segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atualização - Carteira - Março/2013

Primeiramente gostaria de pedir desculpas aos demais colegas da blogosfera pela minha ausência nos blogs e também por demorar para publicar e responder os comentários por aqui. Também peço desculpas pelos amigos que me enviaram e-mails. Estou passando por algumas mudanças na vida profissional e pessoal que estão tomando muito do meu tempo. Sinceramente não sei como ficará o blog daqui pra frente, perdi um pouco o tesão de escrever, não só devido aos acontecimentos recentes de descoberta de identidades e trolagens mas também por estar sem tempo, sem assunto e sem motivação.

Meu aporte subiu consideravelmente nesse último mês, o que não deve acontecer novamente tão cedo, pelo contrário, os aportes sofrerão uma grande queda nos próximos meses em virtude de alguns negócios novos que estou realizando. Finalmente comprei ações, somente uma empresa e lote fracionário. Minha estratégia é simples: selecionei alguns papéis que acho interessante (nada de reinventar a roda) em cada setor. Quando chega o dia de fazer a compra, vejo aquele que está com o preço mais desvalorizado e mando a ordem  Essa estratégia e semelhante ao que faço com FII, e tem se demonstrado eficaz para minha realidade.

Retomei a leitura do livro do Graham "O Investidor Inteligente", já li uns 20% daquela Barsa, até agora tenho achado o livro extremamente técnico, chato, confuso e com muitas informações irrelevantes para a realidade do Brasil de 2013. Por outro lado, os comentários dos capítulos assim como as notas de rodapé feitas por Jason Zweig são bastante didáticos e mesmo com delay de 10 anos, são perfeitamente adequados aos dias atuais. Lerei até o final pra poder tirar uma conclusão definitiva.

Pela primeira vez em anos tenho trabalhado bastante, mas também estou lendo, estudando inglês, malhando (puta que pariu, o corpo parece destruído na primeira semana!), ou seja, estou mais equilibrado. Acredito que minha vida pessoal melhorará ainda mais nos próximos meses.

Resumo da carteira em 28/03/2013:


Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.

67 comentários:

  1. Bacana demais, Corey! Eu não tive saco pra ler esse livro do Graham. A leitura é muito pesada mesmo.

    Parabéns pelo aporte espetacular. Espero que tome gosto de investir em ações. Quem tem negócio próprio, é meio contraditório deixar de investir em ações por causa do risco.

    Força! Esse blog é muito útil para todos. Anime-se!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mobral!

      O livro é bem chato e não tem muito a ver com nossa realidade, mas já q comprei e comecei vou termina-lo, no fim espero aprender alguma coisa.

      Os grandes aportes terminaram, ao menos por enquanto. Vc tem razão, é contraditório mas pode fazer sentido: assumimos o maior risco dentro dos investimentos então é natural fugir disso no mercado financeiro. Comecei a investir pq estou me sentindo seguro, mas tenho muito o q aprender.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. Uma das coisas importantes nele é a divisão entre capital investido em RV e RF. Por exemplo, o investidor arrojado deve ter no máximo 75% em RV. Não dá para colocar 100% nela e se ferrar com uma crise.

      Excluir
    3. O livro tem umas sacadas bem legais, essa da distribuição é uma delas, mas no frigir dos ovos é algo q todos nós já sabemos.

      Excluir
  2. Corey, qual foi a ação que compraste? Você não esqueceu de dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irei divulgar a carteira de ações, mas posso dizer q é um papel bem famosinho. Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Eae Corey! E qual foi a ação que você comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta!

      Não irei divulgar a carteira de ações, desculpe.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Olá Corey!

    Já está recebendo quase um salário mínimo com os proventos, isso é excelente, parabéns pela disciplina amigo :)
    Seu aporte também foi incrível, uma pena que irá diminuir só que devemos ponderar as prioridades, os meus também foram diminuídos. Qual foi a ação que escolheu para aportar? Estou muito curioso para saber, rs.
    Se sobrar um tempo me envia um e-mail porque quero conversar contigo, ok?

    E não foi só você que sumiu dos blogs, tenho notado que os blogueiros em geral pararam de comentar nos blogs do pessoal, apesar das visitas não terem caído em nada, está cada um no seu canto. A modinha dos blogs de finanças parece ter passado, apenas quem realmente gosta vai levar adiante a partir desse ano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande General!

      Pois é, a estratégia tá rendendo frutos a pena é que os aportes minguarão e não conseguirei bater minhas metas, mas as vezes é preciso dar um passo pra trás e depois dar 2 pra frente. Não irei divulgar a carteira de ações, ao menos por enquanto.

