terça-feira, 22 de janeiro de 2013

[Ideias #1.3] Desistência e Algumas Mudanças

Esse post é a conclusão da ideia que tive logo no começo do ano sobre uma possível expansão da empresa, para acompanhar o assunto, recomendo a leitura das partes 1 e 2:

http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2013/01/ideias-11-aplicacoes-financeiras-x.html
http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2013/01/ideias-12-expansao-da-empresa-como-fazer.html

A ideia apareceu na minha cabeça durante as férias, num ambiente totalmente diferente, com felicidade e otimismo exalando por todos os lados... pois bem, a realidade é dura, fria e amarga. Definitivamente não gosto de ser empreendedor e não arrumarei mais sarna pra me coçar!

Continuo achando minha ideia muito boa e vencedora, teria tudo pra dar certo se não fosse um "pequeno" detalhe: EU. Não adianta saber fazer alguma coisa, planejar, buscar conhecimento se não tenho vontade de implementar. Na última semana ocorreram várias coisas que me tiraram do sério na empresa, coisas bobas e relativamente simples de serem resolvidas, mas que tiraram o pouco tesão que estava sentindo. Conclui que não adianta me enganar, eu não gosto do meu trabalho!

Guardei esse plano na gaveta e não pretendo tira-lo de lá. Vou continuar com meu planejamento para 2013 do jeito que propus em dezembro, mas fazendo algumas modificações. A primeira diz respeito ao aporte, que diminuirá sensivelmente no primeiro trimestre devido as despesas que terei na mudança de casa (compraremos muita coisa nova) e também para fazer um empréstimo a um familiar.

A segunda é sobre balanceamento da carteira, pretendo separar uma quantia para enfim iniciar os investimentos em ações. Estou lendo Warren Buffett e a Análise de Balanços que me foi recomendado por muita gente. Realmente é um livro muito esclarecedor, depois falarei mais sobre minhas impressões (pretendo ler novamente fazendo anotações e buscando estudar algum balanço real). Aproveito para pedir recomendações de continuidade de leitura sobre análise fundamentalista.

61 comentários:

  1. É isso aí, Corey. Bem vindo à Igreja Fundamentalista!!!! Rsss Vc é sério e inteligente, só faltava a leitura do Warren Buffet para aprender sobre as ações. Parabéns.


    Se é possível ganhar dinheiro olhando balanços, em frente ao homebroker, para que se estressar com funcionários, clientes e fornecedores???



    Além da rentabilidade na bolsa costumar ser maior, existe a questão da qualidade de vida. Poder nadar na piscina do condomínio todo dia, olhar as vizinhas de bikini micro....

    Força. Daqui a pouco vc estará entre as melhores rentabilidades da blogosfera.


    um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, realmente o livro é muito bom, bem simples e direto, tô gostando bastante!

      "Poder nadar na piscina do condomínio todo dia, olhar as vizinhas de bikini micro...." - rapaz, confesso que essa ideia é bem agradável, rsrs! Acho que todos nós buscamos alguma coisa parecida.

      A rentabilidade de um negócio próprio sempre será uma das maiores possíveis de serem atingidas de maneira lícita, mas as dores de cabeça e buchas tb são bem maiores que as demais modalidades.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. deixa sua mulher ler esse comentário.

      Excluir
    3. Pensei a mesma coisa anônimo, rsrs.

      Excluir
  2. Comece com 5% ou menos do seu capital alocado a risco, vale a pena ver uns vídeos do Bastter, comprando empresas com relação dívida/patrimônio líquido menor que 0,3, Grendene por exemplo. Empresas sem dívidas costumam só trazer surpresas positivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô acabando de ler o WB, depois pretendo le-lo novamente usando alguns balanços como modelos, aí vou perguntar minhas dúvidas aqui no blog e só então buscar empresas pra comprar.

      Valeu!

      COrey

      Excluir
  3. Na bolsa, tudo gira em torno da Contabilidade. Há muito terrorismo e mentira na imprensa, mas a informação que importa é o Balanço patrimonial.

    Esse livro Warren Buffet e Análise de Balanços fez bem à muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso que estou entendo no livro, o que vale mesmo é analisar as empresas e tirar conclusões baseadas em fatos, não em notícias e rumores.

