segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sobre Antecipação de Recebíveis e Capital de Giro

Segunda feira, emenda do maior feriado de todos os tempos, 9 da manhã. Acabo de chegar na empresa, o telefone toca:

Eu: Loja do Corey, bom dia!

Atendente: Bom dia, meu nome é Fulana da "Operadora de Cartões X", por favor o responsável pelo setor financeiro...

Eu: (pensamento: já sei, ela vai me oferecer antecipação de recebíveis) Sou eu mesmo.

Atendente: Tudo bem Sr. Corey? Informo que por motivos de segurança essa ligação está sendo gravada... o motivo do meu contato é oferecer uma extraordinária proposta para a empresa do Sr...

Eu: Ahhh...

Atendente: Sabemos que a época de feriados é ruim para o comércio do Sr, já que ocorre uma queda nas vendas, então hoje ofereço uma condição imperdível de antecipação de recebíveis...

Eu: Obrigado, não tenho interesse!

Atendente: Mas Sr. Corey, hoje a Operadora X oferece para o Sr. antecipação de R$ Y das suas vendas a crédito com o custo de apenas 8% e crédito em conta na quarta feira pela manhã. O Sr. não tem duplicatas para pagar na quarta feira?

Eu: Não!

Atendente: O Sr. não tem o adiantamento de salário dos funcionários no dia 20 para acertar?

Eu: Sim, tenho.

Atendente: Pois então, o Sr. não precisa de uma ajuda de capital de giro para cobrir essa despesa?

Eu: (pensamento: agora vou disparar a falar e vou quebrar todos os argumentos de uma só vez). O pagamento de funcionários ocorre periodicamente, o valor e as datas são totalmente previsíveis, então não há motivo para que eu me desespere em busca de dinheiro para cobrir essa despesa da minha empresa, basta que eu me programe para fazer esses pagamentos. Os boletos de pagamento de mercadoria também chegam periodicamente, eu tenho controle total de quanto posso pagar diariamente, então os boletos chegam na loja e imediatamente eu faço o pagamento via internet banking ou dou uma corrida na agência bancária mais próxima e realizo o pagamento em dinheiro, sabe como é, dinheiro na mão é vendaval, algum engraçadinho pode tentar arranca-lo de mim, então eu pago o que tenho que pagar na primeira oportunidade. Todos os dias eu realizo vendas no cartão de crédito, mas todos os dias eu recebo vendas anteriores, então dá na mesma vender no crédito ou no débito, todos os dias eu terei dinheiro em conta, portanto não vejo a menor necessidade de adiantar recebíveis...

Atendente: (cortando minha fala) Obrigado Sr. Corey tenha um bom dia...

A antecipação de recebíveis é um dos motivos pelos quais os micro-empresários abominam vender no cartão de crédito, grande parte deles fazem a chamada "antecipação automática", ou seja, as operadoras de cartão embutem essa "vantagem" no pacote de serviços da empresa. Dessa forma, para cada venda feita no crédito o empresário recebe na média 10% a menos (2 a 4% de taxa operacional + 7 a 8% de taxa de antecipação).

Outra coisa repetida a torto e direito por aí é a necessidade de capital de giro, como se isso fosse a coisa mais importante que um empresário precisa, eu acredito que isso é besteira, desde que o cara tenha as contas na mão. Eu, por exemplo, costumo ter praticamente nenhum dinheiro na conta da empresa ou em espécie, mas isso é papo pra outro dia...

38 comentários:

  1. Dica do dia, usado em muitas ligações do tipo:

    "Atendente: Tudo bem Sr. Aportador? Informo que por motivos de segurança essa ligação está sendo gravada....

    Eu: Ahhh... desculpe, mas eu não quero que a ligação seja gravada. Eu não estou autorizando esta gravação.

    Atendente: Infelizmente é protocolo da empresa fazer a gravação...

    Eu: Pois é meu protocolo não gravar minhas ligações. Tenha um bom dia. (desliga)

    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs!!! Boa... nunca pensei nisso, rsrsrs!!!

      Excluir
    2. Boa!! Não autorizo!!! Como nunca pensei nisto?!

