sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Avalanche de Problemas

Ando correndo muito, estou bem cansado e começo a desviar energia das coisas que realmente gosto de fazer: estudar, praticar atividade física, dormir... É impressionante como 2014 começou com uma avalanche de problemas e de maneira bem obscura, um mal presságio do que está por vir? Prefiro achar que são apenas problemas a serem resolvidos. Me sinto tentando sobreviver ao apocalipse zumbi, parece que sempre que enfio uma bala na cabeça de um "errante", tem outro querendo meu cérebro. Veja como vai minha vida:

Loja

O faturamento caiu desde janeiro o que já era esperado, todo ano é assim, até o fim do carnaval é bem mais fraco, sendo que no segundo semestre é que realmente fica bom. Acontece que a queda foi bem maior que o esperado: o normal seria em torno de 30%, mas o faturamento caiu por volta de 40%. O que me deixa um pouco mais aliviado é saber que colegas também estão amargando as mesmas quedas, mas isso não elimina o problema. Além disso precisei demitir dois funcionários e pagar as (enormes) despesas que isso acarreta, como na minha loja não é comum ter que demitir pessoas, não provisiono a grana pra isso (erro meu), junte a isso as taxas, impostos, seguros e outras despesas de início de ano e o fato de não trabalhar com capital de giro (como comentei aqui) e a merda tá feita. Pra resumir a conversa: estou apertado de grana, tendo que trabalhar todos os dias na loja (encarando muitos quilômetros ida e volta) até conseguir novos funcionários, além disso ficarei sem retirada pelo menos até março (apelarei pro colchão de segurança). Ah! Esqueci de comentar, graças a querida prefeitura, terei que fazer adequações físicas na loja totalmente desnecessárias que, como você deve imaginar, me custará alguns milhares de reais. Se tudo correr bem (pensando de maneira pessimista) até o fim de abril tudo voltará aos trilhos. Em junho a loja estará a venda!

Negócio B

Como já comentei aqui no blog, meu negócio que gera renda passiva de 4k mensais passou por uma canetada (mudança de legislação) que praticamente impediu a continuação do negócio ao menos que se parta para meios, digamos, esquisitos. Acabei descobrindo que essa alteração na lei beneficiará uma empresa que "coincidentemente" é de parentes de políticos. Por discordar disso resolvi vender o negócio, farei um repasse ao atual "tocador" da coisa, que embora tenha muita boa vontade, não tem um tostão! Fiz um financiamento de irmão, assumi um risco enorme de calote mas passei pra frente. Se o cara me pagar direitinho, sairei com um bom lucro. Terei que esperar pelo menos 1 ano pra reaver o que foi investido. Meu sexto sentido empreendedor me diz que terei algum tipo de problema, mas também me diz que não terei prejuízo. Valeu a pena esse negócio? Sim e não. Sim porque tentei algo novo, fora da minha zona de conforto e conhecimento, o negócio não deixou de ser bom do dia pra noite, apenas as mudanças vão contra minhas filosofias de trabalho. Não, porque desviei uma grana que poderia ter sido investida através da estratégia inicial de gerar fluxo de caixa de maneira consistente. Assumi um risco maior em troca de um retorno maior. Não deu tão certo quanto imaginei, mas no fim das contas acho que valeu a pena. Tenho uma coisa a menos pra me preocupar (a preocupação de receber ou não é irrelevante perto dos problemas que eu teria que enfrentar a frente do negócio).