      Corey

      Excluir
  4. Que pena, Corey! Você acertou um modelo de negócios, poderia dobrar sua lucratividade com essa expansão. Não existe uma maneira de vc aprender a gostar do que faz? Acho que a maior motivação é ao final do mês, o resultado financeiro excelente que sua empresa está lhe proporcionando. Tente se motivar de alguma forma. Tem muita gente infeliz no trabalho e ganhando muito pouco, esses sim são dignos de pena.

    Com relação à entrada nas ações, tome cuidado pois a maioria dos bons ativos já subiram muito. Talvez seja melhor esperar um pouco mais e aguardar um derretimento. Se quiser mesmo começar agora, os aportes deverão ter doses homeopáticas, a conta-gotas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mobral!

      Cara, realmente a chance de ganhos com uma expansão são muito reais, porém, a encheção de saco e perda de qualidade de vida tb são enormes. Acredite, eu já tentei vários artifícios pra gostar do que faço, até pensei em fazer um post sobre isso, mas não achei uma maneira de explicar anonimamente (precisaria explicar o que realmente fiz pra ficar claro).

      Vc tem razão, o pior é ganhar pouco e ainda ser infeliz, mas o resultado financeiro não me deixa tão feliz, sei lá, o dinheiro não é a coisa principal na minha vida (sem demagogia).

      Entrarei exatamente do jeito que vc disse: homeopaticamente, pretendo aportar coisa de 1k por mês em ações, fazendo 1 ou 2 compras por mês, até ter umas 10 empresas encarteiradas, além disso só começarei lá pro meio do ano.

      Valeu pela força, grande abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Hum... Fazer o que não gosta definitivamente é um pé no saco.

    Sobre livros fundamentalistas...

    O tao de warren buffett - Mary Buffett e David Clark (é recomendado para iniciantes)
    Os Axiomas de Zurique - Max Gunther (Alguns axiomas podem ser transportados para a analise fundamentalista)
    Avaliando Empresas, Investindo em Ações - Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo (ótimo para analise fundamentalista)

    PS: Não esqueça o post ^^

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Estagiário!

      Anotei suas recomendações, depois conto quais escolhi. Sobre o post, pretendo faze-lo para semana que vem, de qq maneira, fique me cobrando, ok?

      Abraço!

      COrey

      Excluir
    2. Corey,

      estude um pouco sobre o Mercado Financeiro primeiro, principalmente títulos de renda fixa e sua precificação.

      Acredite: as coisas com ações fazem muito mais sentido depois de entender esta parte.

      []s!

      Excluir
    3. dimarcinho:

      Valeu pela dica, vc teria alguma indicação de links sobre o assunto?

      Obrigado!

      Corey

      Excluir
    4. Tem uma postagem do AdP que explica do jeito mais simples possível!

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/12/entenda-variacao-dos-titulos.html

      Tá explicadinho ai. Existem formulas e tudo mais, mas lendo essa tópico o básico é aprendido.

      Uta!

      Excluir
    5. Corey, de verdade, faça tudo menos o que o Dimarcinho diz, basta observara carteira dele que perde para poupança.

      Excluir
    6. Corey,

      eu recomendo livros que possuam o básico de finanças e avaliação de projetos.

      Tem o Gitman - Princípios de Administração Financeira.... só q ele tem coisa até demais... rsrsrsrs

      Eu acho q vc deveria focar nos seguintes conceitos:

      - Fluxo de Caixa
      - Payback
      - Valor do Dinheiro no tempo
      - Inflação
      - Custo de Oportunidade
      - Taxa de Desconto
      - Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
      - Valor Presente Líquido (VPL)
      - Taxa Interna de Retorno (TIR)

      Creio que estes sejam os tópicos chave (e tem td no Gitman). Mas como o Gitman é mto grande, talvez dê pra ir pegando os conceitos pela internet mesmo (são todos bem simples, mas o conjunto deles q é importante).

      Acho q com isso dá pra começar... rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
    7. Ou vc pode fazer como o Gerente e comprar só baseado no DY... ou umas apostinhas, tipo LLX...

      Your choice...

      Excluir
    8. Correção Dinamá : p/vpa e DY entre outros fudamentos menos importante.

      LLX ta me rendendo um lucro legal já, mas não vou vender.
      Vou apurar um lucro maior com ela.

      Não como vc perdendo para poupança ainda consegui ter o discaramento de falar alguma coisa. Ah sim, esuqeci do britadeira e queda liver kkkkk

      Excluir
    9. Em tempo, estou prestes a fazer um post sobre este papel.

