segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Atualização - Pessoal/Empresarial - Janeiro/2013

Essa é a atualização do meu lado pessoal, pretendo fazer isso no lugar da postagem "Atualização Mensal de Ideias", as ideias serão publicadas de acordo com o surgimento com a tag [Ideias]. Essa postagem será mais para acompanhar como anda meu lado pessoal e o desempenho da loja de um mês para o outro.

Pessoal

Comecei Janeiro super bem, de férias, num ambiente maravilhosamente otimista e feliz, onde tudo parecia um mundo cor-de-rosa. Tive ideias de expandir a empresa e até bolei planos para ficar milionário, rsrs! Voltei ao trabalho e vi que a realidade é dura, fria e azeda. Percebi que esses planos não dariam certo e que não são pra mim. Desisti, volto a pensar se aumentar um pouco a frugalidade em prol de uma vida mais tranquila será o melhor caminho...

Consegui ler 3 livros em janeiro, 1 biografia, o Warren Buffett e a Análise de Balanços, e o Como Comprar e Vender Empresas. Não consegui me aprofundar nos estudos da bolsa, o que pretendo fazer em fevereiro. Até março preciso entrar na academia e o novo blog do Viver de Renda está me motivando. Março também é o prazo para começar algum curso de inglês on-line visando conversação. A mudança de apartamento está de rosca, devido a vários motivos ainda não conseguimos fechar com nenhum o que nos leva a repensar se isso é realmente o que devemos fazer.

Bia está empurrando de barriga os problemas do trabalho, o que não é nada bom porque tira a estabilidade de nossos planos. Mais cedo ou mais tarde ela sairá desse emprego, infelizmente essa é uma decisão não tão simples de ser tomada.

Empresa

Estou trabalhando poucas horas, mas não estou satisfeito, não consigo me desligar da empresa e pequenos problemas estão me tirando do sério. Ainda não sei como mudar isso. O tempo fora da empresa foi preenchido por várias visitas a imóveis, a leitura dos livros e jornal e também assistindo documentários na TV (sou viciado em Discovery).

O faturamento da empresa foi bem ruim em Janeiro, devo isso a vários fatores: férias, tempo fechado com chuva e pessoas sem dinheiro. Mesmo conhecendo esses fatores, considero que a queda foi maior que o esperado. Será que minha ausência excessiva está ajudando nessa queda? Não sei... Por enquanto vou tomando algumas atitudes simples como uma pequena reforma, não estou disposto a pagar o preço de ficar mais tempo na loja visando aumentar o faturamento.

Fevereiro será provavelmente pior que janeiro, menos dias trabalhados, carnaval, IPVA... Isso já é esperado, tomara que não caia abaixo do que estou prevendo. Como resguardo, estou segurando as compras, aproveitando para racionalizar o estoque que acumulei nos últimos meses e pensando num plano B.

37 comentários:

  1. Corey, eu sei que quando se satura de algo, é difícil reverter, mas... Tenta colocar na cabeça (nem que seja a base de "lavagem cerebral" kkkk) que tudo que te irrita faz parte do processo de enriquecimento.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike, acredite, eu jé tentei todas as estratégias possível e como sempre acontece, o entusiasmo só duro até o próximo problema, dando vontade de jogar tudo pra cima e sair correndo...

      Não estou disposto a pagar um preço muito caro pelo enriquecimento.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Que tal essa?

      Vc está sendo bem pago para passar raiva...

      Excluir
    3. Vixi... essa é a mais sem fundamento, depois das coisas q passei ano passado, dinheiro já não me encanta tanto.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  2. Fala Corey! Muitos parabéns pelo planejamento pessoal que você está fazendo...

    Quanto ao curso de ingles, não é melhor fazer um curso convencional não? Isso de ser "on-line" é tudo furada, perda de tempo e dinheiro...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta!

      Obrigado, planejar sempre é importante.

