sábado, 1 de junho de 2013

Atualização - Carteira - Maio/2013

Pelo segundo mês não faço aportes, e isso deverá continuar nos próximos meses, ao menos que a Bia receba alguma bonificação no trabalho. Por motivo da nossa mudança de cidade ela foi transferida e promovida, de vez em quando pode pintar algum bônus ou mesmo uma sobra de salário que será investida em nossa carteira da Independência Financeira. Os proventos dos FIIs foram reinvestidos na mesma categoria e, mais uma vez, permitiram-me exercitar a prática de investir mesmo sem dinheiro novo.

Novamente o desempenho da carteira foi negativo, havendo decréscimo no valor da mesma. O grande responsável por essa performance negativa foram os FIIs que mais uma vez caíram durante o mês. A única coisa que me incomoda nisso é o fato de estar descapitalizado, ou seja, estou perdendo uma excelente chance de aumentar posições. O rendimento da carteira de FIIs foi de 0,73%, ou seja, houve um ligeiro aumento nesse índice em relação ao mês passado. Aliás, estou muito contente com os proventos pagos por meus fundos, em 2013 a média mensal dos proventos está acima de 0,7% o que considero um desempenho excelente visto que minha carteira tem grande concentração em fundos de tijolo que normalmente pagam menos que os de papel. Estou me preparando para uma queda nesse número a partir do mês de agosto devido ao fim do RMG do EDGA11, aliás, estou devendo um post sobre esse fundo...

Conforme comentei no último fechamento, estava esperando um aumento nos proventos desse mês devido ao aluguel do meu apartamento, porém esqueci de um detalhe: o primeiro aluguel é para cobrir os custos e comissão da imobiliária. Esse dinheiro entrará a partir de junho, mas ainda não sei se absorverei na carteira ou se darei algum outro destino a essa grana.

Bom, espero conseguir escrever textos de qualidade ao longo deste mês, voltando a ativa na blogosfera, por falar nisso, gostaria de desejar bom retorno ao amigo Rico na Matrix e pedir encarecidamente que nossa querida amiga Ostra dê o ar da graça e apareça por essas terras. Bom junho a todos!


Resumo da carteira em 31/05/2013:


26 comentários:

  1. Fala Corey beleza ? cara realmente bate um desespero de ver tanta coisa em liquidação na bolsa e não poder aproveitar todas... rsrsrs a parte boa é que ainda vai cair mais.. rs

    Abraços e Sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé Ninguém!

      Pois é, rapaz, dá uma agonia... mas faz parte, né?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Mesmo com essa queda você ficou bem acima do Ibov. Quedas fazem parte do caminho.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Nenhum investidor gosta de ver sua carteira no vermelho, mas isso faz parte do jogo, o q me deixa mais nervoso é o fato de não ter grana pra comprar o que julgo interessante.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Grande Corey!!!

    Como vão as coisas? Espero que bem! Vei não sei como tá sua carteira de FII, mas seria bom da uma diversificada nela, por exemplo, esquema 4-3-3. Tipo, 40% tijolo, 30% papel, 30% shopping... e por ai vai. Diversificação interna.

    No mais, um abraço.

    Guima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guima!

      Valeu pela dica. Estou tentando fazer isso, mas como os aportes estão suspensos e não quero vender nenhum papel, vai demorar um pouco pra chegar numa diversificação razoável. Além disso há papéis interessantes que quero colocar na carteira.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Foi bem Corey, em um mês de queda você segurou -0,42 é até bom...

    ResponderExcluir
  5. Boa Corey, tá segurando bem mesmo não aportando. QUando começar a aportar com 2 lojas bombando não quero nem ver..

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Pobreta!

      Não são 2 lojas, o outro negócio não tem a ver com comércio e o retorno vai demorar a vir. Valeu!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Fala, Corey!

    Apenas uma leve queda para um mês que foi complicado!

    []s!

    ResponderExcluir
  7. Olá Corey,

    Divulga sua carteira aí camarada...até para a gente saber o quanto o tal do EDGA11B representa de "problema" pra você...rs

    Quanto a 0,7% mensal, realmente para quem tem quase total posição em tijolo não pode reclamar, está bom sim este rendimento. Sempre acredito que uma pimentinha não vai fazer mal, então no meu caso tenho alguns de papel para dar uma alavancada nos rendimentos.

