sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Imóvel - Apê ou Casa? Comprar ou Alugar?

Preciso da ajuda de vocês pra solucionar um grande problema que estou enfrentando ultimamente, já comentei aqui e aqui que minha vizinhança é barulhenta, que não tenho paz dentro do meu apê: vizinhos ficam com conversinhas, andam de salto alto, arrastam móveis... enfim, sofro todas as modalidades possíveis de barulhos que podem ocorrer num condomínio residencial. A coisa está chegando num ponto que fico preocupado com a hora de dormir: nunca sei se conseguirei ter uma noite completa de sono ou serei acordado pelo salto alto da vizinha...

Estou disposto a gastar dinheiro para resolver meu problema, pensei em fazer um baita isolamento acústico no apê, mas andei pesquisando e vi que barulhos como salto e móveis arrastados não são possíveis de serem isolados, portanto só me resta uma alternativa: mudança. Nesse caso eu buscaria uma das seguintes opções de imóveis:

1- Apartamento com construção mais robusta em andar alto (bem alto).
Meu apartamento é extremamente simples, de construção pouco caprichada, o que deixa passar muito mais barulho, além disso fica num andar baixo.

2- Casa.
Sou acostumado com apartamento, até prefiro por N motivos, mas estou cogitando a hipótese de morar em casa, para fugir pelo menos dos barulhos internos, já que os barulhos aéreos (do exterior) podem ser isolados com janelas anti-ruídos.

Uma vez escolhido o imóvel, tenho as seguintes opções de "pagamento":

a- Alugar meu apê e alugar outro imóvel.
Essa seria a alternativa mais simples e rápida. O custo (aluguel pago menos aluguel recebido) seria de aproximadamente R$ 1.000,00 (incluso condomínio). O prolongamento no prazo para atingir a independência financeira seria de aproximadamente 2 anos, afinal essa diferença entraria nas despesas fixas. As principais desvantagens são ter que pagar aluguel ad-aeternum, e o fato de não conseguir ter um "lar doce lar" do jeito que queremos. As vantagens é a mobilidade em caso de problemas ou de alguma mudança radical de vida.

b- Alugar meu apê e comprar outro imóvel pronto.
Alternativa mais complexa porém mais "legal". Digo legal no sentido de ter um imóvel próprio, formatado as necessidades pessoais. O prolongamento no prazo para atingir a independência financeira seria de aproximadamente 3 a 4 anos. A principal desvantagem é achar o "imóvel ideal" e ter certeza que ele será isento de problemas graves e que cumprirá nossos requisitos pra sempre.

c- Alugar meu apê e comprar outro imóvel na planta.
A principal vantagem é poder comprar um apê no último andar (nada de vizinhos arrastando móveis na minha cabeça), com preço mais atraente e fluxo de pagamento facilitado. A desvantagem é a demora para sair do barulho (pelo menos 36 meses) e os riscos inerentes de se comprar um imóvel na planta.

Caso eu opte por comprar, terei necessariamente que encarar um financiamento, mesmo que depois me livre dele no curto prazo. Não me sinto bem com dívidas, então acredito que isso iria me preocupar e causar outros tipos de problemas.

Optando por apartamento corro o risco de ter problemas semelhantes, a não ser no caso de último andar. Se for casa, posso me ferrar com a abertura de uma igreja evangélica ou balada na vizinhança. Já pensei em mudar para Marte, mas demoraria muito tempo no trânsito...

Peço a opinião de vocês, contem suas experiências individuais, digam qual opção vocês escolheriam no meu lugar e ajudem a melhorar minha qualidade de vida! Desde já agradeço a todos.

52 comentários:

  1. Amigo Corey, eu estou passando por um dilema parecido... ate em um post seu anterior eu ja tinha contado nos seus comentarios a minha historia na qual a minha vizinha e um sata... Mas, depois de muito refletir... Sinto muito informar que nessa questao do barulho o fator sorte prepondera... Na hora da pesquisa de um imovel nenhum barulho se ouve mas depois da compra, vc percebe que seus vizinhos sao barulhentos... A minha vizinha fica no corredor conversando com a vizinha durante 1 por dia... Ja me queixei para a sindica... Elas cagaram e continuam com esse comportamento... Te desejo muita sorte Corey pois esse e o fator decisivo referente a barulho.
    P.S Pensando bem, como o setor de imoveis esta frio, a vantagem e que vc pode pesquisar com calma, indo bastante vezes, em dias e horarios diferentes, antes de se decidir pela compra ou aluguel. Mas volto a dizer, essa questao de barulho e imprevisivel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Esse lance de barulho é loteria mesmo... claro que existe a probabilidade de conseguir diminuir, mas eliminar totalmente é praticamente impossível, por isso mesmo acho mais vantagem alugar.