      Excluir
    3. Nossa, eu desligo na cara logo, nem perco tempo...

      Excluir
    4. dimarcinho, as vezes é coisa importante pra empresa, então eu dou atenção, mas minha tolerância pra atendentes de telemarketing é bem curta, rsrs!

      Excluir
    5. Eu me coloco no lugar do funcionário, que é obrigado pela empresa a ligar para o cliente. Por isso nunca desligo na cara.

      Minha desculpa é diferente: estou desempregado... rapidinho eles pulam para outro cliente.

      Excluir
    6. Eu tb penso nisso, mas infelizmente esse lance de telemarketing é algo tão mal feito que é impossível manter a calma e ser educado na maioria das vezes.

      Excluir
    7. Desculpa, mas dizer que está desempregado não funciona.
      Tenho duas histórias absurdas que já aconteceram comigo:

      1 - falei que estava com o nome sujo no SPC (foi uma mentira) e a atendente falou que não tinha problema pois ali estava limpo.

      2 - me ligaram no celular e perguntaram: O sr fulano está? Respondi: o Sr. Fulano Morreu. E eles; O Sr. é o atual responsável pela linha?

      O bom era colocar os donos dessas empresas no paredão e meter chumbo.

      Excluir
    8. Eike:

      Não tem como fugir desse assédio. Sinto certa pena dos atendentes, mas não consigo ser legal com eles. Já caí até em golpes por ser bonzinho com telemarketing.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    9. Ah, hj em dia desligo mesmo. Já fui muito educado, perdia mto tempo, fora q às vezes ligam em horários bem inapropriados.

      O cara sabe q o trabalho dele é esse, duvido q fique chateado com isso.

      Pra falar a verdade, eu acho q isso deveria ser proibido. Eu não autorizei NINGUÉM a ligar para o meu número PESSOAL para ficar ouvindo propagandas.

      Isso é um absurdo, ao meu ver.

      Excluir
    10. A gente na empresa sofre muito com isso, são dezenas de telefonemas todos os dias, eu evito atender o telefone e oriento meus funcionários para que mandem esses atendentes entrarem em contato por e-mail.

      Excluir
    11. Agora me lembrei que não somos obrigados a aceitar esse assédio.

      Pelo menos em São paulo (não sei outros estados) existe o bloqueio te telemarketing.

      O link é o abaixo:

      http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/

      Excluir
    12. Isso só serve pra pf, pra pj é impossível controlar isso, as pessoas pegam nossos telefones em cartões de visita, panfleto e na fachada. Além disso tem o caso que citei, as próprias empresas que nos prestam serviço nos enchem o saco com telemarketing.

      Excluir
    13. O assunto me lembra este vídeo sensacional:

      http://www.youtube.com/watch?v=cSA7M8PXsKU

      Excluir
    14. quase mijei de rir aqui, rsrs! acho que vou fazer o mesmo, rsrs!!!

      Excluir
    15. Boa dica Aportador, o atendente deve ficar sem reação quando escuta essa. Vou passar a usar! Rsrsrs...

      Raxei com esse vídeo do dimarcinho, o operador ficou louco do outro lado da linha. kkkk

      Excluir
  2. Corey, é o P.J., qd eu tinha as padarias, nunca me preocupei com capital de giro, e é o que você falou, todo dia entra dinheiro então é só se programar pra diluir as compras todos os dias. Quando eu tinha alguma coisa mais cara pra pagar como uma prestação eu dividia o valor por 30 e todo dia separava aquela quantia quando chegava o dia de pagar o dinheiro já estava separado, sem desesperos. Um abraço, P.J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PJ!

      Exato! Eu pensava que só eu fazia isso de dividir as contas grandes por dia pra não pesar tanto... Vou falar mais a respeito de capital de giro e da necessidade ou não de te-lo.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  3. Não é atoa que insistem tanto, 8% de ganho em um único mês não é para qualquer um. E ai o nosso custo Brasil continua crescendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e esse é um dos motivos que eu não uso cartão pra quase nada, não quero estimular essa indústria.

