quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Economizando nos EUA: Aluguel de Carro

Confira a primeira parte dessa série aqui e veja como economizar na viagem de avião para os EUA.

Ao contrário da Europa, você não faz praticamente nada sem carro nos EUA. É um país formatado para o transporte individual, possui excelentes estradas, sendo que são todas praticamente iguais no país inteiro, não existe essa de estradas boas nos grandes centros e precárias no interior. As ruas das cidades são largas, as vagas de estacionamento abundantes (e normalmente gratuitas) e a gasolina de excelente qualidade e relativamente barata. O turista brasileiro pode dirigir com a CNH do Brasil sem problemas durante o período de autorização de permanência no país. As regras de trânsito mudam um pouco, então convém baixar e ler o driver's handbook do estado onde você estiver indo passear. Você mesmo abastece o carro, mas isso é muito simples e tá cheio de vídeos no Youtube explicando como fazer. Bom, aqui vai minhas dicas pra economizar alugando um carro nos EUA:


1- Reserve o carro ainda no Brasil: não deixe pra alugar um carro no aeroporto, faça ainda aqui no Brasil. A reserva pode ser feita por agência ou diretamente no site da locadora. Os preços variam muito, então vale a pena pesquisar. Se você vai entregar o carro no mesmo lugar onde pegou, estude as locadoras menores e desconhecidas, muitas vezes o preço é menor. Se for entregar em outra cidade, prefira as grandes que na maioria das vezes não cobram taxa extra por esse serviço.

2- Cuidado com os seguros: americanos adoram um processo, então pense bem antes de dirigir por lá sem pagar um seguro no seu carro. Existem dois seguros básicos que cobrem os danos no carro, nos ocupantes e em terceiros. Esses seguros são conhecidos por diversas siglas que viram uma sopa de letrinhas. Entenda a linguagem que sua locadora utiliza. As locadoras tem a infeliz mania de tentar empurrar vários seguros além do necessário, você com medo, pode terminar aceitando e pagando 3x mais pela sua locação. Também tentam te empurrar GPS, cadeirinha de criança, refil de combustível (ver abaixo), etc. Muitos cartões de crédito possuem cortesia do seguro, nesse caso você só deverá pagar o valor da locação e mais nada (e ver o atendente ficar puto por não conseguir te empurrar nada).

3- Pegue o carro já no aeroporto: taxi nos EUA é caríssimo, portanto junte o útil ao agradável e saia com o carro alugado já do aeroporto. Na volta, mesma coisa, devolva o carro no aeroporto.

4- GPS, cadeirinha, combustível: traga seu GPS brasileiro com mapas dos EUA (compre atualizações no Mercado Livre por R$ 10), seu smartphone com app de GPS OFFLINE (não esqueça, seu plano 3G não funcionará nos EUA ao menos que você pague uma fortuna) ou imprima mapas de como chegar no WalMart ou BestBuy mais próximo e compre (a preços ridículos) um GPS novo que sai mais barato que 2 dias de aluguel do GPS pela locadora. Cadeirinha infantil pode-se alugar somente um dia, compre uma no mercado e devolva a alugada num escritório da locadora próximo do seu hotel. Não aceite refil de combustível, pesquise o posto mais próximo do aeroporto e encha o tanque antes de entrega-lo.

Chevrolet Spark, típico subcompacto de locadora dos EUA,
veja também Toyota Yaris, Mazda 2 e Hyundai Accent 
5- Pense numa locação long term: várias locadoras possuem o contrato chamado long term rental onde você aluga um carro por um longo período (a partir de 28 dias), se você for ficar bastante tempo, pense nisso. Os contratos long term costumam ficar mais baratos que o equivalente das locações diárias, a diferença é que normalmente você é obrigado a ficar pelo menos 29 ou 31 ou 32 dias com o carro (número de dias do mês corrente + 1 dia) e fazer um reshow num dia especificado, isso nada mais é que aparecer com o carro no escritório da locadora que muitas vezes o trocará para você. Fiz isso na última viagem, paguei USD 450 por um compacto top (9 airbags, abs, controle de tração, cruise control, automático, 18km/l!!!!), utilizei o seguro do cartão.