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  2. Acho que alugar o seu apartamento e alugar outro é a solução mais conservadora e de menor risco.

    Vivemos, no mínimo, em tempos de suspeita de bolha imobiliária, o mercado está atravancado. Só por este fato, ao meu ver, já é sinal de que não é hora de se mexer nisto...

    Renato C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato!

      Tb acho... alugar é a ideia que me parece mais certa no momento.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  3. Talvez se você tentasse vender o seu e depois de vendido investir o dinheiro e alugar um por um ano só pra ver se ninguém te encomoda e se ninguém te encomodar tu pega o dinheiro guardado mais os juros e da de entrada nele e financia o resto , ou fica com o dinheirão e financia tudo. Nao sei é só uma idéia ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Até posso vender o meu, mas só se comprar outro. Quero ter a garantia que se tudo der errado tenho pelo menos um teto pra morar. A ideia é alugar mesmo. posso vender pra quitar outro... sei lá...

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  4. Corey, dificil dar palpite, mas uma coisa é certa, vc pode comprar outro imóvel e aí descobrir um vizinho ainda pior que o seu! Apto antigo tem uma vedação melhor, paredes mais grossas, os mais novos as paredes parecem de gesso (moro em um assim).

    Daria a sugestão de alugar por um tempo e se o apt for do seu agrado fazer uma oferta de compra, e só então vender o seu p pagar o novo.

    Lembra q eu estava com problemas com meu vizinho? Ao que parece só eu reclamava, então um dia q ele estava com o som bem alto eu coloquei o amplificador do baixo na janela e fiquei tocando notas no ritmo da musica dele, fiz as paredes vibrarem e ninguém descobriu q fui eu, todo mundo saiu na janela e só ouviu o som terrivel dele, acho que o pessoal de uns 6 andares acima reclamou do infeliz nesse dia kkkkk nunca mais tive problemas :P

    mas se fosse um salto alto no andar de cima não sei o q faria, ia querer mudar p a cobertura :S

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra!

      Como o MAx disse, vc é muito maquiavélica, rsrs!!!

      Não vejo maneiras de eliminar meu problema na fonte a não ser contratar um justiceiro...

      O fato de poder achar uma vizinhança pior que a atual é que me faz ficar mais propenso pro aluguel, pelo menos dá pra sair fora mais facilmente, nem que tenha que pagar multas contratuais.

      Achei umas coberturas bem interessantes por preços razoáveis mas em prédios baixos. Caso eu opte por apê, não quero morar a baixo do 20º.

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
    2. Ahhh gente, foi original! Kkk
      Eu reclamei dele 4 finais de semana seguidos, em alguns dias cheguei a ligar 6 vezes na portaria e nada adiantou, o chão do meu ap tremia!! A solução foi fazer o predio tremer, vcs não fazem ideia do q é um baixo no volume maximo, vibra até a alma :P

      Excluir
    3. Aqui em casa é a mesma coisa, a gente liga na portaria e ninguém faz nada... Tem um pessoal do barulho que é amigo do porteiro da noite, então já viu, nuca vai dar certo.

      Excluir
  5. Essa questão é bem complicada.
    Estou em um dilema parecido.
    Provavelmente mudarei de Estado no início do ano que vem.
    Também tenho imóvel próprio. Já fiz diversas simulações e, até agora, alugar aqui para abater o aluguel lá está sendo melhor.
    Mesmo porque, comprar um outro imóvel, significa ficar 20 anos com dívida nas costas. E isso eu não quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aaa!

      Se vc vai mudar de estado, acho legal alugar, pra pelo menos conhecer a região que ´pretende comprar.