Casa

Em breve fará 1 ano que me mudei do meu apartamento (próprio) para outro (alugado), em outra cidade, num bairro melhor e mais tranquilo (estou devendo um post sobre isso...), e os problemas começam a surgir. Morar num prédio de 60 anos de idade pode ser charmoso, os cômodos são grandes e ventilados mas os canos são antigos, as tomadas são poucas, as janelas ruins de serem fechadas, os elevadores causam alguns sustos, etc. Além disso houve a mudança de uma gentinha incômoda para o mesmo andar e os infelizes tem a estranha mania de manter a porta do apartamento aberta enquanto tomam cerveja e jogam truco as 3 da manhã de uma quarta feira... A grande vantagem de morar de aluguel está aparecendo pra mim, não estou desesperado nem me estressando pra tentar mudar essa realidade, temos dois banheiros, um simplesmente não funciona, o proprietário faz corpo mole, então uso o outro. Simples assim! Vou esperar o término do contrato e cair fora, talvez espere mais uns 3 ou 4 meses porque, com a venda da loja posso me mudar para outra cidade já que a Bia tem possibilidade de transferência.

Pra completar meu carro está se desintegrando, é impressionante a péssima qualidade dos carros populares brasileiros. Ele estava muito bom até eu ter que começar a usa-lo todos os dias por vários quilômetros. Não é nada grave, mas é uma somatória de coisinhas insignificantes que tiram do sério: botões soltos, lâmpadas que queimam a toa, banco barulhento, barulhinhos desagradáveis. Vou usa-lo até desmanchar e comprar um de categoria superior. Não tem jeito, suas coisas estão ótimas até você usar essa mesma coisa de categoria superior, é inevitável você desejar essa coisa de qualidade melhor, que sempre custará mais caro.

Bom, é isso, minhas novidades não são muito agradáveis, mas essa é a realidade. Vamos em frente!

48 comentários:

  1. Força companheiro. Pelo visto vai abandonar o empreendedorismo de vez. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou abandonar sim, empreendedorismo no Brasil não é sustentável de maneira salubre ao empreendedor no longo prazo. Valeu pela força!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Depois que se desfizer o negócio secundário será que você poderia especificar um pouco mais o negócio? Sempre fiquei curioso com o retorno alto e em pouco tempo. Outra coisa, tem um tio meu que pelo menos do discurso parece contigo, ele já teve alguns negócios, sempre fala que vai parar, mas no final ele não consegue e sempre está de olho em novas oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Econômico!

      Não sei ainda como falar mais sobre esse negócio, mas vou tentar futuramente. Boa parte dos comércios possui retorno alto e rápido a troco de um risco altíssimo. Entendo seu tio, acontece que é tentador, vc vê uma oportunidade e dá vontade de entrar mas depois a avalanche de problemas começam...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Começo de ano turbulento hein. Mas pelo jeito está dominado e você tem um bom plano. Bola pra frente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sobre controle sim, mas tá bem punk!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Corey,

    Eu costumo dizer que apartamento é um cortiço moderno. Eu jamais, jamais, JAMAIS, pretendo morar em apartamento. Só em casos de vida ou morte mesmo. Apartamento, além de ser um cortiço moderno, é também uma prisão disfarçada. Eu ODEIO apartamento. Fora o condomínio, que é um aluguel eterno né? Porque não tenta comprar uma casinha mesmo? Um milhão de vezes melhor do que qualquer cobertura.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL!

      Essa é uma discussão eterna... Vc tem razão, é cortiço mesmo, um monte de gente morando umas sobre as outras. Sobre casa, não me imagino chegando em casa de madrugada (pelo menos 3x por semana fazemos isso) abrindo portão, entrando na garagem... Tb não me imagino consertando telhado, tendo que limpar quintal e metragem maior. Enfim, pra mim casa não dá. Sem contar a bagunça de funk alto, festa no vizinho, etc. Casa só se fosse no meio do mato ou, melhor, no exterior.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Você mora aonde? Para mim, em qualquer situação, casa é trocentas vezes melhor que apartamento. A única vantagem do apartamento é a segurança. Mas também, é óbvio que é mais seguro, afinal, como eu disse antes, é uma prisão disfarçada. Ou um local que tem muros altos, portaria 24 horas, câmeras de segurança, arame farpado/cerca elétrica, entre outros itens de segurança, não é uma prisão?

