segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

[Livros] - Como Comprar e Vender Empresas - Parte 1


Bom dia! Coloquei uma nova lista no canto inferior direito do blog, são sites e blogs sobre assuntos diversos que sempre frequento, recomendo todos.

Acabei de ler o Warren Buffett e a Análise de Balanços, gostei muito vi muitos conceitos novos mas definitivamente preciso reler, fazer anotações e tentar pegar algum balanço pra analisar, mas pra isso preciso de tempo, que não estou tendo nos últimos dias (mudança dá trabalho!!!). Comprei O Investidor Inteligente do Grahan mas ainda não chegou, porém ontem chegou mais uma encomenda: Como Comprar e Vender Empresas e Ganhar Muito Dinheiro, de Garret Sutton, que faz parte da série O Guia do Pai Rico, que traz obras do Robert Kiyosaki e outros indicados por ele.

Muitos podem dizer que o RK é vendedor de livros, que suas estratégias são furadas ou que só funcionam nos EUA, mas o fato é que suas obras e indicações podem nos ajudar muito. Eu havia esquecido desse livro até que outro dia me deparei com ele numa livraria, acabei comprando pelo Estante Virtual uma edição praticamente nova, pela metade do preço.

Ontem estava sem sono e decidi ler o prefácio do RK, acabei lendo 60 páginas! O livro é muito interessante (até a parte que li), principalmente para aqueles que pretendem ter uma empresa, trata de maneira direta o que deve ser observado ao decidir empreender e como proceder o negócio em si. Infelizmente o autor foca numa realidade um pouco fora da ótica do micro-investidor ao usar exemplos milionários, com certeza a grande maioria das pessoas que precisam de orientação para compra de empresa terá somente alguns milhares de reais para fazer negócio, inviabilizando certas coisas que o autor prega como necessário: contratação de advogados, corretores e consultores para fazer auditorias fiscais e comerciais na empresa durante semanas antes de fechar negócio. Essa é a coisa certa a ser feita, mas infelizmente é inacessível a grande maioria dos pretendentes a empresário. Mesmo assim dá pra filtrar dicas e informações importantes.

Alguns trechos me chamaram atenção:
Você está fugindo de alguma coisa (de um trabalho sem perspectivas de ascensão, do marasmo mental, do chefe que mais parece o diabo) ou em busca de alguma coisa (como auto-estima, independência, criatividade)? Se estiver correndo de algo, nenhuma empresa o levará longe o bastante, mas se estiver em busca de algo, o percurso será incrivelmente menor com um pouco de planejamento ou prudência.
É o que digo, empreender somente por dinheiro (meu caso) não leva muito longe, os problemas acabam se sobressaindo das vantagens e você ficará frustrado, por outro lado, tem pessoas que realmente possuem o espírito empreendedor, essas terão muito mais sucesso.
O risco financeiro é bem menor na compra de uma empresa já estabelecida do que na abertura de um novo negócio. O período crucial ocorre justamente entre a abertura e o ponto de equilíbrio.
Muitas pessoas tem a ideia que montar uma empresa é mais barato e portanto é mais fácil, mas esquecem do período de maturação, que é a fase mais crítica do negócio, junte a isso um empresário virgem e as chances dessa empresa engrossar as estatísticas de tantos % de empresas que fecham no primeiro ano cresce exponencialmente. Montar empresas na maioria das vezes é para quem tem experiência (e dinheiro) sobrando.

O livro traz no primeiro capítulo várias perguntas que ajudam a identificar o perfil empreendedor (ou não) do leitor, entre elas:

  • Suas habilidades estão à altura das necessidades?
  • Algumas atividades exigem viagens ou trabalho árduo ou trabalhar à noite, fins de semana e feriados. Seu estilo de vida permite isso?
  • Pensando com realismo, de que maneira seus objetivos se equiparam às metas que a empresa poderá oferecer?  ...a paixão o levará longe, o conhecimento mais ainda; mas no final das contas, os números falam mais alto...
Os exemplos de negociações citados são bem simples de serem entendidos e acredite, acontecem de verdade, por mais absurdo que isso possa parecer. Vide o exemplo do empresário que preferiu ver sua empresa desmanchar a vende-la para outro que não se comprometeu a manter alguns funcionários antigos e amigos do dono. Conheci uma história semelhante.