      Esse lance de ficar 20 ou 30 anos com dívida pendurada definitivamente não serve pra mim...

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  6. Corey, acho que vc devia vender seu imóvel e comprar outro. Ou alugar os dois...
    .
    Com a imensa valorização dos imóveis, caso a bolha estoure depois da compra, vc não perderia tanto, pois teria realizado o lucro da valorização do seu imóvel antigo.
    .
    Pessoalmente, prefiro casa (principalmente se vc puder comprar um terreno, projetá-la e construí-la)... mas a segurança é um problema, principalmente se não for num condomínio fechado...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max!

      Essa ideia que vc propos serviria como uma certa garantia caso a bolha realmente exista, eu não tinha parado pra pensar nisso...

      Até pensei em construir, vejo muitas vantagens, como o custo bem inferior e a possibilidade de ganhar um bom dinheiro numa possível venda, mas o problema é localização. Os terrenos são raríssimos na minha região e custam uma fortuna pq normalmente são vendidos pra encorporadores (tem nego fazendo predinho de 3 andares em terreno 5x20). Tem um local que gosto muito, com terrenos a preços razoáveis, mas exigiria que eu encarasse estrada todo dia, coisa que no momento não acho viável.

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, existe sim bolha imobiliária extratosférica nesse paiseco.
    Começou a estourar no início desse ano e vai gradualmente cair até o despair.
    Ou seja, ainda está bom para vender um imóvel, mas para comprar está péssimo.
    Casa é melhor mesmo, pois o custo de construção está levemente acima da inflação oficial, mas o problema são os terrenos.
    Aguarde mais uns anos porque a queda está acontecendo e vai piorar muito.
    Se eu fosse vc, venderia urgentemente o seu ape, iria para aluguel.
    Ass. Príncipe Motumbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Principe Motumbo!

      Não me sinto seguro de vender meu imóvel, investir o dinheiro e ir morar de aluguel, acredito que devo ter um imóvel físico como garantia. Dá de tudo sair errado... pelo menos tenho um teto.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Acho que se você comprasse ou alugasse uma casa, seus principais problemas seriam minimizados. O problema é que você é acostumado a viver em apê.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Estou pensando seriamente nessa hipótese, meu medo nem é violência e a maior vulnerabilidade que casas possuem, e sim encontrar vizinhos barulhentos num local onde não se tem o mínimo de controle, como (bem ou mal) acontece nos condomínios. O que vc acha?

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. Acho que problemas com vizinhos não tem muito pra onde correr, a não ser que esteja disposto a morar numa chácara ou sítio. Pelo menos em uma casa os problemas de vizinhos que moram em cima não existem.
      Sobre a segurança, o bom de ter uma casa é que você pode fazer a sua segurança. Às vezes um cachorro e uma câmera já resolvem, a não ser que você seja surpreendido quando estiver entrando nela. Se morar numa casa simples, esta possibilidade é baixa.
      Eu estou acostumado em morar em casa e já morei em apê. Mas prefiro mil vezes morar em casa.

      Abraçso

      Excluir
    3. AdP, nem em chácara dá pra escapar! Qual o local preferido das festas de casamento/aniversários/debutantes? Chácaras...

      Outro dia fui num aniversário numa chácara em Jundiaí, fiquei com dó dos moradores vizinhos, o som ecoava por todos os lados...

      O único local que daria pra morar sem esses problemas é no espaço, pq o som não se propaga no vácuo... mas por enquanto não quero decolar!

      Estou pensando em casa, mas as viáveis pra mim são pequenas, em bairro meio aglomerado e bem caras...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  9. faser tratamento psicologico pra ser uma pessoa menos chata e cri-cri ajuda com o problema do barulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faZer tratamento psicológico pra aprender a não perder tempo na internet tb pode te ajudar.

      Excluir
  10. putz que dureza!

    e sobre a opção "a- Alugar meu apê e alugar outro imóvel." não consegue alugar um mais barato que o seu, pra sair lucrando algo ao invés de perder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guia!

