terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Atualização - Carteira - Dezembro/2012

Feliz ano novo, duvido que alguém vai comentar essa postagem no dia de hoje, tampouco eu estou debruçado num notebook fazendo contas, preenchendo planilhas... Provavelmente nesse momento eu estou acordado desde o ano passado, rsrs!

Em dezembro minha carteira de FIIs foi incrementada pelas LCIs que venceram durante o mês, no total foram R$ 16.700,00 das LCIs mais R$ 9.000,00 de aportes, tudo destinado aos FIIs. Aumentei a posição em FEXC11B, VLOL11 e entrei em novos fundos, EDGA11, BBPO11 e FVBI11B, durante janeiro falarei mais o por quê dessa decisão.

Os proventos de dezembro foram uma merda, houve uma queda considerável da distribuição do FEXC11B (IGPM baixo) e do BCFF11B (distribuição de novas cotas). Mantive WPLZ11B e provavelmente vou mante-lo mais algum tempo pra ver o que acontece. Toda carteira tem que ter um mico, senão perde a graça, rsrs!

Decidi manter a divulgação dos valores em 2013, acho que além de despertar mais o interesse das pessoas, esse fato me ajuda a acompanhar melhor meu desempenho, é quase uma auditoria. Além do valor da carteira, farei o acompanhamento da rentabilidade, dos proventos recebidos, dos proventos acumulados e o principal (pra minha estratégia), a taxa de riqueza. Espero que gostem das modificações no lay-out do gráfico e tabelas.

Durante janeiro terei incremento de cupons de juros do Tesouro e espero ter um bom desempenho nos aluguéis dos FIIs. O aporte provavelmente será um pouco menor.

Resumo da carteira em 28/12/2012:






























Por motivo de férias demorarei pra responder os comentários, mas por favor, comentem. Os comentários são o combustível do blogueiro!

36 comentários:

  1. Eu comentei! kkkkkkkkkkkkk

    Feliz ano novo!

    Pega uns 2 mil e compra de ações, medroso! kkkkkk

    Brincadeira. Vc está de parabéns nos investimentos.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike!

      O que vc tava fazendo acordado as 9:37 de 1/1????

      A bolsa me aguarda... rsrs! Bom 2013 pra vc!

      Corey

      Excluir
  2. Grande Corey
    Parabéns pela consistencia dos aportes. Quedas e viariacoes nos dividendos de alguns FII sao possíveis e eh bom que elas aconteçam para termos uma real ideia do que podemos contar para futuro. Também farei o acompanhamento do % de dividendos recebidos por FII e acoes separadamente a partir dos próximos meses para que as avaliações sejam ainda melhor feitas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Obrigado! Pensei o mesmo sobre a queda dos rendimentos dos FIIs, é melhor agora, na fase de acumulação, que depois qd dependermos deles. Até lá a gente vai se familiarizando com essas variações.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Feliz ano novo, Corey! Continue com sua disciplina e sensatez que vc alacançará todos os seus objetivos! Acompaho o seu blog faz tempo, e me perguntava o que vc faria com o WLPZ da sua carteira. Eu tinha um mico na minha carteira, o FLRP11B e, antes dele virar um mico leão dourado, eu me desfiz dele no final do ano. Esses FIIs com RMG são muito perigosos e, curiosamente, esse setor de shoppings é muito instável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe perguntar, mas eu não sou bom entendedor de fii, o que é RMG?

      Excluir
    2. Parceiro, RMG significa - Renda Mínima Garantida. Alguns FIIs, quando são lançados, oferecem essa "vantagem" por um determinado período de tempo, com o intuito de atrair investidores. Ex: por 2 anos, 3 anos. Por exemplo,com a RMG de 0,80 centavos por cota até maio/2015, qualquer que seja os dividendos obtidos pelo FII no mês, através da renda obtida pelo aluguel, garante-se o pagamento mínimo do valor acima mencionado, mesmo que os dividendos gerados pelo FII sejam bem inferiores. Por exemplo,o FII X paga R$1 por cota de dividendos por cota no mês de janeiro de 2013, devido a Renda mínima Garantida pelo FII, mas verifica-se que, no mesmo mês, os lucros obtidos pelo FII permitiriam, na verdade, a concessão de dividendos de 40 centavos por cota. Isso mascara o verdadeiro rendimento do FII, fazendo com que as pessoas, ao verem que o Dividend Yeld real é bem menor do que o garantido(RMG),vendam as suas cotas, desvalorizando-as demais.
      Espero que tenha me expressado bem.
      Um abraço,
      4P

      Excluir
    3. Olá Portuga!

