segunda-feira, 1 de julho de 2013

Atualização - Carteira - Junho/2013

Sangue, muito sangue, esse é o resumo do mês, acho que não teve um blogueiro que escapou da forte queda do mês de junho. Mesmo eu, que não tenho ações na carteira, sofri bastante pela queda dos FIIs e títulos do tesouro, tendo a pior rentabilidade desde o começo dos meus investimentos (-6,1%). Como comentei aqui, não fiquei desesperado e aproveitei a oportunidade de compra, aumentando a posição em fundos que julgo interessantes. Consegui aportar R$ 15.000,00 dinheiro esse vindo do acerto da mudança de filial que a Bia trabalha, tentei não aportar no negócio no qual sou sócio investidor para conseguir comprar mais umas coisinhas na liquidação, mas infelizmente isso não foi possível.

Os proventos dos FIIs (0,73% novamente) foram reinvestidos na mesma modalidade assim como o aluguel do meu apartamento que comecei a receber nesse mês. Em julho receberei também uma boa quantia proveniente dos títulos do tesouro. Estou muito satisfeito com a estratégia de geração de fluxo de caixa, o que permite ter dinheiro todo mês independente de queda ou alta da bolsa.

Na vida pessoal as coisas vão muito bem, acho que atingi um equilíbrio legal entre trabalho, lazer e estudos. Como comentei durante as postagens sobre administração remota, não gosto de ter que administrar uma empresa, mas faze-lo de maneira remota torna a tarefa mais suportável. Estou firme e forte na academia e começo a notar diferença no corpo, mesmo sem me matar e tomar suplementos como a maioria da molecada que treina comigo faz. Continuo lendo compulsivamente, dois livros por vez, como vocês podem ver aí ao lado direito na seção “Corey está lendo”. Continuo estudando idiomas e colocarei em prática meus estudos numa viajem rápida nos próximos dias.

Estou contente com o blog, retomei a vontade de escrever, esse ritmo de dois textos por semana está muito legal, os comentários são de alto nível, o que me incentiva a escrever o que considero bons textos. Agradeço o feed back de quem dá sugestões e faz críticas construtivas. Tenho recebido alguns e-mails com assuntos diversos, peço desculpas pela demora para responde-los, mas gostaria de dizer que responderei a todos, é só aguardar. O que me deixa chateado em relação a blogosfera (acredito que o mesmo aconteça com outros) é a ausência da Dona Ostra, embora respeite e entenda a opção dela em não escrever mais, não consigo me conformar com isso... Quem sabe um dia ela volte...

Bom julho a todos!

Resumo da carteira em 30/06/2013:



40 comentários:

  1. Oi Corey :)
    realmente todos sangraram esse mês, eu fechei em -4,29, e sou do tipo que chora, faz manha, reclama, fica de mal humor e todo esse blablablá do seu texto anterior rsrs que alias tentei comentar umas 3 vezes e o texto não foi, não sei o q está acontecendo com o blogger, mas não consigo comentar em nenhum blog do meu tablet, só comento qdo ligo o computador e qdo isso acontece o assunto já foi :P
    vamos ver como será julho p os investimentos..
    bom mes por aí, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Fico feliz pela sua presença! Recebi seu e mail, depois respondo, to no celular preso nas manifestações, vou estacionar, tomar um café e esperar... Hj foi um péssimo dia p visitar a loja.

      Sério q vc é chorona? Pensei justamente o contrário, rsrs! Começo a ficar assustado com minha tranquilidade no atual momento...

      Da um jeito nesse tablet...

      Bju

      Corey

      Excluir
  2. Olá Corey,
    Que bom que está mais animado com o blog. Sua rentabilidade não está mal, comparando com o mercado.

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala adp!

      Olha, eu esperava um desempenho melhor mas mesmo assim não fiquei desesperado. Vamos aguardar julho...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. só vi agora q vc me enviou um mail há 1 mes :P acabei de responder ta? kkk (eficiente e pontual kkkkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa! Mês q vem eu respondo, ou mando uma carta, rsrs! Brincadeira...

      Excluir
  4. Olá Corey,

    Bovespa sangrou muito, mas para nós sardinhas é sempre bom sentir cheiro de sangue. Significa que alguns papéis estão em liquidação!