      Desculpe, vi q vc me enviou um e-mail mas não consegui responder no dia e acabou passando, estou numa fase tumultuada, sorte q é por bons motivos... As visitas do meu blog tb não caíram, mas os comentários sim. Acho q isso é um efeito colateral da moderação.

      Te mando um e-mail em breve, ok?

      Abração e foi mal!

      Corey

      Excluir
  5. Puxa, eu curto esse livro, tanto q vou reler e enviar de presente p um blogueiro (q não é vc rsrs)
    Legal q esta fazendo varias coisas (estudo, ingles, exercicio), nada como colocar a casa em ordem não é?
    Td bem desanimar do blog, só não some ok? E se sumir, deixa um contato :P
    Beijão
    Lu
    P.S. Vou escrever isso 9 vezes ou ate o comentario ser publicado, só p te irritar
    Hihi brincadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dona Lu!

      Bom te ver por aqui, a internet é uma coisa tão rápida, parece q já fazem anos q vc sumiu, rsrs!

      Pois é, estou colocando a casa em ordem, refiz todos os meus planejamentos e já estou sentindo melhoras significativas na vida pessoal e profissional.

      O desânimo vai passar, agora o problema é falta de tempo, mas em breve terei alguns dias de férias.

      Pode escrever qtas quiser, rsrs!

      Bju!

      Corey

      Excluir
    2. To sempre por aqui, mas os posts sobre empreendorismo nem comento por falta do que dizer, não é meu mundo
      Aquele convite p manter contato ainda esta em pé viu? ;)
      Andei lendo uns blogs sobre minimalismo e achei um comentario seu em um deles!
      Descobri q tirando meus cds e vinis eu sou completamente minimalista :D
      Bjs
      Lu

      Excluir
    3. Eu sei, vc é uma moça esperta, mantem a sanidade longe do empreendedorismo, rsrs! Legal! Qdo der na telha eu te falo, tá? Eu andei comentando no excelente "minimalizo", tá até no meu blogrol, vc tem algum pra recomendar? Tinha um bem legal chamado Kisimples, mas o cara parou de atualizar... Olha, eu tenho muitos livros, acho q não me adaptaria com leitores digitais, fora q adoro entrar num sebo e esperar um livro "me chamar", CDs não tenho mais a um tempão, DVDs nunca tive e embora reconheça a qualidade sonora dos vinis, deixo-os para s especialistas, rsrs!

      Vê se não some, heim?

      Bju!

      Corey

      Excluir
    4. E cai nesse blog por acaso, estava pesquisando obre limpeza de casa kkk meu sofa embolorou e precisa trocar o forro, sabe quanto foi o orçamento? O menor 2,3k e o maior, que me fez rir ate não poder mais: 4,5k acredita?
      Não, não era para forrar com couro utilizando fios de ouro, muito menos tenho um sofá de 200m2, é um simples, em L com 5 lugares...
      Aí sai pesquisando se da p salvar por mais uns anos e caí nos blogs minimalistas e achei legal, que pq me identifiquei bastante :)
      Ja viu esse:
      http://www.theminimalists.com/ ?
      Bj
      Lu

      Excluir
    5. Tb estou me divertindo com esse: http://desconstruindo.com.br/

      Excluir
    6. Cof, cof, cof!!! QUATROMILEQUINHENTOSCONTOS pra trocar o forro do sofá????? Sério mesmo? Prefiro doar o antigo e comprar um novo, com 2k tem muito sofá fodástico por aí...

      Valeu pelas dicas, o primeiro eu não conhecia, o segundo já, foi uma indicação de um amigo ainda nos tempos de orkut (ah, q saudades do orkut...). Tem muita coisa interessante e até consigo ler os textos sobre veganismo apesar de não concordar com tudo, mas não são radicais e "convertedores" como a maioria sobre o assunto. Falando nisso, eu eu respeito muito e sempre me interesso por veganos/vegetarianos e outras minorias de pensamentos por normalmente serem pessoas mais conscientes e culturalmente evoluídas.

      Bju!

      Corey

      Excluir
    7. Pois é, lavei o sofa todo cocm vinagre, isso aí não pago p ninguem, absurdo!

      Não gosto do comportammento de alguns vegans, assim como dw alguns religiosos ou ateus que acham q descobriram a roda e querem converter todo mundo e as vezes de uma forma bem estupida e mal educada, naão curto falta de respeito seja de quem for, vegetariano q pendura foto de animal morto no perfil do facebook e acha q vai convencer alguem com uma imagem nojenta me incomoda profundamente... Não considero alguem assim mais evoluido, pelo contrari rrsrsrs

      Acho q conseguimos um trabalho muito melhor de "conversão" seja p o que for com nossas atitudes, mostrando felicidade, transbordando saude,sucesso, etc
      Bjs
      Lu

      Excluir
    8. Já lavei banco de carro com vinagre e uma semana depois o cheiro saiu e o tecido ficou novo!

