sábado, 1 de dezembro de 2012

Atualização Mensal - Novembro/2012

Em novembro aportei novamente R$ 9.000,00; provavelmente esse valor se manterá nos próximos meses, a não ser que eu fique doido e cometa alguma loucura. Esse valor foi totalmente destinado a FIIs (VLOL11 e BCFF11B) e uma coisa que me chamou atenção (e me deixou feliz) foi o valor total dessas compras: R$ 9.272,00; ou seja, maior que o valor do aporte, essa diferença é fruto dos proventos dos FIIs, pode parecer pouco, mas permitiu um investimento 3% maior, o que a longo prazo com certeza fará diferença.

Sem querer comprei minhas cotas desse mês num dia de sangria, não foi nada planejado, não busco timing, mas acabou dando certo, dessa maneira, consegui reduzir o preço médio das cotas. Minha rentabilidade foi de 0,33%, mais uma vez eu digo: a rentabilidade não me parece um fator muito relevante para a estratégia que estou montando, que é buscar fluxo de caixa. Os aluguéis dos FIIs me renderam 0,78%. Estou incomodado com o WPLZ11B. Comprei sabendo do término do período de aluguel garantido, mas não pensei que os proventos cairiam tanto, esse mês eles pagaram apenas 0,32%. Alguém aí quer compra-lo?

Não fiz nenhum aporte na RF, mas em dezembro vence uma LCI que pretendo mandar pro tesouro, mas isso ainda não está definido. Como já disse, pretendo ter uma quantia com certa liquidez para aproveitar algum negócio que possa aparecer.

Ainda não defini se continuarei divulgando os valores no próximo ano, estou propenso a continuar, até porque o tamanho da carteira é previsível já que pretendo manter os aportes mais ou menos como estão. Estou escrevendo uma postagem sobre minha estratégia de investimentos para 2013, pretendo publica-la no decorrer do mês juntamente com o orçamento 2013.

O valor dos proventos do mês incluem um merrequinha que recebi da NTNF, em janeiro mais grana do TD entrará na conta...

Resumo da carteira em 01/12/2012:



47 comentários:

  1. Olá Corey,

    Cara, vc é o investidor mais consistente da blogsfera. Como concentra seus aportes em RF e FII's, o crescimento do gráfico é previsível. Mais cedo ou mais tarde terá que aumentar esse valor estimado, já que a diferença vai ser absurda daqui alguns meses.

    Com relação a não saber se continuará postando seus valores em 2013, não vejo sentido em interromper. Todos somos anônimos, embora mascarados por apelidos. Se todos agirem assim, o diferencial dos blogueiros irá se exaurir. Iremos ter um monte de blogs falando a mesma coisa. O legal da coisa é o crescimento em conjunto, o compartilhamento de ideias e investimentos para que possamos prosperar juntos.

    Abraço e parabéns pela disciplina, definitivamente não é fácil aportar forte assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mobral!

      Valeu, mas sem viadagem e puxa saquismo, vc que é um exemplo a ser estudado.

      O estimado pra 2013 será ajustado, vou falar sobre isso durante o mês.

      Concordo com vc, a graça de divulgar o patrimônio é muito maior e assim conseguimos mensurar as diversas estratégias do pessoal. Provavelmente continuarei divulgando.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. "mas sem viadagem e puxa saquismo"

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ri muito aqui...

      Excluir
    3. kkkkkkk. Não é puxar saco, apenas a constatação do fato de que o Corey é o mais consistente. Antes de fechar o próximo mês, já sabemos que ele terá algo em torno dos 136k de patrimônio.

      Excluir
    4. Exatamente, blogueiros.
      Acompanhar a evolução dos patrimônios de vocês, comparando-a com a minha, é uma das atrações da blogosfera.
      Como discutimos há alguns meses, Corey, é besteira essa preocupação com segurança...
      Você é o Corey, ngm se preocupa com tua vida real...
      Nem tem tanto dinheiro assim..
      hehe
      Brincadeira...
      Abraço

      Excluir
    5. Olá Anônimo!

      Vc tem razão, o acompanhamento da carteira é algo bem interessante e para o blogueiro serve como uma prestação de contas pra si próprio.

      Mobral:

      É bem por aí mesmo, acho que não adianta eu parar de divulgar o patrimônio se o valor dele é previsível.

      Abraço a todos!

      Corey

      Excluir
  2. WPLZ vai melhorar no final do ano pelas compras do natal. E principalmente, quando terminarem de reformar o estátio do palmeiras (ao que parece será no ano que vem), vai aumentar bastante a frequência lá e por isso deve melhorar os rendimentos também. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Não sei se as compras de Natal vão influenciar os proventos do FII, de qualquer maneira minha posição é pequena, mas se eu tiver oportunidade venderei sim.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Oi Corey, concordo com o Zé. Por mais que seja possível de alguma forma nossa identidade vazar, a possibilidade é remota. Vários blogueiros estão com esse pensamento de parar de divulgar os valores, mas acho que pode ser uma perda para a blogosfera.

