domingo, 23 de março de 2014

Sobre o Regime Militar

O golpe de 64 está completando 50 anos e com ele a discussão sobre uma possível intervenção militar no Brasil está na moda. Hoje quero lançar um bate-papo sobre o assunto, sei que o público do blog é bem diverso mas no geral é de pessoas pensantes, que costumam raciocinar sobre as mais diversas questões, pessoas que pensam fora da caixa, então quero a opinião de vocês.

A mídia, como sempre, acaba distorcendo as coisas, os livros de história tem a tendência de puxar para a esquerda, então, me pergunto se o regime militar era uma coisa tão ruim assim como pintam por aí. Minha indagação é que a unanimidade (eu sei, a unanimidade é burra) das pessoas que conheço e viveram suas vidas adultas durante esse período fala com nostalgia sobre a ditadura, o papo delas é totalmente diferente ao da mídia e daquilo que aprendemos nos anos 90 na escola. Será que o regime militar era tão ruim assim? Será que o perfil do trabalhador, de classe média, que paga seus impostos, que gosta de sossego e segurança era tão oprimido e sofria tanto assim durante os "anos de chumbo" como os livros falam? Será que uma ditadura militar não seria melhor que uma ditadura esquerdopata? Deixem suas opiniões sobre o assunto nos comentários.

68 comentários:

  1. ditadura por ditadura, melhor a militar..

    ResponderExcluir
  2. É uma discussão muito complicada, pois envolve ideologia.

    Dizer que não temos tortura hoje é uma hipocrisia sem tamanho, vide o caso do Amarildo. Quando o pessoal do passe livre foi para rua protestar contra o aumento de R$0,20 nas passagens de ônibus foram duramente reprimidos (até uma repórter perdeu a visão de um olho - técnica da ditadura???)

    Quando o serviço público faz um serviço mal feito, podemos reclamar de verdade? Danos morais nem pensar...

    Não sei... As vezes tenho dúvida se vivemos numa democracia mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eike!

      Sim, vamos tentar deixar as ideologias um pouco de lado e ser mais racionais. Sobre tortura, que eu saiba os militares não torturavam pais de familia voltando pra casa com a marmita em baixo do braço mas sim aqueles que queriam de alguma forma causar alguma merda.

      E toda essa violência que vivemos hoje? Não é uma forma de tortura? Todos nós somos torturados ao ter medo de sair de casa e saber que pode não voltar mais.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. imagine entao o psicologico dos PMs do rio, eh mto foda..

      Excluir
  3. Semana retrasada conversei com meu pai e minha sogra a respeito desse assunto. Não conversei com ambos ao mesmo tempo. Um dia com meu pai, no dia seguinte com a sogra.
    Comecei a conversa fazendo uma simples pergunta: vc prefere hoje ou a época da ditadura?
    A resposta de ambos foi: a ditadura era melhor.
    A justificativa de ambos foi a mesma: na época da ditadura, você tinha segurança para ir onde vc quisesse. Lugar de bandido era na cadeia. Praticamente não existia trombadinha. A resposta do Estado era rápida e forte.
    O segundo ponto que ambos levantaram foi que os políticos de merda que queriam derrubarar os militares, queriam o poder, e não ajudar o povo.
    Enfim, deu no que deu.
    Lembro do Roger do Ultraje a Rigor que escreveu uma carta se desculpando por ter ajudado a derrubar os militares.
    Minha opinião: para quem anda direito, segue as normas, muito melhor a ditadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É desse tipo de papo que surgiu esse post, sempre converso com o pessoal mais velho e todos falam com a mesma boca que na ditadura tudo era melhor. A principal diferença ao meu ver diz respeito a segurança que hoje não temos e naquela época era levado muito a sério, meu pai mesmo diz que grupinho de jovem na rua após as 22h era abordado 100% das vezes pela polícia. Precisamos disso novamente.

      "políticos de merda que queriam derrubarar os militares, queriam o poder, e não ajudar o povo" - exatamente, tb vejo por esse lado, quiseram derrubar a ditadura para inflar seus egos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Interessante a discussão. Minha família também nunca se queixou da época da ditadura.

      Mas não vamos esquecer que o governo militar deixou o Brasil quase quebrado no campo da Economia, e depois veio o Sarney e o Collor para jogar a pá de cal.