Bom, vou acabar de ler e dar minha opinião final na parte 2 dessa postagem, de qualquer maneira, os 3 primeiros capítulos já velem a leitura por aqueles interessados em entrar nessa vida loka de empresário.

29 comentários:

  1. Fala Corey!

    Estou vendo que este vai ser um livro imprescindível para eu ler antes de iniciar a loja. Estou analisando várias coisas antes de iniciar o processo de criação da loja, acho que é melhor começar devagar do que correndo atropelando algumas coisas importantes.

    Valeu pela dica do livro.

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estagiário:

      Recomendo q vc leia esse livro, com certeza vai ajudar suas decisões. Vá devagar, leia e estude bastante antes de tomar qq decisão.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  2. Corey, quanto mais eu leio seu blog, mais eu tenho certeza que empreendedorismo não é para mim.... kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike, empreendedorismo não é pra td mundo e isso não tem nada de errado, ainda bem q vc já percebeu isso e não cairá no canto da sereia.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Maneira a dica de leitura, Corey. Vou procurar dar uma olhada.


    Os livros sempre nos ajudam. Vc citou o Warren Buffet e a Análise de Balanços, o livro mais indicado para quem quer começar a comprar ações por conta própria. Mas se prestarmos atenção ele é um livro de Contabiiidade e Análise de Balanços voltado para os parâmetros de Buffet. Acho interessante aumentar o conhecimento de Contabilidade com outros livros de fácil leitura e compreensão. Para não ser enrolado por imprensa terrorista e contadores malandros, quem busca aumentar o capital deve ter noção dessa ciência.


    Olha, recomendo dois livrinhos bons :

    Contabilidade para não contadores;

    Finanças para não financistas.


    Eles mostram que ganhar dinheiro e ACUMULAR OS LUCROS é algo simples e tranquilo.


    Um abração e bem vindo ao mundo bom do fundamentalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, valeu pelas dicas, já anotei. Contabilidade é uma coisa distante da maioria das pessoas, mesmo tendo experiencia com comércio, sei pouco do assunto.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  4. Corey,
    Estou lendo Warren Buffett e a análise de balanço, e realmente é como vc mencionou tem que fazer anotações para tentar seguir as dicas.
    Só que este livro para quem não tem o mínimo de noção em contabilidade "boia".
    Vou ler novamente aí vou fazendo as anotações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem umas coisas bem óbvias, e outras mais complexas, de qq forma, ele serve como um manual a ser seguido, dá até pra elaborar um roteiro a partir dele.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Mas se o livro não dá dicas técnicas creio que não serve para um cara como eu.

    Quero saber de técnicas de avaliação, estoque, identificação de merdas, quais orgãos ir pra verificar porcarias escondidas, etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobreta:

      O livro é justamente pra orientar sobre essas dúvidas q vc tem, claro que por ser gringo, muita coisa não se aplica ao Brasil, além disso cada setor tem exigências específicas. Recomendo a ajuda de um corretor especializado.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Muito legal Corey!
    Eu também já li o WB e Analise de Balanços.
    Fiz uma lista de critérios a partir de tudo que li e hoje elas norteiam minhas decisões de investimentos em ações.

    Esse do PRPP eu já não sei, mas me cheira a furada...

    Abração!
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, de todos os PRPP q li, o melhor é o original, mas esse está se saindo muito bem, não tem aquela falácia de livros de auto ajuda.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Concordo 100% com você, vou procurar em algum sebo esse então para entrar na lista de leituras.
      Tem um outro que li do PRPP que eu achei bom também, o Guia de Investimentos. Vale a leitura, mas é grandinho.

      Abraços

      Excluir
    3. O Guia de Investimentos eu não li, mas o Aposentado Jovem e Rico é uma besteira só.

      Excluir
  7. Muito Bom Corey. Você vem desmistificando e também tirando o ar fashion que é ser um Empreendedor. Eu mesmo (como já comentei) acabei de comprar uma empresa e estou vendo o quão difícil é trabalhar sábados, domingos e feriados 14 horas por dia. Quando contei aos amigos que tinha virado "Empresário" todos falaram que também queriam abrir empresa e que fariam isso logo (inveja boa?). Digo a eles que a coisa é mais embaixo e alguns pensam que é porque não quero ver ninguém bem.

