quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O Melhor de 2012 - Empreendedorismo

Estou de férias, nesse momento devo estar dormindo, ainda acordado ou um meio termo entre essas duas hipóteses. Para que o blog não encha de aranhas e cheire mofo decidi copiar as emissoras de TV e fazer postagens com o "O Melhor de 2012". Hoje o tema é empreendedorismo.

Quem acompanha o blog sabe que escolhi ser micro-empresário para obter renda e ao mesmo tempo ganho de capital. Já passei por 3 empresas:

1ª - Era muito jovem, fiquei pouquíssimo tempo, me desfiz dela pro primeiro louco que apareceu querendo comprar. Não ganhei dinheiro mas também não tive prejuízo.

2ª - Fiquei bastante tempo, foi nessa empresa que aprendi na prática o que é ser empreendedor, comecei com pouco capital, me enrolei, acumulei dívidas gigantes e quase quebrei. Por fim me levantei, sonhei em ser um "empreendedor de sucesso" com faturamento acima da média e filiais, mas desisti. Vi que esse não é meu perfil. Vendi a empresa e a grana da venda me ajuda a formar patrimônio.

3ª - Atual. Comprei com data pra vender. O objetivo é ganhar o dia-a-dia e vende-la com lucro após alguns anos. Quase vendi antecipadamente mas decidi manter a estratégia. É uma empresa mediana em todos os sentidos, não somos (nem queremos ser) super em nada.

Desde o início do blog, já escrevi diversas postagens sobre o tema empreendedorismo, veja algumas:

Comprando uma empresa em funcionamento

Falo sobre o que deve ser pesado e como fazer para comprar uma empresa em funcionamento, basicamente é o que já fiz:

Parte 1: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/03/empreendedorismo-comprando-uma-empresa.html
Parte 2: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/03/empreendedorismo-comprando-uma-empresa_17.html
Parte 3: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/03/empreendedorismo-comprando-uma-empresa_21.html
Parte 4: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/03/empreendedorismo-comprando-uma-empresa_29.html
Parte 5: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/04/empreendedorismo-comprando-uma-empresa.html

Minha Nova Loja

Falo sobre minha loja e cito alguns exemplos práticos:

Parte 1: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/04/empreendedorismo-minha-nova-loja.html
Parte 2: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/04/empreendedorismo-minha-nova-loja-parte.html

Outros textos sobre empreendedorismo

Sociedade: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/04/empreendedorismo-um-pouco-sobre.html
Preços: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/04/empreendedorismo-um-pouco-mais-sobre.html
            http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/04/empreendedorismo-continuacao-sobre.html
Fluxo de caixa: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/05/empreendedorismo-organizando-o-fluxo-de.html
O outro lado: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/06/o-lado-obscuro-do-empreendedorismo.html
Como empreender: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/10/onde-como-e-com-quanto-e-possivel.html
                              http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/10/onde-como-e-com-quanto-e-possivel_8.html
Capital de Giro: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/11/o-mito-do-capital-de-giro.html

Por motivo de férias demorarei pra responder os comentários, mas por favor, comentem. Os comentários são o combustível do blogueiro!

22 comentários:

  1. Fala Corey,

    não tinha lido esta sua enciclopédia. Muito interessante (ainda não terminei de ler)
    Minha família tem uma loja em um shopping em fase final de construção, e logo terá que ser decidido entre alugar o imóvel, ou abrir o negócio próprio.
    Creio que seus artigos irão ajudar a entender o funcionamento de um comércio, obrigado!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jovem!

      Enciclopédia? Tá longe disso, rsrs!

      Não entendi essa loja da sua família? Eles compraram o ponto? Podem montar algo ou aluga-lo?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Olá Corey,

    Só pra te dar combustível irei comentar aqui, rsrs. Porque eu já li TUDO e alguns deste li várias vezes.
    Seus artigos sobre empreendedorismo são excelentes, agora que tenho uma empresa estão me ajudando mais ainda e não tá fácil... As taxas que paguei até agora deu vontade de chorar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Fico contente por ser útil, por saber que tem pessoas que usam o que escrevo na prática de seus planejamentos, isso é muito legal!

      Cara, as taxas e impostos doem, doem muito, mas não tem jeito... tem que pagar. Quer uma dica? Pague assim que receber o boleto, assim vc não fica olhando pra aquilo muitos dias, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Olá Corey, gosto muito do seu blog e nunca comentei aqui.
    Sou iniciante em FII, e recentemente li o prospecto do VRTA11 e gostei. Comprei 5 cotas apenas, pois minha grana é muito curta... O que não ficou claro para mim é o seguinte :
    1) quando começo a receber os proventos?
    2) Os proventos são mensais?
    3) Quando chegar no final do prazo (2022) recebo de volta o valor investido inicialmente?
    Obrigado, desculpe abusar, mas realmente estou ainda tentando entender o funcionamento da coisa.
    Ass.: Macaco Louco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Macaco Louco!

      Essas informações vc com certeza encontra no prospecto do fundo e se ainda ficar alguma dúvida entre em contato com a adm do fundo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Espero que voce nunca delete esse blog. Quero ter sempre a mão os guias que voce fez e os comentários!
    Parabéns pelas postagens!

    Abraços.
    madmaninvest.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MadMan!

      Se depender de mim não deletarei. Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  5. Corey,

    muito bom!! Eu só tinha lido a parte dos preços o.O

    Mais uma vez, aproveite as férias!

    []s!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, vou ler todos para ter combustível para abrir minha empresa. rsrs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Já indiquei o seu blog para muitos amigos empreendedores! Sucesso!

    DH

    ResponderExcluir
  8. Olá Corey,

    Cara, muito bom os artigos que você escreveu. Estive pensando seriamente em abrir um negócio próprio a um tempo atrás, mas ainda estou maturando a ideia. Enquanto ela está no fogo, estou trabalhando na criação de gado, não tem a mesma rentabilidade, mas a satisfação de ver o gado crescer gordo e saudável deve ser a mesma de ver uma receita crescer constantemente de uma loja.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário!

      Preciso ler sua postagem sobre os bois, fiquei curioso pra entender a macanica da coisa.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Não vou comentar, mas gostei do post.

    ResponderExcluir
  10. Corey. Admiro vc. Muito corajoso para abrir um negócio em um país onde o bolsa bandido paga mais que o mínimo.

    Governo populista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gerente (ou seria camaleão?)!

      Tem razão, rsrs!

      Corey

      Excluir
  11. Salvei todos os textos no meu smartphone e lerei tudo com calma nos próximos dias.

    Obrigado pelos textos.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.