    É legal ter alguém pra comparar nosso progresso, mas pra isso precisamos saber quanto a pessoa aporta. Alguém com aportes de 1mil e outra com aportes de 10mil provavelmente vão se comportar de forma diferente, aí é mais legal a gente "se medir" por alguém com o mesmo poder de fogo.

    De qualquer jeito, tenho certeza que suas publicações continuarão sendo interessantes, mas essa possibilidade de acompanharmos de perto teu progresso vai fazer falta.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      A possibilidade é remota mas existe, e não podemos ser ingênuos e acreditar que estamos seguros na internet. Vc tem razão, parar de divulgar o patrimônio será uma perda. provavelmente eu continuarei, vamos ver...

      Valeu pela presença, abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Corey, parabéns por pensar no que realmente importa pra if que é o fluxo de caixa. Vc não vai mais fazer aquelas postagens com o texto de outras pessoas? Tenho um texto pronto aqui pra vc, passa o seu email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Sem dúvida, fluxo de caixa é o que manda pra quem quer viver de renda. Quanto aos posts de terceiros, decidi parar pq só deu confusão, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Quando eu bati o olho no começo do ano na WPLZ11B eu tinha gostado, mas depois de uma pesquisa resolvi ficar de fora. Eu já imaginava que isso não ia acabar bem.
    Seu fluxo de caixa está aumentando. Cada m~es mais próximo da semi independência financeira.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Pois é, eu acabei agindo um pouco pela emoção e me dei mal, de qualquer forma isso pode ser revertido e não me trarpa tanto preju.

      Tenho pensado muito na semi aposentadoria...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Olá Corey,

    Acho que mostrar os valores pra mim, tanto faz.
    É muito relativo. Pra alguns 1 milhão é muita coisa, para outros, precisam muito mais, 3 milhões... e por aí vai.

    Como não mostro os valores, pois isso me dá a liberdade de indicar, mostrar um blog para um colega, por exemplo.
    Não mostrando os valores, não fica com a neura de mostrar
    para pessoas que são colegas mas ainda não confia tanto assim.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID!

      Olha, eu confesso que acho interessante a divulgação e a brincadeira do ranking, mas na realidade o tamanho da carteira é irrelevante mesmo, como vc disse, 1kk pode ser muita grana pra mim e não pra vc.

      Eu não mostraria meu blog pra amigos pq além do fator financeiro eu falo muita coisa pessoal que, digamos, não interessa pra ninguém. Aqui é um espaço que tenho mais liberdade pra falar o que penso sem ser julgado.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Eu tambem! So poucas pessoas da familia e minha namorada sabem do meu blog, acho mais confortavel assim! E a familia nem acompanha na verdade rsrsrs

      Excluir
    3. No que depender de mim, só a Bia ficará sabendo do blog, mas claro que sempre existe o risco de algo sair do controle.

      Excluir
  7. Corey, acho que sua meta foi mal estimada. Coloque uma meta real e desafiadora para que possamos acompanhar. No mais, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duca7!

      Na realidade ela não foi mal estimada, é que houve acontecimentos durante o ano que permitiram aportes maiores. Vou explicar isso durante o mês.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Corey, lindo aporte novamente :D
    Eu me preocuparia com a rentabilidade, p não perder p inflação, mas cada um tem sua estrategia :)
    Bom dezembro por ai
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra!

      Os aportes contam muito, se não fossem eles...

      Então, eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto rentabilidade, quanto a inflação, acho cedo pra conseguir mensurar alguma coisa, mas sei que terei que analisar tudo isso constantemente.

      Bom fds!

      Corey

      Excluir
  9. Olá Corey,

    Boa rentabilidade, acredito que na importância deste indicativo mesmo que se busque o fluxo de caixa pois nos mostra se estamos no caminho correto e fazendo as escolhas certas, o que adianta ter um fluxo de caixa alto e o patrimônio se desvalorizando na mesma medida? Além disso os dois meio que caminham lado a lado, dificilmente uma cota de FII ou uma ação que paguem bons rendimentos ficarão desvalorizadas, a rentabilidade é o reflexo disso.
    Quanto a divulgar o patrimônio eu decidi por manter no ano que vem, só que abordarei mais temas também no blog, essa divulgação me ajudou a ser disciplinado e os leitores servem como auditores, por isso decidi manter, seria bacana se continuasse também :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Desvalorização constante não é legal, mas num curto prazo não tem importância, acho que o importante é a consistência do crescimento. O q vc disse é verdade, dificilmente um bom ativo ficará desvalorizado por pouco tempo.

      Tem razão, os leitores servem de auditores dos nossos números e a divulgação serve como uma prestação de conta pra gente mesmo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Olá Corey,

    Parabéns pelos grandes aportes. Quero um dia aportar tanto assim..

    Uta!