      Sobre o inglês eu pretendo fazer on-line devido ao bom feed back q obtive pesquisando na net, sem contar com a praticidade. Não tenho muito saco pra sala de aula, rsrs! Se não der certo, procurarei outras alternativas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Também tenho uma empresa (na área de TI), na verdade uma micro-empresa pois sou eu e mais 3 sócios, e ela ocupa grande parte do meu tempo. Pretendo este ano tentar alocar não mais de 8 horas para a empresa e o restante dividir entre estudo de finanças, inglês, e atividades físicas. Me parece que estamos alinhados nos objetivos, rs.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uorrem!

      Sua divisão de tempo parece bem interessante, é algo parecido q estou tentando fazer, mas dedicar pouco tempo a empresa não está me fazendo tão bem quanto eu gostaria.

      A propósito, não acho seu blog.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Faltou o link:

      http://blogdouo.blogspot.com.br/

      Abraço!

      Excluir
  4. Bom dia Corey,

    Sobre seu apartamente barulhento, já pensou na possibilidade de colocar isolamento acustico? Tem alguns bem interessante como aquele Drywall, acho que vale a pena conferir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, já pesquisei sobre isolamentos e no meu caso, eles não parecem muito eficazes, de qq maneira, esse problema deu uma melhorada, mas ainda não sabemos o q vamos fazer.

      valeu pela dica!

      Corey

      Excluir
    2. Só não use sinalizadores, tá??? rsrsrsrs

      Excluir
  5. muito bom seu blog,sigo acompanhando. Realmente motivação é a alma do negócio,penso em empreender, mas me falta coragem.Abraço investidor Goiás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, empreender sem coragem é loucura, acredite, rsrs!

      Corey

      Excluir
  6. Corey, pegue firme na empresa, a sua ausencia pode explicar muita coisa sim, pois a mera presença do patrao faz alguns funcionarios "funcionarem". Cuidado pra não tomar cerveja japonesa igual eu... (NOKU)...

    abraço

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor: com certeza isso faz todo o sentido, o problema é que não estou disposto a ficar de babá de funcionário e terei q pagar o preço disso.

      Pobreta: não é mito não, veja por vc, duvido q vc tenha a mesma atitude qd seu patrão está ao seu lado.

      Abraço a todos!

      Corey

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Corey/Pobreta: ha funcionarios e funcionarios. Warren Buffett tem "funcionarios" que tocam o negocio sem ele, para que ele ganhe rios de dinheiro todo o ano.

      ca pra nos, isso é mais exceção que regra.

      a nao ser que seu negocio chame-se Mac Donalds...

      Excluir
  7. Corey,
    ingles on line funciona para leitura, gramatica e escrita, mas não funciona muito legal p conversação

    e aí se animou em comprar uma bike dobrável p pedalar na ciclofaixa?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ostra!

      Eu li justamente o contrário, tenho até um amigo q já está falando super bem após 1 ano de inglês on-line. Vou tentar, se não der certo, faço algo diferente.

      Comprei nada, agora precisarei comprar um note novo, o meu pifou!

      Corey

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Fala Corey!
    Realmente esse período de férias é complicado. Se é bom porque você esquece os problemas, é ruim quando você volta pra realidade...

    Tava pensando nessa questão da tua personalidade versus empreendedorismo.
    Vc já pensou em buscar um sócio?

    Quem sabe você não consegue achar alguém que te complemente? Que tenha motivação para colocar as suas idéias em prática?

    Abraçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vending!

      Cara, já pensei em sociedade sim, justamente para complementar esse lado que é falho na minha personalidade, porém acredito que eu causaria problemas ao sócio além de me estressar com outros problemas decorrentes da sociedade.

      valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  10. Diga Corey!!!

    Penso em colocar uma empresa (mercadinho de bairro) com meu irmão mas meu maior receio é fazer um investimento desse porte e não poder "estar dentro" tocando o negócio pois já possuo dois empregos formais e não me resta mas tempo livre para nada. Também quero iniciar um esporte ou academia mas cadê tempo?????