      Manterei o WPLZ pq tenho poucas cotas, quero ver o que acontece, servirá de estudo.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  4. Bom crescimento do patrimonio. O que tenho observados entre os colegas dos blogs que quem dedicou a carreira consegue bons aportes e um bom crescimento do patrimonio. Acho que a pessoa tendo um minimo de consciencia e investir na carreira faz um crescimento muito maior que tentar ir na raça. Embora no inicio pareça que as coisas andam devagar.

    Abraço!

    Comecei um blog também http://residenteinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Residente!

      Vou passar no seu blog assim que possível.

      Vc tocou num ponto importante, aqueles que se dedicaram a carreira, seja estudando seja empreendendo, com certeza possuem melhor poder de aporte e principalmente mais consciência do dia-a-dia, ou seja, tendem a fazer menos loucuras. Isso é algo que pensei muito nas férias, vou comentar futuramente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Eu comento se eu quiser, ok?

    ResponderExcluir
  6. Só pra trollar, vamos comentar no dia 1º hehe

    Legal essa sua planilha resumida da carteira. Bem limpinha...



    =]

    ResponderExcluir
  7. Hehe, dia primeiro e eu tambem estou aqui! Preciso desses seus aportes corey! Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Médico!

      Cara, os aportes não são fora da realidade, dá pra conseguir sim.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  8. Corey,
    acho que vc não percebeu que somos todos isolados socialmente e viciados em internet!!! Claro que vamos comentar no primeiro dia do ano :D
    Gostei do layout.
    beijocas na ponta do nariz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ostra!

      Olha, perceber eu percebi, mas o Eike se superou, comentou as 9 da matina, rsrs!

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  9. Não comentar no dia 1º? kkkkkkkkk. Nós somos do tipo que comentamos até na virada do ano kkkkkkkkkkkk.
    Parabéns pela evolução patrimonial, Corey. Sempre temos um miquinho na carteira sim, isso é inevitável, mas o importante é o bolo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Seus aportes são show de bola! parabéns e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  11. Somos todos viciados em internet !!! kkk
    Como vai ser essa Taxa de Riqueza Corey ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo!

      Olha, o vício de internet é uma das coisas que pretendo diminuir em 2013, rsrs!

      A taxa de riqueza começará a ser acompanhada em fevereiro.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Boa noite!

    Acho que vc poderia detalhar a carteira de FIIs, TD e dizer porquê comprou estes FIIs esotéricos. Os FIIs queridinhos, estes, sabemos que todo mundo tem que ter na carteira !

    No mais, parabéns pelo blog !

    Vento em popa para 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Posso fazer isso sim, é uma ótima ideia de postagem, valeu!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Olá Corey,

    Teve uma boa rentabilidade este ano e praticamente ficou no zero a zero se descontar a inflação acumulada, isso é excelente porque seu dinheiro não desvalorizou e seu patrimônio aumentou, meus parabéns :)
    Tenho certeza que cumprirá sua meta em 2013 porque é um cara muito disciplinado e agora que já está se familiarizando com o mercado de valores estou ansioso para ver seus rendimentos ampliarem assim como o fluxo de caixa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Por ser o primeiro ano como investidor e com todas as dúvidas e mudanças que fiz, acho que minha performance foi bem razoável, espero que 2013 seja melhor.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  14. Bela Planilha...

    Rentabilidade positiva sempre é interessante.

    Bom começo de ano por ai.

    Uta!

    ResponderExcluir
  15. Olá Corey,

    Até pouco tempo tinha absoluta certeza que meus investimentos seriam 100% em ações, depois que vi um bom pessoal com rendimentos em FII, fiquei curioso e vou começar a estudar mais sobre.

    Acompanho teu blog, do eike, pobretão, mobral, da ostra uns outros já a uns 3 meses, vcs me inspiraram a começar minha jornada. É um prazer começar a fazer parte da comunidade :D
    http://ojoveminvestidor.blogspot.com.br/

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jovem!

      Vou adiciona-lo.

      Cara, eu tentei investir em ações, mas essa é uma coisa que não se deve fazer sem conhecimento, então sai fora antes de perder dinheiro. Preciso estudar muito antes de saber o que fazer na bolsa.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Só não comentei no dia 1º pq tive que trabalhar :(
    Mas só consiguirei alcançar meu objetivo trab, então nada de ruim!
    Belo resultado!Acima do esperado! Parabéns! Espero que em 2013 continue assim ou melhorando mais ainda.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, sempre é mto dificil tá acima do que estimamos e vc está.

    To inciando um blog tbm, vamos compartilhar informações:

    http://bit.ly/teoriageral

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.