quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Paradoxo do Empresário/Investidor

Certas situações que nos acontecem são bem interessantes. Atualmente estou numa situação conflitante. Como eu disse aqui, estava pretendendo fazer investimentos na empresa e diminuir os aportes nos investimentos, acontece que já não sei o que fazer.

Acredito que meus investimentos estão numa fase favorável, o aprofundamento nos estudos dos fundos imobiliários estão me fazendo muito bem e o lançamento de novos fundos estão me fazendo repensar a estratégia. Talvez seria melhor priorizar os investimentos da IF e num segundo momento investir na empresa. Claro que o investimento na empresa é sempre bem vindo e de retorno praticamente certo, ao contrário dos investimentos da carteira da IF, mas podem ser realizados num momento futuro.

Outro fator que pode me fazer focar nos investimentos, é que estou vendo a possibilidade de alavancar uma grana pra investir na empresa (cartão BNDES) o que pode ser muito interessante, mas irá demorar um pouco pra sair. Alavancagem não faz muito o meu estilo, como sabem, sou bem conservador e a ideia de ter dívidas, mesmo as boas, não me agrada muito, mas chega uma hora que devemos colocar a razão na frente da emoção. As linhas de crédito para micro-empresa nunca estiveram num momento tão interessante, com taxas mínimas e prazos longos.

Os investimentos que pretendo fazer na empresa não trarão acréscimo imediato no faturamento ou rentabilidade, é uma grana que eu investiria visando um aumento do valor da revenda da loja, o que pode esperar, já que não pretendo me desfazer da loja tão cedo.

Caso eu decida por não investir na empresa, conseguirei aportar uma quantia substancial até o fim de 2012, o que trará conforto psicológico de ter uma carteira de investimentos bem maior que o previsto, porém, o custo para isso será esperar mais algum tempo para investir na empresa e faze-lo por alavancagem. Essa é a questão que devo ponderar e peço ajuda aos colegas universitários blogueiros, para que me deem suas opiniões.

49 comentários:

  1. Os juros do cartão BNDES estão baixíssimos. Vale a pena usá-los na empresa, não tenho dúvidas disso.

    Além disso, em termos de rentabilidade, o maior retorno é aquele feito em negócio próprio. Você estaria alavancando no lugar certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aposentado!

      Vc sumiu, tá td bem?

      Os juros do BNDES estão realmente muito acessíveis. O retorno do negócio está sendo ótimo, cansativo, mas tá valendo a pena.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Olá!

      Tudo certo sim, graças a Deus. Só na correria doida rs...

      Excluir
  2. Por ser um entusiasta do mercado financeiro e completamente apaixonado pelo mercado e seu potencial de LUCRO, não consigo conceber a ideia de abiri ou gerir uma empresa seja ela de qualquer natureza.

    Acredito na ESPECULAÇÃO e INVESTIMENTOS como uma forma de empresa, sempre considerei meu portfólio de investimento como sendo minha empresa, onde tenho ativo circulante = capital alocado a risco E patrimonio ativo para o LP.

    Só tenho a elogiar sua decisão em focar nos INVESTIMENTOS, considero o retorno praticamente certeira.

    Como diz WARREN BUFFET

    " O risco está em não conhecer o que está se fazendo"

    Abraço e considere apoiado da minha parte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RW!

      Entendo seu ponto de vista, se vc tem facilidade, conhecimento e tesão operando o mercado, realmente não faz sentido abrir uma empresa.

      No meu caso, é isso que sei fazer, sei que é possível ter lucro de maneira substancial, por isso essa é a minha aposta.

      Vc poderia explicar melhor como faz o balanceamento entre especulação e investimentos?

      Valeu pela participação e pela força!

      Corey

      Excluir
    2. Mantenho uma carteira de LP onde pretendo ficar posicionado por vários anos e praticando ALGO que denomino HEGDE (vendo o indice "travando" a queda em momentos oportunos graficamente) que vem dado bastante certo para mim.

      Sobre minha carteira de TRADE:

      Faço operações para gerar caixa (e me sustentar) e aumentar meus aportes, pratica que ainda não faço, pois sou cabaço quando o assunto é RF, FII e outras alternativas que uma carteira de investimento precisa ter para ser consistente no LP.

