sábado, 3 de maio de 2014

Atualização - Carteira - Abril/2014

Em abril finalmente as coisas voltaram aos trilhos na loja, o gerente novo está dando conta do recado, veio com a faca nos dentes pra ganhar dinheiro e como uma grande parte da remuneração dele é associada ao desempenho da loja, está pegando pesado com a galera e o faturamento melhorou muito. Cada vez mais acredito naquela história de focar no estratégico e contratar bons profissionais para desempenhar as demais tarefas. Isso realmente funciona!

Não consegui e dedicar mais aos investimentos, confesso que embora o surgimento de um novo negócio tenha tomado muito do meu tempo, o que mais aconteceu foi preguiça mesmo. Não sei explicar, mas os investimentos financeiros já não me atraem tanto como na época do começo do blog, a independência financeira também não... Tenho medo de me tornar um desses malucos que só pensam em ganhar dinheiro, mas é fato que a possibilidade de ingressar em novos e rentáveis negócios me atraem muito mais que 1% nos ativos financeiros... Os investimentos continuam no piloto automático, com uma diferença, agora estou sacando todo o provento dos FIIs e colocando na poupança, se meu novo negócio der certo, precisarei de um baita colchão de segurança, então já estou preparando-o com a grana passiva. Depois tem gente que não entende a importância do fluxo de caixa!

Mesmo se o novo negócio não vingar (o que há grande possibilidade de acontecer devido a alta complexidade da coisa), tenho outras ideias em mente que posso adotar. Em breve passarei por uma fase de definição: focar na independência financeira ou numa expansão dos negócios (um passo atrás para dar 2 pra frente lá na frente). Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Maio será tumultuado, estou fechando com o apartamento novo e devo me mudar nos próximos dias. Depois da última mudança, acredito que Bia e eu desenvolvemos um método de vida que pode facilitar muito nossa mudança, mas não te jeito, mudança é mudança, traz bagunça e dores de cabeça. Além disso devo, junto com meus sócios em potencial, bater o martelo sobre o novo negócio. Na loja, maio costuma ser um dos melhores meses e alguns fatos tem colaborado para esse previsão se concretizar. Ou seja, maio promete!

Resumo da carteira em 01/05/2014:

23 comentários:

  1. Há um tempo acompanho seu blog, tenho vontade de empreender e surgiu uma oportunidade agora para assumir negócio de família, mas é comércio. Quando li esse post aumentou minha vontade de assumir logo o negócio. Mas é complicado, trocar um trabalho de seg. a sex. e ser um comerciante. Tem que estar preparado mesmo!!.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rendimentos!

      Vc vai sentir muito trocar um trabalho de seg a sex por ser comerciante, vai se escravizar por conta própria, quintuplicar a quantidade de problemas e provavelmente ganhar menos no curto prazo. Lidará com coisas fora do seu alcance e não terá garantia alguma de sucesso, muito pelo contrário, tudo conspirará contra seu negócio. Cabe a vc decidir se é isso que vc quer pra sua vida. Não sou pessimista, apenas realista.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. rendimentos, "assumir negócio de família" significa que você vai gerir o "negócio da famíla" ou vai comprar a empresa?
      Dependendo do seu perfil, essa troca pode te trazer perda autonomia e novos chefes. Ou não. Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá
      É assumir mesmo, dar continuidade. Minha área é financeira, realmente não sei se meu perfil atenderia a necessidade da área comercial. Obrigado!
      Abraço

      Excluir
  2. A IF não pode ser um fim. Eu não sou bitolado com isso. Tenho meus trocadinhos e estou mais preocupado, hoje, em me preparar para um negócio próprio do que garantir o aporte.

    Além disso, não abro mão de viver bem: passeios, atividades físicas, etc. Obviamente, não sou putão que fica em festa todo FDS. Mas não vou abrir mão do cafézinho com os amigos para ser milionário ermitão.

    Minha idéia não é não precisar de trabalhar, mas sim trabalhar com a segurança que se eu não estiver satisfeito posso tirar um período sabático sem preocupações. Que estou ali no trabalho porque quero, e não porque preciso da grana pra pagar os 'carnês'.

    Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro!

      Pois é, tb ando pensando nisso, as oportunidades estão surgindo a cada dia, acho desperdício tem tempo e dinheiro ficar parado esperando o tempo passar, acredito que estou mudando meus conceitos sobre a importância da IF. Tb não abro mão de passeios, viagens, boa alimentação em troca de alguns tostões.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Acho que vocês dois estão corretos. Penso que o objetivo da Independência Financeira deve ser a tranquilidade. A tranquilidade de não depender mais do trabalho para sobreviver e poder mudar o rumo da sua vida e tocar novas atividades que você se sinta desafiado, sem precisar se preocupar com as contas no final do mês.

      Também tenho muita vontade de empreender, quem sabe no futuro ?

      Um grande abraço e sucesso nos novos negócios - tomara que de tudo certo !!!

