom o nível do texto, foi uma "motivação" extra pra ser disciplinado.. kkkkk..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu sou trintão, nasci e passei boa parte da infância sem computadores, então ainda uso tecnologias antigas misturadas com novas. Ainda uso o caderno simplesmente pq é muito mais prático que qq sistema informatizado, não tem perigo de dar pau, ficar sem bateria, etc. Funciona muito bem pra mim.

      Esse negócio de GTD, pomarola e outros não são pra mim, não quero seguir regras, consigo criar as minhas próprias e segui-las, mas acho que podem ser úteis pra outras pessoas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Entendo, claro. Cada um com seu método. Apenas obter conhecimento sobre qualquer método, muitas vezes ajuda a melhorar meu próprio método de fazer as coisas acontecerem.

      Excluir
  15. É isso mesmo Corey, a vida é disciplina!
    Motivação é muito romantismo, basta assistir os vídeos de motivação no Youtube e perceber que as pessoas estão esperando uma força interior vir e puxá-las da cama, quando na verdade elas só precisam enfiar na cabeça que elas devem levantar por disciplina e que os resultados virão, cedo ou tarde.
    Motivação acaba, você enche o saco de ir pra academia, de tentar crescer numa empresa, etc, e acaba dizendo "foda-se, eu não preciso disso pra ser feliz", quando na verdade esse "foda-se" é só uma maneira enganadora de fazer você se sentir confortável ao procrastinar suas tarefas.
    Tem um slogan da Nike que diz:

    Yesterday you said tomorrow.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto de assistir alguma coisa sobre motivação, me faz bem, mas não amparo minha vida nesses mantras, não funciona! Vejo muita babaquice por aí e acho perda de tempo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Um dos comentários lá no Papo de Homem:

    Ter a motivação de caminhar não te leva à lugar algum, mas ser disciplinado e caminhar todo dia, leva.

    Seu texto me lembrou o Pobreta, mas de forma negativa. Se ele pensasse como você, já teria levantado a bunda da cadeira pra fazer algo em vez de ficar culpando o Brasil, o PT, os pais, a genética, Deus, etc.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom comentário, concordo 100%!

      Eu culpo o PT, culpo a mediocridade do brasileiro médio mas mesmo assim me mexo e vou pra cima pq sei que não posso depender de mais ninguém a não ser eu mesmo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. É isso aí Corey. Show de bola meu amigo.
    Abraços,
    S&P

    ResponderExcluir
  18. Olá Corey,

    Conheci seu blog recentemente.Sou estudante e tenho 21 anos e também sou um completo analfabeto financeiro.Conheci a blogosfera de finanças atráves do mundo realista,uma coisa levou a outra.De qualquer forma agora estou curioso e querendo aprender mais sobre o assunto finanças.Você poderia me ajudar a começar apenas?Quais livros devo ler primeiro,quais blogs fora o seu vc me recomenda?E fóruns?Ficarei muito grato pela ajuda.Blogueiros como vc tem sido uma inspiração para mim.Tbm gosto do Mr.Rover.

    Cara Curioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, dê uma olhada no meu blogroll, lá tem blog de todo tipo de gente, com todo tipo de perfil, seja curioso e ache o que vc precisa lá.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  19. Tia dilma vai te pegar logo logo com mais taxas ai eu quero ver....

    ResponderExcluir
  20. Quais os dias mais ou menos que vc posta....

    ResponderExcluir
  21. Tenho acompanhado seu blog e gostado bastante, tive um trabalho de motivação em uma matéria inútil de engenharia no qual eu no final não aguentei e disse que achava aquilo praticamente uma utopia. Sempre pensei que é a disciplina que faz a gente acordar e trabalhar, é ela que muitos estudantes para concurso público usam para alcançar seus objetivos, sendo assim devemos usar ela para nosso melhor desempenho pessoal. Sempre fui apaixonada na área de administração, mas fico muito aborrecida de ler a maioria das ideias dos chamados "gurus" da área, sempre com coisas bem difíceis de colocar em prática, a motivação para variar é um dos assuntos preferidos deles,como se para uma empresa não fosse muito mais importante a disciplina e o compromisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires!