      Não consigo pq meu apê é minúsculo, numa região pouco valorizada. Pra fazer isso só se eu locar um imóvel na favela! Não me importo em gastar uma grana desde que eu tenha sossego.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Talvez por ser pobre não ligo mto pra essas coisas e detesto imóvel, estou bem na casa dos pais

    desejo sorte amigo corey

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobreta!

      vc não liga pra barulho? Consegue dormir ouvindo funks, gritaria e crianças chorando? Me ensina a fórmula...

      ABraço!

      Corey

      Excluir
  12. Corey, o problema é lidar com maloqueiro (gente podre de rica também pode ser maloqueira).

    Essa raça vc encontra em tudo que é local.

    Vc já pensou na hipótese de protetor auricular?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ligeiro momento de humor negro...
      esta é uma das vantegens em ser surdo.

      Excluir
    2. Grande Eike!

      Vc disse uma coisa certa, não precisa ser pobre pra ser maloqueiro, mas as chances do povão ser barulhento e sem respeito é bem maior.

      Protetores auriculares além de desconfortáveis não são muito eficazes, eu sempre uso, mas quase nunca funciona.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  13. Oi Corey!Faz tempo,né? ;)
    Sinto muito sobre seu problema,mas minha opinião seria ou contratar um assassino de aluguel ( brincadeira,calma!XD ) ou alugar outro e pagar com o aluguel do atual...os motivos são muitos,mas além do seu costume por apartamentos ( e a óbvia maior segurança ) se você comprar outro,não dá pra se arrepender depois.
    Boa sorte com a nova moradia!!!\o/ ( e antes que perguntes,eu apareço de novo quando puder!;) )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Tá sumido, heim? Um assassino sairia muito caro, seriam muitos "serviços" pra executar, rsrs!

      Estou propenso a fazer exatamente isso que vc disse: alugar o meu e alugar outro, assim dá pra abater um pouco o custo e mudar facilmente em caso de problemas.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  14. Corey, aluguel é a melhor opção pois se dá para se livrar fácil do abacaxi fácil fácil.Enquanto a compra de imóvel pode premiar com um vizinho mala...

    Qto à solução da Dona Ostra isso é fácil para baixistas treinados, rsss, nem todo mundo tem essas armas de barulho em massa.

    abração e viva o aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      É verdade, aluguel tem muitas vantagens, na pior das hipóteses é só pagar a multa contratual e sair a hora que quiser.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  15. Complicado heim! No seu lugar eu alugaria um apt pra morar e deizaria o seu alugado pra tentar cobrir uma parte dos custos de aluguel do seu novo endereço. Depois, com o tempo, você iria procurando um lugar (uma casa ou apt) pra fixar residência de vez. Um detalhe é que o fato de você entrar como inquilino num imóvel não significa que o dono irá vendê-lo pra você.
    O chato nisso é ter que recolher IR referente aos aluguéis recebidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Refém!

      É exatamente isso que estou pensando em fazer. Do jeito que sou é capaz de não querer mais comprar e ficar pra sempre no aluguel...

      O IR dos aluguéis é recolhido como receita avulsa de pessoa física?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Rapaz, tem um objeto feito de silicone que eu uso para treinamento de tiro , para "abafar" o estampido dos disparos, custa 5 reais, como tb sofria com barulhos a noite , pensei: Vou usar isso pra dormir. Aparei as pontas com um estilete para nao ficar rossando em anda durante o sono, ficou perfeito. Agora durmo a noite toda sem problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dskol!

      Cara, eu já usei alguns tipos de protetores auriculares, mas nenhum surtiu muito efeito não. Esse de tiro ainda não testei, vou procurar.

      Valeu a dica!

      Corey

      Excluir
  17. quanto mais alto o ape maior o ruido externo. Dá pra escutar cães latinho as 1 km e motos acelerando no meio da noite e caras trepando ou batendo na mulher nas casas abaixo. Vai ouvir tambem batidas de carro e bebados no meio da madrugada. Acredite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, essa informação é meio esquisita. Eu morei no 20º e o único problema com barulho era em dia de chuva.