      Sobre TRADES, a máxima que preconizam por aí que, precisamos correr um risco alto para se ter um LUCRO alto(no pain, no gain) NÃO É VERDADE, pelo menos para mim,

      procuro operações que se tudo der errado, perco uma pequena quantia e se tudo der certo ganho uma grande quantia.

      Minha intenção é aportar 10 por mês a partir de janeiro em minha carteira de LP, com somas vindas do próprio mercado,

      estou no mercado a 6 anos e já fiz de tudo e operei de tudo, e PRECEBI que SIM, tem como ganhar dinheiro e viver literalmente somente da bolsa, nunca dei um curso e nem pretendo.

      É dessa maneira que tenho me portado no mercado,

      Balanceamento:

      Atualmente 50% do lucro liquido dos trades estou colocando em RF, esperando um momento de melhor maturação para começar aportar no mercado diversificando, julgo que não tenho o conhecimento necessário para o mesmo.

      O objetivo mensal será de 10k, a partir de jan.

      Pretendo registrar tudo em meu blog mensalmente . . .

      é isso que tenho em mente!

      (desculpa se me alonguei em minhas palavras)

      []s

      Excluir
    3. nossa, pra mim não fez sentido nenhum o que você falou.

      Excluir
    4. Esse cara é fake. Já foi desmascarado. Faz essa propaganda e no site dele coloca contato do escritório dele para dar "consultorias".

      Excluir
    5. anônimo,

      não coloquei endereço em momento nenhum em meu blog e nunca ofereci serviço nenhum de consultória,

      quem me dera ser consultor financeiro . . .E/OU dar cursos, aliás posto tudo de forma transparente e até boleta já postei por lá.

      Não vou transforma esse espaço, que agrega bastante valor aos leitores, um um local para ficar trocando farpas.

      eu reli o texto e me perdi nas ideias, fazer DT com indice mexe com o caboclo. hahaha

      ABS

      Excluir
    6. Calma aí, pessoal!!!

      RW:

      Como já citei em outros blogs, mesmo sendo leigo, acredito sim que é possível obter uma renda com certa consistência fazendo trades. Posso estar simplificando ao extremo, mas fazer trade não é nada mais que comprar um produto barato e revende-lo com lucro. Na minha opinião, uma estratégia bem definida, com valores bem delimitados e uma operação profissional podem sim resultar em sucesso.

      Acho que a maioria que critica os day-trades deve entender que esses ganham dinheiro pelo simples fato de ser um trabalho ativo. Na minha opinião (de leigo) fazer trade pra aumentar patrimônio é loucura e além de ter grandes chances de quebrar o operador, ainda provoca consequências psicológicas ruins. Agora, operar de maneira ativa, fazer disso um trabalho, pode sim dar resultados.

      De qualquer forma, isso é algo que não é pra mim, por isso não me aprofundo.

      Abraço a todos!

      Corey

      Excluir
    7. Olá RW, gostei muito da sua frase no seu site de derrubar o tabu de quem acha que não existem vencedores no mercado.
      Leio bastante sobre o assunto, mas nunca operei, e gostaria de saber de você, dá pra ganhar uns 10 mil por mês? Se sim, quanto uma pessoa deveria ter de patrimonio pra tirar isso com day trades (claro, desde que adotasse uma postura vencedora como a sua)? Uns 100 mil?

      Obrigado, fica com Deus,

      Excluir
  3. para RW: discurso lindo no papel, igual o socialismo. quero ver dados consistentes e provas (valores) de quanto tu ta tirando por mes de rentabiliade nesses trades.

    para Gui: so papo furado meu amigo, nao faz sentido mesmo. pra mim o que cconta sao valores. sera que ele ta tirando quanto por mes em trades? vamos ver se ele responde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te denominar de Anonimo 2

      Amigo em minha página tem boletas e históricos de ordens enviadas,

      verifique-se antes de sair falando besteira,

      Aliás, tem uma planilha do mês passado que postei os TRADES em REAL TIME, conforme ia dando entrada ia postando os gráficos e lançando na planilha,

      esse mês por motivos obvios decidi não postar meus TRADES, devido a encheção de saco de pessoas como vc que ficam pedindo NOTA DE CORRETAGEM, faço todas minhas operações e algumas posto no blog,

      mas não vejo necessidade de aderir a prática, não tenho a intenção de me exibir OU chamar ibope para o meu blog, é somente um diário de trade onde quero debater tecnicamente assuntos relacionados ao mercado.