Acredito que todas as locadoras tenham opção
de conversíveis, normalmente são Camaro, Mustang ou
Dodge Charge
6- Cuidado com a tentação do carrão: alugar carro nos EUA é muito barato o que pode fazer amantes de carros cairem em tentação e alugar Mustangs, Cadillacs, BMWs... Afinal, o aluguel desses carros fica entre 30 e 50 dólares por dia! Eu adoro carros e quando vou ao EUA não deixo de aproveitar a oportunidade de dirigir um carrão pagando pouco e sem medo de ser sequestrado, mas faço com moderação. Como? Alugue um carro simples durante o maior período e troque pelo carrão durante 2 ou 3 dias no fim da viagem. No meu caso, realizei o sonho do Pobreta sentindo vento (gelado) na cara durante os 3 últimos dias da viagem, rsrs!

7- Não fala inglês, vá de Alamo: a Alamo é uma das maiores locadoras dos EUA, porém nem sempre tem os melhores preços, mas se você não fala inglês e tem medo de ser enrolado pelo atendente, pode valer a pena pagar um pouco mais por essa empresa. Eles possuem quiosques de locação nos principais aeroportos nos EUA, você faz tudo sozinho, em português!

8- Cupons: os americanos adoram cupons de descontos, e eles existem inclusive para locação de carros, requer um pouco de pesquisa e conhecimento mais avançado de como funcionam pra entender a complicação das regras, mas pode ser válido.

É isso, na próxima vou falar dos hotéis.

31 comentários:

  1. Excelente série Corey! Vai me ajudar muito esse ano!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa Corey,

    Aqui vao algumas duvidas.. No caso de nao ter criancas nem nda. Apenas adultos na viagem. Quais os seguros voce indica e quais acha que nao valem a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tímido!

      Independente de ter crianças ou não, recomendo somente os seguros padrão, cada empresa tem códigos diferentes mas normalmente são LDW e LIS. Esses seguros normalmente são cobertos por cartões platinum, então vc não precisa contrata-los caso pague com o cartão.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Muito bom Corey.

    Já aluguei carro lá várias vezes e é isso que vc falou mesmo e vou só repetir e reforçar algumas coisas.

    Aluguel de gps uma fortuna, cerca de 15 dólares por dia. Eu comprei um gps lá e toda vez que viajo levo ele. Leve daqui um, com mapas de lá obviamente.

    Sempre pesquisem no google pelo nome da empresa mais a palavra coupon, vc vai achar alguma promoção. A dollar tem bons preços. Exemplo: põe no google as palavras "dollar" e "coupon", sem aspas, que acha cupom com desconto 15%

    Pesquisar no site http://www.kayak.com/cars. É tipo um buscapé para aluguel de carros.

    Reserve com o máximo de antecedencia possível. Quanto mais tarde mais fica caro e dependendo nem vai encontrar mais carro no aeroporto para alugar, apenas nas outras lojas longe do aeroporto e vai precisar pegar taxi.

    Lembre do tamanho e na quantidade de malas que o carro precisa caber para quando vc voltar para o aeroporto.

    Leia essas dicas de como dirigir lá para não fazer muita merda:
    http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/11/dirigindo-nos-eua.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PB!

      Uso o mesmo GPS do Brasil que comprei no Paraguai, rsrs! Comprei atualização de mapas por R$ 10 no mercado livre, atualizei os mapas brasileiros e coloquei os americanos (precisei de um cartão SD maior).

      Valeu pela dica de como pesquisar cupons, usei aqueles das revistinhas pra alugar o conversível.

      Sobre não ter o carro desejado no aeroporto, se vc faz parte de algum programa de fidelidade normalmente ganhará um upgrade, o que nem sempre é vantagem, já q vc pode pegar um carro gastão e se for andar bastante fará bastnate diferença.

