terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sobre Privacidade e Mudanças no Blog

Para quem não está entendendo a confusão que está acontecendo na blogosfera de finanças desde o fim de semana recomendo a leitura do post do General:


Minha opinião sobre o incidente é que não é preciso pânico, como o Além da Poupança bem disse, quem se propõe a fazer um blog, divulgar sua carteira de investimentos e detalhes sobre a vida pessoal deve ter consciência que não há lugar totalmente seguro na internet e que o risco de ser descoberto é sempre constante. Acontece que como é natural do ser humano, acabamos relaxando, pensando que "isso não vai acontecer comigo" e falando (escrevendo) mais do que deveríamos. O incidente com o I40 serve de alerta apara que tenhamos mais cuidado com o que publicamos, seja nas postagens ou nos comentários.

O que me deixou mais sentido nessa história toda foi a exclusão do excelente blog da Ostra, mas não a critico, e no lugar dela provavelmente faria o mesmo se me sentisse diretamente ameaçado. Ostra, sei que você está lendo isso e por favor, depois que a poeira abaixar, volte ao menos para comentar, ok?

Sinceramente essa história do I40 me pareceu meio sem pé nem cabeça, não estou dizendo que ele inventou isso, mas no lugar dele eu agiria de forma totalmente diferente, sumiria sem fazer alarde ou algo assim. De qualquer forma, fiquei com um pouco de receio e mudarei algumas coisas aqui no blog:

1- Moderação de comentários: os comentários do blog serão moderados, pelo menos por um tempo. Postagens fora do contexto, com brincadeirinhas, piadinhas e demais trolagens não serão publicadas. Todo blogueiro quer audiência, mas eu prefiro selecionar as pessoas que frequentam o meu blog, quero trocar experiências, não aturar piadistas idiotas. Reservo-me o direito de censurar comentários que a princípio possam parecer pertinentes mas que na minha opinião possuam segundas intenções.

2- Atualização de patrimônio: ainda não tomei uma decisão definitiva a esse respeito. Na minha opinião deixar de publicar a carteira não adianta muito por ser possível "estimar" o valor. Por enquanto ACHO que continuarei publicando por ser uma ferramenta interessante de controle pra mim mesmo, mas não detalharei muito a composição dela.

3- Postagens: infelizmente aqui está o maior prejuízo para o blog, pretendo diminuir a quantidade de postagens, publicando somente aquelas que tiverem mais relevância a comunidade. As postagens sobre minhas ideias, acontecimentos da minha vida entre outras semelhantes só serão publicadas se eu achar relevante e mesmo assim não entrarei em detalhes.

Peço a todos os blogueiros que tomem algum tipo de atitude em relação a segurança e também para que "não alimentem os trolls"! Na minha opinião, os "vários" trolls são na realidade uma ou duas pessoas totalmente desocupadas que acham legal irritar e encher o saco de pessoas sérias, interessadas em agregar valor. Peço também que os anônimos evitem comentar como tal, se querem manter o anonimato, criem uma conta no Google só para comentar nos blogs, dessa maneira os blogueiros saberão com quem estão falando e conseguirão ter mais controle sobre os comentários.

Acho que todos devem usar esse acontecimento do I40 como marco e adotar medidas de segurança mais ativa, não só na internet, mas também na vida real. Independente de quanto dinheiro você tenha, deve proteger sua integridade e de sua família.

56 comentários:

  1. Corey, você esta certo em criar medidas para se resguardar, no meu caso irei alterar a divulgação de patrimônio até a poeira abaixar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q a divulgação do patrimônio é o de menos, o maior problema são as "dicas" de nossa vida que acabam escapando nas postagens.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Fala, Corey!

    Parabéns pela atitude. Acho q esses trolls só atrapalham. Tem q ser banidos mesmo.

    Sobre o i40 ter feito akilo, foi totalmente estranho por um motivo: se ele falou pro cara que já sabia onde era o trabalho dele que não possuía blog nenhum, o fato de ter cancelado o blog apenas reforçaria ao outro cara, q está lendo, que ele realmente está correto e simplesmente foi confirmado que o cara realmente era o i40.

    Mas vai saber....