      Fica o convite para verificar a autenticidade de TUDO que coloco por lá e achar algum incompatibilidade contábil.

      meus modelos são sistemas direcionais que fazem uso da ALAVANCAGEM com manejo inteligente.

      Não vejo motivo para ficar dando explicações sobre a maneira que faço ou conduzo meus trades, só o faço quando vejo que a discussão vai agregar valor ao meu sistema ou a minha carreira de TRADER, (aliás, faz 8 meses que me sustento somente com o mercado, após 8 anos de muita cabeçada)

      Sobre os resultados mensais, consigo bater o benchmark do CDI tranquilamente, sem correr muito risco e com baixa carga de estress.

      ABS




      Excluir
    2. Se querem NOTA DE CORRETAGEM passem pelo meu blog que posto a nota de corretagem do meu DT no INDICE ontem,

      MAS pelo amor de DEUS, não fiquem falando que é trade esporádico, por que tenho conseguido manter uma taxa de acerto bastante efetiva e consistente.

      Espero assim tirar um pouco da sombra de dúvida que LEIGOS tem em cima de quem faz TRADES.

      abs aos amigos

      Excluir
    3. Trades em REAL TIME com 3h de atraso é muito bom! rs

      Excluir
    4. Anônimo

      Se tiver com atraso estou explicando o motivo,

      não sei pq tem uma galera que insiste em contestar os valores apresentados, não tem nada de impossível.

      O fato é que vcs não aceitam que existe pessoas que faturam alto no mercado, não estou falando que faturo alto, mas consigo algo expressivo quando comparado com a maioria da rentabilidade que vejo em blogs por aí.

      Prometi pra mim mesmo que não vou responder pessoas que não agregam valor aos meus modelos ou com indagações inteligentes.

      O interessante é que pediram histórico das operações, BMF TURBO, e agora nota de corretagem e EU muito solicito respondi com paciência a cada um.

      Algumas vezes fui até ofendido, mas são pessoas que tem pensamentos obsoletos e são levadas por uma massa que pegão pontos fora do contexto para desmoralizar meus posts.

      Não preciso provar nada pra ninguém, o FATO que deixa muitas pessoas é saber que consigo tirar 1k por dia em média (utilizando manejo inteligente).

      se ao invés de me encherem o saco e me chamarem para um discussão saudável que agregue valor a ambas as partes vcs não entendam melhor o que proponho.

      Minha carteira de LP está com mais de 25% de valorização SEM FAZER NENHUM APORTE, somente usando a remuneração que o mercado me proporciona.

      Pessoal vamos evoluir, meu objetivo é ganhar dinheiro, não é me aparecer ou ganhar visitas ou adsense ou dar cursos como muita gente fala que quero fazer, SE FOSSE dar curso iria cobrar uns 10k por pessoa, 1 semana de curso, pois meus métodos funcionam, cobraria CARO para pessoas que duvidam dos resultados não fazerem mesmo, mas não é esse meu objetivo.

      Convido os amigos a questionar tudo que posto, mas não me peçam nota de corretagem mais, isso é muito ofensivo.

      mas tah lá para todo mundo ver!!!

      []s


      Excluir
    5. É difícil dar crédito a uma pessoa que escreve "PEGÃO pontos fora do contexto "...

      Excluir
    6. Trade é coisa para viciados e compulsivos. Nâo há vantagem em viver em função de homebroker para chorar numa próxima crise.

      Excluir
    7. Anônimo 1

      Meu português, concordo contigo, é uma lastima, hahahahah


      talvez a pressa de escrever me atrapalha, vlw pelo toque.

      Anônimo 2

      Acertou em cheio, viciado e compulsivo, estamos todos aqui para ganhar dinheiro mesmo, ahhahah

      ABS

      Excluir
    8. Rw:

      Agradeço por vc partilhar sua estratégia conosco, na boa, quem não quiser acreditar, que não acredite! Na minha opinião vc seria muito tonto se estivesse mentindo só pra buscar ibope...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    9. a verdade ele mente pra vender curso e consultoria, como tantos outros por ai. eh só pesquisar.