    Os rendimentos que você recebe, reinveste-os ? Não ficou claro no post se você compra novamente FII ou Ações. Tá vendo como faz falta divulgar a carteira ? rs

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poney!

      Não divulgo a carteira pq divulgo o valor dela, mas estou pensando em inverter isso, acho que daria discussões mais úteis.

      Tenho alguns fundos de papel e tb o BCFF11B, mas a maioria é tijolo mesmo, 0,7% tá de bom tamanho.

      Não estou comprando ações, a grana que seria destinada a ações está indo pro meu novo negócio, então os proventos dos FIIs são reinvestidos naquele papel que julgo interessante no momento da compra, não fico tentando timing.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Fala, tudo certo? Estou começando a estudar RV, me indica algum livro? boa sorte com o patrimônio. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Não sou a pessoa mais indicada pra isso, mas recomendo "Warrem Buffett e a análise de balanços", passe nos demais blogs e pegue outras dicas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Corey, resultado muito melhor que a maioria. Parabéns!

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Corey :)
    Fechou praticamente no 0x0, só não curti ver a barrinha do realizado se afastando do estimado, acho q tinha projetado com aportes né?
    Por aqui tive um mes complicado, negativo no rendimento, na conta corrente, no cartão... ainda bem q acabou o mes e iniciamos junho, retorno a disciplina espartana nos investimentos :)
    Bom mes por aí!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver por aqui! Pensei que tinha nos abandonado completamente, rsrs!

      Pois é, o estimado era com aportes, nem estou esperando alcançar a meta, simplesmente não vai rolar. Acho que isso serve de lição para o ano que vem, vou fazer planejamentos semestrais. Não tem jeito, jamais as coisas fluirão da maneira que imaginamos...

      Vc no negativo? O que houve? Junho está aí pra regularizarmos tudo, as vezes as coisas fogem um pouco do controle.

      Abração e vê se não some!

      COrey

      Excluir
  11. Grande Corey! Tenho vc a maior consideração. Foi no seu blog que eu vi pela primeira vez a palavra "asperger".

    Agora sobre a rentabilidade... Essa sua Tia Dilma está metendo os pés pelas mãos, em? kkkkkkkkkkk

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike!

      Como vai? Valeu pela consideração, depois passo lá o seu blog.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  12. Grande Corey,

    Rentabilidade da sua carteira ficou muito parecida com a minha, só que a sua performou um pouco melhor, parabéns :)
    Que pedrada essa de deixar o primeiro aluguel com a corretora, não sabia disso e além disso tem que deixar um percentual mensal com eles também? Se tiver de quanto?
    Estou um projeto de fazer casas para alugar junto com um amigo, mas por enquanto só estamos pesquisando o mercado e seria legal saber mais informações, porque todo mundo que conheço que faz isso não quer conversar sobre o assunto e nem dar nenhuma dica... Ficam só enrolando e falando o óbvio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde General!

      Normalmente as imobiliárias cobram o primeiro aluguel como comissão por arrumar o inquilino, fazer a pesquisa de risco e toda a papelada. Não acho caro, se eu fosse fazer por conta própria com certeza ia ter um trabalhão e não ia conseguir alugar no primeiro dia, sem anúncio algum, como eles fizeram.

      Além disso eles cobram 10% sobre o valor do imóvel para administrar o contrato, ou seja, protestar o título em caso de atraso, cobrar juros, correr atrás de manutenção, etc. Se precisar dar uma ordem de despejo, já é por fora, e nem sei o valor. No meus caso, paguei apenas pra arrumarem o inquilino e fazerem a papelada. A cobrança eu mesmo farei emitindo boletos pela conta PJ da loja. Foi uma maneira que achei pra economizar. Se eu tiver algum problema com o inquilino eu os contrato novamente pra resolver.

      Bom, por hora o que posso te falar é isso. É minha primeira experiência como locador. Se tiver alguma novidade eu falo por aqui.

      Sobre construir pra alugar, acredito que possa ser um bom negócio, afinal aumenta-se a margem, mas como aqui na minha região isso é totalmente irreal devido ao preço dos terrenos e saturação de apartamentos, não posso falar nada.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  13. É parceiro, também fiquei no negativo esse mês.
    E ai, e a cidade "pequena" ? Tá gostando ?

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário!

      Na realidade não é tão pequena assim, mas estou gostando muito. Tem a pegada agitada de São Paulo só que com menos trânsito e pessoas mais educadas e gentis. Mais pra frente vou fazer um post a respeito.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.