terça-feira, 2 de setembro de 2014

Atualização - Carteira - Agosto/2014

Agosto foi um mês de altos e baixos. O faturamento da loja foi uma grata surpresa, inacreditavelmente bati alguns recordes e isso me ajudou a superar os baixos que aconteceram durante o mês. Se por um lado o faturamento foi bom, por outro grandes problemas surgiram, frutos, claro, da incompetência das pessoas que me cercam. Começo a pensar que existe uma conspiração para arrancar dinheiro do meu bolso sem fazer o trabalho contratado (leia mais aqui). Dessa vez a coisa foi bem mais grave que o funileiro que entortou meu carro ou a atendente do Mc Donalds que coloca pickles no meu lanche. Vou fazer um post a respeito mais para a frente.

O resultado dos investimentos também foram um down. Os proventos dos FIIs caíram, assim como suas cotações. Confesso que estou completamente alheio as novidades do setor, então se alguma alma caridosa puder fazer um resumo sobre o que aconteceu, ficarei muito agradecido. Mesmo assim fiquei no zero a zero, com rentabilidade de -0,01%. A procura do negócio perfeito continua e nesse mês até encontrei uma loja interessante, mas o proprietário vive em outro planeta e parece não entender a relação preço X valor, portanto, nada feito... Por outro lado ando tão desanimado com as cagadas que acontecem a minha volta que bate um medinho de entrar em outra enrascada. A ideia de uma emigração precoce está mais viva do que nunca, enfim, tenho várias possibilidades. Vamos aguardar e ver o que o futuro me prepara...

Esse mês tive a oportunidade de conversar com uma pessoa sensacional: meu ex-patrão. Ele é quase um guru na minha vida. Essa conversa serviu para abrir minha cabeça e novas ideias surgiram, pretendo fazer um post a esse respeito em breve.

Agosto foi um mês interessante do ponto de vista do lazer. Fizemos pequenas viagens, passeios pela capital, baladas, bares, churrascos com amigos... Enfim, curti bastante e foram essas saídas as grandes responsáveis por manter minha sanidade mental perante tantos problemas.

Resumo da carteira em 01/09/2014:




18 comentários:

  1. Puxa, qeu rentabilidade estranha mesmo. Meus FIIs renderam bem nesse mês cara, talvez seja hora de revisar mesmo. bons rendimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas não me preocupo tanto por enquanto...

      Excluir
  2. Mandaste bem Corey. Parabéns e sucesso nessas relações com prestador de servicos e donos de loja à venda hehehe.

    Abracos,
    S&P

    ResponderExcluir
  3. Corey, Não sei a tua carteira de FIIs, mas talvez tenha bastante papel nele. Estes caíram não só a cotação como os rendimentos devido ao IGPM baixo/negativo dos últimos meses e tb uma questão tributária de falta de recolhimento de IR de fundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não tenho tanto fundo de papel, vou dar uma olhada no histórico de preço dos meus FII pra ver onde o bicho pegou.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Fala Corey,

    Tenho uma dúvida sobre o setor empresarial/pequenos negócios. Existe uma MÉDIA de valor que uma empresa pode ser vendida relacionada ao seu faturamento? Exemplo: se a loja tem um faturamento de 30mil bruto por mês (e despesas de 20, sobrando 10 limpo), existe uma estimativa?

    Detalhe: sempre falando em média e estimativa.. Até porque como comentasse essa loja interessante que encontrasse, o proprietário vive em outro planeta e parece não entender a relação preço X valor. Ou seja, deve ter pedido muito mais do que imaginas. Então, qual seria o valor devido?

    Abraço,
    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!

      Veja: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/03/empreendedorismo-comprando-uma-empresa_17.html

      Sim, existe um fator a ser multiplicado para chegar no preço da empresa, mas cada setor tem um fator diferente e dentro do mesmo setor N coisas podem fazer o preço oscilar, cada caso é um caso.

      Sim, o vendedor tá pedindo 3x mais que a loja vale, por isso a negociação travou.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Dica:
    http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-canada-quer-profissionais-brasileiros-veja-oportunidades
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, mas infelizmente isso não serve pra mim, até pq Québec exige francês.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Corey estou lendo muito sobre FII acho que posso te ajudar em algo, se disser os FII, é porque não teve nada "generalizado" que fez com que caíssem e um motivo poderia ser a grande rentabilidade que as ações do Ibovespa estão tendo, principalmente atreladas ao Governo... O pessoal se anima, sai dos FII e vai para as ações. Mas falando o FII posso dar uma opinião melhor e já te recomendo a leitura do blog do Tetzner, tem material de primeira sobre FII.
    Eu estou tentando achar algum negócio próprio e estou quase desistindo, não sei realmente no que sou bom em fazer, to pensando em voltar a estudar mesmo...

    Sobre sair do país você já pesquisou bem? Eu andei pesquisando durante uns 2 meses, já tenho até os países na cabeça que quero e posso ir, só que vejo algumas histórias e não me parecem ser tãooo vantajosos assim, tenho algumas dúvidas quanto a isso, qualidade de vida? Ok muito superior, mas salários... Não vi tanta superioridade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande General!

      Valeu pela explicação, faz muito sentido. Preciso verificar o histórico de cotações pra saber onde o bicho pegou. Sempre leio o excelente blog do Tetzner, mas nos últimos tempos ando bem desligado...

      Tá realmente complicado achar um bom negócio pra comprar, não me lembro de outra época assim. Estudar tem uma grande vantagem: vc tem risco praticamente zero de perder o investimento, mesmo que não use o conhecimento de imediato.

      Olha, sobre sair do país vejo 2 vertentes: 1- o cara quer ganhar dinheiro e 2- o cara quer qualidade de vida.
      Pra ganhar dinheiro nem sempre é vantagem, ainda mais se a pessoa quiser trabalhar no mesmo setor que no Brasil e não tá a fim de encarar serviço pesado (que paga bem mais lá fora), agora para ganhar qualidade de vida, isso sim sempre valerá a pena (meu caso). Eu encararia sem o menor problema um serviço braçal em troca de viver num país decente. O grande problema de qualquer plano imigratório é a questão legalização, é aqui que a coisa aperta e na minha opinião, é a coisa que realmente deve ser bem planejada pq se o cara se sujeita a tentar a vida lá fora, deve estar preparado para o que der e vier.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Sem rentabilidade quase, mas com um "gordo" aluguel hehe.

    ResponderExcluir
  8. O que será que aconteceu em agosto?
    Faturamento bom para ambos num mês que ninguém dá nada.
    Pelo menos surpresas assim são agradáveis ao contrário de tantas outras que não as são.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é BBB, não sei o que aconteceu! Claro que fico contente, mas nem tanto... Esse tipo de oscilação, pelo menos no meu setor, não é normal e fico um pouco assustado.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  9. Pois é Sr.Corey, estamos à beira de um colapso! Espero que em 2015 as coisas melhorem, principalmente aqui na Brazuca!

    ResponderExcluir
  10. Corey,

    Rentabilidade nula mas com aportes tão grandes visualizar a IF é bem mais fácil!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.