      Quanto as malas, o legal é pegar um carro maior 1 ou 2 dias antes do fim da viagem, ficar andando com carro grande só por causa das malas é queimar dinheiro com gasolina.

      Valeu por contribuir com dicas, abração!

      Corey

      Excluir
  4. Corey

    Gosto de pesquisar as locadoras mas tb no rentalcars.com que tb tem otimos precos. Obs. Isso e uma sugestao e nao propaganda, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lusitano!

      O rentcars é ótimo, mas vc consegue melhor negócio direto no site das locadoras, ainda mais se for uma locação long term.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Confirmo a dica 1, que foi mais barato alugar pelo escritório brasileiro da locadora... Depois é só levar o comprovante na viagem. Para quem é ruim de inglês é melhor ainda, porque como tá tudo pago o cara do balcão quase nem faz perguntas ou ofertas de adicionais.
    Alugar GPS também sai muito caro, pelo valor do aluguel compra-se um...
    Se o seu tablet tiver GPS real embutido dá para instalar o software e o mapa americano! Só tem que achar um jeito de prender no painel do carro... Obs: Se você levar o seu tablet a viagem, leve a nota fiscal para a volta.
    Última dica: Quase todos os carros são automáticos. Se você não está acostumado com carro automático, dê uma volta em ruas tranquilas para se acostumar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bullock!

      Nem sempre eles fazem poucas perguntas, comigo esses agentes de locadora sempre foram bem chatos. Um amigo me disse que a dica é não abrir a boca, o cara vai imaginar que vc não fala patavina de inglês e não tentará te empurrar outras coisas. Não sei se dá certo...

      Essa de levar NF dos eletrônicos é muito importante, fiz isso com meu notebook.

      O problema do carro automático é se acostumar com o mecânico na volta, rsrs!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  6. "No meu caso, realizei o sonho do Pobreta sentindo vento (gelado) na cara durante os 3 últimos dias da viagem, rsrs!"

    Caralho vou te enfocar!

    Meu deus Mustang, Camaro, que é isso. Ia alugar um carrão pra viagem inteira.

    O Moto investidor pegou um Camaro na viagem dele pros EUA alugado e disse que a experiência é absurda, ridículo de emocionante e que esses carrões não são só fama eles são muito, muito fodas.

    Mto boas dicas valeu Corey!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobreta, isso pq esses carros de locadora são os modelos de entrada com motores "pequenos" V6, fico imaginando como não morrer pilotando um V8!!! É realmente muito emocionante mesmo (literalmente, eu até chorei!), pra quem gosta de carro, mas lá não tem a exclusividade que tem aqui pq qq entregador de pizza tem um desses...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Galera gostei do aluguel do carrao. Proxima vez faco isso!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Corey,

    Me tira uma dúvida.
    Como faz com as malas num carro esportivo?
    Sempre desejei alugar um, mas nunca consegui por achar que as malas não iriam entrar no carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BBB!

      Realmente esse pode ser um problema se vc tiver muitas malas, mas se forem somente 2 por pessoa provavelmente caberão 2 no porta malas e as outras no banco traseiro. Pra quem vai com família o ideal é pegar uma mini van (Dodge Caravan, Toyota Siena). As pessoas esquece que não precisa ficar o tempo todo com o mesmo carro, dá pra variar!!!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Não sei se vai acrescentar mais dicasd e viagem, mas eu tenho algumas...
    Caso alugue um carro, não precisa pegar hotel no centro, pode ficar em um local mais distante e fazer o percurso com o carro (opte por um plano de aluguel de carro com milhagens livres), a diferença qdo pesquisei em um hotel da mesma rede ao lado do aeroporto p um no centro da cidade era de mais de 200 dolares.

    Pegue um hotel tipo residence, com cozinha, logo q chegar va ha um bom mercado e encha a geladeira com janta p todos os dias da estadia.