      Vou te falar uma coisa, se eu fosse esperar ter motivação pra tocar minhas lojas eu estaria perdido... Não vejo motivação alguma em ter empresa aqui no Brasil, pagar impostos e taxas abusivos, ter que lidar diariamente com a ineficiência absurda do estado, lidar com funcionário preguiçoso e tudo mais. Nem o dinheiro me motiva a isso! Se não fosse a disciplina de fazer o que tem que ser feito, seria impossível de sobreviver.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  22. Excelente, Corey! Para se criar essa disciplina, ou para "rotinizar" a disciplina, é fundamental que a pessoa faça uma reflexão mais profunda sobre o que é importante para ela acima de tudo. Isso é exatamente o que falta à maioria das pessoas. Abs!

    Akio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Akio!

      Tudo questão de prioridades, a partir da hora que vc define o que é importante na sua vida, tudo vai fluir mais facilmente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  23. Fala Corey


    Rapaz, parabéns, isso ai é rotina de Navy SEAL rapaz. Mas concordo em absoluto, tem que ter disciplina e ter as horas certas pra fazer as coisas. Veja meu caso agora, hora de almoço aqui na empresa. Como eu não volto pra casa e não demoro uma hora e meia pra comer, uso meu horário de almoço pra responder comentários no PFL, comentar nos blogs dos amigos (igual estou fazendo aqui agora) e escrever os artigos.

    Depois é chegar em casa e levantar pesos/pedalar ou ir pra academia. Estudar um pouco de inglês e depois relaxar, ver uma série, um filme, dar assistência pra muié, etc.

    Motivação é igual tesão, vai e volta. A disciplina te mantem na linha.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rover!

      Eu sempre gosto de estar fazendo alguma coisa, não dá pra ficar parado, a vida é muito curta, o tempo é nosso bem mais precioso, todas as formas de economizar tempo são válidas.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  24. Gostei bastante do texto Corey. O sistema de agenda que você utiliza é muito bom para se manter focado nas atividades importantes.
    Tem um blog que eu acompanho de um tal Derek Sivers. Ele criou uma loja virtual de CDs com um catálogo de músicos independentes, obteve sucesso e a vendeu. Tem um texto do blog dele que eu gosto bastante no link: http://sivers.org/hellyeah . Naquele texto ele aborda uma forma de como escolher prioridades em nossa vida, aumentando a satisfação do que fazemos e a economizar tempo. Texto curto, eu recomendo.

    Sucesso,
    Maluco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maluco!

      "When you say no to most things, you leave room in your life" eu concordo totalmente, aliás digo não até pra ganhar dinheiro de maneira pra ter mais espaço pra minha vida pessoal.

      Qd ele usa o exemplo da contratação eu confesso que embora saiba que o método dele é o melhor eu dificilmente faço isso, acabo sempre escolhendo alguma das opções que tenho e sigo em frente, não gosto de perder muito tempo com escolhas.

      Grande abraço!

      Corey

      Excluir
  25. Oi Corey, tudo bem? Conheci seu blog através do blog do Mr. Rover. Gostaria de comentar uma coisa que acontece comigo: muitas vezes depois de estudar uma ou duas horas, vou assistir alguma coisa interessante na TV ou jogar no computador. O problema é que lá no fundo tem algo que me diz que eu estou perdendo tempo fazendo isso, até quando saio pra praticar esportes, que eu deveria ficar estudando mais E muitas vezes me sinto culpado. Como tu faz para equilibrar essas coisas?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb passo por isso e confesso que ainda não sei lidar ao certo com essa situação. As vezes durante os fds que estou sem trabalhar e junto da Bia fico me culpando por estar ocioso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  26. Corey, quais os blogs em inglês que você recomenda nesse panteão de fugalidade, faça você mesmo, investimentos, empreendedorismo, etc ? Quais os imperdíveis em outras áreas ?

    ResponderExcluir
  27. Conheci o seu Blog hoje e estou gostando do que estou lendo.

    O grande problema da procrastinação é que não nos damos conta de que estamos jogando vida fora. Esse é o nosso único bem: O tempo, e ainda assim desperdiçamos ele.

    Somos bombardeados constantemente com informações inúteis, saber filtrar é o segredo.


    Ars Diavoli

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.