quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Atualização - Carteira - Julho/2013

Mais um mês acaba e com ele o ano vai chegando ao fim, começo a pensar no fim de ano, montando estratégias de aumento de faturamento para a empresa e, claro, planejando uma excelente viagem de férias. Falando em viagem, em julho fiz uma viagem curta, mas que abriu meus olhos pra uma realidade muito diferente, injetando na minha cabeça maluca, mil ideias... Conheci nova cultura, me envolvi com pessoas nativas e no dia-a-dia da população, adorei a experiência, além disso, consegui tocar a loja pela internet sem maiores problemas, posso dizer que essa foi uma viagem de negócios.

Em relação aos investimentos, consegui fazer um aporte de R$ 3.000,00; dinheiro esse vindo de uma bonificação da Bia. O mês foi mais tranquilo, o que permitiu uma rentabilidade de 2,18%, recebi juros do tesouro direto, que fizeram o valor dos proventos crescer bastante nesse mês. Os proventos do TD foram investidos no TD, os proventos dos FIIs e o aporte foram investidos em FIIs. Houve um decréscimo do valor recebido dos FIIs (0,69%) e pela primeira vez fiquei abaixo dos 0,7%, minha meta. Isso me incomodou um pouco. Em breve começarei a receber proventos do meu segundo empreendimento, por ser renda passiva (exige pouquíssimo acompanhamento de minha parte), será somado aos FIIs, aluguel do apê e juros do TD.

Durante essa próxima semana farei um fechamento completo das contas da empresa, digo completo pois revisarei dados, montarei novas planilhas  e acompanharei novos dados. Essa mudança é necessária devido ao fato de eu estar administrando a loja de maneira remota, alguns dados que anteriormente eram absorvidos por osmose, hoje em dia precisam estar numa tela de computador para fazerem sentido. É sempre preciso fazer ajuste na rota, caso contrário, você sai do rumo e vai parar num lugar totalmente diferente do pretendido. Fazer um plano, fechar os olhos e deixa-lo levar é furada total! Arrumarei alguma forma de dividir isso com vocês, talvez use a técnica do Estagiário, grosso modo, houve um crescimento importante da loja, mesmo num período complicado para o setor como os últimos meses.

Resumo da carteira em 31/07/2013:




30 comentários:

  1. Cada dia está mais difícil acompanhar os blogs de finanças, o que começou de maneira bacana agora caiu num nível péssimo, vejamos o que aconteceu com os principais blogueiros nos últimos tempos:

    1- Ostra: foi a mais esperta, quando a palhaçada de possível descoberta de identidade de blogueiro começou, tratou de descontinuar seu blog e nunca mais voltou, de vez em quando aparece em algum blog, mas isso está se tornando raro. Provavelmente também sentiu essa decadência e não tem porquê acompanhar.

    2- Além da Poupança: na minha opinião o AdP era um dos blogueiros mais sérios e comprometidos até dar uma entrevista pra quem? Para o Investidor Troll, o extremo oposto, o pior blogueiro que, embora tenha algum conhecimento sobre o mercado, trata de transparecer aquilo que o ser humano tem de pior que é inveja, perseguição, ego inflado e falta de educação. O AdP jogou toda sua reputação abaixo naquela entrevista, assim como o faz todo aquele que se mistura com Troll e sua corja.

    3- Corey: continua sério, mas não tão comprometido como antes, tá na cara que está enchendo linguiça no seu blog ao publicar resumos de livros e opiniões superficiais sobre FIIs, de vez em quando faz um texto de qualidade, mas esses estão se tornando raros. O cara tem perfil único entre os blogs, o que poderia ser uma fonte importante de conhecimento, mas não se preocupa mais em compartilhar experiências. Acho que acabou o assunto e não tem coragem de dizer.

    4- Dividendos: o primeiro milionário dos blogs sempre despertou certa desconfiança devido a seus aportes monstruosos e carteira gigante, apesar disso sempre foi respeitado até inventar (ou não) uma história sobre lançamento a termo. Pegadinha do Malandro? De qualquer maneira jogou sua reputação na lata do lixo, quem desconfiava que ele se trata de um fake, agora tem mais motivos ainda.

    5- Zé Mobral: no começo do blog fez muita gente admira-lo devido ao seu estilo de vida frugal extremo, não tenho dúvidas que sua trajetória é factível, porém, essa história de se apaixonar por índia do Badoo, emprestar dinheiro pra família rica dela e se tornar sócio do sogro não faz o menor sentido pra quem é realmente inteligente. Mais um que, ou está inventando história, ou é um tonto de marca maior.

    6- General Investidor: com um blog profissional e ótimas matérias logo ganhou respeito dos seguidores dos blogs de finanças, assim como Corey, noto um grande desânimo em tocar o projeto do blog, colocando "colaboradores" que não inspiram a menor confiança. Pelo menos esse ainda consegue manter sua reputação sem se meter em histórias sem pé nem cabeça.

    7- Pobretão: tem que ser muito tonto pra acreditar nesse cara, é óbvio que ele é um personagem, mas até aí não há nada de errado, o problema é que ele não tem mais o que escrever e fica requentando tópicos antigos. O Pobretão é um dos responsáveis pela criação da maior parte dos blogs, de um jeito ou outro, tem sua relevância na comunidade.

    8- Estagiário: um rapaz que mesmo bem jovem demonstra grande dose de conhecimento e maturidade, infelizmente o blog está quase morto, com postagens sobre cerveja, mais um que está enchendo linguiça.

    9- Investidor Defensivo: um dos pioneiros dos blogs de finanças, lembro-me dele desde os primeiros blogs anteriores ao Pobretão, infelizmente hoje em dia só faz postagens com piadinhas de Facebook e agora inventou de fazer vídeos para o Youtube.

