quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

Como diria Chacrinha: "nada se cria, tudo se copia", então vamos a minha retrospectiva 2012:

Investimentos

Até 2011 eu era um dos milhões de endividados do Brasil, comecei 2012 zerado, sem 1 real, mas também sem dívidas. Minha estratégia inicial, se é que posso chamar de estratégia, era aportar alto na renda fixa, até me familiarizar com outras modalidades. E assim foi, comecei com os CDBs e Tesouro. Veio a onda dos blogs, criei o meu, conheci muita gente legal, adquiri muito conhecimento. Tentei ações, não curti muito, vi que preciso estudar muito antes de me aventurar por essas bandas (coisa que ainda não criei vergonha na cara pra fazer). Descobri o que talvez seja a estratégia ideal pra minha realidade: gerar fluxo de caixa, nessa onda os Fundos Imobiliários se encaixaram muito bem. Vejo que meu conhecimento sobre investimentos atual está anos luz a frente de janeiro, mas muito, muito longe de ser o ideal.


Vida Profissional

Comecei muito bem, no período sabático, vagabundando e curtindo uma premiere da independência financeira. Fiquei na dúvida entre sossegar, arrumar um emprego tranquilo e comprar outra empresa, visando ganhar dinheiro na venda dela. Fiquei com a segunda opção, o começo foi muito ruim, afinal ficar 1 ano sem trabalhar e voltar a rotina de empreendedor, encarando 78984875231 problemas diariamente não é fácil. Superei essa primeira fase e vi a empresa crescer 50%. Não faço o que gosto, mas ganho dinheiro.

Vida Pessoal

Aceito doações!
Em termos pessoais 2012 não foi o melhor ano da minha vida. Tudo ia bem até que em junho recebi uma bomba: doença muito grave, gravíssima bem grave (já disse grave?) na família. O diagnóstico foi falso, foi tudo um grande susto, e que susto. Essa fato fez minha vida se arrastar durante 2 meses, fiquei deprimido, minha cabeça deu um nó, quase fiquei (mais) louco. Ainda estou me recuperando, mas tirei algumas lições como que a vida é mesmo muito frágil, uma bobagem, uma irrelevância (tá, eu sei, isso é brega...) e que todo problema que pode ser resolvido com dinheiro não é um problema. Tomei bons whiskies e fumei bons cubanos.


Não parei no hospital nenhuma vez, tomei somente uma injeção e alguns comprimidos pra dor de coluna, então considero o ano muito bom em termos de saúde, rsrs! Perdi alguns quilos despretensiosamente, mas não fiz nenhuma atividade física constante a não ser vir trabalhar de bicicleta alguns dias.


Família

A convivência familiar não foi das melhores. Nunca fui um cara muito apegado a família, mas esse ano a coisa piorou. Tive algumas decepções e percebi que alguns familiares não são tão legais quanto parecem ser e pior, durante quase 30 anos me serviram de exemplo, moldando meu caráter. Cada dia mais me dou conta que minha família sou eu, Bia e o cachorro.

Nem parece que Bia e eu estamos juntos a tanto tempo, cada dia que passa estamos mais unidos, mais cúmplices, mais amigos. A paixão nunca esfriou, muito pelo contrário, tá cada dia melhor. Passamos tanta coisa juntos, boas e ruins, amadurecemos muito nesse 2012. Carecemos de tranquilidade, sossego e paz pra melhorar ainda mais nossas vidas.

Resumão

Financeiramente falando 2012 foi o melhor ano da minha vida, mas um dos mais conturbados nos outros aspectos. Sem demagogia, eu preferia menos dinheiro e mais tranquilidade.

O que espero pra 2013? Que meus planos de investimento deem certo, que minhas metas sejam atingidas, mas principalmente que o geral seja mais equilibrado, sem altos e baixos. Quero mais sossego, menos encheção de saco e aporrinhações.