      Excluir
    10. Anônimo

      Como já disse,

      não preciso vender curso ou consultória,

      1,5 trade que faço já coloco no meu bolso $$$$ para formar 1 turma . . .


      acho que curso não me dariam em média a remuneração que os meus trades . . .

      hahahahahahah . . .


      esses trolls são uns FDPs para desmoralizar quem quer seja que tenha sucesso.

      Amigo monta um blog e mostra suas habilidades, com eu faço e posto até nota de corretagem para mostrar os feitos.

      Se tu entrar em meu blog vai encontrar desde nota de corretagem até histórico de operações,

      seu vacilão,

      certifique-se antes de sair falando besteira.

      []s

      Excluir
  4. Olá Corey,

    Minha opinião vai ser bem curta. Use o crédito do BNDES (dívida boa e barata) para investir na empresa e faça o seu capital render no mercado financeiro. Você consegue tirar uma rentabilidade no mercado financeiro superior aos juros pagos na alavancagem de capital pelo BNDES. Além de ganhar nesta diferença de spread, você vai agregar valor ao negócio. Tá ganhando nas duas pontas.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FI!

      Obrigado por sua opinião, é sempre legal ver alguém falando exatamente aquilo que estamos pensando. Acho que é isso que farei.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Ainda tá pensando se pega ou não o $ do BNDES? Pega logo e faça o que o FI falou, Corey.

      Abraços

      Excluir
  5. Olá Corey.
    Parabéns pelo blog, tenho acompanhado nos ultimos dias e me identifiquei com várias opniões e idéias suas e de outros blogleiros.
    Meu objetivo também é bem parecido com o de vários que aqui postam ( IF, parar de trabalhar, semi aposentadoria, etc) em particular temos algo em comum também não gosto de trabalhar.
    Só não tenho tempo/disposição ainda de criar um blog para descrever meu passos, quem sabe no futuro, mas se me permitirem vou acompanhando de vez em quando e postando meus comentários.
    Quanto à sua questão de alavancar o negócio com o BNDES, já fiz coisa parecida e na minha opnião o que sempre nos move a fazer este tipo de operação é o lucro potencial, mas o que vc deve mesmo avaliar é o outro lado, imagine se der tudo errado ( errado mesmo). Vc vai sobreviver ao tombo sem maiores sequelas ou não?
    Um abraço e sucesso para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TTL!

      Obrigado por acompanhar!

      Vc tem razão, o que nos move é a certeza do lucro, mas algo pode dar errado e azedar tudo no meio do caminho. Porém, há certos negócios cujo risco é muito pequeno, o que pode valer a pena arriscar um pouco mais. Tb já fiz esse tipo de coisa, algumas vezes deram certo, outras não, sendo que quando não deu certo, a culpa foi minha, rsrs!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  6. Concordo plenamente com Finanças Inteligentes.Vai pegar a juros baixos o dinheiro de terceiros e ainda vai ter um "spread positivo" se bem aplicado no mercado financeiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Obrigado por comentar, estou vendo que essa é a melhor estratégia, provavelmente é isso que farei.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Olá Corey,

    É complicado emitir opinião, pois não sabemos que tipo de investimento será feito na empresa. Se você não pretende vendê-la tão cedo, não vejo motivos para investir nela agora. Vamos nos lembrar que os investimentos realizados estarão se depreciando com o tempo.

    Eu no seu lugar daria uma priorizada na sua carteira de investimentos, embora não consiga enxergar nada barato no momento.

    Imagine se o Ibov a 50K novamente e você sem grana para aproveitar, já que investiu na empresa?

    Resumindo, se a intenção não é vender o negócio no curto prazo, não consigo ver vantagem em se investir nele e deixar de aproveitar uma possível queda da bolsa, e consequentemente dos FII's.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zé!

      Embora os investimentos que farei trarão maior retorno na venda, eles tb farão meu faturamento aumentar um pouco, portanto posso aproveitar durante o período que estiver com a loja. Não ocorrerá depreciação pq o faturamento tende a aumentar.

      Focarei nos investimentos, e deixarei esse reforço na loja pra 2013.

      valeu!

      Corey

      Excluir
  8. Corey,

    Dizem as más línguas que idealmente uma empresa deve possuir capital de terceiros, já que o custo sobre o capital próprio é teoricamente maior, etc. etc. Eu acho que toda alavancagem por definição aumenta o risco do negócio, mas aumenta o retorno sobre o PL (em teoria!).

