domingo, 27 de outubro de 2013

Como faço exercícios?

No último post, comentei sobre meu método de estudo de inglês, hoje falarei sobre outra meta para 2013 que era começar a praticar atividade física de maneira regular.

Sou uma pessoa mais caneta e menos tênis, quero dizer que troco qualquer atividade física por ler um livro, estudar alguma coisa... Faço o estilo nerd, porém um nerd que não curte quadrinhos e vídeo game! Na escola, nunca participava das aulas de educação física, como o professor ia com minha cara e era amigo do meu pai, fazia vista grossa e me passava pela média. Educação física era sempre minha pior nota! Por outro lado, a bicicleta foi meu meio de transporte por anos, eu sempre curti muito andar de bike!

Bom, desde o ano passado comecei a usar a bike no dia-a-dia indo trabalhar várias vezes pedalando o que me permitiu perder os quilinhos que estavam sobrando, mas eu queria mais, por isso comecei a fazer musculação. Na primeira academia que me matriculei comecei fazendo adaptação e por incrível que pareça, comecei a gostar de treinar. O lance de liberação de endorfina e outras substâncias que provocam bem estar é realmente verdade! Comecei a fazer um treino de definição, de leve e gostei bastante, a única coisa que não me agradava eram os frequentadores: muita molecada, fazendo bagunça, enrolando nos aparelhos, azarando as meninas... Quando me mudei, achei uma academia antiga (como tudo por aqui, rsrs) com maior frequência de pessoas acima de 40 anos. De repente o moleque era eu! O lado ruim dessa academia é ser superlotada, mas como tenho flexibilidade de tempo, consigo ir nas horas mais tranquilas. Tem poucos equipamentos mas são bem cuidados.

O objetivo em exercitar-me é obter condicionamento físico, definição muscular e outros benefícios inerentes da prática de exercícios físicos. Não quero hipertrofia por não querer me matar com cargas enormes, contusões, tomar suplementos e ficar com frescura na alimentação, além disso acho feio qualquer músculo de tamanho anormal, seja em homem ou mulher. Por esse motivo faço treino de definição, com cargas menores e mais repetições. Procuro treinar ao menos 3 vezes por semana, 2 grupos musculares por vez. Não faço treinos mirabolantes com exercícios combinados ou que demandem ajuda de outra pessoa, aliás acho que simplificar é a chave do sucesso pra tudo na vida. Faço abdominais todos os dias (um lado por dia).  Gosto muito de fazer aeróbico, ando de bicicleta quase que diariamente, mas quando não dá, faço ao menos 45 minutos de esteira na "academia" do prédio (que só tem 1 esteira, 1 elíptico e alguns alteres).

Os resultados desse tempo treinando foram:

  • Controle de peso: inicialmente perdi os quilos que estavam sobrando, depois que comecei na musculação, ganhei 2kg que atribuo a massa muscular;
  • Definição muscular: a pança de paulista sumiu, o bíceps ficou distinguível do tríceps, mas a maior mudança foi no peitoral e trapézio.
  • Diminuição do stress: é difícil atribuir isso somente a academia, já que o tempo de treino coincidiu com a decisão de trabalhar de forma remota. O fato é que estou bem mais calmo e tranquilo que antes.
  • Condicionamento físico: quando voltei a andar de bike, 5km eram equivalente a uma maratona! Eu cansava muito rápido, as pernas doíam, o coração parecia que ia explodir. Hoje mesmo pedalei 20km e estou ótimo.
  • Auto estima: nunca tive muito problema com auto estima, mas ver as mudanças no corpo me fizeram muito bem!
Bom, meu conselho é o seguinte: pratique ao menos alguma atividade física. No começo é um saco, mas quando as dores passam e o bem estar pós treino aparece, você verá que vale a pena. Tenho preguiça até hoje, tem dia que fico postergando pra treinar, mas durante o treino a preguiça vai embora e sigo em frente. Não faça nada além do que seu organismo suporta, aliás, faça menos que esse limite. Devagar e sempre!

12 comentários:

  1. Já leu o livro Dieta TNT? ou Body fo life? eu estou na etapa de queima de gordura... os anos tiveram seu peso. Após esta queima vou curtir ser magro e depois quero um pouco mais de massa muscular.

    Parabéns para você que sempre foi magro! Eu pesava 104kg três meses atrás, hoje bati 87,5 só seguindo a orientação lowcarb. Dá uma olhada no meu blog que deixei o link disponível na lista de blogs. Abraço

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    1. Olá Pastor!

      Acho mais legal ser magro que ser bombado, a pança me incomodava muito, hoje em dia melhorou drasticamente, quase não tenho pneus, o que me deixa bem satisfeito. Em relação a dieta as únicas coisas que fiz foi trocar leite integral por desnatado, diminuir ingestão de carboidratos na forma de massas e pães e praticamente eliminar porcarias como salgadinhos, rufles e bolacha recheada.

