quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Vencimento de LCI e Aumento dos FIIs

No último dia 3 uma LCI minha venceu, a estratégia inicial era reinvestir essa grana em outra LCI juntamente com mais uma que vence dia 17. Mudei de ideia, como meu foco de agora em diante é fluxo de caixa, já comprei mais cotinhas do FEXC11B com essa verba. Quando a outra vencer, farei o mesmo, mas agora quero buscar mais 2 fundos para investir.

Até agora possuo apenas 5 fundos, sendo 2 de papel e 3 de tijolo, vim aumentando a posição principalmente do BCFF11B, FEXC11B e VLOL11 nos últimos meses seguindo o critério de comprar aquele que estivesse com a menor cotação no dia da compra. Gostei dessa estratégia e pretendo continuar com ela. Exceto pelo WPLZ11B, estou contente com meus papéis, mas agora pretendo colocar mais 2 papéis na carteira, dando preferência para fundos de tijolo.

Analisei alguns fundos e cheguei nas seguintes siglas:


HTMX11B – Fundo Hotel Maxinvest

Esse é um fundo bem interessante que tenho acompanhado desde que comecei a me interessar por FII. Basicamente é um fundo de imóveis relacionados a hotéis, incluindo flats. Acredito que esse é um setor muito deficiente no Brasil e pra chover no molhado, a copa do mundo e olimpíadas melhoram mais ainda as oportunidades do setor. A distribuição dos proventos está em torno de 0,9 a 1%. Tenho muita simpatia pelo setor hoteleiro.


XPGA11 – XP GAIA

Fundo de papel, semelhante aos BCFF11B e FEXC11B. Tem obtido resultados consistentes com proventos na ordem de 0,8%. É minha opção de fundo no papel no momento, mas somente entrarei se não encontrar um fundo de tijolo atraente.


FVBI11B – FII VBI FL 4440

Esse é um fundo pelo qual simpatizo bastante, o imóvel alvo é um edifício que fica na Faria Lima em São Paulo, um dos locais mais procurados pelas grandes empresas. Ele pagará R$ 0,75 por cota até 2014. Com a cotação na faixa dos R$ 110,00 eu ainda encaro, mais que isso não. Acredito num possível aumento dos aluguéis desse prédio, mas isso é só aposta...

Peço que os amigos comentem sobre esses fundos e me citem outros que acharem interessante, lembrando que quero ao menos um fundo de tijolo. Obrigado!


37 comentários:

  1. Corey, gosto de comprar fiis também. Vejo que muita gente está tendo lucros fantásticos com eles.

    Em relação ao HTMX, parece que ele está em processo de desinvestimento e futuro encerramento com venda progressiva dos imóveis. Que vc sabe a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Excelente observação. Existem informações desencontradas a respeito do HTMX, uns dizem que o fundo está se desfazendo, outros dizem que estão vendendo alguns imóveis pra comprar outros, etc. Vou mandar um e-mail pra adm do fundo e ver o que eles falam, de qualquer maneira, não acredito que o fundo seja dissolvido rapidamente, essa janela de tempo pode ser bem lucrativa.

      Se alguém tiver mais alguma informação a esse respeito, por favor comente aqui.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Corey eu tenho este HTMX11B, meu preço médio está alto, pois consegui a façanha de pagar R$ 395,00 em algumas cotas. No preço atual, em torno de R$ 320,00 acho uma excelente opção, pois os gestores aparentam seriedade no trato com os cotistas, mensalmente enviam um boletim detalhando as operações feitas no mês e o que pretendem fazer nos meses seguintes. Além disso você viu que pagam um % interessante. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rico a cada dia!

      Seu preço tá meio azedo mesmo, mas vi que a cotação oscilou bastante nos últimos meses, agora está baixa, mais ainda não sei se vou entrar.

      Vc tem alguma informação/opinião sobre o desinvestimento do fundo?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Fiis são bons por darem dinheiro todo mês, além do fato financeiro e da valorização, muitos investidores, eu inclusive, gostam do fato de receber dinheiro todo santo mês. Isso traz uma certa tranquilidade.