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      É justamente por isso q acho essa história do I40 estranha, não faz sentido algum a não ser que ele seja extremamente ingênuo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Realmente é chato o que aconteceu, mas é isso mesmo o que eu penso. O cara quando se expõe na internet, está sujeito a ser descoberto. Sabemos que de uma forma ou de outra é possível descobrir quem está por trás das postagens.
    Sei que posso até ser criticado por isso, mas não concordo com a ideia de que há um grupo especializado em roubar ou fazer uma grande maldade com os blogueiros. Claro que é possível fazer maldade sim. Há muito louco por aí. Mas poxa, só blogueiro tem dinheiro? Na internet há um monte pessoas endinheiradas falando de finanças, e que colocam sua identidade.
    Por exemplo, é muito fácil conseguir o nome de diretores das empresas que são negociadas na bolsa. Duvido que todos eles andam com um aparato de segurança nível I, carro blindado e equipe da SWAT a disposição. Há blogs de empresários, investidores e outros mais. No site da transparência você consegue o nome de vários servidores federais que ganham mais de 15k por mês, e que moram na sua localidade. Mas não, vamos fazer maldade com os blogueiros. É um pouco de exagero, não?
    Há também aquela historinha de que alguém que trabalhe em uma corretora consegue descobrir quem está por trás do blog e que pode fazer alguma maldade. Tude bem, mas já que o cara tem acesso aos dados de todos os clientes da corretora (cujo acesso já se torna criminoso), não é mais fácil ele fazer a maldade com alguém mais endinheirado? Mas não, ele quer mirar o blogueiro que tem 100k em ações.
    Citando esses exemplos de pessoas que tem dinheiro por aí, acho muito exagerado esta ideia de sequestro ou roubo de um blogueiro que talvez tenha até uma carteira fake. Não discarto a possibilidade, mas seria mais inteligente fazer este tipo de coisa com outras pessoas.
    Além de expor a identidade do blogueiro, acho que não seria muito inteligente uma pessoa de má índole passar disso, haja vista que há outras pessoas com perfis e condições muito mais atraentes do que um grupo de blogueiros frugais. O pessoal fala sobre isso como se tivesse uma quadrilha especializada em roubar blogueiros e de repente apareceram uns hackers que brincam com a internet (e que por incrível que pareça, falam abertamente isso no blog do Pobretão - como se hacker divulgasse suas atividades).
    Dos blogs que saíram, sem sombra de dúvidas o que mais senti foi o da Ostra. Gostaria que ela voltasse com o blog, comentasse as postagens de outros blogs ou pelo menos criasse um email para manter o contato com os blogueiros que ela tivesse um pouquinho de confiança. Não é sempre que temos contato com uma pessoa que tem bastante experiência de mercado.
    E sobre o que você disse do I40, concordo com tudo. Acho que esta história está mal contada, apesar de não acha-la mentirosa. Mas acho que ele vacilou em alguma coisa.
    Não estou querendo passar a sensação de que sou o cara ou que não tenho medo. É claro que tenho medo. Gosto do anonimato. Mas temos que usar um pouco de lógica. O Jornal Nacional não fará uma matéria de 30 minutos só porque divulgaram minha identidade na internet.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AdP:

      Concordo com suas palavras, não vejo sentido em racker ficar perdendo tempo com meia dúzia de gente que "diz" ter 50 ou 100k de ações, não dá nem pro cara ter certeza q os números divulgados são reais!

      Acho muito mais perigoso o pessoal q ganha 10k e desfila com carrão de 200k, exibindo seus gadgets em qq esquina, usando roupas caríssimas... Assim como eu, acredito q boa parte dos blogueiros são pessoas totalmente normais, que não ostentam nem aparentam ter dinheiro, o q já traz bastante segurança no mundo real.

      Não discordo de quem excluiu o blog, acho q se a situação não está confortável devemos sim fazer algo pra mudar. Lembre-se q uns dias atrás tinha uns engraçadinhos dizendo ser possível rastrear o endereço da Ostra pela metragem do apto, aparentemente é uma coisa bizarra demais, mas vai saber... no lugar dela acho q faria o mesmo.

