quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como andam os meus FIIs?

Ontem fiz um registro prévio dos aluguéis dos FIIs que recebi e deverei receber durante o mês de outubro, então decidi compartilhar os números com vocês assim como minha opinião atual sobre essa modalidade de investimento.

Tenho focado meus estudos nos FIIs simplesmente porque, na minha opinião, eles estão passando por um excelente momento: lançamento de novos fundos, subscrições, boa rentabilidade de aluguel, etc. Claro que eu sei da necessidade de diversificação e sei que demorou para eu montar uma estratégia de investimento em ações, mas acredito que poderei diversificar num segundo momento, quando eu achar que a fase boa de entrada nos fundos acabou. Fundo imobiliários nada mais são que uma maneira de comprar imóveis para locar, portanto vou encarar essa modalidade como tal: focar nos proventos e não na valorização da cota. Qual o mínimo necessário para comprar um imóvel para aluguel? 100, 200k... Pois um valor próximo disso será o limite da minha carteira de FIIs.

As cotações dos meus FIIs estão se mantendo estáveis nesse mês, pode parecer estranho, mas acho melhor assim. O fato das cotações subirem diariamente estava me deixando com uma pulga atrás da orelha. Quero que as cotações fiquem estáveis para que eu possa aumentar a posição nos fundos, não vejo sentido em ter um baita aumento de patrimônio se meu objetivo com esse investimento é obter fluxo de caixa.

Exerci meu direito de subscrição do BCFF11B com 7 cotas a R$ 100,00. Essa semana recebi e-mail da corretora informando que tenho direito de mais 1 cota, corri e fiz essa reserva. Com essa subscrição, meu preço médio ficou muito interessante em relação aos proventos que esse fundo está pagando.

Reservei 5 cotas (R$ 5.000,00) do TRX Edifícios Corporativos. Ao efetuar a reserva tive muitas dúvidas em relação a modalidade de investimento que precisei escolher. Resumindo: havia 7 modalidades de entrada nesse fundo, entre elas opção onde a compra só é efetuada se o valor alvo do fundo for atingido e opção de entrada proporcional ao valor que pretendi investir. Acabei optando por essa última modalidade, mas não tenho a menor ideia se foi a melhor estratégia. Achei esse aspecto muito confuso...

Vamos aos números:

BCFF11B: preço médio R$ 122,99; proventos: 1,22%
Esse preço médio não considera a subscrição (as cotas somente aparecerão após publicação do resultado pelo fundo), e mesmo com a queda do aluguel, o pagamento de 1,22% é lindo!

FAED11B: preço médio R$ 156,18; proventos: 0,66%
Acho que meu preço médio está elevado, mas se tratando de um fundo de tijolo, a rentabilidade de 0,66% não está nada mal. Se a cotação cair, aumentarei minha posição.

VLOL11: preço médio R$ 106,40; proventos: 0,61%
Fundo novo, me arrependo por não ter entrado no lançamento, meu plano era comprar mais cotas durante outubro, mas acabei desviando recursos para o TRX.

FEXC11B: preço médio R$ 132,49; proventos: 1,17%
Meu preço médio está razoável, uma subscrição me traria muita alegria. Também houve diminuição do valor do aluguel, mas junto com o BCFF11B, são meus fundos de papel queridinhos.

WPLZ11B: preço médio R$ 73,00; proventos: 0,5%
Sempre tem alguém que azeda tudo! O West Plaza deu uma bagunçada na minha carteira, diminuiu pra caramba os proventos e puxou a média pra baixo.

A média geral dos proventos foi de 0,81%. Estou muito contente, mas poderia ser melhor... Pretendo aumentar a exposição nos fundos de papéis e entrar nos novos fundos de tijolo que estão para ser lançados. Procurarei pelo menos mais um fundo de papel interessante.

Ah! Não vou sortear uma breja, como a Ostra fez, mas aproveito pra agradecer as quase 54.000 visitas que meu blog teve desde a criação!!!

58 comentários:

  1. corey, vc visita o blog do tetner? acha interessante a estrategia de investimento nos top 5 do ranking mensal que ele solta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops, quis dizer tetzner

      Excluir
    2. Visito mas superficialmente, olho sempre os comentários sobre os FIIs. Vou olhar com mais carinho...

      Excluir
    3. Anonimo eu invisto utilizando a estratégia do Tetzner, até agora ta sendo bem interessante, estou com 0,89% de média mensal de proventos, considero excelente.

      Excluir
    4. Dei uma olhada no ranking, na minha opinião ele serve como um dos parâmetros pra definir em qual FII vale a pena investir, o desempenho atual é somente uma das coisas a serem levadas em consideração.

      Excluir
  2. West Plaza não curto, foi um dos primeiros FII´s q pulei fora, acho aquele shopping um abandono total, de resto, parabens pelos proventos :D

    e... puxa, podia sortear algo né????
    Não precisa dar seu endereço na hora do envio, só fazer como eu, coloca de um shopping rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia D. Ostra!