      Abração!

      Excluir
    3. Morei em casa durante um bom tempo com meus pais, na época até que era tranquilo, mas hj... Onde moro e onde tenho vontade de morar possui poucas casas, são lugares barulhentos e inseguros (gosto de centros, não de lugares afastados). Outro fator a favor do apartamento: não preciso de mais de 50m² pra viver. Onde arranjaria uma casa desse tamanho?

      Excluir
    4. Em que mundo você vive Investidor Livre, aqui em SP pra morar em casa vc tem duas opções, morar na periferia e aguentar a bagunça e falta de educação da pobraiada ou pagar 1 quatrilhão de reais numa casa nos bairros top. Não dá, o único jeito de morar relativamente bem sem estourar o orçamento aqui em SP é em apartamento.

      Brito

      Excluir
    5. Brito, vc tem razão, aqui na minha região tb é assim. Me recuso morar em lugar zoado, mudei do meu apê próprio justamente pra morar num lugar melhor, voltar atrás não é uma opção. Olhei agora no Zap, a menor casa que achei lá no meu bairro custa 3k por mês e tem 100m². sem chance...

      Excluir
    6. Vocês exageram! Eu moro em casa aqui em SP e o lugar que eu moro não é zoado, muito pelo contrário. Tenho todo o tipo de comércio/serviços perto da minha residência. O bairro é normal, padrão classe média, até porque não sou milionário ainda. SP é ENORME, tem trocentas casas à venda e para alugar, é só pesquisar que acha um lugar bom sim. E volto a dizer, casa é um milhão de vezes melhor que apartamento. Não vou me obrigar a morar em um cortiço disfarçado por causa dessa bandidagem filha da puta.

      Abração!

      Excluir
    7. Questão de escolha, amigo, só isso. Sim, eu tomo precauções contra bandidagem, infelizmente é assim que temos que viver no Brasil. Conheço muitos bairros de lindos sobradinhos em terrenos de 5x20 que são muito mais parecidos com cortiços que apartamentos, enquanto há prédios com apartamentos grandes e sofisticados. Não dá pra generalizar. A propósito, me de um exemplo de casa em bairro bom de SP por 1500 ou 1700 de aluguel.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    8. Corey,

      Independentemente de qualquer coisa, em uma casa você tem PRIVACIDADE, já em um apartamento não. Como falei antes, é só pesquisar, não adianta procurar em ZAP, esse site é um lixo, tem que procurar, garimpar, as boas oportunidades estão sempre aí. Além do mais, apartamento tem o maldito condomínio junto, que encarece ainda mais a conta.

      Abração!

      Excluir
    9. Privacidade é relativo, não vejo privacidade alguma no quintal da maioria das casas, por exemplo, dá para os vizinhos verem tudo. Sem contar as garagens abertas. Por outro lado, no 25º andar de um prédio com vista desobstruída, ninguém sabe o que se passa no apê. Por isso que digo e repito, não há verdade absoluta, você não está certo, eu também não estou. Cada um tem um gosto e preferências. vc pode ficar aqui até amanhã falando das vantagens de uma casa e aposto que conseguirei rebater a maioria com vantagens de apartamento.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    10. Apartamento é melhor. Uma grande vantagem para mim, que viajo muito, é simplesmente fechar a porta do apto e viajar. Não tenho que me preocupar com nada.
      Já em casa, que já morei e NUNCA mais volto, teria que verificar todas as portas e janelas, conversar com o vizinho, ou colocar um vigia ou alguém na casa na minha ausência.
      No prédio onde moro nunca tive problema com vizinho. Cada um vive a sua vida e pronto. Isso (problemas de convivência em prédio) infelizmente depende da "área" do seu prédio. Digo isso porque aquela madame chata que reclama de tudo só reclamará de funcionários com as paredes. Ela não ficará de papo com vizinhos sobre funcionários.