    Vou divergir do pessoal, sou completamente contra pegar $ emprestado para aplicar em renda variável, pois você está trocando uma dívida certa por um retorno incerto, vem uma crise ou uma bolha e seu PL pode perfeitamente ir a 0 ou ficar negativo. Já vi umas histórias escabrosas de pessoas alavancadas em 2008.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VR!

      "Dizem as más línguas que idealmente uma empresa deve possuir capital de terceiros, já que o custo sobre o capital próprio é teoricamente maior, etc."

      Sim, esse é um dos mantras dos pseudo-especialistas em empreendedorismo, mas na realidade o buraco é mais em baixo, pelo menos pro micro-empresário.

      Vc tem razão, essa operação que estou querendo fazer tem risco, mas os valores são relativamente baixos (menos de 50k), portanto acho que vale a pena arriscar, já que o retorno é praticamente garantido.

      Valeu pelas dicas!

      Corey

      Excluir
  9. Corey,

    pelo jeito vc está conseguindo bons retornos no seu negócio.Será que trabalhar menos horas, ou tirar um dia de folga não poderia ser algo interessante para se chegar mais tranquilamente à IF ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Eu já estou trabalhando menos pq coloquei funcionários, como já disse por aqui, meu foco é qualidade de vida.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Corey, vc pode administrar a sua empresa como administraram a Eletropaulo nesses últimos anos, ou seja, espremer ela até sair a última gota.

    Vc também pode focar os aportes naquele investimento que tem maiores perspectivas de lucro.

    E meu último ítem do brain storm: dividir o seu aporte em vários investimentos: emnpresa, FII, RV, TD...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike!

      Espremer até a última gota é legal qd queremos vender, o que não é o caso agora;

      Investir para aumentar o faturamento e o valor venal é algo bem inteligente, e é isso que pretendo fazer;

      A divisão do aporte não me parece algo muito legal, acho melhor focar naquilo que está melhor no momento do investimento, sem diversificar.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  11. Sinceramente, você deveria contratar uma consultoria empresarial em vez de pedir a opinião de leigos em um blog. Empresa é um negócio sério e o proprietário não pode se deixar influenciar por achismos sem embasamamento teórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Obrigado por participar!

      Vc tem razão, mas os leigos quase sempre tem uma visão imparcial de um negócio, além do mais esse tipo de "acessoria gratuita" é mais interessante pq é espontânea.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Corey, conhece algum outro blog cujo proprietário é empresário\comerciante e fala sobre a vida dele nessa área, como o seu? ou algum fórum de comerciantes\empresários ou aspirantes a comerciantes\empresarios? Pergunto isso pois estou cada vez mais interessado em ler sobre a vida pratica de quem realmente esta no ramo ou tentando entrar, afinal aqueles conselhos básicos e senso comum e cases isolado de sucesso de revistas como PEGN não agregam muito.

    Sr. Estagiário Fudido e Ambicioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário Fudido e Ambicioso!

      Não conheço... a gente tinha o Mão Inglesa que chegou a começar um blog mas parou. Realmente esse tipo de informação é muito mal divulgada, por isso tento sempre falar a respeito. Fique a vontade pra perguntar e questionar, ok?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Olha cara, é óbvio que a decisão é sua mas eu te sugeriria investir primeiro na sua própria IF (olha que também sou empresário...). Isso pq em vc tendo sua IF, vc fica com a cabeça e o bolso tranquilos pra cuidar da empresa. Vc pode reverter todo seu lucro em melhorias OU sacar, ao passo que antes da IF vc necessariamente irá consumir os lucros da empresa. Ou seja, neste período ela não vai crescer MESMO, portanto garanta o SEU primeiro e depois o da sua empresa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Tem razão, acho mais válido investir na IF, mas por outro lado, investir na empresa pode antecipar a IF... é um paradoxo!

      Vou fazer as duas coisas, mas no momento focarei na IF.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Concordo com o VR.

    So se voce achar um CDB que pague mais que os juros do BNDES.

    Agora eu nao sabia que o BNDES tinha linhas de credito para lojas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qq cdb paga mais que os juros do bndes

      Excluir
    2. Grande Pobreta!

      O anônimo aí tem razão, o BNDES tem linhas de crédito inimagináveis, coisa muito boa mesmo, por isso vale a pena se endividar um pouco.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.