      Decidi entrar no WPLZ pq sei que eles tem uma conduta "menos pior" com os lojistas. Não vou comprar mais e se piorar, me desfaço!

      Sortear o que? Alguma sugestão???

      Corey

      Excluir
  3. bcff11b ta bom mesmo, to comprado. acho que vou comprar nesse mes htmx11b.

    ass. goiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Goiano!

      Eu estava de olho no htmx11b, mas acho que tá muito caro. É um excelente fundo (na minha opinião).

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. subscrições são ruins quanto mais papeis pior para o investidor, fundos de fundos estão pagando muito pq fazem trades e todos fundos estão subindo, estamos vendo a bolha enxer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido... mas por outro lado é uma oportunidade de aumentar o número de cotas por um preço melhor. Tem razão, os fundos de fundos pagam bem pq fazem trades e muitas negociações, mas isso não é necessariamente um problema.

      Pelo menos os meus fundos estão com as cotações estabilizadas e não vejo como bolha... claro que nem todos os fundos são bons negócios, assim como nem todas as ações são.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Aonde vc viu que fundo de fundos faz trades, rapaz? Olhe o prospecto deles e mediga aonde.

      Excluir
    3. Minha intenção era dizer que fazem muitas negociações, ou seja, compram e vendem papéis.

      Excluir
    4. Anonimo, não precisa ler prospecto nenhum, o proprio nome ja fala fundo de fundos, ou seja compram e vendem outros fundos, isso não é trade?

      Excluir
    5. Corey isso de aumentar número de cotas é ilusão, para manter a mesma participação no fundo vc tem que subscrever todas as cotas que tem direito, isso só pra manter, se quiser aumentar a participaçao tem que comprar mais a preço normal de mercado, essa ideia de aumentar participaçao com subscrição é logica de sardinha fuja desse comportamento

      Excluir
    6. fundos de fundos terão problemas quando os fiis começarem a cair, eles não vão subir para sempre de forma constante

      Excluir
    7. Bom, eu sou sardinha assumido, rsrs! Não entendi o q vc disse sobre manter participação do fundo. Meu objetivo é ter mais cotas, pra receber mais aluguel, quanto mais barato em comprar essas cotas, melhor! Pra mim, não é interessante que as cotas subam muito, na realidade alguns fundos como o FEXC, eu torço pra cair e aí compro mais.

      Excluir
    8. você sabe qual o fato gerador do direito de subscrição? se não, o assunto é meio longo pra eu falar aqui, da uma procurada no google e entendera meu ponto

      Excluir
    9. Amigo, por favor, nos explique isso, continuo sem entender...

      Excluir
  5. Ando pensando em entrar firme em FIIs para ter fluxo de caixa com as vantagens de receber dinheiro todo mês ajudando no quesito psicológico e também por eles serem um pouco mais estáveis que as ações.


    Sentir o dinheiro chegando todo mês traz muitas alegrias ao investidor. Essa confiança ajuda MUITO no quesito psicológico. A Bovespa pode estar derrentendo que o dinheiro vem, o governo pode fazer merdas que o dinheiro vem. A China pode diminuir a compra de minério da VALE5 que o dinheiro dos FIIs continua vindo para o bolso do investidor. Esse fato é fantástico.


    Mas continuo olhando para as minhas ações com carinho também. Acho que FII e ações de empresas com muita liquidez corrente são uma combinação muito boa. Pois empresa que tem dinheiro sobrando não tem motivo para quebrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      A grande vantagem dos FIIs é o fluxo de caixa, é como eu disse, é uma maneira bem interessante de ter imóveis pra locação.

      IF pra mim tem menos a ver com patrimônio e mais com fluxo de caixa.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Cabra!

      Da próxima vez, peça antes de publicar uma propaganda, ok?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Eu li meio rápido, mas acho que isso aí é Marketing Multi Nível.

      Excluir
    3. - o link que ele esta passando possui VIRUS.estou avisando nos outros blogs.

      Excluir
  7. Olá Corey
    Legal o acompanhamento que esta fazendo nos investimentos em FII.
    Também sempre faço um acompanhamento bem de perto.
    Também fui aviado dessas sobras da subscrição e acabei exercendo elas (99 cotas). Por enquanto chega desse fundo :)
    Grande abraço e sucesso nos investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Obrigado pela visita! Caramba, sua sobra foram 99 cotas? Qd crescer quero ser como vc!!!

      Eu ainda quero comprar mais, espero que não dispare novamente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. hehehehe
      BCFF eh minha maior posição...por isso o valor tao elevado.
      Mudando de saco pra mala...estou pensando em sair fora do novo lançamento do TRX.
      Nao gosto quando as coisas mudam no meio do caminho. Talvez eu entre depois do mercado precificar.