      Excluir
    10. Estagiário:

      Essa parte da precificação dos títulos eu fui entender justamente nessa postagem do AdP, só não entendo a relação com o preço das ações.

      Gerente:

      Por favor, não crie atritos aqui no meu blog, ok?

      dimarcinho:

      Valeu pelas dicas! Eu dei uma pesquisada sobre esse Gitman, me pareceu um excelente livro, mas excessivamente técnico para meu entendimento. Lembrei dos tempos de faculdade e os livrões!! Comprei O Investidor Inteligente do Graham, que foi muito bem avaliado nas resenhas que li.

      Anotei os conceitos que vc sugeriu q eu focassevou pesquisa-los.

      Por favor, sem querer ser chato, mas "don't feed the trolls, please!!"

      Abraço a todos!

      Corey

      Excluir
  6. É meu caro! eu te entendo bem! a realidade é bem dura mesmo, mas as vezes vale mais a pena demorar mais a chegar aonde se quer do que chegar rápido por um caminho mais espinhoso, se é que você me entende!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sovina, vc é empresário, né? Então sabe exatamente do q estou falando... muita dor de cabeça...

      Minha ideia era expandir a empresa visando ganhar mais dinheiro, mas conclui que, para meus planos, não preciso de tanta grana. Claro que qto mais dinheiro, melhor, mas eu ia arrumar muitos problemas além do dinheiro.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. entendo voce corey , tenho a oportunidade de ficar com a empresa do meu pai, não iria ganhar tanto dinheiro mas é tranquilamente o dobro que eu ganho hoje e daria pra mim aportar forte.
      eu tento querer , tento me motivar de alguma forma mas não tem como , nem o dinheiro faz essa morivação e olha que quero ficar rico.
      é tão estressante que eu penso '' fico com um carrinho popular mesmo, faço menos viagens, gasto menos dinheiro,mais pelo menos não me estresso''.
      mas a vontade de ganhar dinheiro é grande e vou tentar outro tipo de negocio, nada contra mais eu não consigo ser funcionario.

      Excluir
    3. Anônimo:

      Conheço alguns casos semelhantes ao seu: o cara é herdeiro de algum negócio do pai, mas prefere não assumi-lo, mesmo sendo algo extremamente rentável e mastigado. Normalmente o cara acompanhou durante a infância e adolescência a ausência do pai (devido a carga enorme de trabalho), os problemas com funcionários e operacional e não quer o mesmo pra si próprio, junte a isso uma formação acadêmica totalmente diferente do ramo empresaria e a atratividade de um negócio próprio diminui mais ainda.

      '' fico com um carrinho popular mesmo, faço menos viagens, gasto menos dinheiro,mais pelo menos não me estresso'' - concordo!!!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Parabéns pela decisão de entrar na bolsa, Corey. É isso aí. Com sua inteligência, logo logo teremos dicas de alto nível.


    Para ajudar, de forma gratuita, deixo alguns links de vídeos do Bastter que desmistificam as quedas e mostram as oportunidades.


    links:

    http://www.youtube.com/watch?v=KW2D2wpGaAs


    http://www.youtube.com/watch?v=yaW4pkQHLFg


    http://www.youtube.com/watch?v=4_ScSpB2sK0


    http://www.youtube.com/watch?v=IpknUNK3jqw


    Vale a pena ver e rever esses vídeos, eles ensinam muito.

    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos links, já comecei a baixa-los pra assistir com calma, depois conto o que achei.

      Obrigado!

      Corey

      Excluir
  8. Cara, com vc comprando e comentando sobre ações é certo que virão comentários de alto nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu anônimo, é o que espero, atrair pessoas de bom nível.