      Se não fosse o "maldito FHC" e sua equipe econômica sabe-se lá o que seria do Brasil hoje.

      Excluir
    3. Cara, todo mundo que tá lá em cima vai passar a mão, quebrado por quebrado, preferia quebrado com ordem que essa bagunça que vivemos hoje em dia, é um absurdo ter que dizer isso, mas...

      Todo mundo mete o pau no FHC, eu mesmo discordo de muita coisa, mas é fato que ele consertou a economia da banânia.

      Excluir
  4. Olha...eu não sei dizer se a ditadura no Brasil iria deixar o País melhor ou se iria manter na mesma merda que está hoje (pior do que tá não fica)

    O que eu defendo é que não se deve votar nas mesmas pessoas, nos mesmos partidos, sempre.... tá na hora da politica brasileira levar uma lufada de ar fresco e mandar os atuais politicos pra cadeia.

    Hoje o PT montou no Brasil uma máquina de desviar dinheiro que nunca imaginei (estou no Brasil a 2 anos então só acompanho a política bem recentemente) que o povo fosse consentir tanto isso...

    Enfim, PT e PSDB é uma quadrilha que bota no chinelo qualquer outra quadrilha nesse mundo... Tenho pena dos imbecis que votam nesses bandidos...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que tá não fica? Gostaria de pensar assim tb! Acho justamente o contrário, ainda temos muito o q piorar se nada for feito...

      Não acredito em absolutamente nenhum político e duvido que possa surgir algum que preste no meio de um povo que não presta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. a 'unanimidade' das pessoas que você conhece também devem odiar governos que tentam baixar a desigualdade social, odeiam o PT, valorizam os pobres, etc. o brasil é bem maior que sua rede de contatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, quanto aos outros eu não sei, mas EU acho que para baixar a desigualdade, o governo deve incentivar o trabalho não a vagabundagem como é feito hoje. Aliás, esse papo de desigualdade tb é contraditório. Não acredito que deva existir uma igualdade... Sim , o Brasil é bem maior que minha rede de contatos e por isso mesmo levantei esse assunto.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. meus pais sofreram muito na ditadura. Meu pai já foi torturado em pau-de-arara. Existia toque de recolher. Os danos à economia só passaram no (por bem, por mal) governo Lula. o acesso à saúde, educação, emprego e moradia não era universal ou facilitado. Toda forma de censura rolava. Não gostaria de viver isso.

      Excluir
    3. Meu estudou em colégio público e diz que na época colégios públicos eram de altíssima qualidade. Hoje são decadentes.

      Excluir
  6. sarney, maluf, renan calheiros são heranças que a ditadura deixou ao brasil. corrupção existia, só não era investigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, esses lixos são heranças da ditadura e tb é provado que houve muita corrupção, mas corrupção por corrupção, pelo menos as pessoas tinham paz e condições de crescimento.

      Excluir
    2. Tinham paz nada. Gostamos de barzinho, ficar na praça até tarde, e naquela época não podia por causa do toque de recolher. As pessoas que se opunham ao regime eram perseguidas. Tios do meu primo tiveram que sair do país por causa disso, antes moravam num porão. Não era ruim só pra bandido não. As pessoas não podiam escolher seu presidente, não tem como isso ser bom.

      Excluir
  7. Grande Corey,

    Se fosse para optar entre as duas ditaduras, é lógico que a militar seria menos danosa para a população como um todo.
    Agora, sinceramente entre ter uma ditadura ou não, com certeza é melhor não haver ditadura, o problema é que o Brasil está em um momento muito oportuno interessante para os esquerdistas, a população não tem segurança, não pode se defender, a minha geração, a Y, é um bando de bunda mole, que se tiver que apertar mais de um botão de "Curtir", como sair para protestar, somente quando não houver aula e ainda sim, só vai para fazer "número".
    Quer melhor momento para instaurar uma ideia de esquerda no país ? A copa está chegando, e aquela pífia vontade da população em saber mais sobre política foi-se totalmente, afinal o negócio agora é vestir a camiseta verde amarela, aclamar pelos ideais nacionalistas assim como na época de Mussolini na Itália em 1942.
    Então voltando a ideia entre optar por uma ditadura, prefiro a direita, com algumas reformas. Agora, se não permitirem os shows do rock ai o chicote vai estralar e a cobra vai fumar, porque sinceramente não fico sem meu stage dive ou meus 30 minutos de mosh pit mensais :D
    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Estagiário!

