segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Planejando 2013 - Metas de Fluxo de Caixa e Patrimônio

Hoje vou falar sobre os valores das minhas metas financeiras para 2013.

Como já comentei por aqui, em 2013 sairei do meu imóvel próprio, quitado e mudarei para outro, um pouco maior e num local mais tranquilo. Esse fato impactará muito meu orçamento, mas por outro lado, facilitará minha meta de proventos mensais, pode parecer estranho num primeiro momento, mas vou explicar:

O plano é alugar meu apê, não usarei esse valor para abater do aluguel do que vou morar. Vou investir essa grana e considera-la como renda passiva, somando aos dividendos dos FIIs e também aos rendimentos da poupança*. O aluguel que pagarei na minha futura moradia será uma despesa colocada no orçamento 2013 e é a partir desse orçamento que calcularei minha taxa de riqueza (parâmetro que começarei a controlar ano que vem). Na prática eu aumentarei minha renda passiva mensal mas também aumentarei as despesas.

A conta dos proventos mensais fica assim:

aluguel dos fundos imobiliários
                    +
aluguel do meu apartamento
                    +
rendimento da poupança
                    +
cupons de juros do tesouro direto

* Os críticos da poupança que me perdoem, mas os rendimentos dessa modalidade são mais uma maneira de gerar fluxo de caixa: são creditados mensalmente e melhor ainda, são reinvestidos automaticamente.

Estou considerando que o primeiro aluguel do meu apê será recebido em abril, dei uma margem de 3 meses para que eu possa alugar um imóvel, me mudar, colocar o meu para locação e aluga-lo. Já tenho um possível inquilino em vista, mas mesmo se não der certo com ele, acredito que não terei grandes dificuldades de alugar o apê. Para cálculo das metas, considerei um valor mínimo de aluguel, caso eu decida loca-lo mobiliado, acredito que esse valor subirá alguns reais.

Pretendo chegar em dezembro/2013 com taxa de riqueza 0,4. Essa taxa de riqueza não será calculada a partir do patrimônio e sim sobre o valor dos proventos mensais. Tenho consciência que essa não será uma meta muito simples de ser batida, porém não impossível. Alguns proventos, como os cupons do tesouro direto são semestrais, então usarei como parâmetro o valor anual de proventos que pretendo receber no período. Os dados mensais servirão apenas para acompanhamento do desempenho.

Patrimônio

Pretendo terminar 2013 com 1/4 de milhão de reais, para isso continuarei aportando forte. Fui questionado pertinentemente se eu não estabeleci uma meta muito fácil para 2012, afinal consegui bate-la com muita antecedência e terminarei o ano com quase 50% a mais. Acontece que quando estabeleci essa meta, não tinha muita ideia do que aconteceria durante 2012, acabei comprando a empresa o que me ajudou a aumentar os aportes. As metas para 2013 são mais pesadas, principalmente a de proventos.

Durante 2013 pretendo aportar praticamente 100% em fundos imobiliários, focando os proventos. Caso eu consiga bater essa meta com antecedência, pretendo diversificar e investir em outra modalidade visando ganho de capital.

Alguns fatores que podem mudar todo meu planejamento:

- Compra de uma segunda loja: não descarto completamente a compra de uma segunda loja, venho conversando com alguns amigos e a possibilidade de uma parceria é bem real. Não vou forçar a barra, se algum negócio bom aparecer, estarei disposto a conversar. Nesse caso, os aportes ficarão limitados ou até poderão não acontecer;

- Investir em uma empresa como sócio-investidor. Tenho uma proposta, mas sem nada concreto, de entrar numa sociedade como sócio investidor. Caso eu assuma esse compromisso, terei um bom retorno, a custo de sacrificar meus aportes;

- Reviravolta em relação a minha moradia: a decisão de mudar é bem real, mas se mudarmos de ideia, uma boa grana sobrará mensalmente;

- Problemas no trabalho da Bia: minha esposa está passando por alguns problemas profissionais que poderão dar uma complicada na nossa vida financeira, ela tem um bom colchão de segurança, mas mesmo assim as coisas podem se complicar um pouco.