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande estagiário!

      Pois é, acho q esse é o momento q muita gente estava esperando, resta aproveitar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Hey Corey. Sou um leitor assíduo do seu blog e estou tentando me inspirar em ti para poder buscar minha IF também. Quero empreender em algo, mas sempre acabo esbarrando em um mesmo obstáculo: minha remuneração baixíssima do emprego atual e o fato de morar na casa da minha namorada, onde acabo não tendo liberdade para por minhas ideias em prática.

    Qualquer dia tu poderia fazer um post referente ao começo da sua vida como empreendedor. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá samurai!

      Pelo seu relato imagino q vc ainda é jovem, mas mesmo se não for acho q vc deve em primeiro lugar investir em vc, em qualificação profissional. Só assim vc poderá aumentar sua renda e pôr seus planos de empreendedorismo.

      Há inúmeras áreas q pagam muito bem mesmo sem nível superior. Acredito q num primeiro momento vale a pena se dedicar a ter uma renda maior mesmo q numa área q não se goste, num segundo momento da p partir p outra coisa.

      Vc me deu uma boa idéia, vou fazer uma postagem sobre como comecei a empreender.

      Boa sorte e apareça, abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Bem, não posso dizer que sou jovem e tal... tenho 29 anos agora e a verdade é que deixei passar muitas oportunidades de me qualificar melhor por comodismo sabe? Procrastinação é horrível e infelizmente meu maior defeito.

      Mas vou correr atrás de algum curso online que possa me direcionar e melhorar o currículo.

      E referente ao post, esse mês realmente foi bem difícil... e por ser um micro investidor acabei sentindo bastante também. mas no finalzinho de Julho consegui ficar na média dos outros meses.

      Excluir
    3. Samurai, me identifico um pouco com vc, temos idades próximas. Não posso dizer que deixei passar boas oportunidades pq isso seria mentira, mas abri mão de muita coisa que gosto em prol de dinheiro. Tb perdi muito tempo que podeira ter aproveitado melhor com estudos e atividades físicas. Tb sou procrastinador e sei o quanto isso causa angústia e frustração mesmo sendo uma coisa totalmente dependente de nós mesmos.

      Tente aumentar sua renda, as vezes não é preciso qualificação formal e sim vontade de trabalhar e aprender, dá uma fuçada da sua região, com certeza vc achará. Ah! Não caia na besteira do status profissional, tem muita atividade vista com desdenho mas que paga muito bem.

      Abraço e boa sorte!

      Corey

      Excluir
  6. Corey,

    Nao consigo entender o porque de tu nao divulgar os ativos. Os valores ate entenderia, mas os ativos...

    De qualquer maneira teu blog 'e maneiro.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá matheus!

      Questionamento bem pertinente, vc tem absoluta razão, é mais interessante comentar os ativos q o valor da carteira, estou pensando em mudar isso p o ano q vem. Assumi o compromisso com o Pobreta de divulgar os valores.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, pelos seus resultados em TD e FII dá pra ver que o mercado está cruel pra todo mundo. Fique tranquilo que o mercado vai se recuperar e a barra vermelha do seu gráfico vai voltar a passar a azul. Parabéns pelo equilíbrio finanças x vida pessoal x vida profissional. Acho que isso é o patrimônio mais importante que qualquer pessoa pode acumular.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ei!

      Valeu pelo comentário, o equilíbrio é o q estou sempre buscando, a vida não deve ser nem 8 nem 80.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Corey,
    Acompanho sempre o seu blog, e resolvi agora entrar na blogsfera tambem! Espero fazer posts construtivos e interessantes como os seus.

    Que belo aporte heim, 15k.... E em época de baixa é ótimo poder comprar tanto.

    A renda fixa não está tão fixa, tambem estou "sofrendo" com o Tesouro(o que não me incomoda, pois é investimento de longo prazo).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Bem vindo! O td tem um mecanismo meio chato de se entender, não podemos nos desesperar. Só o q realmente mantém o valor é a poupança, cdb e lci, de resto...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Realmente o nível do blog (comentário e posts) melhorou consideravelmente.
    Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! O nível do blog não depende só de mim e sim das pessoas q comentam, fico contente pelo bom nível dos visitantes.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Legal, esses 15.000 vieram na hora certa hein.