      Com certeza não haver ditadura é a melhor coisa, mas sei lá, uma dura na bandidagem e um pouco de "repressão" cairiam muito bem na nossa atualidade.

      "a minha geração, a Y, é um bando de bunda mole" - perfeito! Além disso a grande massa do povão independente da geração é cagão bundão que não quer saber de merda nenhuma a não ser o que diz respeito a si mesmo.

      Fique tranquilo, rock só traz coisas boas, não há confusão e todos se entendem, mesmo pertencendo a tribos diferentes. Falando sério, quem curte rock normalmente é intelectualmente mais desenvolvido, já li que guitarras e baixos juntos estimulam alguma coisa no cérebro relacionado ao raciocínio lógico. O que temos que eliminar da face da terra custe o que custar, independente da quantidade de mortes que isso causar é o pior vírus que a humanidade já criou: o FUNK!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. a ditadura militar perseguia o rock e qualquer outro tipo de musica que eles consideravam como transgressão.

      Excluir
    3. Troco perseguição ao rock por extinção do funk!

      Excluir
    4. Mais ou menos, anonimo inter.

      Na década de 70 e 80 o movimento punk no Brasil foi muito forte, principalmente em SP e Brasília. Até onde eu sei, ninguém foi morto, preso ou torturado por isso, no máximo, preso por causa das várias brigas que aconteciam entre gangues rivais.

      Excluir
    5. Não sei se dá pra dizer que a ditadura quebrou o país pois o que aconteceu foi que o preço mundial do petróleo disparou.

      Engraçado quando a gente para pra pensar na censura da ditadura. As letras do rock e da MPB, que precisavam ser aprovadas pela censura, tinham qualidade.

      Do rock nos anos 70 vieram bandas como legião urbana e letras como "Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é este?"

      Na MPB: "Pai, afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue"
      Pra quem não sabe Pai é o Estado. Cálice significa "cale-se"

      MPB era popular, olha o nível cultural...

      Hoje é funk com meninos de 10 anos cantando "dom dom dom faz um boquete bom. a novinha experiente já nasceu com esse dom"

      Quando a gente para pra observar o que realmente significa ter uma democracia sem educação, sem cultura... surgem muitas dúvidas.

      Excluir
  8. Corey

    Não temos como enaltecer o que o País viveu. A ditadura foi um regime de opressão. A nossa ditadura foi pródiga em corrupção, em tratamento diferenciado para os amigos, enfim...

    Mas se tivermos que "escolher" (não sei se esse verbo está bem aplicado na hipótese) eu concordo contigo, os esquerdopatas são muito mais restritivos. Veja Cuba e URSS em que as pessoas não podia nem sair do País. Eu penso que estamos um pouco nesse caminho... Veja esse IOF sobre a compra de moeda estrangeira. A ideia é limitar o nosso acesso a isso.

    Como temos uma democracia infantil, vivemos um sério risco de uma ditadura esquerdista. Infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lusitano!

      " A ditadura foi um regime de opressão. " - essa é mais uma das frases prontas que nos enfiam goela a baixo, mas minha pergunta: qual opressão as pessoas sofriam? Eram oprimidas por conseguirem trabalhar, ganhar seu dinheiro, levar sua vida sem medo de bandidagem? Queria eu uma opressão assim... Opressão é o que vivemos hoje, tô trocando de carro com um medo da porra de ser assaltado só por agora ter um carro um pouquinho melhor... Isso sim é opressão!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Na ditadura, você nem teria carro, Corey...

      Excluir
    3. É verdade, na ditadura meu pai andava de jegue pq não havia carros nem dinheiro para compra-los... Aquela foto dele com cabelo dentro de um Galaxy deve ter sido montada no photoshop, rsrs!