      Vc não tá querendo ser o fodão, só está sendo racional, o q é muito bem vindo nesse momento.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Extamente, Corey e AdP.
      E eu toma a liberdade de fazer o seguinte alerta aos blogueiros: não percam o diferencial da comunidade, que é o enfrentamento dos problemas diários dos investidores/empreendedores, cujos reflexos incidem sobre a nossa vida pessoal.
      Desculpem-me a sinceridade, mas vocês não conseguirão concorrer com analistas especializados em finanças dos grandes jornais e revistas, se se restringirem apenas a falar de finanças pessoais ou economia em geral.
      O interesse da audiência iria por água a baixo.
      Quanto à histeria generalizada, assino embaixo do comentário de vocês dois.
      Tem muita gente rica dando sopa na rua para ser assaltada. E na internet, o simples clique em um e-mail pode significar a perda de dinheiro e tranquilidade. Não vai ser um post em blog que aumentará os riscos.
      Um abraço a todos e boa sorte à comunidade.
      Pedro Paulo (Pepê)

      Excluir
    3. Pepê,

      Acredito q nenhum blogueiro queira concorrer com analistas de mercado, e esse é justamente o diferencial. Qd algum blogueiro fala de uma empresa, a opinião dele deve ser considerada por ser imparcial.

      A poeira vai abaixar e as coisas voltarão ao normal, mas com certeza muita coisa vai mudar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Perfeito, AdP, perfeito!

      Isso beira a insanidade de teoria da conspiração.

      Fala sério!

      Excluir
  4. Boa Corey,
    Realmente muito complicado o que aconteceu. Continuo na mesma, afinal, não pretendo e nem vou divulgar valores e carteira. Não tenho o porque esconder meu blog e inclusive divulguei o mesmo entre meus amigos já.
    Abraços e vida longa ao seu blog, um dos que mais gosto de acompanhar por aqui

    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PP!

      Pra quem tem ID aberta esse episódio só serviu para diminuir a qualidade dos blogs de ID anônima, que são a maioria, ou seja todo mundo perdeu!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. É triste Corey, ate o ritmo dos posts do pessoal diminuiu, comentarios estão devagar - menos os trols q estão animadissimos - alguns blogs sumiram, outros não se pronunciaram.
    Não vejo pq o I40 inventaria isso, alguns blogueiros estão usando esse discurso, outros falando que ele foi descoberto de outra maneira, isso é para minimizar o problema e ate para tentar dar uma desculpa do tipo "não é nada disso, eu não corro riscos, não sou trouxa assim"
    Dinheiro sempre chama a atenção das pessoas e nem sempre de forma positiva, é melhor vcs serem cuidadosos em relação a isso e não duvidar tanto assim da historia dele.
    Qto a Ostra, fiquei chateado, curtia o blog dela, era informação de bom nivel sem nada em troca e ainda com brindes, como dizem: tudo que é bom acaba logo, esperava que ela reaparecesse, nem que fosse comentando, mas ate agora nem sombra dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:

      Ninguém disse q o I40 inventou isso, apenas estamos questionando a lógica dessa história, que não me parece muito legal. Como o dimarcinho disse, se realmente foi do jeito q ele contou, ao publicar isso no blog ele apenas assumiu pro perseguidor quem é le realmente e ainda por cima causou todo esse furdunço.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Corey, não sei se tem contato com a Ostra, mas tem um babaca falando um monte dela nos outros blogs, se for verdade o que ele ta dizendo pode ficar ruim p ela, não sei se ela viu, mas seria legal avisa-la
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Grande Corey!

Tenho acompanhado o episódio na blogosfera. Pois fiquei triste com o fim do blog da Ostra, contudo não critico ela e ninguém que apagou seu blog. Eu mesmo fiz isso há tempos, uma vez que me expus demais.

A única coisa que achei estranho, foi o I40 ter passado um atestado de confirmação para "o visitante mau assombrado": - bem, sou eu mesmo o cara que vc ligou EM JANEIRO e posteriormente me visitou NO TRABALHO, informando que ACOMPANHAVA MEU BLOG. Deu muita informação de graça. Acho, até, que foi para avisar a galera, mas marcou bobeira. Outra, como alguém falou, ele pode ter dado esse vacilo na ligação que recebeu e, ai sim, ter sido descoberto. O que ficou estranho foi cara ter citado o blog dele. Mas...

Era isso, boa sorte a todos.

Um abraço.

Guima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guima!

      Exatamente, essa história tá meio mal contada, acho q tem mais alguma coisa envolvida nisso tudo, não faz o menor sentido ou ele é muito ingênuo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Bastante chato o que aconteceu, mas o pessoal se precipitou muito em fechar os blogs, acho eu.

    Acho que o que falta nos blogs, principalmente o do pobretão, é uma boa moderação. Ficou impossível usar o espaço pra troca de idéias, é um bando de gente (ou talvez uns 2-3 babacas) que não tem o que fazer e xingam todo mundo que aparece por lá... não dá pra entender como tem desocupado pra postar tanta besteira...