      Excluir
  18. Corey,

    Eu particularmente alugaria o seu ape, com a grana dele pagaria ao menos uma parte do aluguel do local que você for morar, nesse meio tempo eu iria procurando (passei 6 meses procurando imóvel na minha cidade agora) sem pressa de achar outro lugar a espera de uma oportunidade. Elas aparecem, mas tem que ter paciência com isso. Sendo assim você não gastaria muito mais do que gasta hoje e poderia ficar atento ao mercado, sem ter que ficar engessado por um financiamento tão longo.
    Boa sorte na escolha e com os novos vizinhos quando efetivamente mudar-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RMH!

      Obrigado pela visita! Como eu disse aí em cima, é capaz de eu fazer isso e nem querer mais saber de comprar outro imóvel, já que para imóveis mais caros é mais negócio alugar que comprar.

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  19. Se o teu apartamento é´deste que tem "baixa densidade", pouca grossura de paredes,construção feita com blocos, ás vezes não tem nem vigas de concreto ai em São Paulo.Para isolar o ruído produzido nas frequência de 4khz a 16 khz blá blá...
    Contarei a experiência.Trabalhei de madrugada e tentei isolar uma casa de tijolos rebocada com boa espessura com espuma anti-ruído no forro e paredes.Reduziu muito pouco a potência
    sonora.Peguei um decibelímetro do serviço, intrumento que mede intensidade sonora.De 90 decibéis reduziu numa medida para 88 decibéis.Resumindo a ópera foi muito insignificante a redução do barulho que incomodava e perdi muito no conforto térmico, ou seja, ficou muito quente.
    O ruído externo será abafado se tiver árvores,mas não creio isso ai na capital.
    Se o teu apartamento for de blocos, baixa densidade de material,o problema é maior ainda, pois aquele funcionará como uma caixa de ressonância(amplificará o barulho, ou seja ,ajuda
    aumentar o ruído, como neste caso interno,que vc falou a vizinha arrasta o móvel, anda de salto alto e o barulho fica amplificado(aumentado).
    O que eu quero dizer sobre ressonância.Imagine vc falando dentro de uma lata vazia de 20 litros, ai vai perceber o que ressonância.Vc fala com a voz na lata e esta aumentada.
    Com a produção de prédios em série hoje em dia, digamos de construções econômicas e em grande quantidade, este problema de ruído crescerá muito.
    Voltando ao que me propus.
    Experimentei tampão de ouvido, não me foi confortável embora trocasse por diversos modelos.
    Comprei um ventilador de teto e um outro, eu os ligava a fim de produzir um ruído para que me acostumasse com "esse barulho do ventilador"que abafava um pouco de fora e pegar no sono.
    Depois comprei um ar condicionado, me habituei a dormir com o ruído do ar ligado.Não sei se funcionará para ti.Cada pessoa é uma pessoa.
    Codorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Codorno, vc é engenheiro de som? Sua explicação foi uma aula.

      Excluir
    2. Codorno:

      Excelente explicação, vai de encontro com tudo o que já li a respeito, certos tipos de barulhos só podem ser isolados na origem, isso acontece com barulho de móveis arrastando, salto, furadeira, etc. Os sons aéreos, são relativamente fáceis de se isolar com janelas anti ruido e tratamento acústico de espuma, dry wall, etc.

      Esse lance de acostumar com determinado barulho dá certo, outro dia consegui dormir relativamente fácil devido ao barulho do computador que estava ligado na sala.

      Valeu pelas dicas!

      COrey

      Excluir
  20. Não sou engenheiro de Som,portanto não tenho propriedade de falar com ele.Falo da minha experiência , que li em livros para isolar ruído.a linguagem é para qualquer pessoa entender, embora o profissional sabe mais.Nesta casa abriu uma marcenaria, quando no dia ia dormir tentei isolar ruídos externos.Mas não obtive sucesso total.Graças ao Acaso esta marcenaria fechou, e eu voltei a ter o sonhado Sossego.
    Codorno

    ResponderExcluir
  21. Olha, meu sonho é que pelo menos 3 vizinhos desapareçam...

    ResponderExcluir
  22. Corey vamos já já nos livrar deste pequeno problema, te amo BYA...

    ResponderExcluir
  23. Alugue o seu ap e veja se locatário reclama do barulho. Se ele não reclamar o problema é com vc.
    Ai não vai ter lugar que vc não vá reclamar. Vai morar em um sítio e vai reclamar do passarinho que está cantando na sua janela.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.