      Excluir
  9. Ditadura sempre será pior do que a democracia burra. Ditadura de militares, religiosos, esquerdopatas ou o que seja, JAMAIS deve ser aceita.
    Corey, sou o mais antiPT que pode existir, mas discordo tanto do seu post, que não dá nem pra começar algo aqui. Prefiro só registrar isso. Melhor falar de investimentos e empreendedorismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adam:

      Cara, se vc discorda, ótimo, vamos debater, esse é o objetivo! Não sou o dono da verdade, abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, é muita diferença, uma visão de mundo completamente diferente que eu tenho. Não troco minha liberdade por nada, absolutamente nenhum outro valor é mais importante.
      Até pelo teor de alguns dos comentários aqui, vou ficar quieto.
      Melhor ficarmos só nos investimentos mesmo, que é um interesse comum!

      Excluir
    3. Respeito, mas veja bem, a liberdade de ir e vir está cada vez mais ameaçada, mas poucos se dão conta disso...

      Excluir
  10. Na "Ditadura" qualquer um era livre pra andar 1,2h da manhã em QUALQUER LUGAR sem ter o medo de ser estuprado,assassinado ou na melhor das hipóteses,apenas assaltado.

    O cidadão de bem no Brasil sob a tal ditadura tinha mais liberdade do que NUNCA teve na democracia pós-regime. Só bandido e terrorista vermelho passava mal na ditadura,pois até os esquerdistas (que não explodiam bombas por aí) tinham a liberdade de espalhar suas ideias,tanto é que a ditadura foi o período que a esquerda mais se articulou em escolas e universidades para espalhar sua ideologia. O resultado temos hoje,mídia,governo,opinião pública...tudo dominado pelos comunas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é exatamente a visão que tenho, não acho que a ditadura era tão ruim assim pro cidadão de bem, muito pelo contrário!

      Excluir
    2. Mentira, cidadãos de bem eram reprimidos, sim.

      Na minha infância, fiquei com trauma de militares. Sempre que ia brincar na rua pela manhã me deparava com grupos militares, que chegavam a apontar armas para nós, crianças na época.

      E ninguém andava de 1h da manhã, a maioria das cidades tinha "toque de recolher" orquestrados pelos militares.

      Excluir
    3. Ui, ficou assustadinho com militar te apontando arma? Queria ver vc na situação que passei com 6 anos de idade na mira de armas de nóinhas! Tem que ter toque de recolher mesmo, 1 hora da manhã é pra todo mundo tá dentro de um ambiente fechado, não na rua fazendo barulho!

      Excluir
  11. Corey, não acho que a ditadura é um bom regime, porque vai da arbitrariedade dos governantes.

    No entanto sou a favor de um governo mais centro-direita, com estado forte e atuante, sem a hipocrisia que hoje reina, desde o politicamente correto, até às inúmeras bolsas de finalidade eleitoreira que temos.

    Acrescento que vivemos desde a época do nove dedos uma ditadura camuflada de democracia calcada na demagogia, populismo e assistencialismo. O governo do PT comprou o congresso com mensalões, com cargos no governo e quando não conseguiu comprar editou leis por medidas provisórias.

    Nesta caótica situação de um governo de discursos marxista, prática de exercer governo stalinista, vemos a classe média massacrada e obrigada a sustentar aqueles que não querem trabalhar e recebem do governo as contra-partidas eleitoreiras. Isso é claro é insustentável a longo prazo.

    Assim, penso que é mais que benéfico ao país uma mudança de poder imediatamente, sob risco de uma possível futura intervenção militar com implantação de um regime totalitário de exceção.

    A passos largos estamos vendo nosso país dilapidando suas reservas, suas grandes empresas estatais e tomando caminhos populistas e inviáveis do chavismo. Como no nosso vizinho, onde não tenho dúvida alguma que em pouco tempo os militares irão depor o Maduro, aqui também a situação se inviabilizará. Cabe a nós inviabilizar a reeleição desta desastrosa governANTA (gostei deste termo que vi hoje num outro blog), antes que caiamos num golpe de estado, onde os bandidos de hoje novamente se tornarão vítimas ou mártires, possibilitando um futuro retorno ao poder.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guardião!