      Abraço!

      Corey

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  2. Corey, li esse comentário seu no blog do medico PI e fiquei com uma dúvida.

    Cara, nossa política trabalhista é totalmente torta! As empresas sofrem um prejuízo enorme toda vez que precisa contratar alguém. Estimo que se meu custo trabalhista não fosse tão elevado, o valor da minha mercadoria seria ao menos 15% mais barato (isso falando somente na parte trabalhista).

    Minha dúvida é se vc conseguir diminuir seus custos em 15% (não importando a forma que for, quer seja por incentivo do governo, uso de nova tecnologia...) vc já vai logo diminuir o preço de sua mercadoria? Não seria mais sensato acompanhar os preços da concorrencia e observar se eles diminuiram ou não os preços? Porque não vale a pena vc diminuir o preço se o seu concorrente mantem o preço mesmo preço.
    Resumindo, não existe muito cartel disfarçado no Brasil a fora?

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    1. Olá João!

      Excelente questionamento, é bem simples responder. Se eu conseguisse baixar 15% dos meus custos, com certeza a concorrência tb conseguiria, logo os preços de todos seriam reduzidos. Isso não é cartel, isso é competição, acontece que tudo tem limite, então é por isso que quase sempre os preços se equivalem, tanto pra cima quanto pra baixo. Os grandes players forçam os pequenos (como eu) a terem competitividade, caso contrário, baixaremos as portas. Mesmo as vezes sofrendo concorrência desleal e até mesmo dumping dos grandões, reconheço que sem a pressão deles jamais conseguiríamos aumentar a eficiência. É por isso que sou totalmente a favor da auto regulação de mercado. Ao menos no meu ramo e naqueles que tenho conhecimento, todo mundo trabalha no fio da navalha, no limiar mínimo de margem de lucro (pelo menos os competitivos).

      Abraço!

      Corey

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    2. Entendi. Valeu pela explicação!

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  3. Gostei do seu lema "simplificar é a chave".

    Fico mto puto com essa galera insuportável de academia no blog cheio de merdas de dieta, treinos, vem com livrinhos, regrinhas, puta merda que saco. A vida já é um cu no trabalho e ainda tornam malhar outro trabalho.

    Mto legal parabéns. Estou aguardando mais um tempo pra tentar fazer Artes Marciais, é meu sonho, sou super fã de MMA já que não consigo ninguém pra jogar futebol (amo jogar futebol).

    Abraço!

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    1. Fala Pobreta!

      Tem razão, a vida já é muito complicada e as pessoas complicam ainda mais naquilo que não deveriam. Sou adepto do minimalismo e simplicidade, então tento fazer tudo baseado nesses conceitos. Tem dado certo...

      Cara, vc não consegue ninguém pra jogar futebol? Todo mundo que conheço tem uma turma que joga bola uma vez por semana, eu as vezes vou só pra comer churrasco e tomar cerveja, rsrs!

      Abraço!

      Corey

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  4. Maestro Corey, vou ser o chato, vc disse que não quer focar em hipertrofia, mas tá treinando à bodybuilding,, seria bem melhor treinar por força, fazendo exatamente o que vc tá evitando...cargas pesadas, movimentos compostos...menos tempo na academia, melhor condição física....
    Não vou me estender muito nessa minha ladainha, mas fica a sugestão de conhecer a musculação pelo treinamento de força( stronglift, starting stregth), menos é mais ;P
    Ps: tenho observado na gringolandias, o aumento de interesse pelo uso do Sled, ou treno e os "walks", no Sled vc pega um base deslizável, coloca peso em cima, e vai empurrar e puxar....nos Walks, vc vai andar carregando uma carga de peso, o mais famoso é o Farmer Walk...´Se interessar é so perguntar pro Google, e não se assuste, é so usar a criatividade, é assim que eu treino em casa, não tenho acesso a alguma coisas que custam muito no BR, se é que vendem aqui...então a criatividade faz os ajustes!
    Ps2: Tem tb o levantamento turco ( turkish get up), isso mais um exercício pro peitoral, é tudo que vc precisa num dia de atividade física!

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    1. Fala Bruno!

      Valeu pelas dicas, mas sinceramente achei complexo demais, não acho que serve pra mim. Meu treino dura no máximo 30 minutos e tá dando o resultado esperado, não vejo porque mudar.

      De qualquer maneira, obrigado pela contribuição, abraço!

      Corey

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  5. Corey muito bom ver que você e o VR retornaram as postagens! A blogosfera voltou a ter 2 integrantes de peso!

    Abraço,
    IM.

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