quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Pode isso Arnaldo?

Faturamento da loja nova: previsão de crescimento de 20% em relação a outubro.
Faturamento da loja antiga: previsão de QUEDA de 35% em relação a outubro.

É esse tipo de situação que o empreendedor deve lidar. Aí tem gente que acha um absurdo eu querer um lucro líquido de no mínimo 10%. Haja estômago pra segurar esse tipo de coisa.

O que está acontecendo? Ressaca do PT? Nuvens negras chegando? Apocalipse zumbi na cidade vizinha? Sabe Deus... Em todos esses anos de empreendedor nunca vi uma queda como essa da loja antiga, simplesmente os clientes sumiram! Bizarro porque meu ramo não é sujeito a flutuações de economia, do dólar, do petróleo... Confesso que estou assustado!

Está todo mundo reclamando, não sou somente eu e meu ramo, o japonês da quitanda tá chiando, o português da padaria também.. .Por outro lado imagino como seria o crescimento da loja nova se não fosse essa onda de merda que estou passando...

2015 será tenso, muito tenso!!!

35 comentários:

  1. Corey,

    Espero que você consiga recuperar o faturamento da loja antiga. A loja nova, por outro lado, está mostrando-se uma grata surpresa! Já os próximos quatro anos, infelizmente, serão negros.

    A presidanta já falou que vai dobrar a aposta nessa política econômica. O que isso significa? Corrupção, inflação e recessão.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL!

      A loja nova vai muito bem, mas imagina se o cenário fosse outro... com certeza estaria melhor ainda. O que mais conta a favor da loja nova é o fator novidade e a tremenda mudança que fiz lá.

      Concordo 100% com seu último parágrafo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Corey,

    O principal nesse início é conseguir que as duas lojas consigam se manter. O interessante serai comparar o faturamento com relação ao mesmo mês de anos passados.
    Só não dá pra fazer isso na nova loja, mas com a antiga dá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PR!

      Não, cara, a loja antiga estava ótima até mês passado, a reviravolta foi esse mês. Em relação a novembro do ano passado a queda é em torno de 25%.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. É, então é uma queda considerável.

      Porém um mês isolado pode não significar muita coisa, mas já é bom para ligar o alerta.

      Abraço!

      Excluir
    3. É um mês isolado, mas nunca vi uma queda tão acentuada como essa, o alerta está mais que ligado, pareço um gato pronto pra dar o bote, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. O que mais me chateia é a gente se sacrificar, fazer tudo certinho como manda a cartilha e levar para cara porque uma pessoa que vc nunca viu mais gorda faz ou fala besteira e coloca todo o seu sacrifício de uma vida em risco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é assim mesmo, por mais que vc faça tudo como manda o figurino tem 1000 coisas que foge do seu controle e pode por tudo a perder.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Qual é o segmento destas lojas? auto-peça? vestuário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande UB, desculpe mas não posso falar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Poxa Corey que coisa chata. Pelo visto a sua nova loja veio em boa hora mesmo.
    Desculpa a minha ignorância mas vc já pensou em se desfazer da loja antiga?

    Abracos e força amigo,
    S&P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP!

      As lojas fazem parte do meu plano de emigração, serão vendidas no momento apropriado, por enquanto não... Até pq 1 mês não serve de base pra tomar uma atitude dessas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Faturamento de menos de 10% no ano??? eu nem saio da cama. Vendo tudo e aplico no CDB ou LCI que paga mais que isso.

    O melhor: não tem apurrinhação de cliente nem de funcionário, esta é a realidade do pais, é melhor especular do que empreender;

    O pior: É quem precisa de emprego foi quem elegeu estes parias.

    Faça suas contas... afinal Miami é logo ali!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10% líquido em cima do faturamento, menos que isso nada feito... Miami tá logo ali mas não conseguimos chegar de barco de garrafa pet, então temos que agir e as lojas fazem parte desse plano (trocando FL por TX).

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. TX é top... boa sorte!!!

      Excluir
  7. Grande Corey,

    Que guinada na primeira loja hein? Por acaso houve algum aumento em algum preço? Acredito que isso não deva ser algo que espante os clientes tanto assim...

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Estagiário!

      Não houve alteração de preço ou coisas assim, simplesmente caiu! É uma daquelas coisas que acontece com as empresas e ninguém explica.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Fala Corey

    Apesar da tragédia das eleições não senti diferença no faturamento mensal da minha empresa. Só aquela flutuada básica onde um mês cai e outro mês sobe. O que realmente mostra que tem "carniça no meio da plantação" é que um dos meus fornecedores quebrou. E pior que ele era bom. Trabalhava com o cara a 2 anos e meio. E o preço de certas matérias primas cresceu. Graças a essa subida do dólar que parece um Saturn V e outras coisas mais causadas pelo nosso querido PT.

    2015 promete ser do capeta.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rover!

      Cara, fico contente por vc, felizmente vc é ponto fora da curva, pelo menos na minha região tá todo mundo reclamando "mais" (todo mundo reclama todo mês mas esse mês ta bem pior).

      Em 2014 tive algumas quebras de fornecedores tb, inclusive empresa grande. 2015 promete,..

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Olá Corey,

    Não sei explicar se é uma coisa de superstição,de energia ou de muita coincidência, mas quando foco meus esforços mais numa loja no que na outra, o resultado é um só: O faturamento da loja que ficou em segundo plano piora.

    Sobre faturamento, a reclamação é geral.
    Tenho um parente que presta serviço para várias lojas em shoppings e ele me disse que o que tem de loja com a corda no pescoço, não tá no gibi.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BBB!