      Tb não falaria que sou a favor da ditadura se as qualidades de tal regime não viesse de encontro ao que estamos precisando hoje em dia. Sou um nó cego político, não entendo merda nenhuma, então minha opinião é de leigo. É inegável que a governANTA é horrível, mas duvido que outro possa fazer diferente, são todos um lixo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Quem reclamava da ditadura eram os esquerdopatas, bandidinhos, nóinhas e demais marginais, pro cidadão de bem o país era muito melhor. Talvez uma ditadura 2.0, modernizada seria ótima hoje em dia. O brasileiro não sabe conviver com democracia nem liberdade, precisa ter alguém de pulso forte pra dizer o que pode ou não fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Não sabemos usar a liberdade, alias acho que ninguém sabe, nos EUA existe ordem pq as pessoas sabem que qq merda que fizerem será punida e/ou será processado por alguém. É o medo que faz as pessoas serem civilizadas, mas dane-se, se é preciso um motivo para as pessoas se comportarem como gente, que seja o medo!

      Excluir
    2. "Ditadura 2.0, modernizada..."

      Não é possível que li isso.

      Excluir
  13. Cara, a ditadura para segurança da população em geral é melhor sim, como já citaram antes. Mas precisa ver para os empreendedores. Aparentemente você precisava ser ainda mais amigo do governo que agora. Fora que tinha medidas absurdas que impediam o desenvolvimento do país, como a proibição de itens importados de diversos setores (comprar computador importado só com autorização, tinha comprar os nacionais merdões caros) Carro importado então esquece, só as empresas que já tinha fábricas aqui prevaleciam, era um puta entrave entrar aqui. Essa parte cagava (cagou) tudo. Não que hoje esteja muito melhor, mas nessa parte está melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disseram acima, uma ditadura 2.0 poderia funcionar, pelo menos pra por ordem na casa. Claro que eles fizeram muita merda, mas o simples fato de conseguirem manter a violência baixa já é motivo pra se pensar no assunto...

      Excluir
    2. Desculpem pelo erros, digitei na pressa..rs Com a violência concordo, mas duvido muito que os militares tenham interesse em crescimento econômico sustentável, distribuição de renda, menos burocracia, etc. Tomara que esteja errado, caso isto aconteça.

      Excluir
    3. Sobre distribuição de renda, acho isso muito contraditório, essa distribuição deveria ser natural através do mérito de cada um.

      Excluir
    4. Só se fala em violência, como se fosse o único problema do Brasil hoje.

      Distribuição de renda por mérito? No Regime Militar? AONDE, COREY?

      Só crescia na época quem estava nos braços do Estado, em escala bem maior comparada ao que é hoje.

      Excluir
    5. Onde disse que havia distribuição de renda na ditadura? Eu lá sei se isso acontecia?!

      Muita gente cresceu nessa época, boa parte das grandes empresas de hoje começaram nos anos 70. Meu pai mesmo ganhou muito dinheiro, depois enfiou na bunda por burrice própria, mas ganhou dinheiro!

      Excluir
  14. o bom é que vocês são apenas uma minoria conservadora que só tem voz na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. 99% dos que comentam aqui não viveram a ditadura, mas falam com propriedade que até assusta.

      Excluir
    2. Verdade, 99% dos que estão metendo o pau na ditadura por aí tb não viveram essa época.

      Excluir
    3. Meu pai lutou contra a ditadura, imprimia jornal clandestino, teve que fugir da policia...

      Ele relata bem os problemas da época

      Eu acho a liberdade importante

      Mas hoje infelizmente estamos indo num caminho contrário... de perder liberdade. Governo grande = corrupção, virar funcionário pra mamar ou virar amigo do governo.
      Violência impede o direito de ir e vir, de possuir bens

      Nos EUA a independência veio da revolta contra o estado que queria aumentar impostos. Foi feita uma constituição que é focada em proteger a liberdade, o indivíduo, e limitar os poderes do estado.

      Aqui temos um povo ainda totalmente sem cultura.

      Observando que a democracia significa dar poder essa maioria sem nenhuma educação e cultura, gera muitas dúvidas...

      Excluir
  15. Corey,

    Entre os militares e o PT eu fico com a primeira opção sem pensar duas vezes! O que eu sei é que alguma coisa tem que ser feita. Ninguém aguenta mais tanta violência, impunidade, e inúmeras outras coisas que eu nem preciso citar né? refinaria de Pasadena, porto de Mariel, etc... Nos já vivemos em uma ditadura! Afinal, o próprio Lula já declarou para a imprensa que está pensando no Brasil de 2022!