    Aconselho também a todos que ser empreendedor realmente tem que ter perfil, como para trabalhar numa empresa, só que o entrevistador somos nós mesmos, que devemos fazer uma análise e colocar na balança. Se não tiver perfil vale muito mais a pena ter o dinheiro na poupança do que usar ele apenas para ter o status de Empresário e depois quebrar sua empresa.

    Sem demagogia, o seu blog é um dos poucos lugares da internet que fala a verdade sobre o empreendedorismo, doa a quem doer. Hoje em dia existe um marketing muito forte dos vendedores de franquia para mostrar ao mundo que ser Empresário é chique e descolado, que você vai trabalhar menos, ficar rico, sem chefe e que pode ir na praia na parte da tarde todos os dias se quiser.

    Um abraço.

    Carvalhopower.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carvalhopower, obrigado por comentar, como vc disse, a unanimidade do q lemos na net é q ser empresário é a coisa mais linda e perfeita, q os problemas são facilmente solucionáveis e q o sucesso é sempre alcançado. As vezes acho q o problema está comigo, q só eu vejo problemas no empreendedorismo.

      Já senti esse lance de inveja, mas acho q hoje em dia sou visto como um fracassado por ser empresário a tanto tempo e ainda andar de carro 1.0, rsrs!

      O problema do entrevistador se a gente mesmo é q é muito fácil se enganar somente por uma vontade ou empolgação, aí a merda tá feita.

      Obrigado pelas palavras e por me deixar mais aliviado, rsrs!

      ABração!

      Corey

      Excluir
  8. Não li este livro e como não tenho a pretensão de abrir um negócio próprio, este livro ficará la pro final da minha lista de compras, kkkkk. Mas é bom ver a sua opinião.
    O "Warren Buffet e a análise de balanços" é um livro excelente. Recomendo a todos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AdP!

      No seu caso esse livro não tem a menor relevância e se vc ler vai achar chato, rsrs!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  9. pensei em abrir uma empresa junto com a patroa mas desisti no momento faltou capital e um pouco de amadurecimento a principio pensamos em uma franquia só que fui olhar os preços quase cai de costas tudo acima de 200k. acredito que para ser empresário tem que ter um pouco de vocação e força de vontade conheço um cara que abriu uma franquia de fast food que não deu certo devido não saber tratar os funcionários ele ate contou um caso engraçado que o chapeiro fazia os lanches sem hamburguer o cliente reclamava e ele ficava com cara de paisagem pedindo milhões de desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aprendiz!

      As boas franquias realmente custam acima de 200k e nem sempre são garantia de bons negócios. Olha, não é um pouco de vocação não, tem q ter MUITA vocação, caso contrário o risco de ficar louco é bem real, rsrs!

      Essas histórias por mais bizarras que pareçam acontecem muito, já ouvi cada uma...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Como disse o AdP:
    "Não li este livro e como não tenho a pretensão de abrir um negócio próprio, este livro ficará la pro final da minha lista de compras"

    mas legal o post, tem muito a agregar para o pessoal que quer se aventurar no empreendorismo, eu já vi que é complicado demais e desisti nos seus primeiros posts rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra!

      Como eu disse pro AdP, esse livro é totalmente desnecessário pra quem não quer comprar uma empresa.

      Olha, até eu quero desistir lendo meus posts, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Não sei se algúem já havia comentado por aqui.
    Está rolando um evento em SP sobre empreendedorismo a partir de hoje:

    http://www.infomoney.com.br/negocios/noticia/2667569/campus-party-2013-comeca-nesta-segunda-com-foco-empreendedorismo

    Talvez tenha algo a acrescentar.Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Corey, vc ja tomou a sua decisão, está lhe faltando coragem para mudar. O blog tem sido sua válvula de escape como de muitos.

    De qualquer forma lhe desejo sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerente, se vc está se referindo a decisão de não ter mais empresa, vc está absolutamente certo, porém não vou fazer isso agora.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Valeu pela recomendação Corey! Eu tenho vontade de me tornar empresario um dia e ja coloquei este livro na minha lista.
    Um abraço parceiro,
    4P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Portuga!

      Acredito q vc terá muito o q aprender com seu pai e os amigos dele, esse tipo de conhecimento empírico é sempre bem vindo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.