- Fatores alheios a minha vontade: se tem uma coisa que descobri nesse primeiro ano de investidor é que boa parte do que planejamos não acontece devido a fatores que foge a nosso controle.

Resumo das minhas metas de proventos e investimentos para 2013.



43 comentários:

  1. Boa sorte! Espero que seu planejamento se realize sem grandes intercorrências...

    ResponderExcluir
  2. Ola Corey
    Belo planejamento. Espero que consiga conquista-lo.
    Estou com o meu pronto também, tanto a avaliação de 2012 quanto o orçamento de 2013.
    Pretendo fazer um post esse semana divulgando os números.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Obrigado pela força! Meu orçamento 2012 saiu um pouco da linha, mas o grosso foi cumprido, espero que 2013 eu rode com ele melhor.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Olá Corey, como você fez os cálculos dessa tabela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Trustvainer!

      A previsão de proventos foi feita levando em consideração a perspectiva de aumento dos proventos mensais e o aluguel que receberei qd alugar meu apê. O patrimônio foi estimado a partir dos aportes que pretendo fazer.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  4. Corey, vc é um dos investidores mais sérios da blogosfera. Força.

    No dia em que vc decidir estudar e investir em RV vai ter sucesso tb.

    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Obrigado pelas palavras. A RV tarda mas não falha, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, em 2014 experimente comprar 2k em empresas sem dívidas, tipo Grendene, Ambev,etc. Só para sentir o gostinho. Vc vai dominar rapidinho.


      Parabéns pelos planos.

      Excluir
  5. Legal o planejamento Corey, estou trabalhando no meu também :)

    Na tabela não entendi uma coisa, tem uma linha de proventos esperados para 2013 e outra linha com os esperados para dez/2013, por que essa separação?

    Vai mudar para o centrão de SP? :D
    E que em 2013 vc realize e supere suas metas!
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra!

      A primeira linha (16000) é o quanto espero ter recebido em proventos durante todo 2013; a segunda linha (2000) é quanto espero estar recebendo na média em dezembro, ou seja, a previsão vai crescendo mês a mês até chegar em 2000 em dezembro.

      Centrão ainda vai esperar mais um tempo, quem sabe na ocasião da semi aposentadoria.

      Boa semana!

      Corey

      Excluir
  6. Fala Corey. É isso mesmo, parabéns nessa nova etapa e força para a dona patroa - com fé, tudo é resolvido!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá investidorfinanceiro!

      Obrigado pela força! Agradeço tb pela Bia.

      ABraço!

      Corey

      Excluir
  7. Fala, Corey!

    Tenho q fazer o meu tb, mas final de ano mta correria, é festa, despedida, reencontro quase todo dia! rsrsrsrs

    Rapaz, vc pretende chegar os 5k hoje, mas como fará pra corrigir esse fluxo da inflação?

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      Excelente pergunta! O plano é corrigir esse 5k pelo IPCA todo dezembro, obviamente a taxa de riqueza vai diminuir, mas pelo menos ficará corrigida da pela inflação.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Show!

      Só recomendo fazer um controle de inflação pessoal, pois reflete muito melhor a realidade e é bom pra comparar com o IPCA; algumas despesas, como aluguel, são reajustadas pelo IGP-M...

      []s!

      Excluir
    3. Não consigo calcular minha inflação pessoal, mas até hoje com certeza ela sempre foi bem inferior aos índices oficiais, qd eu incluir o aluguel aí sim os índices terão um peso mais real. Por via das dúvidas acho mais seguro considerar o IPCA pq é o índice mais comum além de ser bem próximo do IGPM.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Parabéns Corey,

    Preciso começar a trabalhar no meu planejamento também. Estou com pouco tempo agora (trabalho trabalho e trabalho) mas vamos lá.


    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estagiário!

      Dezembro já tá no fim, agora é dois palitos pra chegar o reveillon.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  9. Para quem tem a vida planejada e uma mulher companheira, fica fácil viver com 5k. É isso aí, Corey.

    Agora é comprar mais ativos e reinvestir os proventos.