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vivemos numa ditadura mas não nos damos conta disso, somos o sapo da história da água quente, nos acostumamos com a caloria e vamos ficar nela até morrer.

      Excluir
    2. Refinaria de pasadena é fichinha perto do trensalão tucano...

      Excluir
  16. Excelente mesmo mesmo que isto só tenha voz na internet, meu conceito por você caiu ainda mais depois da síndrome de vira-lata e usar gato-net.

    Me fale um só país de primeiro mundo que tenha uma ditadura militar? Aliás, que tenha uma ditadura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Síndrome de vira-latas é um conceito criado pelo grande Nelson Rodrigues mas que é usado de maneira totalmente deturpada. Acredito que o brasileiro tem "síndrome de pit bull", se acha o fodão, mas só tem tamanho.

      Não é pra ter ditadura, mas estamos precisando de um choque de ordem e esse seria um dos caminhos, um remédio amargo pra nossa atual situação.

      Excluir
    2. Bem, tive um otima experiencia de ditadura quando morei em Singapura na Asia. Um pais violencia free, onde os cidadaos de bem nao tem do que reclamar do regime. Pais de primeiro mundo e eu podia sair a noite com mais de 2k no bolso sem medo de assaltos...saudades de la...

      Excluir
  17. Sinceramente, um regime militar eu voltaria a ter orgulho do meu país, que atualmente, está jogado pelos governantes, não existe ordem, não existe respeito, é preciso colocar limites em tudo isso e infelizmente não vejo isso mudando apenas com um presidente de outro partido, o sistema como um todo está tomado por sujeira, roubos, ameaças... q volte a ordem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não tenho orgulho algum do Brasil, muito pelo contrário, tenho vergonha, do país e dos brasileiros. Se houvesse mais ordem, conseguiremos ao menos lidar melhor com o fato de sermos brasileiros.

      Excluir
    2. Os políticos são a cara do seu povo.

      Excluir
    3. Verdade! Brasileiro é um povinho sem vergonha!

      Excluir
    4. Na situação de hj, não tenho o menor orgulho, mas ver um regime com foco na família e na construção de um futuro de educação e ordem, eu começaria a ter um grande orgulho... o povo brasileiro é isso aí né rs, jeitinho daqui dalí... por isso creio q com leis mais severas e sendo respeitadas, melhoraria muito

      Excluir
  18. Corey você é brasileiro, faz tudo que um brasileiro faz, gato net e o escambau. Você tem vergonha de si mesmo, sempre que falamos "brasileiros" tiramos o nosso da reta. VOCÊ faz parte dos brasileiros.

    "Quando na alemanha me comporto como um alemão", há, me faça o favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou brasileiro e dou jeitinho, onde vc leu o contrário?

      ""Quando na alemanha me comporto como um alemão"" - onde vc leu isso?

      Larga mão de ser hipócrita seu haterzinho de merda!

      Excluir
  19. Vou dar a minha opinião como alguém que presenciou o final da ditadura. Aqueles eram tempos sombrios. Não se enganem. Bem ou mal, hoje temos o poder de destituir nossos governantes. Muitos reclamam de uma ditadura do PT e se esquecem que o PSDB está no poder em vários Estados há 20 anos (Mg, Sp,GO,etc). Quem reclama do Bolsa Família de hoje, deveria saber que quem começou essa onda foi o PSDB... Aliás, sou totalmente a favor um amparo financeiro aos mais necessitados ( todos os Países, mesmo os de primeiro mundo tem uma rede de proteção social ).
    Eu pergunto: qual partido é a favor de baixar a maioridade penal? PT, PSDB, PSB... nenhum, como partido é a favor! Sou totalmente favorável a essa medida.
    Só sendo ingênuo pra defender uma ditadura, onde em troca de uma tal segurança, entregaria minha liberdade. Há um ditado que diz " Você só se torna adulto depois que percebe que ninguém virá lhe socorrer". Queremos mudar o Brasil... comece votando em quem realmente tem afinidade com suas idéias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mania de petista defender seu amado partido usando o psdb como muleta. Estão todos errados, todos são corruptos e acabou!

      Excluir
    2. PSDB é um milímetro a menos de esquerda do que o PT, mas ambos são equerda e não prestam.

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.