36 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Só uma dúvida (não é troll)
    Se você começou o "período sabático" sem dívidas, mas também sem 1 real no bolso (início de 2012 até onde eu entendi), como você conseguiu ficar 6 meses sem trabalhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me preparei pro sabático, após a quitação das dívidas separei grana suficiente pra passar 1 ano. O "sem 1 real no bolso" quer dizer que comecei o ano sem nenhum dinheiro investido.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Entendi.
      Mas você tinha renda passiva que pagavam o seu dia a dia, ou você foi "tirando dinheiro do banco" conforme precisava?
      Pois sei que você tem um plano de semi-aposentadoria (eu também) e tenho bastante interesse nisso. Não aguento mais trabalhar e pretendo ficar pelo menos 6 meses sem trabalhar também, a partir do início de 2013.

      Excluir
    3. Não era renda passiva, eu simplesmente juntei a grana so sabático como se fosse minha última dívida, antes de começar os investimentos. Foi assim: trabalhei determinado tempo pra quitar dívidas, mais algum tempo pra juntar dinheiro pro sabático, vendi a empresa, fiz o sabático, comprei outra empresa e comecei a investir.

      Período sabático foi uma das coisas mais legais que já fiz na vida, recomendo pra todo mundo, mas tem que se planejar, ter uma boa margem de segurança.

      Excluir
  3. Cara, família é foda. Família que não ensina as regras financeiras da vida é pior ainda. Pessoas que moldam nosso caráter nos decepcionam de vez em quando.


    Sei como é isso, no entanto, é possível sair da dureza, do stress, da mediocridade e buscar qualidade de vida, conforto, lucros. Depende mais dos nossos estudos e leituras. Como vc falou, ainda falta conseguir vontade de estudar ações. Acredito que vc vá conseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que todo mundo tem algum problema com familiares, o que me deixa chateado é o fato da ficha ter demorado pra cair, mas não tem jeito, um dia aprendemos, nem se for da pior maneira possível.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Corey, vc saiu do nada. É um exemplo de self-made man. Na corrida genética (se consideramos as coisas sob este ponto) vc leva vantagem; é alguem que sabe se virar sozinho. Meus parabéns. Admiro anonimamente seu blog e sua trajetória ha algum tempo e aprendo com suas experiências. O que mais aprecio é a humildade que vc carrega em todas as suas decisões financeiras. Que 2013 seja o ano que vc espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walker!

      Obrigado! Self-made é minha filosofia de vida, rsrs! Acho que conhecimento empírico é algo que sempre devemos buscar. Amigo, tenho muito, mas muito mesmo o que aprender sobre investimentos, como eu disse, terminei o ano com muito mais conhecimento que comecei, mas ainda falta muito pra eu me considerar alguém entendido no assunto.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Grande Corey
    Nem sempre eh domingo. Sempre haverá algum ponto que nao vai sair conforme o esperado.
    Parabéns pelas conquistas financeiras de 2012 e que 2013 seja melhor ainda.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Tem razão, sempre haverá coisas que não sairão como o programado, mas isso faz parte e dá tempero. Obrigado e que 2013 tudo de certo pra vc tb!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Cara, a vida vai ensinando. Um pouco de cada vez.Como o Dividendos falou, nem sempre é domingo.

    Acredito que quando vc decidir comprar livros sobre Análise Fundamentalista, vai aprender rapidinho.

    um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, esse ano eu aprendi muita coisa, não só sobre investimentos. A análise fundamentalista me aguarda, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, acho que dá para viver melhor a cada dia. Como vc falou, não havia conhecimento da sua parte sobre investimentos, mas hj a coisa mudou. Assim acontece com outras ocisas da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada vez vamos aprendendo alguma coisa, cabe anós estar disponível pra aprender.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Belo texto Corey,

    Doenças na família são complicadas. Lembro quando meu avô teve um problema grave. Não conseguia trabalhar, estudar, comer e muito menos me divertir.
    Mas as coisas mudam e temos que aceitar algumas mudanças.

    Tomara que você consiga atingir todas as suas metas e as que irão vir durante o ano que vem.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Estagiário!