      Excluir
  3. - olá Corey, empreender com certeza tem as melhores possibilidades de ganhos e aumento de patrimônio (apesar de eu ser empregado tenho empresa principalmente para pagar menos impostos), mas considero muito importante investir parte dos ganhos em algo fora de empresa pois em caso de alguma grande zebra na empresa você não fica descoberto (conheço muita gente que ganhou muito dinheiro com empresa - só que o dinheiro tava todo lá, algumas quebraram/definharam e se tivessem guardado ao menos 10% em outro investimento ainda estariam bem de vida).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boris!

      Com certeza empreender é a melhor possibilidade de aumento de patrimônio, mas claro, é o mais arriscado tb. Acredito que o lance é ganhar dinheiro na empresa, reinvestir pra fazer crescer um pouco e depois investir os lucros em algo totalmente fora da empresa. Conheço muitos casos desse que vc falou, o cara quebrar por só investir na própria empresa.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Fala Corey! A independencia financeira é um planejamento de longo prazo e os negocios produtivos podem encurtar o caminho. Não tem como bitolar nisso... é fazer o que tem que ser feito e deixar o tempo e os rendimentos agirem.
    Pelo que você relata, você tem tudo sob controle, tudo bem equilibrado, tudo muito bem planejado... entao é continuar trilhando o caminho que você vem construindo...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IR!

      Sim, está tudo sobre controle e gosto de ter as rédeas na mão, vc tem razão, o jeito é fazer a lição de casa e deixar rolar...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Beleza de proventos em Corey.
    E concordo com os amigos acima. A IF tem que ser algo para te dar segurança, e não para que você possa ficar o dia todo no sofá assistindo TV hehe.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Isso aí, IF vai além de ficar coçando o saco em casa...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Olá Corey,

    Tira uma curiosidade minha:
    Como você encontrou esse gerente novo?
    Contratou via agência de emprego? Colocou uma placa na loja pedindo curriculum para esse cargo? Conhecia o trabalho dele de outro lugar?
    Pergunto isso porque não consigo preencher uma vaga de vendedor na minha loja e não sei mais por onde procurar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BBB!

      Esse gerente é um antigo colega meu, trabalhamos juntos muito tempo atrás, ele tinha mudado de ramo, mas troquei ideia e ele acabou aceitando minha proposta tentadora.

      Funcionário é sempre problema, tenho pouca rotatividade pq pago bem e minhas condições de trabalho são acima da concorrência, mas nos níveis mais baixos (auxiliares) há pelo menos 2 trocas por mês. Já tentei todos os métodos que vc pode imaginar, o que mais funciona é indicação, mas plaquinha tb é legal. pra auxiliares agora estou participando de um programa de aprendizes, tem dado resultado, pelo menos a molecada que me mandam são mais inteligentes e conseguem inclusive contar dinheiro (sim, já tive problemas com gente que não sabe contar dinheiro, dar troco, etc). Na medida do possível tento treinar outros funcionários pra que possam exercer funções diferentes de acordo com a necessidade. Agora estou bolando uma parceria com um colega pra que possamos fazer intercâmbio de funcionários.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  7. Corey fiquei bem impressionado com os proventos acumulados no ano, um puta fator para motivar quem está começando! Fico imaginando quanto tempo e se vou conseguir chegar num fluxo de caixa de 2k por mês. Não vejo a hora do meu dinheiro também começar a trabalhar por mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista!

      Os proventos estariam bem mais altos que isso se meu negócio B tivesse vingado, mas paciência... É questão de tempo, não dá pra desesperar e querer 2k de proventos no primeiro ano...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Corey,

    Porque vai se mudar de novo? Não entendi.

    Sobre o desânimo com investimentos financeiros, normal. Você vê tanto dinheiro rolando em negócios que a chatice e nojentez dos investimentos e suas nuances em que não controlamos nos irrita pois, pra pensar bem, nossos investimentos dependem do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobreta!

      Vou mudar pq quero voltar pra SP, pq a Bia recebeu uma proposta melhor da filial de SP e tb pq estou começando a ter problemas com vizinhos. Vou juntar o útil ao agradável e morar numa região que sempre gostei.

      Vc tem razão, nossos investimentos estão nas mãos do PT, seria melhor que estivesse nas mãos de um macaco bêbado... Pelo menos empreendendo eu tenho um pouco mais de controle sobre a situação sem falar na rentabilidade muito superior.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Meu amigo Corey. Tome cuidado.
    Não esqueça que seu foco principal deve ser sua qualidade de vida atrelada a Independência Financeira. Certos trabalhos viciam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinheiro chama dinheiro, e dinheiro vicia, esse é o problema...

      Excluir
  10. Olá,
    Sou novo aqui na blogosfera e gostaria que você incluísse meu blog em sua blogrrol, já fiz o mesmo no meu site.

    www.nzofinancas.blogspot.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.