    Não podemos esquecer de blogueiros que se foram como o Parar de Trabalhar e o Viver de Renda. Eles tinham excelentes blogs e devido a problemas pessoais (no caso do primeiro) e trolagens (caso do segundo), abandonaram seus excelentes blogs.

    Percebo que exitem muitos blogs menores com excelente conteúdo, mas que, por terem chegado tarde, não possuem a mesma visibilidade dos grandes blogueiros. Espero que de alguma maneira ocorra uma substituição natural dos blogs que perderam qualidade por outros, mais novos, que possam agregar mais valor a essa magnífica discussão sobre finanças pessoais.

    Obrigado pela atenção, cordialmente:

    Marco Antônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco!

      Costumo apagar comentários ofensivos, mas acredito que vc está tentando fazer uma crítica construtiva e não ofensiva, por isso publiquei.

      Acho que vc tem um pouco de razão sim, falando de minha parte eu penso o seguinte: Realmente chega uma hora que o assunto acaba, então é natural que aconteça uma diminuição da qualidade, sobre encher linguiça, eu não vejo da forma, hoje em dia publico 2 textos semanais, os assuntos variam. Por outro lado, há pessoas que estão de brincadeira e se dão o trabalho de comentar só pra encher o saco, enquanto muitos que gostam dos textos, não comentam, o que me deixa um pouco desanimado sim.

      Obrigado pelo feed-back!

      Corey

      Excluir
    2. Acho que o Corey ainda vai desanimar com os textos, tem hora que cansa, ainda mais sendo chamado de enchedor de linguiça.

      Excluir
  2. Carteira tá ficando grande Corey!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. afeeeeeeeeeeeeeeeeee
    "(0,69%) e pela primeira vez fiquei abaixo dos 0,7%, minha meta. Isso me incomodou um pouco."
    nãããõo
    paaaaraaa
    é apenas 0,01%, se continuar assim vc surta! calmaaaa ok? rsrsrs

    bem mais legal viajar e viver como os nativos né? aprendemos muito! que legal q fez isso, só que vicia, vai querer conhecer mais culturas, pessoas diferentes, cada hora um local :D
    bom mes por aí
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, td bem com vc?!

      Vc tem razão, tô sendo chorão demais... rsrs!

      Pois é, viajar pra um lugar e fugir dos clichês de turista é muito legal, nunca havia experimentado, e gostei muito. Faço o tipo turistão padrão mesmo, mas conviver com nativos e ficar integrado na vida deles é muito divertido.

      Bjão!

      Corey

      Excluir
  4. Foi bem demais esse mês hein. Não entendi direito as coias que rolaram mas aguardo pra ver o que vai sair disso.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo rentabilidade Corey, parabéns :)
    Que bom que conseguiu aportar e ainda curtir uma viagem, muito legal o rumo que está tomando.
    Poxa tenta sim compartilhar sobre a empresa, seria bem construtivo ter um parâmetro para nos basearmos!

    Tive queda no aluguel dos FII também, o XPGA11 pagou menos e troquei o XTED11 pelo TRXL11 em menor número na troca...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande General!

      O rumo que minha vida tá tomando me deixa cada vez mais empolgado pra continuar!

      Vou dar um jeito de compartilhar os resultados sim, o jeito que o Estagiário encontrou é uma boa saída. O que me lascou esse mês foi justamente o XPGA e outro que tb diminuiu a distribuição.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Poxa, Corey, esse abaixo da meta foi simbólico, né? hehehe

    Atente para o fato que caso haja um novo boom em FII, é possível que esse yield abaixe...

    Mas o mês positivo, tudo certo!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      Tem razão, acho que peguei pesado, 0,01% em um mês não é relevante, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. carteira ficando bacana eim... boa rentabilidade tb...

    ResponderExcluir
  8. Ta crescendo cada vez mais essa carteira! Ganhos de negocio proprio sao imbativeis, cada dia que passa penso mais no assunto... Acho que vou acabar abrindo uma franquia! Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr!

      É verdade, negócio próprio mesmo com todos os problemas é praticamente imbatível na geração de renda.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Um rendimento passivo de 0,7% é uma bela rentabilidade nos FII, gosto de ver a maneira como você diversifica a carteira. A um tempo atrás você estava desanimado com a loja, mas fico feliz em ver a retomada :) comércio online é ótimo porque não exige a tua presença.

    me add...
    http://pastoronesiforo.blogspot.com.br/

    e vamos manter contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor!

      A grana entrando é a melhor coisa pra animar uma pessoa, a empresa vai muito bem o que me deixa sim animado.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Parabéns pela rentabilidade!
    Aguardo seus posts sobre emprendedorismo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Vou fazer alguns durante o mês, abraço!

      Excluir
  11. Olá Corey,

    Bom aporte e boa rentabilidade, coisa boa de se ver mesmo que seja na carteira dos outros, hehehe.

    Quanto a renda passiva, do que se trata ?

    E creio sim que você deva ficar atento aos números. Sua administração remota é a quebra de um paradigma de que dono tem que ficar em cima, tem que estar na empresa, tem que estar no seu cangote...rs

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A renda passiva é composta dos proventos do TD, FII e aluguel de um apartamento.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Esqueci de agradecer pelo link pro meu blog :D

    Tente dividir o fechamento das contas conosco, será bom para que possamos verificar como uma empresa funciona realmente :D

    Uta!

    ResponderExcluir
  13. Apesar de o Estimado X Realizado para este ano ainda estar ruim, a rentabilidade no mês foi muito boa. Parabéns!
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.