      Tive muita sorte de tudo não ter passado de um susto, um mal entendido, ainda bem, caso contrário nem imagino como seria.

      Obrigado pela força e te desejo o mesmo, que suas metas sejam atingidas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Parabéns que 2013 seja melhor Corey na vida pessoal pois na financeira está incrível.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Corey, vc teve um excelente ano, mesmo o problema da doença, não passou de um susto grande, desejo que seu 2013 seja ainda melhor, sem susto algum :D

    mas adiciona exercicio fisico a partir de janeiro hein?
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra!

      Embora eu não tenha comentado, mas tenho metas para exercícios, qd eu voltar das férias comentarei.

      Feliz 2013!

      Corey

      Excluir
  11. - apesar de postar pouco aqui eu sempre leio seus artigos no blog e o vejo como umas das pessoas mais "pes-no-chao" da blogosfera com habitos simples porem com opiniao solida.penso que voce possui perfil para acumular muito capital em açoes com buy and hold (estude muito antes de iniciar e comece devagar porem sempre - e se me permite indico leitura inicial de 2 livros - o investidor inteligente de benjamin graham e warren buffet e analise de balanços depois experimente realizar analises de empresas no site da bmfbovespa).

    - sucesso em 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O warren Buffet e a Análise de Balanços mudou a vida de muita gente para melhor. É um grande livro, recomendo a leitura para todos meus amigos iniciantes em bolsa.

      Excluir
    2. Olá Pão Duro!

      Olha, todo mundo me recomenda esses 2 livros, devem ser muito bons mesmo, com certeza serão umas das minhas primeiras leituras de 2013. Valeu pelas palavras, as vezes me sinto um peixe fora d'água e saber que tem pessoas que gostam das postagens é muito legal.

      Feliz 2013!!

      Corey

      Excluir
  12. Grande Corey!!! Quanto Tempo!?

    Apesar de não ter comentado mais (é, eu tô pior do que nunca com minha vida pessoal - se isolando mais ainda), sempre acompanho o seu blog e o da Ostra.

    O primeiro passo para ser um excelente investidor vc já deu: admitir, apesar do grande conhecimento que já tem, que não sabe nada ou quase nada. Esse sim, é um grande começo, pois nunca se acomodará.

    No mais, espero que seus desejos e planejamento se realizem. Boa sorte.

    Um abraço.

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Guima!

      Tá sumido, heim homi!!!!

      Admitir que não sabe nada é o caminho que tenho pra aprender e tomar cuidado pra não fazer merda. Eu sei pouco mesmo, não tenho vergonha de falar, acho isso bem saudável!

      Obrigado pela força, vê se aparece e excelente 2013!

      Abraço!

      Corey

      PS: tá muito seco na sua região???

      Excluir
  13. Oi Corey!
    Gosto muito do seu blog e queria aprender um pouco mais sobre investimentos...tentei ações, perdi dinheiro e dei uma desanimada...
    Tens alguns livros ou blogs legais para eu entender um pouco mais sobre investimentos?
    Deixar meu dinheiro na poupança tá doendo...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá anônima!

      Olha, se vc acompanhar os blogs de finanças, com certeza aprenderá muito conteúdo de qualidade. Na semana que vem publicarei um resuminho dos principais blogs, aguarde...

      Feliz 2013 pra vc!

      Corey

      Excluir
  14. Respostas
    1. Valeu VR, eu tb torço por vc, mas só acho que vc deveria publicar mais coisas no blog, heim???

      Abração e feliz 2013!

      Corey

      Excluir
  15. 2012 foi o ano da virada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. legal, belo post!
    foi um ótimo 2012, que você tenha um excelente 2013 também!

    Tamo junto mano! :D

    ResponderExcluir
  17. Oi Corei, parabéns pelo teu ano!
    E em 2013 mais sucesso ainda, e que você comece a estudar RV e compartilhe com a gente com a mesma qualidade que já faz no blog.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos!

      Obrigado! Estudar RV já está nos meus planos para fevereiro.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.