      O que me incomoda são os "neos": neo-vegan, neo-ateu, neu-vegetariano... Eles são extremamente chatos e inconvenientes. Concordo com vc, não é pendurando uma foto de beagle com a pele estourada por testes de cosméticos q eu deixarei de usar desodorante. Adoro animais, não suporto falta de respeito com eles, acho q eles merecem mais consideração q os humanos, mas sei q o mundo não é perfeito e dependemos deles pra muitas coisas.

      É igual ao lance de não ter filhos, quem mais respeita minha opção são aquelas pessoas seguras de suas opções, o mesmo vale para ateus e vegans, cada um na sua, acho q não podemos querer converter ninguém para nossas filosofias de vida.

      Bju

      Corey

      Excluir
  6. Corey, se puder, leia os livros do Bastter, do Paulo Portinho e do Anderson Lueders. Junto com o livro Warren Buffet e Análise de Balanços, vc vai ver que escolher empresas não é muito difícil. Tudo segue a lógica de se ter empresas com poucas ou nenhuma dívida e lucros crescentes + p/l abaixo de 20.

    Parabéns pelos investimentos em ações. Como forma de manter a tranquilidade, não passe dos 15% de capital em RV. Deixe os outros 85% na RF.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito dos vídeos do Bastter, a maioria do q ele fala faz todo sentido, o Paulo Portinho tb é muito bom, comecei a perder o medo da bolsa lendo o "25 episódios". Esse livro do WB é ótimo, bem claro, objetivo e sucinto. Agora esse do Graham é muito pesado, mas vou ler até o final.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala dimarcinho!

      Cara, deixa pra lá, estou totalmente sem tempo, mas qd der eu mando, ok?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Qual a empresa comprada no fracionado?

    ResponderExcluir
  9. To lendo ele ha quase um ano. to na pagina 512... ta foda de acabar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 ano? Isso sim é longo prazo.rs

      Excluir
    2. é amigo, 1 ano quase... Leio outras coisas concomitantemente, na minha lista de livros (faço uma programação de livros pra ler, quase nao assito TV) ele tá lá atrás... é osso hehehe. Mas to quase acabando, ainda na 526 :)

      Excluir
    3. Estou lendo concomitantemente com outros tb, mas lendo 1 capítulo por dia dá pra terminar em 20 dias.

      Excluir
  10. Corey, começou mal. Comprou ação no Fracionado, tendo dinheiro para comprar o lote. Mais corretagem, foi má escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse q eu tinha dinheiro pra comprar 1 lote?

      Excluir
  11. Olá Corey,

    Tenha paciência com o livro!rs
    Ele possui alguns capítulos bem interessantes e válidos até hoje.
    Não é a toa que foi o livro de cabeceira de Warren Buffett.
    Os capítulos de comentários do Jason Zweig são sensacionais.

    Os conceitos de Investidor Defensivo são bem simples. Os capítulos sobre Investidor empreendedor que o bicho pega mesmo!rs

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ID!

      Sim, tem muita coisa relevante, mas o Graham dá muita volta pra falar alguma coisa, sem contar os milhares de exemplos com números q tornam a leitura cansativa. Os comentários são ótimos, é o q está me estimulando a ler o livro, esse Zweig é ótimo.

      Sim, os conceitos são simples, mas pra explica-los o Granham dá muita volta...

      Valeu pela presença!

      Corey

      Excluir
    2. Olha, creio que WB segue mais o que Fischer dizia. Em seu livro "ações comuns, lucros extraordinários" a qual eu recomendo, ele diz em manter ações por décadas, comprar ações de empresas boas mesmo com múltiplos relativamente altos, etc.
      Aliás, sobre WB há um livro ótimo " Nem WB é perfeito". É um ótimo livro sobre as estrategias dele, principalmente o que funciona e o que não funciona para pequenos investidores. Mostra também alguns erros do WB (o que é normal, afinal ele é mortal).
      O livro análise de balanços é legalzinho, mas é extramente simples. Quero começar a ler os livros do damoran. Esse cara é fera, sugiro e muito o livro "mitos de investimentos". Muito bom. Ele tem livros que são para profissionais mesmo, se o "investidor inteligente" é uma Barsa, os livros dele sobre análise de empresas, controle de risco, são sei lá o que heheh
      Abraços
      Soulsurfer