    Enfim, é triste porque já vivemos num país onde é quase impossível achar pessoas que conheçam algo além de aplicar na poupança, e agora todos os blogueiros vão pensar 2 vezes antes de conversar abertamente sobre o assunto pra evitar falar qualquer coisa mais pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Nerd!

      Infelizmente o blog do Pobretão tá insuportável, não há a mínima condição de passar por lá, aliás, começo a acreditar no q as pessoas dizem sobre ele ser um personagem.

      Tá na cara q os trolls não passam de 1 ou 2 pessoas, é muito fácil perceber isso pelos comentários, nem é preciso ser um Sherlock Holmes ou um Poirot pra descobrir.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Acho que o amigo está certo. Começarem também a reduzir postagens sobre a vida pessoal.

    ResponderExcluir
  10. É realmente uma pena o que vem acontecendo. (e não é de agora ...)

    Como você disse, na web tudo está acessível a poucos cliques, literalmente. Isso pode ser usado tanto para o "bem" quanto para o "mal", depende somente de quem está na outra ponta.

    Este foi o maior motivo para eu nunca ter falado sobre valores lá no Clube ... a (in)segurança.
    :(

    Torçamos para que não seja nada realmente sério, que seja no máximo o que você falou que pode ser ... =/

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Zé!

      É uma honra recebe-lo por aqui. Faz bem não falar de valores, e acho q essa será a tendência por aqui tb.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Oi Corey,
    Como respondi p o pessoal que me questionou: estava viajando e voltei hoje, no domingo apaguei o blog por instinto depois de conversar com um pessoal de segurança de rede, de bancos/corretoras e de telecom, ao que parece nada disso foi o caso do I40, o dele foi bobeira mesmo, mas de qq forma eu não gostaria de encontrar um maluco dizendo: oi descobri quem é vc! E ao q parece o cara é maluco mesmo pois se fosse p fazer maldade não seria dessa forma.

    Não sei se tem relação, mas há algum tempo vinha observando mensagens com perguntas estranhas no meu blog e no mail, algumas questionei o sentido sem responder a questão e outras simplesmente apaguei.

    Estou resistindo bravamente a vontade de reativar o blog, gosto muito de escrever, vc´s sabem disso e fiquei bem chateada de tirar do ar, mas foi pedido do meu marido desativa-lo, ele se assustou mais com a história bizarra do que eu.

    continuarei a ler os posts do pessoal :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ostra!

      Bom q está por aqui! Concordo com vc, em virtude disso q estava acontecendo acho q eu faria o mesmo, vc fez bem, quem sabe pode voltar depois com outro blog, sem os comentários antigos, heim?

      Por favor, fique com a gente, precisamos dos seus comentários!

      Bjus,

      Corey

      Excluir
    2. Que bom que vc voltou a comentar, Ostra...
      Resolvi parar com o blog tb... Mas não pela história do I40.... Não estava mais legal depois que parei de divulgar a carteira e saí do ranking... Vou ficar só lendo, como antigamente...
      .
      Corey, Ainda bem que vc não desistiu do blog... O seu blog é o melhor desta blogosfera, atualmente!
      .
      Abraço,
      Max
      .
      PS. Não precisava tb me excluir do face, né? :-(

      Excluir
    3. Max: infelizmente esse tipo de episódio q aconteceu com vc e agora com o I40 nos fazem perder um pouco do tesão pelo blog. Estou bem desanimado a escrever, tenho alguns textos prontos mas não publicarei, agora encasquetei q estou me expondo demais neles...

      Faço votos q vc volte com o blog, nem q for pra postar de vez em quando, deixe-o ativo.

      Ostra:

      É vc mesma q comentou aí em cima? Sei lá, fiquei com a pulga atrás da orelha se não é um fake... Enfim, se vc quiser meu blog está aberto para vc, pode escrever q eu publico. Me avise q te falo o e-mail.

      Abraço a todos!

      Corey

      Excluir
    4. É ela sim. Ela me mandou um email com palavras bem parecidas sobre a viagem.

      Abraços

      Excluir
    5. Sim Corey, sou eu mesma, odiando p calor de sp nesses dias :)
      Não tinha como alguem me localizar pelo q eu falava por la, mas na minha pesquisa de domingo descobri outras coisas e como vc falou, o tesão p escrever se foi, qto a voltar com o blog acho q nem tem como pois exclui o e-mail vinculado a ele, teria que pedir p o google recuperar (se isso for possivel), trabalho demais :P

      Max, na verdade eu precisava excluir sim, me desculpe, alias, fiz limpeza por la vc não foi o unico excluido.
      Bjs

      Excluir
    6. Foi mal Ostra, é q devido as circunstâncias...