    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Operário!

      Cara, mercadinho de bairro qd bem administrado (minoria) é um bom negócio, mas no seu caso vc deve ponderar se está disposto a aumentar a carga de trabalho e problemas em prol de ganhar mais dinheiro. Vai da sua realidade...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  11. Corey, acredito que estarei dizendo para o padre como rezar a missa, mas já pensou em entrar em um negócio como somente investidor ?

    Acredito que seria melhor para você, visto que não gosta muito de colocar a mão na massa nas empresas.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estagiário:

      Não tem essa de dizer padre nosso ao vigário não, estamos aqui para ajudar uns aos outros e quem está de fora quase sempre tem uma visão imparcial e diferente, o q pode ajudar muito.

      Tenho planos pra entrar como investidor num negócio, mas isso seria mais pra frente. O problema disso é jogar uma puta grana na mão de alguém que pode não saber o que está fazendo. Se o investidor se envolver um pouco mais no adm da empresa já não será só investidor... De qq forma é uma boa ideia.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  12. Corey, tb estou lendo o livro sobre o jeito Warren de análise de balanços. Pretendo fazer algumas análises para fins de teste e publicar aqui para trocar ideia com o pessoal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geek, era isso q eu estava querendo fazer, pegar uns balanços e fazer algumas simulações. Comecei a ler o Investidor Inteligente do Grahan e fazer anotações, mas acho q vou parar e voltar ao WB q é mais prático.

      Passarei no seu blog,

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Bota sua mulher pra ser a Gerentona do lugar.
    Tu mata 2 coelhos com "uma caixa d'agua soh" hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Offshore, vou fazer um post sobre esse assunto.

      valeu!

      Corey

      Excluir
  14. Corey, uma vez vc falou que tinha lido o livro Mercado de ações em 25 episódios. Agora que vc já leu O WB e a análise de balanços, releia o primeiro livro. Vc vai notar que os conceitos "entram " mais fácil na cabeça e não é coisa do outro mundo.



    Em matéria de bolsa de valores, os melhores autores do Brasil são Paulo Portinho, Bastter e Alexandre Lueders, do investindo em Small Caps. Ter os livros desses caras é fundamental para se poder aprender rapidamente.


    Um abraço e seja bem vindo ao barco fundamentalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, comecei a ler o Investidor Inteligente do Grahan, mas vou parar e voltar ao WB que achei mais prático, depois vou ler o 25 novamente.

      Obrigado!

      Corey

      Excluir
  15. Olá Corey.

    Muito interessante a sabedoria popular do comércio. Estou localizado próximo de onde você mora (São Paulo) e também tive uma baixa nos negócios devido aos mesmos fatores. Não aguento mais as chuvas. Percebo cada dia mais que o Network com outros comerciantes é essencial neste ramo. Se algo vai mal só com você é porque você não está fazendo algo bem.

    Uma experiência interessante é que a minha esposa também estava com muitos problemas no trabalho e ela saiu justamente para assumir o negócio. Hoje ela é a gerente operacional. Eu cuido da estratégia, marketing, planejamento e dou uma força para ela no final de semana. Eu sou meio encanado com sócios e ela é a melhor sócia do mundo para mim. Claro, ela tem vocação, veio de uma família de comerciantes e está muito mais realizada profissionalmente agora que na empresa em que ela trabalhava.



    Um abraço

    Carvalhopower

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carvalhopower,

      O q me deixa mais tranquilo é justamente estar ruim para os vizinhos e tb para colegas do mesmo setor q tem lojas em outros bairros, como vc disse é pior qd está ruim só pra gente.

      Esse lance da esposa ser gerente é complicado, tem muitos benefícios, mas tb tem problemas dos quais acho que não vale a pena, vou até fazer um post sobre esse assunto.

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.