      Excluir
  9. Pena, pensei que iria comprar daqui a uns 10 anos ações da Corey empreendimentos S.A.
    Este livro é excelente para qualquer pessoa que queira investir. Recomendado!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É AdP, não foi dessa vez, rsrs! Mas duvido que vc iria comprar ações da Corey SA, o presidente é um louco impaciente e indeciso!!!!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. Livro sobre fundamento indicaria o do Anderson Luerders.
    Mas acho a analise fundamentalista uma grande bobagem.Qnd as empresas "soltam" seus balanços , o preço ja esta precificado em bolsa.Ou vcs acham que as grandes empresas, instituiçoes e grandes investidores não tem conhecimento antes da massa?!?!?!
    Alguem acha que o balanço da OGX mudou alguma coisa nos ultimos anos?Com certeza não....e o papel saiu de 24 para 4 pratas.
    E não me venham falar de Buffet.O cara ta no mercado desde 1920.Era apenas ter o minimo de noção para saber o que poderia crescer.E ate o Vovo Buffet errou...(não acreditou na Disney)
    Lembrando que o Buffet compra o controle acionario de empresa e "da uma geral" fazendo a empresa da mais lucro...isso em nada tem a ver com fundamentalismo...
    Eu como bom analista grafico acho q todo mundo tem q saber analise grafica.(o grafico mostra a posição de todos: fundamentalistas,grafistas,insiders,bancos, fundaçoes e etc...)
    Mas tbm não venha me fazer curso com o Leandro& Stormer,Bastter e etc...
    Para sacar de analise grafica tem q estudar:Fractais, teoria dos jogos, Maldebrot,teoria do caos e etc.
    Tem apenas uma cara no Brasil q faz seus alunos ganharem dinheiro no mercado usando a analise grafica.
    Odir Aguiar.(não levo nada com isso,fazer propagando dele, mas me considero um pouco experiente no mercado, brinco com isso a 20 anos.)E ja passei por todas as experiencias e modos de analisar o mercado.
    Bom...isso e minha opinião...se tiverem ganhando dinheiro de outra forma eu acho mto legal.
    Abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Análise Gráfica é uma palhaçada!!!

      Excluir
    2. que tal 30% em 30 dias??? so fiquei triste de ter pouca grana pra investir... abs

      ps. odeio AT.

      Excluir
    3. Não tenho know-how suficiente pra entrar nesse mérito, mas posso dizer que não desvalorizo a AT, mas pra mim, que não pretende fazer trade, esse tipo de análise não faz sentido. Não vejo lógica em manter uma empresa ruim na carteira só buscando comprar barato e vender caro. Talvez se um dia der vontade de treidar, separarei um capital de risco e estudarei AT.

      Excluir
    4. Muito bom Corey. Este é o caminho. Só estude AT para fazer trade com um percentual pequeno do seu capital. O capital alocado a risco.
      Se o anônimo ali de cima passasse 20 anos fazendo Buy and Hold em vez de ficar fazendo trades, estaria rico hoje.

      Att, GG

      Excluir
    5. GG, exatamente isso...20 anos atras, dependendo da ação estaria rico...mas hoje estamos na era da nanotecnologia, as coisas são rapidas e esse mercado sempre foi e sempre sera soma zero.So para citar,VALE5 esta a 5 anos no mesmo lugar, as ações de energia (queridinhas por pagar bons dividendos)valem 40% menos q uns meses atras.PETR4 nem vou comentar...isso se chama custo de oportunidade, não da pra ficar parado 5 anos esperando o papel subir.
      Cada um tem um metodo e eu acredito no meu!
      Alexandre

      Excluir
  11. Que pena corey!

    Mas se tem uma coisa que aconselho é a não fazer algo que não se gosta. Se tiver que fazer a contra-gosto, que o faça por pouco tempo.

    Você já pensou em contratar alguém pra fazer as coisas que você não curte?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazendeiro:

      Continuarei fazendo oq eu não gosto, mas por tempo limitado, então dá pra encarar sabendo que a perspectiva de saida é curta.

      Eu tenho uma boa equipe, o problema é que as coisas que eu não curto fazer são inerentes do dono, não tem como delegar. Além disso tem os problemas: quedas de faturamento, demissões e contratações, impostos...

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Corey, antes de tomar uma decisão dessas , respire fundo. Não tome nenhuma decisão por impulso ou depois de uma briga.

    Pese os prós e contras até chegar numa situação que sua decisão não leve em consideração o ambiente.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike!

      Não houve brigas nem confusão, acontece q quando não se gosta de alguma coisa, qq coisinha é pretexto pra querer mandar tudo pra merda... Não tme jeito, não é de hoje q não gosto do que faço!

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  14. Amigo se tu estás interessado em começar a investir em RV eu recomendo a leitura da bíblia "O Investidor Inteligente" do Benjamin Graham e Filosofias de Investimento do Damodaran.