    Vc tá malhando quanto tempo? E como está a segunda loja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vieram sim Pobreta! To malhando a uns 4 meses, indo gradativamente sem fazer loucuras e me arrebentar. Não tem segunda loja não, é um lance diferente de comércio.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Esse corey bate o ibov todos os meses. rsrsrs
    Seu gráfico chega a dar inveja. Igual ao gráfico da GRND3.



    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Bacana demais, Corey. Sua carteira derreteu, e vc contra-atacou muito bem aportando forte. Meu ataque foi de estilingue, 1,5k de aporte. rsrs.

    Gosto demais do seu blog, é um espaço em que se aprende bastante.
    Como o amigo aí de cima disse, o nível está cada vez melhor. Talvez pelo fato de ter passado a moderar os comentários.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mobral!

      Fiz o que o pessoal mais experiente diz pra fazer, vamos ver se está certo...

      O blog tá bem legal mesmo, a moderação ajuda, mas o principal é ter visitantes relevantes, gente que contribui de maneira positiva para as discussões e ainda bem que estou atraindo esse tipo de gente.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  13. Oi Corey,
    Este mês passado foi feio mesmo, sangramos violentamente!
    Sigamos em frente, acumulando!
    Abraços colega!

    ResponderExcluir
  14. 10% da carteira é o aporte de junho; 1%, o rendimento passivo. Não foi de todo ruim o teu mês, Corey! O rendimento negativo do mês é ponto fora da curva, você compensa no LP! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LM!

      Nâo tinha feito essas contas... O 1% de rendimento não é bem assim pq grande parte dele é do aluguel do apê q não entra na conta do patrimônio, mas dá pra usar esse número sim.

      Abraço!

      COrey

      Excluir
  15. Grande Corey
    Fico contente em ler sobre a sua evolucao na qualidade de vida, bem como no bom desempenho nas financas e aportes. Blog de alto nivel com conteudo.
    Parabens
    Abraco

    ResponderExcluir
  16. Galera não to conseguindo visitar o blog do finanças inteligentes. Alguém sabe o que ta acontecendo? Ou só esta acontecendo comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui tá tudo normal, acabei de passar por lá...

      Excluir
  17. Fala Corey!

    Realmente neste mês não vi ninguém sair no azul, e como você também estou bastante tranquilo, é muito bem ver Petr a 15,xx e Vale a 26,xx por exemplo, e não estar comprado, neste mês devo voltar a ativa também, estou desde o ano passado sem fazer compras ou postar algo novo no blog.

    Fiquei feliz com as mudanças que aconteceram com você neste ano, parece que já resolveu a maioria dos problemas que relatou no ano passado, parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Tá sumido! Felizmente estou conseguindo resolver meus problemas , mas nada cai do céu, tenho q correr atrás e fazer mudanças radicais. Ainda tem muita coisa q desejo melhorar.
      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Fala, Corey!

    Este foi um mês vermelho!!! Pegou todo mundo, mas faz parte. Quem não espera q isso possa acontecer está no mercado errado! hehe

    Legal q vc está tendo mais tempo para vc mesmo, sempre busco isso para mim!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      Pois é, quem não consegue segurar o rojão deve procurar outras modalidades.
      Abraço!

      Corey

      Excluir
  19. Olá Corey!

    O mês foi difícil mesmo, mas com esse seu aporte monstro vai conseguir aproveitar muito bem as promoções na Bolsa :) mandou bem!
    Eu estou com raiva de não ter mais da onde tirar aportes para comprar e baixar meu preço médio nos ativos da carteira, tive que liquidar alguns papéis que não estão tão bem e reverter a grana em papéis melhores.
    Ah obrigado por responder o email! Te mantenho informado, mas digo que aceitei o negócio e está indo tudo ok por enquanto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Yb não tenho mais de onde tirar, esse mês tentarei não aportar no meu negócio mas provavelmente não vai dar certo...

      Sobre o e-mail, qq coisa corre aqui, ok?

      ABraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.