    ResponderExcluir
  11. Parabens, Corey! Boa sequencia!

    ResponderExcluir
  12. Fala Corey!

    Com esses aportes, quem precisa de rentabilidade? rs

    No caso do WPLZ creio que foi pela sazonalidade, todos os shoppings tiveram pouca performance em outubro, o Floripa rentabilizou apenas 0,39% e os outros não foram muito mais longe.

    Quanto a divulgar valores eu também estava um pouco incomodado mas acho que vou continuar.

    Ah e ano que vem também devo iniciar um negócio proprio, uma nanocap rsrs e talvez te incomode um pouco fazendo perguntas kkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Ahhh, rentabilidade alta é sempre bem vinda, rsrs! Os aportes altos um dia terminarão e depois disso a rentabilidade vai contar muito.

      Fique a vontade pra fazer perguntas, responderei com o maior prazer.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Preciso de umas empresas que me permitam aportar 9k todo mes como as suas! Se importa de falar em que ramo ta atuando cara? E sua esposa, ela tambem ajuda nas empresas ou tem uma renda separada? Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr.!

      Grande parte do meu aporte vem da prestação da outra empresa que eu tinha e vendi, o peso da minha renda atual no aporte é mínimo.

      Desculpe, mas não me sinto confortável em dizer o ramo do meu negócio, mas posso dizer que é algo extremamente convencional sem nenhum fator novidade envolvido, e são nesses setores que é mais fácil ganhar dinheiro.

      Atualmente a Bia contribui para 50% das despesas de casa além de formar um colchão de segurança para ela mesma. Ela tem um emprego mas não tá muito legal (vou escrever um post sobre ela esse mês). Ela me ajuda na empresa sempre que preciso.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Tranquilo, agora entendi. Achei que voce estivesse tirando uns 15k liquidos com seu negocio, pelo tamanho dos aportes. A coisa anda tao dificil pro meu lado que eu fiquei realmente imaginando se empreender nao daria um resultado muito melhor... Abraco

      Excluir
    3. Dr, por pior q a medicina esteja, ainda é uma das profissões melhor remuneradas, não consigo entender o pq de um médico sequer pensar em ter uma micro empresa. Isso é pra quem não tem muito futuro na profissão ou sequer tem uma formação profissional. O custo (no sentido do trabalho) é altíssimo, sem contar os riscos.

      Grande abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Excelentes aportes!

    Depois adiciona o meu blog, por favor. O seu está lá na minha lista...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Já está add. Passarei lá em breve.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Grande Corey
    Temos estratégias semelhantes e sera interessante acompanharmos nossa evolução.
    Parabéns pelo belo aporte. A queda nos rendimentos deo WPLZ jah era previsível, mas como tenho pouca coisa em carteira, vou deixar ela lah por enquanto.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Exato, nossas estratégias são semelhantes pq eu me inspiro muito na sua, vejo que vc faz tudo com muita simplicidade e acertividade. Decidi ficar com WPLZ pra ver no que vai dar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Fala, Corey!

    Parabéns pelo aporte! Foi lindo!

    Eu concordo contigo no tocante ao fluxo de caixa, principalmente se vc está reinvestindo o dinheiro, pois vai rolar o famoso juros-sobre-juros. Mas tb concordo com a Ostra, que a rentabilidade é importante sim, principalmente por causa da inflação.

    Pelo visto vai ficar fora das ações mesmo, né?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      Obrigado! Por enquanto eu reinvisto os proventos, mas vai chegar uma hora que os utilizarei, de qualquer forma é uma grana entrando todo mês sem fazer força. A rentabilidade é importante sim, mas pra minha realidade não é prioritária.

      Nada de ações, por enquanto...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Fala Corey. Muito bom esse aporte.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo aporte, pelo jeito o negócio está indo muito bem. Apesar de ter visto que não gosta muito da vida de empreendedor, quando faz um aporte desse nível, não te faz mudar de ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel!

      Boa parte do meu aporte não é proveniente da renda da empresa e sim da venda da outra loja que eu tinha, mas a grana pra me manter vem da atual e é por isso que me mantenho como empresário.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  19. Grande corey! Rapaz esqueça essa questão da divulgação ou não do seu patrimônio. Entenda isso como uma motivação extra para continuar com sua estratégia. Como o Zé falou, ninguém aqui está interessado em saber que é você, o que as pessoas querem é compartilhar experiências e isso você faz muito bem!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pinda!

      Tem razão, provavelmente eu continuarei divulgando.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  20. Você é um dos preferidos da comunidade, mtos se inspiram na sua pessoa, continue participando, todos só tem a ganhar.

    Eu sabia desde o começo que você iria atropelar todo mundo. Logo será milionário não tenho dúvidas.

    O aporte veio da empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pobreta!

      Valeu pela força! Milionário eu não digo, mas a IF chegará em breve!

      O aporte é composto pela prestação da empresa que vendi e pela retirada da empresa atual.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.