    Abração


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      5k é um número bem flexível, se eu apertar vivo com muito menos que isso. Com certeza ter uma mulher companheira e consciente ajuda muito.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Poxa, metas ambiciosas! Ainda to fechando as minhas, mas vem um ano de merda por ai pra mim rsrsr Abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr!

      Ambiciosas? Não, não... Pq seu ano será uma merda? Espero que não!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Legal, bom planejamento Corey. Vc está levando em consideração todos os riscos e oportunidades previsíveis para 2013.

    Logo logo eu publico o meu. Garanto que será algo inovador.

    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eike!

      Vc disse bem, estou considerando os fatores previsíveis, pq há muito imprevisíveis que com certeza acontecerão, mas espero não ter que mudar muita coisa.

      Aguardo o seu!

      Corey

      Excluir
  12. "* Os críticos da poupança que me perdoem, mas os rendimentos dessa modalidade são mais uma maneira de gerar fluxo de caixa: são creditados mensalmente e melhor ainda, são reinvestidos automaticamente."

    Eta! Que figura viu! Corey boa sorte!



    abraço!


    Daniel Alcântara

    ResponderExcluir
  13. vc está com um bom leque de opções para 2013 hein!Realmente n podemos ser rígidos com metas e estratégias, pois eventos não previsíveis acontecem (bons ou ruins), e daí temos que readequar todo planejamento novamente para a nova realidade!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Tentei pensar em todas as variáveis que podem acontecer, mas claro que imprevistos virão, mas espero não ter que mexer muito.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Legal demais seu planejamento. Eu espero que dê tudo certo. Irei mostrar o meu para o pessoal.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pobreta!

      Aguardamos o seu orçamento!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, sua loja custou 200k?

      Não precisa dizer valor mas um range.

      Excluir
    3. Não, Pobreta, custou menos de 200k, mas qd eu for vender valerá mais que isso.

      Excluir
    4. Caramba sério. E gera um lucro legal desses, que interessante.

      Excluir
    5. Pobreta, se não desse esse lucro seria inviável.

      Excluir
  15. Olá Corey.

    Parabéns pelo planejamento, as metas são importantes sempre e imprevistos podem até aparecer, mas se vc sabe onde quer chegar é só mudar a rota e se ajustar à nova realidade, o duro é não saber para onde ir.

    Eu nunca fui muito de planejar embora estivesse pensando em começar, mas ao ler seu post definitivamente resolvi fazer o meu para 2013, obrigado pela inspiração.

    Sucesso para vc.

    TTL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TTL!

      Planejamentos não são exatamente um mapa da mina, mas pelo menos nos dão um norte a seguir, se algo mudar, pelo menos temos mais chances de acertar o novo caminho.

      Boa sorte no seu planejamento!

      Corey

      Excluir
  16. Corey, vc acredita que os fundos imobiliários irão manter esses rendimentos por muito tempo? Mais ou menos 1% ao mês.


    Outra dúvida: a que vc acha do BBPO11?


    abraço!






    Daniel Alcântara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!

      Impossível saber, mas se manterem em torno de 0,7% pra mim já está de bom tamanho.

      Sobre BBPO11 eu acho um bom fundo, com boas perspectivas, talvez eu compre um pouco ainda esse mês.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. "Sobre BBPO11 eu acho um bom fundo, com boas perspectivas, talvez eu compre um pouco ainda esse mês."

      Também tou pensando em comprar algunas cotas!

      Mas vc sabe dizer em quais tipos de imoveis o BBPO11 aplica os recursos?


      Como funciona a taxa de cústodia? É parecida com as açõe ou não cobram?



      abraço!




      Daniel Alcântara

      Excluir
    3. Daniel, veja mais detalhes aqui:

      http://www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/ResumoFundoImobiliarioCodigo.aspx?Codigo=BBPO11&idioma=pt-br

      Dá uma lida no prospecto, onde explica os detalhes do fundo, em relação a custódia, o legal é vc se informar com sua corretora, cada uma tem uma política diferente de cobrança.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Valeu! Vou dar uma olhada.






      Daniel Alcântara

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.