      Cara faz sentido mas no meu caso é justamente ao contrário. Eu passei um tempo meio desleixado da loja e ela ia muito bem, depois da compra da loja nova passei a dar ainda mais atenção para a antiga e esse tipo de coisa aconteceu. O problema é a diminuiçõa drástica de clientes associado a queda do ticket médio.

      Shopping tá muito sinistro mesmo, tenho amigos que estão quase fechando.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. A diminuição drástica está ocorrendo tendo em vista as famílias terem chegado no limiar percentual de dívidas, e isso devido a política de crédito dada pelo governo.
    Quase não houve um aumento do consumo devido a um aumento de produtividade, mas sim devido à extensão do crédito, que chegou a um limite.
    Sugiro mandar embora funcionários improdutivos e otimizar a informatização e automação de seus estabelecimentos o mais rápido possível, bem como diminuir os preços.
    O Brasil acabou para os próximos 4 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas isso não acontece do dia pra noite, a loja estava num ritmo de crescimento bom, vamos aguardar dezembro pra ver o que acontece.

      Sem dúvidas crescer nos próximos 4 anos será um ato de bravura.

      Excluir
  11. Seu tipo de produto, com base nesse ticket médio, "pega" uma parcela muito grande do salário dos clientes? eles usualmente precisam parcelar?

    Se o produto é supérfluo pode estra sendo deixado em segundo plano, e as variações de uma loja para outra pode ter a ver com a novidade da loja e poder aquisitivo dos frequentadores locais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é produto sazonal ou supérfluo nem tão caro. A loja nova realmente tem tudo a ver com a novidade e o poder aquisitivo maior.

      Excluir
  12. Fico triste e preocupado ao ler o relato de vocês que tem empresa, principalmente relativos ao futuro próximo. Estou terminando a faculdade agora e pelo jeito vou cair de cara numa fase fria de mercado.

    Tenho um dinheiro guardado que planejava usar como gordura para o ano que vem. Meu plano era largar o emprego e tocar a vida fazendo trabalhos como freelancer, para em paralelo começar alguns projetos na área de tecnologia e internet.

    Agora estou repensando isso tudo já que, pelo visto, tá armando chuva. O pior é que nem o emprego está garantido, já que a empresa está num setor bastante volátil: entretenimento.

    Força aí cara, vamos esperar que o dezembro seja mais positivo e 2015 comece nos surpreendendo positivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não queria estar na sua pele... se bem que reza a lenda que existe mercado praticamente infinitos para profissionais da tecnologia. Está cada vez mais difícil ter uma solução robusta de ganho de vida aqui no Brasil.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Que eu saiba a teoria austríaca dos ciclos econômicos explica que injeção de crédito na economia faz justamente isso, cria uma falsa sensação de prosperidade.Só que mais cedo ou mais tarde vem uma recessão e o mercado tem que se ajustar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faz todo o sentido. O pessoal tá endividado demais, pessoas reclamam que estão sem limite no cartão e vários não tem mais cartão de crédito.

      Excluir
  14. Que dureza Corey, ainda bem que você é inteligente e capaz, tenho certeza que que independente da situação econômica que iremos enfrentar você se sairá muito bem.
    Boa sorte nos negócios, estamos todos na luta e queimando a cabeça por boas praticas empresariais.

    Forte Abraço e Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara amigo, tomara... Crises separam meninos de homens, e essa que está por vir será punk!

      Excluir
  15. Fala Corey!

    realmente é preocupante o seu relato. Não serve como consolo, mas Pesquisa Mensal do Varejo - PMC do IBGE já vem mostrando a algum tempo que o varejo está em crise. Em alguns segmentos é um puro “salve-se que puder” e as perspectivas para 2015 são pouco animadoras. Nos próximos anos apenas os empreendedores preparados terão sucesso, e pelo que leio você parece ser um desses. Não desanime.
    Fiquei curiosa com uma coisa. Nos comentários você diz que o ticket médio caiu. O fluxo de clientes também caiu? Se o fluxo não tiver caído talvez esteja na hora de reavaliar a equipe interna e principalmente a de atendimento, justamente por você já ter comentado que esse é o seu ponto forte. Equipe desmotivada não vende direito, “tira pedido” e não dá atenção ao cliente. Se o fluxo caiu também daí é hora de analisar o mercado. Concorrência, presença da sua marca e perfil de cliente. Seu perfil de cliente pode não ter mudado, mas a necessidade e as possibilidades desse cliente podem ter mudado. É uma coisa a se pesquisar.

    Abraços
    DR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que assusta é a velocidade que isso está acontecendo, nunca vi algo parecido em anos de comércio, isso assusta muito!

      Não, o fluxo de clientes praticamente manteve-se estável, acontece que eles não estão gastando como antes e não é mal trabalho...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Corey,
    meu sogro tem um restaurante por quilo num ponto relativamente bom.
    Não é chique mas é limpo, preço honesto e comida boa.

    Ele está reclamando muito de queda no faturamento.

    Comida, Corey.

    A galera está levando marmita ou estão deixando de pedir um suco e rachando refrigerante de 2 litros.

    Tenho uma conhecida que trabalha como médica num laboratório de exames, principalmente, exames ginecológicos.
    Sempre tinham alguns exames particulares, hj em dia só convenio.

    Qdo a galera começa a economizar em comida e em saúde é que a coisa tá feia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... conheço inúmeros exemplos semelhantes, hj mesmo conversei com o português da padaria, ele disse que o "desmanche" (quantidade de farinha consumido por dia) caiu 20% esse mês...

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.