      Excluir
    11. Casa é uma bosta, criança berrando na rua, vizinho fazendo festa, sujeira pra caralho, ter que lavar quintal, receber testemunha de jeová, não ter ninguém pra receber encomenda, ter que pintar por fora, se cagar de medo na hora que chega de balada, ficar com medo de ir ir viajar e na hora de voltar não ter nem o telhado pra contar história. Apartamento tem um monte de inconveniente, mas é muito mais racional a começar pelo aproveitamento de espaço muito mais inteligente, segurança de sempre ter alguém olhando na hora q vc chega, não ter que se preocupar com manutenção de área comum, etc.

      Excluir
    12. Mora na Moema, Jabaquara com suas casinhas uma do lado da outra em que não dá pra assaltar sem quintal nem nada.

      Para cara, casa em SP é pedir pra levar um tiro na cara.

      Excluir
    13. Concordo com o que foi dito, viajar e saber que tudo estará da mesma maneira na volta não tem preço. O que o segundo anônimo disse está 100% correto. Pobreta, bem lembrado, Moema é um excelente bairro mas as casinhas são grudadas umas nas outras, sem contar o barulho do aeroporto...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    14. Vocês exageram demais! Moro em casa desde que nasci, jamais fui roubado, e o Pobreta faz um comentário desse, rsrs. Só para encerrar, reafirmo que a ÚNICA vantagem do apartamento é a segurança. De resto, façam uma pesquisa, provavelmente 90% das pessoas dirão que preferem morar em casas. A sensação de liberdade e privacidade é incomparável! E quem sai de uma casa para o cortiço moderno é apenas por causa da violência, pois se não fosse ela, 100% das pessoas morariam em casas.

      Abração!

      Excluir
    15. Cara, depois da questão câmbio automático X mecânico, essa é a discussão inútil mais engraçada que já participei!!! Se 100% morariam em casas caso houvesse segurança, por que existem prédios em Tóquio? Cada uma...

      Abração!

      Corey

      Excluir
    16. Ah! Só pra constar, câmbio automático é muuuuuiiittoooooo mais inteligente que mecânico!!!!

      Excluir
    17. Só se vc estiver falando dos DSG fodões de audis milionários e carros esportivos né corey, pq o cambio automático padrão de carro ao alcance do brasileiro médio - até 100k - é uma bosta, troca de marcha na hora errada, não troca na hora certa... isso falando de situações em que vc precise correr. Eu tenho carro com motor forte e cambio manual desde sempre pois sou meio paranóico com segurança. Se precisar fugir de alguém quero ter controle total do meu veículo e não perder tempo pq ele reduziu ou aumentou marcha sem dever fazer isso no meio de uma curva idiota.

      Excluir
    18. Kkkkk, vai começar!!! Adoro câmbio automático pelo conforto que proporciona, não vejo nada de racional em trocar de marcha manualmente ao menos que se queira esportividade, o que não é possível em 99,9999999999% das vezes. Sobre questão de segurança, o automático tb permite reduções rápidas, basta fazer kick-down e todos os automático que dirigi conseguem reconhecer qd vc pisa fundo e demoram mais pra trocar de marcha. É questão de costume.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Grande Corey,

    Maré de azar realmente é pra acabar com a felicidade de qualquer um.
    Sobre os seus vizinhos, faça assim como eu quando tem pessoas indesejadas acabando com minha paciência:
    Feche os olhos, respire fundo, conte até 10, imagine como é feio ver o sol nascer entre as grades, abra os olhos, olhe pra pessoa, sorria, vire-se e saia de longe pra não matar a pessoa :D

    Estagiário
    http://oblogdoestagiario.blogspot.com/

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Estagiário!

      Não dou sorte com vizinhos, mas dessa vez até que minha paz durou bastante tempo. Ainda bem que o apê é alugado e posso sair a qq momento se a situação ficar intolerável. Sobre sua ideia, é exatamente isso que faço!!!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Compra um Totoya (menos o Etios que é feio demais) ou um Honda 0km e seja feliz Corey!