      Acho pouco provável q alguém consiga identificar um blogueiro, a não ser se for alguém conhecido, q consiga ligar os fatos publicados aos de algum amigo.

      É uma pena q vc precisou excluir o blog completo, não deu pra salvar nem os textos? Algum back-up?

      De qq maneira estou a disposição se vc precisar.

      Corey

      Excluir
    7. Acho que vocês tinham que criar perfis falso e criar uma comunidade no orkut. É sério! Está uma beleza por lá, agora que toda aqueles fakes saíram e foram pro facebook. Pelo menos lá ninguém enche mais o saco :)

      Excluir
    8. César, o orkut realmente tá ótimo, as poucas comunidades q possuem movimento estão bem frequentadas, fiz até uma postagem sobre isso, em breve publicarei.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Boa tarde Mestre Corey!

    Acredito que está fazendo e falando justamente o correto, não julgo a divulgação de patrimônio tão perigosa mas é ela que faz chamar a atenção. No meu caso optei por não divulgar por causa de amigos e parentes mesmo, com a entrevista que dei todo mundo ficou sabendo que sou investidor e na visão deles tenho dinheiro sobrando, rs.
    Mantendo o devido cuidado com não divulgar muito sobre a personalidade e a vida pessoal creio que seja possível manter a divulgação do patrimônio.
    As suas postagens de experiência de vida são as melhores, uma pena que terá de modificar esse formato do blog... Acho que agora você é o único blogueiro empreendedor que sobrou, antes havia o I40 e o Max também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr General, rs!!!

      Tem razão, a divulgação do patrimônio é o q chama atenção, mas agora acho um pouco tarde pra parar de divulgar, me sinto mais seguro divulgando por saber q as pessoas não ficarão tentando fazer previsões mirabolantes sobre o tamanho da carteira.

      Ninguém (até onde sei) além da Bia sabe do meu blog, e pretendo q continue assim, me sinto mais livre pra falar o q tenho vontade.

      Vou dar um jeito de escrever sobre minha vida sem ser tão direto, só não sei como...

      ABração!

      Corey

      Excluir
  13. Entao ficou complicado agora,com o fechamento de uns blogs perdemos algumas fontes de informações importantes.
    Em todo caso entendo a posição de alguns de preservarem a identidade.
    Com relação a Ostra, ela poderia continuar a escrever seus textos e publicar em algum blog que fique aberto, tipo do Corey ou do Adp.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo:

      Com o fechamento dos blogs muita informação legal se perdeu, o q é uma pena, principalmente pra quem começou a acompanhar agora. O pior é q isso aconteceu por causa de gente fdp q não tem o q fazer.

      Como disse acima, se a Ostra quiser meu blog está aberto para os textos dela.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. D. Ostra,

continue escrevendo e peça para alguém publicar. Fixa a sugestão. Guima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guima, se ela quiser meu blog está a disposição. Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Como vocês se certificaram que este fato que ocorreu com o Investir aos 40 é verídico?

    ResponderExcluir
  16. Corey,

    Blogs de finanças pessoais sempre me agradam mais a leitura principalmente por serem mais informais (diferente de sites profissionais da área).

    Sempre gostei de ler seus relatos de vida e idéias não somente pela categoria finanças, mas por vc agregar diversos assuntos que nos fazem refletir.

    Espero que encontre uma maneira de manter o anonimato, mas sem prejudicar os ótimos conteúdos que consegue criar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      O grande barato dos blogs é a informalidade e a possibilidade de falar além do assunto finanças, pena q com esse tipo de acontecimento os blogueiros ficarão mais receosos.

      Valeu pela visita!

      Corey

      Excluir
  17. Corey,

    Tudo isso é muito ruim para os blogs e principalmente para os leitores que realmente são os que saem perdendo mais.
    Eu acho que o ID "viajou na maionese", mesmo que o cara o encontrasse ele eu acho que o cara "jogou verde e colheu maduro", pois ele expondo o fato na blogosfera só faz com que a pessoa tenha certeza de que era ele mesmo.

    O mais lamentável de tudo isso é a perda nos blog da OSTRA, nossa.... me sentir perdendo um ente querido.

