quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Atualização Mensal - Outubro/2012

Desisti, ao menos por enquanto, de fazer investimentos na empresa, portanto, consegui aportar uma boa quantia (R$ 9.000,00) e isso deverá continuar pelos próximos meses. Investi cerca de 3k no tesouro (NTNB) e o restante em FIIs. Cancelei minha reserva do TRX Edifícios Corporativos devido as mudanças de última hora que esse fundo teve: adiamento do dia da liquidação, problemas na negociação de imóveis, o que me demonstrou certa falta de profissionalismo. Acabei dividindo meu aporte entre o BCFF11B, VLOL11 e FEXC11B.

Obtive um fluxo de caixa interessante (R$ 213,98) proveniente dos aluguéis dos FIIs. Pretendo aumentar minha participação nessa modalidade de maneira a aumentar meu recebimento de aluguéis em 50 reais por mês. Minha rentabilidade (-0,64%) foi afetada pela caída das cotações dos FIIs. Pode parecer estranho, mas estou contente por isso, se as cotações dos fundos continuassem subindo, dificultaria o aumento das posições. O objetivo dos FIIs é geração de fluxo de caixa, então não me importa uma possível perda de patrimônio, o que conta mesmo é se os fundos continuarão salubres.

Ao mesmo tempo, continuarei fazendo aportes na renda fixa, principalmente no Tesouro, de maneira a acumular uma quantia que possa ser usada em alguma oportunidade de negócio: compra de algum imóvel, compra de outra empresa, enfim, quero ter um dinheiro com certa liquidez que me permita aproveitar alguma oportunidade que julgar interessante.

Me sinto confortável por manter o foco nos FIIs, por enquanto não vejo vantagem em aportar em ações, afinal meu objetivo é gerar fluxo de caixa. Sei que mais cedo ou mais tarde os FIIs não estarão tão interessantes como hoje, mas por enquanto vou aproveitando essa boa fase.

O valor dos FIIs da tabela já está computando as cotas da subscrição do BCFF11B que ainda não aparecem no HB.

Resumo da carteira em 01/11/2012:



Fiz os cálculos com pressa, General, se estiver errado, por favor me avise, ok? Até o fim de semana passarei no blog de todos. Bons investimentos!

43 comentários:

  1. Ola Corey
    Que beleza poder postar um grafico de estimado x realizado dessa forma.
    Parabens pelo belo aporte. VLOL deu uma queda nos ultimos dias. Vou ficar de olho.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Com certeza é algo bem legal, mas esse projetado foi estimado no começo do ano, de lá pra cá tanta coisa mudou e essa estratégia inicial perdeu sentido, mas de qq forma, estou acima do esperado inicialmente.

      O VLOL continua bem interessante, estou de olho nele pra novembro, tb pretendo achar mais algum FII interessante.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Parabéns, Corey. Você tem uma estratégia super bem definida e faz tudo com bastante consciência. Queria ser focado assim!
      Ano que vem pretendo começar a fazer um gráfico de valores estimados também. Por enquanto só tenho a evolução patrimonial quinzenal.
      Que fundo é esse VLOL?

      Excluir
    3. Obrigado Anônimo!

      O VLOL é um fundo de imóveis comerciais da Vila Olímpia, São Paulo. Veja: http://www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/ResumoFundoImobiliarioCodigo.aspx?Codigo=VLOL11&idioma=pt-br

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Belo salto entre o estimado e o realizado.
    Parabéns Corey!

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário!

      Obrigado! É bem legal, mas de uma olhada ai em cima no que falei pro Dividendos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Corey, seus aportes são invejaveis :D
    parabens pelo realizado!
    bom mes por aí
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde D. Ostra!

      Meus aportes são bons, mas um dia quero ser como vc, rsrs!@

      Bom mês pra vc tb!

      Corey

      Excluir
  4. Parabéns pela rentabilidade, Corey!

    Com aportes desse jeito, tu vai atingir a IF rápido.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      Minha rentabilidade não foi muito legal, mas o que mais conta no momento é o fluxo de caixa.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  5. Preciso de um negocio como o seu Corey! Ta aportando demais cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Médico!

      Garanto que sua carreira pode te fazer aportar números semelhantes sem ter os problemas de ter empresa, mas se quiser entrar nessa, estamos aí pra ajudar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Médico pra manter uma familia E aportar 10k hoje em dia? Dificil pacas rsrsrsrs Vou acabar pegando essa minha grana e montando uma franquia de alguma loja grande não relacionada a comida, do tipo boticario ou mahogany... Nao tenho nenhuma experiencia no empreendedorismo, entao acaba sendo arriscado demais um negocio proprio... Mas ver a medicina do jeito que esta ta me preocupando...

      Excluir
    3. Olha, excluir alimentação é um grande erro, esse é justamente o setor mais seguro pra se investir... Quanto a franquias, eu recomendo para quem não tem experiência, desde que seja uma marca consolidada e com muito tempo no mercado, fuja das franquias novas e não consolidadas...

      Rapaz, mas será que vc não consegue uns 15 conto só com a medicina??