    Mas acredito que uma estratégia parecida com a usada pelo Ze Mobral, de usar o rendimento do fii para comprar ações bem acertada. Pois não se usa dinheiro do "suor" do trabalho para o investimento mais arriscado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estratégia do Mobral funciona pq ele manja do mercado de ações, se eu fizesse isso seria um fracasso pq estaria uma terra desconhecida. Reinvisto os proventos nos próprios FIIs pq:

      1- meu foco não é aumento de patrimônio e sim fluxo de caixa;
      2- é mais fácil, demanda bem menos estudo

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Ola Corey
    Segue meus comentarios:
    HTMX - nao gosto dessas vendas que eles tem feito. Isso criou um falso rendimento. Tenho poucas quantidades compradas ano passado a R$ 225, mas nao compro mais.
    XPGA: bom fundo, bem gerido que deve ter um aumento nos rendimentos nos próximos meses com a melhor aplicação da subscrição. Se tratando de FII de papeis, eu ficaria com CSBC que mes passado e esse mes pagou R$ 15 por cota a um preco na volta de 1.100. Acredito que em janeiro o preco do papel deve cair um pouco se tornando uma opcao ainda mais interessante.
    FVBI: mesmo tendo em carteira, nao compraria mais. Daria preferencia a XTED e principalmente EAFI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos:

      Obrigado por sua opinião, q com certeza é muito relevante.

      Vou analisar melhor o HTMX, vc teria outro de hotéis para indicar?

      Tenho medo do CSBC pela baixa liquidez, ainda não me sinto confortável com isso, mas preciso estudar ele direitinho e ver se estou disposto a arriscar, mesmo tendo a cota cara e baixa liquidez.

      XTED e EAFI eu não conheço, vou estuda-los.

      Muito obrigado!

      Corey

      Excluir
    2. CSBC nao teve liquidacao antecipada???

      Acho que EAFI [e AEFI11 ...

      Excluir
  5. o fii queridinho do momento e que está causando muita expectativa é o bbpo11, olha essa notícia:

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2629223/fundo-que-investe-agencias-estreia-bolsa-dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, talvez eu compre algumas cotas, se conseguir, mas não quero entrar de cabeça em algo novo.

      Excluir
  6. Fala, Corey!

    Estou estudando aos poucos os FII; pelo que vi nos EUA, são ferramentas interessantes e boas para o longo prazo.

    Enquanto os juros no Brasil estiverem altos, os FII de papel creio que terão bons rendimentos.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala dimarcinho!

      Com certeza os FIIs são uma das melhores opções que temos atualmente no Brasil. Some a isso a mecânica mais simples que as ações e eles ficam imbatíveis.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. BCFF não é um "fundo de papel", é um fundo de fundos, incluindo papéis (neste caso ele investe diretamente em LCI's e CRI's, não em fundos de papeis, aliás ele investe em títulos públicos tbm). Se vc quer diversificar sua carteira, basta ter apenas este papel.

    Alguém comentou aí em cima do HTMX estar vendendo ativos. Sim, isso é verdade, está vendendo com 2,5x do preço de compra (150% de lucro portanto) e é uma ótima estratégia pois estamos com os preços de imóveis no topo. As vendas não são a esmo e sim estratégicas (unidades de maior valorização e menor retorno) e tem data para terminar. Portanto a isso não vai afetar a rentabilidade. A única coisa que me incomoda nesse fundo é o P/VP alto.

    Outros fundos de papéis (FEXC, VRTA, etc) são bons pq são indexados ao IGPM + uma taxa pré em geral bem gorda (7-9%), ou seja, com um ganho real muito interessante. Porém nada mais são que títulos de dívida no fim das contas, portanto tem um risco adicional neles.

    Qto ao WPLZ, repara que ele deu um rally da semana passada para cá. Não sei pq, deve ser por causa do natal (as lojas pagam 30% do faturamento bruto para o shopping, e o fundo detém 25% do shopping). Mas ainda assim o shopping em si está meio desacreditado e isso pode ser só um repique. Eu mesmo estou em dúvida se vendo ou não minhas cotas. Talvez quando o palmeiras ficar pronto as coisas melhorem, mas vai saber...

    Os outros eu não conheço direito.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Obrigado pelo comentário.

      Vc tem razão, BCFF é um fundo de fundos, usar a expressão fundo de papel pode ser meio simplista sim, acho que ele pertence a uma categoria diferente que fundos de papel e tijolo.

      Valeu por compartilhar a informação sobre as vendas do HTMX, mas o que será feito com esse capital? Buscarão novas oportunidades?

      Eu vejo os fundos de papel, como o FEXC e VRTA, como uma maneira de investir em CRIs, já que diretamente é muito difícil.