    Se preferir,opte por um Citroen ou um Ônix da Chevrolet,caso a grana esteja curta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honda, Toyota são ótimos carros, robustos, econômicos e com manutenção barata. Hyunday tb é legal, mas os preços são impraticáveis. Ainda não sei qual carro vou pegar, mas com certeza não será das 4 grandes.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Triste Corey, estava indo tudo tão bem, é incrível como as coisas mudam tão rápido dá até medo.

    Mas tenho fé que vai melhorar logo. 2014 vai ser sim um dos piores anos, eleição com governo fazendo só merda, copa do mundo, economia mal das pernas.

    Sobre o apartamento, que horror isso que gentalha meu deus.

    Me pergunto como que trabalham se ficam até as 4 jogando truco (que acho um jogo ridículo e tosco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobreta!

      Pois é, as coisas mudam de repente, por isso parei de fazer planos muito apertados. 2014 será um dos piores anos de nossas vidas adultas, pode acreditar.

      Essa gentalha é folgada pra kct, não sei como se sustentam...

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. ou são funças fantasmas do estado ou traficam drogas. inclua golpe e estelionato no esquema. ontem a casa caiu pra uma galera em Goiânia que pagava de rico. tava cheio das arma com 200kg de pasta base de coca no ape de classe media alta.

      Excluir
    3. Acho que não, pode ser preconceito, mas acho que saíram agora de alguma "comunidade". Parece que o manda chuva do apê tem um comércio.

      Excluir
    4. To nessa com vcs de que 2014 vai ser o pior. Problemas familiares (mãe vadia, para ser mais exato), copa do mundo, bolha imobiliária, contas publicas arrombadas, corrupção louca, criminalidade monstruosa, eleições que a Dilma ganhará, governo usando as manifestações com pretexto para irar direitos civis (manifestações cuja violência provavelmente foi incitada pelo próprio)... Acho que isso aqui é um castelo de cartas, a hora que cair uma, cairão todas. Será que é nesse ano que cai?

      Na falta de uma arma para me proteger na iminente merda que será jogada no ventilador, comprei uma Besta.

      Àqueles acima de 25, sugiro que comprem o mais rápido possível armas de fogo. Aqueles abaixo, comprem arcos ou bestas e rezem.

      Excluir
    5. Não vejo porque considerar 2014 tão ruim assim.

      2015, 2016, 2017 e 2018 vem aí, com Dilma e o PT no Governo.
      Vocês acham que algo vai melhorar?

      Excluir
  8. Oi Corey,

    Não é fácil ser empresário, problemas e aborrecimentos são constantes.
    Essa queda no faturamento realmente preocupa, o pior é que vai ficar ainda pior na época da copa. Por isso até, que torço para o Brasil cair fora já no início do campeonato.

    Com relação a vizinhos, acho que mudar de lugar talvez não vale a pena. O problema é cultural mesmo, as pessoas não respeitam o próximo e não sabem viver em harmonia.
    É bem capaz de você se mudar para outro endereço é pegar outro ranho de vizinho. Eu moro em uma casa, mas mesmo assim, tb tenho problemas com um. vizinho.

    Embora esteja passando por um momento complicado, você é uma pessoa inteligente e tenho certeza que irá resolvê-los. Agora, que é um saco é.
    Boa sorte.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BBB!

      Cara, começo a me arrepender por não ter vendido a empresa ano passado quando tive oportunidade, acho que subestimei o impacto dos acontecimentos de 2014...

      Vale a pena mudar pq o apê é alugado, só Deus sabe quanta raiva passei no meu apê próprio por causa de vizinho inconveniente, além disso tem os problemas estruturais do imóvel que estão incomodando. A grande vantagem do aluguel é a mobilidade.

      Valeu pela força, abraço!