      Excluir
    3. O q não me entra muito na cabeça é esse lance do Graham e do WB de manter uma ação por décadas ou mesmo "jamais vender". Tudo bem q estou começando, tenho pouco mais de um ano como investidor, mas no meu caso q não terei herdeiros, esse pensamento de jamais vender não faz o menor sentido.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Pois então, corey. Nesse livro sobre WB que falei, mostra que ele sim vende ações às vezes em períodos curtos e às vezes com prejuízos (o que mostra inteligência para assumir que errou). O próprio fischer em algumas ações, segundo o prefácio do livro que foi feito pelo filho (que aliás é bem conhecido no mundo das finanças), segurou demais.
      Entretanto, o raciocínio de deixar os dividendos se acumularem, escolher boas empresas para o longo prazo parece ser muito promissor. Como disse para você nos e-mails que trocamos, ainda não comprei nenhuma ação.
      Nós aqui no Brasil ainda temos duas vantagens muito grandes em relação ao mercado americano e muito boas para nós que num futuro desejamos fluxo de caixa: a) os dividendos não são tributados e b) abaixo de 20 mil não há imposto de renda. Assim, se você tiver 1M e 10 anos depois tiver 2M, teoricamente você pode vender 160K em oito meses e não pagar o IR com a alíquota mínima de 15% de qualquer investimento de renda fixa. Realmente tem que conhecer mercado de ações e colocar um pouco de dinheiro pelo menos.
      Abraço!
      Soulsurfer

      Excluir
    5. Estou lendo Damodaran é acho q é muito avançado para quem está começando.

      As ideias são tranquilas, mas é muito conteúdo para absorver, são textos para serem lidos com calma. Em 10 páginas ele já jogou um caminhão de informação. É zero 'enrolation'. É conhecimento puro.

      Bom demais, melhor livro q "já li" (ainda estou lendo) por enquanto (Avaliação de Empresas, 2a edição)

      []s!

      Excluir
    6. - Corey esta idéia de "nunca" vender uma ação é aquilo que o Bastter fala em continuar com um investimento enquanto ele for bom (der lucro) pois no longo prazo o preço pago pelo ativo fica irrisório, potencializa os juros compostos, e paga-se menor taxa de impostos e corretagem por não ficar girando patrimonio (basta pegar os graficos de preços de ações como bbdc, itub,vale até mesmo petr de 10 anos atrás que verá que o preço pago teria sido ridículo em termos atuais, além de uma pancada de dividendos recebidos levando o seu custo próximo a zero).

      - o W. Buffett leva tão a sério este mantra de não vender ativos que já demonstrou que ao reter dividendos (a empresa dele Berkshire Hathaway tem a política de não distribuir dividendos - nos EUA isto é permitido) e reinvestir os lucros no longo prazo compensa muito - se o investidor tivesse adquirido as ações há 20-30 anos e as guardado poderia facilmente viver vendendo apenas algumas delas por ano (voce pode ler este relatório num link no meu blog - tem vários anos em ingles - leitura extremamente recomendada).

      Excluir
    7. Véi, na boa, esses livros avançadíssimos definitivamente não são pra mim. Não tenho a menor pretensão de "entender" o mercado, muito menos me tornar profissional. Preciso apenas entender como a coisa funciona, montar uma estratégia adaptada a minha realidade e monitora-la. Veja, não tenho nada contra quem gosta dessa leituras e pretende manjar mais do mercado, muito pelo contrário, acredito q o caminho do sucesso ta no conhecimento, mas pra mim não dá...

      O WB e análise de balanços é ótimo, entendi praticamente tudo e concordo com a maioria dos conceitos, acho q as ideias do WB são simples e como tudo q é simples, costuma ser vencedor.

      Sobre a não distribuição de dividendos e não venda de ações só me resta uma coisa que não consigo entender: se vc não recebe dividendos e nem vende papéis vc está colecionando ações, ou seja, não está usufruindo delas! Na minha opinião, a riqueza deve ser acumulada, mas também gasta!

      Vou falar mais sobre isso futuramente...

      Abração a todos!

      Corey

      Excluir
    8. Corey,
      É que fazendo isso o Warren Buffet conseguiu reinvestir os lucros na própria empresa e na aquisição de outras, as ações da Berkshire chegaram a valer o preço de um carro, bastaria vender algumas e teria o dinheiro investido de volta além de um baita lucro.

      Abraços!

      Excluir
    9. Eu entendo, mas o WB é totalmente diferente de nós, simples mortais.