    Ostra,
    Mesmo que vc não ative seu blog, não deixe de comentar os blogs dos colegas. Sinto uma imensa falta do seu blog, você era e será minha inspiração para IF.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei meio estranha essa história do I40, mas enfim, a merda já foi lançada no ventilador.

      A Ostra tá por aí, acontece q os blogs, inclusive o meu, deram uma caida nessa semana.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Olá, Corey.
    Há alguma área do seu Blog onde eu possa enviar uma mensagem sem que outras pessoas vejam? Não gostaria de colocar a mensagem aberta a todos.
    Soulsurfer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi o e-mail, em breve te responderei, abraço!

      Excluir
  19. ola Corey, estou criando um blog sobre independencia financeira (estou começando por assuntos basicos) e gostaria de te-lo adicionado ao seu blogroll para poder receber visitas para troca de ideias.

    grato

    Boris V. Ananenko - http://blogdoborisananenko.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  20. Galera.......história muito mal contata que acabou prejudicando muita gente. Não sei até que ponto esse história é verdadeira. O pior é que pessoas inteligentes se deixaram levar por este fato.

    Eu adorava ler os posts da Linda Ostra, principalmente os assuntos cervejas. Mas fazer o que, o maridão pediu, tem que fazer.

    No entanto espero que os outros da blogosfera continuem firme no proposito.

    Sabemos que existem pessoas más intencionadas em todas as áreas, se formos conduzir nossas vidas pensando nessas pessoas, deixamos de viver.

    Acompanho o blog do Dividendos, lá o cara escancara seu patrimônio , mas isso não é visto como inveja e sim como incentivo que todos podem chegar lá. É legal ver uma pessoa com mais de 1 milhão trabalha seus investimentos para continuar crescendo.

    O que deveria diminuir são os assuntos pessoais, isso não interessa pra ninguém. O blog é sobre finanças, então foquem nesses assuntos. No caso da Linda Ostra era algo mais abrangente, pois falava além das finanças, assuntos sobre cervejas e relacionamento entre mãe e filha. Muito enriquecedor.

    Não sei se todos tem ideia do poder das palavras. Estou utilizando o blog do Corey, mas todos vocês tem uma enorme contribuição para nós anônimos ou não que acompanhamos a blogosfera.

    Abs

    Paulo M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, acontece q entre 10 postagens de anônimos, 8 são lixo: ofensas ou coisas totalmente fora do contexto, por isso eu pedi aos anônimos q postem com algum login até pra gente saber com quem está falando.

      Infelizmente o episódio do I40 tirou o tesão de muita gente, inclusive o meu, não tenho mais vontade de escrever, espero q isso passe logo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey tenha ânimo, sei que não é fácil porque também senti o mesmo e fui bombardeado por ter falado besteira e me meter onde não deveria, mas acredito que os leitores e as pessoas realmente interessadas em finanças estão ai quietinhas apenas lendo e aplicando o que ensinamos no dia a dia delas, melhorando suas finanças e a qualidade de suas vidas. Posso estar sendo pretensioso só que foi assim que comecei, lendo um blog, depois acompanhando outro e mais outro... E cada um foi me ensinando alguma coisa boa ou ruim, mas ensinou.

      Força, vamos passar por essa!

      Abraços

      Excluir
    3. General, tb acho q temos muitos leitores q apenas leem, sem comentar, afinal tenho mais de 400 visualizações por dia. Acredito q é para esses q devemos escrever, acontece q os fdps q enchem o saco nos desestimulam demais.

      Bom, mês q vem pretendo continuar com as postagens, vamos ver como fica...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  21. Olá Corey e General. O fato de vocês terem leitores que apenas leem sem comentar é fato - sou um deles, ou melhor, era um deles. Iniciei o blog sob inspiração de feras: a Ostra (a saída dela foi uma grande perda), o General, você corey, o pobreta, dimarcinho, VR, Além da poupança, investidor sardinha, ...

    O detalhe é que vocês não imaginam o quanto aprendi com vocês e para mim é uma honra estar agora junto.

    Grande abraço e até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigado por comentar, é gratificante saber que ainda existem pessoas interessadas no trabalho dos blogueiros. Passarei no seu blog...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Olá Onesíforo,

      É muito bom ler um comentário como o seu, saber que alguém está sendo ajudado e melhor ainda, está querendo transmitir o que aprendeu é uma grande satisfação. E você ganhou um leitor, sucesso com seu blog amigo! :)

      Abraços

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.