quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

[FIIs] - Opinião BBPO11

O BB Progressivo II Fundo de investimento imobiliário foi a grande sensação do fim de 2012, todos correram para reservar suas cotas. Não fiz isso, mas comprei cotas deste fundo em dezembro e também agora.

O BBPO11 é um FII interessante por se tratar de um fundo de tijolo cujo objetivo é comprar imóveis (64) onde estão instaladas agências do Banco do Brasil e realuga-las ao banco. Ao contrário de boa parte dos fundos novos, este não possui garantia de renda, o que, dependendo do ponto de vista, pode ser algo interessante já que é possível ter uma ideia mais realista dos rendimentos que serão pagos mensalmente. O primeiro ano prevê uma renda de 8,5% sendo ajustada anualmente pelo IPCA.

Os fatores mais interessantes desse fundo, na minha opinião, são:

1- Alugar agências para um banco estatal, com grande credibilidade perante a população. Tenho grande respeito pelo BB e considero um dos melhores bancos para uma micro-empresa ter conta;

2- A chance de algum imóvel ficar vazio é praticamente zero, só se vê expansão, não me recordo de ver agências bancárias, ainda mais do BB, fecharem. Caso o banco opte por desocupar algum dos imóveis, deverá honrar os aluguéis até o final do contrato

Pretendo diminuir a exposição nos fundos de papel através de aportes em fundos de tijolo, esse fundo é um que me parece bastante interessante para essa diversificação. Em relação ao meu preço médio, ele me pagou (em janeiro) 0,61%, o que considero uma boa rentabilidade.


20 comentários:

  1. Isso não é uma análise. Isso são opiniões bastante subjetivas sobre um assunto. No fundo, você achou o fundo atraente só porque ele aluga para o BB!

    ResponderExcluir
  2. Legal sua análise, Corey.
    Só uma curiosidade. Aqui na minha região tem uma agência do BB que mudou sim de local. Ela mudou para outro prédio que fica a uns 100 metros. Não sei o por quê.
    Eu quero diversificar também. Mas quero antes aumentar o bolo dos FII.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Depois que escrevi esse texto me lembrei de um caso parecido com o seu, hoje pela manhã fui pesquisar e descobri o que aconteceu. A agência estava num prédio particular, uma loja e sobre-loja de um centro comercial perto da minha empresa. Anos atrás eles se mudaram pra outro prédio, construído pelo próprio banco. Acredito que esse seu exemplo seja algo parecido. Nesse caso, o fundo não é atingido por essa troca.

      Acho que minha carteira de FIIs já está bem diversificada, pretendo agora somente aumentar as posições.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Apenas para complementar, aqui na minha região também houve troca de agência em um ponto bem tradicional. Saiu de um imóvel velho para um imóvel novo há poucos metros de distância. Não sei como ficaria esta situação se o imóvel fizesse parte do fundo, mas certamente não agradou o antigo dono do imóvel.

      Abcs,

      Excluir
  3. Eu já vi uma fechar, era bem pertinho de onde eu trabalhava.... rsrsrs

    Inclusive, tocando neste assunto e aliado a uma tabela que o Turma 13 enviou pra mim outro dia, vou escrever sobre precificação de um FII...

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      Veja o comentário que fiz aí em cima pro AdP, talvez seu caso seja semelhante ao exemplo que dei, mas de qualquer forma vou pesquisar sobre esses casos.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  4. Bom dia Corey,
    Ja vi agencias do BB fecharem, (e se mudarem) alias varias, estamos em uma boa fase, as agencias expandindo, mas nem sempre foi assim e as vezes tenho duvidas de ate quando isso se mantera.

    Cuidado com esse tipo de analise, o FII parece bom raelmente, mas não por esse motivo rsrsrs inclusive cogitei entrar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ostra!

      Já mudei o nome do post pra Opinião, errei, não foi uma análise, rsrs!

      Vou pesquisar mais sobre esse fechamento de agências, mas talvez sejam o caso que contei pro AdP.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  5. Respostas
    1. Rsrs! Já mudei pra "opinião".

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Estou por fora dos FIIs. Fugindo de I.R dos FIIs e do tesouro direto tb. O que eu puder fazer para pagar menos imposto vou fazer.

    Aproveitando, vc chegou a ler este post meu?

    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2013/01/viver-de-renda-de-aluguel-ou-de.html

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID:

      Passei por lá e comentei. Em relação ao IR, tb acho uma puta sacanagem pq não temos retorno, mas fazer o que, são as regras do jogo. Não vou fugir de uma aplicação só por causa do imposto.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Olha, tem uma agência do BB aqui perto que criou raiz já.

    Só que é tanta manutenção que fazem (inclusive de noite, o que atrapalha meu sono de beleza), que os lucros da agência devem ser gigantescos pra arcar com tanto gasto. o_0

    Apenas a título de curiosidade (nem conheço muito de FII mesmo). O que aconteceria se a BB não pagasse aluguel pro FII dela?? =P

    FII é algo que ainda estou com medo de entrar pela falta de conhecimento (e provavelmente pelo monte de baboseira que falam sobre bolhas imobiliarias, mas enfim...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador!

      Tem agências que criam raiz mesmo, mas como o pessoal questionou acima, há outras que se mudam ou mesmo fecham, preciso ver isso melhor.

      Se a agência não pagar o aluguel, será cobrada judicialmente, mas enquanto isso, o provento seria afetado.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  8. Receber proventos de fiis é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Também estou pensando e neste e no SAAG11. Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Corey,

    A que se deve a recente queda da cotação do papel na sua opinião?

    ResponderExcluir
  11. Como vai você hoje? sou senhor habat e devo dizer-lhe como o prazer de informá-lo que nós agora dar empréstimo a uma muito baixa taxa de juros de 2%. Contacto Empresa empréstimo senhor habat via orbitfinanceloancompany@gmail.com.we dá tempo de vida do empréstimo oportunidade de indivíduos, empresas de negócios, seguros, etc. Você está em qualquer dificuldade financeira ou na necessidade de empréstimo para investir ou você precisa de um empréstimo para pagar suas contas procurar não mais como estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros, uma coisa do passado. E-mail: orbitfinanceloancompany@gmail.com

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.