    Sobre a questão do mercado eficiente e precificação dos ativos, será que não é possível pensar em simplesmente acompanhar a performance positiva de algumas boas empresas ao longo dos anos baseado-se no real valor dela em vez de tentar achar o ativo de ouro que vai estar subavaliado nos próximos 3 meses pq soltou um balanço ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ipê!

      Comprei O Investidor Inteligente ontem a tarde, agora é só aguardar chegar. Anotei a outra sugestão.

      Olha, acho que meu foco serão blue chips, mas não descarto ter algumas small desde que sejam empresas mais conhecidas, não penso em ficar caçando o papel ideal.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Boa, o livro é ótimo, pra ti que já é empresário acredito que vai ser mais fácil ainda pra pegar o fundamento do livro. Tomara que renda bons tópicos!

      Filosofias de Investimento eu sempre gosto de recomendar também pq é o único livro que eu conheço que comenta sobre várias abordagens (AF, AT, Timming, Opções, arbitragens, etc...) diferentes no mercado com uma isenção que beira o impecável.

      Excluir
    3. Olá Ipê!

      Acabei de ler, gostei bastante, tem coisas bem obvias e tem outras que não entendi bulhufas, preciso le-lo novamente e fazer anotações, mas ando meio sem tempo. Anotei sua sugestão.

      Obrigado!

      Corey

      Excluir
  15. Corey, bem vindo ao lado bom da Força.

    Veja e reveja os vídeos do Bastter, vc vai entender o mercado, perder o medo das quedas e aprender a escolher boas empresas sem dívidas.

    Troque umas dicas com o Mobral, a carteira dele é a melhor da blogosfera.

    abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força! O Mobral é um cara que admiro bastante, ele tem muito conhecimento e faz milagre com o aporte.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  16. "Corey SA, o presidente é um louco impaciente e indeciso"

    olha, louco eu não acho que seja, mas impaciente e indeciso eu vou ter que concordar rsrs
    :)

    ResponderExcluir
  17. Olá Corey,

    Também estou lendo este livro e gostei muito, sugiro que leia O Investidor Inteligente do Benjamin Graham que é o livro mais completo que já li sobre investimentos, após ler este todos parecem se basear nele, rs.

    Te entendo Corey e acho certo quanto a empresa, a pior coisa é insistir naquele trabalho que não gostamos de fazer, pode dar dinheiro mas no longo prazo fica insuportável...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parecem não, todos se baseiam no clássico do Graham. Em AF não adianta tentar inventar a roda.

      Excluir
    2. General:

      Comprei o livro do Graham, enquanto não chega pretendo pegar o WB e acompanhar com algum balanço real, o duro é que estou sem tempo...

      Tem razão, insistir em algo que não dá prazer é dar murro em ponta de faca, não leva a lugar nenhum, pelo menso agora que tirei essa ideia da cabeça já tenho um prazo de saida mais o menos definido.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Também vi gente recomendando o Buffet e outros falando que não era o momento de ler, que fosse ler sobre Small Caps.

    Esta semana criei coragem e comprei algumas ações.
    Posso quebrar a cara, talvez.
    Mas não estou paralisado e faço meu aprendizado a medida que invisto. Dinheiro parado em corretora não dá. Tem que estar gerando ganho pro investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte nas suas tentativas, espero que tenha sucesso!

      Excluir
  20. Ruim quando gera perda.

    ResponderExcluir
  21. Corey, como empresário você já conhece as regras de gestão de um negócio, e será fácil para você entender análise fundamentalista.

    As demonstrações financeiras, na minha opinião, dizem apenas parte da verdade. Muita informação é omitida, e tem várias manobras contábeis para distorcer a realidade. Mas, é a informação que temos. Como complemento, sugiro entender bem um segmento de mercado, e buscar informações do setor em revistas e periódicos especializados. Quem leu a biografia do Warren Buffet sabe que é algo que ele faz constantemente.

    Minha sugestão de livro é The Guru Investor (http://www.amazon.com/Guru-Investor-Historys-Investment-Strategies/dp/0470377097). O autor fez um resumo das técnicas dos principais investidores americanos, e explica como são utilizadas. A Amazon entrega no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá margemsegurança!

      Valeu pela dica, tá anotado. Lendo o WB e análise de balanços, vi q tem muita coisa que já conheço, mas com nomes diferentes, mas tb tem muita coisa q nunca ouvi falar ou ficou bem confuso. Sobre setores, eu já li sobre esse lance de se especializar em algum, acho q faz sentido.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.