      Abraco

      Excluir
    3. Dividendos, a mesma coisa passou pela minha cabeça... Não acho legal esse tipo de coisa, soa como falta de profissionalismo... Ainda não me decidi, temos até o dia 24 pra cancelar, né?

      Excluir
    4. Nao sei ao certo, pois as datas andaram mudando.
      Dei uma lida agora a pouco no novo FII SDI Logística (ou algo parecido), também tem uns pontos um tanto macabros que minha humilde inteligência nao conseguiu entender.

      Excluir
  8. Corey,

    Como você consegue saber quanto cada fundo irá pagar antes do pagamento efetivamente cair na conta? O mais próximo disso que eu consegui foi pelo blog rendimentos de FII mas nele consta que o WPLZ11B será mais de 1% que cairá na conta em outubro.
    Acho legal sua ideia de usar os FII para ter fluxo de caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site da bovespa. vá em fundos imobiliários, ache o código do fundo e clique em comunicados. Por exemplo o WPLZ:

      http://www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/ResumoFundoImobiliarioCodigoDetalhe.aspx?Codigo=WPLZ11B&idioma=pt-br

      Excluir
    2. Então... vai demorar pro West Plaza voltar a pagar 1%, se é que vai um dia. Em setembro foi o último mês de rentabilidade garantida (0,83/cota), e em outubro já veio BEEM murchinho (0,34/cota)

      Excluir
    3. 1% ele não vai pagar mesmo, mas minha esperança é que pague algo em torno de 0,6%.

      Excluir
  9. Que Fii esta bom pra entrar agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, essa pergunta quem deve responder é vc mesmo, estude, compare e decida qual é o melhor na sua opinião.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Legal demais, todo mundo com fluxo de caixa de FII e eu me fudendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vende essas merdas de ELPL e compra os FII's porra!

      Excluir
    2. Não vou realizar preju de 40k.

      Ainda.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,
    gostaria de saber se ainda dá pra aceitar as sobras do bcff11b visto que no meu email veio o aviso das sobras no dia 17 e eu só abri hj. Será que consigo na 2af?
    VL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, aconselho que vc entre em contato com sua corretora.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Meus 2 FII`s pararam de disparar. Este mês deram uma esfriada, :-)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é AdP, na minha opinião isso é ótimo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Olá Corey!

    Bela carteira de FII =)
    Também reservei umas cotas deste fundo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Acabei cancelando minha reserva, veja a próxima postagem.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. ATENÇÃO: EU NÃO PERMITO PROPAGANDA NO MEU BLOG!!!!!!!

    PEÇO GENTILMENTE AO CABRA SONHADOR E DEMAIS QUE ESTÃO USANDO MEU ESPAÇO PARA FAZER PROPAGANDA QUE NÃO O FAÇAM MAIS!!!

    EDUCAÇÃO É BOM EM QUALQUER LUGAR, INCLUSIVE NA INTERNET!!!

    Bom fds a todos, segunda eu volto e respondo aos comentários.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito Corey, ele é um troll. Ele não vai parar, é um doido.

      Tem que ir apagando infelizmente este merda.

      Excluir
  16. Olá amigos,
    estou na mesma situação do Pobretão. Tô amargando um preju violento com ELPL4. Quero trocar por FIIs mas vou esperar alguma definição da cia. ou reação do mercado ao próximo balanço. Com a ELPL4 peguei o último dividendão que ela pagou em abr/mai. Desde então, bom vcs ja sabem...
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tempo para Viver!

      Não tenho a menor ideia do que te dizer, rsrs! Tive sorte que tenho somente 1 cota da ELPL4!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Corey, eu também exerci o direito de subscrição de cotas do BCFF11B, o dinheiro referente as cotas, sumiu do meu extrato da corretora, você sabe dizer em que data será feita a liquidação? E a partir de quando teremos direito aos créditos mensais destas cotas?

    ResponderExcluir
  18. minha corretora finalmente me deu um retorno:
    Ainda não existe uma data para este recibo virar cota pois ainda estão ocorrendo subscrição de sobras. Peço por gentileza que para essas informações entre em contato diretamente com o Relacionamento com Investidor do BTG Pactual, uma vez que essas informações ainda não foram divulgadas ao mercado.
    Enfim agora sei que ainda não foi divulgada esta informação. De qualquer forma se souber de algo mais, me avise, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rico a cada dia:

      Não entendi sua dúvida!!!

      Excluir
    2. Solicitei a subscrição de 24 cotas, portanto R$ 2.400,00 na extrato de minha corretora desapareceu este valor do saldo e aparece 24 BRBCFFR03M13 e no total 0,00. A dúvida é que não sei a data que aparecerá no meu extrato o valor das cotas que subscrevi e a partir de quando terei direito ao rendimentos destas cotas.

      Excluir
    3. As minhas cotas da subscrição tb não aparecem ainda, a corretora informou que não aparecerá enquanto eles não publicarem algo como um documento de encerramento da oferta.

      AbraçO!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.