      Corey

      Excluir
  9. A internet é estranha, né?
    Nem te conheço pessoalmente, mas terminei a leitura do post preocupado contigo. Incrível como o costume de ler alguns blogs acaba criando essas sensações, como se fossem conhecidos teus. Saudades da Ostra e do Mobral...
    Mas enfim....
    Desejo o teu sucesso e pronta recuperação das adversidades.
    Se puderes, no futuro, brinde-nos com mais histórias sobre teu segundo negócio.
    Um abraço,
    Pepê
    Obs: minha participação varia muito aqui (como anônimo ou com esse pseudônimo), e vai desde apoio irrestrito a críticas contundentes (acho q naquele post do gato net), que me renderam até xingamentos, como se eu estivesse te criticando por criticar (hater, é assim que chama?).....Apesar dos pesares, continuo por aqui acompanhando teu blog. Parabéns pela perseverança e pelo rumo dado ao blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pepê!

      Tb sinto isso em relação a alguns sites e canais do youtube que acompanho, parece que as pessoas se tornam nossas amigas... Sobre crítica, não acho ruim desde que venha acompanhada de educação e não seja feita única e exclusivamente pra irritar como os haters fazem.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. O pessoal tava discutindo sobre casa e apartamento acima.

    O que vocês acham dessas casas geminadas?

    É uma opção mais plausível nas grandes cidades.

    Teoricamente é uma casa mas se parece mais com um apartamento, só que horizontal. Eu comprei uma que estava na promoção junto à PDG, ainda não estou habitando, mas estou bem desconfiado sobre a aquisição.

    Lube.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma bosta. Pega o que há de ruim na casa e no apartamento.

      Excluir
    2. Vc fala casas geminadas de condomínios? Se for isso não acho muito legal pelo fato de serem moradias familiares, e famílias possuem crianças e crianças fazem muito barulho e essas famílias largam as crianças soltas no condomínio pq é seguro... Prefiro prédios com idosos, eles são os melhores vizinhos que alguém pode ter!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    3. isso. em condomínios.

      Putz, realmente é verdade. a criançada fica solta e faz bastante barulho. Minha mãe mora em um desses e é perigo quando vou visita-la pois as crianças ficam passando na frente do carro em movimento.

      Lube.

      Boa sorte ai no momento e ... é aquela frase...se isso tudo não te matar.. com certeza vai te deixar mais forte.

      Excluir
    4. Rapaz, quem paga a aluguel é um privilegiado, pode se mudar a hora que for e mandar os vizinhos barulhentos tomarem naquele lugar.

      O mais importante é ter o dinheiro, que abre várias portas. Quem já tem a IF, se quiser, pode morar 6 meses em Miami e 6 meses em algum balneário aqui no brasil. FLoripa, Búzios, Fernando de Noronha. No meu caso, só é preciso uma academia e internet para ouvir músicas e ver filmes. Com dinheiro, a maioria dos problemas vão para o ralo.


      O problema é conseguir 3 ou 4M, como alguns querem. Mas depois disso, é possível fazer qualquer coisa, morar em qualquer lugar DO MUNDO. O aluguel é maravilhoso!!!!!

      Excluir
    5. É verdade, agora estou vendo as vantagens do aluguel, que não sou poucas. Se soubesse tinha deixado de ser cagão e me livrado dos vizinhos barulhentos do meu apê próprio a mais tempo.

      Dinheiro elimina sim grande parte dos problemas, quem disser o contrário tá mentindo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. "...terei que fazer adequações físicas na loja totalmente desnecessárias..."

    Seria algo referente a acessibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é em relação a acessibilidade, essas fiz ano passado por conta própria pq acho importante e aí que mora o absurdo, a prefeitura me cobra adequações realmente desnecessárias e não se preocupa com acessibilidade que é importante. Terei que derrubar divisórias e refaze-las pra adequar a planta...

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.