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Devo conseguir depois da residencia trabalhando perto de 60 horas semanais... Aqui no rio anda fogo, talvez eu tenha que mudar para conseguir algo melhor. O que me prende aqui eh o consultorio, que as vezes da um dinheiro mto bom sem muito trabalho, mas oscila bastante. A vigilancia sanitaria nao eh muito enjoada com comida nao? tenho um certo medo de fiscal rsrsrsrs

      Excluir
    5. Aqui em São Paulo, vc consegue R$ 15.000 fácil, com muito menos trabalho... Já ouvi falar que o Rio era ruim, mas não é possível que seja tão ruim assim! Depois da residencia, tudo vai ficar melhor! :)

      Excluir
    6. 60 horas semanais é bem razoável, pra ter a mesma renda numa empresa é necessário trabalhar mais que isso, sem cotar o investimento.

      Excluir
  6. Corey,

    Minha rentabilidade foi EXATAMENTE igual a sua rs!

    Parabéns pelo aporte! Também estou feliz com a estabilização dos FIIs, quero meus 0,7% a.m. de volta!

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VR!

      Poxa, sua rentabilidade poderia ter sido melhor, heim?? rsrs!!!

      Meus FIIs renderam 0,81% em setembro, número que considero bem razoável, se conseguir manter essa % já fico bem contente.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, compre 1k de Grendene, a empresa está com 850 bi em dinheiro sobrando, paga uns 5% de Dy e a mulherada é viciada em sapatos, rsss.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Estou com umas ideias sobre RV que em breve compartilharei.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Fala Corey

    Também estava de olho no TRX mas não reservei porque não gosto de IPOs com a bolsa nessa situação, talvez após o mercado precificar seja uma boa opção.

    Sua rentabilidade não ficou ruim considerando que possui 1/3 em FIIs neste mês pesado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Exatamente, depois que o mercado precificar, pode ser que eu compre. Eu estava na cabeça que comprar fundos no lançamento seria um excelente negócio por pagar sem ágio, mas depois dessa alteração do TRX mudei de ideia.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  9. Muita gente como eu e vc desistimos da TRX.
    Esse aporte está excelente!
    Estou me focando também em fluxo de caixa, queria saber se VLOL11 está rendendo algum dividendo? Não encontrei essa informação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé!

      Pois é, acho que muita gente desistiu de entrar agora, eu ainda pretendo entrar, mas só depois do lançamento e se os negócios das compras dos imóveis derem certo.

      VLOL pagou R$0,6518 no mês passado.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Excelente aporte, Corey. Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Corey,

    Pelo que sei você tem um prazo de atingir a IF em 5 anos, o que não considero algo muito longo.Por isso, até entendo seu foco em RF, mas como você ainda está numa fase de acumulação, seria interesante um percentual mesmo que pequeno em RV para aumentar sua rentabilidade.

    Sabemos que de acordo com a linha final de chegada ao objetivo(IF) devemos desaquecer nossa agressividade em carteira e nos focarmos mais na RF, mas eu acho que num intervalo de 5 anos ainda há espaço pra um percentual em RV.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Vc tem total razão. Estou pensando em colocar parte do que está na RF em ações, visando valorização em médio prazo, talvez pra fazer swing trade, mas tenho que estudar o assunto.

      Valeu pela ajuda.

      Corey

      Excluir
  12. é... pelo jeito empresas realmente da um pouco de dor de cabeça mas proporciona uma boa grana... rsrsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Scott, se não desse dinheiro não valeria a pena encarar os problemas...

      Excluir
  13. Olá Corey!

    Ótimo aporte :) e um bom aumento patrimonial, sempre batendo suas metas parabéns pela disciplina.
    Me mantive ainda no TRX continuo acreditando que será uma boa oportunidade, esse atraso foi um tanto estranho mas os imóveis que ele conseguiu comprar são muito bons.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande General!

      Eu tb ainda acredito no TRX, provavelmente comprarei, mas vou esperar o lançamento.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey comprei o TRX, cada cota saiu por 100 reais então deram 20 cotas :)
      Ah e o cálculo que fez ali da sua rentabilidade tá certinho!

      Abraços

      Excluir
  14. Olá Corey,

    Concordo com seu texto, não existem mais oportunidades em ações. Aos poucos vou reduzindo minha alocação também. O fluxo de caixa gerado pelos FII's é maravilhoso, é uma grana "certa" todo mês e o principal, isenta de impostos. Já traçou alguma estratégia visando o que fazer caso a bolsa volte ao patamar dos 45K ou abaixo?

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Zé!

      Cara, não tenho estratégia pra bolsa, pelo menos não por enquanto, estou pensando em colocar parte da grana que está na RF pra fazer swing trade ou algo semelhante, mas não sei ao certo...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  15. PArabens pelo aporte, Corey!
    VC realmente acha que os FIIs serão superiores a ações no longo prazo, mesmo depois de toda a alta nessa categoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max!

      Boa pergunta, rsrs!!! Essa é uma pergunta sem resposta, até pq há muitas variáveis. Se FIIs são melhores que ações pra gerar fluxo de caixa eu digo que sim. Se são melhores para aumentar a rentabilidade, eu digo que não...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. Olá, Corey, parabéns pelos resultados !
    Tb gosto de FIIs... Vc já estudou o EDGA11, o que acha dele ?
    Abraços e bons investimentos !
    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio!

      Deu uma olhada nesse fundo algum tempo atrás, ele me atraiu mais pelo fato de ser um prédio histórico que pelo negócio em si... Alguém do RJ comentou que a localização é boa e que fizeram um serviço de primeira na reforma, mas o fato das lajes não estarem locadas me preocupa um pouco. Ainda não tenho opinião formada...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Parabéns pelo mês Corey.

    Estou fazendo o meu fechamento agora.

    Vamos ver como fiquei hehehe

    Abraços!
    Ganhando Muito

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.