    Em passeios leve sanduiches, sucos, petiscos, ha muitas opções saudaveis e saborosos nos euA, só procurar nos supermercados.

    Leve sua garrafa de agua e va reabastecendo nos museus, passeios, parques, agua de torneira é pura por aqui, em todo restaurante servem gratuitamente essa mesma agua, nào há necessidade de comprar agua mineral

    Cheguei faz uns dias e aluguei um carro pelo Brasil, ao chegar dei um upgrade p um SUV completissimo, consegui o GPS de brinde :)

    Não adianta nada economizar em tudo e pirar nas lojas, o apelo consumista nos EUA é imenso e é necessario um bom auto controle
    Bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Que inveja, vc está longe da terra do rolezinho!!! Essa dica do hotel está no próximo post que já vou publicar.Quanto a pirar nas lojas... difícil... mesmo pra quem não é consumista ao ver os preços ridículos não tem como não encher as malas, renovei todas as minhas roupas com menos de usd 500.

      Veja o próximo post, bjão e enjoy your day!

      Corey

      Excluir
  10. Puts...
    Se tiver as versões dos carrões antigos... Eu fico por lá mesmo!
    auhahuauhauhauhauhauh

    Muito bom o post Corey!

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não vi, mas acredito que deve existir locadora de clássicos, até pq isso é muito forte por lá, principalmente em Vegas. Dá pra alugar Ferrari, Lamborguini, mas é uma nota...

      Excluir
  11. Muito bom!!! Parabéns Corey!! ;-)
    Fui em Orlando em Dezembro, e o que fiz, foi comprar um chip GSM lá com um plano pre pago e internet habilitada, daí usei o próprio Waze no celular.. Bom dimais!!
    Lembro que a Alamo estava começando a oferecer o aluguel de um Galaxy Note com um chip 3G ao invés do GPS.. A vantagem é que ainda dá pra compartilhar a internet né?

    Abraço,
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Essa é uma boa alternativa tb, mas nem precisa, aplicativos como o Sygic fazem um bom trabalho sem precisar de conexão, eu optei por levar meu GPS dedicado com os mapas dos EUA e deu tudo certo.

      Essa do aluguel do galaxy é novidade pra mim, mas deve ser caro, não?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Existem nos EUA planos de celulares pré-pagos com Internet. Da ultima vez que fui usei da RED Pocket, veja o meu relato aqui: http://www.neoage.com.br/2012/09/celular-pre-pago-nos-eua.html . Comprei 2 chips (SIM), em um coloquei um plano ilimitado e 2GB de dados. No outro coloquei apenas um plano ilimitado de voz. Ajuda muito na hora de conversar com outros no passeio. (Este negocio de radinho já era). Este em relação a outro CHIP que comprei H2O (http://www.neoage.com.br/2012/06/internet-pre-paga-nos-eua.html) é que na Red consegui colocar os créditos facilmente via PAYPAL. Na h2o eles não aceitaram meu cartão de crédito emitido no Brasil.

    []s Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!

      Só agora vi seu comentário, obrigado por compartilhar, abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Olá Corey tenho uma dúvida. Vale a pena já pagar o combustível na hora da locação ou encher o tanque na hora da devolução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Na minha opinião não vale a pena, é melhor vc mesmo abastecer perto do aeroporto, vai sair mais barato e vc não corre o risco de pane seca (entregar o tanque com o mínimo possível pra compensar o combustível pré pago).

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Esses USD 450 que você pagou foram referentes a um mês? Não quiseram ficar te empurrando outros seguros não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que tentaram empurrar, mas eu recusei. Paguei somente os USD 450 + taxas, usei o seguro do cartão (CDW). Veja esse site: www.happytoursa.com

      Excluir
  15. Seguro de cartao (Platinum ou black) nao cobre danos a terceiros. Atencao as dicas erradas que podem causar prejuizo aos leitores.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.