      Cada dia estou achando que o WPLZ é loteria, tudo pode acontecer. Decidi manter minhas cotas mais um tempo. Não deixa de ser uma aposta, mas...

      "(as lojas pagam 30% do faturamento bruto para o shopping, e o fundo detém 25% do shopping)" - acho q precisa rever isso aí, esses números estão altos demais. Até onde eu sei, os lojistas pagam um 13º aluguel mais as taxas de promoção, não tem nada a ver com o faturamento, até pq cada setor tem uma rentabilidade diferente.

      Obrigado pela colaboração!

      Corey

      Excluir
  8. não acho que o HTMX seja um bom fundo. distribuições irregulares e venda de flats. essa inconstância é ruim pro investidor, que não tem o grau de previsibilidade hecessário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Se vc encarar no longo prazo realmente não é um bom investimento, mas dá pra ganhar algum dinheiro no médio prazo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. para investir com confiança. há vários fundos de tijolo sólidos, como HGJH, HGRE, FFCI, FIIB, mas o downside é que sua rentabilidade é baixa. mas devagar e sempre é melhor do que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Vou olhar esses que vc sugeriu. Valeu pela dica!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Opero pela MyCap e não aparece a cotação dos FIIs de final 11b(existe outro final?) no HB.
    Posso comprar somente pela mesa de operações mas como vou saber a cotação deles antes de mandar comprar? Existe uma corretora mais amigas dos FIIs?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá André!

      Eu uso a Mirae, nunca tive problemas e pago 2,90 por ordem.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Aparece os preços dos seus FIIs no hb Corey? Como se fossem ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles aparecem junto com as ações, inclusive a tela de órdens é a mesma.

      Excluir
    2. Lembrei que tenho cadastro na Mirae.. uma pena que o HB não abre aqui no trabalho, já vi muitas pessoas reclmando do HB da mirae por não abrir no trabalho devido alguma configuração de segurança.. uma pena

      Excluir
    3. No IE ele não abre legal mesmo, mas no Chrome dá tudo certo, mas acho que no seu caso deve ser alguma configuração da rede mesmo.

      Excluir
    4. O HB da Mirae não abria no meu trabalho também, mas daí fui no chat deles e perguntei sobre isto e me pediram para clicar no botão laranja mais abaixo, que indica que se vc tiver problemas de acesso, basta clicar ali.
      Daí funciona, vc se loga normal.

      Excluir
  12. Dê uma olhada nos FII's de papéis corey, estão bem atrativos. Só toma um pouco de cuidado com os fundos de tijolo que eu acredito serem os primeiros a tomarem chumbo se as coisas complicarem neste setor.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário!

      Não sei... acho que "as coisas complicarem neste setor" é muito genérico, tem muita zica que pode acontecer e dependendo do que for, um ou outro setor será mais afetado.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Não é o entendimento do VR, Estagiário.

      Excluir
  13. Olá,Corey !
    Tb estou procurando alguns FIIs de tijolo para abrir posição, porém os preços das cotas estão muito altos. Tenho HTMX, gosto mas não vou comprar mais. Gosto muito tb do BCFF. Estou pensando no MAXR, XTED, EDGA e o novo da Caixa (AGCX), que ainda não gera rendimento legal, mas é seguro no LP e acho que terá grande valorização da cota.
    Tem alguns sites que discutem e analisam com muita profundidade os FIIs. Será que posso indicar aqui no teu blog ? Se não, vc tem algum email de contato ? Obrigado e abs. Claudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio!

      Obrigado pela participação. Vou olhar esses fundos que vc recomendou. Dei uma olhada nesse da caixa e me pareceu interessante, só ainda não conclui se vale ou não a pena entrar pelos rendimentos estarem indefinidos.

      Pode sugerir e mandar links a vontade.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Corey, estes são os melhores nesse assunto, na minha opinião:

    http://www.bastter.com (entre em "Mercado - Estudos - Fundos Imobiliários" e em "Comunidade - Grupos - FIIs"). Tem muita informação e análise.

    E também: http://tetzner.wordpress.com
    Espero que goste e que te ajude. Bom estudo e bons investimentos. Claudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo!

      O site do Tetzner é realmente uma excelente referência para estudos de FIIs, o do Bastter eu não costumo usar muito, mas vou dar uma olhada com mais carinho.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.