      Excluir
  4. Acabei de ir ao banco para resolver um probleminha e no final o gerente tentou me empurrar um crédito consignado de 90k. Eu não peguei, mas muita gente deve pegar.
    A situação deve ser a mesma que a sua, Corey. Você não aceitou mas muitos aceitam.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá AdP!

      É isso mesmo, tem muita gente que acaba aderindo a essas "facilidades" sem ao menos pensar.

      Outra tentação que o micro empresário sofre é os créditos pré aprovados no banco que a empresa tem conta. O meu já está em mais de 50k, sem eu ter movido uma palha. Isso sem contar com o BNDES, é relativamente fácil conseguir empréstimos acima de 100k!!!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. que banco você possui conta?

      Excluir
    3. Conta jurídica no Banco do Brasil.

      Excluir
  5. Pois é todo mundo fala de capital de giro como sendo vital, quero ouvir falar do Corey sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou explicar meu ponto de vista em outro post, mas já aviso que é bem polêmico. Aguarde e confie, rsrs!!!

      Excluir
  6. Caraca, 8% !!!!!

    Vou abrir uma empresa de cartões de crédito! kkkkkkkkkk

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho:

      Não é a toa que cielo e redecard são boas empresas, além disso eles ainda monopolizam algumas bandeiras de cartão, obrigado as lojas terem as duas maquinetas.

      É por essas e outras que tudo que compro é no dinheiro, não vou dar um tiro no próprio pé alimentando essa indústria do lucro fácil.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Corey vc tem maquina de cartão na sua loja? se sim quanto paga de "comissão" pra cielo ou redecard? me disseram que era 3% mais o aluguel da maquina, é isso mesmo? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As taxas variam de setor para setor, mas é média é essa mesmo, de 3% mais 50 a 120 de aluguel mensal da maquineta, mais as ligações telefônicas que a máquina faz (se a máquina não for sem fio).

      Excluir
  8. Corey, que papo é esse de não estimular essa indústria!? Compre umas ações da Cielo e entre pro time, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu compraria sem o menor problema, pq do ponto de vista do investidor esse tipo de tática de ganho é muito bom.

      Excluir
  9. Putz, adiantar recebível a 8% pra ter giro é melhor atrasar as contas e negociar com o cedente depois rsrs...

    Acho que a necessidade de capital de giro varia muito conforme o ramo de negócios e com o fluxo de caixa você pode se programar melhor. Para uma empresa do setor industrial, por exemplo, capital de giro é praticamente a corrente sanguínea do financeiro.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FI!

      Tem razão, numa emergência é melhor atrasar um boleto e pagar com um jurinho dias depois que antecipar cartões a 8%, num valor acima do que vc precisaria e ainda por cima desestabilizar o fluxo de caixa.

      Dá uma olhada no meu novo post.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Eu digo que estou desempregado com problemas de saude e estou custando para pagar a faculdade, e precisava msm de um emprestimo, desligam rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, mas tem empresas que são especialistas em empresatar dinheiro pra quem tá com nome sujo, é uma agiotagem disfarçada.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Por isso é vital para um empreendedor ter educação financeira. Por isso a maioria dos pequenos negócios quebra por falta de educação financeira de seus gestores. Quem investe sabe que 8% de juros em um único mês é agiotagem. Essa lei que obriga o comércio a vender no mesmo preço no cartão e a vista no dinheiro é um estimulo a agiotagem e fode com o consumidor que poderia ter um desconto de uns 5% pagando no dinheiro, a grana que iria para operadoras de cartão vai para o consumidor. Sr. Foda Low Cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FLC!

      Sem dúvida, educação financeira vai bem em qualquer situação. Normalmente o cara acaba pegando uma antecipação dessas e usa pra trocar de carro, ou comprar um gadget.

      Concordo com vc, esse negócio da lei considerar venda no crédito como a vista é uma dos maiores absurdos que existem. Não tem o menor sentido. Quando percebo que o cliente tem cabeça aberta, eu dou desconto no pagamento em dinheiro sim, mesmo sabendo que é ilegal. Dessa forma todos saem ganhando: o cliente que paga mais barato e eu que não tenho q pagar taxa pra Cielo da vida, fora que grana em caixa é sempre melhor, ne´?

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.