      Excluir
  12. Parabéns pela iniciativa e pelo planejamento, Corey! Agora é não deixar a peteca cair e ir formando sua carteira aos poucos. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Cara, sobre o Investidor inteligente, tem que selecionar os capitulos. 'E um livro feito pro mercado americano, e no que aquele se assemelha ao nosso, vale a leitura, como ciclos de alta e baixa, alocacao de ativos, defesa contra a inflacao... O que tem que deixar de lado 'e a parte que fala dos titulos publicos americanos (que nao sentido pra nos), entre outras coisas.

    Nao achei o livro tao pesado, na verdade pra mim ele realmente 'e muito bom!

    Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem capítulos q tem pouquíssimo a ver com nossa realidade, mas mesmo assim os comentários são válidos, dá pra trazer pra realidade brasileira, o conceito é o mesmo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Olá Corey! A vida é complicada, não? Decisões, cortes, motivação, etc... Hoje fico entre a cruz e a espada. Comprar uma baita sala comercial, com localização 9,4 - em área central da cidade, de frente para a rua e com uma baita vitrine para colocar o nome da loja - ou, fazer um curso de especialização. Como já tenho 2, acho que vou ficar com a loja.

    Muito me incomoda a exitação, mas.... é uma oportunidade de ouro. Juros simples em vez de compostos e principalmente, gradativos pelo IGPM (1% + IGPM na parcela do MÊS). Acho que está valendo.

    grande abraço e te desejo tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Bom, comprar um ativo como a loja e investir num curso são coisas totalmente diferentes, acho q só vc pode dizer o que é mais inteligente pra sua realidade atual. Só não entendi direito o lance dos juros, 1% + IGPM diz respeito ao aluguel? Se for isso acho um bom negócio, porém, há FIIs q pagam praticamente isso sem os problemas de um imóvel físico...

      ABraço!

      Corey

      Excluir
  15. Corey, acompanho seu blog faz algum tempo, mas nunca comentei. Segue o blog que acabei de criar, caso queira acompanhar--www.socioyield.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como que faz pra moderar comentários? Não que eu precise disso ainda, rs...

      Excluir
    2. painel do blog/configurações/postagens e comentários/moderação de comentários/sempre

      Excluir
  16. Corey
    Sou visitante e leio as postagens desses blogs de finanças.
    Sou eigo em finanças, mas estou correndo atrás de aprender.

    Dos blogs que acompanho o seu está ficando cada vez melhor.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá japonês!

      Obrigado! Siga estudando q com certeza terás um bom retorno.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Grande Corey!

    Rapaz, faço das palavras da Lú as minhas sobre manter contato.
    Queria um aporte a este ^^^

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estagiário? Valeu o convite, vamos pensar... Abraço!

      Excluir
    2. Eu e ele estamos em campanha p te adicionar nos nossos bate papos kkkk
      Mas cuidado, ele é um cereal killer, vi uma foto dele assassinando sucrilhos :P
      Bjs
      Lu

      Excluir
    3. Ah é?! Fiquei com medo agora, tenho medo de orientais, ainda mais assassinos de cereais! Rsrs!

      Excluir
  18. Afee deu pau aqui e não sei se foi:
    http://brazilianbubble.com/where-is-the-most-expensive-place-to-own-a-car/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q agente q vive em SP não percebe muito o custo das coisas, mas basta uma visitinha em outro país e percebemos o quão caro pagamos nas coias...

      Excluir
  19. Grande Corey! Mais um aporte sensacional! Voce ja deu um salto grande na jornada, e cada passo faz a coisa ficar mais facil! Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Médico!

      Como vai? A era dos aportes altos terminou, ao menos pelos próximos meses.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  20. Grande Corey!!!

    Meirmão, acho que todos estão desmotivados depois do aconteceu. Contudo seu blog está cada vez melhor. Estava lendo os comentários e o pessoal tá fera mesmo. Concordo com tudo o que foi dito, acrescentando e fazendo minhas as palavras do WB: todo investidor tem que ter noção básica de contabilidade. Minha faculdade tá dando a noção exata disso, como a analise do balanço patrimônio e da DRE da empresa é importante!

    No mais, passei para deixar um abraço pra vc, pra Ostra (se ela estiver vendo) e para os demais!

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Guima!

      Depois da moderação dos comentários, o nível subiu muito. Olha, eu concordo q investidores devem ter noção de contabilidade, mas isso é extremamente chato, ao menos pra mim cuja área de formação é totalmente diferente!

      A Ostra tá sempre por aqui.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Abraço p ti tb Guima :)

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.